Contents

[ ]

Índice

 
#897

Aproveite para louvá-Lo. Se não elevamos Seu louvor, Deus levantará alguém que o faça.

Salmos

Para descrever os Salmos poderíamos dizer que alguns são... (1) a voz do Senhor Jesus, escrita 1.000 anos antes que os eventos acontecessem! (2) Ou como a voz do pequeno grupo de crentes Judeus, (o remanescente) durante a tribulação, ou (3) na maioria das vezes as palavras do Rei Davi. Cada palavra é inspirada pelo próprio Deus. Além disso este Livro de Salmos poderia servir como um hinário para o Remanescente crente, durante a tribulação. De tanto que fala de suas tribulações, alegrias, tristezas e glória vindoura.

Salmo 1

O livro inicia com "bem-aventurado" ou "feliz". Deus quer que sejamos felizes. Ele providenciou tudo para nossa felicidade. Repare nestas três palavras, "anda", "detém" e "senta"... Se andamos com alguém, isto pode nos parecer de muito pouca importância... uma amizade passageira, portanto podemos pensar que não importa se for algum "ímpio". Mas o passo seguinte é "se detém" - isto é, passamos a ficar mais em sua companhia e começamos a nos sentir à vontade com eles - embora sejam "pecadores". E por fim vem, "sentado" - agora podemos nos sentir confortáveis, pois nos sentamos com eles, mesmo sendo eles "escarnecedores". Se amamos o Senhor Jesus, e Sua Palavra, não iremos querer andar ou nos deter, ou nos sentar na companhia daqueles que não O amam. Nós nos separamos deles mas não nos isolamos, pois precisamos testemunhar a eles.

Sl 1:2 Estamos lendo nosso capítulo todos os dias e meditando nele dia e noite? Leia seu capítulo com Deus.

Sl 1:3 Uma árvore plantada aqui está obtendo sua umidade do rio. Se ficarmos próximos do Senhor, e lermos Sua Palavra, cresceremos, ainda que venhamos a encontrar poucos amigos Cristãos para nos ajudar e encorajar.

Sl 1:4 "Os ímpios" parecem prosperar, mas algum dia terão de se encontrar com Deus. O Senhor Jesus andou completamente na verdade deste maravilhoso Salmo. Mas continue a recordar para si mesmo que... o Senhor Jesus viveu no mundo 1.000 anos após estas palavras terem sido escritas! Ele as cumpriu com perfeição.

#898

A verdadeira energia sempre se revela em uma alegre e abundante obediência.

Salmo 2

Neste Salmo, vemos um terrível ódio e oposição prenunciados pelo Senhor Jesus. O mundo não deseja alguém que viva para a glória de Deus. Odeiam a luz, pois querem viver em seus pecados.

Sl 2:2 Muitos se unem para demonstrar seu ódio, exatamente como acontece hoje.

Sl 2:7-9 Apesar de escrito 1000 anos antes do Senhor Jesus vir ao mundo, repare como são parecidas as palavras aqui e em Mateus 3:17, Atos 13:33 e Hebreus 1:5. Deus enxerga o ódio do coração do homem, e Ele nos diz que Seu Filho, o Senhor Jesus, em um tempo ainda futuro, será honrado, e aqueles que O desprezaram serão punidos. O Senhor irá reinar sobre este mundo, e Seus inimigos serão "despedaçados". Um juízo santo e feroz cairá sobre aqueles que rejeitarem a Cristo.

Sl 2:12 Se não se arrependerem, irão "perecer". Mas bem-aventurados aqueles todos que colocam sua confiança nEle.

#899

Difamadores são os foles do diabo que sopram o fogo da contenda.

Salmo 3

Repare no preâmbulo deste Salmo (é inspirado). Deus poderia ter, com a mesma facilidade, entregue estas palavras a Davi quando tudo estava tranqüilo e feliz, mas Ele as entregou quando Davi estava em sério problema. Pare um momento para se ocupar com outro exemplo de dias difíceis que produziram mais louvor e adoração a Deus do que os dias de grande bênção. 2 Samuel 22:2-51 (50 versículos). Louvor depois de suas tribulações. Capítulo 23:1-7 (7 versículos) depois de sucesso e bênção. Percebe como isto se aplica à sua vida?

Sl 3:5 Apesar de Davi estar envolvido em sérios problemas, ele acorda alegre e sem medo. A noite está passando e o dia já vem.

#900

É difícil para aqueles que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus. O problema não está no ter, mas no confiar.

Salmo 4

Sl 4:1 A parte do meio pode ser traduzida "Na pressão Tu me ampliaste". É encorajador para nós quando o Senhor nos faz passar por tribulações.

Sl 4:3 Aqui lemos sobre o "piedoso". Você se recorda da maneira como o Senhor irá reinar depois de nos ter chamado para o lar, para estar consigo. Todos aqueles que rejeitaram o evangelho serão punidos, sem outra chance de receber o evangelho. Mas Deus irá trabalhar nos corações de alguns de Seu próprio povo, os Judeus, e lhes dirá que o seu Rei prometido está vindo do céu para reinar. Alguns irão crer nesta maravilhosa mensagem, e aguardarão por Ele em fé, e falarão a outros sobre a Sua vinda. Estes são freqüentemente mencionados nos Salmos como "piedosos" ou às vezes até como "pobres" ou "mansos". Aqueles que rejeitarem aquela mensagem são chamados de "maus" ou "ímpios". Isto nos ajudará a compreender estes Salmos com maior facilidade.

Sl 4:7-8 Podemos pensar que a abundância de dinheiro poderia nos fazer felizes, mas existe uma felicidade que é muito mais maravilhosa que aquela "no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho". Aqueles que agradam a Deus podem se deitar e dormir em paz.

#901

Um pai é um espelho no qual o filho olha para se vestir. Mantenha esse espelho limpo e sem manchas.

Salmo 5

Sl 5:2 Davi chamava Deus de seu Rei, e no tempo vindouro, que mencionamos no Salmo de ontem, os Judeus fiéis daquela ocasião também O conhecerão como Rei.

Sl 5:3 É bom começar cada dia falando com o Senhor.

Sl 5:10 Isto pode nos surpreender um pouco. Mas devemos nos lembrar mais uma vez de que se trata da linguagem de Davi, do Antigo Testamento, e de que também está falando de um tempo futuro quando o Senhor estará pronto para voltar e vencer Seus inimigos, e reinar sobre a Terra.

Sl 5:11-12 Você se regozija? Talvez você diga, "quando tudo vai bem, então me regozijo". Mas aqui lemos de como cada crente pode se regozijar todos os dias.

#902

Bem-aventurado aquele que não tem nada a dizer, e que se abstém de apresentar uma evidência audível disto.

Salmo 6

Talvez fiquemos ainda mais surpresos com tanta tribulação e choro. Davi tinha uma fé poderosa, e é verdadeiramente maravilhoso escutá-lo suplicando ao Senhor desta maneira quando estava em tribulação.

Sl 6:6 Parece ser noite. E haverá um tempo de muita escuridão e sofrimento para aqueles "piedosos", quando os "ímpios" prosperarem e os perseguirem. Nesta escuridão e tribulação é que clamam ao Senhor.

#903

Aqueles que estão a caminho do céu não ficarão contentes se forem sozinhos.

Salmo 7

Sl 7:1 Davi, quando em tribulação, não só invoca o Senhor, mas confia no Senhor. E assim será com os "piedosos" no futuro, quando não tiverem força própria diante de inimigos tão fortes.

Sl 7:6 O Senhor não livrará abertamente Seu povo por um bom tempo durante seu tempo futuro de "tribulação".

Sl 7:7 Que palavras maravilhosas! Era por isto que Davi ansiava.

Sl 7:17 Repare com que freqüência o último versículo dos Salmos é de vitória.

#904

Deus irá sempre ter alguns poucos que são sinceros para com Ele, e suportará o mundo por ter estas testemunhas de Si mesmo vivendo nele.

Salmo 8

O cântico de louvor prometido no final do Salmo 7.

Sl 8:1 Que maravilhosa explosão de louvor esta! Este é verdadeiramente o cântico dos piedosos, que foram desprezados e que ouviram o nome de Seu Senhor sendo desprezado. Mas agora, os ímpios se foram, e o Senhor reina.

Sl 8:3-4 O Senhor fez toda a criação - todavia encontra Seu prazer em Seu povo.

Sl 8:5 Isto nos fala do Senhor Jesus, que como um bebê foi feito menor que os anjos. Mas agora Ele ultrapassou os anjos outra vez e está coroado com glória e honra. Um Homem glorificado acima das estrelas.

#905

Aquele que vai dormir irado, tem o diabo como seu companheiro. O modo de cumprirmos o "irai-vos mas não pequeis" é não ficarmos irados com nada além do pecado.

Salmo 10

O clamor daqueles que confiam no Senhor durante o dia futuro de tribulação sobre a terra. Eles sofrem e são perseguidos. Repare quantas vezes as palavras "ímpio" e "pobre" são usadas. Veja o comentário do Salmo 4. "Ímpios" e "maus" são as mesmas pessoas.

Sl 10:12 O que os incrédulos dirão durante aquele mesmo período.

Sl 10:12 Este pobre "remanescente" sofredor ama o Senhor e está aguardando por Sua volta.

Sl 10:14 Os ímpios haviam dito no versículo 11 "Deus... nunca verá isto". Mas aqui os fiéis dizem "Tu o viste". Aqueles que conhecem o Senhor tem a certeza de que Ele está vendo e que Ele irá livrá-los.

Sl 10:17 Esta palavra "manso" fala de alguns poucos piedosos que são fiéis a Ele durante a "tribulação" que virá. Eles são confiantes de que o Senhor Se lembrará deles e os libertará. (Amanhã, passaremos ao Salmo 16).

#906

A oposição à verdade é inevitável em um mundo onde as mentes dos homens estão alienadas de Deus por causa do pecado.

Salmo 16

Para entender melhor este Salmo, lembre-se de que é como se fosse o Senhor, como um Homem, falando a Deus.

Sl 16:2-3 O próprio Senhor encontra Seu prazer naqueles que Ele chama de Seus santos. Isto fala principalmente daqueles que confiarão nEle e esperarão por Ele no futuro. Ele ama os Seus santos! Todos os crentes são conhecidos como santos ou santificados.

Sl 16:5-8 O Senhor Jesus é descrito nestes versos como perfeitamente dependente. Ele Se volta ao Senhor Seu Deus, e confia nEle para tudo e agradece a Ele por Sua fidelidade.

Sl 16:10 Isto refere-se à ressurreição do Senhor Jesus de entre os mortos, então ainda futura.

Sl 16:11 Que feliz confiança! O Senhor Jesus profeticamente olha para o futuro, para o gozo, após Sua morte e ressurreição, quando estiver à destra de Deus em glória. É ali que Ele está agora.

#907

O novo homem adora ver a verdade colocada diante de sua alma.

Salmo 22

Agruparemos os Salmos 22, 23 e 24. Poderíamos identificá-los como a cruz, o cajado (o bastão do pastor) e a coroa de glória. Ou de outra forma, o Salmo 22 ontem, o 23 hoje, e o 24 para sempre. Ou 22 como o Bom Pastor, o 23 como o Grande Pastor e o 24 como o Supremo Pastor. A própria linguagem do Senhor Jesus quando sofreu sobre a cruz mil anos depois.

Sl 22:1 Quando Ele estava levando os nossos pecados sobre a cruz, Deus desviou Sua face dEle, pois Deus é santo e odeia o pecado.

Sl 22:4-5 Ele diz que quando Israel clamou a Deus, Ele os escutou. Mas quando Ele clama, Deus não responde! Ele é abandonado por Deus.

Sl 22:16-18 O modo exato como o Senhor Jesus foi tratado, descrito mil anos antes de acontecer. Os pregos em Suas benditas mãos e pés - a divisão de suas vestes.

Sl 22:21 Terminam as palavras dos sofrimentos do Senhor sobre a cruz.

Sl 22:22 A obra da cruz está terminada. O Senhor levou todo o juízo e agora está feliz por anunciar "o teu nome aos meus irmãos". Em João 20, vers. 17, ouvimos o Senhor dizer, "subo para o Meu Pai e vosso Pai". Ele não estava Se encontrando com Satanás na cruz (como muitos dizem), mas Se encontrando com Deus e com o juízo por causa do pecado. Ele fez isto como o Filho do homem. Em Sua vida Ele glorificou a Seu Pai, mas na cruz Ele glorificou a Deus como Aquele que carregou o pecado.

Sl 22:22 Trata-se de uma pequena menção feita à era Cristã - veja João 20:17.

Sl 22:25 A "grande congregação" refere-se ao milênio, quando Judeus e Gentios seguirão o Senhor Jesus em louvor a Jeová.

#908

Quando Deus quer testar nossa fé nEle por meio de alguma terrível tribulação, Satanás sempre procura nos levar a questionar a bondade de Deus.

Salmo 23

O mais conhecido e amado de todos os Salmos. Mas antes de podermos desfrutar do Senhor Jesus como nosso Pastor, Ele precisava morrer por nós, e é por isso que o Salmo 22, com todo o seu sofrimento, deve vir antes do Salmo 23, com toda a sua paz e descanso.

Sl 23:1-3 Que paz e alegria! Mas repare que Davi diz "[Ele] deitar-me faz - [Ele] guia-me - [Ele] refrigera..." Quando as coisas estão boas e agradáveis, Davi gosta de falar do maravilhoso e fiel Pastor.

Sl 23:4 Mas Davi está falando ao Pastor.

Sl 23:5 O vale é coisa passada e o cálice transborda! E assim será com todos aqueles que pertencem ao Senhor.

Sl 23:6 As maravilhosas promessas. Que futuro maravilhoso! Olhamos para trás para os sofrimentos do Salmo 22 e agradecemos e louvamos ao Senhor por ter passado por tudo aquilo para a glória de Deus, e para que pudéssemos conhecê-Lo agora como nosso Pastor, e olhar para quando habitaremos com Ele para sempre.

#909

Em toda tribulação, tenhamos isto em mente: "Aquele que não poupou Seu próprio Filho, antes O entregou por nós" é algo que opera todas as coisas para nosso bem, inclusive a presente e dura prova.

Salmo 24

"A Terra pertence ao Senhor". Deveríamos nos lembrar disto. Há tanta arrogância quanto ao "Homem e seu mundo", mas ela na verdade pertence ao Senhor - Ele a fez.

Sl 24:3 Este mundo que o Senhor fez foi arruinado pelo pecado e aqui duas perguntas são feitas - que podem significar - quem é digno de reinar sobre este mundo?

Sl 24:4 A resposta à pergunta deveria nos mostrar que o próprio Senhor é o Único que é digno para reinar. Mas também todos aqueles que aceitaram o Senhor Jesus como seu Salvador estão limpos e puros aos olhos de Deus.

Sl 24:7-8 Podemos ver com muita clareza que é o próprio Senhor que reina, e há regozijo quando Ele reina, pois Ele derrotará todos os Seus inimigos. Vamos então reparar que no Salmo 22 Ele sofre, no Salmo 23 Ele cuida de nós como nosso Pastor, e no Salmo 24 Ele volta do céu, conosco, para reinar.

#910

Não importa o quão grandes são as dificuldades ao nosso redor, Deus conhece a saída e Ele nos guiará se tão somente esperarmos pacientemente por Ele.

Salmo 25

Sl 25:1 Quando você e eu vivemos com uma boa consciência para com Deus, podemos desfrutar de estarmos perto do Senhor, como este versículo diz. Eale não fala de levantar seus olhos, mas seus sentimentos interiores, sua alma. A alma é nosso sentimento interior, nossas afeições.

Sl 25:2 Não me sentirei culpado ou envergonhado se confiar no Senhor.

Sl 25:3 Então ele pensa em outros (algo bom de se fazer). Ele espera que eles também descubram isto para si mesmos. nunca se arrependerão de terem confiado no Senhor.

Sl 25:4 Aqui há uma mudança. Ele almeja conhecer o Senhor cada vez mais. É bom se deixar ensinar.

Sl 25:5 Não apenas conhecer os caminhos do Senhor, mas viver neles! Uma grande diferença.

Sl 25:6 Ele preferia se lembrar do que o Senhor é, do que pensar em si mesmo.

Sl 25:7 Nós que hoje cremos, sabemos que depois disso o Senhor veio ao mundo e morreu por nós, portanto, o versículo para nós é Hb 8:12.

Sl 25:8-13 Ele volta a recordar o que o Senhor é.

Sl 25:14 O Senhor irá sussurrar para você o que você deve fazer quando estiver em dúvida; mas isto só acontece quando tememos o Senhor (temos reverência por Ele).

Sl 25:15-final Lembre-se de que os Salmos não nos dão a revelação completa do que Deus deu para o crente hoje. O Salmo seguinte continua com os mesmos pensamentos do Salmo de hoje. Lembre-se também de que a primeira aplicação dos Salmos é para Israel.

#911

Viver a vida à luz do arrebatamento significa correr a carreira olhando para Jesus. Hb 12:2

Salmo 27

Este Salmo é como as palavras do "remanescente" durante a tribulação. Mas estas pessoas estão tão próximas do Senhor que suas palavras são como as palavras do próprio Senhor.

Sl 27:1-3 Ele é primeiro luz - e salvação, e força. É preciso mais?

Sl 27:4 O rei Davi amava tanto o Senhor que queria habitar, ou viver na casa do Senhor. E queria por "todos os dias da minha vida" - não apenas de vez em quando. "Para contemplar a formosura do Senhor". Você percebe a diferença entre este versículo, "todos os dias da minha vida", e as últimas palavras do Salmo 23?

Sl 27:5 Às vezes é preciso um período de tribulação para nos fazer sentir nossa necessidade da presença do Senhor.

Sl 27:8 O Senhor quer que busquemos a Sua face, ou que fiquemos perto de Si.

Sl 27:11 Esta é uma excelente oração para todos nós. Com muita freqüência queremos seguir nosso próprio caminho.

Sl 27:14 Algo que nem sempre é fácil de se fazer. Mas é o segredo da força!

#912

Quão solene é ter a verdade e depois cair. Existe uma responsabilidade especial para aqueles que tiveram os privilégios.

Salmo 30

Um ponto muito importante para eu e você aprendermos, está neste Salmo; que a maravilhosa posição em que todo crente está é maior que as melhores circunstâncias em que uma pessoa poderia estar neste mundo. Podemos pensar que quando todas as coisas vão bem... um bom emprego, um casamento feliz, boa saúde e tudo mais, aí está a verdadeira felicidade. Mas as Escrituras nos lembram em 1 Pedro 3:14 que existe uma felicidade que nos pertence quando estamos em circunstâncias adversas... sofrendo. Assim entendemos que o Senhor nos deixou um exemplo em Sua própria vida de dores. (1 Pedro 2:21).

Sl 30:1-3 Uma alma que coloca tudo diante do Senhor e confessa a Ele, está consciente de que foi tirada do abismo.

Sl 30:4-final Mesmo depois de termos sentido que estamos perdoados, podemos ser descuidados novamente e acabar deprimidos. O versículo 10 nos mostra que o Senhor continua ouvindo. Isto nos humilhará, mas Ele continua a nos ouvir quando confessamos a Ele. (Leia 1 João 3:20, 21).

#913

O deserto prova o que somos.

Salmo 32

Ps 32:1-2 As gratas palavras de um que foi perdoado. Ele não finge, pois entende que o Senhor conhece tudo.

Sl 32:3-4 Ele se lembra do quão terrível foi quando o Senhor começou a operar em si.

Sl 32:5 Foi um grande dia quando ele confessou tudo ao Senhor. (É esta a nossa maneira de permanecer em comunhão com o Senhor).

S1l 32:8 Repare na ordem das três promessas. Não as esqueça. O cavalo e a mula não têm entendimento da vontade do seu dono. O Senhor não quer que sejamos como eles. Deus quer nos guiar gentilmente e com amor. Mas às vezes Ele precisa acrescentar tribulações e dor em nossa vida quando estamos tentando seguir nosso próprio caminho.

Sl 32:11 Aqui o pecador perdoado encoraja outros a se juntarem a ele em louvor ao Senhor.

#914

A oração regular leva a uma vida regular.

Salmo 36

Sl 36:1-4 Isto descreve o coração humano. Que depravação! Nada fica escondido. Tudo está exposto. Quão terrível ele é! A sua e a minha naturezas.

Sl 36:5-final Mas... O Senhor Deus vers. 5, Sua misericórdia (benignidade), Sua fidelidade; vers. 6, Sua justiça, Seus juízos; vers. 7, outra vez Sua benignidade; vers. 8, Seu deleite; vers. 9, com Ele está o manancial da vida e Sua luz; vers. 10, outra vez Sua benignidade e Sua justiça.

Sl 36:12 Os opostos... orgulho, a mão do ímpio, obreiros de iniqüidade são lançados por terra. Quão gratos devíamos ser por ter um Deus assim.

#915

Uma pessoa é sábia quando aprende com seus próprios erros, mas é mais feliz se aprender com os erros dos outros.

Salmo 37

Sl 37:1 "Malfeitores" e "os que praticam iniqüidade" parecem ir bem! E talvez aqueles que vivem para agradar o Senhor não parecem ir tão bem - mas "Não te indignes... nem tenhas inveja." Pois eles cedo serão cortados.

Sl 37:3-7 Precisamos destas coisas todos os dias. Isto está escrito para o povo terreno de Deus, os Judeus fiéis, em uma época futura.

Sl 3:7 "A terra" significa a terra prometida.

Sl 37:11 Isto só acontecerá aqui neste mundo após o Senhor voltar para reinar; estaremos no céu. "Os ímpios" (vers. 14) são aqueles que seguem em seus caminhos de infidelidade durante a tribulação. Os "mansos", "justos", e "fiéis" (o remanescente) são aqueles que amam o Senhor, e estarão aguardando por Sua vinda do céu para reinar naquela ocasião.

#916

O Senhor merece o melhor que temos. Romanos 12:1

Salmo 40

Com freqüência neste livro de Salmos, alguns são agrupados em torno de um tema. Estes três são uma figura da vida de Cristo no mundo entre o Seu próprio povo, Israel. Não apenas compartilhando de suas dores, mas no final, pagando por seus pecados na cruz. Ele jamais fez qualquer esforço para salvar a Si próprio daquela terrível cruz. Ao longo deste Salmo, você verá um pouco do que Ele passou, e como Ele sentiu tudo o que Lhe foi feito.

Sl 40:1 Ele não usa a palavra "Pai", pois esta só é usada no Novo Testamento. Podemos ver que o Senhor tomou o Seu lugar entre o Seu próprio povo. Possamos nós tomar nosso lugar com Ele neste mundo mau, e entender que estamos seguindo um Homem rejeitado.

#917

A menos que você tenha a Jesus como Senhor, jamais encontrará o verdadeiro lugar de reunião.

Salmo 41

Houve ocasiões na vida de Davi quando seus próprios amigos se voltaram contra ele. Um desses era Simei, e um deles era o seu próprio filho Absalão. Mas havia alguns que eram fiéis a Davi e sofreram com ele.

Sl 41:1 "O pobre" na verdade significa os desprezados seguidores do Senhor em um tempo ainda futuro. Aqueles que permanecem fiéis em esperar pelo Senhor são chamados de "pobres", "mansos", ou "fiéis". Embora isto será cumprido após termos ido para o céu, também é válido para hoje. Pois aqueles que amam o Senhor são desprezados. Ele está contente por ver aqueles que confessam o Seu nome.

Sl 41:5 Mesmo hoje, há muitos que odeiam aquele Nome precioso, e gostariam de vê-lo apagado. Mas podemos honrar aquele Nome em nossos corações, nossos lábios e nossos caminhos. Podemos estar com aqueles que estão reunidos ao Seu precioso Nome. Aquele que amamos é desprezado, e se desejamos ser bem aceitos neste mundo, acabaremos sendo infiéis para Ele.

Sl 41:9 Davi escreveu isto quando um de seus amigos especiais havia se voltado contra ele, e ele sentiu muito por isto. Ao mesmo tempo, ele considerou muito aqueles que permaneceram com ele e lhe foram fiéis.

#918

Se imitarmos o mundo, seremos envolvidos por coisas que poderão apenas desvalorizar nossa vida espiritual.

Salmo 42

Sl 42:1-3 Esta é uma figura de um crente que está procurando por algo... e não sabe o que é. Ele teve a primeira alegria de sua salvação, mas agora, por alguma razão, já não tem mais esse gozo. Ele descobre que até mesmo sua busca começa a trazer um alívio. Na verdade, o que ele busca é por Deus, pelo próprio Deus. E descobre que a busca começa a trazer gozo! E não é o mesmo que descobrimos? As circunstâncias ao nosso redor podem ser agradáveis, mas elas não nos satisfazem. Somente o Senhor satisfaz. Assim, quando o Senhor nos envia algo que nossa velha natureza não aprecia, descobrimos que o Senhor está tentando nos ensinar que nossa vida diária só encontra satisfação em Cristo, e em Cristo apenas. Assim, o que estamos aprendendo deste Salmo é que quando tiramos de nossa vida as coisas que sabemos não estarem agradando a Ele, então o verdadeiro gozo nos é dado por Deus, pelo próprio Deus.

#919

Existe um índice que é encontrado no coração, o qual nos trai mais que qualquer outra coisa dentro de nós - a língua.

Salmo 45

Lembre-se de que, apesar destes Salmos estarem se referindo às coisas que realmente aconteceram com o Rei Davi e outros, eles são belas e poéticas figuras do Senhor Jesus quando volta para Reinar sobre a terra. Este Salmo é uma resposta aos problemas e às orações por ajuda dos últimos 3 Salmos.

Sl 45:1-2 Uma adorável descrição da formosura do Senhor.

Sl 45:3-5 Em um dia ainda futuro, o Senhor Jesus virá do céu para abater Seus inimigos e reinar sobre Seu próprio povo que O aguarda.

Sl 45:3-8 Seus inimigos - os ímpios - O temerão, mas Seu próprio povo, os fiéis Judeus, regozijarão em Sua formosura que é aqui descrita.

Sl 45:9-12 "A rainha" - trata-se de Jerusalém, vista como uma rainha. O Senhor Jesus virá do céu conosco, para trazer bênção a este mundo.

Sl 45:13 Isto é da maior importância. Vemos o que é exterior, mas Deus vê o coração. "O seu vestido é entretecido de ouro." - aquilo que é externo - que outros podem ver, mas ela é "toda ilustre lá dentro."

#920

A vida de fé é algo mais que uma série de quedas e restaurações, erros e correções; que mostra, por um lado, a triste fraqueza do homem, e por outro, a graça e poder de Deus.

Salmo 46

Este Salmo nos apresenta um ponto muito importante, ainda que simples... "Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus."

Sl 46:10 Mas onde começamos a aprender isto? No vers. 1. Não são muitas as palavras, mas que palavras! Leia por pelo menos cinco vezes, me veja o que acontece com sua confiança! Uma tradução bastante exata deste versículo é, "Deus é nosso refúgio e fortaleza, um auxílio na aflição, e pronto para ser encontrado". (tradução de J.N.D). Não importa o que aconteça à nossa vida, (ainda que as montanhas se abalem), podemos ficar sossegados. Experimente por si mesmo.

#921

Um crente volta ao mundo por etapas. Primeiro vem a amizade com o mundo, depois é salpicado pelo mundo, acaba amando o mundo e sendo conformado pelo mundo. Tiago 4:4; 1:27; 1 João 2:15-17; Romanos 12:2.

Salmo 48

Deus só teve um centro principal neste mundo... Jerusalém, ou Sião. Por isso todo este Salmo trata de um ponto. Reparamos que não está falando sobre o que é aquela cidade hoje, mas o que será no futuro Milênio. No Sl 44 podemos ler dos terríveis juízos que cairão sobre aquela cidade (depois de nós, os crentes, sermos levados para o céu) durante a tribulação.

#922

Quando Deus é tirado de Seu lugar, o que domina é a imoralidade.

Salmo 50

Este Salmo explica muito dos dias passados da história de Israel. Sim, Ele lhes deu instruções quanto ao que as pessoas deveriam apresentar a Deus nos muitos, muitos sacrifícios. Não havia nada de errado com os sacrifícios. O que Deus está dizendo neste Salmo é que Ele não está reclamando dos sacrifícios, mas das pessoas que continuavam com seus erros, seus caminhos maus de uns para com os outros mesmo quando estavam oferecendo aqueles sacrifícios. Você pode ver o que Deus está nos dizendo hoje... que podemos apresentar uma aparência de santidade por freqüentarmos cultos religiosos e, ao mesmo tempo, continuarmos em pecado.

Sl 50:23 nos fala do que ELE fez... tendo oferecido o único sacrifício pelo pecado, o Senhor Jesus. Repare na última parte daquele versículo... será que em nosso dia-a-dia nossa vida é condizente com este sacrifício?

#923

Não cabe a nós decidir o que Deus é e o que Ele não é; temos uma revelação na Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo.

Salmo 51

Sl 51:1-4 Aqui há uma lição muito importante. O rei Davi tinha cometido um terrível pecado (2 Sm 11). Não apenas por cometer adultério, mas por causar a morte do marido da mulher. Neste Salmo Davi assume total responsabilidade por seu pecado. Ele se lança aos pés do Senhor. Todo pecado é contra Deus.

Sl 51:5 Ele volta à raiz de todo o pecado. Quando o crente peca, ele deve ir rapidamente a Deus e confessá-lo. 1 João 1:9 é importante.

Sl 51:8-12 Ele deseja muito ter de volta o verdadeiro gozo da vida... permanecendo perto do Senhor.

Sl 51:13-15 Ele quer poder testemunhar a outros sobre o Senhor.

Sl 51:16,17 Descansamos no único sacrifício feito por nossos pecados, a morte do Senhor Jesus.

Sl 51:19 Então o Senhor Se alegrará também.

#924

Estamos em terreno muito perigoso quando formamos uma doutrina a partir do Antigo Testamento sem que exista respaldo no Novo Testamento.

Salmos 52 e 53

Há muitíssimo poder visto em toda parte hoje, no desenvolvimento, ciência, indústria e conhecimento geral. Se o crente ficar impressionado e se deixar levar por isso, então o Salmo 53 lhe diz que há algumas coisas que ele precisa aprender de Deus. Talvez os versículos 8 e 9 do Salmo 52 sejam o que ele procura.

#925

A maioria de nós é condicionada por nossa sociedade a ter uma "mente insaciável".

Salmo 54

Os fiéis arrependidos são perseguidos pelos infiéis zombadores, e então clamam ao Senhor, e confiam nEle.

Sl 54:1 Que esse Nome digno seja cada vez mais precioso para nós.

Sl 54:6 e 7 O resultado. Clamamos pelo nome do Senhor quando estamos em dificuldades, e então louvamos aquele nome digno.

#926

Muitos de nós ficamos ocupados com coisas banais enquanto nos esquecemos do Senhor.

Na vida de Davi, muitos de seus amigos se voltaram contra ele; e o mais triste foi seu próprio filho Absalão ter feito isso. E na vida do Senhor, foi Judas que se voltou contra Ele e O traiu.

Sl 55:12-13 O Senhor entristeceu-Se muito com o ódio do coração de Judas. O Senhor Se entristece com a porção incrédula da nação de Israel. Ele os amava, e havia feito tanto por eles, todavia, mesmo assim eles O odiavam e desprezavam.

Sl 55:16 O Senhor Jesus viveu para a glória de Deus. Nós também podemos contar com Deus e descobrir nEle nossa felicidade, mesmo que nossos amigos possam se voltar contra nós.

Sl 55:17 Daniel fez isso, veja Dn 6:10.

#927

Jesus sempre foi perfeitamente amado, mas Sua obediência deu ao Pai outra razão para amá-Lo. (João 10:17)

Salmo 61

Será que o nosso coração já ficou perplexo com as terríveis condições ao nosso redor? Você perdeu o gozo que costumava ter no Senhor? Acaso parece não existir uma saída? Leia o Salmo 61. Volte-se para o Senhor. Esqueça tudo mais. Ele irá guiá-lo para a ROCHA; ela está DEBAIXO de você, e Sua asa está SOBRE você.

#928

O que a luz revela, o sangue limpa (1 João 1:7-9)

Salmo 62

Sl 62:1,2 Aqui ouvimos uma pessoa que conhece o Senhor tão bem que tem plena confiança nEle para tudo nesta vida.

Sl 62:5,6 Repare que sua fé está aumentando. No vers. 2, ele diz que não será muito abalado por problemas, mas no vers. 6 ele diz que não será abalado de maneira nenhuma.

Sl 62:8 É só quando você se mantém próximo do Senhor com uma boa consciência, que pode falar a outros para que confiem verdadeiramente nEle.

Sl 62:11,12 Ele tem total confiança na bondade e lealdade de Deus.

#929

O gozo é contagioso! O gozo sob o fogo traz bênçãos a outros.

Salmo 63 e 64

Sl 63:1 Ele busca por Deus. Sua alma anseia por Ele; sua carne (corpo) almeja por Ele. De vez em quando deveríamos nos lembrar de que há diferentes lições nestes Salmos. Com freqüência eles são a expressão do coração de Jesus enquanto estava aqui no mundo - escritos muito tempo antes dEle ter nascido. Às vezes são os sentimentos de Davi em suas tribulações. Mas a maior parte deles pode nos ensinar lições para nossos problemas de hoje. Aqui o Senhor sente profundamente o ódio daqueles que O rejeitaram. Sem dúvida os Judeus piedosos sentirão o mesmo no tempo da grande tribulação que ainda virá a eles. Mas em tudo isso, existe segurança e confiança no Senhor.

Repare no Salmo 63, vers. 1, que sua alma tem sede; no vers. 5, sua alma é satisfeita e no vers. 8 sua alma encontra comunhão.

Sl 63:6 Compare este versículo com Ec 2:23.

#930

Quando nos justificamos de nossos erros como conseqüência de problemas hereditários ou de ambiente, estamos culpando a providência de Deus. Foi isto que Adão fez em Gênesis 3:12. Ninguém é levado a pecar pelas circunstâncias em que Deus o colocou.

Sl 66

Sl 66:1-4 Todo o mundo. Ele ainda será cheio de glória e do louvor do Senhor. Isto refere-se ao milênio.

Sl 66:5-12 Todo o Israel. "Vinde e vede..." Este maravilhoso Salmo convida a todos para que venham e vejam o que o Senhor fará, e a glória que será abertamente manifesta.

Sl 66:6 Seus pensamentos remontam a época quando eles foram tirados do Egito, e embora tenham reclamado bastante, eles são cheios de louvor ao recordarem a bondade do Senhor, vers. 12.

Sl 66:16-20 O indivíduo. "Vinde e ouvi..." Sim, não apenas vir e ver - mas vir e ouvir. Que nossas vozes se levantem em louvor e oração e confiança, mesmo que possamos estar cercados de dificuldades, pois elas terminarão na Sua presença e todo o gozo que ela traz.

#931

Muitos professam conhecê-Lo, mas O negam com seu modo de vida.

Salmo 67

Aqueles crentes no "evangelho do reino" (que será pregado após sermos levados para o céu) são introduzidos nessa maravilhosa bênção, e estarão ansiosos para que outros possam desfrutar do "vinde e vede" 66:5; "vinde e ouvi" 66:16; e "conheçam" 67:2; e "louvem" 67:3; "alegrem-se e regozijem-se" 67:4, e "Deus abençoará" 67:7. Todos os crentes verão e desfrutarão das bênçãos do Senhor.

#932

Se você não controlar seu tempo, todas as outras coisas o farão.

Salmo 68

Em 1 Crônicas, cap. 15, o Rei Davi leva a arca até Jerusalém, para colocá-la no Monte Sião. Você verá que deveria haver cânticos enquanto a arca era carregada e subia o monte. Este Salmo nos dá as palavras do cântico que eles cantaram há muito tempo. Mas é maravilhoso perceber que este mesmo cântico será cantado no futuro pelo remanescente crente dos Judeus.

Sl 68:15 Eles chegam a ponto de onde podem ver o Monte Sião e são cheios de louvor. Isto pode parecer difícil de entender. Eles descrevem o que estava acontecendo nos dias do Rei Davi; mas também estão dizendo o que Israel pode esperar quando o Senhor Jesus retornar para reinar sobre a terra como Rei durante o milênio (1.000 anos).

Sl 68:19 Eles não podem tomar qualquer glória para si, mas bendizem o Senhor por Suas bênçãos diárias e por Sua bondade em restaurá-los à sua terra.

#933

O teste para todo ministério é, "Isto leva o coração a se ocupar com Cristo?"

Salmo 69

Agora iremos ler três Salmos que falam dos sofrimentos do Senhor, (não aqueles provenientes de Deus, como no Salmo 22), mas vindos das pessoas. Salmos 69, 102 e 116. Os clamores do Senhor pelos sofrimentos causados pelas pessoas.

Sl 69:5 Acaso seria possível encontrar qualquer falha em Sua vida santa? Certamente que não. Mas Ele levou nossos pecados, e os confessou como se fossem Seus.

Sl 69:20 Não houve quem tivesse piedade ou que O consolasse em Sua terrível dor e sofrimento.

Sl 69:21 Que notável que viéssemos a ler palavras como estas, escritas muito tempo antes do Senhor Jesus viver aqui, e que se cumprissem com tanta perfeição mil anos após terem sido escritas pelo Rei Davi.

Sl 69:22 Haverá um terrível castigo para aqueles que odiaram e crucificaram o Senhor, sem nunca terem se arrependido.

Sl 69:32-36 Haverá bênção para o humilde, e para aqueles que amam o Seu nome.

#934

Alguns de nós queremos que Deus seja a cobertura do bolo da vida. Mas Deus, e a vida que Ele dá, não é a cobertura - Ele é o alicerce. Ele não poderá ser menos que isso. Marcos 10:17:22.

Salmo 73

Talvez todos nós tenhamos experimentado pensamentos que nos foram abertos neste Salmo.

Sl 73:1 É verdade que Deus é bom para aqueles que têm um coração puro. Ele Se apraz em abençoar, mas às vezes atrapalhamos Suas bênçãos por causa de nossa maneira descuidada de andar.

Sl 73:2-16 O autor observa os ímpios para ver como eles se saem. Eles são saudáveis e prosperam e nem mesmo parecem ter tantos problemas quanto os crentes costumam ter com freqüência. Isto é muito difícil de entender. Quanto mais ele olhava ao redor, mais confuso ficava. Mas ele não estava olhando no lugar correto.

Sl 73:17 Mas quando ele entra na presença do Senhor, obtém a resposta. O horrível fim do ímpio é tão terrível que seu pouco tempo de prosperidade parece nada.

Sl 73:22 Ele reconhece que foi tolo em invejar o ímpio. Mas talvez nós façamos a mesma coisa. Olhemos para eles, mas lembremos que nosso futuro é estar na gloriosa presença do Senhor Jesus, não importa quais possam ser nossos problemas atuais.

Sl 73:25 O Senhor será o gozo de nossos corações no céu - e isto deveria ser já o nosso deleite aqui - pois Ele é bem capaz de encher nossos corações com gozo enquanto estamos a caminho do lar.

Sl 73:28 Procuremos, portanto, ficar perto do Senhor e confiar nEle, e nosso testemunho será conseqüência disso.

#935

Em vão Satanás procura derrubar aqueles que, descansando no amor de Cristo, O consideram como o acalentado objeto de suas almas.

Salmo 84

Sl 84:1 Este maravilhoso versículo nos fala de alguém que adora estar na presença do Senhor. Será que isto vale para você?

Sl 84:2 Houve um tempo em que Davi foi expulso de Jerusalém, e pode ter sido nessa época que ele escreveu este Salmo. Ele não está ansioso por estar em seu palácio, mas nos átrios do Senhor.

Sl 84:3 O pardal; o pássaro de menor valor, e andorinha; o mais incansável pássaro, ambos encontraram um lugar para pousar. Não importa o quão humilde ou atarefado você possa se sentir - podemos encontrar um abrigo na presença do Senhor.

Sl 84:5-12 Há um vale para ser atravessado. Isto é muito parecido com o Salmo 23. Também nos fala da casa do Senhor, e de habitar ali para sempre - mas também fala do vale que há no caminho.

A casa do Senhor é algo que esperamos encontrar no final da jornada, mas podem existir vales de lágrimas e tribulações ao longo da jornada.

Que os últimos oito versículos possam se apossar de nós, e possamos experimentar o que significa confiar nEle.

#936

Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está.

Salmo 90

Este Salmo dá início ao quarto livro de nossa seção. Esta vai até o final do Salmo 106. Começa com um Salmo de Moisés (Ele viveu cerca de 500 anos antes do Rei Davi). As maravilhas, os mistérios da primeira criação parecem ser comparados com a majestade e maravilha de Deus, dEle próprio. Poderíamos chamar este de um Salmo do "Tempo". Veja as palavras "Geração", "Eternidade", "madrugada", "manhã", "noite", "dias".

Sl 90:1-2 Podemos olhar ao nosso redor para a criação - o mar - as montanhas - e podemos nos regozijar por saber que Deus, que nos ama e cuida de nós, existia antes de tudo isso - de eternidade a eternidade! No versículo 2 vemos a estabilidade e grandeza de Deus; que contraste com a fragilidade e pequenez do homem! (vers. 5,6).

Sl 90:3-10 Quão fraco e frágil é o homem! Ele se acha muito sábio e importante, e se gaba do que pode fazer. Mas, apesar de tudo, ele vive apenas alguns poucos anos e então se vai, e para onde se foi?

Sl 90:12 Se apenas nos lembrarmos de quão breve é nosso tempo aqui, aplicaremos nosso coração à sabedoria. Que sabedoria é essa? Certamente não é a sabedoria que é ensinada na escola, mas a sabedoria de se aceitar o Senhor como nosso Salvador e viver para agradá-Lo.

Sl 90:14 A sabedoria do homem nunca lhe trouxe qualquer felicidade. Mas a consciência do cuidado e misericórdia do Senhor pode nos tornar gratos todos os dias de nossa vida.

Sl 90:17 Possamos também desejar que a formosura do Senhor seja vista em nós, e que nossa vida possa ser tal que aqueles que nos observam possam ver a "formosura do Senhor".

#937

Quantos de nós O serviríamos se Ele não oferecesse coisa alguma além de Si mesmo? Nenhuma cura. Nenhum sucesso. Nenhuma prosperidade. Nenhuma bênção neste mundo. Nenhum milagre, sinais ou maravilhas.

Salmo 91

Este maravilhoso Salmo é sobre o Senhor Jesus, o Messias deles, que não viria a não ser mil anos mais tarde! Ele seria conservado pelo "Deus Altíssimo" (do vers. 1).

Sl 91:3-8 NOs mostra como Deus iria preservar Seu amado Filho que viria como um Homem. Parece ser um contraste notável com a história de Adão. Adão quis ser como Deus e por isso tentou se tornar sábio e importante. Mas o Senhor Jesus, sendo igual a Deus, fala neste Salmo como um Homem dependente. Ele confiou em Deus em todas as coisas, e isto é um exemplo para nós. Ontem fomos recordados de quão fraco e frágil é o homem. Aqui temos um relato dAquele bendito Ser que não tinha qualquer tipo de pecado ou falha. E mesmo assim, como um Homem, confiou perfeitamente em Deus.

Sl 91:11-12 O diabo citou estas palavras para o Senhor na tentação do deserto. Mateus 4:6, o diabo sabia que este versículo era sobre o Senhor, e por isso tentou tentar o Senhor para que agisse fora da vontade de Deus, Seu Pai. Mas o Senhor não faria isso. Vamos, portanto, aprender a lição de dependência que há neste Salmo.

#938

No momento em que você faz algo porque é essa a sua vontade própria, você pecou. Fazer nossa própria vontade por ser ela a nossa própria vontade é a essência da rebelião contra Deus.

Salmo 92

Sl 92:1 Louvar o Senhor só é possível quando estamos desfrutando dEle!

Sl 92:3 Será que louvamos o Senhor com um instrumento de dez cordas? Dois olhos, dois ouvidos, duas mãos, dois pés e um coração! Dez cordas! Louvemos a Ele com tudo o que temos.

Sl 92:5 Podemos ver Sua obra na criação, e conhecemos Seus pensamentos de amor, pois Ele nos mostrou todos eles ao entregar o Senhor Jesus.

Sl 92:6 Há muitos insensatos que negam que Deus tenha feito o mundo, e não dão a mínima importância aos Seus pensamentos de amor.

Sl 92:14 Não é maravilhoso ver aqueles que são velhos continuarem alegres no Senhor e falarem a outros do Seu amor? Isso sem dúvida nos faz lembrar principalmente do povo de Deus, os Judeus, que no futuro de sua história bendirá e louvará o Senhor.

#939

Normalmente uma montanha não escorregará para o mar sob meu comando. Mas se aquela montanha estiver entre eu e o cumprimento da vontade de Deus, então posso dizer, "Mova-se", e ela se moverá. (Filipenses 4:13)

Salmo 93

Aqui lemos da majestade, glória e poder neste mundo em uma época ainda futura. Embora não aconteça ainda, há Alguém que é mais poderoso do que as ondas e correntes das rebeliões humanas, e Ele colocará tudo em ordem. Enquanto esse dia não chega, possamos nós, que O conhecemos e desfrutamos de Sua presença, estar cientes de que Ele nos quer andando em santa separação - vers. 5.

#940

Você deve estar separado de seu pecado, ou não poderá estar junto de Deus.

Salmo 102

Aprendemos mais dos sentimentos íntimos do Senhor Jesus no Antigo Testamento do que no Novo Testamento, onde os eventos efetivamente tomaram lugar!

Sl 102:1-11 Ouvimos o próprio Senhor em Sua profunda tristeza enquanto sofria por nós na cruz.

Sl 102:12-22 Deus ouve Seus clamores e o Senhor pode Se regozijar com a promessa de vida e de um reino. Isso deveria nos levar a também louvar o Senhor, enquanto pensamos no sofrimento pelo qual Ele passou, e para que pudéssemos ter o gozo do perdão e de louvá-Lo.

Até o versículo 11, temos as tristezas da vida do Senhor, quando Ele veio da primeira vez. Mas do 12 ao 17, Ele é consolado quando pensa no resultado de Sua obra.

Sl 102:18 Será motivo de bênção para Israel e todas as nações no futuro milênio.

Sl 102:23 O Messias, vers. 25, O Criador.

Sl 102:24 O preço que Ele pagou para nos redimir!

#941

Nossas convicções são formadas por nossas afeições.

Salmo 104

Começa com a grandeza do Senhor; termina com a glória do Senhor (vers. 31). Deus, como Criador, é exaltado. Há muitos hoje em dia que pensam ser muito sábios, e todavia riem da idéia de que Deus criou todas as coisas. Que surpresa será para eles quando se encontrarem com Aquele que fez todas as coisas!

Sl 104:5 Ele estabeleceu os próprios fundamentos da Terra. Ao lermos estes versículos calmamente, somos levados a louvá-Lo mais e mais. Olhe para o céu - para a lua e as estrelas - e lembre-se do versículo 19. Olhe para os montes e lembre-se do versículo 13. Olhe para as árvores e lembre-se do versículo 16. Sim, para onde quer que olhemos, vemos a mão do Senhor, e sentimos o mesmo que o escritor sentiu ao chegarmos ao versículo 24!

Sl 104:30 Todas as coisas que existem provém da mão de Deus.

Sl 104:34 E isto deve nos levar a pensar no Senhor. E não é algo apenas doce para nós, mas é doce para Ele, pois Ele sabe em que estamos pensando!

#942

Eu não daria muito valor à sua religião, a menos que ela pudesse ser vista. Lâmpadas não falam, mas podem ser vistas. [Spurgeon]

Salmo 105

O autor fala das promessas de Deus a Abraão, Isaque e Jacó. Ele lembra a bondade de Deus ao abençoar.

Sl 105:25 Refere-se ao tempo quando o povo de Deus era escravo no Egito. Deus permitiu que eles fossem odiados e espancados - todavia os amava.

Sl 105:26-37 A maravilhosa libertação proporcionada por Deus para o Seu povo, mas podemos aprender uma lição disso. Acaso o Senhor enviou um tempo de tribulação para você? Ele permitiu que alguns o odiassem? Lembre-se de que Ele ama você e irá introduzi-lo em uma bênção eterna.

Sl 105:37 O povo estava rico e saudável.

Sl 105:38 Os Egípcios ficaram felizes quando os filhos de Israel partiram. É bem possível que os incrédulos fiquem felizes quando o Senhor nos chamar. Então não haverá ninguém para incomodar suas consciências, ou para falar a eles do Senhor. Mas será por pouco tempo, e aí os juízos virão.

Sl 105:41 Ele cuidou deles no deserto, e lhes deu água que saía da Rocha. Ele também conhece as nossas necessidades, e pode refrescar nossos corações sedentos com a água de Sua Palavra.

#943

O conhecimento pode fazer de mim alguém que fale mais, mas a graça fará de mim alguém que ande melhor.

Salmo 106

O Salmo 105 nos mostrou o que Deus realmente é para com o Seu povo. Seguidas vezes Ele falou de Sua fidelidade para com eles.

Sl 106:3-25 Hoje olhamos para o outro lado... a maneira como as pessoas agem. Elas ficaram felizes quando Deus agiu com tanta bondade para com elas, mas logo voltaram a seus caminhos maus. Por isso aqui vemos uma breve história dos pensamentos e ações do povo quando foram libertados do Egito.

Sl 106:12 Quando viram o maravilhoso milagre no Mar Vermelho, chegaram até a cantar (Êxodo 15).

Sl 106:13-25 Não demorou para eles se esquecerem. Eles vão de mal a pior. Estes são versículos muito tristes, mas são uma imagem real de tudo o que somos em nosso estado natural.

Sl 106:26-27 Deus entra em cena com castigo. Teria isso feito com que abandonassem sua desobediência? O vers. 28 responde esta pergunta.

Sl 106:30-31 Outra bondade de Deus. Moisés, no versículo 23, fala a Deus em prol do povo. Aqui outro homem fiel mostra sua coragem.

Sl 106:32-43 Mas eles voltam; dessa vez indo para os ídolos. O vers. 35 nos mostra o que acontece conosco quando nos misturamos com amigos mundanos (veja 1 Co 15:33). Eles começam a se esquecer das obras de Deus (vers. 13); eles começaram esquecendo-se das obras de Deus (vers. 13); e terminaram sacrificando a demônios (vers. 37).

Sl 106:44-48 Todavia, mesmo assim Deus mostra o que ELE é. Você está compreendendo a mensagem?

#944

Não existe vitória se comprometemos o padrão bíblico.

Salmo 107

Hoje começamos a 5a. e última parte dos Salmos. É como uma história escrita antes de ter acontecido. Irá nos ajudar a compreender melhor que se tivermos em mente que esta parte é como Israel em sua marcha final para conquistar a terra e o centro que eles haviam desprezado. E é sua entrada nos gozos e bênçãos milenares que terão por mil anos, com o Senhor sendo seu Rei e Jerusalém seu centro.

Sl 107:2 "Digam-no os remidos do Senhor." Abramos nossa boca e falemos do que o Senhor tem feito por nós. Leia os versículos 6, 13, 19, 28. Eles todos falam da mesma coisa. E agora os versículos 8, 15, 21 e 31. Também falam o mesmo. O Senhor enviava tribulação a eles de tempos em tempos, e em suas tribulações eles se voltavam e clamavam ao Senhor. Ele os libertou, e então veio o chamado para que O louvassem!

Devemos, portanto, aprender a lição destes poucos Salmos de louvor. Jamais poderemos nos esquecer da bondade e misericórdia do Senhor que nos tomou e nos salvou. Podemos ver sua benignidade e Sua fidelidade em todas as provas e tribulações que permitiu na vida de cada um de nós. E o resultado de tudo isso deveria ser cada vez mais louvor ao Seu digno nome.

#945

O cultivo da disciplina na esfera física ajudará você a ser disciplinado em sua vida espiritual.

Salmo 110

Um belíssimo Salmo. Repare na palavra "Senhor".

Sl 110:1 As letras da palavra são diferentes. "Disse o SENHOR ao meu Senhor". A primeira palavra SENHOR significa "Jeová" - e a próxima palavra Senhor é "Adonai" e refere-se ao Senhor Jesus. Esta palavra é nova para a maioria de nós e ela significa Deus, pois o Senhor Jesus era Deus, bem como homem. Em Lucas capítulo 20, versículos 41-44, você verá que os Judeus não entendiam isso de modo algum.

Sl 110:2-3 No Salmo 109, o Senhor fala de Si mesmo como "pobre e necessitado". Mas que lugar de honra Ele tem! Ele ascendeu (subiu) e recebeu um tão elevado lugar. Em Filipenses capítulo 2, vers. 5-11, o Senhor Jesus desceu, desceu tanto, até a vergonhosa morte de cruz. Mas Ele agora recebeu um lugar de honra tão maravilhoso, e ainda irá reinar sobre os que o desejarem, (as pessoas neste mundo, não nós) e subjugará todos os Seus inimigos. E estaremos com Ele para compartilhar disso com Ele. Não procuremos a honra deste mundo agora, mas esperemos pelo dia quando nós todos compartilharemos da honra que Ele conquistou.

Sl 110:7 Isto pode se referir ao Senhor Jesus em Sua perfeita dependência durante toda a Sua humilde vida aqui no mundo. Ele estava feliz com o refrigério que recebia de Deus, mas nunca se desviou do caminho de dependência. Possamos nós receber semelhante refrigério e "exaltarmos a cabeça".

#946

Se pretendo alcançar almas para Cristo, devo tocá-Lo antes, por mim mesmo.

Salmo 111

Sl 111:1-6 Nosso coração deveria ficar cheio de louvor quando nos lembramos de que o Senhor Jesus, tão desprezado e indesejado, agora está em um lugar de honra e majestade.

Sl 111:7 É bom recordar que até mesmo o trabalho de Suas mãos (o que vemos ao nosso redor) deveria nos fazer louvá-Lo. Cinco versículos falam das Obras do Senhor.

Sl 111:10 Quanto precisamos nos lembrar disso! As escolas de hoje ensinam a sabedoria do homem, não a sabedoria que vem de Deus através da Bíblia. Leia o versículo 5 e 10 juntos. Não estamos com medo do Senhor, mas repare o que o "temor" dEle produz.

#947

A verdade de Deus, quando não nos sujeitamos a ela, tem um efeito endurecedor sobre aquele que a conhece bem.

Salmo 112

Sl 112:1 Não apenas é o temor do Senhor o princípio da sabedoria, mas a pessoa que anda nesse temor é abençoada do Senhor. O próprio Senhor Jesus não faria nada que não fosse para a glória de Deus.

Sl 112:2-3 Lembre-se sempre de que as promessas de recompensas por obedecer o Senhor (nos dias do Antigo Testamento) eram riquezas e coisas materiais, enquanto para nós hoje, elas são o desfrutar de nossas bênçãos espirituais em Cristo.

Sl 112:7 Acaso estamos com medo de más notícias? Se estivermos, é por não estarmos confiando completamente no Senhor. Podemos estar confiando nEle para salvação, mas deveríamos confiar nEle também a cada dia de nossa vida, pois Ele está cuidando de nós.

Sl 112:9 O andar diário com o Senhor não nos deixa egoístas, mas nos faz querer ajudar outros. Repare quanto tempo a justiça daquela pessoa dura!

#948

Fidelidade é apenas outra palavra para obediência.

Salmo 113

Sl 113:1-2 Repare que o "nome do Senhor" é mencionado nos três primeiros versículos. Hoje há tantos nomes que os homens honram, e até chamam "igrejas" por diferentes nomes. É isso que a Bíblia ensina?

Sl 113:7-8 Nossa posição antes e depois de termos conhecido o Senhor Jesus como nosso Salvador. Deus usa coisas fracas para que fique claro e evidente que o bem e as bênçãos vêm de Seu amor e poder. Portanto, lembremo-nos de que Seu coração e Sua mão são as fontes e que desfrutamos das bênçãos por meio da obediência, oração e leitura de Sua Palavra.

Sl 113:9 Podemos colocar Sara, Raquel, Ana e Isabel neste versículo.

#949

Um grama de coração vale mais que uma tonelada de conhecimento. (1 Coríntios 8:1)

Salmo 114

Sl 114:1-6 Isto nos faz lembrar dos filhos de Israel deixando a terra do Egito e cruzando a terra que manava "leite e mel". Havia grandes obras de poder naquele tempo.

Sl 114:7 Mas há um poder maior ainda por vir! Que dia terrível será para aqueles que forem deixados para trás na vinda do Senhor. O mundo irá sentir Seu poder em juízo (castigo) de maneira muito pior do que foi sentido na terra do Egito.

#950

Se você não é fiel onde está, não será fiel em lugar nenhum.

Salmo 116

Aqui encontramos a cântico de ressurreição do Senhor Jesus. Não se esqueça... escrito 1.000 anos antes da cruz de Cristo ter acontecido!

Sl 116:3 Ele foi até a morte por você e por mim.

Sl 116:8 Mas Ele ressuscitou. Jamais conheceremos o horror que foi para sua alma ter ido à morte e à sepultura por nós. Mas nos regozijamos por saber que Ele está agora ressuscitado e podemos participar do Seu cântico de louvor e vitória.

Sl 116:15 Que versículo maravilhoso! É verdadeiramente precioso para Ele, quando alguém dentre os Seus próprios santos (crentes) é chamado para o Lar, para estar na Sua presença. Estes versículos do sofrimento do bendito Senhor tocaram seu coração?

Sl 116:18 Seu povo... vers. 19 o lugar... Jerusalém.

#951

Se o Senhor quisesse desfrutar do céu sozinho, Ele poderia ter escapado da morte na cruz. Mas foi o Seu desejo que estivéssemos com Ele. O céu não estará completo para Ele até que estejamos lá para contemplar Sua glória.

Salmo 125

Sl 125:1-2 Se você tem uma tranqüila confiança no Senhor, mesmo que passe por dificuldades em sua vida, pensará nestes dois versículos... Você crê nisso? Você vê a terceira palavra do primeiro versículo? O Senhor ficaria feliz em mostrar a você o que Ele está esperando fazer por você se você ...... nEle!

Sl 125:4 Às vezes dizemos a nossos filhos, "Agora fiquem bonzinhos". Você quer que o Senhor "seja bom" com você? O que o Senhor espera que sejamos? Justos de coração. Precisamos pedir a Ele que nos ajude a ser assim? Leia 2 Pedro 1:3,4.

Sl 125:5 Isto será o fim daqueles que passam a fazer sua própria vontade. Mas o Senhor não quer terminar o Salmo assim. O Salmo começa com "confiar" e termina com "paz".

#952

Quando reclamamos, devemos nos lembrar de que é um insulto a Deus queixar-se com a boca que Ele criou para louvar.

Salmo 126

Você deve ter reparado, no número do capítulo, uma frase que diz, "Canto dos degraus". A palavra "degraus" significa "subida". Estes 14 Salmos, do 120 ao 134, são para ser cânticos como passos que sobem... de dias de tribulações, dificuldades, cativeiro, sempre subindo para o gozo, regozijo e cânticos de louvor a Deus em Sua casa (ou templo). Como se fosse a longa jornada de Israel da Babilônia, "a cidade de confusão" Is 24:10 a Jerusalém, a cidade de paz. Sl 122:3-8. Por isso você pode também desfrutar do pensamento de que estamos em uma jornada para o céu, onde o Senhor Jesus está esperando por nós.

Sl 126:3 Certamente todo crente pode dizer isto do fundo de seu coração.

Sl 126:5 Podemos pensar nestes versículos como a Boa Semente do evangelho, e dizermos isso a outros.

Sl 126:6 Podemos aplicar o vers. 5 a nós mesmos... "eles", mas este versículo para o Senhor... "Ele". O Senhor Jesus chorou ao olhar para Jerusalém, pois Ele sabia que iriam rejeitar o Seu amor e misericórdia. Mas Ele voltará trazendo o fruto (nós) com Ele.

#953

Alguém que realmente conhece a verdade só fica mais consciente do quanto não sabe.

Salmos 127

Aqui somos lembrados de que só Deus dá as bênçãos. Tudo que tentamos fazer por nós mesmos é vazio.

Sl 127:1 Se os homens constróem edifícios, algum dia eles se tornarão pó e cinzas e seus honrados nomes serão esquecidos. Mas existe um edifício que permanecerá para sempre - a igreja de Deus! Ela é feita de cada verdadeiro crente, cada um uma pedra viva - 1 Pedro 2:5.

#954

Perdão é mais que retirada da pena. É a restauração da comunhão.

Salmo 133

Sl 133:1 "Irmãos, vivam em comunhão". Será possível? Sim, graças a Deus, é possível. Se todos obedecêssemos a Palavra de Deus, estaríamos todos reunidos ao nome do Senhor Jesus. Que glória traríamos a Ele! Que felicidade e unidade para nós. (Ou será que somos como em Provérbios 6:19?) Leia a primeira sentença mais uma vez e leia rapidamente a última parte do versículo 3. Entendeu?

#955

A menos que estejamos vivendo em comunhão com o Senhor Jesus, as Escrituras não nos comunicarão sua força e alimento.

Salmo 134

Sl 134:1 Aqui todos os servos do Senhor estão diante da casa do Senhor. Que lição para nós! É algo maravilhoso ser salvo, e ter a Bíblia como lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. Mas e a casa do Senhor? Será que realmente queremos estar ali? É para lá que a Bíblia nos leva. Se lermos a Sua Palavra em oração, e se a obedecermos, aprenderemos mais da verdade. O Senhor Jesus é a verdade e o Espírito de Deus nos guiará para aquela unidade singular do Espírito Santo (leia cuidadosamente Ef 4:3).

#956

Se Jesus Cristo estivesse pessoalmente no mundo, todos gostaríamos de estar em Sua companhia. Mas se Ele não está, certamente iremos querer estar com aqueles que expressam algo de Seu caráter.

Salmo 140

Um homem que ama o Senhor e está rodeado de homens orgulhosos e maus. O que devemos fazer? No versículo 4 ele diz, "guarda-me, ó Senhor". No versículo 6 ele diz, "Tu és o meu Deus". No versículo 12 ele diz, "Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado." Pensamos que podemos lutar contra o mal que nos cerca, mas ao invés disso podemos ficar quietos e confiar no Senhor, que logo irá nos livrar de tudo, completamente e para sempre.

#957

Se o seu modo de vida contradiz a Palavra de Deus, ou você muda seu modo de vida ou a Palavra de Deus.

Salmo 141

Sl 141:3 Quando ouvimos conversas ímpias e más ao nosso redor diariamente, podemos acabar falando da mesma maneira. Peçamos ao Senhor que guarde nossos lábios.

Sl 141:5 Podem haver ocasiões quando algum amigo venha a falar alguma palavra fiel a você, por ele temer que você esteja ficando descuidado. Não se ire por isso. O Senhor permitiu que fosse assim, e há uma lição para você aprender aí.

#958

Este tempo chamado vida é muito mais sagrado e especial do que qualquer um de nós poderia jamais imaginar.

Salmo 149

Sl 149:4 "Uma nova canção" (veja Ap. 5:9, esta será a nossa canção). É o Seu povo crente e terreno que está sendo mencionado aqui. O Senhor irá usá-lo para vencer os ímpios e todos os inimigos do Senhor. Mas hoje, podemos nos regozijar por saber que somos Seu povo celestial. Não cabe a nós eliminar o ímpio, mas apresentar a ele a oferta de perdão de Deus; e aguardar que o Senhor nos chame para irmos embora. Então Ele julgará o ímpio que se recusou a aceitá-Lo.

#959

A recompensa para o serviço obediente é capacidade para um serviço ainda maior. (Mateus 25:21-23)

Salmo 150

Todos os crentes hoje tem o gozo e o privilégio de louvar nosso bendito Senhor em Seu santuário, e muito em breve O louvaremos lá no céu, em Seu firmamento.
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice  
 
Worried about your career? Read MOVING ON. Send this page's address to a friend. / Envie o endereço desta página a um amigo.

From / De: Your name / Seu Nome

Your email / Seu email


To/Para: Your friend's name / Nome de seu amigo

Your friend's email / e-mail de seu amigo

Comments / Comentário:

* Fill in all fields / Preencha todos os campos

  Preocupado com a carreira? Leia DIA DE MUDANÇA.