Contents

[ ]

Índice

 
#845
A ansiedade nunca livra o amanhã de suas tristezas - ela apenas rouba do hoje a sua força.

OSÉIAS 1

Este profeta de coração tão terno chora com freqüência, não por causa de seus próprios pecados, mas pelos de Israel. Este livro coloca diante de nós uma figura de um homem (Deus), que tem uma esposa infiel (Israel) que é expulsa por causa de adultério, mas que mais tarde deve ser readmitida, purificada e feita o centro da nova terra. O livro pode ser dividido em três seções. A primeira, 1:1 ao final do capítulo 3. Deus está falando de Suas intenções. A segunda, 4:1 a 13:8... Mensagens ao povo pecador de Israel, e terceiro, 13:9 ao final... as bênçãos finais e a glória de Israel neste mundo. Maravilhoso? Maravilhoso! Você encontrará quatro nomes nos capítulos 1 e 2. Seus significados são, "Lo-Ami" 1:9, "Não meu povo"; "Ami" 2:1 "Meu povo", "Lo-Ruama" 1:6, "Não recebeu misericórdia", e "Ruama" "Tendo recebido misericórdia".

Você irá reparar que a forma negativa aparece primeiro em ambos os casos, pois Israel não merecia coisa alguma além do castigo que receberão, mas mais tarde eles serão abençoados e felizees.

Oséias fala do amor de Deus mais do que da justiça de Deus. Isto torna os avisos a Israel ainda mais terríveis. Todavia uma manhã de bênção é ainda prometida após a noite escura. Deus usa Oséias com bastante impacto.

Os 1:2-4 Oséias é instruído por Deus a viver uma parábola. A razão estava na extrema infidelidade de Israel para com Deus. Jr 3:14 nos diz que o próprio Deus usa uma parábola sobre Israel. Assim Oséias é usado por Deus para chocar o povo. Você verá que o próprio Israel é chamado pelo mesmo nome do filho que Oséias tem (vers. 11). A maior parte dos profetas teve de sofrer coisas horríveis para que sua mensagem proveniente de Deus fosse ouvida.

Os 1:5 O nome do filho é um nome dado a um lugar de Israel hoje. Uma lembrança de que Deus ainda irá castigar Israel.

Os 1:6-7 O nome da filha significa "que não recebeu misericórdia". Isto se refere às dez tribos separadas, chamadas de "casa de Israel". Elas foram levadas para o cativeiro e nunca mais se ouviu falar nelas desde então. Mas Deus irá trazê-las todas de volta outra vez. "A casa de Judá" irá ser mantida por Deus. (Foi Judá que primeiro voltou à terra de Israel desde 4 de Maio de 1948).

Os 1:8-9 Mas naquela época Deus também havia colocado Judá completamente de lado.

Os 1:10-11 Um vislumbre do futuro... tudo completamente restaurado e abençoado. Não por causa deles, mas porque o Senhor Jesus levou sobre Si o castigo deles desde os tempos de Oséias.

#846

Se focarmos nossa atenção em Jesus Cristo, andaremos e trabalharemos juntos. Se focarmos em nós mesmos, causaremos rixas e divisões.

OSÉIAS 2

Os 2:1-13 O Senhor fala a Israel como se fosse Sua esposa que tivesse se tornado infiel a Ele. Poderíamos dizer que "onde abundou o pecado..." (veja Romanos 5:20).

Os 2:5 Israel achava que tivesse recebido suas bênçãos de falsos deuses nos quais havia confiado.

Os 2:6-13 Deus precisou fazer Israel passar por dias terríveis desde aquela época para fazê-los entender que não eram os falsos deuses que estavam cuidando deles, mas o próprio Deus.

Os 2:14-23 Aqui podemos dizer "superabundou a graça" Romanos 5:20. Deus sempre tem o Seu olhar naquele dia quando irá abençoar Israel ainda no futuro. Estes versículos são maravilhosos de serem lidos tendo isto em mente. Cada castigo foi necessário para fazer Israel olhar para o Senhor.

#847

O mais elevado ponto da dignidade moral em Abraão foi este: que ele foi um estrangeiro no mundo.

OSÉIAS 3

Israel experimentou isto de forma completa. Desde a crucificação do Senhor Jesus, Israel tem vagado como estrangeiro neste mundo, indesejado e empurrado de um país para o outro. (Foi só nos últimos 50 anos que os Judeus foram aceitos nos países em que vagaram). Este capítulo encerra a primeira seção deste livro.

#848

É a simplicidade que nos introduz na presença de Deus.

OSÉIAS 4

Daqui até o final do Livro, Deus fala ao povo e roga que se voltem para Si.

Os 4:1-14 Neste capítulo Deus mostra que todas as classes de pessoas em Israel haviam pecado. Profetas, sacerdotes, reis, todos. O adultério e o vinho desviou seu entendimento.

Os 4:15-19 Um aviso especial para que Judá não seguisse as outras dez tribos de Israel. E foi justamente o que fez.

Os 4:17 É algo terrível quando Deus nos abandona. Às vezes quando teimamos em seguir nosso próprio caminho, Ele faz isto (por algum tempo).

#849

Não podemos ser corretos na prática se não tivermos a doutrina correta.

OSÉIAS 5

Os 5:1 Oséias fala aos sacerdotes e ao povo. Ele lhes mostra que foram todos os seus pecados que lhes trouxeram problemas. (Uma lição muito importante para os crentes aprenderem. Não os pecados cometidos antes de sermos salvos, mas aquelas coisas que continuamos praticando agora. Lembre-se de que os pecados doutrinários são ainda mais sérios que os pecados morais).

Os 5:15 Mais uma vez um lampejo de alvorada, "até que se reconheçam culpados e busquem a minha face."

#850

No pão vemos unidade; no cálice, plenitude de bênção - o preço pago para nos redimir.

OSÉIAS 6

Oséias intensifica suas amorosas súplicas para que retornem ao Senhor.

Os 6:3 Maravilhosa promessa. (E para nós também). "Então conheceremos, se prosseguirmos em conhecer ao Senhor." (Trad. do Inglês). Se todos nós obedecermos a Palavra de Deus, então iremos todos entendê-la de igual maneira, e pensar de comum acordo. O Espírito de Deus não pode ensinar um crente de uma forma e ensinar outro crente de maneira oposta. O adultério e a prostituição na época de Israel nos ensina o que é, espiritualmente falando, a infidelidade para com o Senhor. Desobedecer ao Senhor doutrinariamente nos dias de hoje equivale a cometer adultério naquela época. E quanto mais tempo continuarmos assim, mais endurecido fica nosso coração.

#851

Não há privilégio mais elevado neste mundo que estar à Mesa do Senhor, recordando a Sua Pessoa e obra (morte).

OSÉIAS 7

Este é um capítulo cheio de instruções espirituais para o crente no Senhor Jesus nos dias de hoje.

Os 7:2 Estas pessoas eram tão descuidadas que não conseguiam entender que Deus via tudo o que havia em seus corações!

Os 7:9 Foi aos poucos que eles se distanciaram do Senhor. (Você não era mais feliz, quando conheceu o Senhor Jesus como seu Salvador no início? E agora será que você tem forças para resistir a tentação? Leia este versículo com atenção.)

Os 7:10-14 Aqui está nossa resposta. Volte para o Senhor e confesse os pecados nos quais você tem andado. Fique a sós na presença de Deus. Se não fazemos isto, não conseguimos enxergar no que estamos errando. Podemos até achar que estejamos sendo bons e vivendo uma vida moralmente limpa. Isto é bom, mas o que dizer de nossos envolvimentos religiosos? Será que as Escrituras condenam o que estamos seguindo? Não se trata meramente do que dizemos em "Chapter-a-Day", mas do que Deus diz, do que cada um de nós terá de dar conta a Deus.

#852

Se não desfrutarmos da verdade acabaremos nos desviando e acabando cativos do inimigo. Se não desfrutarmos da verdade, não a possuímos.

OSÉIAS 8

Ele continua a suplicar ao povo. (Há muita instrução para nós aqui também).

Os 8:2 Acaso dizemos, "Sim, conheço a Deus"? E o tempo todo o Senhor vê nossos pensamentos. (É por isso que tantos crentes desfrutam de pouca paz em seus corações).

Os 8:4 Os ídolos são a causa de nossa fraqueza. Qualquer coisa que fique entre nós e o Senhor é um ídolo.

Os 8:11 Repare nas palavras "altares para pecar". Isto nos diz claramente que não se trata de imoralidade, mas de desobediência religiosa. Um altar servia para adorar. Tudo era feito em nome da religião.

Os 8:12 Eles eram tão descuidados que não entenderam. (Desobedecer o Senhor em questões religiosas é ainda pior que a imoralidade, pois trata-se de um pecado contra o próprio Senhor!) As pessoas decidem a seriedade do pecado pelo modo como ele afeta outras pessoas. Deus decide a seriedade do pecado pelo modo como ele afeta a Cristo.

Os 8:14 As pessoas podem construir grandes edifícios para, como dizem, adorar a Deus, mas repare no que Deus diz. É o coração que Deus deseja. Nestes capítulos, lembre-se de que quando Efraim é mencionado, trata-se das 10 tribos divididas. Quando fala de Israel, trata-se de todas as 12 tribos, vistas como uma só. Quando é Judá, trata-se apenas de Judá e Benjamim (as duas que hoje estão de volta na terra).

#853

Estamos no mundo para representar a Cristo, e podemos fazer isso agindo à maneira de Cristo em todos os nossos relacionamentos sociais.

OSÉIAS 9

Uma conversa mais franca. (Estamos aplicando estas coisas espiritualmente a nós mesmos? Deveríamos.) Eles não deram ouvidos a todas estas súplicas. E nós? Será que continuamos fazendo coisas que sabemos não agradar o Senhor? Oramos por uma consciência sensível? Se não o fizermos, nossa consciência acabará endurecida, como aconteceu a este povo.

#854

Devo respeitar a consciência de outra pessoa, mas a consciência do outro não deve ser meu guia.

OSÉIAS 10

Os 10:1 Outra vez o mal religioso. Quanto mais riquezas tinham, maior o mal religioso!

Os 10:2 Corações divididos! Quantos crentes há hoje com corações divididos!

Os 10:13 Repare na lavra e na ceifa! Que o Senhor possa abrir nossos olhos para percebermos o que está enfraquecendo nossa vida. Só o pecado pode enfraquecer o crente.

#855

Quando permitimos que exista profanação entre nós, perdemos o controle da doutrina. Primeiro perdemos o ouro, depois a prata, e finalmente o bronze.

OSÉIAS 11

Maravilhoso capítulo. Deus agora lhes faz lembrar que Ele não é um homem. Ele tem o coração de Deus. Apesar de eles não O amarem, Ele permanecia o mesmo! (Esta é a linguagem que às vezes parte nosso coração. Nós, os crentes, com freqüência nos desviamos do Senhor. Com Seu terno amor Ele nos leva de volta. No Salmo 23, Ele diz, "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas." Isto poderia nos fazer pensar que não existe perigo para nós, mas o que é que Ele diz a seguir? "Refrigera" ou "restaura a minha alma". Pense só nisto! Quando tudo vai bem é que costumamos perder a comunhão com o Senhor).

Os 11:10-11 Quando eles começam a tremer, é porque esgotaram seus últimos recursos. (Podemos agradecer ao Senhor por Ele permitir que esgotemos todos os recursos, e então estamos prontos a ser restaurados).

#856

Todo sacrifício precisa de sal: devoção.

OSÉIAS 12

Isto é interessante. Deus certamente teria de puni-los por causa de seus pecados, mas Ele lhes recorda uma outra época muito tempo antes. A época de Jacó, quando ele lutou com o anjo do Senhor, e Jacó venceu. E o anjo era o próprio Senhor! Jacó conseguiu desviar a ira do Senhor e o Senhor disse Seu nome a Jacó.

"Agora", diz o Senhor a este povo, "faça o mesmo. Volte para Mim. Espere em Mim. Eu não mudo". Pense só na misericórdia do Senhor para com Israel que, apesar de tudo o que Ele lhes dissera, simplesmente O deixaram de lado. E ainda está para chegar o dia quando Ele fará deles o centro de todo o mundo! Acaso isto não leva você a agradecer ao Senhor pelo que Ele tem feito por você? Ou será que continuamos descuidados? Estamos sendo arrastados de volta aos prazeres e entretenimentos mundanos? Que o Senhor possa tocar nossos corações.

#857

Se não temos nenhum desejo evangelístico, ainda não estamos maduros no que significa ser Cristão.

OSÉIAS 13

Estes dois últimos capítulos são muito belos. Eles nos dão um relance de Deus.

Os 13:1-5 Deus deve anunciar o castigo, todavia ao fazê-lo Ele Se lembra do que Ele é. (Por assim dizer).

Os 13:6-8 O castigo era necessário.

Os 13:9-10 Mas o Senhor volta a abordar o amor e a graça.

Os 13:11-13 O castigo deve ser aplicado pois havia pecado ali.

Os 13:14 Repare no verbo, "remirei" (futuro). Agora abra em 1 Coríntios 15:54. "Tragada foi a morte". Ali está no passado. Porque a cruz de Cristo colocou-se entre estes versículos.

Os 13:15-16 Deus teria de castigar.

#858

A comunhão dos apóstolos é conhecer e praticar a doutrina dos apóstolos.

OSÉIAS 14

Os 14:1-3 Ele ama a Israel de tal maneira que até lhes diz o que devem dizer a Ele quando puder abençoá-los!

Os 14:4 Seu amor explode. Deus é santo. Deus é amor. A santidade exige o castigo. Mas o amor de Deus irá vencer no final. Sabe por que? Porque Ele castigou Seu Filho, o Senhor Jesus, em lugar de Israel. Esperamos que você tenha sido auxiliado por este livro. Que nossas consciências possam ser tocadas por sua leitura.
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice