Contents

[ ]

Índice

 
#396

Se culpamos Deus pelas provas que vêm para nosso bem, as provas podem se transformar em tentações para nosso mal.

JUÍZES 1, Vers. 1-15

Voltamos para o Antigo Testamento para vermos o próximo passo nas figuras (no AT) dos progressos na vida de um crente. Gênesis - Nova vida; Êxodo - saindo para um novo lugar; então adoração; então nossos problemas diários; então Josué - nosso combate contra os inimigos da verdade; agora "Juízes" - Deus provando Seu povo para ver se irão viver em todas as bênçãos que Deus lhes tem dado... O que vemos? Só Fracasso, desprezo pela terra, desobediência (estas duas coisas andam juntas). Portanto Deus os castiga. O que foi que fizeram? Clamaram a Ele. E o que Deus fez? Enviou um "Libertador". Quando este morreu, o que foi que fizeram? Voltaram à desobediência... e assim por diante ao longo do livro que começamos a ler hoje. Agora quando aplicarmos essas lições à nossa vida, não se esqueça que, como crentes no Senhor Jesus, temos o Espírito Santo vivendo em nosso corpo. Ele é o poder que nos capacita a obedecermos. Quando terminarmos este livro, estaremos lendo acerca de nossos erros e desobediências também, em 2 Timóteo. Moisés, o grande líder do povo de Deus na travessia do deserto, está morto. Josué, o brilhante líder na terra prometida, e o conquistador dela, também está morto. Ambos haviam sido escolhidos por Deus para fazer cada um a sua obra. Tudo o que Deus havia ordenado a Moisés, havia sido escrito em um livro. E temos esse livro em nossas mãos, os cinco livros de Moisés - de Gênesis até o fim de Deuteronômio. Portanto lembre-se de que as pessoas a respeito das quais vamos ler, tinham os mesmos cinco livros, Deuteronômio 12:1. As pessoas haviam prometido (Josué 24:24) que iriam obedecer a Deus, e, por conseguinte, à Sua Palavra!

#397

Conforme nos aproximamos do fim, a devoção do coração de Cristo irá produzir um fruto que parecerá fútil aos olhos humanos... Jeremias é um exemplo disso.

JUÍZES 1, Vers. 16-36

Hoje iniciamos a leitura da triste história do comportamento de Israel. Conforme instruções dadas a Moisés, o tabernáculo havia sido construído e os sacerdotes estabelecidos para fazerem a intermediação entre Deus e o Seu povo. Os sacerdotes se tornaram negligentes e desobedientes, de modo que Deus já não podia usá-los. Ele nunca nunca fica sem instrumentos (pessoas ou coisas) que possa usar. Seus novos instrumentos são agora os juízes... o nome de nosso livro. Seja nos dias dos juízes, ou hoje, o poder (nos crentes) é perdido somente pela desobediência a Deus e à Sua Palavra. Os filhos de Israel foram mais tarde atribulados por estes mesmos inimigos.

Mas aqui você está lendo o motivo... eles não os expulsaram da terra que Deus lhes havia dado. Eles deixaram alguns, e esses foram a causa dos problemas que se seguiram. Isto nos ensina que Satanás irá vencer por astúcia - ao nos dizer que não precisamos nos separar, e nos separar para o Senhor... e que desde que sejamos moralmente bons, tudo estará bem. Mas é dessa forma que somos enganados. A fé em Deus e a obediência à Sua Palavra trarão gozo pessoal, paz e bênção, como veremos à medida que formos avançando neste livro. O que também veremos em nossa própria vida à medida que seguirmos adiante pelo Senhor.

#398

Na gloria, nos lembraremos mais dos dias tristes do que dos dias alegres, pois foram eles que nos esvaziaram de nós mesmos.

JUÍZES 2

Jz 2:1-5 Você se lembra de ter lido em Josué acerca da cidade de Gilgal? Eles conquistaram vitórias na batalha quando partiram de Gilgal. Foi ali que a vergonha de terem estado no Egito lhes foi tirada. Eles foram circuncidados em Gilgal. (A circuncisão no significado do Novo Testamento é morte para a carne para o crente - Gl 5:6, 1 Co 7:19). Mas agora o anjo se move de Gilgal para Boquim. "Boquim" significa "choro". Deus lhes diz qual seria o resultado do descuido deles... Ele não expulsaria seus inimigos. O resultado seria choro. Mas não chegou a tocar seus corações, pois nos versículos 12-13 vemos o que fizeram! Às vezes choramos quando estamos com problemas, mas voltamos a desobedecer logo depois. Podemos dizer que os versículos 11-13 mostram o que Israel era, e os versículos 16-18, o que o Senhor fez.

Jz 2:14-15 Vamos ler palavras como estas diversas vezes neste livro. Muitos crentes estão constantemente em um estado de infelicidade e inquietude pela mesma razão... nos comprometemos (cedemos um pouquinho) com o mundo.

Jz 2:16-23 Uma prévia deste livro. Certamente necessitamos aprender que, em nossa vida, a obediência é o que deveríamos escolher. 1 Co 6:19-20.

#399

A vida divina precisa ser acondicionada em um vaso que deve estar constantemente humilhado.

JUÍZES 3

Jz 3:1-6 O Senhor permitiu que esses inimigos permanecessem na terra para provar Israel.

Jz 3:4 E Ele faz o mesmo conosco. Ele nos dará o poder para vencer somente se estivermos desejosos de obedecer à Sua Palavra. Os detalhes de sua desobediência. Até aqui não lemos de nenhuma vitória.

Jz 3:7-8 Eles abandonaram o Senhor, por isso Ele os abandonou, mas não sem antes avisar!

Jz 3:9-11 Aqui acontece a primeira volta ao Senhor. Era quase como se o Senhor estivesse esperando ouvir eles clamarem a Ele! Eles descansaram por quarenta anos.

Jz 3:12-31 Mas eles não aprenderam a lição. Logo voltam a praticar o mal! O Senhor não lhes deu forças, mas deu forças a seus inimigos! (Será que entendemos que quando o inimigo está muito forte contra nós, é porque o Senhor está permitindo?).

Jz 3:15 O misericordioso Deus deles mais uma vez escuta e responde.

Jz 3:30 Dessa vez Israel tinha que descansar o dobro da outra vez. Você irá reparar que alguns dos "libertadores" tinham alguma característica de fraqueza. Eles não seriam o tipo de pessoa que o povo escolheria. Somente Deus poderia usá-los. Porque Ele é a força deles - 2 Co 12:9. Os dias eram maus, por causa de sua desobediência, e portanto tudo acontece em fraqueza. O indivíduo hoje que quiser seguir fiel para com o Senhor, receberá dEle a força para o momento.

#400

O crente pode se regozijar na prova de sua fé.

JUÍZES 4

Jz 4:1-3 Outra vez desobediência, outra vez a súplica a Deus, outra vez Deus enviando um libertador.

Jz 4:4 Mas não havia um homem fiel que Deus pudesse usar, portanto Ele usa uma mulher fiel. Isso nos dá uma idéia mais completa da condição de fraqueza em que Israel se encontrava. Hoje vemos uma ascendência das mulheres pelo mesmo motivo.

Jz 4:5-9 Esse fraco homem diz que ele só sairá à batalha se Débora for com ele! Deus permitiu essa vergonha em Israel. Mas outra mulher será a causa da vitória! Com certeza, homem algum poderia ter levado o crédito.

Jz 4:10-24 A luta - veja o vers. 23. (Possamos ter Deus mais envolvido em cada detalhe de nossa vida).

#401

Com freqüência desejamos mais que nos seja tirada a prova do que o estado de espírito que a causou.

JUÍZES 5

O capítulo de hoje é uma canção. Pode parecer estranho a você ler de tanta vingança, violência e destruição. Mas nunca aprenderemos a verdade da Bíblia se nos colocarmos como juízes. Precisamos entender que Deus inspirou cada palavra. O Antigo Testamento só é compreendido se entendermos o Novo Testamento. O Antigo Testamento é a história dos acontecimentos físicos, e principalmente do povo de Deus, os Judeus, os Israelitas. Eles estavam sob a lei. Se obedecessem, eram abençoados. Se desobedecessem, eram castigados. Em nossa época (o dia da graça), Cristo já veio à Terra, morreu por nossos pecados, e pelo derramamento de Seu sangue somos limpos de todo pecado. Agora estamos em uma nova posição. É uma posição de GRAÇA, Ef 2:8. Portanto não misture as duas coisas. A lei e a graça não podem ser misturadas. Mas o triste de nossos dias é que muitos crentes não entendem que temos também responsabilidade em obedecer à Palavra de Deus. Temos todas as nossas bênçãos, mas nossa felicidade nelas depende de nossa obediência.

#402

A aflição não pode me ferir quando faço uso da submissão.

JUÍZES 6, Vers. 1-10

Jz 6:1-10 Cada inimigo é, para nós hoje, um tipo de nossos inimigos espirituais. Os Midianitas são uma figura das coisas terrenas - (eles podiam bem ser nossa casa, nosso carro, jardim, emprego ou até nossos filhos). As primeiras palavras nos falam o motivo do que aconteceu neste capítulo.

Jz 6:6 Eles não entenderam que era a sua própria desobediência a razão daquilo. (A desobediência é com freqüência a razão de nossas provas e problemas). Os Amalequitas - uma figura da carne ou da velha natureza em nós. Tome nota desses inimigos e do que cada um significa... é instrutivo para sua vida. No primeiro versículo, o Senhor enviou os Midianitas porque Israel não os expulsou da terra. No oitavo versículo, o Senhor enviou um profeta para tocar a consciência deles. No versículo 11, o Senhor enviou um anjo para levantar um libertador. (O Senhor Se apraz em nos tirar de nossa miséria, mas só quando nos voltamos para Ele).

#403

O crente deve entender... que seu testemunho é algo inseparável do conflito.

JUÍZES 6, Vers. 11-40

Jz 6:11-18 Deus só enxergou um homem, Gideão, a quem Ele iria usar para livrar Israel de seus inimigos. Por causa de sua desobediência, Israel havia afundado até a mais baixa condição desde que chegaram à terra gloriosa.

Jz 6:11 Malhar o trigo é separar o grão da palha... uma figura de separar a verdade do erro. Veja Provérbios 25:4; Jeremias 15:19, 23:28, 2 Coríntios 6:14. É de se duvidar que exista uma lição mais importante do que esta para aprendermos em nossa vida. "Apartar-se do mal é inteligência" Jó 28:28.Quando confessamos nossos pecados a Ele, Ele escuta, Ele Se apraz em nos abençoar. Pv 28:13.

Jz 6:13 Afirmações verdadeiras. Não se trata de Deus haver cometido um erro, ou de ter aquilo acontecido de forma aleatória. Eles desobedeceram e trouxeram problemas para si mesmos.

Jz 6:15-18 Gideão enxerga sua fraqueza. Isso é bom. Mas ele precisa olhar para outro lado, para o poder de Deus, e é o que faz.

Jz 6:19-20 Se Gideão não estivesse malhando o trigo, ele provavelmente não teria trigo pronto para a oferta de manjares para Deus. (A menos que estejamos vivendo de forma a agradar o Senhor, não seremos capazes de fazer o que ele fala em Hb 13:15).

Jz 6:33-40 Deus graciosamente prova o Seu poder a Gideão.

#404

Uma consciência perfeitamente purificada é a base da comunhão.

JUÍZES 7

Gideão tinha mais lições a aprender. (2 Co 12:9-10 diz "quando estou fraco então sou forte").

Jz 7:2 A grande coisa em nossa vida é sermos capazes de enxergar que os pecados em que persistimos são aqueles que permitem que o inimigo (Satanás) nos vença. Então nós os julgamos e os abandonamos, e o Senhor nos livra. (Pv 28:13).

Jz 7:3 Foram 32.000 homens que atenderam ao chamado de Gideão. Mas Deus sabia que Israel (não Gideão) iria se vangloriar da vitória que estava para ser conquistada. Assim, todos os que estavam temerosos foram enviados de volta para casa. (Que lição para nós. Com freqüência temos medo de tomar uma posição pela verdade que Deus nos tem mostrado). 2/3 do exército se desvaneceu!

Jz 7:4-8 Ainda havia gente demais. Desta vez o teste é diferente, estava relacionado ao modo como eles bebiam água. Aqueles que rapidamente tomaram um gole d'água foram separados daqueles que se ajoelharam e beberam com calma. Os primeiros eram apenas 300. Os últimos 9.700. Somente aqueles que tinham diante de si um propósito, que desejavam seguir para a missão, foram escolhidos. Eles foram provados pela água. A água é uma figura para nós da Palavra de Deus. Ef 5:26. Como crentes, quanto estamos desejosos de obedecer a Palavra de Deus?

Jz 7:9-15 Gideão escuta o sonho. Ele reconhece que é o Senhor Quem está lhe falando. É bom vermos o Senhor em cada evento de nossa vida. O resultado é que Gideão adora o Senhor.

Jz 7:16-25 Os 300 tinham uma coisa a fazer - manter seus olhos em Gideão. (O crente tem uma coisa a fazer antes de tudo - manter seus olhos em Cristo). O resultado é vitória. Sempre é.

#405

Uma alma não pode desfrutar das coisas de Deus sem ter a paz que está associada a uma boa consciência.

JUÍZES 8

Jz 8:1-3 Muitos, que não tinham interesse ou coragem antes da batalha, agora são prontos a reclamar a Gideão. Repare sua humilde resposta. (Um crente precisa estar preparado para enfrentar dificuldades - mesmo vindas de outros crentes).

Jz 8:4 Mas não parou para reclamar. Ele e seu pequeno grupo seguiram adiante, fracos, porém perseguindo. (Possamos nós crentes seguir em frente!).

Jz 8:5-10 Mais reclamações vindas de seus amigos. Que maneira terrível do povo agir. Mas veremos o resultado mais tarde.

Jz 8:11-21 Gideão poderia ter ficado satisfeito por prender os dois príncipes... mas não. Enquanto os 2 reis estivessem vivos, o inimigo ainda existia. Ele insistiu. (Alguns Cristãos dizem que os crentes que insistem são fanáticos. Mas perguntamos, "a quem devemos agradar? A Deus ou ao homem?".)

Jz 8:22-35 Que aviso para nós temos aqui! Com freqüência após o Senhor nos ter ajudado de maneira marcante para vencermos alguma prova, fracassamos em alguma outra armadilha colocada por Satanás. Poucos de nós podem suportar o sucesso. Nosso inimigo é muito sutil. Não podemos jamais abaixar nossa guarda.

Jz 8:24 Satanás estava esperando para passar uma rasteira em Gideão. Parecia a Gideão que não havia mal em pedir por isso!

Jz 8:27 Mas veja o que acontece a essas coisas! Todo o Israel não iria seguir a Gideão quando fosse para fazer a obra do Senhor, mas eles seguiriam quando o mal estivesse envolvido nisso! Que aviso para nós!

Jz 8:33-35 A história termina com tristeza. Com que rapidez eles se esquecem do Senhor! (Depois de tudo que o Senhor tem feito por nós, depois de todo o gozo que experimentamos quando no começo aceitamos a Cristo como Salvador, com que rapidez voltamos para o pobre mundo).

#406

Um sinal de fraqueza é quando a própria reunião se torna o objeto da atenção ao invés de Cristo.

JUÍZES 9

Isto é a respeito de Abimeleque, o filho de Gideão. Às vezes uma pessoa é verdadeiramente abençoada pelo Senhor em alguma obra especial para Deus. Então outros (ou possivelmente o filho da própria pessoa), pensa que pode levar o trabalho adiante. Acabam agindo sobre a fé de outros. Abimeleque era um homem que se aproveitou da reputação que seu pai possuía. Ele usa esse poder para seu próprio ganho, não para Deus. Todos os filhos de Gideão, exceto um, são mortos. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7).

Jz 9:5 É notável que o filho mais velho e o mais novo de Gideão sejam mencionados nesta instrutiva história. Em 8:20 um filho mais velho era um dos 300 fiéis! O mais jovem é o único filho que escapa! Jeter significa "juízo vindouro". Jotão significa "Jeová é perfeito".

Jz 9:6-57 Este homem orgulhoso e egocêntrico assassinou aqueles que tinham mais direitos que ele para representar seu fiel pai. O castigo cai sobre ele de uma forma humilhante.

Jz 9:56-57 Mas devemos entender que qualquer um que hoje adote o nome de Cristão está se colocando em uma posição de grande responsabilidade. Pode acontecer do verdadeiro crente permitir que a velha vida se manifeste nele. E se isso acontece, Deus Pai trata conosco. Mas sempre porque nos ama. Possamos ter uma consciência sensível e andarmos e vivermos na nova natureza.

#407

Há alguns que falam da necessidade de poder nas reuniões, tendo sua própria opinião a respeito do que significa poder. Esquecem-se que a presença do Senhor é o poder, seja para derrubar ou para edificar.

JUÍZES 10

Jz 10:1-5 Dois juízes sobre Israel, em cujas vidas Deus vê pouca coisa digna de nos ser contada.

Jz 10:6 Israel afunda ainda mais. Deus nos diz o que Ele viu. Ele relaciona cada deus que eles seguiam. Ele então resume tudo nas duas últimas observações. Era o Senhor, ou todos esses outros deuses - todos eram agrupados como uma mesma coisa.

Jz 10:7 Deus entrega Israel a duas das nações (Amom e os Filisteus) a cujos deuses Israel se entregara! Acaso eram essas nações amáveis e amigas de Israel por este ter se voltado a seus deuses?

Jz 10:8-9 Aquele ano! E por 18 anos!

Jz 10:10 Para quem podem se voltar agora? Sua confissão alcança o ouvido misericordioso de Deus. (É essa a confissão que você faz quando se vê em problemas? O Senhor escuta se você o fizer - 1 João 1:9. Ele não provê para que andemos descuidadamente, mas é misericordioso quando nos arrependemos e confessamos os nossos pecados).

Jz 10:11-14 Mais uma vez essas duas nações são mencionadas, Amom e os Filisteus; Deus já havia libertado Israel deles antes! E voltaram e adoraram seus deuses! (Estamos fazendo exatamente o mesmo quando abrimos mão da Palavra de Deus).

Jz 10:15 O que Israel faz aqui é o que nós crentes devemos fazer também. (A menos que nos separemos dos ensinos que sabemos ser contrários à Palavra de Deus, não iremos crescer em nossa alma).

Jz 10:16 Deus sentia a miséria deles mais do que eles próprios.

#408

Os vestidos gastos dos Gibeonitas foram mais poderosos em seus efeitos do que as poderosas muralhas de Jericó.

JUÍZES 11

As coisas estão indo de mal para pior para Israel. Abimeleque (capítulo 9) era filho de uma concubina, mas aqui temos o filho de uma prostituta. Deus está nos mostrando a baixa condição de Israel por meio dos fracos instrumentos que Ele usa para auxiliá-los. E assim acontece hoje. Deus não usará um instrumento mais refinado enquanto Israel estiver em um estado tão baixo. Jefté parece ser o líder de um grupo de homens rudes.

Jz 11:4-5 Amom ataca Israel.

Jz 11:6-11 Embora Jefté tivesse sido um homem rude; e apesar de fazer um voto imprudente (no final do capítulo), nestes versículos vemos o homem agindo com muito cuidado. Ele quer certificar-se de estar fazendo o que é certo antes de tomar uma atitude! Não se tratava apenas de sair correndo para guerrear contra os Amonitas. Jefté queria ter certeza de que Deus estava por detrás desse movimento, e que seria para o bem de Israel. (É bom que nos lembremos de que se fazemos as coisas para Deus de uma maneira contrária à Sua Palavra, no final não teremos a bênção de Deus. Antes de mais nada deve haver obediência à Sua Palavra).

Jz 11:30-40 Jefté faz uma promessa imprudente a Deus. Ele provavelmente imaginava que uma ovelha ou uma cabra sairia de sua casa. Vemos quem saiu! (Precisamos ter muito cuidado com as promessas que fazemos a Deus. Deus não nos pede pagamento pelo bem que Ele nos faz.) Jefté paga por seu voto imprudente.

#409

"Laodicéia" é... reter a verdade e a posição divina sem que aquela verdade e posição tenham qualquer efeito prático em minha vida.

JUÍZES 12

Jz 12:1-7 Você irá se lembrar da calma com que Gideão respondeu a esse mesmo povo de Efraim. Mas Jefté é um homem rude e age de modo diferente. (Um crente deve ser paciente, e não revidar quando é criticado).

Jz 12:6 Por não conseguirem pronunciar uma palavra da forma adequada, ele mata 42000 homens. Tudo isso mostra o quanto Israel havia afundado nessa época.

Jz 12:8-15 Vinte e cinco anos se passam. Nenhuma palavra sobre o Senhor. Apenas comentários sobre a forma egoísta como viviam.

#410

O maior obstáculo para a obediência de um crente é o mundo.

JUÍZES 13

Jz 13:1 Depois de tudo o que Deus fez por este povo, eles se rebelam mais uma vez e fazem o mal aos olhos de Deus. Por isso Deus permite que os Filisteus vençam os Israelitas. (Quando nós crentes queremos seguir nosso próprio caminho, Deus pode permitir que venham problemas em nossa vida para nos fazer parar e dar ouvidos a Ele).

Jz 13:2-25 Podemos aprender muito desta história, se prestarmos bastante atenção. Repare o quanto sua esposa entende de Deus mais que seu próprio marido. (O entendimento de Deus é resultado da obediência àquilo que já conhecemos de Sua Palavra. Para aqueles que obedecem, Sua Palavra é simples e certa - Pv 8:8-9). Israel estava afundando cada vez mais, esquecendo-se de Deus. Quando vemos quanta ruína havia na vida de Sansão, entendemos quão miserável era a posição em que o povo estava para com Deus. Lembre-se disso enquanto estiver lendo os próximos capítulos. Caso contrário, você ficará espantado de Deus aceitar tamanha mistura de bem e mal em um homem.

#411

A falsa humildade é orgulho disfarçado. A verdadeira humildade não apenas pode assumir o lugar mais baixo, mas pode aceitar qualquer lugar, desde que o Senhor seja glorificado.

JUÍZES 14

Você pode ficar intrigado com o fato de Deus apresentar uma história tão estranha como esta, mas lembre-se de que os dias dos juízes eram maus dias. Israel havia afundado a um nível incrivelmente baixo. Pense também em Romanos 5:20, Deus tirando o melhor do meio do pior e Satanás fazendo o oposto. Deus nos diz a verdade, e Ele não está dizendo que aquilo que Sansão fazia era certo. Hebreus 11:32-33 revela o que Deus viu no coração de Sansão.

Jz 14:12-18 Um interessante enigma. Vers. 14 - o "comedor" é o leão. Mas aqui uma figura de Satanás - (o inimigo em grande poder). Mas Deus é mais forte que Satanás. E da vitória de Cristo ("o forte") sobre Satanás na cruz, saiu a doçura da salvação. Que contraste entre Cristo e Sansão. Sansão era forte. Cristo, como homem, era fraco - 2 Co 13:4.

#412

Não podemos nos apegar a uma doutrina que não estamos vivendo. Sl 115

JUÍZES 15

Compare 15:15 com 15:6, e veja a horrível traição dos Filisteus. Se você está surpreso de como Deus podia suportar toda essa impiedade e corrupção moral, lembre-se de que trata-se apenas de uma figura do que Deus vê e suporta no mundo hoje. (Mas os crentes que andam desordenadamente são avisados em 1 Coríntios 11:30. Não pensemos nem por um momento que irá existir qualquer paz ou alegria no coração do crente que vive hoje apenas para agradar a si mesmo).

Jz 15:9-20 O povo de Israel está com tanto medo de seu inimigo que culpam Sansão por seus problemas! Deus lhe dá força para vencer seus inimigos uma vez mais.

Jz 15:12 Que vergonha para a tribo de Judá! A tribo da qual viriam a nascer o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Jz 15:18-20 Mesmo em sua vitória sua fé é pequena. Mas veja como Deus é fiel!.

#413

Lembremo-nos do que somos em nós mesmos, quando falamos em disciplinar alguém.

JUDGES 16

Jz 16:1-3 Aqui Sansão cai ainda mais. A Bíblia diz que "o caminho dos prevaricadores é áspero" - Pv 13:15. Sansão está recebendo a paga por seus pecados. O homem culpado cai na conversa da "mulher estranha" - Pv 5:3. Este é o poder do pecado que cega. Sansão não discerne a maldade dela, nem o perigo que corre. (Crentes descuidados perdem sua habilidade de enxergar o perigo). Seu segredo para com Deus, da sua força, era seu cabelo longo. Enquanto o conservasse, ele seria forte. Mas ele conta seu segredo a uma prostituta, que fazia isso por dinheiro.

Jz 16:21-31 Sansão perde sua força, e seus olhos. Ele é rebaixado ao ponto de ser feito diversão e escravo do inimigo de Deus e de Israel. Mas Deus está para obter uma vitória para Si. O pobre Sansão volta-se para o Senhor em sua horrível condição, e o Senhor o ouve. (Mas podemos aprender uma lição para nós aqui). Não podendo contar com seus olhos naturais, ele via mais claro com seus "olhos interiores". (E nós também precisamos que os "olhos do nosso entendimento" Ef 1:18, sejam abertos). Com freqüência Sansão havia usado seus olhos naturais para objetivos egoístas e pecaminosos (14:1, 16:1). Lembremo-nos de que temos uma velha natureza como a de Sansão. No fim de sua vida Sansão estava querendo morrer pelo nome do Senhor. Os Filisteus estavam honrando seu deus Dagon. Mas o Senhor não podia permitir isso diante de uma oração como a que Sansão fez. Sansão trouxe mais honra a Deus em sua morte que em sua vida.

#414

O orgulho bloqueia o caminho do discernimento.

JUÍZES 17

Do capítulo 17 ao final do livro temos um suplemento ou apêndice que nos fala de acontecimentos terríveis acontecidos centenas de anos antes dos capítulos anteriores. Um motivo, sugerido por um escritor, é que se estes tristes eventos foram inseridos antes, teriam interrompido a principal instrução do livro de Juízes. Mas não pense nesta seção como sendo algo que tenha sido inserido por algum ser humano. Toda a Bíblia é divina. Deus usou muitos escritores, mas soprou o que cada pessoa devia dizer.

Jz 17:1-6 Não importa o quão má uma pessoa seja, por dentro ela quer ser religiosa! Não queremos dizer com isso que as pessoas desejem conhecer a Deus, mas cada coração se agarra a algo. E Satanás lhes dá um deus falso.

Jz 17:7-13 Este sacerdote está em busca de uma vida melhor, e um lugar mais livre onde possa praticar sua religião. Isso na verdade estava se transformando em uma adoração a ídolos. Que vergonha que o Senhor fosse abandonado, e que levantassem um rival a Deus, mas usando o Nome de Deus!

#415

Quanto maior for a profissão verbal de santidade e separação para Deus que um cristão fizer, maior será a urgência com que Deus irá exigir dele uma semelhança, na prática, a Jesus nosso Senhor.

JUÍZES 18

A tribo de Dã foi a primeira das tribos de Israel a cair na idolatria. Pouco a pouco ela foi se tornando pior, até que todo o Israel acabasse se voltando para ídolos e afastando-se do Deus vivo. Finalmente Deus os varreu para fora de sua terra. Hoje podemos não ter imagens para adorar como ídolos, mas qualquer coisa que nós crentes tenhamos que nos impeça de seguir de perto o Senhor, pode ser um ídolo.

Jz 18:1 É interessante reparar que esta primeira sentença aparece quatro vezes no livro (17:6, aqui, 19:1 e 21:25). Nos fala da razão por que as coisas estavam tão ruins nesta seção, tanto do ponto de vista moral como religioso.

Jz 18:2-final Estes versículos nos falam do terrível estabelecimento de ídolos em Israel com uma aparência de santidade. Era, na realidade, colocar Deus totalmente de lado e vergonhosamente estabelecer um ritual a Ele.

#416

O liberalismo hoje se opõe a toda a certeza e é a fonte do mal.

JUÍZES 19

É difícil de acreditar que uma cidade de Israel pudesse ter afundado a uma imoralidade tão extrema quando a de Sodoma e Gomorra (homossexualismo). Naquelas cidades Deus havia feito chover fogo e enxofre por causa de seu horrível comportamento. Confiamos que você esteja enxergando o paralelo entre esses eventos e o que está acontecendo hoje ao redor. Uma vergonhosa liberalidade está sendo tratada com leviandade enquanto, ao mesmo tempo, se introduz o movimento de nova era, que tenta fazer do homem um deus.

Jz 19:30 É bom termos este versículo, pois pelo menos o povo dizia que coisas assim nunca tinham acontecido em Israel.

#417

Um caminho largo significa uma consciência larga, não um coração amplo. Temos um caminho estreito, mas é um caminho conhecido, e um caminho direito.

JUÍZES 20

Jz 20:1-11 Todo o Israel envia homens para que se reúnam para decidir o que farão. Repare que não é por haver entrado a idolatria, mas porque os direitos sociais foram tocados. É como as pessoas hoje que ficam furiosas com as condições de nosso país, mas não com o fato das pessoas se afastarem de Deus.

Jz 20:12-48 Mas Deus tem a Sua maneira de acordar as pessoas, e trazê-las de volta a Ele. O povo de Israel, por meio deste terrível acontecimento, são levados a um ponto em que ficam preocupados que o nome de Deus esteja sendo injuriado. Inicialmente a principal preocupação deles era para com o Levita e sua concubina. Deus não estava em nenhum de seus pensamentos. Eles fizeram seus planos de punir os homens de Gibeá, mas usam planos humanos para isso. Então eles pedem conselho a Deus! Mas Deus tem uma forma de ensinar a todos eles que Ele deve ser consultado primeiro!

Jz 20:19:48 Mesmo apesar das onze tribos estarem moralmente corretas em sua posição, elas estavam erradas em agir com tanta pressa. Sua própria condição era ruim. Às vezes crentes descuidados agem de modo muito violento quanto pensam que algum mal tenha sido feito, mas normalmente estão preocupados com sua própria reputação, e não com a glória do Senhor. Assim quando alguém de nossa família se envolve com problemas.

Jz 20:23-48 Pela primeira vez eles chamam Benjamim de "irmão". Mas eles ainda não estão adequadamente humilhados diante de Deus. É só depois disso ter acontecido que eles estão em uma condição adequada para serem usados para punir Benjamim. Mas Israel perdeu 40.000 homens!

Jz 20:28 Este é o versículo que nos faz conhecer que tudo isso aconteceu antes do restante do livro de Juízes. Finéias estava vivo nos dias de Moisés, antes que tivessem atravessado o Jordão - Números 25:7.

#418

Reputação é apenas aquilo que as pessoas pensam de nós; caráter é o que Deus conhece de nós. Procure por quem as pessoas piedosas (não a maioria) estão escutando.

JUÍZES 21

Este último capítulo nos fala de como Deus tocou o coração do povo de Israel com respeito à condição da tribo de Benjamin. Esta tribo é então capaz de continuar. Mas lembre-se de que toda esta parte mostra a terrível condição de Israel. As últimas palavras dizem por que. De modo similar hoje, muitos crentes estão fazendo o mesmo e não obedecem a Palavra de Deus. Acaso não é por isso que os crentes estão tão divididos?

Lembre-se do Livro de Juízes quando ler o Livro de Rute.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice