Contents

[ ]
Clique na Bíblia para ler.


Índice

 

#866

Compaixão é sentir sua dor em meu coração.

Lucas 1, Vers. 1-38

Começamos hoje a ler um livro doce e terno, escrito por um médico que nos mostras estas qualidades em cada página. Alguns incrédulos dizem que não é preciso estar inspirado para escrever história. Dizem que basta relatar os fatos. Mas o historiador pode não estar correto em alguns detalhes. Porém a Palavra de Deus é inspirada (soprada por Deus) (2 Tm 3:16) e por isso é um registro perfeito dos fatos.

Este Evangelho apresenta a Cristo como o "Filho do Homem", e por isso veremos referências a todo o mundo sendo abençoado. Não apenas Israel, como vemos com tanta freqüência em Mateus. Por exemplo, apenas Lucas em 2:31 cita Sl 98:2. Do mesmo modo, apenas Lucas (em 3:6) cita Is 40:5. "Toda carne" significa todas as nacionalidades, e somente Lucas, de todos os Evangelhos, traz as palavras "redimido" ou "redenção". E os incrédulos costumam dizer que "foram os homens que escreveram a Bíblia, não Deus".

Lc 1:1-4 A verdade é sempre absoluta, inflexível. A Bíblia é odiada pelos incrédulos por ser ela tão direta. Leia esta sentença para ver um exemplo disto. Repare nas palavras "narração", "se realizaram", "testemunhas", "desde o princípio", "da palavra", "cuidadosamente", "conheças", "plenamente", "desde o princípio". Que palavras diretas! Elas se mantém e permanecem para sempre. 1 Pedro 1:23. Mas não apenas este Livro de Lucas é inspirado e perfeito, mas leia os versículos abaixo para ver que toda a Bíblia confirma a si própria como sendo inspirada por Deus. 2 Pedro 1:21 refere-se ao Antigo Testamento e o capítulo 3:2 e 16, e Judas 17 ao Novo Testamento.

Lc 1:5-25 O nascimento de João - o mensageiro que devia preparar o caminho para o Senhor Jesus surgir neste mundo.

Lc 1:26-38 Quando lemos o Livro de Daniel, aprendemos que este anjo poderoso veio do céu, da parte de Deus, para contar a Daniel os grandes segredos do futuro. (Dn 8:15-19 e 9:21). Mas hoje lemos do mesmo Gabriel, que permanece na presença de Deus, vers. 19 de nosso capítulo, e repentinamente os céus se abrem e Gabriel vem à casa da pobre e desconhecida virgem de Nazaré! Podemos até mesmo escutar o diálogo de Maria com este visitante celestial. Leia as palavras bem devagar. Ela crê em tudo que o anjo Gabriel lhe diz. Ela será a mãe do Filho de Deus. O anjo se vai.

#867

Alguns Cristãos podem viver sem fazer nada, mas nenhum Cristão vive sem ter nada para fazer.

Lucas 1, vers. 39-79

Lc 1:39-45 Maria vai visitar sua prima Isabel que está para dar à luz João Batista. Podemos ler o maravilhoso diálogo entre estas duas mulheres privilegiadas. Mas repare que o assunto é a criança que Maria, e não Isabel, irá dar à luz. Repare neste capítulo a menção a Deus, ao Senhor, ao Espírito Santo, a Jesus, ao Filho do Altíssimo, ao Senhor Deus, ao Filho de Deus e a Deus meu Salvador. Que história!

Lc 1:46-55 Maria toma um lugar de grande humildade e temor. E seu coração transbordante diz, "Deus é meu Salvador". Ela precisava de um Salvador e cria nEle também!

Lc 1:68-79 O versículo 67 disse que Zacarias, um sacerdote, marido de Isabel, começou a profetizar, ou dizer coisas profundas pelo poder do Espírito Santo.

Lc 1:68-75 Maravilhosas palavras que ligam as profecias do Antigo Testamento a seu cumprimento no nascimento do Senhor Jesus. Repare na margem de sua Bíblia (se você usa a versão de João Ferreira de Almeida), as muitas, muitas referências aos versículos do Antigo Testamento que são citados. Se tiver tempo, leia cada um deles. Você verá quão maravilhosamente bem a Bíblia se completa.

Lc 1:76-79 O pai dirige-se a seu filho João.

Lc 1:80 João desaparece nos desertos por muitos anos até voltarmos a ler dele em Mateus 3:1.

#868

Nenhuma vestimenta é mais apropriada a um filho de Deus do que o manto da humilhação.

Lucas 2, Vers. 1-24

Todos amamos esta maravilhosa história - o nascimento de Jesus. No Antigo Testamento há 333 profecias relativas ao Senhor Jesus Cristo. Destas, 109 se cumpriram em Sua primeira vinda, deixando 224 profecias para serem cumpridas em Sus vindas futuras. 333 razões para demonstrar que podemos confiar nEle! Dos 46 profetas do Antigo Testamento, menos de dez deles escrevem sobre eventos relacionados à Sua segunda vinda. Miquéis 5:2 profetizou que Ele nasceria em Belém, Isaías 7:14 diz que Ele nasceria de uma virgem, e Daniel 9:25 previa quando Ele iria nascer (cerca de 450 anos mais tarde). Todavia os incrédulos hoje não dão atenção a estes três fatos.

Lc 2:1-6 O Imperador Romano, César Augusto, ordena que todos devem voltar às suas cidades de origem para se recadastrar. Por esta razão José e Maria estão em Belém quando Jesus vem a nascer. Será que foi uma coincidência que Cesar tenha tomado aquela decisão justamente na mesma época? Sabemos Quem fez com que ele decidisse fazer aquilo exatamente naquela data!

Lc 2:7 e 13 Não havia lugar para Jesus nascer na estalagem, todavia os céus se regozijam com Seu nascimento.

Lc 2:14 Um grandioso resumo da obra de Cristo. O primeiro Adão, pela desobediência, fez com que toda a raça humana caísse em pecado, sofrimento e morte. Por causa do pecado, toda a violência, miséria e morte entrou neste pobre mundo. Deus perdeu Seu prazer no homem no jardim do Éden. Mas agora Ele anuncia que é glorificado no céu, que a paz virá a este mundo e que Seu prazer nos homens é restabelecido por intermédio dEste que acaba de nascer, Jesus, Seu Filho amado. Glorioso versículo.

Lc 2:15-18 Os pastores, vendo os anjos desaparecer no céu, decidem agir. Imediatamente vão ao estábulo onde o menino Jesus está. Os sábios foram guiados, assim como os pastores. Assim seremos nós, se quisermos ver a Jesus!

Lc 2:19 Outros podem indagar o que todos esses grandes eventos significam, mas Maria guardava o segredo em seu coração.

Lc 2:20-24 É difícil passar rapidamente por estes maravilhosos versículos. Os pastores compreenderam e deram a Deus a glória. Jesus recebe Seu nome. Reserve um tempo para ler Lv 12:1-4 para ver com que cuidado a ordem do Antigo Testamento foi observada nesta família. (Veja se pode descobrir os 40 dias ali).

#869

A Bíblia é o único livro cujo Autor está sempre presente quando é lido.

Lucas 2, Vers. 25-52

Lc 2:25-32 O Espírito Santo é mencionado 11 vezes no evangelho de Lucas (mais do que nos outros evangelhos). Aqui um homem piedoso é avisado pelo Espírito Santo de que não morreria antes de ver "o Cristo do Senhor". Que declaração! O Espírito Santo o guia ao templo (não ao estábulo) no dia exato em que seus pais traziam o menino Jesus.

Lc 2:28 Simeão toma o Salvador do mundo em seus braços e dá graças a Deus.

Lc 2:29-32 Ele detalha a obra que Deus, o Pai, deu a Seu Filho fazer. Ela adentra a eternidade! (Simeão era também um ouvinte, pois é isto o que seu nome significa. Possamos nós ser ouvintes também!)

Lc 2:33-34 Simeão abençoa José e Maria, mas fala somente a Maria. (José aparece em destaque no Evangelho de Mateus, e Maria em Lucas).

Lc 2:35 Na cruz, o coração de Deus foi revelado em amor - o coração de Satanás foi revelado em ódio cruel e o coração do homem foi revelado em rejeição. Mas um coração - o coração do ladrão, foi revelado em confessar a Jesus como Senhor.

Lc 2:36-38 Uma velha viúva chamada Ana O reconhece!

Lc 2:41-52 O Senhor Jesus surpreende Sua mãe ao falar dos "negócios de meu Pai" - pois Deus era Seu Pai, e Seu negócio era fazer a vontade de Deus, Seu Pai. Estas são as primeiras palavras registradas do Senhor Jesus. Repare o quão próximas elas estão de Suas últimas palavras registradas (João 19:30).

#870

A graça não oferece liberdade para pecar; ela oferece libertação do pecado.

Lucas 3

Lc 3:1-2 Repare três coisas. (1) todo o mundo político em movimento (vers. 1); (2) a confusão na religião Judaica (dois sumo sacerdotes); e (3) "a palavra" saindo do deserto (não do templo).

Lc 3:3 Todos os profetas do Antigo Testamento haviam tentado guiar a desobediente nação de volta à lei e às ordenanças dadas por Deus. Mas tudo havia fracassado.

Lc 3:7 João sabe que seus corações não são sinceros, e fala duramente. Aqui não se trata do batismo cristão, embora fosse feito da mesma maneira. Este era um batismo de arrependimento, pois o Messias estava chegando. A única forma de recebê-Lo era pelo arrependimento.

Lc 3:16 João deixa bem claro que está contente por ser apenas o mensageiro.

Lc 3:22 É claro que para o Senhor Jesus não havia necessidade de arrependimento, mas Deus mostra Sua aprovação quanto ao que estava sendo feito. Vemos a Trindade aqui.

Lc 3:23-28 A genealogia do Senhor Jesus vai até Adão porque o evangelho de Lucas apresenta Cristo como o Filho do Homem para o mundo todo. (Mateus O apresenta para os Judeus, e a genealogia vai até Abraão).

#871

Quando Deus pretende fazer algo maravilhoso, Ele com freqüência começa com uma dificuldade.

Lucas 4

Lc 4:1 Lembre-se de que o Senhor Jesus é, ao mesmo tempo, DEUS e Homem. Ele sempre foi DEUS, o Filho de Deus, mas Se tornou Homem apenas quando veio a este mundo e nasceu em um estábulo em Belém, Israel. A Bíblia é a Palavra escrita, Ele é a Palavra Viva. (Leia no Evangelho de João - capítulo 1, vers. 1). Agora, como Homem, Ele sentia fisicamente tudo o que qualquer outro homem sente... fome, sede, cansaço, o modo como O tratavam, etc. Nosso primeiro versículo nos diz que Ele "foi levado", e "tentado" pelo diabo; o versículo 5 fala do diabo tomando (ou levando) a Ele; o versículo 9 fala que "ele" (o diabo) O trouxe, e "colocou-O", etc. Como Homem Ele dependia inteiramente de Deus (leia Hb 4:15).

Lc 4:2-13 Adão foi tentado e falhou. O fruto da árvore em Gênesis foi descrito como sendo "bom para se comer" (a concupiscência da carne), "agradável aos olhos" (a concupiscência dos olhos) e "a árvore desejável para dar entendimento" (a soberba da vida). Mas o Senhor Jesus não falhou - e nem poderia falhar, pois Ele era Deus manifestado em carne, e Ele era, e sempre será, SANTO. O Senhor enfrentou cada tentação com uma citação das Escrituras. Dt 8:31, 6:13 e Salmo 91:11, 12. Nós também temos a Palavra de Deus para nos dirigir e guiar. Use-a rapidamente sempre que for tentado pelo mesmo diabo! Mas é preciso que a leia todos os dias para estar familiarizado com ela.

Lc 4:16-20 Em Isaías 61, vers. 1 e 2, você verá que o Senhor parou de ler no meio da sentença. Pois Ele próprio levaria aquela vingança por nós! Mas se as pessoas O rejeitam, a vingança de Deus certamente cairá sobre elas (Ap 19:11-13 e João 3:36).

Lc 4:29 Ele acabara de pregar e Suas palavras eram "de graça" (vers. 22), todavia tentaram se livrar dEle, pois Ele faz menção de bênçãos para os Gentios (vers. 25-27).

Lc 4:33-34 Ele continua pregando, curando e abençoando - que Salvador maravilhoso!

#872

A verdadeira fé não é apenas crer que Deus pode fazer, mas saber que Deus fará.

Lucas 5

Lc 5:1-7 Ele pede para usar o barco, mas depois os paga por isso!

Lc 5:5 Podemos trabalhar duro, e não ter nada para mostrar com isto. Mas quando obedecemos a Ele, sem questionar, que resultados!

Lc 5:8-11 Pedro entende que está na presença do Senhor, e confessa que é pecador. Jesus sabia tudo isso, portanto não Se afastou!

Lc 5:11 Estes mesmos homens, Tiago, João e Pedro, deixaram tudo e seguiram a Jesus!

Lc 5:12-15 Um pobre leproso que realmente cria que o Senhor tinha o poder de curar, mas não sabia se ele realmente Se importava ou não, prostrou-se com o rosto em terra diante de Jesus. Acaso é isto que estamos fazendo quando temos problemas?

Lc 5:17 Leia cuidadosamente. O Senhor estava ali para curar os Fariseus e doutores da lei, mas eles não entendiam que precisavam ser curados!

Lc 5:18-26 Que contraste! Estes entenderam sua condição e confiaram que Jesus poderia ajudá-los. Neste evento vemos a fé dos homens que carregam a cama para dentro da casa onde Jesus estava falando, uma fé maior que aquela do homem que estava na cama. As multidões e as dificuldades não os desencorajaram, e levaram a cama para o telhado, abrindo uma abertura por onde desceram o homem!

Lc 5:20 Que palavras para se ouvir!

Lc 5:21 Que corações endurecidos!

Lc 5:22-24 Que palavras benditas saíram dos lábios do humilde Senhor Jesus!

Lc 5:26 Mas a Deus foi dada a glória!

#873

Quando nos preocupamos, acreditamos mais em nosso problemas do que na promessa de Deus.

Lucas 6, Vers. 1-19

Lc 6:1-12 O "Sabbath", (Sábado) era o dia separado por Deus para o descanso, e especialmente dado aos Judeus. Ele já O tinham rejeitado, por isso Ele lhes diz que é o "Senhor do Sabbath". Ele fez certo ao curar no Sabbath. Isso deixou aqueles líderes religiosos extremamente irados. O Senhor na cruz esteve morto todo o dia de Sábado, provando que aquele dia de descanso havia terminado, pois eles tinham matado o Senhor. Mas no primeiro dia da semana, o Domingo, o dia do Senhor, Ele ressuscitou de entre os mortos, e colocou os crentes em uma nova posição. Assim podemos compreender que o primeiro dia da semana é separado para os verdadeiros crentes, e é chamado de "o Dia do Senhor". Não se trata de um dia de descanso, mas de um dia quando temos o privilégio especial de adorar e servir o Senhor.

Lc 6:13-16 Ele escolhe 12 dentre aqueles que O seguiram, os quais chama de apóstolos.

Lc 6:17-19 Muitos vinham para ser curados, mas não diz que creram verdadeiramente nEle.

#874

Os Cristãos agradam a Deus quando seu andar é condizente com seu falar.

Lucas 6, Vers. 20-44

Lc 6:20-26 O Senhor Jesus diz a Seus seguidores que eles não deveriam esperar ser bem aceitos, mas deveriam esperar por sofrimento. Pois se as pessoas rejeitaram o Senhor, rejeitariam também Seus seguidores. Repare na palavra "bem-aventurados" que é mencionada três vezes, e então "regozijai-vos", "exultai" e "galardão". Mas a palavra "ai" é mencionada quatro vezes. Então vem "fome", "lamentareis" e "chorareis".

Lc 6:23-28 Estes versículos não estão dizendo a alguém como ser salvo, (isto é um dom de Deus, por meio da obra de Cristo). Mas nós, os crentes, deveríamos nos lembrar de que temos poder para agir como o Senhor Jesus agiria, em toda circunstância (João 1:12). Se lermos estes versículos bem devagar, veremos que Ele cumpriu essas coisas, e assim deveríamos nós fazer - para agradá-Lo. Nós, os crentes, somos abençoados. Estes versículos nos falam para amar, fazer o bem e orar por aqueles que rejeitam a verdade.

Lc 6:39-42 Que lição para todos os crentes aprenderem. Como costumamos ser críticos a respeito dos outros!

Lc 6:43-49 Vivemos hoje em um mundo onde tudo está ficando nebuloso... nada é definitivo... as pessoas já não têm certeza de nada... qualquer coisa serve... há poucos "absolutos". Mas estes sete versículos nos dizem que as árvores, os arbustos e as pessoas produzem aquilo que são. O que há em nosso coração será mostrado em nossa conversa e em nossa vida.

#875

É impossível acender um fogo no coração de outro sem que antes esteja queimando no seu coração.

Lucas 7

Lc 7:1-10 O oficial Romano, o centurião, acredita que Jesus possa curar seu servo; adotando uma atitude de humilhação, aproxima-se de Jesus através dos Judeus. A mensagem é maravilhosa. Como se dissesse a Jesus, "Tenho servos sob o meu comando, mas as enfermidades estão sob o Seu comando". Veja o resultado!

Lc 7:11-17 Ele não apenas pode curar o enfermo, mas pode também ressuscitar o morto. Repare no versículo 15, que a mãe era uma viúva solitária, e o Senhor não ressuscitou o jovem para que ele pudesse ser Seu servo, mas ternamente devolve o jovem ressurreto à sua mãe.

Lc 7:19-30 João, aquele mensageiro fiel, está na prisão e escuta dos milagres que o Senhor está fazendo. Sem dúvida ele tentava imaginar por que o Senhor não tinha aberto as portas da prisão e o deixado sair, e por isso envia mensageiros para descobrir se o Senhor era verdadeiramente Aquele que viria. João tinha dito "Eis o Cordeiro de Deus" (João 1:36) mas estar preso era demais para João. O Senhor lhes diz para voltar e dizer a João que não ficasse ofendido. (Será que você vê Ele responder as orações de outros, e parece Se esquecer de você? Ele sabe onde você está, e o que pode estar sofrendo, e algum dia iremos entender isto).

Lc 7:36-50 Quem recebeu perdão e bênção? uma pobre mulher pecadora, que se humilhou, chorando aos seus pés. E quem foi que perdeu isto? O orgulhoso Fariseu que era capaz de apontar rapidamente outro pecador, mas não era capaz de reconhecer a si mesmo como sendo um. Não foi o amor dela, mas sua fé que a salvou.

#876

Nossa eficiência sem a suficiência de Cristo não passa de deficiência.

Lucas 8, Vers. 1-21

Em resumo, o capítulo 8 fala da pregação do Senhor; o capítulo 9, da pregação dos doze apóstolos; o capítulo 10 da pregação dos setenta.

Lc 8:1-3 Ele leva consigo homens e mulheres que haviam sido atraídos a Ele. Você já parou para pensar no quão maravilhoso é que Deus, o Criador, tenha vindo ao mundo para pregar o reino de Deus? Ele tem um plano que atenderá cada necessidade que nós crentes possamos ter! Que mundo! um mundo que está em completa rebelião contra Deus!

Lc 8:4-15 Será que você encontrou o segredo desta parábola do Semador? Ela expõe o que o homem é, que a semente era sempre a mesma, mas que o fato da semente cair aqui e ali servia para expor como o solo era. Cada tipo de pessoa neste mundo é vista como diferentes tipos de solo. O primeiro é o caminho (onde o diabo está esperando). O segundo é formado pelas pedras (onde a velha natureza se revela). O terceiro é o solo cheio de espinhos (onde o mundo domina tudo). O quarto é a boa terra (onde o Espírito Santo está trabalhando).

Lc 8:16 Sabemos que o Senhor Jesus não esconderia aquela luz. Se a luz estiver sob o alqueire (um vaso), ou debaixo de uma cama, certamente não iluminará o caminho. Talvez um vaso pudesse nos lembrar de nosso trabalho - e jamais deveríamos permitir que nosso trabalho nos impedisse de brilhar para o Senhor. A cama nos fala de nossa preguiça - devemos ser diligentes em fazer nossa luz brilhar.

#877

Aquele que anda com Deus estará fora de compasso com este mundo.

Lucas 8, Vers. 22-40

Lc 8:22-25 Talvez nos encontremos em problemas de verdade, e pode parecer como se o Senhor tivesse Se esquecido de nós. A tempestade fica cada vez pior, e acabamos nos desesperando. Mas lembre-se sempre, de que o Senhor nunca permitirá que sejamos tentados mais do que podemos suportar - leia 1 Coríntios 10:13.

Lc 8:26-40 Que condição terrível a deste pobre homem - mas nada é difícil demais para o Senhor. O Senhor o envia ao seu próprio povo para lhes falar de Jesus. Você acha que ele fez um trabalho fiel? O versículo 40 dá a resposta.

#878

A vida natural veio pelo sopro de Deus; a vida eterna vem pela morte de Cristo.

Lucas 9

Lc 9:1-6 Quão grande é o amor de nosso Senhor Jesus, que não apenas segue pregando as boas novas (capítulo 8) mas envia outros para que as espalhem cada vez mais longe.

Lc 9:10 Os discípulos voltam com as notícias de seus trabalhos e Ele os leva para um lugar deserto. Ele sabia que precisavam de descanso - apesar de Seu próprio trabalho nunca ter parado.

Lc 9:11-17 O Senhor sabia o que faria, mas prova a fé deles. Por menor fé que você tenha, Ele pode usá-la para muita bênção.

Lc 9:18-22 Algo de novo! Pedro verdadeiramente confessa o Senhor como "o Cristo de Deus". Então o Senhor lhes fala de Sua futura rejeição e morte.

Lc 9:23 Repare numa importante palavra neste versículo, "cada dia". Os mártires morreram pela fé, e seu galardão será grande. Talvez você não enfrente isso, mas você pode a "cada dia" tomar aquela cruz e seguir o Senhor.

Lc 9:28-36 Chegamos agora a um evento bem diferente. O Senhor Jesus toma três de Seus apóstolos (veja quais) e os leva para uma montanha (repare para fazer o que). Enquanto Ele fazia isso, toda a Sua aparência se alterou, Seu rosto e Seus vestidos brilhavam com fulgor... era um breve vislumbre de como o Senhor Jesus parecerá em Seu reino de glória que Ele estabelecerá neste mundo durante Seu reino de 1000 anos como Rei. Dois outros homens aparecem de repente. Quem são? Eles tinham vivido cerca de 1500 anos antes! Ali estavam eles, falando com Jesus sobre (repare com atenção!) Sua morte. Repare no que os três apóstolos estavam fazendo" (como nós?) Pedro sugere algo horrível. Mas ouça o que Deus diz bem alto do céu! Jamais deveríamos colocar o Senhor Jesus no mesmo nível das outras pessoas. Mas homens piedosos têm feito algo assim quando usam nomes de homens para suas denominações.

#879

A doçura de uma bonança é melhor sentida quando a tormenta está passando lá fora.

Lucas 10, Vers. 1-20

Lc 10:1-16 Desta vez Ele envia setenta (não temos isto em Mateus. O evangelho de Lucas é mais dirigido a toda a raça humana). As cidades que rejeitam esses mensageiros são terrivelmente culpadas, pois o versículo 16 nos fala de que é o próprio Senhor que estão rejeitando. Continua havendo essa mesma rejeição. Trata-se de algo sério aos olhos de Deus, recusar uma palavra de aviso ou um convite.

Lc 10:20 Há muitos nomes honrados no mundo, mas todos eles desaparecerão. Agradeçamos a Deus por nosso nome (daqueles que receberam o Senhor Jesus) estar escrito no céu.

#880

Ser uma testemunha do fato de que Cristo vive significa ser uma testemunha do fato de que eu morri.

Lucas 10, Vers. 21-42

Lc 10:21 Que bela submissão. Ele tinha sido rejeitado, e estava a caminho da cruz, mas olhou para o alto com gratidão Àquele que O havia enviado. Podemos dizer o mesmo.

Lc 10:25-37 Que figura de nós mesmos trilhando o caminho errado, e do Senhor Jesus que veio até onde estávamos e trouxe tamanha bênção para nós. E aquele pobre homem foi levado a um abrigo e alimentado, onde recebeu cuidados até a volta do Samaritano. Assim nosso Senhor, que nos salvou, quer nos convidar a estarmos reunidos ao Seu precioso nome, em cuja assembléia possamos receber abrigo e o alimento da Palavra de Deus, até que o Senhor venha nos buscar.

Lc 10:42 Oh! O que é estar sentado aos Seus pés escutando Sua Palavra!

#881

Os crentes não andam em santidade porque devem fazê-lo, mas porque querem fazê-lo.

Lucas 11, Vers. 1-26

Lc 11:1 O Senhor, como um Homem dependente, orava muito, e Seus discípulos pedem que também sejam ensinados a orar. Eles ainda não sabiam como simplesmente falar, dando graças e fazendo seus pedidos ao Pai. Quando oramos a Deus nosso Pai, estamos demonstrando que entendemos o quanto precisamos dEle. Quando Satanás nos vê ajoelhados em oração, sabe que estamos falando com Deus e aí estamos em melhor condição de resistir a ele. 1 Pedro 5:8 e 9.

Lc 11:2-4 Muitos cristãos não entendem que "a oração do Senhor" (ou "Pai Nosso") foi dada a Seus discípulos aqui no mundo antes do Senhor ter morrido e ressuscitado. Eles estavam rogando para que o reino de Deus viesse ao mundo. Ainda não havia vindo. Nós crentes hoje somos um povo celestial, com nossas esperanças e futuro no céu. Após sermos levados para o céu no "arrebatamento", o evangelho que anuncia Jesus voltando como Rei, será pregado às pessoas que nunca ouviram o Evangelho da graça de Deus neste presente "dia da graça". Então aqueles crentes irão fazer esta oração - "Venha o Teu reino". E Ele voltará (conosco, seguindo-O) para reinar sobre este mundo durante os 1000 anos do milênio. Que futuro maravilhoso nós temos. Vale a pena sofrermos um pouco ou muito por Ele agora. Agora estamos redimidos e podemos, pelo Espírito, falar a nosso amoroso Pai com nossas próprias palavras.

Lc 11:5-13 O Senhor compara um homem à meia noite pedindo a seus amigos três pães, conosco pedindo a nosso Pai para suprir nossas necessidades. O egoísmo impedia aquele homem de dar o pão, até que a persistência do outro o importunou tanto que finalmente entregou o pão. Nosso Pai está sempre pronto... "pedi e dar-se-vos-á".

Lc 11:14-26 O ódio do coração do homem contra o Senhor! No versículo 21 o diabo é o valente. Seus bens são os incrédulos que ele exige para si. Mas o Senhor é "mais valente do que ele" e veio para libertar os cativos de Satanás e mantê-los livres.

Lc 11:15 Esta é uma figura da religião pervertida e o versículo 16 é como infidelidade.

Lc 11:23 O maior conflito de todos os tempos é proclamado... Deus ou Satanás. Ou é um ou outro, não existe acordo.

#882

A obediência a ordens conhecidas, e o amor fraternal, não são suficientes para nos manter seja por que tempo for. Conduta, obediência, devoção e serviço devem fluir do amor, e a menos que seja acompanhada de um exercício, nossa atividade cedo ou tarde acaba chegando ao fim.

Lucas 11, Vers. 27-53

Lc 11:27-28 Colocando a ênfase na pessoa errada. Esta mulher pensava mais na mãe de Jesus do que nEle. Leia 1:46, 47 para ver que Maria tinha seus valores bem definidos. Ela reconheceu que Jesus, seu Salvador, era o mais importante.

Lc 11:31-32 Duas comparações... O Rei Salomão era um exemplo (bem fraco) da grandeza da exaltação de Cristo, enquanto Jonas foi um exemplo da profundidade à qual o Senhor desceu, ao levar o nosso castigo.

Lc 11:33-36 Um contraste entre um olho "simples" e um olho "mau". Ter o olho simples significa que tenho apenas um objeto diante de mim e este é agradar ao Senhor Jesus, e obedecer à Sua Palavra. Todos os outros motivos são relativamente "maus".

Lc 11:37-44 O Senhor é convidado para jantar por um Fariseu que repara que Jesus não passa pelo costume de se lavar antes de comer. Aqui o Senhor fala de modo bem direto para estes líderes religiosos apontando sua hipocrisia. Ele não os poupa. Por que você acha que Ele falou assim? Porque Alguém maior que Salomão ou Jonas estava ali diante deles e eles não O reconheceram... o bendito, humilde, gracioso, amoroso e tão prometido Cristo (o Messias), o Filho de Deus. Considerando Sua vida perfeita de obediência a Deus, eles tinham tudo o que precisavam para provar Quem Ele é, e mesmo assim O desprezaram! (Leia João 1:10-11).

Lc 11:45-52 Os legisladores (doutores da lei) juntam-se contra Ele. O Senhor expõe a vida falsa que eles também levavam.

Lc 11:53-54 Podemos ver destes versículos que eles estão se preparando para destruí-Lo. Antes de terminarmos este capítulo, repare nas cinco declarações que ele contém. No vers. 20, "o dedo de Deus" e "o reino de Deus", no vers. 28, "a Palavra de Deus", no vers. 42, "o amor de Deus", e no vers. 49, "a sabedoria de Deus". Cinco referências em um capítulo maravilhoso.

#883

As glórias morais de Cristo são manifestações de Seu caráter em cada movimento Seu aqui neste mundo ao longo de seu caminho.

Lucas 12, Vers. 1-30

Lc 12:4-5 O Senhor Jesus seria condenado à morte, e o mesmo aconteceria com alguns de Seu seguidores. Mas Ele lhes diz para não temerem os homens, que podiam matar o corpo - mas para temerem a Deus, que podia lançar uma alma perdida no inferno.

Lc 12:6-7 Então Ele fala a seus corações e desvia os seus pensamentos do medo completamente, e fala do amoroso cuidado que Deus tinha para com eles.

Lc 12:8-12 Que promessas maravilhosas - confessar seus nomes diante de Seu Pai se eles confessassem o nome de Jesus para as pessoas (Será que temos vergonha?)

Lc 12:13-15 Jesus não estava no mundo para resolver o problema da herança de alguém! Eles precisam tomar cuidado para não ficarem como o rico louco.

Lc 12:16-21 Este pobre rico homem só pensava em si próprio.

Lc 12:13-21 O mundo rejeitou o Senhor, o único verdadeiramente Justo, e isto acontece até hoje, quando vemos muita injustiça e impiedade. Não vamos deixar que nosso coração se apegue a coisas que logo ficarão para trás.

#884

O Senhor nunca permite que algo aconteça em nossa vida sem que Ele tenha um propósito para isso.

Lucas 12, Vers. 31-59

Lc 12:32 Veja se você consegue perceber quais são os três diferentes grupos no versículo (1) Um Pastor com Seu rebanho (2) ? e (3) ?.

Lc 12:31-48 Podemos ver nos últimos versículos que lemos ontem, e nestes dezesseis versículos, que uma confiança pessoal no Senhor é algo necessário e que não devemos estar ansiosos quanto à comida ou vestimenta (vers. 31, 32).

Lc 12:34 Que tesouro nós temos em nosso Senhor Jesus lá mesmo no céu. Se nosso tesouro está no céu, e Ele está, é ali que nosso coração vai estar.

Lc 12:35-40 E é do céu que Ele está vindo. Não se esqueça. Se realmente cremos que o Senhor voltará a qualquer momento, nossa vida irá demonstrar isto. Em cada um dos versículos 37 e 43 existe uma promessa de bênção. Mas será que você percebe a diferença?

Lc 12:49-53 As pessoas hoje discutem religião como se fosse uma teoria sobre a qual podem ter diferentes opiniões. Estes versículos nos dizem que a Pessoa do Senhor Jesus é o Objeto central da vida. Ou somos a favor, ou contra Ele... não há uma terceira opção. Leia estes versículos para ver o que DEUS diz. Não apenas nossos amigos Cristãos podem se voltar contra nós se nos posicionarmos demais por ELE, mas até nossos irmãos e irmãs. E não é assim? Seguir ao Senhor às vezes gera ódio, fogo e divisão, não paz. A Sua graça foi o que despertou a oposição.

#885

"Vá à igreja de sua escolha" é o pensamento que dá origem à heresia.

Lucas 13

Lc 13:1-5 O Senhor parece ter Israel como nação em mente, sua hipocrisia e rebelião, em contraste com a paciência de Deus e seu amoroso coração para com ela. Estes não eram mais ímpios que o resto da nação.

Lc 13:6-9 A figueira é outra figura de Israel; não tinha fruto para o Senhor. Por três anos (o tempo da presença do Senhor e de sua pregação entre eles), eles O odiaram e não se arrependeram. E até mesmo após o Senhor ter sido crucificado, Ele esperou e enviou mensagens de perdão. Mas eles rejeitaram todas elas, e apedrejaram Estêvão que os avisou com tanta fidelidade. Agora, como nação, eles foram "cortados". (Não os judeus como pessoas individualmente).

Lc 13:11-13 Tudo o que esta pobre mulher podia ver era o solo ao redor de seus pés... uma figura de Israel. O Senhor a toca, e ela se endireita imediatamente, e olha para a face de Jesus! Que figura daquilo que Ele fará para Israel no futuro.

Lc 13:23 Soa como uma pergunta inteligente, mas às vezes perguntas assim são simplesmente uma tentativa de fugir da pergunta "estou salvo?".

Lc 13:34-35 Ele ama o povo, mesmo sabendo que O odiavam e logo O crucificariam. Ele olhava para trás para a história deles e sabia tudo sobre aqueles que haviam sido enviados e mortos no passado.

#886

Todo pecado é contra Deus. É só na presença do Senhor que aprendemos o que é o pecado. Quando você entra em Sua presença passa a abominar o ego.

Lucas 14

Lc 14:1-6 No capítulo de hoje nada O satisfaz, nada está em conformidade com Seus pensamentos. Se estamos próximos a Ele, teremos a mesma opinião. O Senhor é convidado para ir à casa do Fariseu, e imediatamente percebe que os que estão ali se opõem a Ele. A casa é certamente uma figura do mundo do homem. Ele repara no pobre homem sofrendo de um edema. Ele lhes faz uma pergunta. Eles queriam pegá-Lo em Suas próprias palavras, por isso guardam um silêncio hipócrita. Ele cura o homem, e em seguida lhes faz uma pergunta. E que pergunta! Ele revela seus corações ímpios - e os nossos.

Lc 14:7-11 O Senhor percebe que os convidados escolhem os melhores lugares! Como nossa velha natureza? Certamente. Se você pudesse enxergar o mundo de hoje com os olhos de Deus, veria a mesma cena. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.

Lc 14:12-14 O Senhor agora se volta para o anfitrião. Mas não é diferente dos outros! Egoísmo em uma outra forma! Se o Senhor tivesse agido desta maneira conosco, convidando para o céu os ricos e mais atraentes, quantos teriam aceitado a oferta?

Lc 14:15-24 O Senhor desvenda a cena de uma festa que acontecerá no céu. Que diferença! Nenhum convidado aparece! Deus precisa forçar Seus convidados a entrar! Se tivéssemos apenas a obra do Senhor Jesus, não haveria um único convidado. Se tivéssemos apenas a obra do Espírito Santo, não teríamos uma festa! Que amor Deus tem em enviar a ambos!

Lc 14:25-final Uma grande multidão segue a Jesus. Eles estavam olhando a Ele como Alguém para ser seguido. Mas o primeiro contato que qualquer pecador precisa ter com ele é como Salvador. Mas o Senhor lhes diz algo assim - "Se você quiser ser como Eu, deve deixar tudo".

#887

A idolatria nos separa completamente de Deus. Idolatria é permitir que algo mais domine minha vida.

Lucas 15

Lc 15:1-2 Feliz o contraste neste capítulo. Ele encontra Publicanos (coletores de impostos) e pecadores. Com eles Ele pode Se comunicar como um Salvador! Agora Ele pode abrir Seu coração e Sua boca e contar estas maravilhosas histórias ou parábolas.

Lc 15:3-7 Como a obra do Senhor Jesus.

Lc 15:8-10 Como a obra do Espírito Santo.

Lc 15:8-final Como o coração de Deus Pai. O Senhor Jesus prepara a festa... o Espírito Santo prepara os convidados e o Pai está cheio de gozo por ter Sua casa cheia de convidados, regozijando por toda a eternidade. Se você estiver desfrutando de comunhão com seu Pai, com alguém já disse, nunca irá deixar de desfrutar o capítulo 15 de Lucas! Aproveite.

#888

Se alguém não crê que Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus essa pessoa não tem lugar na assembléia.

Lucas 16

Lc 16:1-12 Uma lição das mais importantes deve ser aprendida aqui por todo crente no Senhor Jesus. Um mordomo é alguém a quem são delegadas responsabilidades por alguém rico, para que cuide de seus negócios. O patrão o chama e diz que soube que ele está gastando seu dinheiro, e o despede.

Lc 16:3-7 Ele pensa sobre o assunto e faz um plano, colocando-o em execução.

Lc 16:8 O patrão lhe dá os parabéns quando fica sabendo o que o homem fez. Por que? Porque o homem pensou em seu futuro e tinha o direito de fazer aquilo.

Lc 16:9-12 O primeiro significado desta história é que Israel foi o "mordomo" e perdeu o emprego, mas ao aplicá-la ao crente em Cristo hoje, ela nos ensina que primeiro precisamos aprender que devemos viver dentro de nossas possibilidades. Se formos fiéis neste sentido, então o Senhor pode nos dar algum trabalho para fazer para Ele, e é quando nos confia as coisas que verdadeiramente têm valor nesta vida, "as verdadeiras riquezas" (vers. 11-12).

Lc 16:13 "Mamom" significa dinheiro.

Lc 16:19-31 Um homem rico que tomou as coisas que lhe foram confiadas, e as usou todas para seu próprio prazer. Todos os dias isto acontece ao nosso redor, mas o que seria se pudéssemos realmente ver por trás das cenas e escutar a terrível angústia de um vizinho que tenha ido para uma eternidade de perdição! Mas veja este pobre homem Lázaro - ele fecha seus olhos na morte e os abre em eterna alegria. E existe um grande abismo colocado para sempre entre aqueles dois lugares.

#889

Se você abandonar o verdadeiro Deus já não terá um padrão absoluto do que é certo e errado.

Lucas 17

Lc 17:1-2 O Senhor Jesus ama aqueles "pequeninos" e Nos avisa que devemos tomar muito cuidado para que nada do que fazemos ou dizemos possa vir a ofender um deles.

Lc 17:3-4 Suponha que alguém tenha feito algo para me ofender, o que devo fazer? O Senhor diz que devo perdoá-lo - não importa quantas vezes ele tenha me ofendido. Não devo ofender os outros, e devo perdoar, se alguém me ofender.

Lc 17:11-19 Cada um destes leprosos clamou por misericórdia, e o Senhor escutou e curou cada um deles. Só um voltou para agradecer ao Senhor. Aqui está um leproso limpo - um Samaritano aos pés de Jesus dando graças a Ele.

Lc 17:21 Em outras palavras, o Senhor Jesus está dizendo, "Eu, o Senhor Jesus, represento o reino de Deus entre vocês". Não significa que o reino de Deus estava dentro de cada um deles, pois ele estava falando a Fariseus incrédulos.

Lc 17:22-37 O Senhor fala da época em que voltará para reinar. Será um tempo de juízo quando alguns serão levados em juízo e outros serão deixados para bênção, as bênçãos do milênio. Procure se lembrar disto, pois há muitos que confundem a vinda de Cristo com o arrebatamento. Aqui os incrédulos são os que são levados de repente. (Tudo isso acontecerá DEPOIS de nós, os crentes, termos sido levados para o céu.)

#890

Abandonar a mesa do Senhor é abandonar o poder - o lugar de correção.

Lucas 18

Lc 18:1-8 O Senhor conta uma parábola (uma história terrena com um significado celestial) para os discípulos aprenderem que oração e paciência andam juntas. Precisamos temer mais não ouvir o Senhor do que temer que Ele não nos ouça. Já foi dito que a forma mais rápida de ficarmos em pé é ficando de joelhos. Vigiar e orar.

Lc 18:9-14 Esta lição de oração é diferente. Mostra o espírito no qual devemos orar. Dois homens falam a Deus em oração, e o Senhor Deus fala. Escute cuidadosamente o que Ele disse!

Lc 18:15-17 Uma terceira lição ensinada pelo Senhor. Esta mostra o coração dos discípulos mas depois revela o Seu coração.

Lc 18:18-23 Uma quarta lição. Este jovem não aprende, pois seu coração e mente estavam colocados nas coisas erradas da vida, nas riquezas, e por isso ele vai embora triste, mesmo continuando com suas riquezas. Elas não podiam satisfazê-los.

Lc 18:24-30 Uma quinta lição. O que parece impossível às pessoas é possível a Deus. Os discípulos não entendiam que o Senhor Jesus estava apresentando algo jamais ouvido antes. Nos dias do Antigo Testamento, quando alguém era fiel e obediente a Deus, ficava rico porque Deus o recompensava naquele mesmo tempo e lugar. Eles tinha a evidência de que Deus os escutava e recompensava. Mas eles não entendiam que, apesar da bondade de Deus para com eles, Israel iria se voltar contra Deus e crucificar Seu Filho. Mas a história do Evangelho trazia um segredo que a graça e a bênção seriam um presente de Deus. Algo que parecia impossível ao povo.

Lc 18:31-34 Estes versículos comprovam as observações acima. O Senhor falou com muita clareza. Como poderia alguém não entender as palavras claras que Jesus estava lhes dizendo. Leia o versículo 25 do capítulo 24. Ele os acusava de que após a Sua ressurreição eles seriam negligentes e incrédulos. Será que somos assim?

Lc 18:35-43 Enquanto o Fariseu, e então o rico, perderam a bênção, um pobre mendigo cego a recebe. Ele seguiu a Jesus!

#891

Nenhum ministério é certo a menos que seja por graça. Nenhum caminho é certo a menos que seja por graça.

Lucas 19

A história de um homem rico que recebeu a bênção.

Lc 19:1-10 As riquezas de Zaqueu não o satisfaziam. Ele queria Jesus. Nada iria impedi-lo. O Senhor Jesus pára e o chama pelo nome. Ele desce para finalmente ficar na presença de Jesus. No versículo 7, aqueles que viram aquilo acontecer consideravam Zaqueu um pecador. É claro que o Senhor sabia tudo acerca de Zaqueu, mas o que diz? Versículo 10, 'Não vim para abençoar você, Zaqueu, porque você é generoso e honesto, mas porque vim buscar e salvar o que estava perdido!'

Lc 19:11-27 Enquanto nosso Senhor Jesus está ausente, Ele deixou com cada um de nós algo que podemos usar para Ele, e daremos conta disto quanto ao modo como usamos.

Lc 19:38 O Senhor está entrando na cidade de Jerusalém e este é o clamor que se levanta. Quando Ele nasceu, o clamor levantado foi de "Paz na Terra". Não existe paz real na Terra, pois eles rejeitaram o Príncipe de Paz. Ao entrar na cidade onde Ele será condenado, o clamor agora é "paz no céu". O Príncipe da Paz estava voltado para o céu.

Lc 19:41 O Senhor chora sobre a mesma cidade que tanto O odiava.

#892

Quando a divisão acontece, ninguém ganha; somos todos perdedores. Deus permite que isto venha sobre nós por causa de nossa condição.

Lucas 20

Lc 20:1-8 Só uma Pessoa divina poderia calar a incredulidade com uma resposta assim. Lembre-se de que Jesus não tinha ainda morrido, portanto quando diz "Evangelho" aqui ainda está se referindo às boas novas do reino na terra.

Lc 20:9-18 A culpada nação de Israel era Sua "vinha". Após terem recusado a mensagem enviada por tantos de Seus servos (os profetas do Antigo Testamento), Deus olha para cá e diz: "Enviarei Meu Filho Amado". Mas Eles matam aquele Filho. Os judeus continuam, individualmente, livres para aceitarem o Senhor Jesus, evidentemente.

Lc 20:19-26 Os pecados de Israel os colocaram sob o controle de César, o Imperador Romano. O Senhor simplesmente lhes diz para pagarem o que César exigia, mas também para que se lembrassem de sua responsabilidade para com Deus.

Lc 20:27-38 O Senhor diz aos Saduceus (eles não criam em uma ressurreição) que no céu, não existe qualquer forma de matrimônio. As alegrias do céu são muito, muito maiores do que as alegrias no mundo. "Iguais aos anjos" significa que os anjos nada têm a ver com matrimônio no céu - e nem nós. Seremos mais elevados e mais próximos do Senhor do que o mais importante dentre os anjos.

#893

Nunca precisamos mais do amparo de Deus e da obediência à Sua Palavra do que durante a Sua adoração.

Lucas 21

Lc 21:1-4 Devemos tudo ao bendito Senhor Jesus, que entregou-Se a Si mesmo por nós. Nada retemos - e nem deveríamos.

Lc 21:1-7 O Senhor deve dizer aos discípulos que este maravilhoso templo iria ser destruído. Eles querem saber quando.

Lc 21:8-24 O Senhor lhes fala claramente sobre os terríveis juízos que cairiam sobre aquela cidade. No ano 70 A.D. (cerca de 37 anos mais tarde), um General Romano chamado Tito veio e cercou a cidade de Jerusalém (vers. 20) e a destruiu completamente, e entregou multidões de Judeus à morte. As palavras "até que o tempo dos Gentios se complete" significa o período de tempo que ainda existe hoje. Os Gentios são os governantes do mundo; Romanos 11:25. Após nós os crentes termos sido levados para a glória, alguns em Israel se voltarão ao Senhor - Romanos 11:26. Eles formarão toda a nação de Israel; e a terra e o povo de Israel mais uma vez será o trono do Senhor na Terra e o "tempo dos Gentios" chegará ao fim.

Lc 21:25-28 Estes versículos falam do tempo quando o Senhor virá do céu para derrotar todos os Seus inimigos e trazer libertação para os Judeus piedosos que estarão esperando por Ele naquela ocasião.

Lc 21:32-33 Aquelas palavras que nosso Senhor falou jamais passarão!

Lc 21:37 Eles estão planejando matá-Lo, mas Ele paciente e amavelmente continua a trabalhar entre eles. À noite Ele vai ao monte das Oliveiras! Nenhum deles O convidou para suas casas.

#894

O Único Corpo é sempre mencionado como estando aqui no mundo, não no céu.

Lucas 22

Lc 22:9 Uma pergunta das mais importantes. O Senhor continua a desejar que O lembremos, e Ele adora nos ouvir fazendo esta mesma pergunta. Ele não Se agrada quando olhamos ao nosso redor e nos juntamos "à igreja de nossa preferência". Todo crente está na "igreja" pela qual Ele Se entregou. É desejo de nosso Senhor nos ver reunidos ao redor de Si, para o Seu digno Nome, e não para o nome de uma organização feita por homens. O lugar que o Senhor escolheu foi um "cenáculo" (andar elevado) - não o templo - mas um lugar fora de todos os sistemas religiosos.

Lc 22:19-20 Que simplicidade! Há muitos que continuam a se reunir no primeiro dia da semana para lembrar Seu Senhor na quieta e preciosa simplicidade descrita aqui. Um pão, um cálice, e a presença de nosso Senhor Jesus! Se desejamos nos separar daquilo que sabemos ser errado, é então, e só então, que o Espírito de Deus nos reúne ao Nome do Senhor. Acrescentar qualquer coisa mais é dizer que Ele não providenciou o suficiente.

Lc 22:28 Ele tinha visto muitos fracassos com Seus discípulos, e ainda assim diz isto.

Lc 22:39-46 Ele roga a Seu Pai a respeito da cruz. Oh! Quão terrível é o pecado aos olhos do Senhor. Quão horrível o sofrimento que foi necessário para eliminar o pecado.

Lc 22:54-62 Pedro nega que tivesse alguma vez conhecido o Senhor! Ele nem imaginava o quão fraco era, e nem nós.

Lc 22:63-65 Quão horríveis são nossos próprios corações. O Senhor Jesus foi vendado, enquanto O esbofeteavam e esmurravam... Ele que os havia criado. Que Salvador!

#895

A linguagem é o único veículo no qual o pensamento pode viajar. João 1:1

Lucas 23

Lc 23:1-12 É triste ver que todo esse ódio contra o Senhor acaba fazendo pessoas ficarem amigas.

Lc 23:25 Eles escolheram um homicida, e crucificaram o único Homem bom e verdadeiro que jamais viveu. E hoje culpam a Deus por suas guerras e seus problemas! O mundo de hoje O crucificaria outra vez se pudesse fazê-lo.

Lc 23:39-43 Como compreender que Deus pudesse demonstrar tamanho amor! Deus é amor. Esta é a hora mais negra que já houve na história da humanidade. Deus tocou o coração daquele ladrão, de forma que ele admitiu sua culpa, confessou a Jesus como Senhor. Naquele mesmo dia ele estava no paraíso com o Senhor Jesus!

Lc 23:45 Deus havia aberto o caminho para agora poder sair abençoando o homem, e abriu o caminho para o homem poder agora entrar na presença de Deus; limpo de toda mancha do pecado.

Lc 23:50 Sem dúvida as ímpias autoridades queriam lançar o corpo morto de Jesus em uma vala comum com os dois ladrões, mas Deus declarou "com o rico em Sua morte" (Isaías 53:9), e assim se cumpriu.

#896

Deus tem permitido nossas tribulações com um propósito, e Ele está bem ali conosco. Não existe uma lágrima desnecessária em nossa vida. É um momento quando o Senhor está mais próximo de nós do que em qualquer outro momento de nossa experiência.

Lucas 24

Que notícia gloriosa! A ressurreição! Jesus, Aquele que morreu por pecadores, saiu do túmulo. Agora sabemos que Deus está completamente satisfeito com a obra de redenção. Ele ressuscitou "para nossa justificação" Romanos 4:25.

Lc 24:6-7 Uma grande surpresa para aquelas mulheres fiéis que foram cedo no primeiro dia da semana.

Lc 24:11 Apesar da história da ressurreição, a mensagem não foi crida. Mas Pedro corre todo o caminho até a sepultura, e descobre que a história delas era verdadeira.

Lc 24:13-35 Dois desencorajados discípulos são encontrados pelo Senhor e Ele acalenta seus corações falando daquelas coisas que eram verdadeiramente caras a eles.

Lc 24:27 Três coisas são abertas nesta maravilhosa história. Aqui está a primeira... as Escrituras são abertas a eles pelo Senhor. Que experiência deve ter sido para eles enquanto caminhavam aqueles 9,5 quilômetros por estradas entre montanhas de Jerusalém a Emaús. Não é de admirar que seus corações queimavam dentro de si (vers. 32).

Lc 24:28 O Senhor não Se convida a entrar na casa deles. Seus corações haviam sido tão aquecidos por Sua companhia, que eles não querem que Ele vá embora.

Lc 24:31 Aqui está a segunda coisa que Ele abriu... seus olhos. Eles O reconhecem! O Senhor Jesus! Que momento aguarda por aqueles de nós que conhecem este mesmo Senhor Jesus como nosso próprio Salvador, quando ouvirmos o Seu chamado para subirmos (1 Ts 4:15-18) Pode ser hoje!

Lc 24:33 Repare onde eles vão.

Lc 24:36 A presença de Jesus! Que alegria para seus corações.

Lc 24:45 A terceira coisa é aberta... seu entendimento. Isto não aconteceu quando as duas primeiras foram abertas. Por que? Porque foi só quando eles estavam no lugar certo. Nosso entendimento não é aberto até que sejamos obedientes. Eles tinham tomado uma decisão e retornado a Jerusalém quando a segunda coisa foi aberta. Ninguém lhes disse para retornar! Quando nós nos separamos é que Ele nos reúne.

Lc 24:47 A mensagem de arrependimento e perdão deveria começar em Jerusalém - a mesma cidade onde Ele tinha sido rejeitado e odiado e expulso.

Lc 24:49 Eles deviam esperar em Jerusalém até que o Espírito Santo descesse sobre eles, a respeito do que lemos em Atos, capítulo 2.
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice