Contents

[ ]

Índice

 

#053

Toda a vida de nosso bendito Senhor como Homem está resumida nas palavras, "Ele Se Humilhou". Ele começou Sua vida aqui em uma manjedoura e a terminou na cruz, e ao longo do caminho não teve onde repousar Sua cabeça.

ROMANOS 1

Agora nos ocupamos de um livro do Novo Testamento que, em certos aspectos, equipara-se a Gênesis. Naquele livro tivemos a primeira criação - a criação física. Em Romanos lemos da nova criação - Cristianismo - a obra completa de Cristo. Romanos nos dá a verdade fundamental da posição de todo crente, assim como Gênesis nos dá a verdade fundamental da primeira criação. Gênesis nos diz das origens de nosso nascimento físico. Romanos nos dá a origem de nosso nascimento espiritual. O Senhor Jesus que é o Criador do primeiro, é o Consumador do segundo. Em Jo 3:6-7 ambos são apresentados juntos. Em Gênesis, um homem desobedeceu até a morte (Rm 5:19); em Romanos, um Homem obedeceu até a morte (o mesmo versículo). Na primeira criação a desobediência a Deus é a própria natureza do homem caído; na segunda criação, a obediência é a própria natureza de uma pessoa redimida (1 Pd 1:2).

Rm 1:3 As boas novas de Deus (o evangelho) dizem respeito a Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor.

Rm 1:5 Obediência vem de Cristo, O qual foi totalmente obediente a Deus Pai. Leia a primeira parte de Jo 8:29. Se não estivermos obedecendo a Palavra de Deus, não estamos vivendo a vida certa que Deus planejou para nós.

Rm 1:7 Todo crente é um santo, embora seja um santo infeliz se não estiver obedecendo a Palavra de Deus.

Rm 1:17-18 "Justiça" significa o modo como Deus torna um pecador perfeito aos olhos de Deus. A ira de Deus contra o pecado foi toda gasta na cruz para qualquer um que aceite a Cristo como Salvador. Com Deus não restou mais nada além de amor para com aqueles que crêem nEle! Quando um juiz absolve um homem, o torna legalmente justo, mas não transforma aquele homem em uma pessoa diferente. Quando Deus aceita um pecador Ele transforma aquela pessoa. Ele a justifica. Ele a coloca em uma posição completamente nova. Ele a vê sem pecado em si mesma. Ele a vê em Cristo.

Rm 1:18-32 Por outro lado, Deus está irado com todos aqueles que rejeitam a Sua justiça. Todas as pessoas do mundo são mencionadas. O pecado arruinou a todos.

Rm 1:19-20 Ninguém pode dizer que Deus não é justo nisso tudo. Uma pessoa que nunca tenha escutado o evangelho não será responsabilizada por isso. Mas será tida por responsável por aquilo que Deus lhe tiver falado através da natureza. As pessoas são inescusáveis. Do versículo 19 ao 2:16 Deus está falando das terras pagãs (os Gentios).

#054

JESUS é uma VÍTIMA, perfeitamente capaz de nos purificar... Um SACERDOTE perfeitamente capaz de interceder por nós... um PROFETA perfeitamente capaz de nos instruir... um GUIA perfeitamente capaz de nos transportar seguros para a glória.

ROMANOS 2

Rm 2:1-16 Os Gentios cultos ou educados.

Rm 2:2 Deus julga em conformidade com a verdade. No vers. 6 de acordo com aos obras (o que fizeram).

Rm 2:11 Sem favorecer uma pessoa em detrimento de outra. Vers. 16 - em conformidade com o evangelho que Paulo pregava. O capítulo todo mostra que quanto mais luz uma pessoa tem, maior o castigo se ela não aceitar o dom de Deus. As pessoas dizem "sim, mas e os pagãos?". Este capítulo coloca as coisas nos seus devidos lugares. Devíamos dizer a uma pessoa assim, "mas e você?"

Rm 2:17-final Os Judeus - eles eram muito mais responsáveis porque Deus lhes havia dado a lei, a Sua palavra.

#055

Com freqüência levamos as coisas até as mãos do Senhor, mas não até o Seu coração que move Suas mãos.

ROMANOS 3

O assunto do pecado continua. Deus está provando que o pecado está em todos. Todos pecaram (vers. 23) seja Judeu ou Gentio - não há diferença (vers. 22).

Rm 3:10-18 Tirados de sete diferentes passagens do Antigo Testamento, estes versículos provam que toda a raça humana, em todas as épocas, se apresenta como culpada diante de um Deus santo. (Paulo deve ter lido cuidadosamente o Antigo Testamento).

Rm 3:21-final Um grande "MAS", e Deus mostra aqui o grande contraste. Ele nos dá uma Pessoa - Seu Filho amado - para nos adquirir de volta - (nos redimir) para Ele.

Rm 3:9 Todos estão debaixo do pecado, mas o Senhor Jesus foi feito pecado por nós, 2 Co 5:21

#056

Quanto mais perto eu estiver do coração de Cristo, maior calor terá o meu próprio coração... para com Ele... e para com os outros!

ROMANOS 4

Hoje uma outra palavra começa a ser usada com grande destaque, "fé", que significa "crer, acreditar". Mas sempre (no Novo Testamento) relacionada a Deus, ou Cristo ou a coisas espirituais. Os pecadores só podem ser limpos de seus pecados pela fé. Nunca por obras.

Rm 4:1 Abraão é apresentado como o maior exemplo de fé. Ele creu em Deus.

Rm 4:28 A fé em Deus é algo totalmente diferente do fazer boas obras. Estas jamais podem salvar uma pessoa.

Rm 4:9-22 Abraão recebeu, de Deus, promessas de bênção antes que houvesse uma nação Judaica (portanto estas promessas não dependem da lei, mas da fé - de crer em Deus.

Rm 4:23-25 O mesmo se refere a nós. Somente a fé (crer) na obra de de Cristo salva nossa alma.

#057

Se eu estiver procurando por gozo, nunca vou encontrá-lo, mas se estou desejoso de conhecer melhor a Cristo, encontrarei gozo, paz e contentamento.

ROMANOS 5

Rm 5:1-2 "Portanto" - que linda palavra! Que paz invade nosso coração. Através de Cristo, nós, pecadores perdoados, somos elevados e introduzidos bem na glória de Deus.

Rm 5:1-11 Nunca diga a um pecador para fazer sua paz com Deus (ou "fazer as pazes"). A paz foi feita na cruz do Calvário (Cl 1:20). A paz se torna nossa pela fé.

Rm 5:10 Repare nos dois aspectos da Salvação que vem de Deus. Em um aspecto (o passado), ela veio através da morte do Senhor Jesus. No outro aspecto (o presente) ela é por intermédio da vida do Senhor Jesus agora. Até o final do versículo 11 o assunto tem sido os "pecados" (e não o "pecado"). Mas a partir do versículo 12 é falado do "pecado". O "pecado" é a natureza caída; os "pecados" são os atos desta natureza. O "pecado" é a raiz; os "pecados" compõem o fruto.

Rm 5:12-21 Adão era uma figura da velha vida. Cristo é a nova vida. Cada um é cabeça de uma família. Todos nós nascemos uma vez dentro da família de Adão. Devemos nascer de novo na família de Cristo. "Pecado", "transgressão", "desobediência", "condenação" e "morte" aparecem em contraste (em oposição) a "justiça", "justificação" e "obediência". Estamos todos ou em uma ou em outra posição.

Rm 5:21 O pecado é como um rei. Como um senhor de escravos. Éramos os escravos. O pecado é um poder fora de nós. É um inimigo. O mundo hoje, separado de Cristo, está sob o poder ou controle do pecado. Cristo teve que descer e vencer o pecado em seu próprio território (Rm 8:3). Se você está em Cristo (se é um crente nEle) você entrou nesta vitória, e está liberto desse terrível poder do pecado - (Rm 6:18; 7:24-25). Mas agora a "graça" é o rei. A graça reina! Todavia ainda não estamos livres da presença do pecado. Este assunto será tratado amanhã. O capítulo 5 nos fala do que temos por intermédio de Cristo. O capítulo 6 do que somos em Cristo.

#058

A Sua santidade fez dEle um estranho em um mundo poluído; a Sua graça O manteve sempre ativo neste mundo necessitado.

ROMANOS 6

Nesta vida, o pecado está sempre tentando voltar a controlar o crente. E agora vamos aprender como tratar dessa séria situação. Descreve-se de um conflito. Alguns poderiam dizer que se uma pessoa estivesse nesta maravilhosa posição de salvação, o pecado já não importaria, mas importa como nos diz o versículo 12.

Rm 6:1 Ele repete aqui o que outros haviam dito tentando acusá-lo de erro (Rm 3:8). Portanto Paulo explica cuidadosamente este assunto tão importante.

Rm 6:1-14 O crente morreu com Cristo, e possui uma nova vida em Jesus Cristo. A Palavra de Deus diz que estas coisas são fatos consumados. O versículo 11 nos diz para acreditarmos nisto. Se a vida de um verdadeiro cristão não demonstra que ele crê nisto, ele não irá perder sua salvação, mas não irá desfrutar de crescimento em sua alma. Se ele crê no que Deus diz, então não irá alimentar aquela velha natureza.

Rm 6:15-23 Os crentes são servos de Deus. Um novo Mestre tomou o lugar do pecado. O pecado era um mestre na velha vida, e exigia uma vida vergonhosa. Será que você entende que nestes versículos se encontra o segredo do poder para se viver uma vida pura?

Rm 6:23 O pecado recebe salário - a morte. Mas a alternativa é um presente - a vida eterna - por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. No capítulo 5 há duas cabeças de famílias (Adão e Cristo). No capítulo 6 há dois mestres e no capítulo 7 há dois maridos.

#059

Estou em Cristo nas alturas... Cristo está em mim aqui... é isto o que constitui o poder para minha vida.

ROMANOS 7 vers. 1-6

Rm 7:1-6 Paulo usa a figura de uma mulher casada com um homem. Se ele morresse ela estava livre para se casar com outro. (O marido é uma figura da lei, a esposa é uma figura de uma pessoa). A lei só tem poder sobre o crente enquanto ele vive e a lei não pode morrer; então como pode esta união ser quebrada? O crente morre! Portanto a lei (o antigo marido) já não tem poder sobre aquele que está morto. Uma pessoa que aceita a Cristo como seu Salvador já morreu com Cristo (6:8). Mas Cristo ressuscitou de entre os mortos, nós crentes estamos agora unidos a Ele. Não podemos ter dois maridos ao mesmo tempo. Hoje iremos ler apenas estes 6 versículos. A maioria dos crente nunca os entende. Existe muito ensino errado sobre o que eles significam. Não espere entender lendo rapidamente. Leia e releia, até você assimilá-los! O crente é o que morre!

#060

Não posso ter Cristo como o centro de minha vida se Ele não for o centro de meus pensamentos.

ROMANOS 7 vers. 7-25

Rm 7:7-25 Em Fp 3:6 Paulo havia dito que, naquilo que dizia respeito à lei, ele era irrepreensível. Aquilo foi antes de ele se tornar um homem salvo. Mas aqui, como um homem salvo, ele está pensando no pecado de um modo diferente. Ele descobriu que queria fazar o bem, mas não tinha o poder para fazê-lo. Ele descobriu que em sua velha vida (velha natureza) ele era completamente mau (vers. 18). Aqui Paulo tinha a idéia errada de que sua nova natureza poderia vencer a velha natureza e mantê-la subjugada.

Rm 7:24 Mas isso não era possível. Ele clama por auxílio. Ele entende que precisa de um poder que está fora de si mesmo. Somente Deus podia fazer isso por ele.

Rm 7:25 Mas há outro clamor. Desta vez vindo de seu coração. Desta vez um brado de alívio e triunfo, e ele sabe que foi ouvido. Ele agradece Àquele que veio em seu socorro, a Deus que lhe havia dado a vitória por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. Nada é mais importante para nós como crentes do que aprender isto para nós mesmos. Não saia destes dois capítulos (6 e 7) até enxergar isto. A carne, por melhor e mais refinada que seja, irá nos arrastar para a derrota e para a rendição ao pecado. Mas quando nos rendemos a Cristo, Ele tem a vitória, e todo o crédito (a glória) vai para Ele.

#061

O Sacerdote, Cristo, vai a Deus por nós... e nós vamos ao Sacerdote.

ROMANOS 8, vers. 1-17

O capítulo 7 foi todo de fraqueza e derrota e todo acerca do "Eu, mim, ou meu" (mencionado 47 vezes na versão inglesa), enquanto Cristo foi mencionado duas vezes. O Espírito Santo nem chega a ser mencionado. Este capítulo está saturado do Espírito. O Espírito Santo é mencionado 18 vezes, Cristo 13 vezes e "eu, me ou meu" três vezes! (referências ao original em inglês). A lei não poderia libertar o homem do poder do pecado. Mas Deus fez isto enviando Seu Filho ao mundo para morrer na cruz. Pela morte de Jesus, Satanás, o pecado e a morte foram vencidos.

Rm 8:1-4 A base da obra do Espírito está na cruz de Cristo. E este deve ser nosso tema de louvor na eternidade. O Espírito de Deus quer que pensemos em Cristo cada vez mais.

Rm 8:5-13 O Espírito aparece em contraste com a carne. Aqueles que são do Senhor devem viver de modo diferente daqueles que não conhecem o Senhor. A carne luta contra nossa nova vida o tempo todo, mas a vida em Cristo nos leva a novos interesses e temos um objetivo na vida... agradar ao Senhor. A nova vida só quer fazer isto. A carne nunca compreende isto porque não compreende Deus.

Rm 8:14-17 O Espírito nos torna seguros de que somos filhos de Deus.

#062

Somos em Cristo uma herança de glória (Rm 8:17), a esperança da glória (Cl 1:27).

ROMANOS 8, Vers. 18-final

Rm 8:18-25 O Espírito nos assegura da glória vindoura. Se estivermos desfrutando deste fato, então os problemas presentes pelos quais passamos não nos incomodarão.

Rm 8:26-27 O Espírito Santo intercede (ora) por nós. Às vezes não sabemos como orar e apenas gememos. O Espírito Santo transforma esses gemidos em palavras diante de Deus!

Rm 8:28-30 O Espírito Santo executa o plano de Deus. Estes versículos se aplicam a todos os crentes. Pois todos os crentes amam a Deus. E Deus está gradualmente guiando todos os crentes em conformidade com Seus propósitos. Se entendemos que Seu amor para conosco nunca muda, estamos bem no caminho de entendermos estas outras coisas.

Rm 8:31-39 Que arrebatamento de adoração e ações de graças. Com este capítulo terminam os grandes ensinos sobre a salvação. Se você tiver tempo, valeria a pena ler estes oito capítulos junto com estes esboços. Estes capítulos são o fundamento do Cristianismo.

#063

Se não conheço a Cristo, de nada importa eu conhecer todas as outras coisas... mas se eu conheço a Cristo, de nada importa se eu não conhecer todas as outras coisas.

ROMANOS 9

Deus fala agora dos Judeus. Israel era originalmente para ter sido o grupo missionário aos Gentios (Is 42:6). E quando o há muito prometido Messias (Jesus) veio, Israel O crucificou! Paulo divide este assunto todo em três partes. Capítulo 9 - primeira parte. Israel foi escolhido no passado para ser ricamente abençoado. Não foi por serem bons que eles foram escolhidos. Eles falharam totalmente - eles mataram Aquele que veio ao mundo para abençoá-los! Capítulo 10 - Israel no presente. A nação é deixada de lado. Capítulo 11 - no futuro (após a igreja ter sido levada para o céu), Deus irá voltar a reunir Israel. Assim o passado, presente e futuro estão nos capítulos 9, 10 e 11.

Rm 9:1-5 Paulo está com o coração partido porque a maioria dos Judeus estão fora do lugar de bênção. Eles rejeitaram o Salvador, e não aceitam que alguém O siga. Repare nestes versículos como Paulo fala à semelhança do Senhor... ele andada tão perto do Senhor!

Rm 9:6-13 No princípio da história de Israel, Deus escolheu um ramo de uma família para Seus propósitos especiais. O comportamento daquela pessoa não tinha nada a ver com o fato de ter sido escolhida. Os Judeus estavam argumentando que Deus tinha o dever de abençoá-los (Lc 3:8, Jo 8:33,39). Deste modo ele aponta para o fato de que apenas uma pessoa havia sido escolhida em uma família (vers. 7). Deus não esperou para ver como Jacó seria antes de escolhê-lo (Gn 25:23, Ml 1:2).

Rm 9:14-29 Ninguém pode dizer a Deus o que fazer. Paulo diz que Deus não pode ser chamado de injusto. Ele dá 3 razões.

Rm 9:15-18 As Escrituras mostram que Deus é livre para fazer o que Ele quiser.

Rm 9:19-24 Seria o mesmo que se considerar igual a Deus ao invés de uma de Suas criaturas.

Rm 9:25-29 As próprias passagens do Antigo Testamento provam que Deus iria ter um pequeno remanescente (grupo) de Judeus crentes e que Seu amor e graça alcançaria os Gentios.

Rm 9:30-33 Era conhecido das passagens do Antigo Testamento que Israel falharia miseravelmente e seria deixado de lado por Deus. Deus pode fazer o que quiser e se Ele os colocou de lado e introduziu os gentios na bênção, Ele jamais os abandonará. (Veremos isto no capítulo 11). Os Gentios que crerem serão salvos. Os Judeus tentaram ganhar suas bênçãos através de suas próprias obras e perderam tudo. A própria Rocha em que tropeçaram era Aquele, o Único, que poderia tê-los salvo. Aquela Rocha era o Senhor Jesus Cristo.

#064

O crente entende que o bendito Filho de Deus tornou-Se um homem para poder ser julgado, sofrer e morrer pelo que crê.

ROMANOS 10

Paulo havia sido um Fariseu, e conhecia tudo a respeito da lei. Todavia, assim que foi salvo e passou a ser habitado pelo Espírito Santo (na mesma ocasião - Ef 1:13), ele passou a conhecer a completa rejeição dos Judeus para com Deus. (1) Eles rejeitaram Jeová; (2) rejeitaram o Cristo de Deus, que veio como o Messias e (3) rejeitaram a Deus, o Espírito Santo (Atos 7).

Rm 10:14 Os Judeus tinham um zelo (energia para servir) por Deus, mas não da maneira correta. Eles queriam estabelecer sua própria justiça. E pense só em quanta gente hoje está tentando fazer o melhor que podem.

Rm 10:5-13 O evangelho é facilmente recebido e está aberto a todos.

Rm 10:6-7 Ninguém precisa pensar que seja necessário percorrer uma longa distância (para o céu) ou descer ao abismo para receber a Cristo. A salvação está perto, pronta para qualquer um.

Rm 10:8-13 Os lábios para falar, o coração para crer, isto é tudo o que é necessário de nossa parte.

Rm 10:14-21 Deus deu aos Judeus todas as oportunidades, e fez tudo o que era possível. Existem quatro elos em uma corrente entre Deus e eles... os apóstolos.. a pregação... o ouvir... e a fé (crer). Mas eles quebraram a corrente, eles não iriam crer.

#065

O primeiro homem foi expulso do paraíso por causa do pecado; mas agora um Homem veio do paraíso à terra, para pagar pelo pecado, e Ele irá nos levar com Ele para o paraíso para sempre.

ROMANOS 11

Paulo aqui olha para o futuro. Ele indaga se Deus parou de tratar com Israel de uma vez por todas. Não, eles serão abençoados no final! Após o Senhor levar a igreja (nós os crentes) para o céu, então Ele vai voltar a tratar com Israel.

Rm 11:1-5 Lembre-se de que Elias pensou que fosse o único em seus dias que permanecera fiel a Deus. E o Senhor teve que dizer a ele que 7.000 outros não haviam se curvado à adoração de ídolos. Deus sempre tem os Seus fiéis ou um remanescente.

Rm 11:6 A graça é o oposto das obras.

Rm 11:11-35 Através da rejeição do Messias, Deus deixou os Judeus e passou a oferecer Sua salvação a todo o mundo. Quando o Senhor Jesus voltar para nós, então Deus irá começar a trabalhar em alguns Judeus outra vez, e irá abrir seus olhos agora cegos.

Rm 11:12-16 Israel rejeitou o Salvador e através dessa rejeição muitas coisas boas chegaram aos Gentios. Quão grande  e glorioso dia será aquele quando Israel voltar a Deus!

Rm 11:17-33 Israel foi o ramo natural de uma árvore. Por causa de sua incredulidade foi cortado, e outros ramos (os Gentios) foram enxertados. Mas aqui os novos ramos são avisados de que se não continuarem fiéis serão cortados e então será fácil enxertar outra vez os ramos naturais. E é exatamente o que vai acontecer. Depois que nós crentes formos levados para o céu, os Judeus serão outra vez abençoados no milênio.

Rm 11:33 Paulo rompe em louvor a Deus por haver concebido um plano tão glorioso.

#066

Seremos tão semelhantes ao segundo Homem como temos sido semelhantes ao primeiro.

ROMANOS 12

Os últimos cinco capítulos carregam diferentes instruções para os crentes. Este capítulo diz ao crente como ele deve viver, trabalhar e amar. Para cada instrução na Bíblia em como viver, existe sempre uma doutrina clara quanto ao fundamento disto. O evangelho tem dois lados, o lado do crer e o lado do proceder. Todavia, ambos andam juntos, pois nosso proceder mostra o que cremos.

Rm 12:1 Uma vida devotada a Deus é a vida natural para cada crente.

Rm 12:2 Não devemos seguir o modo de falar, os hábitos ou os costumes do mundo, mas sermos transformados em um viver para Cristo, para então provarmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus. Não devemos viver para agradar a nós mesmos, mas ao Senhor.

Rm 12:3-8 Nós crentes precisamos estar juntos em uma comunhão pois somos um "corpo". Você está vivendo isto?

Rm 12:9-21 O amor é, para o crente, um amor genuíno. É um amor que aprende do amor de Deus em Cristo e dele obtém sua força. "O amor seja não fingido" o que significa sem engano ou dissimulação. Quão verdadeiro estão sendo estes versículos a nosso respeito?

#067

Não podemos receber a Deus em graça e salvação sem que haja uma resposta de gratidão e gozo em nosso espírito.

ROMANOS 13

Ontem lemos de como o crentes se comporta para com outros crentes... hoje, para com os incrédulos.

Rm 13:1-7 Sempre que existe uma eleição, é o homem certo que sempre ganha, por esta razão o crente não vota. Parece difícil entender que não faz diferença sob qual governo nos encontramos, ou que tipo de leis possam ser feitas. Quer gostemos ou não, devemos obedecê-las. (Evidentemente não será o caso se elas forem contrárias à Palavra de Deus). Satanás é o deus deste mundo (2 Co 4:4) ainda que Deus governe tudo. Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Se você estiver desobedecendo o governo estará desobedecendo a Deus. Leia estes versículos outra vez... é Deus falando para você e para mim.

Rm 13:8-14 Há duas razões para a piedade. A primeira é o amor (8-10), a segunda é porque o Senhor logo virá (11-14). O dia do Senhor vem após o dia da tribulação. Está se aproximando.

#068

A NOVA NATUREZA é a capacidade... o ESPÍRITO SANTO é o poder... quando sou dependente e obediente.

ROMANOS 14

O modo como os crentes devem se comportar para com todos, mas tendo sempre o Senhor em mente. As opiniões pessoais são, com freqüência, as razões do comportamento de uma pessoa, mas não é isto o que Deus está nos dizendo aqui.

Rm 14:13-23 As pessoas costumam olhar para aqueles que não agem do modo como elas pensam que eles deveriam agir. Os crentes não devem ser controlados pelo que pensam, mas pela Palavra de Deus. Devemos estar conscientes do efeito que exercemos sobre outros pelo modo como agimos; e o que é mais importante, que somos responsáveis para com o Senhor. Alguns que haviam sido Gentios antes de terem sido salvos podiam ter sido idólatras. As pessoas mais pobres podiam estar comprando no açougue carne que havia sido oferecida a ídolos. Surgiu a questão quanto a ser correto para um crente comer tal tipo de carne. Uma pessoa que tivesse acabado de conhecer ao Senhor Jesus como Salvador não saberia muito sobre o Senhor ou sobre as Escrituras. Um crente mais velho não deveria ofender a consciência do mais novo ao comer esse tipo de carne, mesmo que pudesse comê-la com boa consciência.

#069

A justificação é obra de Cristo; a santificação é obra do Espírito Santo.

ROMANOS 15

Rm 15:1-7 Paulo havia aprendido que a obediência não é para agradar a si mesmo. Esta é uma das coisas mais importantes para se entender. Paulo coloca o Homem perfeito diante de nós como um exemplo. Apenas um crente em Cristo tem o poder para viver a vida cristã em conformidade com a Bíblia. Lembre-se de que Paulo não estava apenas dizendo a eles como deveriam agir, mas estava lhes mostrando.

Rm 15:8-13 Os crentes que tinham sido Judeus podiam pensar que sabiam mais do que os crentes que tinham sido Gentios. E os crentes Gentios podiam estar pensando que os crentes Judeus estavam presos a uma porção de tradições, as quais vinham dos dias do Antigo Testamento. Paulo leva ambos a olharem para Cristo.

Rm 15:13 Que belas palavras para unir todos os crentes em um só desejo de agradar somente a Deus.

Rm 15:17-21 Paulo relembra seu trabalho missionário e não quer o crédito pelo trabalho missionário de outros. Mas aponta para a obra de Cristo feita por intermédio de si.

Rm 15:22-32 Paulo traça seus planos futuros. Este capítulo tem vários pontos muito belos. Aqui estão alguns deles. Deus é o Deus de paciência (vers. 5), o Deus de consolação (encorajamento, vers. 5), o Deus de paz (vers. 33). Então temos a glória de Deus, a verdade de Deus, o evangelho de Deus, o Espírito de Deus, e a vontade de Deus. Veja se você pode encontrar as cinco coisas. Se tiver tempo, procure por (A) referências ao Espírito Santo, (B) referências à esperança, (C) referências a Cristo, (D) referências a muitas coisas com as quais podemos ser preenchidos. Como membros do um só corpo, repare que devemos (1) auxiliar, (2) agradar, (3) receber, (4) admoestar (avisar outros), (5) ministrar (servir), e (6) orar uns pelos outros.

#070

O Espírito Santo é o poder que nos desliga de tudo o que é contrário a Deus... e nos leva àquilo que é invisível... a Cristo.

ROMANOS 16

Paulo amava a todos os irmãos e sabia o que muitos estavam fazendo. Ele era rico em amizades. E é por esta razão que recorda a tantos, mesmo que apenas por nome (em poucos casos). Os homens e mulheres que igualmente muito o ajudaram. Sempre que coubesse algum louvor, Paulo nunca deixava de fazê-lo. Não seria também um belo modo de agirmos com outros crentes?

Rm 16:17-18 Paulo não estava querendo ganhar popularidade bajulando a todos. Ele tem algumas palavras duras para aqueles que estavam causando divisões - criando denominações. Hoje muitos crentes são tolerantes com aqueles que causam divisões e ofensas que são contrárias à doutrina que aprenderam. Repare no que deveria ser feito com pessoas assim.

Rm 16:25-27 Que belo final para esta poderosa Epístola. Possamos receber graça de Deus para vivermos em conformidade com estas palavras. Então andaremos no gozo da bênção desta expressão final de louvor a Deus.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice