Contents

[ ]

Índice

 
#629

Costuma-se dizer que em alguns países as árvores crescem, mas não dão fruto porque não há inverno ali.

JÓ 1

Outro de nosso grupo de cinco livros; Provérbios, Tiago, Jó, Eclesiastes e Judas. Este livro pode ser de ajuda a você se desejar aprender um grande segredo de Deus. Tem sido uma bênção para muitos crentes. Na verdade, tem sido o ponto de conversão na vida de alguns. É o único livro na Bíblia que trata exclusivamente com a vida de uma pessoa. Não devemos nos esquecer de que Deus está interessado em cada alma!

Isto o torna muito pessoal. O desenvolvimento da história ocupa 41 capítulos, mas o ponto em que o livro é resumido em alguns poucos versículos é o último capítulo. Se lêssemos apenas o último capítulo, aproveitaríamos muito pouco da poderosa mensagem que o Senhor tem para nós. Lembre-se de que a maior parte dos 41 capítulos são pensamentos de homens. Em si mesmos, esses pensamentos com freqüência não são corretos. Mas são necessários para mostrar onde Deus quer chegar com Sua mensagem. Por exemplo, em 21:17 Jó diz que "Deus na Sua ira lhes reparte dores".

Você acha que isto é verdade? Não, não é, mas foi isto o que Jó disse naquela ocasião particular. Se Jó era um homem tão bom, como poderia Deus encontrar qualquer falta nele? Se Jó fosse um homem mau, como poderia Deus permitir que ele dissesse uma coisa tão terrível e deixá-lo sem castigo por isso? O que havia de errado com Jó? Em torno destas questões é que o livro todo é montado. Só Deus viu o que havia de errado em Jó. Se você descobrir as respostas e aplicá-las à sua própria vida, será um Cristão feliz até o fim de seus dias aqui na Terra.

Jó 1:1-5 Repare (a) quão bom ele era, (b) que ele temia a Deus, (c) que ele abstinha-se (evitava) o mal, (d) que Deus lhe havia dado um número perfeito (7) de filhos, (e) como ele era rico, (f) como ele era importante, (g) que ele oferecia sacrifícios a Deus por seus filhos (madrugando) caso eles tivessem pecado, (h) que ele levava essa vida com regularidade. O que Deus estará querendo nos mostrar? Veremos!

Jó 1:6-12 Os anjos estão ali na presença do Senhor; Satanás está entre eles. A princípio podemos ficar surpresos por encontrar Satanás aqui na presença de Deus e com os outros anjos de Deus. Mas isto nos ajuda a entender quando nos lembramos de Deus não havia ainda agido em juízo condenando o mal. No futuro, Satanás será expulso dos céus. (Ap 12:7-9). Reparamos algo mais: No princípio e fim deste livro o nome "o Senhor" é usado, na metade é "Deus". "O Senhor" aparece 16 vezes nos primeiros 2 capítulos.

O Senhor chama a atenção de Satanás para Jó, falando dele exatamente as palavras que são usadas no primeiro versículo. Satanás replica que a razão de Jó temer a Deus era por Deus ter sido tão bom para com ele, e que se todas as coisas lhe fossem tiradas, ele seria como qualquer outra pessoa, e iria amaldiçoar a Deus. O Senhor dá a Satanás o poder de atribular a Jó, e é o que ele faz. Mas veremos que todas as acusações de Satanás caem por terra.

Jó 1:13-22 Vem a tormenta. Ele perde tudo. E fica registrado a seu respeito que em tudo isso ele não pecou.

#630

Quando Cristo Se revela há satisfação na mais débil porção, e sem Cristo há vazio na maior abundância.

JÓ 2

Jó 2:1-10 Novamente na presença de Deus, Satanás diz que se lhe fosse permitido tocar o corpo de Jó, ele O amaldiçoaria. O Senhor permite a Satanás ir mais longe (Deus controla o quanto Satanás pode nos atacar). A Satanás não foi permitido matar a Jó.

Jó 2:11-13 Os três amigos de Jó ouvem falar dos desastres, e vêm visitá-lo. Repare no que fazem por sete dias! Que imagem Jó deve ter sido para eles. Sua mente deve estar cheia de dúvidas de como Deus podia ser tão mau para com Jó quando ele era tão bom. Se estiver pensando assim, é provável que o Senhor tenha uma mensagem para você também. Muitos de nós somos bastante gratos pelo Senhor nos ter falado através de Jó.

#631

O mais tremendo juízo de Deus neste mundo é o endurecimento do coração dos homens.

JÓ 3

Começamos hoje a ouvir os pensamentos de Jó e de seus amigos. Você deve lembrar-se o tempo todo de que estes pensamentos são de Jó, não de Deus. Você irá reparar que Jó parece achar que está com a razão e que Deus está errado; ele está se defendendo. Jó começa dizendo que sente muito por ter nascido. (Mas nós ficamos gratos por isso ter acontecido!) Ele acha que Deus é contra ele, pois todos os pensamentos de Jó são dele e voltados para ele mesmo.

Jó 3:25-26 Quando tudo ia bem, ele tinha temores de que algo assim iria acontecer! Em outras palavras, ele não tinha paz em sua alma. Ele vivia inquieto, nem tudo ia bem. Ele tinha razão. Veja que ele era bom exteriormente, mas não do ponto de vista de Deus; só encontraremos a resposta para isto no final.

#632

Não são apenas os meus piores pecados, mas as minhas melhores obras indicam que sou um descendente de Adão.

JÓ 4

Um dos visitantes, Elifaz, responde. Todos nós precisamos admitir que estes homens eram sábios pelos padrões do mundo, mas o que lhes faltava era que não conheciam os pensamentos de Deus. Cada um dos três homens que aparecem a seguir possui um diferente ponto de argumentação. Este homem baseia-se em sua experiência pessoal e por esta razão não poderá nos dizer coisa alguma além daquilo que a mente humana pode conceber.

Jó 4:1-6 Ele diz que enquanto Jó vivia dando conselhos para todos e ajudando-os quando estavam em tribulação, foi só o desastre bater à sua porta para ele ficar fora de si.

Jó 4:7 Ele pergunta se Jó alguma vez ouviu falar de um inocente sofrer. O que ele quer realmente dizer é que Jó não devia ser inocente, caso contrário essa tribulação não teria caído sobre ele!

Jó 4:8 "Segundo eu tenho visto". Ele se baseava na experiência humana. Isto nunca pode ajudar o crente espiritualmente. "O mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria." 1 Co 1:21.

Jó 4:12-21 Em seguida ele fala de um sonho ou visão que havia tido. Algo que tinha mexido com ele. Parece ter sido Satanás quem ele viu. Tudo não passa de uma crítica à obra de Deus, afirmando que Deus destrói os homens com a mesma rapidez que os cria, e que não há alternativa.

#633

Nossa mente está onde estiver nosso prazer, nosso coração está onde estiver nosso tesouro, nosso amor está onde estiver nossa vida, mas tudo isso, nosso prazer, nosso tesouro e nossa vida, repousam em Cristo.

JÓ 5

Este homem, Elifaz, continua com seus próprios pensamentos que foram tirados de sua própria experiência. Quanto mais sábios parecem, mais ímpios são, pois enganam as pessoas. O que ele está dizendo aqui é que tudo aquilo que nos acontece é causado por algo que tenhamos feito. Por isso no versículo 17 ele diz que Deus está corrigindo as pessoas. Assim ele sugere que Jó precisava corrigir sua vida. Ele diz que Jó deve alegrar-se, pois no final tudo ficará bem. Não é exatamente o que o mundo nos diz hoje?

#634

Quando o pecado é o seu fardo, Cristo passa a ser seu prazer.

JÓ 6

Jó está prestes a argumentar sobre isso, por esta razão o capítulo começa com "Mas Jó". Todas as palavras nos 48 versículos que acabamos de ouvir nada mais acrescentaram do que mais tristeza para ele.

Jó 6:14 Ele está sentindo mais pena de si mesmo a cada dia que passa.

Jó 6:24 Ele está analisando a si próprio para ver se encontra alguma pequena falta em si. Pobre Jó.

#635

Usar a graça para argumentar em favor do pecado é a lógica que o Diabo usa.

JÓ 7

Jó continua sua conversa egocêntrica. Por muitas vezes nestes 21 versículos ele fala palavras como "eu, mim, meu, para mim".

Jó 7:19 Ele quer ficar longe de Deus.

Jó 7:20 Ele dispara esta declaração, "pequei", após defender tudo o que havia feito (versículo 24 do capítulo de ontem). Ele está dando chicotadas em todas as direções.

#636

Acrescentar qualquer coisa a Cristo é um acréscimo destrutivo.

JÓ 8

O segundo visitante - Bildade, agora fala. Sua linha de pensamento é diferente dos pensamentos de Elifaz. Os argumentos deste homem são de que devemos confiar nas tradições. Tudo o que é antigo é certo (vers. 8). Você escuta muita gente falando assim hoje. Eles dizem, "vou permanecer na religião de meu avô".

Jó 8:20 Mas aqui está mostrado aonde levam esses pensamentos. "Eis que Deus não rejeitará o reto". Portanto tudo o que precisamos fazer é sermos perfeitos e Ele ficará satisfeito conosco. Que coisa terrível dizer isto!

#637

Nada é mais contrário a uma esperança celestial do que um coração terrenal.

JÓ 9

A argumentação de Jó fica mais amarga. Ele concorda com o discurso do que falou ontem, de que um homem deveria ser perfeito diante de Deus! (Que pensamento insensato). Mas ele não sabe como poderia ser mais perfeito do que é.

Jó 9:4 Ele raciocina mais ou menos assim - "Quem jamais ganhou depois de ter discutido com Deus?"

Jó 9:5-14 Deus é poderoso demais e ocupado demais para dar ouvidos a Jó, pensa ele.

Jó 9:16 Mesmo que Deus se ocupasse em escutá-lo, Jó diz que nunca acreditaria nisso!

Jó 9:17 Deus o castiga quando não há razão para fazê-lo! Um pensamento nada simpático!

Jó 9:18 Deus o enche de amargura, pelo menos é o que argumenta.

Jó 9:20 Ainda que ele se considerasse perfeito, haveria alguma coisa de errado. "Você nunca ganha", é o que ele está querendo realmente dizer.

Jó 9:22 Ele diz que Deus destrói tanto o perfeito quanto o ímpio, sem distinção!

Jó 9:23 Que Deus ri de seus problemas.

Jó 9:30-31 Ele simplesmente não poderia agradar a Deus, não importa o que fizesse. (Não é o mesmo que pensamos às vezes?)

Jó 9:32-35 Ele diz que deveria ter tido uma melhor chance se Deus fosse um homem. Ou se ao menos existisse alguém entre ele e Deus! (leia o que Deus fez a este respeito em 1 Timóteo 2:5).

#638

Se a culpa pelo pecado é tão grande que nada além do sangue de Jesus pode remediar isso; e se a sujeira do pecado é tão grande que nada além do sangue de Jesus pode apagar a mancha, quão grande, quão odioso, quão ímpio o pecado deve ser.

JÓ 10

Jó 10:1-14 Jó mantém suas acusações contra Deus, mas isto não torna seus pensamentos nem um pouco mais claros. Leia o versículo seguinte para descobrir para onde toda essa conversa o estava levando.

Jó 10:16-22 Ele fica mais exaltado.

Jó 10:21-22 Estes versículos nos lembram do mundo para o qual o Senhor Jesus veio. E que continua em trevas.

#639

Um homem pode teologicamente sábio e espiritualmente ignorante.

JÓ 11

O terceiro amigo, Sofar, é quem agora fala. Lembremo-nos de que o primeiro - Elifaz, usou as experiências da vida como base para seus argumentos. O segundo, Bildade - usou a tradição, enquanto este usa a lei e a religiosidade como seu ponto de partida.

Jó 11:3 Ele faz algumas perguntas a Jó - acaso os estratagemas de mentira de Jó ficariam sem resposta, e será que alguém não deveria tentar humilhar Jó quando ele zombava de Deus?

Jó 11:6 Este homem sugere que Deus estava deixando Jó muito à vontade!

Jó 11:14-15 Sua idéia é que se Jó fosse bom e religioso, ele não sentiria medo.

Jó 11:16-20 Seu tema não é mais confortador para Jó do que qualquer outra idéia mundana.

#640

A alegria do céu está em ter Deus como tudo em todos.

JÓ 12

Jó 12:2 Jó responde com sarcasmo. Ele lhes disse que quando morressem, a sabedoria morreria com eles!

Jó 12:3 Mas ele volta logo atrás, ao dizer ele também tinha suas próprias idéias! Ele não vai querer ficar em segundo lugar. Não existia ali muita humildade!

Jó 12:9-25 Ele lança mais uma crítica aos caminhos de Deus. Ele diz que Deus faz só o que Ele quer e que não há um motivo para Suas ações. Ele não está sendo coerente (vers. 20).

#641

O orgulho é a camisa da alma, a primeira coisa que vestimos e a última que tiramos.

JÓ 13

Jó 13:3 Jó quer discutir com Deus, mas não quer ouvi-Lo.

Jó 13:4-6 Ele não considera muito o conselho que está recebendo, não é mesmo?

Jó 13:15 Isto parece bom, mas será que é? Repare a segunda parte, quando ele está bem determinado a argumentar a favor de seus próprios caminhos. Ele estava confiando em si mesmo, e não em Deus.

Jó 13:18 Versículos assim provam o que havia em seu coração. Ele estava por demais convencido de estar certo.

Jó 13:19 Ele diz que morreria se tivesse que parar de falar!

Jó 13:20-28 Você pode ver claramente que Jó continua cheio de auto-confiança. Ele não está pronto a se render.

#642

O mundo anuncia mudanças, mas ele nunca é constante, a não ser nos desapontamentos. O mundo não passa de uma grande hospedaria, onde devemos passar uma ou duas noites, e sair; que loucura é colocar nosso coração nessa hospedaria e nos esquecermos de casa.

JÓ 14

Jó volta sempre ao seu primeiro desejo - morrer. E chega ao ponto de dizer que quando as pessoas morrem elas nunca mais voltam! Ele diz que há mais esperança para uma árvore, porque ela pode voltar a brotar, mas não para o homem! Agora você está começando a enxergar dentro do coração de Jó. Externamente (aquilo que as pessoas vêem), Jó era correto e perfeito. Mas o que dizer de seu coração para com Deus? Você pode ver agora o que Deus está fazendo. Faz com que Jó chegue ao fim de seus próprios recursos, mas ele ainda tem um caminho muito longo a percorrer. E assim é conosco. Deus trata conosco por um bom período de tempo.

#643

Todas as pedras que acertaram os ouvidos de Estêvão nada mais fizeram do que jogá-lo para mais perto de Cristo, a pedra angular.

JÓ 15

Você irá reparar que os amigos de Jó falam em três rodadas. Aqui voltamos a escutar o primeiro homem - Elifaz. Este foi o homem do capítulo 4, que baseava seus argumentos na experiência pessoal. O que ele havia visto (versículo 17 do capítulo de hoje). A maioria das pessoas no mundo hoje está fazendo exatamente o mesmo.

Jó 15:17-35 Portanto aqui ele está dizendo a Jó que Deus não Se deixa enganar. As pessoas ímpias sofrem. Ele faz um longo discurso sobre todas as coisas que acontecem aos ímpios. Ele parece estar tentando convencer Jó que este estaria recebendo exatamente o que sua vida merecia!

#644

As flores cheiram mais doces após uma chuva; as vinhas produzem melhor quando podadas; a nogueira é mais produtiva quanto mais for sacudida; os santos desabrocham e são melhor sucedidos internamente, quando são mais afligidos externamente.

JÓ 16

Mas Jó nega tudo isso. No versículo 17 ele clama que não existe nada de errado em sua vida. Até a sua oração é pura. Ele diz que a razão de tudo é que Deus o odeia! (Vers. 9). Você acha que era esta a razão?

Jó 16:21 Ele acha que Deus está muito longe dele. Tudo isso é necessário para humilhar Jó.

#645

Só a verdade pode capacitar uma alma a glorificar a Deus.

JÓ 17

Jó continua tentando justificar-se.

Jó 17:8-9 Quatro grupos de pessoas boas, Jó diz, verão que vale a pena tentar ser bom e que eles devem tentar cada vez mais.

Jó 17:11-16 Mas Jó volta à sua depressão, e aguarda a morte.

#646

O pecado teve o diabo por pai, a vergonha por companheira, e a morte por salário.

JÓ 18

Bildade tem sua segunda chance de falar. Ele é aquele que se apóia em tradições. Tudo que é antigo é bom, pensa ele (como muitas pessoas hoje!).

Jó 18:2-4 Mais uma vez ele ataca Jó. Ele não gosta de escutar... falar é sua especialidade.

Jó 18:5-21 Sua resposta aos problemas de Jó é que pessoas ímpias sempre sofrem - Jó está sofrendo - portanto Jó deve ser ímpio.

Jó 18:18 Sua idéia do destino dos ímpios! Desaparecerão do mundo!

Jó 18:9-21 Ele volta aos seus primeiros pensamentos. Buscar uma boa reputação para que a geração seguinte respeite você. Em outras palavras - tradição.

#647

Até que o homem tenha fé em Cristo, suas melhores obras não passam de gloriosos pecados.

JÓ 19

Jó 19:1-6 Quanto mais os homens falavam a Jó, pior ele se sentia. E ele acaba de escutar o discurso mais duro! Jó responde, e sua resposta não é boa tampouco. Eles estavam justificando a si mesmos e condenando Jó. Portanto ele começa a condená-los! Mas admite que Deus o descartou.

Jó 19:7-20 Se lhes servia de algum conforto saber disso, ele confessa que sua tribulação vem da mão de Deus. Jó sente que todas as pessoas que conhecia haviam se voltado contra ele. Seus amigos mais íntimos o haviam esquecido. Até os servos de sua casa o consideravam um estranho, e nem ligavam para ele. Se Jó chama por um servo, este não lhe responde. Até sua esposa é uma estranha para ele, e as crianças não ligam para ele.

Jó 19:21-22 Ele clama por misericórdia.

Jó 19:23-24 É bem estranho, mas foi exatamente isto que aconteceu!

Jó 19:25-29 Ele faz este marcante reconhecimento, e todavia isso faz um efeito muito pequeno sobre ele.

#648

Suponha que um cristão tenha voltado suas costas para a luz; o que acontece? A luz irá brilhar sobre suas costas!

JÓ 20

Agora Sofar, o terceiro amigo, fala pela segunda vez. Ele aparece com sua filosofia e ela é totalmente vazia. Os pensamentos de muitos homens letrados de hoje não passa do mesmo. No versículo 4, ele diz que esta sabedoria existe desde que o homem foi colocado na Terra.

Jó 20:5-29 E assim prossegue ele dizendo que os ímpios serão logo cortados, e que a alegria do hipócrita dura pouco. É isto correto? Não, não é. Pois sabemos que algumas pessoas que foram ímpias a vida toda viveram até idade bem avançada. Com tudo isso ele está tentando provar que Jó deve ser culpado. Ele não poderia estar sofrendo assim sem um motivo. Pobre Jó. Pensamentos assim não lhe trazem nenhum conforto.

#649

Dar ao Senhor, e em Seu nome, a outros não é algo que nós fazemos; é o resultado daquilo que somos.

JÓ 21

Até este ponto Jó não estava querendo admitir que o que seus amigos diziam estava certo. Mas aqui notamos uma mudança.

Jó 21:1-13 A discussão continua, sobre a razão dos ímpios viverem bastante. Jó diz que eles têm uma vida feliz.

Jó 21:13 Mas ele admite que morrem repentinamente. (Você acha que faz algum sentido os argumentos destes homens? Você acha que os ímpios passam bem nesta vida? Sim, eles passam.)

Jó 21:14-15 É isto o que o ímpio diz em seu coração.

Jó 21:16 Mas Jó é rápido em admitir que ele não era assim!

Jó 21:17-34 Aqui é onde Jó concorda um pouco com os argumentos de Sofar, que os ímpios são cortados de repente. Mas ele diz que Deus faz assim porque fica aborrecido com eles. Podemos notar ligeiras mudanças em Jó. Ele começa a admitir que havia um pouco de verdade naquilo que eles estavam dizendo, mas não muita.

#650

Cada cristão tem seu próprio ministério a cumprir, e nenhum cristão está competindo com outro para fazer a vontade de Deus.

JÓ 22

Escutamos Elifaz pela terceira e última vez. Ele agora está irado contra Jó.

Jó 22:2 Ele tenta provar que o modo como o homem age não afeta a Deus.

Jó 22:4 "Te repreende pelo temor de ti?", pergunta ele.

Jó 22:5 Jó sempre insistia ser inocente. Aqui Elifaz diz que insistir nisso é uma grande impiedade.

Jó 22:6-30 Ele acusa Jó de um pecado oculto. Mas vai além da verdade. Pois Jó nunca havia sido como ele o descreve nos versículos 6, 7 e 9.

Jó 22:21 Este Elifaz é tão orgulhoso que admoesta Jó a conhecer a Deus! Jó conhecia Deus melhor que Elifaz, embora ainda precisasse reconhecer seu erro.

#651

É bom tomar cuidado com tudo aquilo que magnífica as obras dos homens, obscurecendo assim a graça.

Jó 23

No que se referia à vida de Jó, ele não tem uma má consciência. Seus, assim chamados, consoladores estavam sempre tentando convencê-lo de que deveria existir alguns pecados ocultos em sua vida, que estariam lhe causando todo aquele problema. Mas aqui ele responde a essas acusações. (Devemos nos lembrar de que Jó ainda não chegou à sua grande descoberta. Mas no que concerne à sua vida diante dos homens, ele é irrepreensível). Ele conhecia a Deus muito melhor que seus amigos. Ele ansiava estar mais perto de Deus.

Jó 23:10 Ele não sabia que tudo aquilo iria trazer glória para Deus, mas sabia que não tinha sido um hipócrita.

Jó 23:12 Belas palavras. A Palavra de Deus era mais importante para ele que o alimento diário!

#652

Leia a Palavra de Deus. Não para adquirir conhecimento, mas para obedecê-la!

JÓ 24

Este é um capítulo interessante. Jó toca em um assunto que você provavelmente já pensou com freqüência a respeito. Por que se permite que os ímpios prosperem?

#653

Aos crentes não é dito que "se tornem um"; eles são um! E devemos agir como tal.

JÓ 25

Em seguida vem Bildade para sua última rodada. Ele tem muito pouco a dizer agora. Algumas observações sobre o maravilhoso poder de Deus. Ele é bastante desanimador, embora tudo o que diz seja verdade. Acaso isso atendeu às necessidades de Jó? De modo algum, e nem pode qualquer sabedoria terrena nos ajudar a conhecer a Deus.

#654

Se um crente é mais espiritual que outro, é porque ele dá mais valor à Pessoa de Cristo. Todo o poder para o andar e testemunho cristão depende da apreciação de Cristo.

JÓ 26

Jó vai muito além, e faz melhor quando fala do poder de Deus, do que Bildade havia feito. E ele não apenas fala das coisas que podem ser vistas, mas descreve as coisas do mundo invisível. Mas apesar de Jó poder falar desta maneira, havia uma dúvida na mente de Jó que ele não era capaz de resolver e esta era... Por que Deus, que é tão grande em relação a Jó, tão pequeno e sem importância, perdia seu tempo com ele. Que deixasse o homem em paz. No fundo de todos os pensamentos de Jó estava o sentimento e a inquietude de que ele não estaria sofrendo apenas em razão de circunstâncias comuns que lhe eram contrárias, mas que era Deus quem estava tratando com ele. Ele estava certo, e por isso seus amigos não poderiam ajudá-lo pois não estavam entendendo que Deus tinha um plano maravilhoso naquilo tudo.

#655

Faz parte da própria natureza da alma nascida de novo amar não apenas Deus, mas aqueles que são nascidos dEle. Este amor não conhece limites sectários, mas abraça todo o povo de Deus.

JÓ 27

Neste capítulo Jó aborda outro assunto. Não a glória de Deus, como ontem, mas a infelicidade do hipócrita, e a terrível maldição no final de sua vida. Ele estava, na verdade, fazendo um melhor trabalho descrevendo o hipócrita do que os outros haviam feito. Ele usa uma linguagem rica em detalhes.

#656

Cada ato de serviço deveria levar em si o perfume do incenso - o aroma de adoração.

JÓ 28

Você está começando a enxergar o propósito que Deus tem ao nos dar o Livro de Jó? Deus está usando Jó para nos ensinar que Ele deseja que todos os Seus filhos desfrutem dEle. E a única maneira de aprendermos isto é fazendo diariamente duas coisas.

(1) Julgando-me a mim mesmo e parando de fazer coisas que sei que não agradam a Ele, e (2) sujeitando-me a Deus. Jó ainda não havia aprendido isto, e é por esta razão que neste capítulo ele continua tentando, ao dizer aos seus amigos que as pessoas podem fazer grandes coisas mas não podem entender a Deus.

Jó 28:1-11 Jó descreve as lutas do ser humano em sua vida. As pessoas buscam por ouro e pedras preciosas de todos os tipos. Eles removem montanhas, alteram o curso dos rios (pense no que a ciência está fazendo hoje!). Podem fazer muitas coisas maravilhosas, mas os resultados não lhes dão as respostas para as questões do versículo 12.

Jó 28:13-19 Todos os tesouros ocultos do mundo não poderiam produzir isso.

Jó 28:21, 27 A própria morte não tem a resposta. Deus agora vai indicar a resposta.

Jó 28:28 E aqui está. Leia este versículo. Depois leia 1 Co 1:30. Será que estamos encontrando as respostas para nossos problemas nestes dois versículos também? Não existe outra resposta. Apesar de Jó dizer isto, ele não aplica a si próprio... Será que é por esta razão que ele também não consegue entender?

#657

É o crente que se submete que se torna frutífero.

JÓ 29

O terceiro homem, Zofar, permanece em silêncio. Bildade tinha pouco a dizer na última vez (capítulo 25). Estes três homens são derrotados, até pelo enfermo e sofrido Jó. Eles ficam mais irritados do que humilhados com seu fracasso! Jó tem o caminho livre para si, e ele aproveita. Por muitas vezes neste capítulo ele usa as palavras "eu", "mim", ou "meu". Ele nos diz tudo sobre "os velhos tempos". Ele está nos mostrando que não está melhor no aprendizado da lição de Deus do que estavam os outros três homens.

Jó 29:11 Quando as pessoas lhe davam ouvidos! Quando as pessoas olhavam para ele! Este versículo vai ser mencionado quando ele chegar ao grande momento do final.

#658

No momento em que cristão olha para si como estando em Cristo não existem "se"s; mas quando o cristão é visto como estando no deserto, existem "se"s; não que exista alguma dúvida, mas isso cria dependência.

JÓ 30

Aqui Jó faz um contraste de todos os bons dias antigos com seus dias atuais de trevas. Ele fala de si 62 vezes e usa seis versículos a mais para descrever os maus dias do que usa para descrever os dias felizes.

Em quem ele está pensando sempre? Não há dúvidas de que Satanás esteja fazendo com que ele sinta pena de si mesmo. Ele faz o mesmo conosco, crentes, se não aprendermos a lição que este Livro está para nos ensinar no final.

#659

Não há como se manter em estreito contato com Deus, a menos que seja dado um novo passo à frente a cada nova luz que recebemos.

Jó 31:1 Ele era moralista.

Jó 31:3-12 Ele era justo e correto com os outros.

Jó 31:13 Ele era bom para com seus servos.

Jó 31:15-20 Era benigno para com os pobres.

Jó 31:21 Nunca tirava proveito dos órfãos.

Jó 31:24-25 Não tinha amor pelo dinheiro.

Jó 31:26-28 Detestava adorar outros deuses (como o Sol).

Jó 31:29-30 Nunca se vingava.

Jó 31:31-34 Era bom para com os estranhos, e não temia ninguém.

Jó 31:38-40 Se os seus campos clamassem ser ele cruel, que fossem cobertos de espinhos. Você acredita que uma pessoa assim poderia jamais aprender a lição que Deus estava tentando lhe ensinar? Espere para ver.

#660

Com freqüência nós enganamos a nós mesmos ao concluirmos que por nos mantermos longe de certos pecados, somos guardados em nossa capacidade e condição para o serviço no campo. Mas isto não é suficiente: devemos andar no Espírito.

JÓ 32

Ocorre uma grande mudança. Os três confortadores disseram tudo que podiam. Jó também falou bastante, embora não tenham chegado a lugar nenhum. Mas Deus está pronto para apresentar um novo homem. Não havia Jó perguntado se não haveria alguém que pudesse se colocar entre ele e Deus? (capítulo 9:33). Deus tem um homem. Deus está sempre pronto, mas Ele é tão sábio que sabe que precisamos esgotar nossos argumentos.

O nome do homem é Eliú. Nele podemos ver um pequeno lampejo de um outro Homem. Aquele que efetivamente colocou-se entre Deus e nós. Leia 1 Timóteo 2:5 para descobrir que Ele é. Eliú é muito cuidadoso para explicar que ele não passa de um homem comum, e o mais jovem ali. (O Senhor Jesus sempre tomou também um lugar de humilhação). Ele leva um bom tempo para dar início ao seu discurso (o capítulo todo). Quando começa, você logo vê que ele conhece a Deus muito melhor que os outros, inclusive Jó.

#661

As duas grandes atividades de um santo são a fé e o amor, ambos aplicados fora de mim: fé para confiar nAquele que me ama, e amor para me preocupar com aqueles que Ele ama e servi-los.

JÓ 33

Repare algo novo no versículo 4. Pela primeira vez no livro de Jó lemos do Espírito de Deus (antes em 26:4, mas não com "S" maiúsculo). Quando o Espírito de Deus fala através de uma pessoa, já não faz qualquer diferença se ela é jovem ou velha. Este jovem está falando guiado pelo Espírito Santo de Deus... o segredo de seu poder... o segredo do poder na vida de qualquer crente.

Existe sempre uma grande diferença entre o homem que fala o que Deus lhe diz para falar, e o homem (não importa quão hábil) que fala seus próprios pensamentos. Isto é o que podemos ver no livro de Jó até aqui. Os outros amigos estavam falando seus próprios pensamentos, e o mesmo acontecia com Jó! (veja o versículo 9 do capítulo de ontem). O mundo está se tornando cada dia mais escuro porque as pessoas estão dando ouvidos aos "grandes homens" e não à Palavra de Deus. Ao longo deste capítulo reparamos como Eliú fala bem. Ele não está se gloriando, mas fala com confiança... com graça e verdade.

Jó 33:8-11 Elú era um bom ouvinte, e bons ouvintes têm boa memória. Eliú repete o que Jó havia dito.

Jó 33:17-30 Há uma lição muito importante nestes versículos. (Podemos aplicá-la à nossa própria vida como crentes no Senhor Jesus. Separe um minuto para ler o versículo 7 do capítulo 36. O Senhor Jesus nunca tira os Seus olhos de cada crente hoje. Mas isto não significa que Ele nos deixe seguir adiante com nossa maneira descuidada e desobediente.) Todavia Jó era o homem mais justo na face da Terra. Então o que há de errado com Jó? Seu problema estava em pensar que ele era muito bom. Se Jó tivesse sujeitado seu coração a Deus, ele não teria passado por esses problemas. Portanto, todos nós precisamos aprender que o Senhor nos ama demais para permitir que façamos nossa própria vontade.

#662

A Palavra de Deus é o cinzel com o qual as formas de Cristo são moldadas em mim!

JÓ 34

Ontem Eliú estava falando a Jó. Hoje ele fala aos homens a respeito de Jó. Nestas poucas palavras, Eliú nos dá uma visão gloriosa de Deus. Quão diferente do que os outros, inclusive Jó, haviam falado a respeito de Deus.

Jó 34:29 Um grande versículo! Deus não é como os outros homens! Estamos crescendo para conhecer nosso Pai cada vez melhor? Ele é, com certeza, um Pai amoroso.

Jó 34:32 Outro versículo maravilhoso. Nossa consciência é tocada. "se fiz alguma maldade". A falta não estava em Deus. Ela estava profundamente arraigada no coração de Jó. Ele estava tentando ser bom! Mas Deus tinha uma maneira melhor!

Jó 34:35 Eliú é um homem fiel. Os homens de Deus não têm medo de falar a verdade. Eles nunca serão populares neste mundo. A consciência de Jó estava sendo tocada.

#663

O fruto do Espírito não pode ser fabricado com nossos esforços. É só a vida de Cristo que pode produzir este fruto.

JÓ 35

Eliú continua falando francamente, e Jó vai diminuindo cada vez mais. Eliú dirige o pensamento de todos para o céu. Acaso não nos sentimos pequeninos quando miramos os céus em uma limpa noite estrelada? Leia os versículos 5-10. Não são eles de grande ajuda para contemplarmos a grandeza de Deus? Deus vê tudo e Ele enxergou tudo bem no fundo do coração de Jó. Mas nossos pensamentos estão sendo desviados o alto, para Deus, não para baixo, para Jó. Quando olhamos para cima, aprendemos.

#664

Mostre-me um coração que esteja esperando por Cristo, e eu lhe mostrarei um par de mãos que estão ocupadas com Ele de uma forma ou de outra.

JÓ 36

Jó 36:1-3 Deus estava no centro dos pensamentos de Eliú. Seus olhos estavam em Deus. Jó tinha seus olhos em si mesmo (o motivo de toda a tribulação de Jó).

Jó 36:3 É sublime seguirmos este versículo em nossa vida.

Jó 36:4 Quanto mais perto andamos de Deus, mais sábios somos. Eliú tinha total confiança de estar falando a verdade de Deus.

Jó 36:5-17 Lembre-se de que você está lendo o Antigo Testamento. O Senhor Jesus Cristo ainda não havia vindo ao mundo. Deus estava ainda provando as pessoas para ver se elas obedeceriam. Nunca misture Cristianismo com a religião dos Judeus. Mas nós, os crentes, podemos aprender muito do Antigo Testamento. Nós, Cristãos somos rápida e facilmente desviados da comunhão com o Senhor, ficamos impacientes, irritados, implicantes, julgamos a todos menos a nós mesmos e seguimos fazendo tudo isso até Deus colocar Suas mãos sobre nós, com os métodos que Ele sabe que irão surtir melhor efeito, e nos levar de volta para Si. (Nunca podemos nos perder, mas com certeza podemos ser infelizes). É isto o que estamos aprendendo de Jó, mesmo que Jó não conhecesse coisa alguma sobre a salvação por meio do Senhor Jesus Cristo.

Jó 36:7-12 Aqui está um sério aviso. Uma pessoa pode ser tão resistente a se submeter a Deus que isto pode resultar na sua morte. Em 1 Co 11:29-31, aparece o mesmo, e não se esqueça de que esta última passagem foi escrita no dia da graça, a era Cristã. Nossos pecados seriam perdoados, mas quanta tristeza iriam deixar!

Jó 36:18 Não podemos ser descuidados com Deus.

Jó 36:26 Deus nunca foi realmente conhecido pelo homem até o Senhor Jesus ter vindo ao mundo.

Jó 36:26-33 Eliú continua trazendo à memória deles a grandeza de Deus, para que tivessem um genuíno quebrantamento de coração, e humilhação de pensamentos. Jó ainda não tinha chegado a este ponto.

#665

Nenhum serviço é digno dEle se não for feito em humilhação.

JÓ 37

Jó 37:1-3 Que maravilhosa descrição da grandeza de Deus. Quão pouco entendemos isso.

Jó 37:14 Jó foi instruído a ficar quieto e a escutar e ponderar! Três passos que foram uma instrução maravilhosa para nós!

Jó 37:15:24 Eliú faz cinco perguntas incríveis. Elas não fazem você sentir-se pequeno?

Jó 37:21 Que grandioso segredo está escondido aqui para nós que vivemos neste dia da graça! Jesus Cristo é a luz que está oculta nas trevas. Em nosso estado natural (não salvos) não víamos aquela luz brilhante.

Jó 37:24 Nenhum sábio em si mesmo irá vê-Lo! A menos que enxerguemos a santidade e o coração de amor de Deus, continuaremos a pensar no quão bons nós somos. Estas são as últimas palavras de Eliú.

Toda a conversa desses cinco homens termina. Agora DEUS irá ter algo a dizer! Esteja preparado para escutar palavras maravilhosas!

#666

A proximidade de Cristo nos preserva do sectarismo - a praga mais natural ao coração humano.

JÓ 38

O próprio Deus fala! O que dirá Ele? Jó havia dito que Deus não perderia tempo falando com ele (9:32 e 19:7, 23:8,9; 19:5; 30:20,21 e 31:35 e muitas outras). Sabemos o quanto Deus está interessado pois Deus nos disse tudo o que precisamos saber! Qualquer coisa além disso é meramente a curiosidade da mente humana. Deus traz à memória Suas obras de criação como exemplo de Seu poder e sabedoria. Isto com certeza fará Jó ver sua pequenez.

Não podemos separar qualquer um dos versículos em particular para comentar. Você deveria ler a passagem toda como uma mensagem grandiosa e gloriosa proveniente da própria boca de Deus. (Poderíamos pensar que Deus deveria ter falado assim quando descreveu sua criação em Gênesis, capítulo 1, mas Ele reserva isto para um único homem, Jó).

#667

Precisamos vigiar contra a ostentação; precisamos permanecer quietos na presença de Deus, pois há muita independência por aí.

JÓ 39

Será que algum discurso em nossa própria língua seria capaz de nos fazer sentir menores que isso? Estes quatro capítulos nos dão uma das maiores expressões da sabedoria e poder de Deus encontradas na Bíblia. Tudo isso é necessário para Jó (e para nós) entendermos. E para nós é tudo maravilhoso demais, pois nos faz compreender a glória que o Senhor Jesus deixou de lado para Se tornar um Homem, e sofrer toda a vergonha e insultos de suas criaturas que as Suas benditas mãos fizeram!

#668

Deus nos deu a Sua Palavra e o Espírito Santo porque Ele quer que o mundo nos veja da mesma maneira que Ele nos vê, que é parecidos com Jesus.

JÓ 40

Jó 40:1-3 Todas as maravilhosas palavras do Senhor estão fazendo efeito em Jó. Rogamos para que o mesmo efeito possa ocorrer em cada um de nós enquanto lermos isto. Jó está começando a ser quebrantado. Que lugar maravilhoso para o crente estar! Sem palavras diante de Deus!

Jó 40:6-24 Mas o Senhor sabia que seria preciso mais para levar Jó completamente ao fim de si próprio.

Jó 40:15 Talvez seja o hipopótamo.

#669

A revelação de si mesmo precede a revelação.

JÓ 41

Jó 41:1-9 Provavelmente trata-se de um crocodilo. Jó teria de responder "eu não" para cada uma destas perguntas. Mas Deus o está encaminhando para o próximo versículo.

Jó 41:10 Se ninguém for capaz de enfrentar um mero animal, quem seria capaz de enfrentar Deus? Que pergunta!

Jó 41:11 Deus controla tudo.

Jó 41:12-34 Deus continua descrevendo o grande poder de um animal. A descrição é assustadora. As palavras têm seu efeito em Jó, e quiçá funcionem da mesma maneira em nós. Possam elas abrir nossos olhos para enxergar nossa pequenez, e a grandeza de Deus. Deus termina de falar, e agora chegamos ao grande momento da vida de Jó.

#670

Sejamos cuidadosos para não deixarmos o repouso da alma para buscar bênçãos maiores. Deus não pode operar enquanto estivermos ansiosos - mesmo que seja a respeito de nossas experiências espirituais. Vamos confiar em Sua Palavra, e deixar que Ele a cumpra em nós.

JÓ 42

Jó 42:1-4 Jó é um homem humilhado! Todos os pensamentos a respeito de si próprio se foram.

Jó 42:5-6 Poucas palavras apenas. Mas são as palavras mais importantes que já foram ditas. (Quando nós crentes somos colocados em uma posição tão baixa a ponto de pronunciá-las, estamos a caminho de experimentar uma vida Cristã plena, rica e feliz). Leia mais uma vez estas palavras. (Ouvimos falar do Senhor quando fomos salvos, mas nossa vida só é entregue a Ele quando temos nossos olhos abertos para ver Sua beleza e onisuficiência).

Os novos pensamentos de Jó acerca de Deus são rapidamente conectados a novos pensamentos acerca de si mesmo. (Que contraste com as opiniões de Jó que encontramos em 29:11). Jó levou um bom tempo para chegar a este ponto (e nós também). Deus nos ama demais para nos deixar seguir nosso próprio e descuidado caminho. Com freqüência um crente é rebaixado tanto quanto Jó, para ver o quão vil ele é. Isto só pode ser experimentado quando entramos na presença de Deus. Será que podemos dizer, "por isso me abomino"? Nosso espírito humilhado irá mostrar os resultados em nossa vida, se já tivermos experimentado isto.

Suponha que Deus tivesse parado no final, que utilidade teria este Livro? Jó poderia ter dito, "Bem, quando tudo era próspero eu era os olhos do cego (29:15) e quando as coisas iam mal eu era paciente". Teria sido muito ruim. Mas isso não iria acontecer. Mesmo que seus amigos estivessem totalmente errados por pensar que este mundo era um exemplo do justo governo de Deus, Jó entende de repente o que é na realidade, e por isso temos o versículo 6.

Jó 42:7-17 Os pensamentos de Jó se voltam para seus amigos. Ele até ora por eles! E ao fazer isso, Deus age em favor de Jó, e lhe dá em dobro tudo o que tinha antes! Feliz Jó. (Felizes somos nós, se já tivermos sido humilhados para nos enxergar do modo como Deus nos vê. Então nossos olhos serão abertos e seremos capazes de dizer, "graças a Deus que sempre me deixa passar por tribulações"). O Livro de Jó foi de ajuda.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice