Contents

[ ]

Índice

 
#353

Aquele que busca conhecimento, com a idéia de escarnecer e censurar, vai encontrar assunto suficiente para seu deboche, mas nada para sua instrução. Um contraste é... "o conhecimento é algo fácil para o inteligente." Pv 14:6.

JOSUÉ 1

Um lembrete. O Antigo Testamento nos dá figuras dos passos na vida do crente. Primeiro passo... salvação. Então separação do mundo... depois adoração... depois serviço, e agora Josué, guerra. Josué substituiu Moisés como líder. Houve poucas batalhas no deserto, mas agora será uma após a outra "na terra". Josué estava guiando o povo para conquistar toda a terra. Deus havia prometido dar a eles a terra, portanto agora eles têm que tomar posse dela. Repare cuidadosamente o texto do versículo 3. Não diz "Eu vos darei". Para nós hoje, a "terra prometida" não é tanto o céu, mas a bênçãos celestiais que já temos enquanto estamos na Terra. O livro de Josué é uma figura, uma ilustração, um tipo do livro de Efésios. Os "lugares celestiais" (Ef 1:3) são a nossa Canaã, na qual entramos quando aceitamos a Cristo como Salvador. À medida que desfrutamos de nossas ricas bênçãos entendemos que elas significam guerra contra Satanás, aqueles que nos priva de nosso gozo se não quisermos resistir a ele. Tg 4:7.

Trata-se de uma batalha! Satanás fará tudo o que estiver ao seu alcance para impedir você de entender isto.

Js 1:1-9 O nome "Josué" significa "Jeová o Salvador". É o mesmo nome que "Jesus" no Novo Testamento. Cristo é nosso Líder nas batalhas para defesa da verdade. Ef 6:11.

Js 1:10-15 A preparação para as batalhas que virão! "Comida" - versículo 11, fala da comida que eles iriam precisar durante os dias difíceis. (Cristo, através da Palavra de Deus, é a comida para nós Cristãos, - Jo 6:35). "Armados", no versículo 14, significa que eles deviam seguir "em tropas", ou de um modo bem ordenado. Veja o final de 1 Co 14:40.

Js 1:16-18 Que respeito tinham por seu líder! Será que nós Cristãos somos reverentes para com Cristo?

#354

Se um homem não tiver uma mente espiritual, não poderá entender coisa alguma; mas a mente é apenas o vaso... não o poder. O poder é o Espírito Santo agindo no vaso e através dele, mas deve ser o próprio Espírito Santo a encher a alma. "Serão todos ensinados por Deus." Jo 6:45

JOSUÉ 2

Js 2:1-11 Quão parecidos conosco eram aquelas pessoas do Antigo Testamento! A fé de Josué não é forte, por isso ele envia espiões ao invés de simplesmente seguir adiante firmado na certeza da Palavra de Jeová (cap. 1:1-6). Raabe, uma mulher imoral volta-se para Jeová pela fé, (mas ela não é sincera para com seus conterrâneos).

Js 2:12-21 Embora Raabe não tivesse sido tão direita quanto deveria, foi a sua fé pessoal em Deus que fez com que desejasse abandonar seu povo e ajudasse Israel.

Js 2:21 Demonstra que ela imediatamente colocou o "símbolo" ou sinal que demonstrava de que lado ela e sua família estavam. E nós e nossos lares - está claro quanto a que lado estamos?

Js 2:22-24 Foi a fraqueza da fé de Israel que fez com que enviassem os espias. Foi a maravilhosa graça de Jeová que deu aos espias a evidência que buscavam, encorajando-os. Raabe, por sua fé em Deus, mais tarde passou a fazer parte da família de Israel, casou-se com Salmon, e se tornou parte da linhagem real, da qual nasceu Jesus anos mais tarde - Mt 1:5. Ela é também mencionada em Hb 11:31 e Tg 2:25, e nenhuma das passagens esconde o que ela tinha sido antes, mas fala de sua fé e de suas obras.

#355

O gênio da civilização moderna, se deixado livre para seguir seu curso de perfeição, levará a humanidade ao ponto em que terão tudo com que viver, e nada para se viver. Toda forma de conforto material estará ao alcance da mão para satisfazer as necessidades físicas do homem. Mas a sociedade terá perdido sua alma, seu senso de objetivo e o próprio sentido da existência.

JOSUÉ 3

Js 3:1-6 As pessoas comandadas por Josué são obedientes e reverentes para com a arca - (uma figura da presença do Senhor). Deus tinha seu lugar de direito como cabeça, guiando-os. Na assembléia Cristã Cristo é nosso Cabeça.

Js 3:7-17 É prometida a vitória certa. Mais um passo de fé. Os crentes não apenas podem dizer que "Cristo morreu por nós" (cuja figura está nos Israelitas cruzando o Mar Vermelho no livro de Êxodo), mas o crente pode dizer também "Estou crucificado com Cristo" (representado na travessia do rio Jordão).

#356

Sectarismo é o interesse de se ter um pequeno círculo de pessoas em torno de si... que é a praga mais comum do coração humano.

JOSUÉ 4

Js 4:1-11 Um monumento que as pessoas pudessem ver estava na terra seca, e um que eles não podiam ver estava sob as águas do Rio Jordão. Um para recordação deles e outro para a recordação do Senhor.

Js 4:12-18 Todos se moviam apenas quando Josué dava a ordem vinda do Senhor. Como crentes não temos o direito de exercer nossos pensamentos em qualquer medida - 2 Co 10:5. Ao contrário, precisamos prestar atenção aos pensamentos de Deus em Sua Palavra. O Espírito Santo é o Professor! Jo 16:13. Ele ensinará a cada um de nós as mesmas coisas, se desejarmos ser obedientes. Não há lugar para opiniões. 1 Co 1:10.

Js 4:19-24 Gilgal era o lugar desse monumento, que sempre recordaria os Israelitas do poder de Jeová que estava do lado deles. Eles não tinham poder em si mesmos. A mão do Senhor era poderosa. Não foi por qualquer confiança em si próprios que chegaram a Gilgal. Fp 3:3 seria o Gilgal do Cristão (que significa "morte para a carne").

#357

Uma pessoa que use de sofismas, é um argumentador que usa deliberadamente falácias que ajudem no seu caso.

JOSUÉ 5, Vers. 1-9

Js 5:1-9 Agora tinham que usar facas afiadas em si próprios. Era doloroso, mas muito necessário se quisessem realmente ganhar a terra prometida (veja Gn 17:1-11). Era a outra parte do significado de "Gilgal" para eles. Os Egípcios não eram circuncidados. Deus queria que o Seu povo fosse um povo separado. A circuncisão é uma figura da separação da carne e do mundo. Deus quer que eles sejam cortados de qualquer conexão com o Egito. Será que nós Cristãos já aprendemos o que o apóstolo Paulo disse de si próprio em Rm 7:18? Os incrédulos têm o "eu" como seu único centro. Os Cristãos devem ter a Cristo como o Centro de suas vidas. Sua entrada na terra tinha que passar pelo Jordão, uma figura de nossa morte espiritual com Cristo. Em segundo lugar, a circuncisão é uma figura da morte para a carne. Estas duas figuras formam a verdade fundamental para entrarmos na compreensão e no desfrutar completo de nossa presente posição em Cristo. Leia Ef 2:13-22.

#358

Satanás afeta a mente do homem por meio do ensino... o corpo do homem por meio da cura... a alma do homem por meio da religião pagã.

JOSUÉ 5, Vers. 10-15

Js 5:10-12 O maná era a comida que tiveram vinda de Jeová por todo o deserto. Nas tribulações e nos problemas da vida diária do crente, podemos pensar do Senhor Jesus como o Homem que compreende, Se simpatiza, e Se importa (Jesus, nosso "Maná"). Mas agora Israel não vai mais receber o maná. Ao invés disso, uma nova comida... o fruto da terra. O grão armazenado da colheita do ano anterior. (Um Cristo glorificado voltou para o lugar de onde tinha vindo.) Isto é maravilhosamente tipificado no "fruto da terra". Cristo estava na glória em uma eternidade passada e agora voltou, mas desta vez como um Homem. Ele é o primeiro Homem a entrar no céu e é a única Pessoa ressuscitada ali no momento, (até o arrebatamento). Esse era o alimento que os tornaria fortes. Haviam batalhas por vir. Os crentes agora descobrem que a oposição começa vinda dos incrédulos e crentes mundanos. Começam as "batalhas".

Js 5:13-15 Uma lição mais adiantada para Josué, o líder! Ele próprio tinha um "Líder" também.

#359

Questionar só nos torna mais voluntariosos que nunca.

JOSUÉ 6, Vers. 1-14

Js 6:1-5 Jericó era a primeira grande cidade da terra que eles iriam conquistar. É uma figura do mundo que está totalmente contra Deus e sob o controle de Satanás, o deus do mundo (2 Co 4:4). A maneira como a cidade é tomada mostra claramente que o poder para subjugá-la vinha todo de Deus.

Js 6:2 Poderia Josué jamais duvidar que iriam tomar a cidade! Nós crentes hoje podemos ter a mesma confiança que teve Josué quando lemos Ef 1:1-14. Nos foram dadas todas as bênçãos possíveis, no próprio céu. Mas será que estamos desfrutando delas e vivendo essas bênçãos. Josué creu e obedeceu. Ele fez exatamente o que Deus disse a ele para fazer. E lemos dos resultados no final do capítulo. Será que isso é o que acontece em nossa vida?

Js 6:6-14 Não era por ser um exército bom e poderoso, ou por causa de suas habilidades de combate, mas por causa do poder de Deus agindo por eles. Eles agiram em simples obediência.

#360

Com freqüência nossas próprias opiniões obscurecem o conselho por palavras sem conhecimento. Jó 38:2

JOSUÉ 6, Vers. 15-23

Js 6:15-16 A palavra "sete" (ou "sétimo") aparece quatro vezes aqui. Aquele número tinha um significado especial nas Escrituras... significa que algo está completo. Na maioria das vezes algo de bom, mas às vezes algo de mal ou ruim. Aqui está a vitória para Israel, mas morte para as pessoas de Jericó. Foi ordenado aos Israelitas que gritassem. Veja por que.

Js 6:17-19 As palavras "anátema" ou "maldito" são usadas quatro vezes no original (quatro é universal). Jericó é realmente uma figura do mundo todo perdido no pecado e sob a sentença de morte, aguardando pelo castigo (juízo) que cairá sobre ele. As pessoas foram instruídas a não tocarem em qualquer coisa da cidade, exceto que toda a prata, ouro, vasos de bronze e ferro deviam ser colocados no tesouro para o Senhor. Lembre-se disso quando ler o próximo capítulo.

Js 6:20-27 Tudo isso aconteceu! Assim como o Senhor disse que aconteceria, nos versículos 2 e 5. Do mesmo modo o juízo de Deus será lançado sobre todo este mundo ímpio (2 Pd 3:10), MORTE.

Js 6:22-23 Que contraste! Uma mulher tinha uma mensagem maravilhosa a dizer que "qualquer" (2:19) que entrasse em sua casa seria salvo! Tudo isso aconteceu! Assim como o Senhor havia dito que aconteceria! Você não fica emocionado por ser um dos que estavam "dentro"? VIDA.

#361

Nossa mente espiritual possui a capacidade de absorver informação somente quando está pronta a aceitá-la.

JOSUÉ 7, Vers. 1-15

Js 7:1-5 Há alguns Cristãos que dizem que o que os outros crentes fazem não afeta a eles. Que cada um deve cuidar de si mesmo. Mas este capítulo mostra que até nos tempos do Antigo Testamento, o pecado de um homem afetava todo o arraial de Israel (veja 1 Co 5 para ver um capítulo do Novo Testamento que mostra a mesma coisa).

Js 7:6-15 Primeiro é colocada a culpa no Senhor, e a reclamação pelo que perderam. Não tinham visto que neles havia orgulho e auto-piedade! Após terem conquistado uma grande vitória no capítulo anterior, vem agora uma derrota. Repare que não houve um pedido de direção a Deus; tudo parecia fácil... uma pequena cidade a ser conquistada, portanto bastava enviar uma pequena companhia de soldados. Simples. (Não é o que também acontece conosco? Nos esquecemos de nossa completa dependência do Senhor a cada dia, e qual o resultado!) Mas então aparece o segredo de terem sido derrotados.

Js 7:11 Embora neste versículo pareça que todos eles tenham pecado, repare as 5 vezes que uma palavra similar é usada... Você pode encontrá-la?

Js 7:12-15 Deus está nos mostrando que todos os crentes são "um corpo". (1 Co 12:13). Nosso comportamento individual afeta os outros crentes.

#362

O ataque ao caráter pessoal de algum oponente mais culto é a última defesa de um homem provado de argumentos válidos.

JOSUÉ 7, Vers. 16-26

O modo de Deus era fazer com que cada Israelita sentisse que ele pudesse ser a pessoa culpada (Leia Mt 26:21,22). Só então todos eles podiam se juntar para identificar o culpado. O arraial inteiro é reunido. Imagine o silêncio que se fez quando começou a ser fechado o cerco.

Js 7:18 Um homem.

Js 7:19-20 Repare contra quem ele disse haver pecado.

Js 7:21 Repare nos três passos que ele deu - "Vi", "Cobicei", "Tomei". E então, "Escondi". Um pecado leva a outro!

Js 7:22 Eles correram para verificar tudo, e ali estava.

Js 7:24-26 Por que tomar toda a família? Porque ele tinha que cavar um grande buraco no solo no meio da tenda deles; todos deviam saber o que o pai estava fazendo ali. Toda a família foi envolvida. Que exemplo terrível para seus filhos seguirem! Que responsabilidade a dele! Que ruína para toda a sua família! Somos cuidadosos na maneira como estamos criando nossos filhos para o Senhor?

#363

O conhecimento intelectual me eleva... o conhecimento do coração me humilha.

JOSUÉ 8

Js 8:1-2 Na leitura de ontem, Josué havia seguido adiante sem a direção do Senhor, e o resultado foi um desastre (cap. 7:2-5). Agora que Josué e o povo foram humilhados quanto a sua condição, e julgaram o mal que havia entre eles, o Senhor os encoraja a tomar Ai pelo Seu poder operando por eles.

Js 8:10 Josué foi cuidadoso também, pois a palavra "escolheu" significa que ele "examinou" todos cedo de manhã.

Js 8:13, 18-19 Várias companhias de Israelitas, com Josué no meio deles, todos guiados pelo Senhor e agindo juntos. Que bela figura do que os Cristãos deveriam ser hoje!

Js 8:24-29 A obediência traz vitória.

Js 8:30-32 A vitória se torna em adoração.

Js 8:33-35 A adoração leva ao anseio de escutar toda a Palavra de Deus.

#364

Se alguém é legalista, ele espera receber algo por seu sofrimento.

JOSUÉ 9

Js 9:1-2 Acaso o final feliz do capítulo 8 leva a uma vida fácil e confortável? Muito pelo contrário, pois Satanás só fica mais furioso e até arranja inimigos para se unirem contra o povo de Deus. Satanás muda suas táticas. O capítulo 7 foi um ataque de Satanás vindo de dentro da congregação, de seus desejos; hoje seu ardil vem de fora. Não é à toa que temos que vigiar de noite e de dia contra Satanás.

Js 9:3-15 Gibeom estava a apenas algumas milhas de Ai e menos que um dia de jornada (53 quilômetros) de Gilgal. Aquelas pessoas eram sorrateiras e procuravam se proteger. Eles não se importavam com o Senhor, apenas usavam o Seu nome no versículo 9 para causar uma boa impressão. Josué e os outros líderes de Israel estavam intranqüilos - versículos 7-8, mas foram induzidos ao erro pela história inventada. A decisão do versículo 15 é uma decisão errada por causa do versículo 14. É esta a causa de muitos dos erros que nós crentes cometemos. Confiança própria e nenhuma oração.

Js 9:16 Bastaria ter aguardado um pouco na presença do Senhor para terem tudo esclarecido.

Js 9:17-21 Os líderes certamente haviam cometido um erro, mas o restante do povo agora aumenta o problema ao apontarem faltas em seus líderes ao invés de entenderem que eles (a congregação) teria agido da mesma forma errada se fossem eles os líderes.

Js 9:27 Repare nas últimas 18 palavras. Agora leia Dt 12:5-13. Nem Moisés nem Josué sabiam onde era aquele lugar ou o que se tornaria... Jerusalém, o lugar permanente de Deus (no Antigo Testamento) onde Ele iria colocar o Seu nome. Deus sempre possui um só centro! Leia 1 Rs 11:36. Continuamos a ser dirigidos para o único Centro de Deus... Cristo. Lembre-se deste versículo, pois o primeiro versículo que iremos ler amanhã, se Deus quiser, tem o mesmo nome daquele lugar, que não seria possuído por Israel nos próximos 400 anos!

#365

As opiniões são nossas, e não deveríamos nos agarrar a elas com muita força. A verdade é divina e por ela vale a pena viver e morrer.

JOSUÉ 10

Js 10:1 Existe o lugar! Agora, pare um minuto para ler 1 Rs 14:21 e veja as mesmas palavras como as lemos no último versículo do capítulo de ontem. Depois leia 2 Sm 5:6, 7 para conhecer os fatos históricos.

Js 10:6 Os homens de Gibeão haviam professado a Deus, portanto agora, quando estão para ser atacados por cinco reis, chamam por Israel para ajudá-los.

Js 10:7-15 Josué obtém conforto, força e certeza diretamente do Senhor. Em graça o Senhor não apenas ganha a batalha por Israel, mas efetua um poderoso milagre com o sol e a lua!

Js 10:16-42 Aqueles que se opõem a Deus, após terem ouvido falar dEle e de Seu poder, devem sofrer as conseqüências cedo ou tarde. Aquelas pessoas, com seus reis, não tinham que ser destruídas (Raabe e os Gibeonitas são um exemplo daqueles que escutaram o aviso de Deus e foram poupados). O mesmo acontece hoje.

Js 10:43 Você se lembra por que este era um bom lugar para o qual deviam voltar? Se não, volte aos capítulos quatro e cinco, lendo os comentários.

#366

O cristianismo torna eloqüente a mente mais pobre.

JOSUÉ 11

Js 11:1-14 Muitas nações escutam agora desse estranho exército invasor com coisas sobre-humanas ocorrendo (como o sol e a lua parando no céu durante todo um dia). Assim um rei persuade a todos para que se unam a fim de se livrarem desse estranho exército. Mas eles não sabiam que o Senhor dirigia aqueles invasores! O Senhor é mencionado quatro vezes. Repare (vers. 12) que eles estão fazendo exatamente o que Moisés havia ordenado que Josué fizesse (Dt 20:17).

Js 11:15 Que coisa grandiosa para se dizer! Estamos nós seguindo fielmente a Palavra de Deus? At 2:42; 2 Tm 2:2.

Js 11:16-23 A fidelidade em seguir a direção do Senhor traz vitória após vitória "por muito tempo" - vers. 18, e leva ao descanso da guerra quando os propósitos de Deus estão cumpridos. Nós Cristãos sabemos de Hb 4:9-10 que nosso "descanso" das batalhas espirituais só acontecerá quando formos levados para estar com Cristo no céu.

Js 11:20 Isso porque aqueles inimigos não iriam se sujeitar a Deus que é o dono do mundo e de tudo o que nele há. Leia Dn 4:17 e At 17:26. Repare bem na última seqüência. Este capítulo é o final da primeira parte do livro inteiro. Josué, até este ponto, tem sido uma figura, para nós crentes, de Cristo conquistando a grande vitória sobre Satanás na cruz e nos introduz em TODAS as bênçãos que nos pertencem. A paz se segue às vitórias. O que depende de Cristo sempre prevalece; o que depende de nós revela a nossa própria fraqueza.

#367

A sabedoria de Deus nos conduz no caminho da vontade de Deus.

JOSUÉ 12

Este capítulo descreve as vitórias que Deus lhes concede, 33 reis e suas possessões foram conquistados. Todos os inimigos foram vencidos.

Js 12:1-6 Descreve os dois no lado Leste (deserto) do Rio Jordão.

Js 12:7-24 O restante do capítulo nos fala dos 31 reis na terra de Canaã (Israel atual), a parte principal "da terra".

Js 12:8 Seis lugares, como seis experiências na vida do Cristão... a sétima está por vir... com CRISTO no CÉU. Mas enquanto isso, temos que lutar contra a sutil oposição de Satanás (Ef 6:12, 2 Tm 3:1-5). Deus, hoje, está permitindo que o engano de Satanás aumente. Possamos ser vencedores, não apenas contra o mal moral, mas (o que é pior) contra o mal e os ensinos errados no que concerne as Escrituras.

#368

Se alguém fala de separação do mal, sem estar humilhado, é melhor que se cuide, ou sua posição se tornará simplesmente algo que em todas as épocas tem dado origem às seitas e gerado heresia doutrinária.

JOSUÉ 13

Js 13:1 Em 11:23 lemos que eles "tomaram" toda a terra. Aqui diz que precisavam "possuí-la". Podemos conhecer alguma verdade das Escrituras, mas só passamos a vivê-la... quando a "possuímos".

Js 13:6-7 Assim como nenhuma tribo recebeu toda a terra, agora nenhum crente pode dizer que entenda toda a verdade de Deus. É por isso que Deus deu a nós Cristãos versículos como Romanos 12:3-8, 1 Co 12:4-27, Ef 4:15-16. Você está "possuindo" a verdade? Só "possuímos" alguma verdade das Escrituras quando a estamos VIVENDO. Pare um minuto para ler Lucas 8:18. "Aquele que tem", significa que só tenho quando estou vivendo aquilo que já sei. Então o Senhor vai me ensinar mais.

Js 13:13 Deus é cuidadoso em nos dizer que Israel não expulsou principalmente duas nações. Cerca de 400 anos mais tarde, o grande rei Davi casou-se com a filha do rei de Gesur (2 Sm 3:3). Quem foi o filho deles? O ímpio Absalão! Deus é misericordioso, mas Ele nos diz que se não nos separamos daquilo que Ele nos avisa para nos separarmos, há um preço a ser pago por isso - Gl 5:7.

Js 13:22 Você se lembra de Balaão? Ele conseguiu fazer com que os Israelitas se casassem com essas pessoas. Nm 31:16. Aqui lemos do seu fim.

Js 13:33 Uma tribo que não podia chamar nenhuma terra como sendo sua, mas isso não era por causa da sua infidelidade, mas era resultado dos anos de fidelidade que haviam tido (Ex 32:25-29, Nm 8:5-19). Repare cuidadosamente Quem era a sua herança! Valorizamos a Cristo acima de todas as coisas desta vida?

#369

Quanto mais separado você estiver do mal, mais irá senti-lo.

JOSUÉ 14

Js 14:1-5 As nove tribos e meia herdam a terra em conformidade com os mandamentos do Senhor. Uma herança é algo separado no futuro para uma pessoa em particular. Os pensamentos de Deus não estavam na parte leste do Jordão, mas no lado oeste do rio. Repare que a palavra "herança" está escrita em itálico em algumas versões, pois foi acrescentada pelos tradutores em 13:15, 24, 29. Elas não se encontram no original.

Js 14:6-15 Um dos homens fiéis de Deus! Por causa do fracasso de Israel, ele teve que andar com eles por metade de sua vida (40 anos no deserto) antes de receber aquilo que lhe foi prometido. Ele seguiu adiante pela fé no Senhor. Aqui ele obtém o "bom testemunho" do qual Deus nos fala em Hebreus 11:1-2, e possui Hebrom (que significa "comunhão") para si próprio. Calebe e Josué, pela sua fidelidade, são os dois únicos indivíduos que receberam um pedaço pessoal da terra de Israel! (14:13).

#370

Separação não é uma questão de cerimônia mas do desfrutar de Cristo.

JOSUÉ 15

Js 15:1-12 Judá era o quarto filho de Jacó, mas substituiu Rubem como a tribo real da qual o Messias havia de vir (veja Gn 49:10). Portanto, Judá é a primeira tribo a receber sua herança, e eles recebem a maior porção dentre todas as tribos.

Js 15:13-19 O exemplo piedoso de Calebe afeta seu parente e sua família. Foi o desejo deles de ter mais da terra prometida por Deus que levou Otniel e Acsa a se unirem como marido e mulher.

Js 15:20-62 Quão cuidadoso é Deus com cada detalhe da herança da tribo de Judá. Se você e eu formos obedientes à Palavra de Deus, receberemos uma maior recompensa, no céu, vinda do próprio Senhor (Ap 22:12).

Js 15:63 Uma tribo após outra falhou em obedecer à ordem do Senhor de expulsar os inimigos.

#371

Não estou tentando viver neste mundo... estou aprendendo a morrer nele. 1 Co 15:31; Rm 7:3; 8:1.

JOSUÉ 16

Js 16:1-4 Os filhos de José vem a seguir, logo após Judá. José foi o décimo primeiro filho de Jacó, mas José se tornou uma figura pessoal do Messias de Israel, deste modo... José foi rejeitado por seus irmãos em sua juventude pois se tornou aquele que verdadeiramente os salvou mais tarde. Então passou a ser quem os mantinha e a glória e cabeça sobre toda a terra do Egito (Gn 49:22-26).

Js 16:4 José recebeu uma porção dupla (Gn 48:22), seus dois filhos se tornaram cabeças de tribos.

Js 16:5-10 Embora Manassés fosse o primogênito (veja vers. 4), Efarim vem primeiro, por causa da bênção dada a Jacó em Gênesis 48:8-20.

#372

O testemunho contra o mal deve estar em nosso andar e em nossas maneiras.

JOSUÉ 17

Js 17:1-2 "Os demais" significa a outra metade dessa tribo. Eles obedeceram as instruções originais de Deus ao se estabelecerem na terra. Cada família é nomeada, como se Deus quisesse mostrar o quanto Ele apreciava a disposição que eles tinham em se separarem do restante de sua tribo para serem fiéis à Sua Palavra.

Js 17:3-6 A herança de Israel normalmente era passada adiante apenas aos filhos em uma família. Mas aqui estava uma família sem filhos. As filhas davam valor à Palavra que o Senhor havia falado a seu pai. Elas lembram Eleazar e Josué do que o Senhor havia prometido a elas por meio de Moisés (Nm 27:1-11). Assim, neste caso em especial, a herança foi para as filhas.

Js 17:7-13 A tribo de Manassés recebe uma área tanto na terra prometida como na margem Leste do Jordão.

Js 17:14-18 Se quisessem mais, havia mais para ser dado! E é assim conosco crentes hoje, que podemos ter tanto de Cristo quanto desejamos, e nossa vida está demonstrando o quanto queremos!

#373

Quanto mais perto de Deus, maior a separação. Lv 21:1-9

JOSUÉ 18

Js 18:1 Siló era o único lugar de reunião para todas as tribos. Era o lugar onde o tabernáculo foi levantado primeiro quando os Israelitas saíram dos 40 anos no deserto, entrando na terra de Canaã.

Js 18:2-10 Que triste condição! Sete tribos sem qualquer energia ou desejo de possuir o que lhes havia sido dado. Eles têm que ser motivados à ação. Somos nós Cristãos diligentes em obedecermos ao Senhor?

Js 18:11-28 Das sete tribos, Benjamim vem primeiro. A área de terra dessa tribo era uma das menores, mas estava entre as duas tribos especiais (vers. 11) e incluía Jerusalém (que tornou-se mais tarde o centro de Israel).

#374

Ele nos separa de um povo para o qual Ele nos envia. At 26:16, 17

JOSUÉ 19, Vers. 1-23

Js 19:1-9 Esta tribo de Simeão recebeu a parte sul daquilo que havia sido dado a Judá. Judá falhou em fazer o que os filhos de José fizeram em Js 17:14-18. Ali, a fé e o desejo deles lhes deram energia para conseguir mais. Aqui, a fraqueza e debilidade causam a perda de parte da terra para outros.

Js 19:10-16 Das cidades e aldeias pertencentes a esta tribo, Gate-Hefer (vers. 13) é talvez uma das mais importantes na história das tribos. Se você der uma olhada em 2 Reis 14:25, verá de quem aquela cidade se tornou o lar anos mais tarde (a última palavra daquele versículo é outra forma para o nome dessa cidade).

Js 19:17-23 Uma comovente história tem lugar em Suném (vers. 18 - veja 2 Rs 4:8-37), onde o grande profeta Eliseu esteve certa ocasião.

#375

Será que outro crente está enxergando com mais clareza o caminho da separação por causa de sua vida?

JOSUÉ 19, Vers. 24-51

Js 19:24-31 Dois lugares dentro da área de Aser se tornam bem famosos - a grande Sidom e a cidade fortificada de Tiro (vers. 28-29). O Senhor Jesus, muitos anos depois, estava familiarizado com o tipo de pessoas que moravam nesses lugares quando Ele estava na terra. Ele encontrou uma mulher daquelas regiões que não queria deixá-Lo ir sem atender o seu pedido (Mt 15:21-28). Essas duas cidades ainda existem.

Js 19:32-39 Quinerete - vers. 35, era uma cidade à margem do que agora chamamos de mar da Galiléia, uma área na qual o Senhor Jesus (muitos anos depois) costumava viajar.

Js 19:40-48 Lesém. A tribo de Dã não apenas herdou a terra próximo a Judá para os lados do sul da Palestina, mas também "subiram" - vers. 47, até a extremidade norte acima do Mar da Galiléia e tomaram alguma terra ali, onde estava Lesém.

Js 19:49-50 O povo apreciou tanto o que Josué havia feito como líder, que deu a ele uma herança pessoal. Em Grego, seu nome é Jesus. O Senhor Jesus irá receber Sua herança... (Rm 8:17, e repare quem são "co-herdeiros com Cristo"! vers. 16).

Js 19:51 Decisões finais são tomadas nesse único lugar de reunião.

#376

Separação, todavia amplitude de coração. Separação porque Ele é santo... amplitude de coração porque Ele é gracioso.

JOSUÉ 20

Js 20:1-3 O Senhor recorda Josué do que Ele havia dito a Moisés. Israel e nós somos culpados de homicídio deliberado, pois nós rejeitamos a Deus e crucificamos o Seu Cristo. "Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança." (Mt 21:38) e "Não queremos que este reine sobre nós" (Lk 19:14). A morte de Jesus sobre a cruz permitiria a Deus perdoar Israel, mas Sua morte é também o pagamento para o pecado deles individualmente.

Js 20:4-9 Os anciãos deviam escutar a história dos homicida e dar a ele o benefício da dúvida, protegendo-o daqueles que quisessem fazer-lhe mal. A assembléia daquela cidade devia tomar a decisão final, se o vingador apresentasse o seu lado da história. Se nunca aparecesse um vingador, o homicida não estaria livre até a morte do sumo-sacerdote que estivesse vivendo então.

Js 20:6 A morte do Sumo Sacerdote era a libertação do homicida. O Senhor é nosso Sumo Sacerdote (como ilustrado por Aarão). Assim os crentes estão eternamente seguros do poder de Satanás como "vingador" que, se pudesse, destruiria cada crente - Hb 7:24-26.

#377

A primeira instrução de Deus a Abraão foi, "sai". Gn 12:1

JOSUÉ 21

Js 21:1-3 Estes Levitas mostrarem que não estavam com inveja do que havia sido dado a seus irmãos. Eles deram valor à promessa especial que o Senhor lhes havia dado.

Js 21:4-8 Estes Levitas foram espalhados por todas as doze tribos de ambos os lados do Rio Jordão. Eles eram os servos especiais do Senhor.

Js 21:9-42 Os filhos de Aarão foram divididos em quatro grupos - os sacerdotes, os Coatitas, os Gersonitas e os Meraritas. Cada grupo tinha seu trabalho particular, conforme vemos quando lemos o livro de Números. Aqui eles estão recebendo parte de suas recompensas. (Em Mc 13:34 lemos algo parecido para nós hoje).

Js 21:43-45 Que Deus nós temos! Quão certo é tudo o que Ele falou! Que descanso encontraremos em simplesmente confiarmos nas Sagradas Escrituras!

#378

"Quem é pelo Senhor?" não fala nem da neutralidade Laodicense, nem da indiferença egoísta.

JOSUÉ 22

Js 22:1-9 A Palavra do Senhor devia ser um padrão para todas as doze tribos, não importa onde vivesse cada tribo. Mas as duas tribos e meia tinham que deixar seus irmãos e o lugar da tenda da congregação na terra prometida, a fim de voltarem à terra que eles havia escolhido. Não poderia haver "Siló" a leste do Jordão. Deus não pode ter dois "centros" na terra ao mesmo tempo, tanto naquela época como agora.

Js 22:10-12 Mas não demorou para começarem os problemas. O altar que foi construído com certeza era de impressionar, e a notícia chega às 9 tribos e meia que se reúnem no centro de Deus; essas notícias inquietam aquelas tribos que estavam no lugar de Deus.

Js 22:13-20 Estes líderes falam severamente, baseando seus pensamentos nas notícias que tinham escutado. Ao mesmo tempo que falavam a verdade ao defenderem o centro do Senhor, agiam sem sabedoria em falar sem ainda ter investigado as notícias.

Js 22:21-29 As duas tribos e meia respondem de modo mais amável, dizendo que o Senhor conhecia seus corações e que não estavam fazendo o que as nove tribos e meia suspeitavam; e prontamente admitem que só poderia existir um único centro, que era em Siló.

Js 22:30-34 A luta é terminada antes que fugisse ao controle. A paz é restaurada, e os Israelitas "louvaram a Deus" e abandonaram seus maus sentimentos para com seus irmãos. Mas essas duas tribos e meia que voltaram para o outro lado do Jordão não obedeceram totalmente Dt 26:1. Cerca de 150 anos mais tarde eles foram os primeiros a serem levados ao cativeiro. 1 Crônicas 5:25-26.

#379

Quando o sofrimento vem das pessoas, o crente pode se sujeitar a ele como vindo do Senhor, e, ao invés de ficar irado ou bravo com os outros, estará em paz. Hb 12:11.

JOSUÉ 23

Josué sabia que não permaneceria com seus irmãos por muito tempo. Ele chama os líderes de Israel, lhes faz lembrar da misericórdia, graça e poder do Senhor demonstrados a seus ancestrais e a eles, os encoraja a continuarem a confiar no Senhor em meio aos perigos que viriam, e lhes encomenda à Palavra escrita do Senhor para sua instrução.

Js 23:11 O versículo chave. Eles deviam continuar como um povo separado para o Senhor, de entre os povos que estavam ao redor deles. O desfrutar das bênçãos do Senhor, ou a falta de Sua aprovação, iria depender de sua obediência, e nosso gozo também depende disso.

Js 23:14 Se você seguir com o Senhor cada dia, com uma boa consciência em tudo o que faz e diz, quando ler este versículo provavelmente irá dizer para si mesmo, "Oh, quão verdadeiro... o Senhor me tem guardado e nunca me abandonou, nem mesmo uma vez, apesar de eu não merecer uma migalha de toda a sua benignidade para comigo". Em Atos 20:17-32 vemos outro servo fiel.

#380

Uma coisa é admirar outros que são sustentados pelo Espírito de Cristo, e outra é se gloriar nas tribulações, quando nós mesmos estamos nelas.

JOSUÉ 24

Js 24:1-13 Deus Se agrada em voltar a mostrar Seus caminhos de misericórdia e graça para com Seu povo. Encontramos isso várias vezes por todas as Escrituras. Aqui Ele começa onde o povo havia sido idólatra - vers. 2, e foi introduzido na bênção por algo que não tinham feito - vers. 13. Será que nos alegramos em pensar no que Ele tem feito por nós quando nem ao menos merecemos? Você encontra a palavra "rio" nos versículos 2, 3, 14, 15; refere-se ao Rio Eufrates, onde o pai de Abraão vivia.

Js 24:14-15 Fica claro que havia deuses escondidos em algumas casas! Deus sabia que eles estavam ali e ordenou ao povo que se livrasse deles. Que exemplo maravilhoso Josué dá diante deles no versículo 15, "eu e minha casa" é algo para cada um que é pai de família considerar. Será que a família dele era diferente? E a nossa?

Js 24:16-28 A escolha e a decisão era deles, mas deve ser em santidade. Não podemos permitir "deuses estranhos" em nossa vida tampouco. Veja 1 João 5:19-21.

Js 24:29-33 Que bom é ver o povo seguindo o Senhor como resultado da fidelidade de Josué e dos anciãos com ele. Os Cristãos são hoje lembrados de que devem recordar e seguir a fé daqueles que vieram antes de nós - Hb 13:7-8, para que em todas as coisas Cristo possa ter a primazia. Este maravilhoso livro começou com a morte do Mediador, Moisés. Terminou com a morte do sacerdote, Eleazer. Estes homens foram apenas tipos (figuras) de Cristo, nosso verdadeiro Mediador - 1 Tm 2:5, e nosso grande Sumo Sacerdote - Hb 4:14. Ele vive para sempre. E leia João 11:26 para conhecer a parte que cabe ao crente.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice