Contents

[ ]

Índice

 
#1012

Quando um pecador hesita em ir a Cristo, Satanás opera em sua hesitação.

Zacarias 1

Seu nome significa "Lembrado por Jeová". Nada da própria vida de Zacarias é registrado. Sua época foi cerca de 519 A.C. Acabamos de ler o livro de Ageu, e estes dois homens aparentemente viveram na mesma época, conforme Esdras 5:1 e 6:14. Ageu está preocupado com a Casa, Zacarias com a cidade. Veremos tratar-se de um livro muito interessante, pois nos fala da primeira vinda do Senhor Jesus, a qual naquela ocasião ainda estava no futuro. Então ele vai mais além para nos falar de dias que ainda são futuros para nós, quando Israel será abençoado em sua terra. Eles receberam sua terra de volta em Maio de 1948. Portanto falta pouco!

Zc 1:1-6 Um chamado para que o povo volte-se para o Senhor, não para que sejam como seus pais que se recusaram a ouvir os avisos de Deus por meio dos profetas. Eles admitiram que o castigo foi exatamente como Ele havia dito.

Zc 1:7-17 A primeira mensagem de Zacarias. Um cavalo é um símbolo do poder de Deus no mundo, usando as nações para executar Seus objetivos. É possível que o cavalo vermelho represente a Pérsia (Irã hoje) a mesma cor daquele que o anjo montava, pois a Pérsia era que governava naquele tempo. O malhado poderia representar o próximo Império futuro - Grécia, e o cavalo branco seria o Império Romano (o último Império).

Zc 1:15 Deus está irado com as nações pois viviam tranqüilas enquanto Israel era punido.

Zc 1:16 Deus ainda irá mostrar misericórdia para Jerusalém, após toda a desobediência contra Ele. Misericórdia? Pois Cristo pagou por seus pecados.

Zc 1:18-21 Os quatro Impérios do mundo representados por quatro chifres, foram os instrumentos de Deus para espalhar Israel por sua desobediência.

#1013

Os mais ocupados nas coisas do Senhor lutam mais para manter seu próprio tempo pessoal com o Senhor. As necessidades urgentes e constantes exigências facilmente descartam nosso relacionamento fundamental com o Senhor.

Zacarias 2

Um homem com uma vara de medir. Jerusalém, apesar de pequena, seria feita grande e uma bênção (ainda no futuro). Sem muros.

Zc 2:5 O Senhor seria um muro de fogo ao seu redor.

Zc 2:8-13 "A glória" refere-se ao tempo quando o Senhor voltar em poder para estabelecer Seu reino glorioso e reinar sobre a terra, tendo Jerusalém e Israel como o centro.

#1014

Não desperdice o amanhã por falhar em fazer a vontade de Deus hoje. Faça o amanhã melhor obedecendo hoje.

Zacarias 3

Para Jerusalém ser abençoada, o povo precisava ser limpo. Josué, o sumo sacerdote, com seus vestidos imundos, ilustra isto. Satanás é derrotado. No vers. 4, Josué é limpo, no vers. 5 ele é vestido e depois coroado.

Zc 3:7 O pequeno remanescente (os poucos fiéis do futuro) será provado até chegar aquele dia.

Zc 3:8-10 Um vislumbre do milênio.

#1015

Não é preciso fé para olhar para trás e dizer, "Foi o Senhor". Mas para ver a silhueta em meio às sombras enevoadas do agitado mar de hoje e dizer, "É o Senhor!" exige fé e coragem.

Zacarias 4

Zc 4:1-3 Mostrando que Seu reino, no milênio, será todo luz e perfeita ordem.

Zc 4:6-10 Descreve as condições da época em que foi escrito, quando o remanescente, guiado por Zorobabel, retornou para Jerusalém. Zacarias o encoraja para que seja capaz de completar seu trabalho de reconstruir a casa de Deus.

Zc 4:11-14 No futuro Cristo será tanto Rei como Sacerdote, e Seu poder será o Espírito Santo (o azeite). Isso se aplica também ao remanescente que retornava na forma de uma sombra do cumprimento real quando o Senhor voltar. (Ap 11:4).

#1016

Errar é uma coisa; amar o erro é algo totalmente diferente.

Zacarias 5

Zc 5:1-4 Outra visão - Um grande rolo (livro) que voava (cerca de 9 X 4,5 metros) prefigura o juízo que irá buscar em todo canto e punir a hipocrisia ligada a roubos e a juramentos.

Zc 5:5-11 Outra visão. A mulher é mantida no lugar por um peso. Uma figura da ímpia idolatria introduzida pela Babilônia na terra de Israel tempos antes. Agora parte para voltar ao seu lugar de origem. Sinar fica na Babilônia, onde os homens se opuseram a Deus. (Veja Gn 11:2 e Ap. 17:5)

#1017

O vigor de nossa vida espiritual estará em proporção exata ao lugar que a Palavra ocupa em nossa vida e pensamentos. - George Muller

Zacarias 6

Zc 6:1-8 Os quatro cavalos provavelmente representam os quatro Impérios mundiais. O cavalo vermelho (Babilônia); o cavalo preto (Medos e Persas, existentes na época); o cavalo branco (Grécia); o cavalo malhado (Romanos).

Zc 6:9-15 Cristo como Renovo é mais uma vez apresentado. Ele irá edificar o templo do Senhor e depois Se sentará em Seu trono; e julgará como Rei e Sacerdote.

Zacarias 6:13 Fala do Senhor em um tempo futuro como Rei e Sacerdote.

#1018

Não podemos fugir de nós mesmos alterando nossas circunstâncias, apenas podemos alterar as circunstâncias se fugirmos de nós mesmos.

Zacarias 7

As coisas mudam deste capítulo em diante. O Senhor agora fala para a consciência do povo que havia voltado a Jerusalém. Ficará mais difícil de entender, portanto leia com calma.

Zc 7:3 Refere-se a quando Jerusalém foi destruída setenta anos antes (2 Reis 25:8)

Zc 7:5 O Senhor pergunta a eles se realmente jejuaram e lamentaram, na Babilônia, a condição destruída de Jerusalém.

Zc 7:8-14 Deus lhes faz lembrar de que foram espalhados por causa de seus pecados. Mas será que ouviam?

#1019

Há muitas coisas que o mundo chama de desapontamento; mas não existe uma palavra assim no dicionário da fé. Coisas que são desapontamentos para outros, para os crentes são notificações da vontade de Deus.

Zc 8:1-8 Que misericórdia! Deus lhes diz que, apesar de sua voluntariosa desobediência, Ele iria agir em misericórdia para com eles (Romanos 9?27). Isto só acontecerá no milênio.

Zc 8:9-15 Maravilhosa figura de como Deus é gracioso!

Zc 8:16-23 Durante a tribulação, muitos Judeus crentes pregarão o evangelho da reino vindouro por todo o mundo. Muitos Gentios ouvirão e crerão, e assim entrarão no milênio.

Zc 8:19 Jejum e festas produziram alegria e gratidão... verdade e paz.

#1020

É impossível, quando nos ocupamos conosco, testemunhar a outros do que Deus é.

Zacarias 9

Zc 9:1-8 Deus irá punir severamente as nações em redor de Israel, de forma que isso permitirá que Israel expanda para no norte. Quando você escuta falar do Líbano nestes dias, lembre-se de que Tiro e Sidom são cidades situadas ali hoje.

Zc 9:9 Este versículo está no Novo Testamento; veja se você consegue encontrá-lo. Está muito claro a Quem ele se refere!

Zc 9:10-16 Mas a tribulação deve vir também para levar os ímpios, e então os crentes em Israel serão salvos.

#1021

Revelação não é uma massa de teorias e princípios, mas o conhecimento da Sua vontade.

Zacarias 10

Zc 10:1 Chuvas de bênçãos devem descer sobre Israel no milênio.

Zc 10:2-3 Que benefício trouxeram todos aqueles ídolos?

Zc 10:6 Deus dará aos Judeus grande força e todos os crentes serão reunidos em Israel.

Zc 10:7-12 As dez tribos dispersas serão reunidas de todas as partes do mundo.

#1022

Quando somos feridos ou mal compreendidos, ou maltratados, se quisermos honrar nosso bendito Senhor, devemos suportar isso com doce perdão e paciência.

Zacarias 11

O capítulo 11 está em grande contraste com o capítulo 10.

Zc 11:1-5 Aqui o povo de Israel está sob o controle dos Gentios. Seus próprios líderes (seus pastores, escribas, anciãos, sacerdotes) não tinham piedade deles, por isso o Senhor Se apieda deles.

Zc 11:12-13 Você percebe como isso é parecido com Mateus 27:9-10? O Messias deles é avaliado em trinta peças de prata.

Zc 11:7,10,14 Refere-se a Judá e Israel, por tanto tempo divididos em dois reinos.

Zc 11:15-17 O verdadeiro Pastor (Cristo) tendo sido rejeitado, o Senhor fala aqui do Anticristo. Todas estas passagens não fazem qualquer referência ao nosso atual tempo da graça.

#1023

Existe a tendência de se perder a dependência quando estamos desfrutando dos resultados da dependência.

Zacarias 12

As condições em Jerusalém durante o tempo que o Anticristo é aceito pela nação de Israel durante a tribulação.

Zc 12:3-9 As nações ao redor de Israel o molestarão, mas mais tarde o remanescente crente receberá forças de Deus, e se voltará contra aquelas nações e as esmagará.

Zc 12:8 O mais fraco ali ficará tão forte quanto Davi! Ele matou um leão e um urso com suas mãos.

Zc 12:10-14 O remanescente crente em Judá entenderá que Aquele que crucificaram é o seu verdadeiro Messias. Seus corações serão traspassados de tristeza. Sua tristeza será individual e intensa.

Zc 12:12 Todos se lamentarão, Rei (Davi), Profeta (Natã), e Sacerdote (Levi).

#1024

O Cristão que compromete a Verdade hoje irá comprometer a Moral amanhã.

Zacarias 13

A cruz é mostrada aqui.

Zc 13:2-4 Como resultado da cruz, todo o Israel será limpo. Todo incrédulo na terra será destruído (Mt 25:31-46).

Zc 13:6 Aqueles Israelitas que não conheceram a cruz farão essa pergunta.

Zc 13:7 Deus proclama Jesus Cristo Seu Companheiro, mas Sua espada O fere! A nação estava dispersa, enquanto o remanescente crente era abençoado (Mt 26:31).

Zc 13:8-9 Judá será peneirado individualmente. Dois terços deles será formado por incrédulos.

#1025

A habilidade de memorizar o que quer que seja depende de sua importância para nós.

Zacarias 14

Zc 14:1-4 O Senhor surge de repente no final da tribulação. Isso é chamado de "O dia do Senhor". Seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras, o lugar de onde Ele subiu ao céu (Atos 1:9-11).

Zc 14:5 O Senhor destruirá as nações incrédulas do Ocidente. Não de uma vez, pois lemos em Daniel de como Ele irá tratar com um grupo de cada vez (a Rússia será a última - Ezequiel 38 e 39). A última parte deste versículo é interessante. 1 Ts 4:14 refere-se ao mesmo evento.

Zc 14:6-7 Abra em Isaías 39:26. Parece estar se referindo ao mesmo tempo futuro quando o Senhor voltará com todos nós que cremos, para reinar sobre a terra. A luz aparentemente será muito mais intensa do que é agora.

Zc 14:8 Dois rios brotarão de Jerusalém. (É a única capital no mundo que não tem um rio). Um fluirá para o Oeste até o Mediterrâneo, e o outro para o Leste, até o Mar Morto.

Zc 14:9 É maravilhoso ler isto com calma.

Zc 14:14 Pense só que dia será quando este versículo se cumprir.

Zc 14:20-21 Ninguém desprezará aquele maravilhoso dia de "SANTIDADE AO SENHOR".
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice