Contents

[ ]

Índice

 

Chapter-A-Day
Primeiro Ano

Iniciamos uma jornada através das Escrituras. Iremos seguir os passos da vida de um crente... (1) salvação, (2) separação do mundo, (3) nossa vida como um sacerdote diante de Deus, (4) nossa vida como um crente neste mundo e (5) os pensamentos de Deus sobre nós e para nós. Estes 5 passos são como Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Com cada livro do Antigo Testamento, iremos então alternar com um livro do Novo Testamento que nos dá a doutrina cristã (ensino) para cada um destes 5 passos. E então iremos através da Bíblia alternando entre o Antigo e o Novo Testamentos. Aprendemos a doutrina Cristã (ensino) apenas no Novo Testamento; mas vemos que as histórias do Antigo Testamento são figuras. "O Novo está oculto no Antigo... O Antigo está revelado no Novo". Leia 1 Co 10-11 vagarosamente. As coisas não apenas aconteceram para aquelas pessoas nos séculos antes do Senhor Jesus ter vindo ao mundo, mas o Antigo Testamento foi escrito como instrução e aviso para nós crentes hoje. Leia Sl 102:18.

Começamos com Gênesis. Esta palavra significa "os princípios". Nos fala da primeira criação... o mundo natural. Então iremos ler Romanos. Quando uma pessoa recebe o Senhor Jesus como Salvador, ela é nascida de novo, tem um novo princípio... na nova criação. Romanos nos dá a verdade fundamental do Cristianismo. A primeira criação foi arruinada pelo pecado, a nova criação nunca pode ser estragada, pois ela foi formada pela morte e ressurreição de Cristo. A primeira criação é descrita por Deus como algo "muito bom" (Gn 1:31). O pecado a arruinou. Mas a nova criação que Cristo fez pela Sua morte e ressurreição tornou perfeito cada crente que faz parte dela (Hb 10:14). O pecado fechou o portão do paraíso terreno, mas o amor abriu a porta para o céu (Ap 4:1).

#001

A criação é obra dos dedos de Deus (Sl 8:3)... o castigo do ímpio é obra da mão de Deus (Sl 39:10)... a salvação é obra do braço de Deus (Sl 77:1).

GÊNESIS 1

Repare nas quatro primeiras palavras da Bíblia. Deus criou maravilhosos céus e a terra. Na história da criação Deus conta ao homem (e a nós) tudo o que precisamos saber, nada mais.

Gn 1:1 Não é difícil de entender o que Deus está nos dizendo sobre a maneira como Ele criou todas as coisas. Em contraste, a teoria (é apenas uma teoria - uma idéia) da evolução é terrivelmente complicada. Pela fé (crendo) entendemos (Hebreus 11:3). Este versículo descreve a criação original, e que pode ter ocorrido tremendos juízos que caíram sobre esta terra. Se assim foi, então poderia haver milhares ou milhões de anos entre o primeiro e o segundo versículos. E isto explicaria muito daquilo que o homem tem descoberto... carvão, petróleo, minerais, etc. Todavia, poderia ter acontecido de Deus haver criado estas coisas e as colocado ali, por assim dizer. Mas Ele não nos disse.

Gn 1:3-31 Foram gastos seis dias literais para fazer essa obra (veja isto confirmado em Êxodo 20:11 e Hebreus 11:3).

Gn 1:26 É naquele paraíso (jardim) que Deus introduz o primeiro homem... Adão. Os pensamentos de Deus sempre foram centralizados no homem (Provérbios 8:22-31). Adão e Eva não sabiam a diferença entre o bem e o mal... eles eram inocentes, e podiam desfrutar de Deus quando Ele descia para falar com eles.

#002

Nunca necessitamos mais do sustento de Deus e da obediência à Sua Palavra do que quando O adoramos.

GÊNESIS 2

Gn 2:1-3 Deus terminou Seu trabalho. Agora ele tinha descanso. O Sabbath é o descanso de Deus. Todavia, Deus nunca disse que a primeira criação era "perfeita". Ele disse que era "bom" e "muito bom" - 1:31. Repare que até aqui só a palavra "Deus" é usada. Ele é o Deus-Criador.

Gn 2:4-7 Um novo título... "Senhor Deus". Isto O coloca um pouco mais perto das pessoas.

Gn 2:8-14 O maravilhoso jardim no Éden (paraíso de delícias) é plantado pelo "Senhor Deus". Um rio (figura de bênção) corria desse jardim e se dividia em quatro rios. "Quatro" é o número nas Escrituras que significa "universal", ou, como os quatro cantos da terra. Quatro rios para abençoarem a terra. Mas isso não ia durar muito.

Gn 2:18-25 O primeiro matrimônio. Uma linda figura do último matrimônio que irá acontecer... Cristo e Sua noiva... cada verdadeiro crente nEle. Ap 19:7. O homem precisa de uma companhia, adequada a ele... à sua semelhança. Vejamos o significado profundo disso. Cerca de 4000 anos se passariam antes que soubéssemos o que Deus tinha em Seu coração. Seu Filho, o Senhor Jesus iria se tornar Homem. Ele é Deus e Homem em uma só Pessoa. Ele deveria ter uma esposa. Nós crentes no Senhor Jesus somos Sua esposa. Ef 5:23,32. Adão é posto a dormir... Cristo foi até a morte. A mulher é tirada do homem... a esposa de Cristo vem a existir saindo dEle próprio. Deus dá a esposa para Seu Filho como um prêmio pelo que Seu Filho fez por Ele, Cristo glorificou a Deus na terra. João 17:4. Há um só corpo... o corpo é a única igreja que existe - Ef 1:22-23. A igreja não é um edifício ou um grupo particular de crentes. A igreja é composta por cada verdadeiro crente no Senhor Jesus Cristo.

#003

Quando estou crendo que só Ele é perfeito em Seus caminhos, então não faço coisa alguma sem primeiro falar com Ele.

GÊNESIS 3

Uma das passagens mais tristes em toda a Palavra de Deus... a queda do homem, sua separação do Deus santo que o criou e o amou. Então vem o anúncio daquilo que Deus iria graciosamente prover num futuro distante, para atender a necessidade do pecador caído e separado. Maravilhosa, maravilhosa verdade. Aprendamos isso no profundo de nosso coração!

Gn 3:1-7 Encontramos a serpente pela primeira vez, apresentada sem qualquer palavra de explicação: Eva comete vários erros. (1) Ela não devia ter escutado a serpente quando esta lhe falou. (2) Ela não devia ter falado com a serpente. (3) Ela devia ter ficado perto de seu marido. (4) Ela começou a raciocinar... o fruto era (A) bom para comer; (B) agradável aos olhos, (C) capaz de fazê-la sábia. (5) Ela desobedeceu a Deus, pois comeu o fruto. (6) Ela o deu a seu marido para ele comer. Desde então Satanás tem tido sucesso em trocar a verdade de Deus pelo engano e mentiras. Ele levou a raça humana ao pecado, miséria, violência, corrupção e morte; e para o perdido, o lago de fogo para sempre! E ainda assim as pessoas culpam a Deus pela condição atual do mundo.

Gn 3:7-10 Imediatamente após haverem desobedecido a Deus (pois a desobediência a Deus é pecado) eles viram que estavam nus... eles tinha recebido uma consciência... uma má consciência, pois se esconderam de Deus. Uma má consciência sempre nos faz ter medo de Deus.

Gn 3:11:24 O resultado de um ato de desobediência. O pecado sempre separa de Deus (Is 59:2). O pecado sai caro! A condição do mundo hoje é o resultado de um pecado.

Gn 3:15 Isto aponta diretamente para Cristo na cruz, destruindo Satanás (Hb 2:14).

Gn 3:16-17 Que contraste maravilhoso a esta tristeza é o gozo e a paz com Deus que o crente tem por meio da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo (Rm 15:13).

Gn 3:21 Um animal deve morrer antes que as peles pudessem prover uma cobertura para Adão e Eva. Outra figura de Cristo como o Cordeiro de Deus, que morreu para nos limpar de nossos pecados e nos dar uma posição perfeita diante de Deus (Hb 10:14).

Gn 3:22 A árvore da vida tinha um propósito a ser cumprido no futuro. Vá até Ap 22:2. Nós crentes iremos comer do fruto daquela árvore, pois vamos viver para sempre!

Gn 3:23-24 A espada de juízo (castigo) os manteve fora do jardim. Mas a espada de juízo caiu sobre o Senhor Jesus (Zc 13:7) e através da morte do bom Pastor (Jo 10:11) a porta para o céu, para o paraíso de Deus, está aberta.

#004

GÊNESIS 4

O pecado, espalhando-se por intermédio da família de Adão afetou cada pessoa nascida desde então (exceto o Senhor Jesus). No capítulo 3 foi o pecado contra Deus, aqui é o assassinato de outro ser humano. Há diversos "primeiros" neste capítulo, (1) o primeiro filho, (2) a primeira oferta, (3) o primeiro assassinato, (4) a primeira civilização, e (5) a primeira pessoa que está na linhagem espiritual de Cristo (Sete). A primeira vez que lemos de adoração, encontramos foi isso que levou ao primeiro assassinato. Isto demonstra que hoje nenhuma pessoa que não seja salva pode adorar a Deus. Pense em todo o sangue que foi derramado neste mundo como resultado do primeiro pecado.

Gn 4:1-17 A oferta de Caim foi fruto da terra que Deus havia amaldiçoado em Gn 3:17. Foi oferta sem sangue. A oferta de Abel agradou a Deus. Era uma figura da morte de Cristo na cruz por nós (Hb 11:4). Os altares de Caim e Abel (em tipo) ainda continuam ao nosso redor hoje. Você enxerga a diferença?

#005

Aquilo que está mais próximo do coração de Deus é sempre aquilo contra o que Satanás se opõe, com todas as suas forças e sutileza, por ser algo ligado a Cristo e à Sua glória; por isso ele se opõe, confunde, obscurece toda verdade que esteja associada a isso.

GÊNESIS 5

Gn 5:1 Compare este versículo com Mt 1:1. Gênesis 5 é um registro dos descendentes caídos do primeiro Adão, enquanto Mateus nos apresenta o livro das gerações de Jesus Cristo. Adão e Cristo são as duas cabeças. Nascemos na descendência da primeira; mas precisamos nascer de novo (Jo 3:7) na segunda. Por intermédio de Adão nós morremos, por intermédio de Cristo somos trazidos à vida (Rm 5:21). A que família você pertence? Por oito vezes neste capítulo lemos, "e morreu". Mas há um homem que nunca morreu. O que é falado a seu respeito? Um dia destes o Senhor Jesus voltará nos ares, e chamará cada crente para fora deste mundo. Todo aquele que não crê será deixado aqui. Enoque é uma figura de todos os crentes que serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares sem terem morrido (1 Ts 4:16-18).

#006

Não é conhecendo Satanás que nos tornamos capazes de discernir seus "estratagemas" e aptos a denunciá-la, mas em nos conservarmos na presença de Deus. Foi assim que sempre ocorreu com Cristo.

GÊNESIS 6

Gn 6:1-6 O pecado já naquele tempo tinha se espalhado por muitas partes da terra! E havia corrompido de tal forma a todos que Deus descreve isso da maneira como Ele vê no versículo 5. Cada lágrima de tristeza, separação, desapontamento, doença, morte, é resultado do pecado.

Gn 6:7 O pecado só pode trazer castigo. Não pode haver qualquer outro resultado. Ele deve ser pago com a morte (Hb 9:22), "remissão" significando pagamento.

Gn 6:8-22 Mas Deus tem um homem pronto. Noé é uma figura de Cristo. Ele era um homem "justo" (correto e honesto) e perfeito (direito) e ele andou com Deus. Que contraste aquele com todas as pessoas ao redor dele! Noé permaneceu só. No meio de infiéis só ele era fiel. É difícil permanecer só. Lembre-se de Noé. Deus enxerga você e Ele lhe usará se você for fiel à Sua Palavra.

Gn 6:13 O castigo de Deus. As pessoas dizem, "Sorria, Deus ama você", mas se esquecem deste versículo. É necessário arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Depois vem o sorriso.

Gn 6:14 A graça traz libertação. Deus sempre Se compraz em agir em graça (Rm 5:20). Mas deve haver um pagamento pelo derramamento de sangue.

Gn 6:14-22 Quando o pecado chega ao ápice, então vem o juízo. Mas Deus providencia um modo de escape. Somente na arca estava o meio de se escapar às águas da morte... Hoje, somente em Cristo há salvação. Cada exemplo de castigo tirado do castigo pelo pecado no Antigo Testamento é uma figura (um tipo) da cruz de Cristo. Às vezes a água é uma figura de juízo (Sl 69:2,14 e 15 e também Sl 42:7). Noé na arca, passando pelas águas, é uma destas figuras. Veja também Mt 12:40 e Mt 24:37-39. Isto demonstra que os acontecimentos do Antigo Testamento são figuras da salvação por meio de Cristo. Hoje o mundo está maduro (pronto) para o juízo. Desta vez será para sempre!

#007

Em graça soberana, Deus dá a Sua própria natureza àqueles que são nascidos de novo.

GÊNESIS 7

Deus disse a Noé o que fazer, e ele o fez (6:22 e 7:5,9). A arca proporcionava um abrigo perfeito contra o temporal da ira de Deus. Obedecer a Deus sempre traz livramento, bênção e felicidade, por toda a vida do crente.

Gn 7:1 "Entra" (8:16, "Sai"). Temos que entrar (Mt 11:28) antes de podermos sair (Mc 16:15). Devemos também nos separar do mundo (Hb 13:13; Tg 4:4). Separação não significa isolamento. Misturar-se com o mundo (socializar) estraga nosso testemunho. Mas falar de Cristo a outros nos conserva cristãos saudáveis.

Gn 7:2-5,8 Os animais dividiam-se em duas classes - limpos e impuros.

Gn 7:10 Após fechar a porta, Deus ainda espera, para o caso de haver alguém se voltar a Ele. (Jesus foi visto em pé, esperando caso Israel resolvesse voltar-se a Ele, mesmo depois de ter voltado para o céu - At 7:56). Nós crentes estamos neste período de tempo. A porta continua aberta. Deus está esperando pelos últimos que serão salvos antes de agir. A vinda do Senhor Jesus para nós (crentes) será o fim do dia da graça. Então a porta será fechada.

Gn 7:11-24 Noé esteve na arca um ano e dez dias (7:11 e 8:14).

Gn 7:23 O juízo caiu sobre cada pessoa viva, cada animal e pássaro fora da arca. E assim é hoje, nenhuma pessoa que já tenha escutado o evangelho da graça de Deus terá uma segunda chance após o Senhor Jesus voltar.

#008

"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude." (2 Pd 1:3)

GÊNESIS 8

Gn 8:1-14 Deus não se esquece de Sua família na arca, e cuidadosamente nos conta vários detalhes interessantes. Deus faz um novo começo com a raça humana.

Gn 8:15-22 Mais uma vez, é um belo começo. Noé edifica um altar para Deus e oferece ofertas queimadas. Repare que isso é com os animais limpos... outra figura de Cristo, o Cordeiro de Deus. Veja Ap 5:6.

Gn 8:21 Milhares de anos iriam passar antes que Jesus viesse à terra para morrer, todavia o sacrifício de Noé foi um aroma agradável a Deus da morte de Seu Filho.

Gn 8:22 A promessa de Deus. Nunca falhou. Nunca falhará. 1 Rs 8:56 é algo belo.

#009

Você nunca sai da presença de Deus do modo como entra nela!

GÊNESIS 9

Gn 9:1-17 Deus faz um novo acordo (chamado de aliança) com os homens. Começa no vigésimo versículo do capítulo 8, e vai até o final do versículo 17 neste capítulo.

Gn 9:4 Um assunto muito importante. Pela primeira vez Deus dá permissão às pessoas para comerem a carne dos animais. Repare nesta afirmação... a vida da carne está no sangue. (Veja Lv 17:10-14). Eles NÃO deveriam comer o sangue. O corpo é feito de carne e sangue... a vida natural. Mas necessitamos de uma nova vida, uma vida espiritual. Quando Jesus morreu, Seu sangue foi vertido - derramado. Quando Ele ressuscitou de entre os mortos, Ele estava diferente. Ele estava sem sangue. Lc 24:39; 1 Co 15:43-50 e 2 Co 5:17. Se ler com atenção Romanos 6:2 a 12 irá aprender a nossa parte (a parte do crente) em tudo isso. Nós crentes estamos agora em uma nova vida espiritual. É a vida dEle; é vida eterna.

Gn 9:11-12 Sempre que você vê o arco-íris, você pode recordar que Deus o colocou ali como Sua indicação (lembrete) de que nunca mais haveria um dilúvio para destruir a terra. Mas você pode também ser lembrado de que o próximo juízo é pior... Deus vai queimar a terra (2 Pd 3:6-7,10,12).

Gn 9:19-29 As pessoas não melhoraram. Noé cai agora em pecado. A raça humana começa a descambar mais uma vez pelo caminho da corrupção global.

#010

Ninguém pode estar tão intimamente perto de nós como Deus, pois Ele está em nós.

GÊNESIS 10

A história dos três filhos de Noé. Realmente, o mundo todo está hoje dividido a partir destes três filhos. Jafé... o povo Europeu é descendente dele (Também alguns dos povos do Norte da África vieram deste homem). Cão... dele vieram aqueles que agora habitam na África, e alguns do povo conhecido como Árabes. Sem... muitas das nações que vivem no continente da Ásia vieram dele. Os Israelitas estão neste grupo. Às vezes você escuta de pessoas que são contra os Judeus como sendo "anti-Semitas". A palavra "Semita" vem de "Semita"... descendentes de Sem.

Gn 10:8-10 Repare em Ninrod. Seu nome significa "nos rebelaremos". Seu reino era Babel (Babilônia). Ninrod era um caçador. Os dois métodos de Satanás são os que um caçador usa, engano e violência. Ele é uma figura do anticristo que irá liderar a rebelião contra o Senhor depois que os crentes tiverem sido arrebatados para o céu.

Em Apocalipse 17 você pode ler do "mistério, Babilônia", representando a última tentativa do homem de organizar um governo mundial.

#011

Deus nunca permite que Satanás atue em algo além da carne.

GÊNESIS 11

Gn 11:1-9 Ligue estes versículos ao parágrafo acima. A palavra "Babilônia" nas Escrituras é também uma figura da corrupção idólatra. Israel foi levado cativo para a Babilônia porque desobedeceu a Deus e se tornou idólatra. O crente que brinca com o mundo perderá seu poder e se tornará cativo de Satanás. No dia da tribulação haverá uma corrupção idólatra que se manifestará até ao máximo logo antes do Senhor vir em poder e destruir tudo. A torre de Babel levou à dispersão do povo. Uma maneira de lembrar o que Babilônia representa é esta - "Egito" é o mundo de onde a "igreja" foi chamada para fora, e "Babilônia" é uma figura do mundo para dentro do qual a "igreja professa" acabou entrando.

Gn 11:10-26 Repare como caiu a idade das pessoas. Matusalém viveu 969 anos (5:27), depois Arfaxade após o dilúvio (filho de Sem) - vers. 12-13, viveu 438 anos. Éber (versículos 16-17) viveu 464 anos, a maior idade após o dilúvio.

Gn 11:20 Após a dispersão de Babel, Reú viveu 239 anos. A vida foi mais uma vez encurtada nos dias de Abraão, pois ele viveu 175 anos (25:7). No Salmo 90:10 Deus determinou 70 anos, e isso não mudou muito desde então. Mas o Senhor Jesus era para ser cortado na metade de Seus dias (Sl 102:24) ou cerca de 33 anos de idade.

Gn 11:27-32 Abrão (mais tarde seu nome foi trocado para Abraão 17:5) nos é apresentado.

#012

O amor de Deus foi demonstrado ao dar o que Ele tinha de mais próximo de Si, por aquele que estava mais longe de Si.

GÊNESIS 12

Gn 12:1-5 O chamado de Abraão por Deus foi um chamado bem claro para que se separasse de tudo aquilo que o homem poderia considerar valioso - seu país - seu povo e sua família. Abraão pode ser uma figura do crente cuja cidadania está no céu (Fp 3:20, a onde a palavra "cidade" pode ser traduzida também como "cidadania") embora vivendo nesta terra. Abraão foi chamado a andar por fé, e a viver como um estrangeiro e peregrino na terra. Grandes eram as promessas que lhe foram feitas - versículo 2.

Gn 12:7 Há duas coisas para se notar. O Senhor apareceu a e quando chegou à terra de Canaã. Você também irá saber quando se encontra no lugar certo para adorar o Senhor. Em segundo lugar, ele edificou um altar ali, onde adorou a Deus. Houve uma resposta em seu coração.

Gn 12:10-20 Lembre-se sempre de que as pessoas na Bíblia que são tipos (figuras) do Senhor e de outras coisas importantes, eram apenas seres humanos que às vezes falhavam. Aqui lemos da segunda falha de Abraão. (A primeira foi quando ele parou em Harã, 11:31, ao invés de seguir todo o caminho até a terra de Canaã). Desta vez ele vai ainda mais longe, e o encontramos agora rumando para Egito (versículo 19), instruindo sua esposa a dizer uma mentira (nós crentes às vezes "empacamos" e às vezes vamos longe demais!). O Egito é uma figura do mundo com todos os seus atrativos e sua cultura. Como crentes, estamos constantemente sendo tentados a voltarmos ao mundo. Abrão perdeu tempo ali, e sofreu, em certas coisas, o resto de sua vida por sua falha. Deus foi misericordioso para com ele e permitiu que enriquecesse. Que isto possa servir de aviso para nós.

#013

A justiça de Deus que poderia condenar o pecador é a mesma coisa que, em Cristo, justifica o pecador.

GÊNESIS 13

Gn 13:1-4 (12:10) Abraão "desceu" ao Egito. Aqui ele "subiu" ao seu altar. A completa restauração de Abraão (Salmo 23:3). Deus nos restaura, caso contrário simplesmente ficaríamos à deriva. Não havia altar (nem adoração a Deus) enquanto ele estava no Egito!

Gn 13:5-13 A grande riqueza que ele recebeu no Egito lhe traz mais problemas. Desta vez com seu sobrinho Ló. Todavia vemos um belo contraste, entre Abrão, o homem que andava por fé, e Ló que andava por vista. O que Abrão tinha de generoso Ló tinha de ganancioso. Ló era guiado por seus olhos, e que desastre isso lhe trouxe, pois foi morar em Sodoma. Os passos de Ló em sua descida são graduais, mas constantes. Versículo 10 "E levantou Ló os seus olhos, e viu". No versículo 11 ele escolheu toda a planície do Jordão. Versículo 12, habitou nas cidades da planície, e armou sua tenda indo em direção de Sodoma (14:12), habitou em Sodoma, (19:1) e sentou-se à porta (lugar de autoridade) de Sodoma. Leremos mais tarde do resultado dessa descida.

Gn 13:14-18 Quão diferentes foram os resultados para Abrão! Que herança gloriosa e duradoura era a sua! Colocando Deus em primeiro lugar, ele foi ricamente abençoado por Deus. Possamos colocar Deus em primeiro lugar, e desfrutar das bênçãos que temos! Notamos no versículo 10 que Ló usou seus olhos para fazer sua escolha. Mas no versículo 14, Deus estava para recompensar Abrão por haver esperado nEle, e Ele diz a Abrão para usar seus olhos para ver o que Deus iria lhe dar. Leia Is 64:4.

#014

Amar e dar é o que cabe a Deus; crer e receber é o que cabe a nós.

GÊNESIS 14

A primeira guerra que é registrada na Bíblia. Abrão poderia ter dito - "bem isto serve de exemplo para Ló. Ele que cuide de si mesmo". Mas não.

Gn 14:14 Embora Ló fosse sobrinho de Abrão, ele é chamado de "seu irmão". Quão humilhado deve ter ficado Ló quando pensou no amor de seu tio. Mas ele ainda tinha Sodoma em seu coração pois quando foi resgatado voltou direto para viver lá! Que alvo é o mundo para nós quando tiramos os olhos do Senhor!

Gn 14:18-24 Melquisedeque é um belo tipo de Cristo como Sacerdote e Rei. Leia sobre ele em Hb 6:20 e 7:23-24. Cristo no milênio será igualmente Sacerdote e Rei.

#015

Antes de esperar receber Deus dá.

GÊNESIS 15

Gn 15:1 "Depois destas coisas". Depois de Abrão haver vencido aqueles reis, ele deve ter temido um contra-ataque. Por isso Deus o confortou com esta maravilhosa promessa, "Eu sou o teu escudo". Abrão também não quis tomar qualquer recompensa do rei (14:23), e agora Deus Diz a ele "Sou... o teu grandíssimo galardão". Proteção e recompensa. Veja Quem era o seu galardão!

Gn 15:2-16 Abrão queria um filho e um herdeiro. Será que seria ir longe demais ele falar disso a Deus? O versículo 6 nos mostra o quão próximo ele estava do Senhor. Deus gosta de nos ouvir pedir a Ele coisas que sejam para a Sua glória e nosso bem.

#016

O que quer que produza cuidado em nós, produz o cuidado de Deus por nós.

GÊNESIS 16

Abraão falha outra vez. Israel hoje, com todos seus problemas, derramamentos de sangue e guerras com os Árabes, é o resultado de Abraão haver usado Hagar. Os Muçulmanos hoje consideram os Árabes como descendentes de Ismael (37:27). Hagar foi trazida do Egito! A amizade com o mundo nos levará a passar por muita tristeza.

Gn 16:4-6 Miséria, orgulho, inveja, discórdia e injustiça entraram em sua família.

Gn 16:7-16 Mesmo assim, como Deus foi misericordioso com aquela pobre mulher!

Gn 16:14 Ela chega ao poço de "Beer-Laai-Rói", que significa "o poço dAquele que vive e me vê". Quando pecamos, só existe Um a Quem podemos ir e confessar... Deus. (1 Jo 1:9). Mas podemos ter que carregar os resultados de nossa insensatez até o dia de nossa partida deste mundo.

#017

A prova do amor de Deus é que Ele entregou Seu Filho... a perfeição do Seu amor é que Ele nos introduziu na Sua presença. (1 Jo 4:9,17).

GÊNESIS 17

Gn 17:1-4 Esta é a sexta vez que Deus aparece ou dá uma promessa a Abraão. Houve um espaço em branco na história de Abraão que durou muitos anos. Agora ele está com 99 anos. Quando nos afastamos do Senhor, também perdemos nossos anos. Esta promessa e revelação posteriores apresentam o assunto da circuncisão. É uma figura da morte para a carne, separação e pureza; um completo abandono, uma rendição a Deus. Para desfrutarmos de nossas bênçãos cristãs, devemos aprender o significado de nos rendermos ao Senhor.

Gn 17:21 A aliança (acordo) de bênção iria ser por intermédio de Isaque, não Ismael. Abraão era impaciente. Ele não podia esperar que Deus lhe desse um filho por meio de Sara sua esposa. Assim ele quis resolver a questão sozinho, e tristeza foi o resultado disso. Mas Deus agora vai agir em graça.

#018

Ao invés de nossos pecados, Deus tem aquele sangue precioso diante de Si.

GÊNESIS 18

Aqui vemos Abraão na sua melhor forma - amável, hospitaleiro, consciencioso, generoso, entendendo que estava conversando com o Senhor.

Gn 18:2 Ele correu em direção aos homens com confiança, mas rapidamente se curvou diante do Senhor em reverência.

Gn 18:9-15 Sara recebe as primeiras notícias do filho (Isaque) que ela deveria ter com quase 100 anos de idade!

Gn 18:16-33 Deus não iria esconder de Abraão o que Ele estava para fazer a Sodoma. Deus Se agrada em mostrar-nos o que Ele tem intenção de fazer. Aí está o problema. Com frequência somos descuidados em nossa vida, e por conseguinte deixamos de lado a comunhão com Ele. E então perdemos a confiança que antes tínhamos no Senhor. E finalmente perdemos nosso discernimento.

Gn 18:20-33 Abraão fala a Deus e roga pela cidade de Sodoma. Ele sabia que seu infiel sobrinho Ló morava lá. Que amor tinha Abraão! Que confiança no Senhor! Quando andamos com o Senhor podemos falar com Ele em completa confiança.

#019

Se posso chegar ao fundo do coração de Deus, então posso chegar ao fundo da graça.

GÊNESIS 19

Que capítulo desastroso e sombrio este! Foi degradante para Ló viver em um lugar tão pecaminoso. Mesmo assim o Senhor misericordiosamente o livra, embora ele perca sua esposa e parte de sua família. E então chega a destruição à ímpia cidade. Repare de onde vem o juízo.

Gn 19:14 Ló pode ser uma figura de um crente que se compromete com o mal e tem uma reputação ruim. No capítulo 14 lemos que quando Ló foi levado prisioneiro de Sodoma, Abraão o resgatou, mas ele voltou a viver em Sodoma! Agora Ló está dizendo a seus genros para saírem da cidade. Que aviso para nós. Eles pensavam que ele estivesse brincando pois ele próprio já tinha vindo duas vezes para Sodoma. Qual é nossa reputação entre nossos parentes e amigos? Entendemos que o juízo está para cair sobre este mundo? Será que nossa vida é um aviso para eles? Será que eles nos ouvirão?

Gn 19:16 Os anjos tiveram que pegar Ló, sua esposa e suas duas filhas pela mão e puxá-las para fora da cidade condenada.

Gn 19:26 O coração da mulher de Ló ainda continuava na cidade. Apesar do fato de terem sido instruídos a não olharem para trás (vers. 17) ela desobedece, e morre.

Gn 19:27 O Senhor fez chover enxofre e fogo e isso veio diretamente dEle. Quando o Senhor agir em juízo, será um dia horrível para este mundo. Leia Ap 19:11-15. Antes de terminarmos este capítulo, precisamos tirar uma mensagem dele. O pecado dessa cidade, homossexualismo, hoje é tratado como uma escolha de cada um... um estilo de vida. Mas segundo a Palavra de Deus é pecado, que trouxe morte a toda uma cidade.

Gn 19:30-38 A bebedice e os atos degradantes andam juntos; as pessoas até riem quando vêem alguém sob a influência da bebida. Que história vergonhosa. Mas Deus não esconde coisa alguma. Abraão é sempre lembrado - Ló sai de cena.

#020

"MISTÉRIO"... significa aquilo que seria conhecido apenas pela revelação de Deus... àqueles ensinados por Ele, fica claramente conhecido.

GÊNESIS 20

Gn 20:1-5 Abraão repete um velho pecado. Na certa foi uma atitude baixa da parte de Abraão tentar se proteger com o risco de perder a própria esposa.

Gn 20:6-16 Deus graciosamente veio e salvou a situação. Com que freqüência o Senhor nos salva de nós mesmos! Mas não tentemos o Senhor! (Veja Rom 6:1).

Gn 20:14-15 Quão melhor foi a atitude de Abimeleque! Com freqüência os incrédulos sabem melhor do que os crentes como um Cristão deveria agir.

Gn 20:17 Abraão, restaurado em sua alma para com Deus, imediatamente ora, e Deus ouve sua oração! Que graça! Será que experimentamos isso? Experimentaremos se tão somente colocarmos em prática em nossa vida o que já conhecemos acerca do Senhor e de Sua Palavra.

#021

O efeito do verdadeiro ministério é colocar a alma em contato direto com Deus.

GÊNESIS 21

Gn 21:14 Deus havia prometido um filho a Abraão cerca de 15 anos antes de Isaque nascer, quando Abraão e Sara tinham cerca de 100 anos de idade! Isaque era herdeiro de tudo o que Abraão tinha e havia sido prometido por Deus. Gálatas 4:1-9 nos diz que nós que recebemos o Senhor Jesus como nosso Salvador somos herdeiros. Repare que somos "herdeiros de Deus".

Gn 21:19-21 Abraão não podia esperar que Deus desse a ele e Sara um filho, por isso casou-se com a serva egípcia de Sara cujo nome era Hagar. Ora, esse filho não poderia compartilhar com Isaque todos os privilégios de ser herdeiro de Abraão. Sara age de modo mau e despede sua serva Hagar e seu filho Ismael.

Gn 21:12 Deus estava permitindo isto, pois Ele tinha uma lição para nos ensinar. Antes de tentarmos aprender o que significa toda essa história, é maravilhoso vermos que Deus cuidou da mulher e de seu filho (vers. 15-21). Deus é misericordioso. Eis o significado da história. Leia Gálatas 4:22-31. A questão é, "está o crente sob a lei?". O filho da escrava (Hagar) é uma figura daqueles que estão sob a lei. O versículo 24 de Gálatas 4 traz a palavra "alegoria", isto significa uma história, uma parábola, um tipo. Aquilo que realmente aconteceu, e então aquilo do que é figura. Portanto Hagar e Ismael são uma figura da lei. Sara e Isaque são uma figura da graça (ou promessa). Nós crentes não somos salvos por guardarmos a lei, mas por graça (Ef 2:8, Gl 5:4 e Rm 5:14).

Gn 21:22-23 Abimeleque, um gentio, vê que Deus está com Abraão, e o procura e quer fazer um acordo com ele. Ele busca Abraão por proteção. Talvez você ache esta parte difícil de entender. Trata-se de um vislumbre do futuro - uma figura do milênio - Ap 22:2, última parte.

#022

Deus abençoa pela revelação de Seu amor.

GÊNESIS 22

Gn 22:1-14 Abraão recebeu muitas promessas de Deus e houve muito encorajamento para ele. Agora vem a grande prova de sua vida. Estará ele desejoso de crer em Deus? Depois que tiver lido estes 14 versículos, vá até Hebreus 11:17-19. Tome um minuto do seu tempo para ler também os versículos 8-12. Deus foi satisfeito. Crer em Deus é a maior honra que podemos dar a Ele. Na perspectiva de Gênesis desta história, lemos do que Abraão fez, em Hebreus 11 lemos por que ele fez.

Gn 22:2 A primeira menção do amor na Bíblia. Aqui é o amor do pai por seu filho - uma bela figura do amor de Deus por Seu Filho. Quase que as mesmas duas palavras são repetidas nos versículos 2, 3, 6, 7, 8 e 13. Repare na frase que é repetida nos versículos 6 e 8. Você consegue ver nessa história o quanto ela se assemelha a Deus Pai indo com Seu Filho até a cruz? O Senhor Jesus Se entregou como um sacrifício perfeito a Deus. Hb 9:26, 10:12. Esta história é uma fraca figura do sacrifício perfeito na cruz do Calvário. Nosso bendito Salvador foi até o fim. Nenhum substituto foi encontrado para Ele. A pergunta feita no versículo 7 não fica totalmente respondida até o Evangelho de João, capítulo 1, versículos 29 e 36.

Gn 22:15-19 As grandes e gloriosas bênçãos prometidas a Abraão por causa de sua obediência. Algo maravilhoso aqui. Isaque não é visto do versículo 12 em diante. Ele desaparece. Sendo um tipo de Cristo na cruz, sabemos que o mundo nunca mais viu o Senhor Jesus após Ele ter sido tirado da cruz. Nenhum incrédulo O viu após a Sua ressurreição. A próxima vez em que O veremos será quando descer para nós, Sua noiva. Leia agora os versículos 20 ao 23. A primeira mulher a nascer e receber um nome mencionada na Bíblia. Quem é essa que está escondida nestes versículos? A futura noiva de Isaque! Não lemos a respeito dela por cerca de 20 anos até ela ir se encontrar com Isaque!

#023

Existe algo no Deus bendito que jamais podemos medir... Jesus é a Medida.

GÊNESIS 23

Gn 23:3-20 Este longo relato detalhado certamente nos mostra a alta estima em que Abraão era tido por seus vizinhos. Como é bom termos nossos vizinhos pensando bem de nós! NÃO que devamos tentar ser populares para com eles, pois um crente fiel no Senhor Jesus jamais será popular para com o mundo (Jo 15:18,19 e 1 Jo 3:13). Você verá o quão próximos eram Abraão e Sara se abrir em Hb 11:11-13 e 1 Pd 3:5,6. Abra em Hb 11:3-14 para ver que dentro do coração de Abraão ele possuía algo estava além das lágrimas e da sepultura. A morte é para o crente uma combinação de lágrimas e esperança. Veja 1 Ts 4:13-18.

#024

Ressurreição... o glorioso intérprete dos caminhos e propósitos de Deus, e o pleno e eterno testemunho do Seu amor e poder.

GÊNESIS 24

Não lemos muito do caráter de Isaque. Abraão era ativo e agressivo, Isaque parece quieto e retraído. Existe um lampejo de seu caráter nos versículos 62 e 63. Neste servo que busca por uma noiva para o filho de seu senhor, temos uma linda figura da obra do Espírito Santo no mundo hoje. Ele está buscando uma noiva para Cristo, o Isaque celestial. A família pergunta à moça Rebeca se ela tem o desejo de ir com o homem (vers. 58). Repare na resposta clara que ela dá. Você está desejoso de seguir o Espírito Santo? Ele só pode guiar você a um centro na terra enquanto você viaja para encontrar seu "Isaque". Este Centro é Cristo. O Espírito de Deus não pode separar os crentes, isto é a obra de Satanás. Estamos nós desejosos de sermos guiados pelo Espírito de Deus, ou será que achamos que temos o direito de escolher? Estar reunido somente para o nome do Senhor Jesus Cristo é a obra do Espírito de Deus hoje. Segui-Lo sem hesitar é ser levado a um lugar de paz e gozo só conhecido quando agimos fazendo assim.

Gn 24:62-67 Quando estávamos lendo no final do capítulo 22, mencionamos o nascimento de Rebeca. Agora a vemos aqui quase a encontrar seu futuro marido. Ligue as duas partes. Nós somos a noiva. Estamos a ponto de encontrar nosso amado Senhor Jesus! Aqui lemos de "amor" pela segunda vez. Amor de Cristo por Sua noiva. Você se lembra da menção anterior? O homem que está acompanhando Rebeca é uma figura do Espírito Santo. Pare um minuto para ler como a Bíblia termina. Ap 22:17. Percebe a ligação?

#025

Você já ouviu falar do segredo de Deus? (Jó 15:8). É multíplice em eficácia (Jó 11:6). Está com aqueles que O temem (Pv 25:14). Está com o sincero (Pv 3:32).

GÊNESIS 25

Gn 25:1-11 Tente ligar estes quatro capítulos em seus significados. Capítulo 22... a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Capítulo 23... a morte de Sara... uma figura de Israel colocado de lado. Quando os Judeus crucificaram o Senhor e rejeitaram o evangelho foram colocados de lado. Capítulo 24... a época atual quando o Espírito de Deus está guiando a noiva (todos os crentes) a Cristo. Capítulo 25... Abraão se casa outra vez. Após a igreja (os crentes) ser levada para a glória (céu), Deus irá então tratar com Israel outra vez... o milênio terá muitas outras nações abençoadas com Israel. Quetura tem um filho, Midiã.

Gn 25:12-18 Primeiramente, as gerações de Ismael (filho de Abraão).

Gn 25:19-28 Em segundo lugar, a família de Isaque. Primeiro aquilo que é natural (Ismael), então o que é espiritual (Isaque). (1 Co 15:46).

Gn 25:29-34 Leia Hb 12:14-17. Nos dias do Antigo Testamento, o primogênito sempre devia receber as bênçãos especiais e a herança do pai. Aqui vemos Esaú desprezando a bênção. Ele não fazia idéia do que estava perdendo. Não deu nenhum valor a Deus. Há muitos hoje que vivem apenas para o presente. As bênçãos que poderia ser deles, consideram como nada.

#026

O grande segredo do crescimento é o olhar para cima, para o Senhor, como Aquele que é gracioso.

GÊNESIS 26

Isaque foi o que mais tempo viveu destas quatro gerações (de Abraão aos filhos de Jacó). Veja sua idade no capítulo 35:28. Não lemos de nenhum ato importante em sua vida. Ele era o filho comum de um pai famoso, Abraão, e o pai comum de um filho famoso, Jacó.

Gn 26:1-6 Deus com freqüência precisava dizer a Abraão e Isaque que ficassem na terra à qual Deus os havia enviado. Mas eles tinham uma atração pelo Egito (12:10, 26:1-2). Lembre-se de que o Egito nas escrituras é uma figura deste mundo em que vivemos - ele nos atrai se deixarmos que o faça.

Gn 26:7-16 Assim como seu pai, Isaque diz uma mentira sobre sua esposa, e quase traz um grande pecado (vers. 10) sobre todos eles. Abimeleque é um homem sincero, e tem a coragem de falar firme a Isaque sobre o erro que este havia cometido.

Gn 26:17-25 Isaque reabre os poços que haviam sido entupidos. Ele os chama por seus antigos nomes. Em nossos dias há muitas coisas recebendo novos nomes. É sempre bom para o crente voltar ao princípio, aos dias dos apóstolos, da doutrina dos apóstolos e da comunhão dos apóstolos (At 2:42).

Gn 26:23-24 Assim que Isaque volta a Berseba, veja o que acontece "naquela mesma noite". É só quando voltamos ao caminho certo que desfrutamos de comunhão com Deus.

Gn 26:25 Não pensemos que podemos viver como escolhemos e ainda assim sermos guiados por Deus. Leia estes versículos cuidadosamente. É só na restauração que vemos o Senhor Se aproximando de Isaque. Quatro belos símbolos aqui: (1) o altar, (2) oração, (3) a tenda e (4) o poço. O primeiro é uma figura da adoração ou comunhão com Deus - Jo 4:23. O Segundo é uma expressão da dependência em Deus - Sl 62:1,2. O terceiro é uma figura do testemunho ou uma testemunha para aqueles ao redor de que estamos apenas de passagem - Jo 17:16. E o quarto, uma fonte de refrigério; assim como o Espírito Santo em nós - Jo 7:38,39. Quando estava em Gerar, Isaque não tinha nem gozo, nem paz ou influência.

#027

Quando se tira os olhos de Cristo... perde-se a chave para todas as coisas.

GÊNESIS 27

Enquanto nos lembramos de que Esaú foi rejeitado, primeiro porque rejeitou a bênção, não devemos pensar que Jacó foi escolhido porque havia qualquer dignidade nele. Pois ele não tinha nenhuma. Será que isto não nos faz entender o quanto Jacó devia a Deus? Era tudo só por graça. Que grupo de pessoas falhando vemos neste capítulo.

Isaque podia estar fingindo que ia morrer pois ele viveu mais 40 anos. Seu apetite o colocou em dificuldades. Certamente aqueles não eram pensamentos que iriam encher a mente de um homem piedoso (vers. 4). As ações de Rebeca são indesculpáveis. Um problema leva a outro. Jacó engana. (Agora leia 1 Co 10:11,12). Que capítulo de obstinação, desejos carnais, engano e mentira. "Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Rm 5:20).

#028

Um bom estado de espírito traduz-se no desfrutar de Cristo.

GÊNESIS 28

Gn 28:1-5 Deus tinha um plano para a vida de Jacó. Se você pertence ao Senhor Jesus Cristo, Deus tem um plano para a sua vida. Mas nossa responsabilidade é ser desejoso de nos submeter. É só pela obediência à Palavra de Deus que pode haver gozo e paz no andar nesta vida. Deus será honrado, e você será abençoado. Estas duas coisas sempre andam juntas.

Gn 28:10-15 Deus começa a ensinar a Jacó algumas lições. Esta jornada é a escola de Jacó. Ele tem muito que aprender. O sol está se pondo em sua velha vida - vers. 11. Isto é com freqüência algo doloroso para nossa vida natural (a velha natureza) mas necessário.

Gn 28:15 Preciosas promessas a um homem falho. Leia das promessas para os crentes em 2 Pd 1:4 e Ef 1:3.

Gn 28:16,17 Jacó é colocado face a face com Deus - ele chama aquele lugar da própria porta dos céus.

Gn 28:19 Betel significa "casa de Deus". Jacó disse "Na verdade o Senhor está neste lugar".

Gn 28:16 Leia 31:13. Quando temos a certeza em nosso coração da presença do Senhor coletivamente conosco, então diremos o mesmo que Jacó disse.

#029

Onde quer que o Espírito de Deus nos revele verdade, trata-se da revelação de Cristo para a alma.

GÊNESIS 29

Deus é um Professor fiel. Ele ensina Jacó, Ele deixa que Jacó colha a vergonha e a tristeza de um caminho de obstinação. Jacó havia enganado seu pai anos antes, e agora ele é enganado. Até nos mínimos detalhes mostrados neste capítulo, vemos a mão de Deus. Para Deus não existem coisas grandes ou pequenas. Todas são iguais. Ele Se interessa em cada detalhe de nossa vida. Dois mercadores - quem consegue passar a perna no outro? Estes não são os caminhos de Deus, mas do homem.

Gn 29:31-35 Sem o saber, estas esposas deram nomes que tinham um significado muito grande. Quando chegarmos ao capítulo 49 vamos aprender que toda a história de Israel está delineada em seus nomes. Que Senhor maravilhoso temos - Rm 11:36. Jacó ficou aqui cerca de 20 anos, e aprendeu muitas lições na escola de Deus. O crente hoje está na escola de Deus por toda a vida. Será que queremos aprender? Seremos abençoados se querermos - Leia Jo 7:17.

#030

O Senhor Jesus, havendo sido rejeitado pelo mundo, está agora escondido nos céus... de modo que os caminhos de Deus estão agora escondidos do mundo.

GÊNESIS 30

Tristes acontecimentos. O fato de Jacó ter duas esposas trouxe muita luta para dentro do lar. O atrito e ciúme das esposas passou para os filhos. Veremos isso nos dias que se seguirão, à medida que formos lendo o livro.

Gn 30:25-26 Quando José nasce, Jacó tinha o desejo de voltar para o "meu lugar, e à minha terra". É bom ver que ele chama aquela terra de sua. Pois embora Deus a tivesse apenas prometido a ele, ele cria em Deus e já a considerava sua.

Gn 30:27 Seu primo Labão não está feliz com a idéia. Parentes e amigos que não sejam salvos não gosta que nos separemos deles.

Gn 30:28-43 Um estratagema após outro. Podemos não nos surpreender com a malandragem de Labão, pois ele era um idólatra. Mas de Jacó esperávamos coisas melhores que essas. Jacó foi um homem que se encontrou com Deus em Betel, que viu anjos, e que fez um acordo sério com Deus. Mas aqui vemos Jacó de volta aos truques e enganos mundanos. Quando um crente volta às maneiras mundanas, é muito, muito triste. Todavia quão paciente e longânimo é Deus! Deus espera pacientemente até que seu teimoso "filho" esgote todas suas possibilidades. Deus, em sua humilde graça, com freqüência chama a Si mesmo de "Deus de Jacó". É este o Deus que precisamos conhecer cada vez mais.

#031

A revelação de Cristo tem tanto a ver com a formação de nosso caráter e afeições quanto tem a ver com a salvação de nossa alma.

GÊNESIS 31

Gn 31:1-24 Finalmente a caminho de sua própria terra! Após cerca de 20 anos de grandes eventos. Volte para 28:15 para ver a maravilhosa promessa que Deus lhe havia feito. Veja em Hb 13:5 a promessa que Ele fez a você (se você for um crente).

Gn 31:3 Ao longo de todo o caminho, Suas promessas nunca falham. Você pode se lembrar de um ponto na vida de Isaque (pai de Jacó) quando somente após ele voltar para a terra da promessa é que lemos de um altar e oração (26:23-24). Por todos os 20 anos da ausência de Jacó da terra prometida, nunca lemos nem uma vez de Jacó construindo um altar a Deus, ou mesmo de orar a Ele! Não havia nada para diferenciá-lo de todas as pessoas ao seu redor. Será que somos assim? Embora Jacó pareça ter abandonado a Deus, Deus não o abandonou. Você tem estado em um caminho de obstinação? Tem andado longe de Deus? Escute, Ele está falando com você, "Torna-te... e Eu serei contigo" (vers. 3). Ele restaura nossa alma (Sl 23:3).

#032

Jesus na cruz foi meu substituto... Jesus, ressuscitado e exaltado, é minha aceitação.

GÊNESIS 31

Gn 31:25-27 Jacó não precisava ter agido tão abruptamente e partido sem o conhecimento de seu tio. Ele não se apoiou em Deus, nem confiou em seu companheiro.

Gn 31:26-42 Um triste modo de agir. Raquel havia roubado alguns dos deuses de seu pai! Precisam inventar uma mentira para evitar que seu pai os encontrem. Geralmente são necessárias mentiras para esconder obras más.

Gn 31:43-55 Nenhum homem confiou no outro. A aliança que fizeram, e a coluna que ergueram é uma evidência de que um tinha medo de ser ferido pelo outro.

Gn 31:52 A preocupação deles. Não há muito amor fraternal (Que parte tem o crente com o incrédulo? 2 Co 6:14-18). Quando voltamos para os hábitos mundanos é importante que os confessemos e os abandonemos (Pv 28:14).

#033

A única descrição biográfica que Jesus deu de Si próprio foi, "Sou manso e humilde de coração" (Mt 11:29).

GÊNESIS 32

Gn 32:1-2 Outra prova do cuidado de Deus por Jacó. Deus envia um grupo de anjos ao encontro dele. Pode ajudar se você abrir em algumas passagens sobre anjos. Sl 34:7, Dn 6:22, Hb 1:4 e 1 Pd 1:12. Nelas vemos que os anjos não são apenas servos de Deus (Hb 1:7) mas nos servem também. Eles estão ao nosso redor hoje (Hb 13:2). A palavra "Maanaim" significa dois arraiais ou dois exércitos. Um arraial era formado por suas esposas, filhos e por ele próprio. O outro era um guarda-costas formado por anjos! Será que estamos menos protegidos? não. Mas este arraial só é visto por nós pelo olho da fé.

Gn 32:3-7 Ao invés de confiar na promessa de Deus, e nos anjos de Deus, Jacó faz seus próprios planos. Ele envia servos para dizerem a seu irmão Esaú o quão rico ele está. Mas Jacó fica mais apavorado quando escuta que Esaú está vindo com um exército de 400 homens!

Gn 32:8 Jacó divide sua família em dois grupos.

Gn 32:9-12 Quase como uma lembrança de última hora, ele ora a Deus!

Gn 32:13-23 Ele continua a armar estratagemas!

Gn 32:24-32 Um homem o encontra e luta com ele. Jacó persiste em lutar e em atracar-se ao anjo (na verdade o Senhor) até que lhe seja dada uma bênção. Sua coxa é tocada e pelo resto de sua vida ele andou mancando (vers. 31). Quando chegamos ao fim de nós mesmos e o Senhor nos toca de algum modo que nos faça sentir nossa fraqueza, então nunca mais "andamos" do mesmo modo. O nome de Jacó é mudado, e também seu caráter. O Senhor nos mudou? Ou será que continuamos a mesma pessoa obstinada, presunçosa, que costumávamos ser?

#034

Quem poderia prever que um Menino na manjedoura de Belém seria, ao mesmo tempo, o "Deus Poderoso"?

GÊNESIS 33

Depois de tudo isso, Jacó volta a seus velhos hábitos e truques. Deus transforma Esaú de um homem selvagem, vingativo, em alguém gentil. Às vezes tememos muito uma situação e não estamos fazendo o que Fl 4:6 nos diz.

Gn 33:17-20 Você irá reparar as quatro coisas que Jacó edifica quando volta à sua terra. Primeiro, uma casa (não um altar como em 26:25). Depois, cabanas (currais) para seu gado. À medida que vai entrando na terra, ele tem outros pensamentos. Em terceiro lugar, ele comprou um campo. E finalmente, ele constrói um altar - Deus por último! (veja os comentários em 26:25 sobre estas coisas).

#035

Estamos em comunhão com Cristo quando aquilo que é para a Sua glória é de grande importância para nós.

GÊNESIS 34

Antes de ler este capítulo, abra em Gl 6:7 e 8. O que a Palavra de Deus diz ali é o que acontece no capítulo de hoje. Após a promessa que ele recebeu em 28:22, Jacó deveria ter ido diretamente a Betel (ele finalmente chega lá, mas só após Deus mandar, 35:1). Mas o que ele viu da terra ao seu redor atraiu seus olhos e por isso ele não seguiu seu coração. Sua permanência no lugar errado fez com que este triste capítulo fosse escrito! Que lição há nisto para os que são pais. Temos cuidado com nossos filhos? Escolhemos os lugares só porque nos trazem vantagens? Morar perto daquela cidade foi algo arriscado, mas Jacó nunca pareceu se preocupar com isso!

Gn 34:30-31 Jacó fala asperamente com seus filhos depois que o dano está feito. Repare também o modo como respondem a seu pai. E até mesmo os motivos que Jacó deu a seus filhos para que não fizessem aquilo, estavam todos centralizados em sua reputação e em suas possessões!

#036

As glórias de Cristo iluminam cada página dos Evangelhos, do mesmo modo como iluminaram cada caminho que Ele trilhou aqui.

GÊNESIS 35

Às vezes a diferença entre a vida de um crente meio comprometido e totalmente comprometido é tão grande quanto o contraste entre a vida de um incrédulo e um crente. Não nos esqueçamos disto. Isto porque muitos crentes pensam que não importa como você vive, contanto que esteja salvo.

Gn 35:1 Deus fala graciosamente uma vez mais. Jacó devia ter sido humilhado para ter que ser lembrado por Deus do dia em que fugiu de seu irmão Esaú.

Gn 35:2 O que Deus estava fazendo a Jacó começava a afetá-lo. Sua consciência está começando a funcionar. "Tirai", Ele diz. Nunca crescemos em nossas almas até que também "tiremos" as coisas com que talvez tenhamos vivido que não são agradáveis ao Senhor. Quando somos descuidados, nem mesmo percebemos que elas estão ali!

Gn 35:3 Boas palavras - "Subamos a Betel" (Lembre-se de que significa "casa de Deus").

Gn 35:5-15 Imediatamente há uma diferença na influência que Jacó tem em seus vizinhos. Mais uma vez ele precisa ser lembrado de seu nome que foi mudado.

Gn 35:16-29 Agora Jacó é capaz de seguir adiante, e enfrentar um terrível acontecimento - a morte de sua amada esposa, Raquel.

Gn 35:27-29 Outra morte. Jacó está aprendendo que a morte para o eu é a porta de entrada às bênçãos de Deus.

#037

O vitupério de Cristo está sempre ligado ao Seu Nome (Atos 9).

GÊNESIS 36

Vemos quão gentilmente Esaú agiu, e podemos pensar que tudo deve estar bem com um caráter assim. Comparado com a falta de amabilidade de Jacó, Esaú chega a brilhar - para nossos olhos naturais. Mas o que dizer de seu coração? Vemos Esaú fazendo um nome para si e para sua família. Ele estava ligado à terra, não tinha um coração para Betel ("casa de Deus") e seu altar. Leia o que Deus fala de Esaú em Hb 12:16. A palavra "profano" é usada para descrever uma área fora do tabernáculo que era separada de qualquer propósito sagrado. Para Esaú, não havia lugar sagrado. Tudo estava ligado à carne e nada a Deus. Uma pessoa pode ter uma boa educação, viver uma vida muito respeitável, ser considerado um bom Cristão em sua comunidade, ser um grande sucesso nos negócios, e ainda assim não ter um pensamento sequer acerca de Cristo.

#038

Se eu tiver um coração para Cristo, vou me humilhar... foi o que Cristo fez!

GÊNESIS 37

A história de José é uma das maiores e mais doces histórias já contadas. Contamos 75 maneiras em com esta história ilustra alguma parte da vida do Senhor Jesus Cristo. Numa visão geral, podemos dizer que a história pode ser uma bela figura de Cristo como um Homem na terra. Ele é rejeitado por Seu próprio povo, (os Judeus) e desaparece (na cruz e vai para o céu). Por Sua morte e ressurreição Ele traz vida a muitos. Ao invés de dar detalhes do que a história possa significar, vamos simplesmente dar um versículo que fala de algo similar acerca do Senhor. Se você estiver interessado, poderá lê-los. (Veja se pode acrescentar mais, há muitos).

Gn 37:1-4 O afortunado menino é amado por seu pai (Jo 3:35 e Mt 3:17). Ele tem uma capa de muitas cores (Hb 2:7).

Gn 37:5-11 Seus sonhos, logo no início de sua vida, falam de um dia de glória vindoura (Is 53:10-12 e Ap 4:9).

Gn 37:12-17 José andou cerca de 112 quilômetros para encontrar seus irmãos. Ele não parou até ter cumprido as ordens de seu pai (Jo 6:38).

Gn 37:18-22 Imediatamente eles planejam matá-lo (Mt 12:14 e Jo 5:18).

Gn 37:23-36 O ato é consumado. José se foi. Ao menos no que diz respeito a seus irmãos, se foi para sempre (Jo 15:24). Sua túnica é mergulhada no sangue de um animal morto e levada a seu pai. Este mundo pensa que quando Jesus morreu na cruz aquilo tenha sido o Seu fim. (Mt 27:62-66 e Jo 15:25).

#039

Quando Cristo é feito minha sabedoria, então posso viver sem a minha própria sabedoria.

GÊNESIS 38

Muitas pessoas tentam imaginar por que Deus teria incluído este capítulo na bela história de José. Bem, é bom vermos que na lista dos ancestrais de nosso bendito Senhor, em Mt 1:1-3, este mesmo incidente é mencionado! Nosso Senhor nasceu da tribo de Judá. Isto apenas magnificou a graça de Deus. Nos mostra que toda a raça humana é má. Não há bem em nenhum de nós. O Senhor Jesus foi o único Homem perfeito que já viveu - Hb 7:14. Mas leia do poder transformador (para nós) da morte e ressurreição de Cristo (Hb 10:14).

#040

Na vida de Cristo, Deus Se aproximou do homem... na morte de Cristo, o homem pode aproximar-se de Deus.

GÊNESIS 39

Gn 39:1-6 José, em submissão, se adapta à vida de um escravo. Não lemos de qualquer reclamação (Lc 2:49-52).

Gn 39:2 Que belo parêntese e que segredo para entendermos! O Senhor estava com ele em sua prosperidade. (Veremos outra afirmação notável mais tarde neste capítulo).

Gn 39:7-20 Tentado, não apenas um dia, mas muitos (Hb 4:15). As circunstâncias favoráveis são a causa dos ataques sutis que Satanás às vezes traz sobre nós.

Gn 39:9 Todo pecado é contra Deus. Ele não disse "nós", mas "eu". Ele estava em uma posição muito mais responsável do que ela. Ela não conhecia o Senhor.

Gn 39:21-23 Que doce cumprimento do início do versículo 2. Aqui na adversidade, agora na prisão, existe esta bendita confiança de que "o Senhor estava com José". (Na prosperidade, e na prisão).

Gn 39:23 O Senhor estava por detrás de todos os eventos. Nós também podemos descansar na promessa de Fp 1:6.

#041

Através da morte de Cristo recebemos um poder que nos capacita a resistir a Satanás e seus enganos.

GÊNESIS 40

As mais terríveis circunstâncias não fizeram com que José se comprometesse. Estes dias negros apenas precedem a aurora. Portanto não desistamos tampouco, o Senhor Jesus logo vem. José não sabia que aqueles eventos iriam ser os próprios meios de levá-lo à presença do grande rei Faraó. Os dois destinos, do copeiro e do padeiro, são similares aos dois ladrões que estavam pendurados em ambos os lados do Salvador. Um pereceu, e o outro foi para o paraíso com Cristo. Repare quão fácil foi para José dizer o significado dos sonhos. Por que? Porque Deus era tão real ao Seu servo sofredor (Jo 15:15).

Gn 40:14 Que pedido simples. Quão fácil de cumpri-lo. O Senhor Jesus nos fez um pedido (Lc 22:19).

Gn 40:23 Seria possível? Com que freqüência, no transcorrer da semana, nossos pensamentos estão associados a Cristo e a tudo o que Ele sofreu na cruz por nós? José esperou dois anos!

#042

Minha vida expressa o quanto sou semelhante a Cristo.

GÊNESIS 41

Gn 41:1 "Ao fim de dois anos inteiros". Deus registrou exatamente o tempo que Seu pobre servo foi esquecido. Mas não esquecido por Deus.

Gn 41:1-7 Deus colocou os sonhos na cabeça de Faraó. Deus sempre tem um plano.

Gn 41:8 O rei procura os sábios, como Mt 2:12. Mas Eles não tinham as respostas, pois não conheciam o Deus de José (1 Co 1:19-31).

Gn 41:9-13 A recordação tardia.

Gn 41:14 Precipitadamente, ele é tirado do calabouço. Isto era para José como o vértice de um "V"; e tão semelhante à morte e ressurreição de Cristo. José trocou de roupa, Cristo, em ressurreição recebeu um corpo glorificado (1 Co 15:20-23).

#043

Em Sua morte, o Senhor Jesus, como Filho do Homem, glorificou a DEUS... durante toda a Sua vida Ele glorificou a Seu PAI.

GÊNESIS 41

Gn 41:33 O homem a ser escolhido precisava ser prudente e sábio (Hb 7:26).

Gn 41:38-39 Faraó liga a vida de José a Deus. "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31).

Gn 41:41 Exaltado sobre toda a terra do Egito! (Fp 2:9).

Gn 41:45 José recebeu um novo nome (Fp 2:9) e uma esposa gentia (Ef 5:25-27 e At 15:14).

Gn 41:47 Anos de abundância. O mundo está passando por seus anos de abundância - a fome vem depois. Mas José armazenou para o futuro.

Gn 41:53-57 Chega a fome. Faraó diz, "Ide a José" (Jo 14:6). O humilhado José se torna o exaltado José! Da cova para o palácio! O humilhado Jesus se torna o Centro da glória (Fp 2:5-11).

#044

Aquele que criou os céus e a terra, pediu um gole d'água.

GÊNESIS 42

Passaram-se mais de 18 anos desde José ter sido vendido. Mas Deus tem em mente um grande propósito. Quão pouco imaginavam os irmãos que aquele de quem tinham tanto ciúmes, e a quem venderam para escravidão, seria aquele a quem teriam que suplicar por pão! Quão pouco este mundo imagina que cada joelho irá se dobrar a Jesus (Fp 2:10).

Gn 42:6 Conte o número de vezes que eles se curvaram diante de José.

Gn 42:7 Ele os conheceu (Jo 15:16).

Gn 42:8-11 É só quando os irmãos reconhecem sua iniqüidade é que ele poderia revelar o grande segredo de quem ele era.

Gn 42:12-20 As dificuldades aumentam, de modo que o exercício em seus corações se torna mais profundo.

Gn 42:21 Eles não podiam esquecer o momento, anos antes, quando viram sua expressão, quando o tinham vendido como escravo (Mt 27:36). (Para o Senhor Jesus não houve piedade.)

Gn 42:22 Seu sangue será requerido (Mt 27:75).

Gn 42:25-28 Repare nas últimas nove palavras!

Gn 42:29-38 Parece que a história deve terminar aqui. Que tragédia se assim tivesse ocorrido! (1 Co 15:14,8,19).

Gn 42:36 Repare nas últimas seis palavras. Que contraste, podemos dizer! (Rm 8:28).

#045

A ressurreição de Cristo foi a segunda manhã na história da criação.

GÊNESIS 43

Gn 43:1 Deus estava permitindo que a fome ficasse pior. Mas Ele percebeu o quanto o povo a sentia. Há várias palavras comoventes ditas neste capítulo... As palavras de Jacó nos versículos 6,7,11-14. De José em 16,27,29. Do mordomo em 23. Os irmãos tomados pela culpa nem imaginavam que José conhecia suas consciências culpadas (veja 42:21-23). Eles pensavam dele como sendo um homem de dura cerviz (como eles próprios tinham sido muitos anos antes). Mas José não tinha nada para eles além de amor em seu coração. Quão pouco entendemos o amor do Senhor por nós, quando Ele permite que passemos por tristezas e dificuldades.

Gn 43:8-10 Volte e veja a parte que Judá teve quando se livraram de José. E veja o coração mudado. Ele está pronto a oferecer sua vida por seu irmão Benjamim.

Gn 43:11,15,25-26 Jacó ainda acha que os presentes irão ajudar. Pense no quão pouco isso iria significar para José. Ele estava interessado em seus corações. (Repare no contraste daquilo que José enviou como presente - 45:20-23).

Gn 43:30-31 Você consegue ler isto sem se comover? Que coração amoroso. Ele não guardava nenhum rancor por eles, e todavia ele não poderia deixar que vissem seu próprio coração. É só quando eles tivessem aprendido o quão mau era o coração deles que poderiam entender seu coração de amor.

#046

A Sabedoria transforma o conhecimento em discernimento; e a Sabedoria é nosso Senhor Jesus Cristo.

GÊNESIS 44

Gn 44:1-13 Que grupo de homens em dificuldades! Mas um coração quebrantado diante de Deus é prelúdio de bênção para o crente. Lembre-se de que as escrituras só têm um significado, mas muitas aplicações. A interpretação primeira de toda esta história é uma figura de Israel, não da igreja. (A igreja está representada por Azenate, 41:50 - a esposa gentia de José). A experiência dos irmãos é um tipo de Israel na tribulação. Eles irão então, como uma nação, passar por um tempo de terrível tribulação por aquilo que fizeram a seu Messias (At 2:36). Então, quando estiverem completamente quebrantados, o Senhor Jesus irá voltar para eles, e reinar como rei sobre a terra (Rm 11:26). Nós, igreja, somos Sua noiva (Ef 5:25) e reinaremos com Ele sobre a terra.

Gn 44:16 Agora vem a confissão final. Deus descobriu a iniqüidade deles? Deveras? O que eles na verdade demonstravam era - agora descobrimos que Deus sabe.

Gn 44:18-34 Que palavras ternas! Vem do coração de um homem verdadeiramente quebrantado.

#047

Tudo em CRISTO... nada sem ELE.

GÊNESIS 45

Agora as comportas de amor se abrem e José se dá a conhecer a seus irmãos (Zc 14:4 e 13:6).

Gn 45:3-4 Repare na afirmação que é repetida (Todos os redimidos irão sempre se lembrar de que fomos nós que colocamos o Senhor Jesus Cristo na cruz - Jo 1:29).

Gn 45:5,7,8,9 José faz menção de Deus quatro vezes. Deus estava por detrás da terrível experiência de José ao ser vendido como um escravo, e estava preparando um caminho para que toda a família fosse preservada e abençoada.

Gn 45:9-15 Eles devem voltar rapidamente para os que ficaram em casa e contar a eles de José (Jo 17:18). Assim José lhes disse o que deviam falar (Mc 16:15). Eles deviam se apressar (2 Co 6:2). Tudo seria provido a eles (Rm 8:32).

Gn 45:20 Lhes foi dito que não se preocupassem com suas próprias coisas (Fp 4:6). Por meio do sofrimento, José havia recebido a coroa (Hb 1:3, 2:9-10, 9:28).

Gn 45:16-20 A alegria que Faraó e toda a sua casa sentiram quando ouviram as notícias da família de José nos falam da grande reputação que José devia ter.

Gn 45:25-28 José havia dito a eles que falassem a seu pai de toda a sua glória no Egito (vers. 13) mas repare que no vers. 26 qual a primeira coisa que dizem a seu pai! O grande tema do Cristianismo é que Jesus vive (Ap 1:18).

Jacó havia acreditado nas mentiras que seus filhos antes lhe haviam contado (37:32). Agora quando a verdade é dita, ele não acredita. Muitas pessoas acreditam alegremente em todas as mentiras que ouvem acerca de Deus. Mas não crêem na verdade. Virá o dia quando Deus fará com que creiam na mentira (2 Ts 2:10-12).

#048

Se meu coração estiver cheio de Cristo, as coisas que são contrárias a Ele não me atraem.

GÊNESIS 46

Gn 46:1 Jacó adorou a Deus antes de sair da terra.

Gn 46:2 Deus responde, e lhe assegura que sua família se tornaria uma grande nação! E Ele lhe assegura de Sua presença. Mas o melhor de tudo, Ele lhe assegura que Lhe fará subir outra vez (Jo 13:3).

Gn 46:5-26 A grande família de 66 almas viaja para o Egito. Não falta nenhum. Seriam eles todos homens bons, honestos, corretos? Dificilmente, mas formavam um povo humilhado. E é isso o que conta para Deus.

Gn 46:28 Isto é interessante. Judá outra vez; (Zc 10:6), ele é escolhido para ir na frente, e encontrar José. A tribo de Judá está hoje de volta à terra de Israel. Eles serão os primeiros a darem as boas vindas ao Senhor Jesus quando Ele voltar para reinar sobre a terra.

Gn 46:29 O próprio José vai encontrá-los em uma carruagem (Is 66:15).

Gn 46:30 Lemos das mãos de José, de suas lágrimas, de sua face, seu sangue e suas palavras. Agora se você quer ter alguns doces pensamentos e meditações, pense nestas mesmas cinco coisas do Senhor Jesus.

#049

Santidade não é o caminho para Cristo, mas Cristo é o caminho para santidade.

GÊNESIS 47

Gn 47:1-12 A família de José é assentada na melhor parte da terra do Egito (vers. 6 e 11).

Gn 47:13-26 José está no total controle do Egito. Quanto deviam amar José. Esta parte da história é uma figura do futuro, do reino de 1000 anos do Senhor Jesus. A terra prosperará e ficará em paz. Vale a pena ler Sl 72:1-9 e Is 11:4-9 (sobre o milênio).

Gn 47:27-31 Os últimos dias de Jacó (ou Israel). Mas apesar do belo lugar que recebera, apesar da grande coisa que era ter seu filho governador de todo o país, Jacó agora volta seus pensamentos para a terra da promessa! Seu lugar de descanso não seria no Egito, mas em Israel.

#050

A Palavra revela Cristo como Aquele que fez toda a obra e Aquele que merece toda a glória.

GÊNESIS 48

As 12 tribos de Israel eram as famílias dos 12 filhos de Jacó. Mas não havia uma tribo de José! Todavia algo melhor aconteceu. Os dois filhos de José foram elevados a esta honra. Naqueles dias o filho mais velho recebia o dobro dos outros (Dt 21:17). Mas José não era o filho mais velho! Abra em 1 Cr 5:1 e você verá que José recebeu a primogenitura e o por quê disso! Assim ele recebeu porção dobrada. Leia também Ez 47:13. Adão foi como o primogênito, mas por haver pecado, perdeu a bênção. O Senhor Jesus (sendo como o segundo - 1 Co 15:47) recebeu a porção dobrada... a igreja, Sua esposa, composta de dois povos, os Judeus crentes e os Gentios crentes.

Gn 48:1-4 Uma bênção especial para José.

Gn 48:5-22 Os dois filhos de José. Jacó sabia melhor que José o que Deus queria. Mesmo Jacó sendo cego, ele podia enxergar melhor! Às vezes quando somos mais cegos para as coisas deste mundo, vemos melhor as coisas de Deus (2 Co 4:18). O filho mais jovem é elevado acima de seu irmão mais velho. (Mais uma vez como Adão e Cristo).

Gn 48:15-16 Que final feliz para a longa vida de Jacó, e que bela coisa para se dizer do cuidado de Deus para com ele.

#051

Poucos livros de história mencionam que o Deus Criador em Pessoa veio a este mundo. O que seria de nós se Ele não tivesse vindo!

GÊNESIS 49

Ao morrer Jacó abençoa todos os seus filhos, e isto se revela como uma profecia do futuro da nação de Israel. Não podemos tratar de cada bênção dos irmãos individualmente. Vamos olhar para o mais importante - Judá (v. 8-12). Era na tribo de Judá que nasceria o amado Filho de Deus. Pare alguns minutos para ler algumas referências a este Bendito nas escrituras do Antigo Testamento. Sl 60:7, Nm 24:17, Ez 21:27, Zc 6:12-13. E bem no começo da Palavra de Deus - Gn 3:15.

Gn 49:10 A parte final do versículo se refere a nós, Gentios. Somos nós os povos.

Gn 49:22-26 José é outra figura de Cristo em Sua majestade e glória.

Gn 49:27 Benjamim é uma figura de Cristo em poder, em um dia futuro quando Ele irá reinar em poder sobre esta terra, mas particularmente sobre Israel.

#052

A única maneira do mundo poder ver Cristo é em Seu povo, enquanto andam em comunhão com Ele.

GÊNESIS 50

Gn 50:1 Que terno amor José demonstra para com seu pai.

Gn 50:2-13 Um dos grandes funerais das Escrituras. Jacó é sepultado ao lado de Abraão e Sara, Isaque e Rebeca e da primeira esposa de Jacó, Lia (49:31). Ali, hoje, em Hebrom, seus corpos aguardam pela ressurreição quando nós, juntamente com eles, iremos ouvir a bendita voz do Senhor Jesus - 1 Ts 4:16-17.

Gn 50:14-26 Quando Jacó morre, os irmãos de José ficam com medo que ele se vingue neles. Em outras palavras, pensavam em Jacó como sendo o protetor deles, mais do que José. Haviam desfrutado do amor, proteção e provisão de comida vinda de José por 17 anos e agora têm medo dele! Mas tudo isso é muito parecido conosco. O coração de cada crente logo fica com dúvidas acerca do imutável amor de Deus. Não há nada além de amor para nós. Toda a ira de Deus acerca de cada pecado que cometemos em toda a nossa vida foi descarregada sobre o Senhor Jesus. Simplesmente não sobrou nenhuma ira. Não sobrou nada além de amor! E cada ato dEle para conosco (mesmo as dificuldades) é um ato de amor - Hb 12:5-13.

Gn 50:22-26 Lindo final. A fé de José o leva muito além do caixão no Egito. Ela alcança um dia melhor. Um dia eterno. "Deus certamente vos visitará!" Assim ele dá ordens a respeito de seus ossos. Que estes também deveriam ser levados de volta à terra (e foram - veja Js 24:32, Ex 13:19, Hb 11:22).

Na última referência vemos o valor dado por Deus à fé de José. O Egito só podia dar um caixão. Este mundo é nosso Egito. Mas podemos agradecer a nosso bendito Senhor Jesus Cristo, pois por Ele podemos dizer, "Certamente vos visitará Deus"!

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice