Contents

[ ]

Índice

 

#267

Uma Bíblia que está se despedaçando geralmente pertence a alguém que não está!

GÁLATAS 1

Aqui há mais sinais de perigo ao longo de nosso caminho por este mundo... (o deserto do crente). 1 Coríntios foi uma série de avisos contra os perigos morais e doutrinários. Gálatas é sobre os perigos espirituais (ou religiosos). Ambos os livros têm um versículo (sinal de perigo) que é o mesmo - 1 Co 5:6 e Gl 5:9. Leia Fp 3:6 e 1 Tm 1:15 para ver como Paulo tinha sido antes de ser salvo. Exteriormente e moralmente, Paulo tinha sido irrepreensível, mas espiritualmente ele estava pecando, pois estava pecando contra Cristo. Todo erro religioso ou doutrinário é contra Cristo. O apóstolo Paulo estava tão contrariado com o erro religioso no qual os crentes da Galácia haviam caído, que não diz nenhuma palavra favorável a eles, mas vai direto ao assunto que tanto o aborrecia.

Gl 1:1 Paulo demonstra sua autoridade como apóstolo, que não lhe fora dada por homens, mas por Jesus Cristo.

Gl 1:6-9 Ele avisa do "outro evangelho", pois alguns mestres já haviam se introduzido com falsas doutrinas. Até mesmo se um anjo apresentasse qualquer outra doutrina além daquela que Paulo estava apresentando, seria maldito. A má doutrina que estava sendo ensinada era que os crentes precisavam guardar a lei para se manterem salvos. E hoje há muitos que tentam fazer isto. Carregam suas Bíblias e podem citar vários versículos mas irão tentar nos colocar sob a lei.

Gl 1:11-20 Paulo não recebeu o evangelho de outros crentes, ou mesmo dos outros apóstolos, mas do próprio Senhor. Ele nos diz isso para que recebamos os avisos como vindos do Senhor.

#268

Para eu poder ligar a Palavra de Deus ao Espírito de Deus, preciso ter meus olhos fixos em Cristo.

GÁLATAS 2

Gl 2:4 Duas palavras importantes para se entender a Epístola. "Liberdade" e "Servidão" - a liberdade do evangelho de nosso Senhor Jesus, e a servidão da lei.

Gl 2:9 Paulo explica que o Senhor havia enviado a ele especificamente para pregar aos "incircuncisos" (os Gentios ou pagãos). Pedro foi enviado aos "circuncisos", (os Judeus). Satanás quer dividir estes dois grupos, mas o Espírito de Deus uniu ambos em um.

Gl 2:11-12 A princípio Pedro se relacionava tanto com Judeus como com Gentios, mas depois se separou dos Gentios, e nisso havia o perigo de uma triste divisão. Paulo o corrige rigidamente por isso.

Gl 2:16 Ele segue adiante para mostrar que não somos salvos por procurarmos guardar a lei, mas pela fé em Cristo. Por Sua morte e por Sua vida por nós agora no céu.

Gl 2:19-20 Paulo está morto para a lei, portanto ele pode seguir dizendo que "e vivo, não mais eu". É assim que Deus nos livra para sempre da servidão da lei. Estamos mortos para ela, por meio da morte de Cristo. Isto não significa que não ligamos para ela, pois o crente deve viver uma vida piedosa.

Gl 2:21 O terrível erro de se ensinar que a justiça vem pela guarda da lei.

#269

Incredulidade para com a verdade é natural... questioná-la não é difícil... mas a Palavra de Deus permanece tão clara e certa como sempre foi.

GÁLATAS 3

"Ó insensatos Gálatas..." Era uma insensatez eles darem ouvidos a mestres que queriam colocá-los sob a lei.

Gl 3:3 "Tendo começado no Espírito..." ou seja, vocês foram salvos pelo Espírito por meio da obra de Cristo - "acabeis agora pela carne?" Ou seja, vocês estão tentando viver a vida cristã em conformidade com a lei?

Gl 3:10 Se você estiver tentando guardar a lei, ela só poderá amaldiçoá-lo, pois ela continuamente revela que você é culpado, por mais que você tente. Se você deseja ter algo que não é seu, é culpado de transgredir todos os mandamentos! (Tg 2:10).

Gl 3:13 Que boas novas! Somos libertos - não por nossos próprios esforços, mas pela morte de Cristo que levou aquela maldição sobre Si.

Gl 3:21 A lei exigia obediência e justiça, e prometia vida se obedecessem, e morte se pecassem. Ela não podia dar vida pois todos pecaram.

Gl 3:22 A lei é como um espelho que mostra o quão sujos somos.

Gl 3:24 "Justificados pela fé". O que a lei não podia fazer, Cristo fez, pois Ele levou o castigo que nós merecíamos como transgressores da lei.

Gl 3:25 Não estamos mais sob esse aio, a lei. Não estamos mais sob a servidão, mas desfrutamos de liberdade. Não a liberdade de fazermos o que nossa velha natureza quiser, mas a liberdade de viver para agradar o Senhor. Temos uma vida que é capaz disto - (2 Pd 1:3) e que se alegra em fazê-lo.

#270

Deus registra o passado e revela o futuro em Sua Palavra, para me afetar no presente.

GÁLATAS 4

Gl 4:3 A escravidão para com as coisas deste mundo nas quais antes estávamos cativos.

Gl 4:5 Que contraste! Aqui somos redimidos, somos adotados na própria família de Deus e somos filhos. Um servo está escravizado, mas um filho é livre.

Gl 4:6 Sob o controle da lei, não poderíamos chamar Deus de "Pai". Mas como filhos livres, desfrutamos deste relacionamento.

Gl 4:7 Não somos apenas filhos, mas herdeiros de Deus. Não é de admirar que Satanás quer estragar tudo isso levando-nos de volta para o jugo da lei.

Gl 4:9 Paulo se maravilha de que eles pudessem ser enganados e retornarem à escravidão da lei. Muitos crentes hoje fazem o mesmo.

Gl 4:21 Em outras palavras, "vocês não sabem que a lei só pode condenar vocês e amaldiçoar vocês e declarar a sentença de morte?"

Gl 4:22-31 A histórias de Abraão e de seus filhos Ismael e Isaque. Ismael deve ser expulso para que Isaque possa ser desfrutado como o único filho. Ismael é uma figura de nossa velha posição sob a lei, e Isaque é o filho da promessa, uma figura de nossa posição em graça.

#271

Nunca haverá uma época, até que o Senhor venha, em que possa faltar luz na Palavra de Deus para guiar o crente.

GÁLATAS 5

Gl 5:1 Ainda numa linguagem das mais fortes, Paulo insiste com eles para que permanecessem na liberdade com que Cristo lhes havia tornado livres. Satanás é tão astuto que desviou a muitos de darem ouvidos ao evangelho da liberdade para escutarem aquilo que coloca os homens sob a servidão.

Gl 5:4 Se alguém professa ser salvo por graça, e então volta a guardar a lei, Paulo diz que tal pessoa caiu da graça. Tenhamos cuidado.

Gl 5:10 Paulo expressa confiança de que os Gálatas não seriam enganados por esses mestres da lei, e diz que tais mestres seriam tidos por responsáveis.

Gl 5:13 Somos libertados da escravidão do pecado e levados à liberdade, mas não para agirmos em vontade própria e levianamente. Pense no que custou ao Senhor Jesus para nos dar essa nova vida!

Gl 5:16-17 O viver no Espírito é nosso poder para evitar que façamos nossa própria vontade.

Gl 5:19-23 As obras da carne e o fruto do Espírito colocados em contraste. Certamente devemos estar mostrando o fruto do Espírito em nossa vida.

#272

A Bíblia não foi escrita para informar cientistas, mas não há nenhuma descoberta da ciência que possa aniquilar a verdade que ela contém.

GÁLATAS 6

Gl 6:1 Se um crente descuidado cometesse alguma falta, era responsabilidade daqueles que eram espirituais ajudá-lo, lembrando-se de que qualquer um deles poderia ter cometido a mesma falta.

Gl 6:2 Se realmente queremos ter uma lei para nossa época, aqui está uma: "Levai as cargas uns dos outros". O Senhor Jesus fez isto quando esteve aqui - pois é isso o que quer dizer "a lei de Cristo."

Gl 6:7-8 O que semeamos, certamente ceifaremos, mesmo como crente, com todos os nossos pecados perdoados e em nosso caminho rumo ao céu! Veja 2 Tm 2:12, 13.

Gl 6:9 Portanto, sirvamos, semeemos e esperemos. Pois o Senhor percebe tudo o que é feito para Ele em obediência à Sua Palavra e Ele retribuirá mais tarde.

Gl 6:10 Talvez nos esquecemos disto.

Gl 6:14 O mundo deu ao nosso Salvador uma cruz. E Paulo diz que a cruz permanece entre ele e o mundo que continua a odiar o Senhor. "Estou crucificado", diz Paulo - em outras palavras, o mundo não me quer porque pertenço Àquele que eles desprezaram. E o mundo está crucificado para mim, diz Paulo, "pois não quero a amizade daqueles que crucificaram meu Salvador".

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice