Contents

[ ]

Índice

 
#790

Nada é mais honrável do que um coração grato.

MARCOS 1, Ves. 1-20

Hoje passamos ao Novo Testamento. No Evangelho de Marcos o Senhor Jesus pode ser identificado em Seu serviço, particularmente como um Profeta.

Ele já aparece trabalhando nos primeiros versículos do primeiro capítulo. Nenhum ancestral seu é mencionado como acontece em Mateus e Lucas; algo que não era de se esperar para um servo. Tampouco há muitos milagres ou longos diálogos neste Evangelho. Mais do que nos outros Evangelhos, este Evangelho apresenta a ordem real em que as coisas aconteceram.

Mc 1:1-8 João Batista prepara o caminho do Senhor, prega o batismo de arrependimento para perdão de pecados (não se trata do batismo Cristão, pois as pessoas eram batizadas por João, e depois precisavam do batismo Cristão (Atos 19:5), e anuncia um Servo mais glorioso (o vers. 7 nos diz o quão indigno ele se sentiu).

Mc 1:9-11 O Senhor Jesus ocupa Seu lugar com Seu povo, os Judeus, e é batizado por João. O Espírito de Deus desce sobre Jesus, e Deus fala do céu, declarando o prazer que tem em Seu Filho amado. Portanto vemos aqui a Trindade. O Filho é revelado como um Homem; o Espírito Santo desce como uma pomba, e a voz do Pai é ouvida. Lembre-se de que todos os propósitos de bênção de Deus estão centralizados em Cristo.

1 Coríntios 15:47 descreve dois homens, Adão, o primeiro homem... Cristo, o segundo Homem. A raça de Adão desapontou a Deus, por isso podemos entender o por quê do prazer do Pai ser expressado aqui.

Mc 1:14-15 Lembre-se de que era o "evangelho do reino" que Jesus pregava. O reino foi anunciado mas nunca estabelecido, porque Ele foi rejeitado. Mas Ele ainda há de voltar e estabelecê-lo em poder - Ap 11:17.

Mc 1:16-20 Dois pares de irmãos são convidados a seguir o Senhor Jesus. Eles se tornam Seus discípulos e apóstolos. Repare nas duas palavras do versículo 18. "Deixando" e "seguiram", e nas quatro palavras do versículo 20... "eles deixando" e "foram após". Eles foram tão atraídos a Jesus que deixaram suas redes e deixaram seu pai!

#791

Deus colocou uma parede - uma parede invisível - de graça ao nosso redor.

MARCOS 1, Vers. 21-45

Mc 1:21-45 Os milagres de que lemos aqui não são apenas um sinal e prova de Seu poder, mas eram também uma demonstração de Seu terno amor e bondade.

Mc 1:40-45 O leproso conhecia o poder do Senhor, mas não sabia se Ele iria querer curá-lo. Jesus mostra Sua compaixão. O poder e boa vontade são claramente mostrados ao pobre leproso (uma figura do pecado que contamina a todos os que são tocados) e Jesus o toca (mas Jesus não é contaminado).

Mc 1:44 É somente quando experimentamos Seu amor e graça, que nosso coração é verdadeiramente atraído a Ele, e nossos lábios são abertos para contar aos outros.

#792

Devemos aprender a conhecer a Deus em segredo se quisermos ter coragem de testemunhá-Lo em público.

MARCOS 2

Jesus é o Pregador, versículo 2; Aquele que cura, versículo 11; o que chama, vers. 17; o Noivo, vers. 19; o Senhor do Sábado, vers. 28.

Mc 2:1-12 A consciência de nossa necessidade, e a confiança no amor, graça e poder do Senhor combinam-se para tornar realidade esta libertação da enfermidade e do pecado (a verdadeira raiz de todos os males) Salmo 103:3. Deus Se apraz em perdoar.

Mc 2:14-17 Mateus (Levi) era um Judeu e coletor de impostos para os Romanos. Os Judeus odiavam ter que admitir que havia uma nação Gentia dominando sobre eles, o povo de Deus. Mas eles detestavam um Judeu que trabalhasse para os Romanos. Os escribas e Fariseus levantam a questão quanto a como podia ser possível que um mestre justo se sentasse e comesse com homens impuros e pecadores. A graça é o oposto da lei, com toda a sua dureza.

Mc 2:15 Eles comem, e seguem a Jesus!

Mc 2:18-22 Jesus é o Noivo. Ele estava presente, portanto Seus seguidores não jejuariam. Mas mais tarde eles iriam jejuar, pois o gozo de Sua presença seria transformado na tristeza da Sua ausência. O outro motivo é este: era impossível misturar dois sistemas - Cristianismo e Judaísmo. O vinho novo (o poder verdadeiro e espiritual do Cristianismo) não poderia ser colocado nas velhas garrafas (as velhas instituições e cerimônias do Judaísmo). Se o fizessem, isso iria destruir as garrafas. É triste ter que dizer que hoje o Cristianismo adotou muitas das cerimônias do Antigo Testamento - rituais - música - ministros - altares - adaptando-se assim para agradar a velha natureza que há em nós.

Mc 2:23-28 O Sábado, o último dia da semana, era um sinal do descanso de Deus na primeira criação. Era também um sinal do concerto (acordo) que Ele havia feito com Israel. Por causa do pecado, o homem nunca compartilhou deste descanso com Deus. Deus tentou outra vez, e deu ao homem uma aliança - a lei - mas imediatamente eles a quebraram, ao construir o bezerro de ouro. Então, finalmente, crucificaram o Filho de Deus. O único Homem com quem Deus poderia ter comunhão - o Filho do Seu amor - o Senhor do Sábado. Da parte do homem, tudo estava rompido e acabado. Davi é usado aqui como uma figura do mesmo aspecto. O Sábado, o sinal do primeiro concerto, estava rompido e acaba por desaparecer. O Cristianismo é fundado sobre uma nova obra - a cruz de Cristo. Ele ficou morto durante o Sábado e ressuscitou no primeiro dia da semana - o Dia do Senhor - Domingo. Assim a ressurreição é o princípio da nova criação.

#793

Deus não nos conforta para nos tornar confortáveis, mas para nos tornar confortadores. (2 Co 1:4)

MARCOS 3

Mc 3:1-6 Deus encontra o Seu verdadeiro descanso ao demonstrar o Seu amor a um mundo de maldade. Graciosamente o Senhor Jesus cura o pobre homem. Os Fariseus não viam nada de errado em fazer o mal, desde que a tradição fosse mantida. Eles odiavam os Herodianos. Aqui os vemos juntamente discutindo a destruição de Jesus, dAquele que era o Provedor de todo o bem!

Mc 3:7-12 O Senhor retira-Se da presença e contato com os líderes Judeus, mas continua Suas curas e Seu trabalho de graça e amor.

Mc 3:13-21 Ele se afasta ainda mais indo para o monte, e ali chama aqueles que escolheu para serem Seus apóstolos. Para que "estivessem com Ele". Só Marcos diz isto.

Mc 3:21-30 Seus amigos pensavam que Ele estivesse fora de Si; os líderes creditam Suas maravilhosas obras ao poder de Satanás! O Senhor mostra como isto seria impossível.

Mc 3:31-35 Por causa do ocorrido acima, Jesus renuncia a todo o relacionamento com Seu povo. Ele está agora formando novas ligações com as almas.

#794

A alma humana nunca fica tão forte quanto quando ousa perdoar uma injúria.

MARCOS 4, Vers. 1-25

Mc 4:1-20 O Senhor tinha vindo para colher o fruto de Sua vinha (Israel) mas não encontrou nenhum. Assim Ele se torna o Semeador da semente (a Palavra de Deus). A Palavra é recebida de diferentes modos. A profundidade com que ela penetra no coração é o que faz a diferença. Será que a Palavra de Deus afeta nosso coração e nossa vida? O diabo quer tirar-nos a Palavra. Se a consciência não for tocada, a Palavra pode trazer gozo no início, mas não é duradouro. Quando a consciência é despertada, então não há gozo no início. Mas quando a semente faz seu trabalho, então a luz entra e a confiança em Deus se desenvolve, trazendo o gozo.

Mc 4:21-25 Um aviso sério. Deixemos que as coisas que ouvimos da Palavra tomem conta de nós. "Atendei ao que irdes ouvir". A maioria de nossos problemas decorrem de não fazermos isto.

#795

Deus nos formou; o pecado nos deformou; Cristo nos transforma.

MARCOS 4, Vers. 26-41

Mc 4:26-29 Interessante e instrutivo. O Senhor veio ao mundo, trabalhou, semeou a semente. No final Ele voltará para mais trabalho, por ocasião da colheita. Mas no intervalo destas vindas Ele "dorme" (ele está longe, no céu), fica fora da vista, sentado à destra de Deus. Ele permite que o evangelho cresça, aparentemente sem se importar muito com isso até que chegue a colheita. Mas Ele trabalha em oculto. Não nos enganemos pensando que Ele não esteja vendo tudo!

Mc 4:30-32 A semente é pequena quando plantada. O Cristianismo, no início, era muito limitado... só em Israel. Mas agora se espalhou por todo o mundo.

Mc 4:35-41 Uma parábola com grande significado para nós. O Senhor estava indo embora, e poderia parecer que Ele ficaria separado deles e de nós. O Senhor entra em um barco para cruzar o mar, e adormece. Vem uma tempestade, os discípulos ficam com medo e O acordam. Ele Se levanta, fala, acalma a tempestade, e então tem uma palavra para eles e para nós. Será que achamos que o barco que levava o Filho de Deus poderia ter afundado com todos a bordo? Em todas as dificuldades e perigos da vida Cristã, durante toda a jornada, estamos conscientes de que estamos no mesmo barco com Jesus, se estivermos fazendo a Sua vontade. Pode parecer que Ele esteja dormindo. Mas a Sua segurança é a nossa segurança. Acaso Ele falharia em fazer no futuro o que promete no versículo 35?

#796

Onde você estaria se a sua condição física e financeira fossem repentinamente ajustadas para ficarem equivalentes à sua condição espiritual?

MARCOS 5

Mc 5:1-21 Ontem, o Seu poder sobre a natureza e tempestades, hoje sobre demônios. Uma figura do mundo sendo influenciado por Satanás, e preferindo Satanás a Deus. O grande poder de Deus é capaz de afugentar o poder de Satanás, mas Satanás persuade as pessoas a afugentarem a Deus na Pessoa de Jesus. O poder de Deus é mais terrível para o homem do que o poder de Satanás. Os porcos são provavelmente uma figura do fim de Israel sob a influência de Satanás durante a tribulação. O homem que é curado está quieto e deseja estar com Jesus. Possivelmente uma figura do remanescente de Israel que será curado no futuro durante o período da tribulação.

Mc 5:22-43 Outra figura do relacionamento de Deus com Israel. Jesus veio curar Israel, mas Israel estava na verdade morto (falando espiritualmente). Quando Jesus chegou, foi necessário ressuscitar a Israel de entre os mortos, o que é representado pela jovem. Ele veio fazer isso na primeira vez, mas irá consumar isso no milênio.

Mc 5:25-34 Mas antes da cura final da menina (Israel) surge uma mulher com profunda necessidade e com uma fé individual e é completamente curada. Sinceridade é algo bom, mas não é suficiente. É preciso fé. A fé é sempre correspondida. Ele pode nos fazer esperar, mas não nos decepcionará.

Mc 5:35-43 A menina parece estar morta. Jesus a ressuscita. Assim será nos últimos dias, Israel será restaurado! Mas será a voz do Senhor que fará isso.

#797

O ontem de Cristo foi o cumprimento da redenção. Seu amanhã é receber Sua Igreja para Si mesmo na glória. Mas Ele é um Cristo vivo para o hoje.

MARCOS 6, Vers. 1-29

Mc 6:1-6 Jesus deixa Jerusalém e vai para o Norte, para o lugar onde tinha passado a maior parte de sua vida humana. Ele prega em suas sinagogas, mas as pessoas não podem compreender como uma pessoa que era um carpinteiro podia falar com tal sabedoria e fazer milagres como aqueles. Eles não podiam ver uma relação entre a grandeza com a humanidade. Eles não sabiam que Deus Todo-poderoso tinha Se tornado um Homem, e que Ele estava lhes falando! Mas devemos nos lembrar de que aquilo que Deus é, é muito mais mostrado na humildade deste Homem do que se Ele tivesse vindo como um rei poderoso e glorioso! Apenas o fato de ser um carpinteiro foi suficiente para fazer o povo rejeitá-Lo.

Mc 6:5 nos fala do resultado da incredulidade!

Mc 6:7-13 O Senhor envia Seus doze apóstolos. Temos uma prova de Seu poder de forma mais marcante do que os Seus próprios milagres, e isto pelo fato de Ele dar a outros o poder de fazer milagres. Só Deus poderia fazer isso.

Mc 6:11 Que juízo esse, pronunciado por Alguém que tinha o poder para executá-lo!

Mc 6:14-29 Quando o Rei Herodes ouviu das obras de Jesus, sua consciência o incomodou, e ele imediatamente lembrou-se do que havia feito ao João Batista. Os detalhes daquela horrível festa são narrados. Herodes se orgulhava de seu poder, mas isso só provava sua fraqueza e sua maldade.

#798

Ou sua vida derrama luz, ou produz uma sombra.

MARCOS 6, Vers. 30-46

Mc 6:30-32 Os discípulos voltam e contam a Jesus tudo o que haviam falado e ensinado. Ele gentilmente os leva a um lugar tranqüilo para descansar. A carne havia se entusiasmado, e isto é perigoso para um crente. Principalmente quando se é bem sucedido. Precisamos ficar a sós com Jesus.

Mc 6:33-44 Os discípulos estão contentes com o descanso, mas descontentes com as multidões que vêm estragá-lo. Jesus, em sua amável compreensão, os ensina e alimenta. Leia o Salmo 145:16. Isto se cumprirá completamente no milênio, mas Jesus era um Homem aqui na Terra que podia fazer isso agora.

Mc 6:37 O Senhor não diz, "vou lhes dar de comer", mas "dai-lhes vós de comer". O Senhor quer que nós usemos Seu poder para trazer bênção para outros.

Mc 6:45-46 A história de Jesus no presente e no futuro. Agora estamos no barco a caminho do outro lado. Ele está separado de nós porque este mundo O rejeitou. Mas o versículo 55 penetra no milênio, quando Ele será recebido com gozo, e bênção fluirá ricamente dEle.

#799

Os caminhos de Deus estão atrás dos bastidores; mas Ele move todos os cenários atrás dos quais Ele está. Precisamos aprender isto, e deixá-Lo trabalhar, e não nos preocuparmos muito com os complexos movimentos dos homens: eles irão cumprir os movimentos de Deus. O restante perecerá e desaparecerá. Devemos tão somente cumprir tranquilamente a Sua vontade.

MARCOS 7

Mc 7:1-23 Dois pontos importantes para aprendermos aqui. A hipocrisia religiosa dos Fariseus é exposta e julgada por Jesus. Todas aquelas lavagens eram desprezadas por Deus. Em segundo lugar, o Senhor mostra que o que sai da boca do homem, e não o que entra, é o que o contamina, pois vem de seu coração. As pessoas podem ser religiosas sem serem santas. Eles lavavam suas mãos, mas não seus corações. Os crentes podem falhar, e o fazem com freqüência, mas a alma que descansa na graça de Deus procura a aprovação de Deus somente.

Mc 7:24-30 Ele sobe ao norte e mostra a maravilhosa graça de Deus a uma pobre mulher Gentia, que estava fora de Israel. Suas humildes observações mostram que ela sabia nada merecer. Deus, em Sua graça, trouxe bênção a ela. Em todas as situações, a única condição de qualquer um receber bênção.

Mc 7:31-37 A condição desse pobre homem representa o estado de Seu amado povo... eles estava surdos à voz do bom Pastor, e suas línguas estavam atadas para que não pudessem louvar a Deus. Israel não podia falar ou ouvir! O Senhor suspira, os ouvidos são abertos, e a língua é solta.

Mc 7:37 "Tudo (Ele) faz bem". Você vê isto acontecer muitas vezes por dia?

#800

No serviço de Deus nossa maior habilidade é nossa disponibilidade.

MARCOS 8, Vers. 1-21

Mc 8:1-9 Eles têm sete pães. O número "7" é o número completo. Sete cestos são cheios com o alimento que sobrou. O número de pessoas alimentadas foi 4.000. O número "4" é o que nos fala de "universal" - indo nas quatro direções - Norte, Leste, Oeste e Sul. A graça de Deus e o amor e provisão vão por todo o mundo. Outra maneira em que isto pode ser aplicado. Três representa o céu - a Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Quatro representa a Terra - como já foi mencionado. Sete é plenitude, quando o céu e a Terra estiverem em harmonia, e Cristo for o centro de tudo - Ef 1:10.

Mc 8:10-13 Israel O tinha rejeitado, todavia eles persistem em pedir um sinal. De nada adiantava dar uma prova a corações que haviam decidido não crer. A prova havia terminado. Por isso ele geme de tristeza em Seu espírito.

Mc 8:14-21 Os próprios discípulos estavam completamente cegos, não de vontade própria, mas de fato. Por isso aqui, o Senhor os instrui. Eles tinham fé, mas faltava-lhes entendimento.

Mc 8:15 Fariseus = hipocrisia; Herodes = mundanismo.

#801

Aqueles que conseguem enxergar a mão de Deus em tudo são os que mais deixam tudo nas mãos de Deus.

MARCOS 8, Vers. 22-38

Mc 8:22-26 É provável que a experiência do homem cego era semelhante à dos discípulos... só enxergavam parcialmente. O Senhor continua, até que o cego veja claramente. Quando o Espírito Santo desceu, então os discípulos puderam enxergar claramente.

Mc 8:27-33 O Senhor faz uma pergunta vital. Baseado na resposta de Pedro, pede-lhes que não falem nada sobre Ele. Por que? Porque Ele havia sido completamente rejeitado. Assim Ele leva os pensamentos deles para a cruz. Mas repare que Ele não diz que o Cristo deveria sofrer, mas o "Filho do Homem". Este é o Seu título de rejeição, e também aquele pelo qual Ele será conhecido quando voltar em poder e glória - Mateus 26:46. Pedro não entendia que a cruz era o caminho para a glória.

Mc 8:33 O Senhor sabia o que aquilo que Pedro tinha acabado de dizer não havia sido entendido pelos outros discípulos, por isso Ele fala energicamente com Pedro.

Mc 8:34-38 Seguir o Senhor aqui não é um caminho fácil. Implica assumir um lugar humilde, suportando tristeza e solidão. Mas o final dessa estrada é a glória.

#802

No momento em que paramos de aprender, começamos a esquecer.

MARCOS 9, Vers. 1-32

Mc 9:1-10 O Senhor sempre liga o sofrimento à glória. Ele esteve falando de sofrimento, por isso agora irá mostrar a glória a alguns deles. Leia as próprias palavras de Pedro em sua epístola, 2 Pedro 1:16-18, onde ele fala desta experiência. Que privilégio para o inconstante Pedro ser uma testemunha da glória do Senhor. Logo será o nosso privilégio também! E para sempre!

Mc 9:5 O sempre impetuoso Pedro quer colocar Cristo, Moisés e Elias no mesmo nível. Mas Moisés e Elias desaparecem e só Jesus é visto.

Mc 9:9-10 Embora esta experiência estivesse bem adequada ao fortalecimento da fé e ao aumento do discernimento dos discípulos, eles não deveriam falar sobre ela até a ressurreição de Cristo.

Mc 9:11-13 Precisamos dar ouvidos a Deus. Então entenderemos claramente.

Mc 9:14-29 Outro exemplo da paciência do Senhor. Repare que o pobre pai não desiste por causa do fracasso dos discípulos. "Trazei-mo", deve ter soado como doce música para o pai. O que faltava? Poder? Não. Oração e jejum.

#803

Nunca deixe que as coisas que você não entende privem você da alegria das coisas que você entende.

MARCOS 9, Vers. 33-49

Mc 9:33-37 Enquanto Jesus lhes recorda insistentemente acerca da cruz futura que iria enfrentar, eles ficam discutindo quem seria o maior! Não é de admirar que lhes faltasse poder. (O pecado que é permitido em nossa vida é a única coisa que nos enfraquece.)

Mc 9:38-40 A razão de sua discussão está nas palavras - "o qual não nos segue".

Mc 9:41-50 A Pessoa de Cristo é o fator decisivo. Um copo d'água dada em Seu nome não deixaria de ter recompensa.

Mc 9:43-48 Uma eternidade de bênção com Cristo é melhor do que continuar com uma mão direita, um pé ou olho, e achar-se no tormento eterno. O fogo é uma figura, nas Escrituras, do poder perscrutador do juízo divino.

Mc 9:48-49 O sal representa o poder do Espírito Santo para nos guardar de tudo o que é impuro.

#804

Posso suportar tanto o amargo quanto o doce, sabendo que o cálice é preparado por Aquele que me ama demais para colocar qualquer ingrediente que não seja necessário.

Marcos 10, Vers. 1-27

Mc 10:2-12 Deus criou o homem em inocência. Mas com a entrada do pecado por intermédio do homem, as relações desta vida foram arruinadas. Os Fariseus fazem uma pergunta sobre a condição do casado. Deus nos leva para aquilo que Ele havia instituído no princípio. Foi por fazermos nossa vontade que houve dissolução no casamento.

Mc 10:13-16 Crianças (nas Escrituras) são uma figura do que os crentes deveriam ser... dependentes e confiantes.

Mc 10:17-27 Deus criou a bela natureza ao nosso redor, apesar de espinhos e cardos serem encontrados nela. Descobrimos que aquilo que às vezes é belo no caráter de uma pessoa, pode ser encontrado até em um animal. Mas será que no homem, como tal, pode existir alguma coisa de boa? Paulo responde em Romanos 7:18. Isto é visto claramente na rejeição de Cristo. O jovem possui muitas boas qualidades em seu caráter. O Senhor diz que não existe nada de bom em uma pessoa (Romanos 3:10). O homem estava olhando para o Senhor como um Mestre. O Senhor é Deus, embora Ele escondesse Sua divindade na forma humana. O homem não sabia Quem o Senhor era. Ele, como o mundo de hoje, estava procurando por seus próprios interesses e prazeres; e na verdade não tinha, de maneira nenhuma, um coração para Deus.

Mc 10:21 O Senhor expõe o coração humano, a verdadeira condição do jovem. O amor pelas riquezas era o que governava o seu coração. Ele se vê na presença dAquele que sonda o coração! Acaso suas riquezas o tinham guardado da tristeza? Não, elas nunca podem satisfazer; só Cristo pode.

#805

O lugar onde Ele colocar você como obreiro em Sua seara é uma decisão que cabe a Ele, mas se você vai ser Seu discípulo é uma decisão sua.

MARCOS 10, Vers. 28-52

Mc 10:28-31 Os discípulos estavam surpresos com o que havia sido dito ao jovem. Se um homem rico, com uma vida confortável, que havia guardado a lei, estava longe do reino de Deus, quem poderia ser salvo? No Antigo Testamento Deus havia abençoado o homem fiel. Mas com a vinda do Senhor Jesus, a verdadeira condição perdida do homem foi exposta. Todos nós precisamos compreender nossa posição de perdidos, e que precisamos ser salvos.

Mc 10:32-34 Mais uma vez Ele fala da cruz. O entendimento disto só veio mais tarde.

Mc 10:35-45 O quão pouco eles estavam aprendendo daquilo que o Senhor lhes estava ensinando, pode ser visto nesta parte. Tiago e João tinham fé de que Ele iria reinar, mas a velha natureza neles se expressa. O Senhor deixa ao Pai o direito de escolha: Sua porção é a cruz!

Mc 10:46-52 Este pobre mendigo não tem ilusões quanto à dignidade de sua condição, e recebe uma bênção. No versículo 47 temos o chamado do pecador: no versículo 49, o chamado do Salvador e o chamado do servo. O homem se levantou, veio e seguiu!

#806

Existe uma realidade para todo homem - Jesus Cristo.

MARCOS 11

O capítulo de ontem encerrou a história de Jesus em Seu humilde serviço a Israel.

Mc 11:1-11 Hoje começamos uma nova parte. O humilde Servo entra em Jerusalém montado em um jumento e Se apresenta como um Rei. Mais uma vez Ele cumpria o que havia sido escrito centenas de anos antes no Antigo Testamento a Seu respeito. Leia Zacarias 9:9 - não é um versículo emocionante?

Mc 11:9-10 "Hosana" é como uma oração no céu para abençoar Aquele (Jesus) que vinha em nome do Senhor.

Mc 11:11 Na verdade o povo não tinha interesse nEle, por isso quando entardeceu, Ele saiu de Sua cidade de Jerusalém e recolheu-se na pequena vila de Betânia. Que triste!

Mc 11:12-14 Esta figueira é uma figura de Israel. Por Israel não dar fruto (não queria obedecer a Deus e não O queria), Israel é deixado de lado. A maldição é pronunciada sobre a árvore. Mas lembre-se sempre de que Israel ainda vai voltar em bênção. Mas isto acontecerá porque o Senhor Jesus morreu por eles.

Mc 11:15-19 Apesar de não defender a Si mesmo, Ele mostra-se bastante zeloso pela casa de Deus - o templo. Devemos nos lembrar de que após Ele ser totalmente rejeitado, o próprio Deus voltou as costas para aquele templo. Tornou-se um lugar morto - Lucas 13:34-35, Marcos 14:1-2.

Mc 11:17 Leia Ml 3:1-2.

Mc 11:27-33 Esta é a terceira vez neste capítulo que Jesus entra em Jerusalém. Desta vez, os líderes religiosos tentam pegá-Lo em Suas próprias palavras. Mas Ele os reduz ao silêncio. Ele lhes havia dito Quem Ele era, mas eles não queriam crer. Rejeitar o Senhor Jesus é fatal.

#807

Ninguém fez mais perguntas do que Pedro; ele não era apenas curioso, mas queria saber! É assim que crescemos.

MARCOS 12, Vers. 1-17

Uma simples história com um importante significado. "Um homem", é o Senhor. Uma vinha é a terra e o povo de Israel. "Lavradores" - os líderes de Israel. "Um servo" refere-se aos profetas do Antigo Testamento.

Mc 12:3-11 Este é Israel no Antigo Testamento.

Mc 12:6 Que bela figura do Filho amado de Deus!

Mc 12:10 Uma referência ao Senhor Jesus no futuro.

Mc 12:12 Os homens ímpios aos quais o Senhor estava contando a história, entenderam seu significado, todavia isto não mudou a atitude deles para com Ele.

Mc 12:13-17 Eles tentam pegá-Lo de outra maneira. Que resposta perfeita Ele lhes deu.

#808

Compaixão é amor em ação.

MARCOS 12, Vers. 18:44

Mc 12:18-27 Os Saduceus não criam na ressurreição. Assim eles tentam encurralá-Lo com esta suposição. O bendito Senhor Jesus não somente tem todas as respostas, mas Ele próprio é a resposta para todos os nossos problemas e dúvidas. Deus é um Deus vivo, e Deus dos vivos.

Mc 12:28-34 Este homem entendeu que a obediência a Deus é mais importante do que oferecer sacrifícios a Deus.

Mc 12:35-37 A resposta a esta pergunta prova que Jesus é Divino. Como Deus, Ele é Senhor de Davi. Como homem, Ele é o Filho de Davi.

Mc 12:41-44 O Senhor repara na pobre mulher. Leia 2 Samuel 24, a metade do versículo 24. Seguir o Senhor nos custará algo. Este capítulo tem nos mostrado várias classes de pessoas, e o que o Senhor pensava de cada uma delas. A mulher é devotada a um lugar. Em 14:3, há uma mulher devotada a uma Pessoa!

Mc 12:10,24 e 26 Em cada versículo há um apelo para que se examine as Escrituras.

#809

Materialismo não é o que você possui, mas o que possui você.

 

MARCOS 13, Vers. 1-13

A partir do capítulo 11 e nos seguintes vimos as mudanças decorrentes da rejeição do Senhor. No capítulo 11, vers. 11, lemos de Jesus entrando no Templo. No versículo 1 do capítulo de hoje, nós O vemos saindo do Templo. Não lemos neste evangelho de Ele voltando lá outra vez. O Senhor deixou o templo, o glorioso centro da religião Judaica. Deus tinha parado de tratar com ela. Uma nova surgirá mais tarde (vers. 35) e será Ele seu Mestre. Pense em quantas pessoas hoje, Judeus, Católicos e Protestantes, estão se agarrando aos velhos costumes e tradições. (Leia 2 Co 5:17).

Mc 13:3-4 Os discípulos Lhe perguntam sobre o que Ele havia falado no versículo 2.

Mc 13:5-final O Senhor lhes dá um magnífico esboço do que aconteceria durante o período de vida deles, indo até a ocasião de Sua volta em glória. Mas por quatro vezes Ele disse "vigiai", (fiquem atentos), e veja qual é a última palavra do capítulo.

Mc 13:5-final O principal caráter de Satanás, o Diabo, é enganar. (Desde o Jardim do Éden - 2 Co 11:3 até o final em Ap 12:9 - Satanás é, nestes versículos, como uma "serpente enganadora". (vers. 5, 6 e 22).

Mc 13:9,12,13 Mas aqui aparece como o "leão que ruge" em violência. (Os dois caracteres de Satanás).

Mc 13:10 Isto refere-se ao "evangelho do reino" que Jesus e Seus discípulos pregaram quando Ele estava na Terra. A nação de Israel o rejeitou. Hoje temos o evangelho da graça de Deus, sendo pregado em todo o mundo. Mas este versículo fala do futuro. (Após os crentes serem arrebatados para estar com o Senhor). Então aqueles no mundo, que podem não ter ouvido o evangelho, terão uma oportunidade (veja também Mateus 24:14).

Mc 13:11 Enquanto isso eles iriam poder contar com o Espírito de Deus (Depois de Jesus ter retornado ao céu) para lhes ajudar quanto ao que dizer.

Mc 13:12-13 Quanto mais próximos eles estivessem de agradar o Senhor, mais seriam incompreendidos e odiados. Nós também... (2 Tm 3:12).

#810

Deus nunca permitirá que ocorra uma situação na vida de qualquer crente em que ele não possa responder biblicamente.

MARCOS 13, Vers. 14-37

Mc 13:14,17 A "grande tribulação" começa na metade dos sete anos e segue por três anos e meio.

Mc 13:18 Seu terno cuidado era tão grande que ele pensava até no clima!

Mc 13:20, 22, 27 É maravilhoso vermos que os escolhidos do Senhor, os "eleitos", serão guardados durante aqueles dias difíceis.

Mc 13:21-23 Muitos iriam dizer ser o Messias. O anticristo (o falso Messias) aparecerá na Terra logo após os crentes terem sido tirados para estar com o Senhor.

Mc 13:24-37 Estes versículos estão se referindo mais à "grande tribulação".

Mc 13:37 Mas isto certamente aplica-se a nós hoje! Vigie. Pois certamente precisamos estar muito cuidadosos para não sermos enganados por coisas que estão sendo faladas em nossos dias.

#811

Pai, faça-me sensível à eternidade, para que eu possa ver além desta pequena caixa em que vivo.

MARCOS 14, Vers. 1-31

Mc 14:1-2 Em dois dias a grande celebração anual da Páscoa iria acontecer. A Páscoa havia sido guardada periodicamente desde que Moisés recebeu pela primeira vez as instruções de Deus, cerca de 1.300 anos antes disto. Cada Páscoa lembrava Deus de Seu amado Filho que iria morrer. Deus faz com que levem adiante seus malévolos planos exatamente no dia em que a Páscoa era sacrificada.

Mc 14:3-9 Alguns calcularam o custo deste perfume; o que um trabalhador poderia ganhar em um ano. Embora os discípulos pudessem estar sentindo o ódio crescente dos líderes contra Jesus, esta mulher, provavelmente Maria (João 12:1-8) sabia que aquilo iria significar morte. E seu amor por Jesus era tão forte que ela entendeu a verdadeira situação melhor que os discípulos. Algo mais - não encontramos esta Maria na sepultura de Jesus, procurando entre os mortos. Ela sabia e se recordava dEle vivo.

Mc 14:10-11 O oposto - um coração que não está puro. Embora nenhum dos discípulos pudesse ver qualquer diferença na vida de Judas, agora os segredos de seu coração são revelados.

Mc 14:12-25 Vemos agora o que havia no coração do Senhor... amor e preocupação para com Seus seguidores. Ele deve mostrar a eles como irá Se entregar por eles. Assim Ele começa algo de novo aqui... a recordação dEle por Seus seguidores durante o longo período entre Sua cruz e Seu retorno. Descansamos na obra terminada da primeira, e com gozo aguardamos o segundo. Tomar do pão e do vinho a cada Dia do Senhor é a conexão que fazemos com ambas as coisas. Na verdade, o versículo 21 é a Páscoa. Do 22 ao 25 é a recordação do Senhor de uma nova maneira. Na Páscoa eles recordavam o cordeiro, mas no pão e no vinho, eles celebravam a memória dEle!

#812

Nunca precisamos ter medo de nossa fraqueza. Precisamos, isto sim, ter medo de nossa força imaginária.

MARCOS 14, Vers. 32-72

Mc 14:32-42 Os três que estavam com Jesus em diversas ocasiões especiais têm agora este privilégio. Mas como acontece com freqüência quando o Senhor nos dá algo para fazer, há o fracasso. Mas nunca quando é Ele que faz a obra. Você viu a palavra "vigiai" mencionada três vezes? É melhor "vigiarmos" e "tomarmos cuidado" também, pois estamos vivendo em dias difíceis.

Mc 14:37 Leia novamente o versículo 29. Agora leia os versículos 37, 54, 68, 70 e 71. Pedro pensava que conhecia a si mesmo.

Mc 14:50 Completamente abandonado! Que solidão para Ele!

Mc 14:55-72 Enquanto você lê estes versículos, abra em Isaías 53:7 e irá entender com que perfeição esta última passagem se cumpriu. Pedro nega o Senhor nos versículos 67, 68 e 71.

#813

Você mostra sua força por aquilo em que toma uma posição - sua fraqueza por aquilo que o faz cair dessa posição.

MARCOS 15

Mc 15:1-15 Hoje lemos de Jesus ficando diante de Pilatos, e ontem nos versículos 53 ao 72 havíamos lido de Jesus diante do Sumo Sacerdote. Em ambos os casos Ele é condenado pelo que havia dito de Si mesmo. Quem é Jesus, é a questão mais importante de toda a sua vida. Se Ele não fosse Deus, então não há nem céu nem inferno, não há eternidade, a Bíblia não é verdade. Mas Ele é Deus, portanto todas estas coisas são reais e verdadeiras. Tudo depende disto.

Mc 15:21-47 Sua crucificação, morte e sepultamento.

Mc 15:32 Os principais sacerdotes diziam que se vissem Cristo descendo da cruz creriam nEle. Mas leia 16:11 e Lucas 16:31; João 20:29. Cremos com nosso coração - Romanos 10:10.

Mc 15:33-34 Paramos aqui. Não podemos seguir Jesus nas trevas. Isto era só com Ele. Nestas três horas, Ele levou o castigo pelos pecados de todos os que crêem nEle. Aqui Ele foi castigado por Deus por causa do pecado. O que Ele tinha sofrido dos homens nas primeiras três horas na cruz foi pela justiça. Podemos talvez compartilhar as primeiras três horas, mas nunca as últimas três.

Mc 15:34 As únicas palavras faladas na cruz que foram registradas por Marcos.

#814

O amor a Cristo é produzido na mesma proporção que conheço o Seu amor por mim.

MARCOS 16

A história de sua ressurreição é bem curta em Marcos. O tremendo poder de Deus havia levantado o Senhor Jesus de entre os mortos. As mulheres creram em Sua pessoa - que Ele era o Filho de Deus, mas a ressurreição estava um pouco além de sua fé. Mas as mulheres certamente tinham mais fé que os homens! Nunca lemos de alguma mulher no Novo Testamento que jamais tenha falado uma palavra contra o Senhor!

Mc 16:9-10 Maria Madalena foi a primeira a ver o Senhor pois ela era a mais devotada a Ele naquele momento.

Mc 16:14 Mesmo após Ele ter ressuscitado de entre os mortos, alguns dos discípulos não creram. E assim Ele precisou falar energicamente com eles.

Mc 16:19 Finalmente o Senhor é recebido no céu para sentar-Se à destra de Deus.

Mc 16:20 Não havia desculpas para não crer. Eles tinham provas abundantes, pois nos é falado dos "sinais que seguiriam". O Senhor deu provas da verdade de Sua palavra pelos sinais e milagres que foram feitos.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice