Contents

[ ]

Índice

 
#684

Quando você conhece o coração de Deus, jamais irá questionar Sua vontade. A vontade de Deus é Sua expressão do Seu amor por mim. O maior conhecimento que um homem possa ter é conhecer a vontade de Deus - sua maior realização é fazê-la.

MATEUS 1

A Bíblia começa com o Jardim do Éden, e com um rio saindo dele e se dividindo em quatro rios; (quatro nas Escrituras sugerem os pensamentos de seguir em todas as direções - Norte, Oeste, Leste e Sul. Noé e seus filhos (4 no total) foram colocados em um mundo recém lavado. Abraão, mais tarde, foi chamado para sair da terrível idolatria deste mundo. Por meio de seus descendentes o mundo todo iria ser abençoado.

Assim Israel tornou-se o povo de Deus. Seu trono estava no centro - Jerusalém. É também o centro do governo e da adoração para todas as nações. Aqueles eram os planos de Deus... separação para Si mesmo, mas para uma bênção de alcance maior ainda. Para Israel foi dado o Antigo Testamento. Tudo centralizado neles. O Salvador do mundo seria seu Messias. Assim, ao chegar, Jesus nasceu ali.

Mais tarde, como um Homem, Ele apresentou-Se a eles. É por isso que o primeiro Livro da Nova seção da Bíblia começa com "Jesus Cristo". Este Livro tem diversas citações dos profetas dos dias do Antigo Testamento. Ele nasce em Belém, em conformidade com Miquéias 5:2. Serão mencionadas as outras partes e referências à medida que as encontrarmos.

Mt 1:18 O nascimento virginal de nosso Senhor Jesus. Isto é negado por muitos hoje, mas sabemos que a Palavra de Deus ensina claramente que nosso Senhor Jesus nasceu como havia sido prometido a uma virgem (Is 7:14).

Mt 1:21 Antes de nascer, o maravilhoso nome de Jesus foi escolhido para Ele, e este nome significa Salvador, "porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados." Com frequência encontramos esta palavra "salvar" ao lermos o Evangelho.

#685

Se não exercitarmos nossa fé, Satanás irá enfatizar nossas quedas.

MATEUS 2

Mt 2:1-2 Cerca de 2 anos após o nascimento de Jesus, os homens vieram do oriente para adorá-Lo. Eram gentios. Eles visitaram o Rei Herodes, que ficou muito perturbado quando escutou do nascimento de Jesus.

Mt 2:5 Os líderes Judeus realmente sabiam que Belém era a cidade onde seu Messias deveria nascer, e citam a profecia no versículo 6 para prová-lo.

Mt 2:8 Herodes faz promessas enganosas de que também iria e adoraria a Jesus quando Ele fosse encontrado.

Mt 2:9 Um maravilhoso milagre é registrado aqui. A estrela moveu-se até Belém e parou ali. Estava a apenas 19 quilômetros de distância, portanto a estrela deve ter estado bem próxima para identificar o lugar com tamanha exatidão.

Mt 2:11 Ao que parece Jesus tinha quase dois anos de idade naquela ocasião (vers. 16).

Mt 2:19-23 Deus tomou um cuidado especial com aquela criança. José leva sua pequena família para a terra do Egito. Leia Oséias 11:1 e lembre-se de que foi escrito 700 anos antes de Jesus nascer! Algo notável, pois havia sido da terra do Egito que o povo, os Judeus, havia sido chamado a sair muitos anos antes, para entrar na terra de Israel.

Mt 2:22-23 Jesus, o verdadeiro filho de Davi e Rei de Israel, retorna agora à terra de Israel. Iria Ele direto para o trono de Davi? Não, em vez disso vemos que Ele vai para a Galiléia. Aqueles que viviam na Galiléia eram desprezados pelos Judeus, principalmente os que viviam na cidade de Nazaré. E assim encontramos o Senhor Jesus morando entre aqueles que eram desprezados. O Senhor Jesus, o verdadeiro Rei de Israel, era, Ele próprio, rejeitado e desprezado.

#686

Quanto mais submisso sou ao senhorio de Cristo, menos Satanás e o mundo terão o que fazer.

MATEUS 3

Passaram-se anos e Jesus começa Sua obra. Surge João Batista, conforme Isaías havia profetizado no capítulo 40:3 de seu Livro.

Mt 3:1 João Batista está pregando no deserto. O fato de João pregar no deserto ao invés de fazê-lo no templo nos mostra que o povo de Deus estava em uma condição que não agradava ao Senhor, e por isso João permanece separado deles e os chama ao arrependimento.

Mt 3:2 Encontraremos com freqüência no Evangelho de Mateus a expressão "o reino dos céus". Isto não equivale ao céu propriamente dito, mas conforme descobriremos descrito mais tarde, refere-se ao fato de que o Senhor Jesus havia vindo do céu e iria revelar ao Seu povo aquilo que Ele havia recebido de Seu Pai no céu.

Mt 3:6 Este batismo não é de modo algum igual ao batismo Cristão do qual falamos hoje. Era um batismo para arrependimento pelos pecados do povo e da nação de Israel.

Mt 3:7-12 João avisa aqueles que iam a ele para serem batizados que Deus via seus corações.

Mt 3:13-17 Jesus vai a João para ser batizado e João, evidentemente, fica muito surpreso, pois sabia que o Senhor Jesus não tinha pecados que necessitassem de arrependimento. O Senhor Jesus sabia que a nação de Israel era culpada de muitos pecados... sua idolatria no passado, seu orgulho presente de justiça própria, portanto para ocupar o Seu lugar com Sua nação, Ele havia pedido a João que O batizasse.

Mt 3:16-17 Deus imediatamente O coloca separado como sendo bem diferente de qualquer outro que estivesse sendo batizado. Quando o Senhor Jesus sai da água, a voz de Deus é ouvida vinda do céu dizendo, "Este é Meu Filho amado, em Quem Me comprazo". O Espírito de Deus desce na forma de uma pomba sobre o Senhor Jesus. Aqui encontramos toda a Trindade no início de Sua vida pública.

#687

A oração é o amor na necessidade, apelando para o amor em poder.

MATEUS 4

Mt 4:1-11 A tentação do Senhor Jesus... algo muito importante para nós. Cada vez que Satanás tentou o Senhor Jesus, usou a palavra "se" ao apresentar sua tentação. A cada vez o Senhor respondeu citando a Palavra de Deus. Lembremo-nos disto quando confrontados com tentações; somos guardados pela Palavra de Deus. Quando Adão estava no jardim do Éden, também foi tentado, e caiu, e trouxe sobre si mesmo e sobre todos nós seus descendentes o pecado, sofrimento e a morte que se seguiu. O Senhor Jesus saiu do Paraíso para pagar pelos pecados daqueles que cressem nEle e poder levá-los ao Seu Paraíso. Como o "último Adão" Ele é tentado, e resiste a todas essas tentações. Lembre-se também, de que João Batista não era um Cristão, mas era como todos os crentes do Antigo Testamento. Ele esteve em evidência por apenas alguns poucos meses.

Mt 4:12-16 O Senhor Jesus ouve falar que João havia sido lançado na prisão, e segue para a Galiléia. Muitos lugares e muitas cidades ouviram a maravilhosa mensagem do reino dos céus.

Mt 4:19 "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Que coisa maravilhosa para cada um de nós que conhece o Senhor Jesus como nosso Salvador, ser também um pescador assim.

Mt 4:23 O Senhor Jesus ensina nas sinagogas deles o "evangelho do reino" e cura todos os tipos de enfermidades entre o povo. Ele vai gradualmente reunindo um pequeno remanescente em torno de Si, o qual se transformará, e será o início da igreja de Deus, da qual cada um de nós que cremos faz parte.

#688

Há muitas pessoas que suportam a religião ao invés de desfrutarem de Cristo.

MATEUS 5

Chegamos agora àquele que é chamado de "sermão do monte". O Senhor Jesus mostra ao Seu povo os princípios (regras) do reino que Ele tinha vindo estabelecer. Mas Ele, o Rei, foi rejeitado e crucificado. O reino foi postergado de modo que, apesar de podermos ler estes maravilhosos versos, sabemos que eles ainda não se cumpriram.

Mt 5:5 Porventura são os mansos que herdam a terra hoje? Não, mas são os ímpios e infiéis. Lembre-se de que após nós, os crentes, termos sido levados para a glória (talvez hoje), o Senhor retornará para estabelecer Seu reino.

Mt 5:11-12 Se quisermos ser fiéis ao Rejeitado, também nos veremos perseguidos e acusados falsamente para a honra do Senhor. Podemos nos regozijar e ficar extremamente gratos por isso. Embora essas instruções fossem tão doces e perfeitas, ainda assim é Ele, o bendito Senhor Jesus, que exerce o poder de atração sobre nós. Se tiver tempo, leia Deuteronômio 14 para ver a conexão de Israel com o Antigo Testamento e ver como nosso capítulo foi falado para aquela mesma nação. Leia depois Gl 3:12,13 para entender o que a graça fez por nós.

Mt 5:17-48 O Senhor Jesus fala da lei de Moisés, não apenas confirmando a autoridade dessas leis, mas falando do coração do homem. A lei de Moisés só tratava das ações, mas Deus olha o coração. O homem é mais responsável hoje do que era sob a lei de Moisés.

Mt 5:22 Era totalmente errado irar-se contra o irmão.

Mt 5:27-28 Aquilo que está escondido no coração das pessoas é conhecido por Deus.

Mt 5:33-37 É muito comum hoje as pessoas jurarem para tornar suas afirmações mais verídicas. Uma linguagem assim não agrada muito a Ele.

Mt 5:38-48 É isto que o Senhor se agrada de ver naqueles que desejam agradá-lo... foi a forma como Ele próprio agiu quando esteve aqui. Não há ninguém que tenha amado seus inimigos como fez o Senhor Jesus.

#689

Nosso amor pelo Salvador é expresso em nosso amor por Seu povo.

MATEUS 6

Mt 6:1-8 A maneira como muitas pessoas oravam e faziam outras boas obras. Quando mostramos obras de bondade a outros, ou quando oramos, é muito melhor fazer isso de modo a não atrair as atenções para nós mesmos.

Mt 6:9-13 "A oração do Senhor" era muito importante para os discípulos daqueles dias, pois suas esperanças estavam em um reino na Terra, enquanto nossas esperanças são celestiais. Estamos esperando que o Senhor nos chame para subir. Depois de estarmos lá por algum tempo, então o Senhor nos trará de volta para reinar sobre este mundo com Ele. Ele estabelecerá Seu reino na Terra. Mas um pouco antes de Sua volta, o pequeno remanescente Judeu (que creu no "evangelho do reino" - veja 24:14)... que será pregado no mundo, fará essa oração.

Mt 6:19-34 Podemos aplicar estas palavras a nós em nossas necessidades pessoais diárias. Há grande instrução para cada um de nós.

Mt 6:21 Se nosso tesouro estiver aqui neste mundo, passaremos por muitas ansiedades e esses tesouros poderão desaparecer com muita rapidez; mas nosso tesouro está no céu (o Senhor Jesus).

Mt 6:33 O mesmo pensamento.

#690

Nossas tribulações neste mundo colocam nossa natureza à prova; elas revelam o que está no coração. Elas provam o que há em cada um de nós, e graças a Deus, revelam o que há nEle para nós!

MATEUS 7

Mt 7:1-6 Ter consciência de nossas próprias fraquezas e falhas quando tentamos servir de ajuda a outros. Este versículo 6 refere-se mais ao nosso contato individual com as pessoas do que à pregação do evangelho de modo geral.

Mt 7:7-12 Podemos desfrutar de uma feliz confiança em Deus como nosso Pai, e levar a Ele cada um de nossos problemas.

Mt 7:13-14 Um portão estreito e um caminho estreito que levam à vida; e um portão largo e um caminho largo que levam à destruição (morte). Em qual você está?

Mt 7:15-23 Haverá muitos que surgirão com falsos ensinos e precisamos nos guardar. Há um dia vindouro quando o Senhor Jesus dirá a esses falsos mestres "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim."

Mt 7:24-29 Há muitos que ouviram as palavras do Senhor, mas nunca receberam o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e continuam agindo exteriormente de um modo que possa parecer muito religioso.

#691

O conhecimento e reconhecimento da graça produz adoração e obediência no crente.

MATEUS 8

Mt 8:1-4 Nos dias de Moisés, se alguém esticasse a mão e tocasse um leproso, se tornaria imediatamente impuro. Mas o Senhor Jesus podia esticar Sua mão, tocar este pobre leproso e limpar sua lepra! Cada um de nós necessita sentir o toque de nosso bendito Senhor dia após dia.

Mt 8:5-13 O Senhor Jesus cura alguém que não era Judeu. Um amoroso lembrete de que a graça de Deus logo alcançaria a nós, que somos Gentios. O Senhor Jesus pode curar as enfermidades de ambos.

Mt 8:17 Há aqueles que gostam de ensinar erroneamente que o Senhor Jesus carregou estas doenças e enfermidades enquanto estava morrendo na cruz, e que, portanto, nós que O conhecemos como nosso Salvador podemos ter todas as nossas enfermidades curadas. Isto não é verdade, como podemos ver deste versículo. Ele Se compadece de nossas enfermidades.

Mt 8:20 Esta é a primeira vez que Jesus é chamado de "Filho do Homem". Era este o Seu título para mostrar Sua humildade. Também vemos a primeira insinuação de Sua rejeição. Este título aparece 21 vezes em Mateus.

Mt 8:23-27 O Senhor Jesus tinha poder para acalmar a grande tormenta do mar.

Mt 8:28-34 Os demônios que possuíam estes homens reconheceram imediatamente o Senhor Jesus e O chamaram de Filho de Deus. Quão notável é isto, que até demônios reconhecessem quem era o Senhor Jesus, enquanto muitos escribas e sacerdotes se recusavam a reconhecê-Lo como Filho de Deus.

Mt 8:34 Um final bem triste para esta história. Na verdade o povo pediu que partisse de suas costas. Aquilo que havia acontecido aos porcos no versículo 32 é provavelmente uma figura daquilo que aconteceu aos orgulhosos Judeus que rejeitaram o Senhor Jesus e se recusaram a reconhecê-Lo como o Filho de Deus.

#692

Eu estaria em grande dificuldade se o Seu amor dependesse do que eu sou e faço.

MATEUS 9, Versículo 1-17

Mt 9:1-8 Se um grande homem aparecesse na Terra, e trouxesse bondade e poder que não se pode imaginar, e pudesse lidar com todos problemas da raça humana, e resolvê-los... ele seria recebido com grande clamor. Mas um tal assim já veio! Nós lemos de como Ele foi recebido. O coração do homem tem sido exposto - tal é o nosso coração.

 

Mt. 9:9 Um adorável contraste... Mateus, o escritor deste mesmo livro não apenas ouve o convite do bendito Senhor, mas O obedece. Estamos nós obedecendo?

Mt 9:10-13 Toda inteligência espiritual depende do que nós pensamos do Senhor Jesus. Esses líderes religiosos não criam Nele, era assim que suas mentes trabalhavam. Este princípio se aplica a toda a vida do crente... quanto mais cremos nEle, mais compreendemos Sua Palavra. E podemos também perder este entendimento pela falta de cuidado.

Mt 9:14-17 A religião dos Judeus - o Antigo Testamento é mostrada pelo "vestido velho" e "odres velhos"; o Cristianismo pelo "vestido novo" e "vinho novo". O velho homem não pode se misturar com o novo. Se forem colocados juntos o velho fica pior. Mas muitos crentes estão hoje fazendo exatamente isto... estão misturando a verdade Cristã com as tradições do Antigo Testamento - rituais - música - altar, construções magníficas - clero - Todas essas coisas são velhas. Leia 2 Coríntios 5:17.

#693

Somos aceitos no sangue e envolvidos em Seu amor.

MATEUS 9, Vers. 18-35

Mt 9:18-26 (20-22 uma breve interrupção - um exemplo do que a fé em Cristo poderia fazer). Um Gentio em posição de autoridade demonstra ter uma grande fé na Pessoa de Cristo, e vemos o fruto desta fé.

Mt 9:27-31 Outro exemplo de crer (fé é crer). "Credes vós que eu possa fazer isto?" Esta é exatamente a chave para o crescimento em sua vida.

Mt 9:32-35 Repare que tratava-se do "evangelho do reino" que Jesus estava pregando, não o evangelho que nós pregamos hoje. O livro de Mateus nunca nos fala do evangelho da graça de Deus. Este evangelho surgiu após o Jesus ter morrido e ressuscitado.

#694

Somente olhos lavados por lágrimas podem ver claramente.

MATEUS 10

Nos últimos 3 versículos do capítulo de ontem, lemos do Senhor falando de enviar obreiros para Sua seara. O capítulo de hoje nos diz que Ele Se importa, e por isso Ele envia os obreiros... Seus 12 apóstolos. Ele é o Senhor da seara. Mas para entender corretamente o livro de Mateus, você precisa se lembrar de que é principalmente a Israel que tudo se refere. O versículo 5 deixa isto claro - eles não deviam sair das fronteiras de Israel. Eles deveriam pregar que o reino dos céus estava para ser estabelecido. Eles deviam apresentar o Messias.

Mt 10:5-15 As instruções em detalhes do que deveriam dizer, e onde deveriam dizer.

Mt 10:5-15 Mais declarações genéricas para os discípulos. Tudo isso foi dito antes que Ele fosse rejeitado, e portanto nunca chegou a acontecer. O Senhor Jesus, quando vier em poder e glória (quando nós os crentes viermos com Ele) irá então cumprir este capítulo. (Para o crente agora trata-se de um reino em mistério pois não há um rei visível.).

#695

Uma pessoa espiritual é aquela que reconhece que é feita do mesmo material que aqueles que caem. Gálatas 6:1

MATEUS 11

Mt 11:2-9 João Batista está na prisão por ter a coragem de falar contra a imoralidade do Rei Herodes (veja 14:3-4). Na prisão ele ouve falar da obra de Cristo. Em seu coração Judeu estão ocultas algumas incertezas. "Se Jesus é o Messias verdadeiro, fazendo todos esses milagres, por que eu, o precursor, estou na prisão?" poderia ser um dos pensamentos em sua mente. Mas Cristo, o Messias, tendo chegado, passaria a ser testemunha de Si próprio; de modo que o trabalho de João havia terminado. Mas ele estava sendo provado, e o Senhor graciosamente envia uma mensagem assegurando João disso. Em lugar de João Batista testemunhar de Jesus, o Senhor passa a testemunhar de João.

Mt 11:20-24 Esta é a afirmação do Senhor sobre o terrível castigo que aguardava aquelas cidades que o Senhor estava visitando. Quanto mais uma pessoa escuta e, por conseguinte, conhece, mais responsável ela é. Não devemos nos esquecer deste fato.

Mt 11:25-30 O Senhor está sendo rejeitado, e sente isso. Ele fala com Seu Pai, e nos é permitido ouvir as palavras. Ele revela o Pai a nós, crentes.

Mt 11:28-30 Quando todo o mundo se havia voltado contra Jesus, Ele acena com uma esperança para todos - "Vinde a Mim".

Mt 11:29 Então, quando vamos a Ele, e O recebemos como nosso Salvador, Ele diz isto. Neste convite encontramos a responsabilidade de todo crente. Então achamos descanso.

#696

Deus escuta o coração sem palavras, mas nunca escuta palavras sem coração.

MATEUS 12, Vers. 1-30

Mt 12:1-8 Esta história tem um significado. O Senhor, após ser rejeitado, está dizendo que o teste terminou. Ele havia Se apresentado ao Seu povo de Israel e eles O rejeitaram. Jesus cita passagens do Antigo Testamento onde Davi, rejeitado pelo Rei Saul, come o pão santificado que apenas os sacerdotes deveriam comer. Os dois incidentes ocorrem por rejeição - Davi e o Filho de Davi - Jesus. Todo o sistema Judaico do Antigo Testamento, incluindo o dia de Sábado, estava sendo deixado de lado. Alguém maior que o Sábado havia chegado!... mas eles não O receberiam. Alguém maior que o templo estava ali (vers. 6) mas eles não O reconheceram.

Mt 12:10-13 Outra prova de que o Sábado estava sendo colocado de lado.

Mt 12:14 A primeira vez que Sua destruição é abertamente planejada. Eles eram filhos do homicida (João 8:44).

Mt 12:15 Ele tinha o oposto em Seu coração... Ele curava todos os que iam a Ele.

Mt 12:22-30 Um homem cego e surdo... uma clara figura de Israel diante de Deus. Uma terrível acusação é feita pelos incrédulos contra o Senhor Jesus, provando assim sua verdadeira condição. Jesus prova o quão absurdo era o argumento deles... Satanás não iria destruir seu próprio reino.

#697

Entre os Cristãos, a morte não apenas perdeu seu aguilhão, mas seu nome também. Agora é conhecida como "dormir" (Atos 7:60).

MATEUS 12, Vers. 31-50

Mt 12:31-37 Há pessoas hoje que acreditam que poderiam cometer o "pecado sem perdão". Não há um pecado que alguém possa cometer hoje que não possa ser lavado pelo sangue de Cristo - (1a. Epístola de João 1:7). O Senhor Jesus estava pregando o "evangelho do Reino". A morte, o derramamento de sangue e a ressurreição de Cristo ainda não haviam acontecido, o Espírito Santo ainda não havia vindo para a Terra como uma Pessoa, portanto estas palavras aplicam-se a uma pessoa naquela época, que estava sob a lei. Estas palavras se aplicarão também no futuro, após termos ido para a glória. A obra do Espírito havia sido mostrada nos milagres que Jesus fazia. Aquela exibição da obra do Espírito de Deus deverá voltar a acontecer no milênio (Hb 6:5).

Mt 12:38-45 Eles pedem por um sinal! Eram homens ímpios (vers. 45) e o Senhor aproveita a ocasião para declarar os terríveis juízos que viriam. (A história de Jonas lançado no mar era uma figura da morte e ressurreição de Cristo).

Mt 12:46-50 Mais uma vez, o Senhor está mostrando as mudanças que resultavam de Sua rejeição. Seus relacionamentos com Sua família estavam todos sendo colocados de lado. Com este capítulo termina a apresentação de Jesus a Israel como Messias. Ele é rejeitado.

#698

A necessidade e a incapacidade são sempre as chaves de ouro que abrem os tesouros da graça. Se a necessidade for grande, recursos infinitos são abertos, onde a fé pode sorver à vontade.

MATEUS 13, Vers. 1-23

Mt 13:1 Quando a "casa" era mencionada em Mateus, até este capítulo, estava se referindo a Israel. O Senhor aqui sai da "casa". (Veja os comentários de ontem). Ele senta à beira-mar.

Mt 13:2 Agora a Sua mensagem passará a ter uma amplitude maior ("às multidões"), indo além de Israel... estava indo aos Gentios, nós.

Mt 13:3-9 O Semeador (Cristo) sai com a semente (a Palavra de Deus). Até este capítulo podíamos dizer que o Senhor veio ao mundo buscando por "fruto" em Israel; mas não encontrou nenhum. Aqui Ele começa algo novo. A semente é sempre a mesma, o que faz a diferença é o solo... como a Palavra de Deus é recebida. Estas parábolas não falam de salvação, pois esta jamais poderíamos perder.

Mt 13:11-17 Por que o Senhor fala em parábolas (em enigmas). Ele faz uma distinção pela primeira vez entre a nação de Israel e um pequeno grupo que chamaremos de "remanescente".

Mt 13:18-23 Ele explica o significado da parábola. Quanto mais entendemos a Palavra de Deus, melhor conhecemos o Senhor - João 17:3. O fruto é produzido em sua vida em conformidade com o tanto que a Palavra de Deus está enraizada em você.

#699

Ele mostrou a eles Suas mãos e Seu lado, não para declarar que o homem O odiava, mas que Deus os amava. João 20:20.

MATEUS 13, Vers. 24-58

Mt 13:24-34 Esta parábola é mais genérica, mais pública. Trata-se de uma visão do mundo ocidental (Cristandade). Os verdadeiros crentes e aqueles que apenas professam ser estão todos vivendo no mesmo mundo. (É claro que isto não significa que devemos nos misturar com eles). O Senhor não nos leva imediatamente para o céu quando Ele nos salva. Chegará um dia quando Ele irá separar os crentes dos incrédulos (os apenas professos) que então serão lançados no inferno (a fornalha). As sementes de joio (ervas daninhas) são a má doutrina que é pregada.

Alguns não gostam de ser lembrados de que seguir adiante com uma organização que permite aquilo que sabem ser contrário à Palavra de Deus é permitir que Satanás plante esse joio em suas vidas. Uma vez um fazendeiro disse que para cada grão de alimento existe um de erva daninha que parece igual. Tomemos cuidado com o ensino errôneo. Tenhamos a coragem de nos separar disso para Cristo, nosso Centro. Estas três parábolas nos apresentaram o reino dos céus em sua aparência exterior no mundo. Todos, sejam eles verdadeiramente salvos ou não, os que dizem "sou Cristão" estão neste reino dos céus. Trata-se da profissão.

Mt 13:44-50 Estas três são mais profundas... como uma visão que o Espírito de Deus tem das coisas como elas são hoje. (Estas eram mais para os discípulos do que para a multidão, vers. 36).

Mt 13:44 O campo é o mundo; o tesouro são os crentes; o homem é Cristo; vendendo tudo, entregando-Se a Si mesmo, espírito, alma e corpo. Ele o compra, e redime os crentes levando-os embora deste mundo.

Mt 13:45-50 A pérola são os crentes; a rede é a palavra do evangelho; o mar é o mundo em constante atividade. Que triste fim para o incrédulo, que início (de gozo com Cristo) para o crente!

Mt 13:52 Coisas novas e velhas. Os Judeus conheciam a doutrina do reino, mas que o reino sairia por todo o mundo era algo novo para eles.

Mt 13:54-58 Os líderes não tinham um coração para Ele e O vêem apenas como o filho do carpinteiro!

#700

A ligação com Cristo é o único segredo de desligamento do mundo.

MATEUS 14

Mt 14:1-2 Herodes (o Governador Provincial Romano) podia dizer coisas certas sobre os assuntos políticos de Israel, mas ele não conhecia a verdade dos assuntos espirituais.

Mt 14:3-12 Uma verdadeira figura do coração de uma pessoa que não é salva. Herodes coloca a sua própria glória em primeiro lugar. Então ele se livra do homem (João) que lhe deu uma má consciência. Uma boa consciência nos deixa calmos e tranqüilos. A má consciência de Herodes ficava a lembrá-lo de João que ele havia assassinado. As obras de Jesus fizeram Herodes pensar que João havia ressuscitado de entre os mortos, e tal pensamento encheu-o de terror.

Mt 14:13-14 Que contraste com o terno coração de Jesus. Herodes era um homicida, Jesus um que curava.

Mt 14:15-21 A terceira vista dos corações... os discípulos. Eles não tinham aprendido muito de Jesus. "Despede-os", dizem Seus discípulos. "Traga-os", responde Jesus. Os discípulos estavam olhando para o problema, não para a Pessoa.

Mt 14:22-23 Maravilhosa instrução sobre as obras do Senhor Jesus no céu agora. Primeiro Ele sustentou Pedro na água... que é como a obra que o Senhor Jesus está fazendo no céu como nosso grande Sumo Sacerdote. Ele está rogando por nós e nos mantendo em comunhão com Deus (Hebreus 7:25, 9:24). Mas quando Pedro afunda ao ver as ondas e teme, o Senhor imediatamente está ao seu lado, e o levanta. Isto ilustra a segunda obra, e esta é que o Senhor Jesus é nosso Advogado. Ele age assim quando pecamos ou falhamos (1a. Epístola de João 2:1). O Senhor Jesus agora no céu é tanto nosso Sumo Sacerdote (mantendo-nos em comunhão) como Advogado (quando pecamos). A palavra "advogado" significa "alguém que suplica por outro"... como um advogado comum.

#701

Você está dando ouvidos a Satanás, você que busca mesmo que só um pouquinho do mundo.

MATEUS 15

Mt 15:1-9 Jesus está sendo rejeitado por Israel nos últimos capítulos. Repare que Seus ensinamentos estão bem diferentes daqui para frente. Os líderes Judeus só queriam manter as tradições religiosas. Como resultado desta rejeição, o Senhor irá dizer-lhes que o reino é todo colocado de lado, e que Ele irá morrer. A tradição religiosa é uma das maiores armas de Satanás. (Estamos nós desejosos de nos sujeitar à Palavra de Deus e conferir tudo segundo ela?)

Mt 15:10 Ouça! Entenda! É tão simples assim.

Mt 15:11-20 Em nossa carne não há nada além de mal! Não é o que entra em nós que nos contamina, mas aquilo que sai de nós. Será que nos agarramos à idéia de que exista um pouquinho de bem em nós? Se assim for, não estamos ouvindo. Ouça e entenda (vers. 10).

Mt 15:21-28 Esta mulher não acha que possa existir algum bem nela... ela traz a Ele a sua tristeza. Ele se apraz em dar o Seu amor. Ele é a única fonte de todo o gozo, força, conhecimento e comunhão verdadeira.

Mt 15:29-31 Você está levando a Ele suas tristezas, tribulações, problemas; e ouvindo? Alguns fazem a primeira parte e não ouvem. Ele é aquele que nos cura.

Mt 15:32-39 Ele nos alimenta! Estamos nos suprindo dEle? Que mensagem para nossa consciência. Os discípulos vêem somente os problemas. Ouça e entenda! Eles não ouviam, apenas argumentavam. Mas o bendito Senhor não os impediu (leia 2 Tm 2:13 para seu encorajamento).

#702

A vida humana não pode ser invadida pela Divina sem que isto cause uma diferença.

MATEUS 16, Vers. 1-12

Com este capítulo surge um assunto totalmente novo e completo, que nunca foi mencionado antes... a igreja (assembléia de Cristo), que Jesus iria edificar. Mas vamos rever o que tinha sido dado até aqui, e agora está sendo colocado de lado. (1) O completo fracasso de Israel em seus cerca de 1.500 anos de teste (desde Moisés e a lei terem sido dados). (2) A inutilidade de uma religião de formas e cerimônias. (3) O coração do homem foi exposto perante um Homem Perfeito que andou entre eles. Mostrou-se completamente podre. Mas mesmo assim, Deus não pode ser vencido, ainda que aquela geração de pessoas entre as quais Jesus andou, tivesse visto um Homem Perfeito, isso tudo de nada valeu.

Mt 16:1 Fariseus e Saduceus juntos era algo muito pouco usual, pois eles se odiavam. Mas a oposição a Cristo é algo que sempre une as pessoas. Eles pedem por um milagre! Havia visto milagres antes bem diante de seus olhos, e a cada milagre que Ele fazia, eles não queriam aceitá-Lo mesmo assim. Mas eles irão ver um milagre quando for tarde demais! Veja no capítulo 24:29-30. Deus nunca age sem antes avisar.

Mt 16:2-5 Ele fala claramente sobre a busca deles por um milagre. Quando O recusam, isto faz com que Ele faça o que está na última sentença do versículo 4. Que terrível é quando isto acontece a alguém.

Mt 16:6-12 Até os discípulos são lerdos para crer nEle, e para entender... estas duas coisas sempre andam juntas. A má doutrina é geralmente ilustrada pelo "fermento" nas Escrituras.

#703

Precisamos de disposição divina, que se desenvolve em nossa alma pelo desfrutar dEle.

MATEUS 16, Vers. 13-28

Mt 16:13-20 Aqui chegamos à terceira classe. A primeira era dos arrogantes e incrédulos Fariseus (que rejeitaram o Messias). A segunda, os discípulos. Eles estavam conscientes da autoridade divina que havia em Cristo, mas eram descuidados. A terceira, representada por Pedro, alguém que é inspirado por Deus para fazer uma declaração gloriosa. Ele confessa a Cristo como o Filho do Deus Vivo, e Aquele que está para voltar à glória como o Filho do Homem!

Há muitos que dão ouvidos a má doutrina baseada nestes versículos, e acreditam que Pedro era a rocha sobre a qual a igreja seria edificada. Mas isto é um erro. É a declaração que ele fez, "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo", que é a rocha sobre a qual a igreja é edificada. Pedro recebeu as chaves do reino dos céus na Terra, não as chaves da igreja (como afirma a igreja de Roma).

Mt 16:21-28 A grande mudança nos ensinamentos do Senhor acontece agora. Esta é a primeira vez que Ele diz o que iria acontecer a Ele. É digno de nota que por quatro vezes isto é falado neste Evangelho; aqui, em 17:22; 20:17; 26:2 e por três vezes é mencionado que Ele iria ressuscitar ao terceiro dia. Todavia, quando ele ressuscitou, seus discípulos não creram! Marcos 16:9-11.

O reino que Ele veio estabelecer agora é adiado. (Será estabelecido no milênio). Ele vai morrer. A salvação através de Sua morte e ressurreição passa a ser o evangelho que seria pregado. (1 Co 15:1-4)

#704

A bondade de Cristo é o mais belo ornamento que um Cristão pode vestir.

MATEUS 17, Vers. 1-13

Há três coisas que substituem a religião Judaica (Judaísmo); (1) o reino do céu na forma como existe hoje. Lemos dele no capítulo 13. Todo aquele que afirma ser Cristão faz parte do reino, mas não é necessariamente salvo. (2) A igreja de Deus. Todos, e somente os verdadeiros crentes, fazem parte dela. (Recebemos apenas um lampejo dela no capítulo 16). (3) O reino em glória. Esta é uma breve visão do futuro, na transfiguração de nosso bendito Senhor (vers. 1-8), quando Ele será glorificado. Todo crente nEle irá vê-Lo desta maneira!

Mt 17:3 Moisés foi sepultado pelo Senhor (Dt 34:5-6). Elias foi arrebatado ao céu pelo Senhor (2 Rs 2:11). Poderíamos dizer também que Moisés representava a lei, e que Elias representava os profetas. Ambos passaram. Os três discípulos não devem colocar Jesus no mesmo nível destes homens, pois Deus Pai fala do céu (vers. 5).

Mt 17:8 Se isto se aplicasse a todos nós, quão diferentes seríamos!

Mt 17:9 O Filho de Deus iria ser glorificado como Filho do Homem. Este último título só é empregado após Ele ter sido rejeitado e humilhado. Tente entende isto. Por estar Ele desejoso de descer tanto, Deus iria dar-Lhe o mais alto lugar, e isto como um Homem.

Mt 17:10-13 Eles estavam confusos acerca de Elias por este ter estado no monte. O Senhor explica que João Batista anunciou a vinda de Jesus (João 1:6-8 e 15) quando Ele veio pela primeira vez... mas João é como Elias será no futuro, quando ele (Elias) voltar e anunciar a vinda do Senhor em Sua glória.

#705

Não há nada que machuque mais o amor do que a indiferença.

MATEUS 17, Vers. 14-27

Mt 17:14-21 Apesar de tão privilegiados quanto estes três foram vendo a glória do Senhor, isto não os ajudou a serem capazes de curar o pobre lunático (que significa influenciado pela lua). A oração e a sinceridade nos conecta a Deus como nada mais pode fazê-lo.

Mt 17:22-23 A segunda vez Ele explica cuidadosamente o que seria feito a Ele. Ainda iremos ouvir isto mais duas vezes. Portanto, por quatro vezes ele diz isto, e eles nem podiam compreender, quanto mais crer nisto (veja Lucas 18:34).

Mt 17:24-27 Os Judeus chegam para receber um imposto para o templo. Eles tentam pegá-Lo com palavras. Cristo era o Filho do Deus do templo, e inclui Pedro consigo naquele lugar de privilégio. Portanto eles não precisariam pagar o imposto. Mas Ele coloca-Se no lugar de um estrangeiro e paga! Ele demonstra Quem realmente era ao fazer este milagre.

#706

A maioria das decisões que fazemos na vida diária podem ser guiadas pelos preceitos, promessas ou princípios encontrados nas Escrituras. Quanto melhor conhecemos a Palavra de Deus, melhor conheceremos a vontade de Deus.

MATEUS 18

O capítulo 18 conecta-se ao capítulo 16, pois o capítulo 17 ainda não aconteceu. Lembre-se de que Jesus estava sendo rejeitado e dirigindo-se para a cruz. Tudo, portanto, está mudando. Aqui eles estão sendo ensinados de como deveriam agir nesta nova situação... um real contraste com suas velhas maneiras judaicas.

Mt 18:1-6 A humildade nos ensina que devemos ser como crianças.

Mt 18:7-14 O ego é causa de muitos problemas. O Senhor mostra aqui que se quisermos aprender dEle, devemos estar dispostos a nos humilharmos.

Mt 18:15-20 Instruções para quando um outro crente lhe ofender. O primeiro passo não é ficar falando mal dele, mas ir tratar diretamente com ele. Quantas tristezas evitaríamos que seguíssemos esta instrução. Quanta restauração haveria entre os crentes! A assembléia aqui significa aqueles crentes que estão reunidos pelo Espírito de Deus para o nome do Senhor Jesus, como efetivamente aconteceu quando Ele, o Espírito Santo, desceu ao mundo (Atos 2:1-4 e 1 Co 12:13). Quanta desobediência vemos hoje quando a igreja encontra-se dividida em centenas de denominações. Acaso não se trata da mesma incredulidade que temos visto nos discípulos neste Livro de Mateus? Há poder no meio de até mesmo dois ou três reunidos assim. As decisões podem não ser sempre corretas, mas a autoridade está ali.

Mt 18:20 O nome para o qual estamos reunidos. Não diz que "nos reunimos", pois não se trata de uma associação voluntária. O Espírito de Deus nos reúne. A pergunta é, estamos dispostos a crer nisto e deixá-Lo agir?

Mt 18:20-22 Deus estava querendo perdoar Israel, mesmo depois de terem crucificado Seu Filho amado - Atos 3:19:21. Se Deus está perdoando assim, não deveríamos fazer o mesmo?

Mt 18:23-35 Uma ilustração do que foi dito acima. Se convertermos aquele dinheiro em moeda de hoje, entendemos do que se trata. O primeiro homem devia cerca de dez milhões de dólares. Uma figura da dívida do nosso pecado para com Deus, que Ele graciosamente nos perdoou. O segundo homem devia vinte dólares. Como as dívidas que temos uns para com os outros.

#707

Não existe um gozo no céu do qual não experimentemos seu gosto agora, exceto no que se refere ao corpo glorificado.

MATEUS 19

Mt 19:1-12 Em resposta a esta pergunta, o Senhor Jesus os leva direto à instituição original do casamento estabelecido por Deus. Ele reconhece que Deus havia permitido a Moisés dar cartas de divórcio por causa da dureza do coração deles. Mas nós crentes agora sabemos, de passagens como Ef 5:22-33, que Deus tinha um propósito ainda mais glorioso ao estabelecer o matrimônio. Era para ser uma figura da união que nunca, jamais, será quebrada - a união de Cristo e Sua noiva, a Igreja, ou assembléia. Trata-se de uma união espiritual. Ela foi possível pela morte de Cristo na cruz. Portanto deste modo o Espírito de Deus, através de Cristo, dá ao crente um poder que é maior que o da natureza.

Mt 19:13-15 A criação de Deus era muito boa (Gn 1:31). Apesar de grande parte dela ter sido arruinada pelo pecado, muita coisa ainda permanece. As crianças são um exemplo daquela primeira criação. Amamos as crianças, uma dádiva de Deus para nós. Vemos aqui o valor que Deus dá a elas, pois quando cremos nos tornamos como crianças. 1 João 3:1-2.

Mt 19:16-22 Este homem, que ter com Jesus, havia guardado os relacionamentos da vida. O que mais precisava? Paulo, antes de ser salvo, era tão irrepreensível quanto este homem. Mas o coração estava longe de Deus. Não temos o evangelho aqui, pois Jesus ainda não havia morrido. Mas isto mostra um Judeu tentando encontrar vida com seu velho coração, e não pode. Assim ele vai-se embora triste.

Mt 19:23-30 Os discípulos também precisavam de instruções. No Antigo Testamento, as riquezas haviam sido um sinal da bênção de Deus. Mas já não seria assim. Agora a bênção está no coração.

Mt 19:27-30 A vida eterna é conseqüência de crer que Cristo morreu para levar meus pecados para longe da vista de Deus para sempre; e não de guardar a lei. Lembre-se de que Jesus ainda não havia morrido e ressuscitado. Agora Romanos 6:23 deixa tudo claro e simples para hoje. Todavia as pessoas ainda hoje tentam seguir os ensinos de Cristo sem aceitá-Lo como seu Salvador.

#708

É preciso alguém que já esteja fora - separado - do mundo para resgatar as pessoas dele, e mostrar até para o pior, a graça de Deus.

MATEUS 20

Mt 20:1-16 Acerca das recompensas. (Para o crente, recompensa não é oferecida por Deus como conseqüência de algo, mas para nos encorajar à persistência. Fique firme! É tudo pela graça, não pela lei). Aqueles que concordaram com seu pagamento, receberam seu pagamento. Aqueles que confiaram no senhor da vinha, receberam de acordo com seu coração. O que é melhor? Este senhor é uma figura de Cristo, que é sempre bondoso em seu tratamento para conosco.

Mt 20:17-19 Aqui temos a terceira vez em que o Senhor fala de Sua morte.

Mt 20:20-28 O Senhor Jesus assume o lugar mais humilde ao ensinar Seus discípulos.

Mt 20:22 Os dois tipos de sofrimento... "o cálice", o sofrimento interior; "batismo" é um tipo dos sofrimentos exteriores. No versículo 28 termina a seção que começou no capítulo 18:1. Diríamos dizer que o capítulo era para terminar aqui, pois o restante pertence na verdade ao capítulo 21.

Mt 20:20-34 O Senhor começa Sua jornada final a Jerusalém e para a morte. Maravilhosa história. Os homens cegos enxergam melhor do que os que o cercam, pois vêem o Rei (vers. 31).

#709

Nos apossamos da força na mesma proporção em que deixamos de confiar no ego. 2 Coríntios 12:9-10

MATEUS 21, Vers. 1-22

Mt 21:1-11 O Antigo Testamento freqüentemente previu Cristo como o Rei que viria. (Sl 45:1, Zacarias 9:9). Mas, embora Israel devesse reconhecê-Lo, pois Zacarias 9:9 diz que Ele apareceria como uma Pessoa humilde, eles rejeitaram e crucificaram seu Rei. Ficaram indesculpáveis.

Mt 20:12:13 Ele age conforme é... santo Rei e Juiz... Ele limpa o templo de sua corrupção.

Mt 20:15:16 Crianças fazem o que Israel deveria ter feito.

Mt 20:17 Eles O rejeitam primeiro, por isso Ele os abandona (nunca é o contrário - leia Gn 3:8, foram eles que se esconderam primeiro). Ele não iria dormir na cidade condenada, ainda que amada.

Mt 20:18 Ele volta à cidade, mas não da mesma maneira.

Mt 20:19-22 Uma figura do juízo final do Velho Israel.

#710

Não há tirania como a tirania de uma consciência de justiça-própria, não há sofrimento como o sofrimento que alguém impõe a si mesmo sob as ferroadas de uma consciência legalista.

MATEUS 21, Vers. 23:44

Mt 21:23-27 Esta rejeição continua; mas Sua sabedoria os faz calar. A consciência deles os condena.

Mt 21:28-32 O pecador arrependido, não o que finge ser obediente, é quem faz a vontade de Deus. (Nem um pouco lisonjeiro para nós!).

Mt 21:33-43 O homem havia feito todo o possível em sua vinha para fazê-la produzir fruto, mas tudo fracassou. Uma parábola que mostra a obra de Deus com Israel (como acontece por todo o Antigo Testamento, Ele envia profetas a Israel, um após outro. Então Ele envia Seu Filho, e eles O matam). Mas Deus não ficaria desapontado no final!

Mt 21:42 A rocha, evidentemente, é Cristo.

Mt 21:44 O Senhor Jesus veio da primeira vez, e eles tropeçaram nEle, mas quando vier da próxima vez em juízo, Ele irá moer os incrédulos até o pó.

#711

O modo normal de vida do Cristão é ser governado por Cristo, como o corpo de um homem é governado por sua cabeça.

MATEUS 22

(Na história de ontem, os versículos 33-46 mostram um maravilhoso resumo do Antigo Testamento).

Mt 22:1-14 Este é um resumo do Novo Testamento. No outro, o Filho está morto, neste Ele reaparece vivo, e o Rei (Deus) está dando uma festa de casamento para Seu Filho (o Senhor Jesus).

Mt 22:3-8 É inacreditável, mas é verdade. O Evangelho da salvação vai primeiro aos Judeus (aqueles que haviam crucificado o Filho de Deus). Veja Atos 28:27 e 28.

Mt 22:9-10 Uma imagem não muito lisonjeira de nós, Gentios, para os quais o Evangelho, o convite para as bodas, foi enviado. Somente a graça fez com que alguns de nós aceitasse!

Mt 22:11-13 O ponto de vista de Deus. Uma bela aparência exterior não garantirá a entrada no céu. Só aquilo que estivesse adequado ao Rei seria permitido ali.

Mt 22:15-46 Muitos ouvem o convite, ninguém gostaria de aceitá-lo, e poucos são escolhidos por Deus. Três classes de inimigos confrontam o Senhor. Primeiro os Fariseus... que se orgulhavam de sua santidade, devoção a Deus, e do conhecimento da lei. Os Herodianos formavam um partido que se alinhava com o rei Herodes, escolhido por Roma. Uniram-se a Herodes no propósito de misturar os Judeus com os costumes e a depravação dos Gregos e Romanos. Quão terrível ficou a mistura quando os Fariseus se uniram aos Herodianos contra Jesus! É claro que Satanás estava por trás disso.

Mt 22:22-33 Os Saduceus acreditavam que a alma perecia com o corpo e, portanto, não havia ressurreição (Atos 23:8). O Senhor os condenava severamente (3:7). Foram os ancestrais dos atuais infiéis e racionalistas. Estes três grupos lutavam por coisas diferentes, e todos estavam errados. Em seu ódio contra Cristo, eles alegremente se uniram e esqueceram suas diferenças.

#712

A fé não olha para as circunstâncias exteriores, para aquilo que é possível ou que não é possível; a fé despreza o que parece ser, e olha para Deus.

MATEUS 23

Este capítulo é uma denúncia feita pelo Senhor daqueles que levavam as pessoas a rejeitá-Lo, o único que poderia introduzi-los na bênção! Assumir um lugar e um título entre o povo, seja ele "Rabi" ou "Pai" é totalmente condenado. As pessoas que adotam hoje o nome de "Reverendo" colocam-se sob a mesma condenação. Os discípulos eram proibidos de seguir as obras dessas pessoas, embora o Antigo Testamento devesse continuar a ser lido e seguido. Aqueles líderes não apenas deixariam de entrar no reino, como impediriam que as pessoas entrassem!

Mt 23:37 Que clamor vindo dos lábios de nosso bendito Senhor! Algo de partir Seu coração. Que amor por Seu povo!

Mt 23:39 Todavia Ele contemplava o dia quando Israel viria a se voltar para o mesmo bendito Jesus. Leia o Salmo 118. Ainda é futuro.

#713

Não é o que você come que alimenta seu corpo. É o que você digere.

MATEUS 24, Vers. 1-28

O Senhor começa aqui a falar do futuro do mundo.

Mt 24:1-2 Os discípulos ainda pensavam que o grande templo seria o centro do relacionamento de Deus com Seu povo. Eles ainda não tinham entendido que o verdadeiro templo era o corpo do Senhor.

Mt 24:3-5 O Senhor avisa que muitos tentariam enganar os crentes. (Vemos isto hoje como nunca antes).

Mt 24:6-14 Isto refere-se à primeira metade do período de tribulação. Para aqueles que desejam entrar um pouco mais na profecia, podemos sugerir que leiam sobre os 7 selos em Apocalipse 6, e verão a similaridade com estes assuntos; guerras e rumores de guerras (vers. 6), fome e epidemias (vers. 7), falsos profetas (vers. 11). Mas é possível que estes versículos sejam um esboço de todo aquele capítulo.

Mt 24:15-31 Na metade dos 7 anos de tribulação, ocorrem grandes mudanças. O falso Messias que fingia ser o Cristo durante os primeiros três anos e meio, repentinamente anuncia quem ele realmente é - o Anticristo, contra Deus. Então começa a verdadeira tribulação.

#714

A sabedoria de Deus não é uma extensão da sabedoria do homem, não é um aperfeiçoamento da sabedoria do homem, mas em todos os aspectos, o oposto da sabedoria do homem.

MATEUS 24, Vers. 29:51

Mt 24:29-31 Uma espécie de relato mais breve do mesmo período. No final daqueles sete anos, o Senhor Jesus aparece vindo do céu (e nós os crentes estaremos vindo com Ele. Apocalipse 19:14).

Mt 24:32 até o cap. 25:30 é como um parênteses, e aponta em direção a esse mesmo grande evento. (Que dia será este para nós! Leia 2 Tm 4:8. Você anseia por aquele momento?)

Mt 24:36-51 Isto refere-se às coisas que acontecerão neste mundo (após nós crentes termos sido levados para o céu). Certifique-se de entender bem isto.

Mt 24:40-41 Não se trata do arrebatamento. Os incrédulos são levados e os crentes deixados (justamente o oposto). É interessante ver os diferentes títulos do Senhor durante estes eventos de mudança.

Mt 24:41-44 Ele é visto como o "Filho do Homem" no versículo 44; como "Senhor" em 25:20; e como "Rei" em 25:34.

#715

Receba suas circunstâncias como vindas do Senhor, e entregue suas dificuldades ao Senhor.

MATEUS 25

Mt 25:1-13 Esta bem conhecida parábola tem várias aplicações, e vamos aplicá-la à vinda do Senhor. Hoje até os verdadeiros crentes (as 5 prudentes) estão caindo no sono. Então, antes que o Senhor venha, acontece uma restauração da verdade de que o Senhor está chegando. Esta esperança esteve perdida para a igreja durante centenas e centenas de anos, e só foi restaurada no princípio de 1800. Estamos próximos de Sua vinda para nós. As tolas são surpreendidas sem azeite (vida ou Espírito Santo) e a porta é então fechada para sempre!

Mt 25:14-30 Esta parábola pode ser aplicada ao nosso serviço aqui. Três pessoas recebem diferentes habilidades. As duas primeiras tem algo em comum... elas conhecem seu Mestre. Elas possuem diferentes habilidades, mas suas recompensas são as mesmas. Não importa quanta habilidade temos, mas o quão bem conhecemos o Senhor. Vejamos o terceiro homem. Apesar de dizer que conhecia o Mestre, ele não O conhecia nem um pouco. Não se esqueça, isto não está falando da salvação, pois um crente nunca pode se perder, mas seu serviço pode ser todo perdido a menos que conheça como é o Senhor. Muitos crentes não parecem crescer no conhecimento do Senhor (veja 2 Pedro 3:18).

Mt 25:31-46 O Senhor Jesus voltará em Sua glória e reunirá as nações existentes diante dEle, e separará as pessoas, umas das outras. Aqueles à Sua direita irão povoar a Terra durante o milênio e os incrédulos, à Sua esquerda, serão lançados diretamente no inferno. (Não ficarão diante do trono de Ap 20:12).

#716

A única falha de um santo do Antigo Testamento que é registrado no Novo Testamento é o de Elias, intercedendo a Deus contra Israel - contra seus próprios irmãos. (Romanos 11:2-3).

MATEUS 26, Vers. 1-35

Mt 26:1-2 Com grande calma o Senhor fala aos discípulos, pela quarta e última vez, o que está para acontecer. A verdadeira Páscoa estava para ser sacrificada... o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Mt 26:6-13 A mesma pessoa - Maria, irmã de Lázaro, como em João 12, mas aqui a atenção está mais em Jesus.

Mt 26:8-11 Gastar qualquer coisa com Jesus é um desperdício aos olhos do mundo.

Mt 26:14-16 O total contraste com Maria. Judas, provavelmente vendo todo aquele dinheiro sendo desperdiçado, é levado a executar seu terrível ato... a traição de nosso bendito Senhor. Compare isto com Êxodo 21:32, o mesmo valor (o preço de um escravo) pelo qual o Senhor foi vendido por Judas.

Mt 26:17-29 O Senhor agora institui a ceia. Que experiência para Seus discípulos escutá-Lo falar estas palavras. Será que correspondemos a isto de acordo com as Escrituras?

Mt 26:30-35 Eles ouvem mais palavras vindas de Seus lábios sobre o que estava para acontecer, todavia eles não creram que Ele iria ressuscitar de entre os mortos.

#717

Se você pudesse ter escolhido um período do temo para viver você não poderia ter escolhido uma época mais abençoada do que a presente - principalmente com a vinda do Senhor tão iminente.

MATEUS 26, Vers. 36-75

Mt 26:36-46 A agonia pela qual Ele passou no jardim do Getsêmani ao pensar na Cruz pode ser entendida (um pouquinho) pelas palavras que usou ao falar ao Seu Pai no céu. Mas tudo aqui estava determinado. Iremos escutar diferentes palavras vindas dEle na cruz... preste atenção nelas. Apenas algumas aparecem neste Evangelho. O Senhor foi abandonado por Deus mas não pelo Pai.

Mt 26:47-56 A terrível cena de Sua traição... A carne agindo em Judas, mas também em Pedro. Oh, em todos eles... "Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram."

Mt 26:57-75 Eles O estão levando a Caifás. Pedro O seguia, mas como? Repare nas quatro últimas palavras do versículo 58 (era o que pensavam!).

Mt 26:59 A corrupção e a violência caminham lado a lado por todas as Escrituras.

Mt 26:64 Eles ouvem uma afirmação clara de quem Ele é, vinda de Seus próprios e benditos lábios.

Mt 26:67 Lembre-se de que eles fazem isto a nosso Senhor antes que Ele seja condenado.

Mt 26:69-75 Pedro está cheio de auto-confiança, e mesmo assim nunca abrindo mão de sua fé, pois seu pobre coração era sincero. A oração do Senhor para ele (Lucas 22:32), foi ouvida. O Senhor olha, cheio de graça, o quebranta, e ele sai e chora amargamente. Era a dor do arrependimento, não do desespero, o bendito resultado de seu coração.

#718

Você acha que as melhores bênçãos são colocadas em alguma prateleira alta para que você precise escalar para alcançá-las? Elas são colocadas ao alcance daquele que é humilde - para obtê-las você precisa se inclinar.

MATEUS 27, vers. 1-31

Começa com uma "manhã"; uma noite terrível tendo apenas terminado; Jesus foi cuspido e golpeado pelos líderes religiosos; agora nós O vemos sendo levado diante do governador Romano Pilatos, para que pudesse ser condenado à morte! O único Homem perfeito que jamais viveu! No livro de Jó 4:7, duas perguntas são feitas; leia ambas, e depois pense no que este mundo fez a este homem inocente e justo. (vers. 4).

Mt 27:1-10 Os Judeus não podiam condenar ninguém à morte, mas apenas o governador Romano podia fazer isso. Judas parece ter pensado que o Senhor poderia escapar como já havia feito antes. Satanás podia levá-lo a praticar aquele terrível ato, mas não podia protegê-lo do resultado do pecado. De que lhe valia o dinheiro agora?

Mt 27:9-10 Repare que até mesmo o que Judas fez estava predito no Antigo Testamento (Zacarias 11:12 e 13) com quase 500 anos de antecedência. No vers. 3 "arrependido" significa que teve um doloroso pesar pelo que havia feito.

Mt 27:11-31 O julgamento diante de Pilatos. O próprio testemunho do Senhor é o fundamento de tudo... "tu o dizes". A própria Verdade estava em pé diante de Pilatos! Ele era o "Filho de Deus" diante dos sacerdotes, e Rei diante do Imperador Romano.

Mt 27:14-24 O pobre Pilatos tenta encontrar uma maneira de soltar Jesus. Seu coração também nos é mostrado. O sonho de sua esposa aumenta o seu dilema. Isso atestava a inocência do Senhor. Judas, no vers. 4; a esposa de Pilatos, no vers. 19; Pilatos no vers. 24; Herodes, em Lucas 23:15; um dos ladrões, em Lucas 23:41; o centurião, em Lucas 23:47 e aqueles que estavam com ele, no vers. 54. No mínimo sete pessoas! Pilatos cede ao desejo dos sacerdotes e entrega Jesus à sua vontade.

Mt 27:25 Um clamor do qual eles se lembrarão em um dia ainda futuro.

Mt 27:26-31 Eles preferiam um assassino a Jesus! Então os soldados Romanos levam Jesus e começam uma série de terríveis e vergonhosos insultos antes de levá-Lo para fora da cidade para crucificá-Lo.

#719

Podemos ser gratos pelas dificuldades que Deus permite que surjam em nossa vida; elas tem o objetivo de nos desacostumar a este mundo.

MATEUS 27, Vers. 32-66

Mt 27:32-44 Os insultos e crueldades contra o Senhor não diminuem quando acontece a crucificação. Normalmente os homens ficam silenciosos em momentos de morte, mas não aqui. No Salmo 69:19-21 lemos de como Ele sentiu-Se internamente.

Mt 27:45-46 Para que nós não fôssemos abandonados. Veja também Hb 13:5. Leia também o Salmo 22, escrito quase mil anos antes.

Mt 27:50 Sua vida foi entregue. Ninguém a tirou dEle.

Mt 27:51 Leia Hb 10:19-20.

Mt 27:55-56 Mulheres piedosas conheciam os pensamentos de Deus, como veremos em breve.

Mt 27:57-60 Não um apóstolo, mas um rico desconhecido executa o trabalho de colocar o corpo do Senhor em seu próprio sepulcro.

Mt 27:62-66 O príncipe dos sacerdotes mostrava ter mais conhecimento da ressurreição do que os discípulos. Eles também aquilo que não criam.

#720

Mães, Deus irá recompensar cada esforço de fé que vocês têm buscado fazer, em quietude, agindo por Ele.

MATEUS 28

O imenso poder de Deus está para se fazer conhecido - Leia Ef 1:19-20. O anjo não fala aos guardas, mas às piedosas mulheres. Ele afasta a pedra, não para deixar o Senhor sair, mas para deixar as mulheres olharem para dentro. Repare nas mensagens celestiais que eles dão. Os soldados ficaram como mortos (vers. 4). Como poderiam os soldados esquecer isso? Eles não dizem uma palavra a respeito, pelo que sabemos.

Mt 28:8 O gozo enche o coração delas, e brota um desejo genuíno de compartilhar com os discípulos.

Mt 28:9-10 O próprio Jesus as intercepta. O objeto de seu gozo está bem diante delas. Elas abraçam Seus pés, e "Lhe prestam homenagem", como deveria ser a tradução. Os Judeus chegam até a subornar os soldados para dizerem mentiras, para esconder a verdade da ressurreição. Assim é o mundo!

Mt 28:16-20 Então Jesus os encontra na Galiléia e ali a história termina, pois a bênção de Israel não é uma bênção celestial, mas terrena. Você deve se lembrar de que às vezes falamos de um remanescente... algo que faz parte, mas que está separado da história como um todo.

Depois de nós, os crentes, sermos levados para o céu (talvez hoje) Deus irá abrir os olhos de um pequeno número de Judeus, para que entendam que Jesus era verdadeiramente seu Messias! Este pequeno grupo é conhecido como "remanescente". Em nosso capítulo de hoje, estes cinco versículos são uma figura do grupo futuro; a ascensão do Senhor não é mencionada pois este evangelho é principalmente acerca de Israel, portanto a história continua até os dias futuros.

Há mais de 85 citações ou alusões a versículos do Antigo Testamento encontradas em Mateus. Assim este livro maravilhoso, instrutivo, mas claramente Judaico, chega ao fim, trazendo em si novos tesouros a serem descobertos.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice