Contents

[ ]

Índice

 
#1059

Quando Deus permite provas extraordinárias, Ele dá conforto extraordinário.

João 1:1-28

Este evangelho apresenta muito mais, do que os outros três, das Pessoas do Filho de Deus, do Pai e do Espírito Santo. Estaremos lendo da rejeição do Senhor Jesus e nossa redenção, como se já tivesse acontecido. Não há menção do nascimento do Senhor, ou da ascensão para o céu, nem os eventos estão em seqüência. Podemos dizer que tudo está no "agora". Israel é visto como estando totalmente rejeitado por Deus.

Jo 1:1 Deus nos leva de volta para a eternidade, antes da criação do mundo. Deus não teve começo. Este evangelho fala da glória de Cristo, esse Homem bendito que hoje está na glória. Mostra-nos os filhos de Deus (os que crêem) como Sua família. João nos fala repetidas vezes que este Homem bendito é Deus.

Em João não há (1) nascimento do Senhor Jesus. (2) Não há registro de Seus ancestrais terrenos. (3) Não é tentado por Satanás. (4) Não há menção de nenhum caso de possessão demoníaca. (5) Não há agonia no Getsêmani. (6) Não há as três horas de trevas na cruz. (7) Não há o abandono de Deus. (8) Não há a ascensão. É o Senhor Jesus Cristo, rejeitado por Seu próprio povo Israel, mas vivendo e morrendo para a glória de Deus.

Jo 1:1-5 O que o Senhor Jesus sempre foi e é. Ele era antes do início de todas as coisas. Tudo o que Deus é, Sua sabedoria e amor e poder, estão em Cristo.

Jo 1:6-13 O propósito para o qual João Batista foi levantado era de apontar para "a Luz".

Jo 1:12 Somente aqueles que são "nascidos de novo" são filhos de Deus.

Jo 1:14-18 Foi isto que o Senhor Se tornou quando veio ao mundo. Sua glória foi vista.

Jo 1:19-28 Ele veio após João, mas existia antes dele.

#1060

Deus ama cada um de nós como se não existisse nada além de cada um de nós para amar.

João 1:29-51

Jo 1:29-34 Jesus é o "Cordeiro de Deus", o sacrifício que Deus proveu para nós.

Jo 1:32 Deus provou que Jesus era Seu Filho pelo Espírito de Deus descendo sobre Ele.

Jo 1:35-51 Maravilhosa visão, o bendito Senhor atrai seguidores a Si mesmo. Os seguidores de João o deixam e seguem a Jesus. Todos se alegram juntamente. Agora repare Seus diversos nomes (1) a "Palavra", (2) "Jesus", (3) "a Luz". Veja se consegue encontrar pelo menos outros cinco.

#1061

Louvor é o solo onde o gozo vence.

João 2

Jo 2:1-11 O primeiro milagre. O vinho nas escrituras é às vezes uma figura da alegria neste mundo. O homem fez com que ela terminasse. O Senhor Jesus transforma água em vinho, só Ele pode nos dar verdadeira alegria.

Jo 2:13-17 Ele tem o direito e o poder de limpar o templo, a casa de Seu Pai. Mais tarde Ele teria de abandoná-lo, pois a nação O rejeitou.

Jo 2:23-25 Como acontece hoje, muitos crêem no Seu nome, mas não passam disso. Eles só O viram; as pessoas dizem que "ver é crer". Mas não é assim. Suas consciências não são alcançadas.

#1062

Deus quer que usemos o melhor de nossa vida para Ele.

João 3

Jo 3:1-21 Estes versículos explicam verdadeiramente o que os últimos três versículos do capítulo de ontem significavam. Muitos acham que se estiverem vivendo uma "vida correta" terão maior chance de alcançar o céu. Nicodemos pensava assim. Mas lhe foi dito que precisava "nascer de novo".

Jo 3:12-21 O Senhor Jesus como que se volta para o mundo inteiro e nos dá a maravilhosa notícia de salvação eterna com Deus por crer no Senhor Jesus Cristo.

Jo 3:18 Qualquer um que não aceite o Senhor Jesus como seu Salvador pessoal já está condenado; o versículo 12:31 mostra que o julgamento já foi determinado. Mas quando alguém crê, tudo é perdoado e aquela pessoa é salva. Um bom versículo para dar a incrédulos.

Jo 3:25-34 João Batista diz coisas que são bem claras. O mais jovem é capaz de entender estas palavras.

Jo 3:35,36 O João que escreveu este evangelho (não o Batista) deve ter sido quem escreveu estas palavras, pois João Batista nada sabia sobre o Cristianismo e a vida eterna.

#1063

Deus me ama do jeito que eu sou, mas Ele me ama demais para deixar que eu continue assim.

João 4

Jo 4:1-4 Para ir da Judéia (no Sul) para a Galiléia (no Norte) uma pessoa precisava passar através da Samaria.

Jo 4:5-42 Embora o Senhor Jesus não seja desejado na Judéia, Ele fica feliz em dedicar Seu tempo a ganhar uma mulher pecadora. Ele é o Dador da água viva. Com tudo o que tentou, o coração dela não podia ficar satisfeito. Mas foi somente quando sua consciência foi tocada que ela entendeu que não estava falando com um homem comum.

Jo 4:28-42 Ela mostrou o verdadeiro sinal de um crente, quis falar imediatamente do Senhor Jesus a outros. Se você nunca falou a ninguém do Senhor Jesus como seu Salvador, então você não está seguro de ter sido salvo - Romanos 10:9,10.

Jo 4:43-54 Mas Ele tinha outra obra a fazer. Ele podia levantar alguém dentre os mortos se necessário. Agora ele cura este filho que estava a ponto de morrer, (uma figura de Israel como nação). Depois que o Senhor Jesus voltar para os que crêem, Ele irá levantar Israel de seu presente estado que é como se estivesse morto.

#1064

Deus nunca nos tira algo sem que nos dê algo infinitamente melhor em seu lugar.

João 5:1-27

Jo 5:1-16 Que milagre Jesus faz; Ele vai ao pobre homem, não diz ao homem que venha a Si. E assim é agora, não podemos ir a Ele em nossos pecados. Mas Ele vem a nós. Fazer isto no Sábado só despertou a ira do povo religioso.

Jo 5:17-27 Mas revelou também a verdade de que Deus Pai, e Deus Filho, estão trabalhando juntos na salvação de almas. Todo ser humano vivo receberá uma das duas coisas do Senhor Jesus, a vida eterna, ou será banido no inferno.

Jo 5:25 Refere-se a uma pessoa que está morta no pecado. É assim que todos os incrédulos estão. Quando escutamos a voz do Filho de Deus, recebemos vida, agora vivemos.

#1065

Quando oramos por nossos irmãos isto nos ajuda muito a amá-los.

João 5:28-47

Jo 5:28,29 Estes versículos referem-se a algo totalmente diferente. Estes mortos são aqueles que estão em seus túmulos. Seus corpos estão mortos. Tanto salvos quanto não salvos. Os crentes, cujos corpos estão nos túmulos, serão ressuscitados pela voz do Senhor Jesus algum dia destes (1 Ts 4:16) Os incrédulos que morreram permanecerão em seus túmulos por mais cerca de mil anos! E então serão ressuscitados pela voz do Filho de Deus - Ap 20:12. Portanto, nossos dois versículos referem-se a dois eventos separados em duas épocas distintas.

Jo 5:32-47 Eles eram indesculpáveis quando se recusaram a aceitá-Lo. Quatro coisas e pessoas lhes falavam dEle. (1) João Batista. (2) Suas próprias obras. (3) Seu Pai em Seu batismo (1:32,33); e (4) as passagens do Antigo Testamento, vers. 45-47.

#1066

Você pode servir sem amar, mas não pode amar sem servir.

João 6:1-40

Jo 6:1-4 Que maravilhoso poder! O Senhor Jesus podia alimentar 5.000 homens com 5 pães e 2 peixinhos. Hoje Ele é o alimento para cada crente na face da Terra.

Jo 6:15 Externamente parece que eles O queriam como Rei. Mas Ele podia enxergar além de suas ações em seus corações.

Jo 6:16-21 Quando temos dificuldades em nossa vida, devemos nos lembrar de ler estes versículos; principalmente o versículo 20.

Jo 6:22-40 Eles estavam interessados nEle principalmente por terem sido alimentados por Ele. Mas o que Ele queria era seus corações. Ele queria que todos O recebessem e ao presente que Ele podia lhes dar... a vida eterna. (vers. 27).

#1067

Um ídolo é qualquer coisa que permitimos que venha antes de Cristo.

João 6:41-71

Jo 6:41 Os Judeus reclamam de Ele ter dito que tinha descido do céu!

Jo 6:44 Este versículo tira de nós todo crédito por aceitarmos o Senhor Jesus e concede toda a glória a Deus. O pão que Jesus deu foi Sua carne, a qual Ele daria por todo o mundo. Não poderia haver salvação para nós se o Senhor Jesus tão somente tivesse vindo ao mundo, e depois voltado para o céu. Ele devia morrer.

Jo 6:51-58 Isto não significa que realmente comamos a carne e bebamos Seu sangue. Mas significa que, se for para obtermos a salvação, esta será através de Sua morte, e de nenhuma outra forma. A morte de Cristo deixa bem claro que a velha vida com a qual nascemos jamais pode herdar a vida eterna. É só quando entendemos que a velha vida está condenada e colocada no lugar da morte, que podemos saber que nossa nova vida está em Cristo, que morreu e ressuscitou.

Jo 6:53 É preciso COMER uma vez para salvação.

Jo 6:54-57 A palavra muda para COME. Estes versículos são para o crente. "Come" significa que devemos estar comendo continuamente. É a Sua morte que nos mantém em nossa nova vida.

Jo 6:69-71 Muitos não podiam aceitar o que acaba de ser dito, e desistiram. Mas isso apenas demonstrou que sua crença nEle era muito vaga.

Jo 6:68 Se nosso coração se torna frio para com o Senhor, para quem poderemos nos voltar que nos faça feliz? A resposta de Pedro é bem clara.

#1068

A medida em que tenho deixado que o mundo ocupe meu coração, é a medida em que tenho perdido minha força espiritual. O mundo é um sistema separado de Deus, sobre o qual Satanás é deus e príncipe. Se eu amar o mundo em qualquer forma e medida, estarei sendo infiel a Cristo. Tiago 4:4.

João 7:1-31

Jo 7:1-9 A família de Jesus não crê nEle! Eles insistem para que vá a Jerusalém para as celebrações Judaicas. Mas Ele espera; mais tarde irá e Se revelará.

Jo 7:10-13 Enquanto ensina no Templo, Jesus não fala muito de Si.

Jo 7:17 Se alguém desejar fazer a vontade de Deus, conhecerá o ensino das escrituras... se vêm de Deus ou se são pensamentos de homens. Será que estamos nos sujeitando à Palavra de Deus?

Jo 7:19-31 Moisés deu aos Israelitas a lei, mas eles não a guardaram. Quando Jesus veio eles tentaram matá-Lo por Ele ter curado um homem no Sábado!

#1069

As coisas que eu permito em minha vida podem ser causa do tropeço de outra pessoa.

João 7:32-35

Jo 7:37 Gloriosa Pessoa - tão individual. O cristianismo não é uma religião, é uma Pessoa. Você vive em comunhão com Ele um dia após o outro?

Jo 7:38,39 A água é uma figura do Espírito Santo, que desceu do céu em Pentecostes. Ele preenche todo crente com satisfação e gozo celestial, se você não deixar que outras coisas preencham sua vida. (Mas lembre-se de que o Espírito Santo ainda não tinha vindo pois Jesus ainda não tinha subido ao céu).

Jo 7:40-53 Eles estavam divididos com respeito a Jesus. O que pensamos dEle decide o lado que tomamos, mesmo depois que somos crentes. O quanto o Senhor Jesus significa para nós irá determinar o tipo de vida que iremos viver. Gostamos da companhia de pessoas que não estão salvas? Então o Senhor perdeu Sua atração pra nós.

#1070

Se amamos o Senhor, amaremos Seus irmãos.

João 8:1-32

Há três palavras que podem descrever o Senhor Jesus - "Vida", "Luz" e "Amor". Nestes capítulos, "água" ou "vida" são mencionadas - uma figura de "Vida" (veja 4:10 e 7:38). Do capítulo 8 até o final do 12, trata-se de "Luz". Então do capítulo 13 ao fim, certamente o assunto é "Amor". hoje iremos ver "Luz".

Jo 8:1-11 Estes líderes religiosos continuam a tentar fazer Jesus cometer um erro para poderem acusá-lo de ir contra as Escrituras. Antes de mais nada, eles próprios estavam transgredindo a lei. Pois em Lv 20:10 diz claramente que tanto o homem como a mulher deviam ser punidos. Mas eles trazem somente a mulher. Jesus faz com que eles se lembrem de seus próprios pecados. Ele escrevia na terra, dando à consciência tempo para funcionar. Com a consciência culpada na presença de Deus, eles saíram um de cada vez. Eles não podiam permanecer diante da "Luz". E o Senhor disse à mulher para ir e não pecar mais. A Luz revela como somos maus, mas o sangue do Senhor Jesus nos limpa de todo pecado. (1 João 1:7).

Jo 8:12-32 O que é o Senhor Jesus no verso 12?

Jo 8:13-19 Os Fariseus diziam que uma testemunha era suficiente. Mas Deus era também Sua testemunha. Portanto havia duas testemunhas, mas mesmo assim eles não iriam mudar, nem crer.

Jo 8:21-32 Alguns dos versículos de maior ajuda de todas as escrituras para vermos a importância de conhecer quem é Jesus. Leia cuidadosamente - particularmente o vers. 24.

#1071

Nossa questão é com um Deus que pode perdoar e limpar tudo, mas que não pode deixar passar coisa alguma.

João 8:33-59

Jo 8:33-50 Jesus assinalou que apesar de eles serem descendentes de Abraão, diante de Deus eles eram pecadores. E estavam seguindo o pai dles, o diabo.

Jo 8:51-59 Jesus disse que se alguém guardasse Sua Palavra jamais iria perecer. Mas eles argumentaram que Abraão tinha morrido. Seria Jesus maior do que Abraão? - perguntaram eles.

Jo 8:58,59 A maravilhosa resposta de Jesus e o que eles responderam. (Você reparou a "luz" no capítulo? ...ela expõe).

#1072

Deus prova nossa fé para podermos provar Sua fidelidade.

João 9

Ontem vimos as palavras do rejeitado Jesus. Hove vemos Suas indesejadas obras. O capítulo inteiro é uma só história a respeito da "Luz", Jesus, trazendo luz para o homem em trevas. A questão sobre Quem é Jesus está no centro de tudo. O foco estava nos Fariseus. Eles não podiam negar que um grande milagre tinha sido realizado. O versículo 24 mostra em quê eles acreditavam. O mundo não mudou! M a maioria dos argumentos que os líderes religiosos têm hoje giram em torno da mesma pergunta. "Jesus é o Filho de Deus?" Se Jesus não for Deus, então não existe céu, inferno ou salvação. Mas já que Ele é o Filho de Deus, então tudo o que a Bíblia diz é verdade. O que o Senhor Jesus fez a esse cego é uma figura do que Ele fez para cada crente nEle. Ele devolveu a vista aos nossos olhos cegos. O cego podia entender melhor do que os outros, que se Jesus não era de Deus, Ele nada poderia fazer.

Jo 9:35-38 O cego é expulso da religião dos Judeus, mas Jesus o encontra e revela a ele que Ele é o Filho de Deus. O homem crê e O adora.

Jo 9:40-41 Se os Fariseus tivessem confessado que eram cegos, também haveria cura para o pecado deles, mas quando disseram que viam, seu pecado permaneceu. (Você viu "luz" neste capítulo? ela trouxe libertação).

#1073

Hoje o dia pode começar como um dia qualquer, mas pode ser um dia em que Deus irá abençoar você, dirigi-lo e usá-lo para Sua glória.

João 10

Jesus está reunindo Suas ovelhas em torno de um novo centro - Ele próprio. Ele as estava reunindo fora do velho aprisco (Israel). (Os Judeus tinham ajudado a obra do Senhor sem saber disso, ao expulsarem o homem no capítulo 9:34).

Jo 10:3 O porteiro é o Espírito Santo. Jesus guia as ovelhas para fora do rebanho judeu para dar a elas vida em uma nova condição.

Jo 10:7-9 Aqueles que entram pela porta (Jesus) encontram salvação, liberdade, alimento e intimidade.

Jo 10:29 Encontram também segurança e proteção. O Pai deu as ovelhas a Cristo.

Jo 10:16 As "outras ovelhas" somos nós, Gentios. Alguns O escutaram. Repare que há um só rebanho. Ele é o Pastor. Nós permanecemos próximos a Ele porque Ele atrai nossos corações. Não existe uma cerca ao nosso redor, não existe uma lei, mas Ele é o Centro de atração.

Jo 10:24-38 Os Judeus estão outra vez divididos. Quem é Ele? perguntam eles. Ele volta a revelar Suas Palavras e obras. Eles não queriam crer porque não eram Suas ovelhas.

#1074

Nunca há poder coletivo sem fidelidade individual.

João 11

Por Seu poder o Senhor Jesus prova ser a ressurreição e a vida. Embora Lázaro estivesse doente, Jesus não visitou Maria e Marta até quatro dias depois da morte de Lázaro. Isso deve ter colocado em teste a fé deles tremendamente. Mas Ele estava esperando que Seu Pai dissesse a Ele quando devia ir.

Jo 11:24 Elas sabiam que Lázaro ressuscitaria no último dia, mas isso não lhes serviu de conforto naquela ocasião. Oh, elas pensavam, se ao menos Jesus tivesse chegado antes de Lázaro morrer!

Jo 11:42 Jesus ansiava para que cressem nEle!

Jo 11:43 Jesus ordena que o homem saísse da morte, pois Seu poder era ilimitado.

Jo 11:47 Quanto mais amor e poder Ele demonstrava, mais os líderes O odiavam. Eles estavam determinados a impedir Seu trabalho de uma forma ou de outra; matando-o, se fosse necessário. (Há luz neste capítulo).

#1075

Reunir-se ao nome do Senhor não se trata da sabedoria de um grupo de indivíduos, mas do desfrutar daquilo que nos foi prometido em Mateus 18:20

João 12:1-19

Jo 12:1-11 Aqui encontramos em Maria um belo contraste em relação a todo o ódio e falta de compreensão. Ela está em comunhão com o Senhor. O resultado da comunhão com Ele é a compreensão do que está acontecendo. Somente ela parece saber o que vai acontecer a Ele. Ela derrama um caro perfume em seus pés; isso imediatamente leva os demais a criticá-la!

Jo 12:10 Eles transferem seus pensamentos homicidas para Lázaro. E as pessoas hoje ainda dizem que nunca alguém foi capaz de voltar da sepultura. A verdade é que elas não crerão, mesmo que alguém ressuscite de entre os mortos. (Lucas 16:31).

Jo 12:12-19 O povo aclama Jesus como Rei de Israel. Mas os líderes não sabem como parar isso.

#1076

A incredulidade em relação à verdade é algo natural... raciocinar contra a verdade não é difícil... mas a Palavra de Deus permanece tão clara e certa como nunca.

João 12:20-50

Jo 12:20-26 Os Gregos (Gentios) querem vê-Lo. Jesus sabia que ainda não tinha chegado a hora de ser Rei. Em vez disso ele estava caminhando para a cruz!

Jo 12:24 Primeiro Jesus devia se tornar como uma semente que é plantada no solo. Ela morre, mas é pela morte que dá fruto. Aqueles que creram no Senhor Jesus como Salvador são o resultado, o fruto, para Deus.

Jo 12:26 Uma coisa é ser salvo, mas outra é seguir o Senhor Jesus! Aqui é onde a felicidade e a paz passa a fazer parte da vida do crente.

Jo 12:27-36 O Senhor estava atribulado em Seu espírito, e Ele pede para ser livrado daquilo que estava por vir. Mas imediatamente acrescenta que tinha sido exatamente para isso que Ele tinha vindo ao mundo.

Jo 12:37-50 Não importa quantos milagres Ele fizesse, mesmo assim eles não queriam crer. Duas grandes coisas irão acontecer em um só evento. O mundo estava para se tornar culpado da crucificação do Senhor Jesus, e o poder de Satanás estava para ser destruído.

Jo 12:38 Isaías, mais de 500 anos antes, havia escrito estas mesmas palavras - Isaías 53:1

Jo 12:46 "A Luz" é mais uma vez mencionada.

Jo 12:48 A Bíblia irá julgar e condenar os incrédulos quando estiverem diante do Senhor no fim do milênio.

#1077

Deus registra o passado e revela o futuro em Sua Palavra, com o objetivo de me afetar no presente.

João 13

De agora em diante Jesus só é visto com Seus discípulos.

Jo 13:1 O amor de Jesus nunca mudou para com os Seus, mesmo estando Ele agora diante da cruz.

Jo 13:1-17 Jesus está nos ensinando uma lição. Cada crente deve ter um interesse e uma preocupação real nos outros crentes. Devemos lavar os pés uns dos outros. Isso significa que quando um de nós faz algo que não agrade o Senhor, outro crente pode vir a nós e, amorosamente, apontar isso. Satanás aqui iria dizer que não devemos julgar uns aos outros. Se amamos uns aos outros, vamos tentar ajudar uns aos outros. É somente quando julgamos e tiramos de nossa vida as coisas que não agradam o Senhor que podemos ter comunhão com Ele.

Jo 13:7 Jesus estava partindo, e eles iriam entender isso mais tarde. O "depois" refere-se aos nossos dias.

Jo 13:18-30 Judas é apontado como aquele que trai o Senhor. Judas sai antes da ceia do Senhor. Isso não é dito aqui.

Jo 13:31-35 O Senhor Jesus será visto em Sua glória quando vier em Seu Reino no início do milênio. Mas Deus O terá glorificado antes disso - agora no céu.

Jo 13:34-36 Ao amarmos uns aos outros demonstramos que seguimos o Senhor Jesus.

Jo 13:37,38 Pedro se gaba de sua fidelidade, mas é avisado da queda que o espera.

#1078

Nunca existirá um tempo, enquanto o Senhor não vier, em que falte luz na Palavra de Deus para guiar o crente.

João 14

Jo 14:1-14 Eles estavam grandemente atribulados com a idéia de Sua partida. Por isso Jesus os conforta. Ele vai preparar um lugar para eles na Casa de Seu Pai, e voltará para levá-los para Si. Isto é um conforto para nós também.

Jo 14:6 Pense em tudo o que está incluído nestas palavras!

Jo 14:9-11 Quando nós que somos crentes lemos João 1:18 podemos pensar que jamais veremos a Deus, o Pai. Mas estes versículos explicam que sim, todavia na Pessoa do Filho. Leia também Cl 2:9, Pai, Filho e Espírito Santo se aprazem em habitar no corpo do Filho.

Jo 14:13 Isto significa que estamos vivendo em obediência à Palavra de Deus.

Jo 14:16-26 O Consolador é o Espírito Santo. Ele é Aquele que ensinou os apóstolos. Se nós, que somos crentes, obedecêssemos as Escrituras, estaríamos em uma só comunhão, reunidos somente ao Nome do Senhor.

Jo 14:21 Quanto mais obedientes formos, mais Jesus Se revela a nós. Quanto mais Ele atrai nosso coração, menos o mundo irá nos atrair.

Jo 14:27-31 O Senhor Jesus desfrutava de uma paz constante com Seu Pai. Ele nunca ficava abalado, não importa quão terrível fosse o tratamento que este mundo Lhe dava. É esta a paz que Ele nos dá. Se não estivermos todos os dias caminhando com Ele o mundo logo tomará conta de nosso coração, e essa paz é prejudicada. Que Ele possa satisfazer nosso coração cada vez mais.

#1079

A Bíblia não foi escrita para a informação de cientistas, mas nenhuma descoberta da ciência pode negar a verdade que ela contém.

João 15

Jo 15:1-7 Quando Jesus estava no mundo, Ele era a videira verdadeira. Israel deveria ter sido essa videira - Sl 80:8. Os ramos devem permanecer na videira ou não poderão dar fruto. Quem não está nEle é lançado fora, como um galho seco, pois não passa de alguém que meramente professa ser dEle. Estes versículos estão dizendo que sem Ele nada podemos fazer - versículo 5. Muitos acham que são cristãos por viverem uma vida correta e limpa; mas o Senhor Jesus nada tem a ver com suas vidas... não são nascidos de novo.

Jo 15:8-11 Estes versículos têm sido chamados de estrada real para a felicidade. Será o mesmo para nós? É através da obediência que temos gozo completo. Vers. 11.

Jo 15:18-27 O mundo odeia o crente no Senhor Jesus que vive para Ele.

Jo 15:24-25 Se eles não tivessem visto os milagres que Ele fez, poderia haver desculpa para não crerem nEle, mas agora eles não têm qualquer desculpa.

#1080

Enquanto Mateus nos mostra a glória oficial do Messias, e Marcos nos mostra a missão de serviço dAquele que "viveu fazendo o bem"... Lucas nos apresenta a Ele próprio, como o Filho do Homem.

João 16

Jo 16:1-16 Jesus continua a confortar Seus discípulos. Ele está contando a eles alguns segredos relacionados ao futuro... Ele avisa que alguns seriam expulsos da sinagoga... alguns seriam mortos... e diz que se não subisse ao céu, o Espírito Santo, com todo o Seu poder, não viria. Tudo aquilo iria valer a pena.

Jo 16:8 O Espírito Santo seria uma demonstração para o mundo.

Jo 16:12-15 Jesus tinha muitas coisas a dizer aos discípulos, mas eles não teriam poder para recebê-las até que o Espírito Santo viesse. O Espírito Santo iria guiá-los em toda a verdade.

Jo 16:16-22 Eles se entristeceriam enquanto Ele estivesse longe, mas Ele voltaria, e então eles se regozijariam. Então, depois de haver morrido, Ele ressuscitou e alguns crentes O viram. Mas esta passagem está se referindo principalmente à Sua vinda entre nuvens. É por isso que aguardamos.

Jo 16:23-26 Ele revela a eles como deviam orar. Deviam orar ao Pai em Seu nome.

Jo 16:24 Plenitude de gozo através da oração... dependência.

Jo 16:33 O que Jesus disse foi para que tivessem paz nEle. No mundo eles teriam tribulações, mas Ele havia vencido o mundo. Aqui termina o diálogo do Senhor com Seus discípulos.

#1081

Com um versículo das Escrituras o Senhor fez Satanás se calar. Mt 4:1-11

João 17

Esta é a oração do Senhor ao Seu Pai; Jesus queria que tudo o que o Pai tinha decidido viesse a ocorrer.

Jo 17:1-5 A glória do Senhor Jesus, como Filho do Pai, nos é revelada.

Jo 17:6-19 Jesus coloca Seus discípulos no mesmo relacionamento que Ele tem com o Pai. (Eles são introduzidos na posição em que Ele estava como Homem diante de Deus Pai). Ele roga para que eles possam desfrutar desse lugar de bênção.

Jo 17:20-21 Outros viriam a crer depois. Nós somos alguns desses. Todos os crentes são introduzidos na mesma bênção da unidade com o Pai e o Filho.

Jo 17:22-26 Aqui temos um relance de nossa posição eterna na glória. Haverá uma total unidade. Veremos a glória do Filho. Mas eles (e nós) devemos desfrutar agora desse maravilhoso relacionamento.

#1082

Em minha vida, apenas o que foi produzido pela Palavra deve ser preservado.

João 18

Jo 18:1-14 Jesus entra no jardim e é traído por Judas. Em João não lemos de Sua agonia no jardim. Mas somente aqui lemos dos soldados e dos homens caindo ao solo, pois João nos mostra o Senhor Jesus como o Filho de Deus.

Jo 18:15-18 e 25-27 Pedro nega seu Senhor. Ele precisa aprender algumas lições. Repare nas palavras "e Anás mandou-o maniatado", vers. 24 - "depois levaram Jesus" - vers. 28. O bendito Senhor Jesus humildemente deixa que essas pessoas ímpias O levem de um lado para outro! Quão baixo foi o lugar que Ele tomou! Leia Fl 2:7-11.

#1083

"Deus é meu Pai, e sou Seu presente para Seu Filho. Cristo é minha justiça... meu objetivo na vida... e meu gozo eternamente".

João 19

Repare nos muitos contrastes em todo este capítulo.

Jo 19:1 Pilatos havia examinado Jesus e não O considerou culpado. Mesmo assim ele O açoita.

Jo 19:2-3 Os soldados colocam uma coroa em Sua cabeça, mas é uma coroa de espinhos! Eles dizem "Salve, Rei dos Judeus!". Por seis vezes eles O chamam de Rei neste capítulo. Eles O esbofeteiam!

Jo 19:4-6 Pilatos diz não ter encontrado falta nEle. Os principais dos sacerdotes retrucam, "Crucifica-o! Crucifica-o!".

Jo 19:7 Em Lucas 22:67 lemos que os principais dos sacerdotes haviam pedido que Jesus lhes dissesse se Ele era o Cristo. Aqui eles dizem que Ele devia morrer por causa do que disse!

Jo 19:8-11 Pilatos fala de seu poder a Jesus. Jesus responde que ele não tinha qualquer poder! (Se não lhe fosse dado por Deus).

Jo 19:12-15 Os Judeus odiavam a César, cabeça do Império Romano, e aqui querem tê-lo por amigo!

Jo 19:16 Havendo admitido que Jesus não era culpado, mesmo assim ele O condena a ser crucificado.

Jo 19:18 O Senhor da glória, o Criador, é crucificado entre dois ladrões.

Jo 19:19 Depois de tudo isso Pilatos escreve este título e o coloca sobre a cruz!

Jo 19:23,24 O bendito Senhor Jesus, depois de todo o bem que havia feito, é despido de suas vestes e pregado na cruz por soldados cruéis. Eles lançam sortes (como se faz com uma moeda), mas não sabem que estão cumprindo as Escrituras! (Salmo 22:18). Por quatro vezes este capítulo diz "para que se cumprisse a Escritura"... Ele, o Verbo Vivo, cumpria a Palavra escrita.

Jo 19:28,29 Em Sua sede deram a Ele vinagre! - Sl 69:21.

Jo 19:30 Ninguém tirou Sua vida, Ele a entregou de Si mesmo. (Jo 10:17-18).

Jo 19:32-34 Os soldados vêem que Jesus está morto e um deles fura o Seu lado com uma lança! O poder purificador do sangue de Jesus é para o pecador. O poder expiador do sangue de Jesus é para o trono de Deus. Você encontra o primeiro em Levítico 14; o segundo você encontra em Levítico 16. O primeiro satisfez a necessidade nossa, como pecadores; o segundo satisfez o coração de Deus no que diz respeito ao pecado. O primeiro é para os "pecados", o segundo para o "pecado".

Jo 19:36 A passagem escrita cerca de 1.300 anos antes a respeito da Páscoa - Êxodo 12:46 - se cumpre! E no versículo 37 outra passagem se cumpre!

#1084

Se não estivermos nos ajoelhando e confessando que temos sido negligentes para com o Senhor, e seguirmos fazendo coisas que sabemos que O desagradam, então não haverá psicologia humana que possa ajudar.

João 20

Deus entra em ação! O maior poder jamais visto é demonstrado. O Senhor Jesus é ressuscitado de entre os mortos. Agora tudo muda das trevas para a luz.

Jo 20:1 Na primeira criação Deus trabalhou durante seis dias, e descansou no sétimo dia. Mas por causa do pecado de Adão a morte passou a todos. Todavia, o Senhor Jesus (o segundo Adão - 1 Co 15:47) desceu ao mundo e providenciou uma nova e perfeita criação. Agora Deus pode descansar para sempre no dia que vem depois do sétimo, o oitavo dia. O dia após o antigo Sabbath (sétimo dia, Sábado) é o oitavo dia (Domingo) e é esse o dia do Senhor (Atos 20:7). Quando aceitamos a Cristo como Salvador nascemos de novo nessa nova criação (2 Co 5:17).

Há três coisas novas: (A) um novo dia, versículo 1, o primeiro dia da semana, (B) um novo nome (pela primeira vez o Senhor Jesus chama Seus seguidores de "irmãos", versículo 7, (C) um novo relacionamento no versículo 17, Deus se torna "Pai" deles.

Jo 20:1-10 O que temos agora é um túmulo vazio. A morte não podia reter nosso Salvador. Ele vive e vive para sempre. Ap 1:18.

Jo 20:11-18 A todos os discípulos falta a devoção encontrada em Maria. Leia Lucas 8:2 para ver quem ela era. Ela deseja tocá-Lo, supondo que Ele fosse como tinha sido antes de Sua morte. Mas Ele estava para ser conhecido de uma nova maneira. Cristo ressuscitou em uma nova posição. O modo como Ele foi conhecido quando foi visto pelo povo jamais seria o mesmo. É isso que significa 2 Co 5:16. Nós já não o conhecemos segundo a carne, ou seja, nossa antiga vida está na carne. Nosso nova vida é uma vida espiritual.

Jo 20:24-29 Estes versículos são uma figura do que Deus quer que desfrutemos. O Espírito de Deus quer reunir cada crente em torno do Senhor Jesus. Separados de todas as coisas que são contrárias às Escrituras.

Jo 20:31 Um resumo do todo o evangelho de João.

#1085

A fé cristã foi feita para florescer em solo hostil.

João 21

Jo 21:1-14 É triste que Pedro queira voltar à sua velha vida! E os outros o seguem. Você está retornando à sua velha vida? Quer voltar a viver como vivia? Quando queremos isso é porque o Senhor Jesus perdeu a atração que exercia em nós. Eles trabalharam duro na pescaria. Não é isso que acontece conosco quando nosso coração se torna frio? Quando queremos fazer algo, não é verdade que nada nos impede de trabalhar até tarde?

O Senhor faz com que os peixes evitem as redes! Chega a manhã e Ele vai até onde eles estavam e pergunta a eles se tinham alguma coisa para comer! Por que Ele perguntou? Porque queria que eles admitissem que não tinham conseguido absolutamente nada como resultado de todo o seu trabalho. Você conhece algum crente que ficou feliz depois de se afastar do Senhor? Alguns pensam que estão felizes.

Jo 21:6 Será que darão ouvidos às instruções? Repare nos maravilhosos resultados da simples obediência. Eles não conseguiam levantar aquela enorme carga de peixes! (Veja Malaquias 3:10).

Jo 21:7-14 O Senhor é sempre Aquele que provê - Tiago 1:17, e por isso Ele diz estas duas palavras tão doces: "Vinde, comei". Será que estamos atendendo Seu convite? A comida que o bendito Senhor nos dá é Ele próprio, um alimento para nossa nova natureza. João 6:35.

Jo 21: 15-25 No Salmo 23 diz: "Refrigera minha alma". Aqui a alma de Pedro foi restaurada, depois de ter negado de forma tão terrível que conhecia o Senhor. Agora ele é instruído a alimentar e cuidar de outros crentes (o Senhor é o Sumo Pastor).

Jo 21:25 Não há limites para o que podemos aprender sobre o Senhor Jesus. Que possamos aprender mais e mais dEle. Com este capítulo completamos a leitura da maioria dos livros da Bíblia. Alternamos entre o Antigo e o Novo Testamentos para mostrar a unidade da Bíblia como um todo. Cremos que tenha sido de bênção para você.
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice