Contents

[ ]

Índice

 
#815

A única medida real e prática de meu apreço pela bondade e misericórdia de Deus para comigo está na medida em que eu, por minha vez, estou preparado para demonstrar bondade e misericórdia para com outros.

JONAS 1

Hoje iniciamos um livro dos mais interessantes. Todos neste livros brilham, exceto Jonas! Amamos esta história desde pequenos por ser ela tão fácil de entender... um peixe que engole um homem... depois nada até a praia e cospe o homem! São e salvo.

Mas quando ficamos mais velhos, olhamos para a história e aprendemos que ela é tão imensa em seu significado que podemos enxergar Cristo indo até a morte e voltando à vida. O próprio Jonas foi o primeiro profeta Hebreu enviado aos Gentios com uma mensagem. E, indo mais além, Jonas é uma figura da nação Judaica, completa e desesperadamente perdida, enquanto Nínive é uma figura de todo o mundo escutando a mensagem de Deus através de um Judeu!

Jn 1:1-3 Ele é instruído pelo Senhor a ir à grande cidade Gentia de Nínive, e dizer ao povo que Deus viu toda a sua maldade, e que a cidade seria destruída em 40 dias.

Jn 1:4-17 Mas Jonas foge do Senhor. Você já fez o mesmo? Você já sentiu necessidade de falar a alguém sobre sua alma e acabou não falando? Será que Deus deixou Jonas fazer o que queria? Sim. Ele deixou que Jonas fosse até o fim, permitindo até que os homens o jogassem no mar.

Jn 1:15 Só existe uma maneira da salvação vir a uma pessoa... por meio da morte (Romanos 3:25).

Jn 1:17 Mas! Que bondade do Senhor!

A oração é mencionada em todos os capítulos - 1:14, 2:1, 3:8, 4:2.

#816

O Senhor opera onde há simplicidade e devoção.

JONAS 2

Jn 2:1 Repare o quanto demorou até Jonas começar a orar. Deus com freqüência nos deixa seguir um longo caminho na direção de fazermos o que queremos. Mas quando chegamos ao fim, descobrimos que as coisas não estão funcionando como esperávamos! Então nos lembramos dEle e começamos a orar. No vers. 1, Jonas ora para viver. No 4:8 ele ora para morrer!

Jn 2:2-9 Veja quantos Salmos diferentes você pode identificar pelas citações de Jonas.

Jn 2:10 Que bondade do Senhor!

#817

Comunhão = consciência de um interesse comum.

JONAS 3

Jn 3:1-4 Pela segunda vez, o Senhor manda Jonas ir e entregar a mensagem a Nínive. Desta vez ele vai.

Jn 3:5-9 O povo escuta a mensagem de aviso de Jonas. Com certeza, deve ter sido um estranho sermão. Só oito palavras. Repare que não diz que as pessoas tenham acreditado em Jonas. É importante lembrar isto quando falamos do Senhor Jesus Cristo àqueles que não são salvos. É a mensagem de Deus. Que bondade do Senhor!

Jn 3:8 Ao povo de Nínive foi dito que fizessem duas coisas... (1) Orassem a Deus e (2) se desviassem de suas maldades. Ambas as coisas são necessárias em nossa vida.

#818

Preciso aprender a aprender.

JONAS 4

Jn 4:1 Por que você acha que Jonas estava bravo?

Jn 4:2-4 Porque ele pensava em si mesmo, antes de pensar nos outros e no Senhor. Ele diz porque fugiu, pois sabia que o Senhor era gracioso, e que Ele não executaria a ameaça de destruição! Jonas preferia ver todos os de Nínive mortos do que suas palavras não serem cumpridas!

Jn 4:5-7 No vers. 6 diz que o SENHOR Deus enviou uma bênção, mas no vers. 7 diz que DEUS enviou o verme destrutivo. Sua graça dá a primeira coisa, Sua justiça a segunda.

Jn 4:5-11 Assim o Senhor faz um milagre acontecer. Acaso Jonas fez algo para a árvore crescer? Ele ficou feliz quando algo de bom cruzou o seu caminho, mas irado quando aconteceu algo de mal. Com freqüência os crentes são assim. E isto é o que podemos aprender desta história. O Senhor sempre tem uma lição para aprendermos em todas as coisas que nos acontecem.

Jn 4:11 Vir a conhecer o Senhor melhor é aprender o quão gracioso e bondoso Ele é para cada um de nós que colocou sua confiança no Senhor Jesus Cristo.

Jonas foi um sinal para os Gentios (Nínive); leia Lucas 11:30; e um sinal para os Judeus - Mt 12:39.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice