Contents

[ ]

Índice

 

#071

Não contamos agora com o privilégio de ter um apóstolo para guiar nossos pensamentos como acontecia no princípio da igreja... mas nos resta um recurso... o Espírito Santo que habita em nós.

ÊXODO 1

Agora passamos para o segundo passo... a saída.

Em Êxodo os filhos de Israel foram tirados do Egito por Deus; no livro de Atos (o livro mais ou menos correspondente do Novo Testamento) os filhos de Deus (crentes) são tirados da religião daqueles dias, o Judaísmo. "Êxodo" significa "saída". Deus sempre leva para fora antes de levar para dentro. Um crente não pode cometer erro maior do que achar que pode entender os pensamentos de Deus com sua mente natural. Devemos colocar para fora de nossa vida, em primeiro lugar, as coisas que sabemos não agradar a Deus. Leia Is 1:16,17 três vezes. Portanto hoje começamos o Livro da "saída".

Êx 16:1-6 Uma lista de todas as famílias a serem tiradas. Para o crente hoje, Deus conhece todos os que serão salvos. (At 15:16-18), nossos nomes estão escritos em Seu livro da vida (Ap 20:15), e formos escolhidos antes da criação da Terra (Ef 1:4).

Êx 16:7-14 O inimigo é o rei do Egito. O inimigo de nossas almas é Satanás - e aqueles que ele usa. As tribulações fez o povo entender que estava em terreno inimigo. Assim fazem nossas tribulações. Este não é o lugar para nos estabelecermos.

Êx 16:15-22 O homicídio está no coração de Faraó (como Satanás - Jo 8:44). Assim também a situação de Israel enquanto estava no Egito é uma figura do crente - a sentença de morte estava sobre nós - mas fomos libertados por Deus. Foi Deus Quem conservou em vida os bebês, embora aquelas que Ele usou (parteiras) não se comportaram como deviam no que se refere à honestidade. - 2 Co 4:7. A pessoa que o Senhor pode usar nunca é perfeita. Apenas Cristo é perfeito.

#072

O Espírito Santo mantém a Glória de Cristo coletivamente... o Senhorio de Cristo individualmente.

ÊXODO 2

Ex 2:1 Este homem mostra sua obediência à Palavra de Deus quanto a com quem deveria se casar. Compare Gn 24:3-4 com 2 Co 6:14,17.

Êx 2:2 Hb 11:23 nos fala um pouco mais do que há neste versículo. Deus enxerga dentro do coração.

Êx 2:3-10 Deus coloca as pessoas nos lugares que Ele as quer. Até mesmo um bebê chora no momento exato!

Êx 2:11-14 Moisés tinha um cuidado verdadeiro para com seus irmãos, os Hebreus, mas age de um modo terrível... ele mata o Egípcio. Moisés deve aprender que isto não trará jamais bons resultados.

Êx 2:15-22 Deus está ensinando Moisés a ternura de espírito para com aqueles em dificuldades.

Êx 2:23-25 A dificuldade deles estava levando-os mais perto de Deus e os fazia sentir sua necessidade dEle. As pessoas suspiravam, choravam e gemiam; mas Deus escutava, lembrava, olhava e os tinha em consideração (conhecia a condição deles). Ele sempre escuta quando nós reconhecemos nossa necessidade.

#073

O Espírito Santo não reúne crentes em torno de meras opiniões (por mais verdadeiras que sejam) mas reúne a CRISTO.

ÊXODO 3

Êx 3:1-6 Mais lições em particular dadas a Moisés. A sarça (arbusto) está queimando, todavia não se consome... uma figura do santo juízo de Deus que ainda não está destruindo.

Êx 3:7-10 Deus vê! Deus escuta! Deus Se importa! Deus promete! O crente deve entender isto em sua vida.

Êx 3:11-12 Moisés pensa em sua própria fraqueza. Deus lhe diz que ele não pode fazer a obra, mas Deus pode.

Êx 3:16-19 Deus dá a Moisés o homem mais velho e responsável de Israel para encorajá-lo. Eles agiriam juntos e o resultado seria a libertação certa de Israel.

Êx 3:13-15 Maravilhosa descrição de Deus. Leia várias vezes. Sua grandeza é irresistível.

#074

A fidelidade na prova e na tentação mostra tanto o poder como a energia de ação do Espírito.

ÊXODO 4

Êx 4:1-9 Moisés pensa em sua própria fraqueza ao invés de escutar o que Deus acaba de lhe dizer (no capítulo 3). Deus, em misericórdia, faz três coisas para demonstrar Seu poder.

Êx 4:10-17 Ao invés de confiar no Senhor, Moisés continua duvidando e agora perde parte do lugar de privilégio. Deus usa dois homens para fazer uma obra. Nunca deveríamos duvidar do poder de Deus, nem pensar muito de nós mesmos.

Êx 4:24-26 Moisés falha em obedecer e circuncidar seus filhos, aparentemente porque sua esposa não queria que o fizesse. Isso quase custou a vida de Moisés.

Êx 4:27-31 Repare com que rapidez Aarão obedece o Senhor. Moisés faz todos os milagres outra vez.

Êx 4:31 Maravilhosas palavras... eles creram... eles escutaram... os últimos sete verbos nos mostram o resultado final!

#075

Na hora mais negra para o Senhor... a cruz... Ele não nos pede que sintamos pena dEle mas que sejamos abençoados por aquela hora.

ÊXODO 5

Êx 5:1 Finalmente Moisés e Aarão vão a Faraó, o rei do Egito. Eles repetem as palavras do Senhor.

Êx 5:2 Faraó usa uma linguagem perigosa contra o Senhor. Hb 12:5 é um aviso para nós não endurecermos nosso coração.

Êx 5:6-14 Ao invés de obedecer o Senhor, Faraó faz os israelitas trabalharem mais. As circunstâncias se tornam rapidamente piores. Faraó (um tipo de Satanás) é um patrão duro.

Êx 5:19-23 Estes oficiais estão agindo sem a direção de Deus ao irem a Faraó; eles culpam Moisés (como crentes que agem sem a direção da Palavra de Deus. Eles sempre causam problemas). Moisés perde sua confiança no Senhor. Há lições que ele ainda precisa aprender.

#076

Nossas afeições são sempre tocadas quando nos ocupamos com Cristo na cruz, entregando-Se a Si mesmo por nós... nossa energia é ativada ao nos ocuparmos com um Cristo glorificado.

ÊXODO 6

Êx 6:1 Que resposta graciosa o Senhor dá! A incredulidade de Seu povo não altera Seu propósito de introduzir os Israelitas na terra da promessa.

Êx 6:2-8 Deus concede outra vez Sua clara promessa. Será que desejamos crer em Deus quando Ele fala antes de Ele agir? Isto é fé. Um novo nome de Deus - "Jeová" - é dado aqui. O Nome especial de Deus dado antes tinha sido "Deus Todo-Poderoso" (vers. 3). (No cristianismo hoje Deus Se revelou completamente como Pai, Filho e Espírito Santo).

Êx 6:6-8 Repare as sete vezes em que o Senhor se refere a eles no futuro: Em (1) livramento, (2) liberdade, (3) poder, (4) intimidade, (5) relacionamento, (6) bênção e (7) herança. Você pode identificar isso?

Êx 6:9 Moisés entregou uma mensagem feliz e confortante, mas não foi ouvida porque o povo estava muito angustiado. Com que freqüência perdemos algo porque não somos pacientes e não cremos em Deus!

Êx 6:13, 14-27 Obediência à Palavra de Deus é o que Deus insiste. Deus sabia que o povo seria levado para fora do Egito, portanto Ele nos mostra aquelas famílias que mais tarde seriam líderes especiais entre os Israelitas.

#077
 
Há eficácia no sangue de Cristo capaz de limpar até o pecado daqueles que derramaram Seu sangue.

ÊXODO 7

Êx 7:1-7 Deus estava para tirar Israel do Egito "com grandes juízos" (castigos).

Êx 7:4 Se Faraó, o rei, agisse duramente para com Israel, ele receberia o mesmo tratamento de volta (compare Gn 12:3 e Gl 6:7).

Êx 7:3 Alguns podem pensar que Deus tenha endurecido o coração de Faraó primeiro, mas não foi assim. Faraó primeiro endureceu seu coração (5:2), embora Deus tenha dito de antemão que sabia que Faraó iria se recusar a deixar os Israelitas saírem do Egito (3:19).

Êx 7:8-13 As pessoas gostam de ver milagres, mas seus corações não são mudados por tais atos de poder. O mesmo sucedeu quando Jesus esteve aqui - veja Jo 2:23-25 e Jo 6:25-29.

Êx 7:14-25 O Senhor começa a derramar Seus grandes castigos sobre toda a terra do Egito. Mas os homens sob o poder de Satanás (vers. 22) também fazem grandes coisas, e o rei continua a não dar atenção ao Senhor. Faraó estava tão endurecido de coração (vers. 23) que nem mesmo se sentiu incomodado pelos problemas de seu próprio povo enquanto este buscava água para poder beber. Foi o Senhor em Sua misericórdia Quem interrompeu este primeiro castigo (vers. 25).

#078

A cruz de Cristo é o lugar onde a vontade de Deus cruzou com a vontade do homem.

ÊXODO 8

Êx 8:1-7 O segundo castigo; mas os homens de Satanás ainda estão trabalhando!

Êx 8:8-15 Só o Senhor poderia fazer cessar o problema. Moisés ora por aqueles que estavam causando os problemas, pois Faraó parecia estar cedendo um pouco.

Êx 8:6-19 O terceiro castigo. Satanás não tem poder para produzir vida do pó. Só Deus dá vida a qualquer criatura. Satanás sempre tenta imitar Deus. Hoje escutamos de milagres sendo feitos; tenhamos cuidado com as imitações de Satanás.

Êx 8:20-24 O quarto castigo. Quão gracioso da parte do Senhor poupar Seu povo! Ele fez diferença (vers. 22-23). Lembre-se sempre de que somos um povo separado! Não existe algo como uma irmandade comum a todos os homens!

Êx 8:25-32 Moisés entende esta separação e não irá concordar em sacrificar a Deus na terra do Egito. Os Israelitas devem ir sozinhos - não deve haver mistura de Egípcios e Israelitas. Quão triste é vermos locais de profissão cristã em nossos dias que convidam qualquer pessoa que passe para "adorar conosco".

#079

Deus não usa nenhuma escritura para provar Seu amor por nós que não aponte para a cruz.

Êx 9:1-7 O quinto castigo (ou praga). O Senhor separa até os animais; mas Faraó ainda não acredita e não irá dar ouvidos.

Êx 9:8-12 O sexto castigo. Começando agora a chegar mais perto ao tocar os corpos dos Egípcios inclusive de seus "fazedores de milagres". Ainda assim nenhuma mudança ocorre em Faraó!

Êx 9:13-26 O sétimo castigo. Com um aviso especial dado mais pessoalmente a Faraó. Ele tinha seu lugar de autoridade dada por Deus (veja Rm 13:1), mas estava pensando muito de si mesmo e não estava obedecendo a Palavra de Deus. Ele devia sua própria vida a Deus (vers. 16-17) mas não queria admitir isso. Alguns de seus servos mostraram crer em Deus pelas suas atitudes (vers. 20). Se os líderes se voltam contra Deus, não podemos seguir seu exemplo, mas agir por fé por nós mesmos.

Êx 9:27-35 A primeira confissão de pecado vinda de Faraó, mas será que sentia isso? Moisés podia ver que Faraó não estava do lado de Deus, mas Moisés agindo com misericórdia roga outra vez por aqueles que não podiam rogar por eles mesmos. O Senhor é honrado e Faraó se torna mais responsável do que nunca por suas tolas ações.

#080

A cruz foi, primeiro, Redenção... então a morte da carne.
O Mar Vermelho... a morte de Cristo por nós; o Jordão... nossa morte com Cristo.

ÊXODO 10

Êx 10:1-11 A metade do versículo 3 é o que muitos crentes hoje não estão querendo fazer! Mas é a única "estrada" para a bênção de Deus na vida - veja Tg 4:9-10. Os servos de Faraó argumentam com ele que o Egito estava sofrendo. Eles não se importavam com Deus. Faraó estava querendo deixar os homens de Israel saírem de um modo que tivessem que voltar para seus lares e suas famílias. Faraó não queria a separação total do povo de Deus. Satanás é assim hoje.

Êx 10:12-15 O oitavo castigo. Não resta comida.

Êx 10:16-20 Faraó agora está com pressa, e sua confissão vai além da anterior. Mas ele está interessado somente em se livrar dos problemas (veja a palavra "somente" duas vezes no versículo 17).

Êx 10:21-29 O nono castigo. Há novamente uma grande diferença entre os Egípcios e os Israelitas. Será que existe diferença entre nosso lar e um lar mundano? Moisés não faria concessões de espécie alguma (maravilhoso exemplo para nós), e Faraó sela seu próprio destino ao recusar se submeter a Deus.

#081

Na cruz... Deus foi glorificado... o amor foi revelado... a paz foi buscada... a graça foi manifestada... a expiação foi feita... o pecado foi abolido... e Satanás foi derrotado.

ÊXODO 11

Este é o último aviso do Senhor antes que venha castigo final. É possível que cada uma destas pragas condenasse um diferente deus falso dos Egípcios.

Êx 11:7 Nos fala outra vez do quanto o Senhor Se agrada em Seu povo e pode mostrar Seu poder a eles. A porta a esta graça está para ser fechada para sempre. No Egito (uma figura deste mundo) o castigo de Deus estava para cair.

#082

A morte é o fim da vida natural para o homem pecador... mas a morte perdeu seu aguilhão para com o crente.

ÊXODO 12, Vers. 1-20

Moisés é grande. Repare o que Nm 12:3 e 7 diz acerca dele.

Êx 12:2 O que estava para ser dito aos Israelitas era para ser o início de um modo de vida totalmente novo para eles.

Êx 12:3-5 "Um cordeiro... o cordeiro... para si um cordeiro"; isto torna tudo pessoal para cada Israelita - veja 1 Pd 1:18-20.

Êx 12:6 Eles precisavam ter certeza de que o cordeiro era perfeito.

Êx 12:7 Eles precisavam "tomar do sangue" do cordeiro morto e colocá-lo onde Deus havia dito.

Êx 12:8 Repare a palavra "assada". O cordeiro depois disso nunca deveria ser assado quando guardassem a Páscoa. Era para ser cozido em água como em 16:23. Assar coloca o cordeiro diretamente no fogo. O Senhor Jesus foi exposto ao fogo do juízo de Deus na cruz uma só vez. Quando recordamos o Senhor Jesus ao tomarmos o pão e o vinho trata-se da memória do que Ele fez uma vez.

Êx 12:8-11 Todos deveriam comer o resto do cordeiro, como pessoas prontas para deixarem o Egito. (Como um crente iniciando sua nova vida).

Êx 12:12-13 O décimo e final juízo, pelo qual o Senhor fez o que prometeu.

Êx 12:14 Esta festa memorial especial foi, para os Israelitas, como a Ceia do Senhor (1 Co 11:23-26) é agora para os Cristãos.

Êx 12:15-20 "Sete dias" é um período "completo", começando imediatamente após a festa do versículo 14! 1 Co 5:6-8 dá o significado desta festa de sétimo dia para os Cristãos. Em toda a nossa vida Cristã, desde o momento em que fomos salvos, devemos agir sinceramente (honestamente, corretamente) e em conformidade com a verdade da Palavra de Deus. O fermento (uma figura do mal) era para ser tirado de suas casas... o mal é para ser tirado de nossa vida.

#083

A cruz de Cristo ultrapassa em glória moral tudo o que este universo jamais poderia conter!

ÊXODO 12, Versículos 21-51

Êx 12:23 Veja o contraste entre as dez primeiras palavras e as quatorze últimas. O que faz a diferença para nós que cremos? O sangue do Senhor Jesus e nada mais (veja a metade do versículo). Será que seus familiares sabem disso? Será que faz com que nossos corações adorem ao Senhor?

Êx 12:31 Faraó é forçado por Deus a fazer o que não queria fazer.

Êx 12:35 Os Israelitas pediram aos Egípcios prata, ouro e vestidos.

Êx 12:36 E os Egípcios deram a eles o que pediram!

Êx 12:42 Provavelmente poderíamos dizer corretamente que esta foi a maior noite da história de Israel, a noite em que houve trevas e sangue. Para os crentes hoje, recordamos a cruz do Senhor Jesus Cristo quando houve trevas por três horas, e então sangue foi derramado.

Êx 12:46 Última parte. Eles tinham o cordeiro inteiro assado sobre a mesa para comerem, mas havia que se tomar cuidado para que não quebrassem um osso. Agora veja em Jo 19:36 e 1 Co 5:7 como isso tudo apontava para o Senhor Jesus.

Êx 12:49 Havia um padrão que servia para todos - o que Deus havia dito! Quão importante é a Sua Palavra.

#084

Minha alma não está em uma condição saudável a menos que eu esteja aguardando pelo Filho de Deus vindo do céu.

ÊXODO 13

Êx 13:1-13 Agora que eles haviam sido redimidos pelo sangue do cordeiro, eram o povo de propriedade de Deus. Estavam prontos para estar com Ele nessa longa jornada... eram agora um povo santo. Cada bebê recém nascido deve ser lembrado como pertencendo ao Senhor. (Leia vers. 2 e 11-13). Um cordeiro precisava ser sacrificado para aquele menino.

Êx 13:3-10 Isto prevê o dia em que chegariam na "terra prometida" (Israel). Eles teriam que procurar em suas casas para se certificarem de não existir fermento na casa por sete dias (o número perfeito). Para nós isto pode significar que toda a nossa vida deveria ser separada do mal de todos os tipos e vivermos para o Senhor que é santo.

Êx 13:14-16 Mais tarde, quando um filho perguntasse a seu pai, "Por que você está fazendo isso?", o pai diria, "Porque o Senhor fez tanto por nós nos libertando do Egito." Eles precisavam recordar isso. Quanto mais nós precisamos lembrar o que Cristo fez por nós! Nós o faremos por toda a eternidade (Ap 1:5,9).

Êx 13:17-22 Que terno cuidado e proteção de Deus! Ele os guardou de ficarem desencorajados (vers. 17), os guiou como seu Líder, os protegeu do calor do sol, e lhes deu luz e calor à noite (vers. 21) e nunca interrompeu Seu cuidado - vers. 22! E quanto mais Ele faz hoje, pois fomos redimidos pelo sangue do Filho unigênito de Deus.

#085

Segurança... onde nenhum inimigo chega
Descanso... onde já não haverá labor
Gozo... onde tristeza alguma tem lugar
Paz... onde a luta terá terminado

ÊXODO 14

Êx 14:1-4 Começa a longa jornada. O Senhor disse a Moisés exatamente onde ir. (Isso é tudo o que nós crentes precisamos entender - Ele guia. Mas temos que obedecer).

Êx 14:5 Faraó logo se esquece do que Deus fez (veja o capítulo 12, versículo 29-31).

Êx 14:9-14 Exteriormente parecia que tudo era contra os Israelitas. Até eles próprios ficaram desencorajados e com medo.

Êx 14:15 O Senhor disse "marchem". (É só quando colocamos em prática a verdade de Deus em nossa vida que o poder de Deus será visto em nós).

Êx 14:19-20 Que tremendo milagre!

Êx 14:24-25 O Senhor faz o que ninguém mais poderia fazer, e até os Egípcios sabiam disso.

Êx 14:26-28 Mas eles estavam muito atrasados! Lembre-se de Gn 6:3.

Êx 14:29-31 Que diferença para Israel - salvo pelo Senhor, seus inimigos todos mortos, o próprio Senhor sendo a confiança deles (leia Rm 7:24-25, 8:1-4).

Tente entender que o tempo entre os capítulos 13 e 14 é como o crente hoje que foi redimido pelo sangue de Cristo, mas não tem a certeza de ter sido liberto do poder de Satanás. Mas quando eles viram todo o exército Egípcio afogado, conheceram que estavam libertos.

#086

A apostasia da cristandade é uma evidência maior da iminente vinda do Senhor do que a volta de Israel para a terra. Isto foi dito antes que Israel retornasse!

ÊXODO 15

No capítulo 12 eles tiveram o sangue; no capítulo 13:21 e 14:20, eles tiveram a coluna; e em nosso capítulo hoje eles tem o cântico. (Coisas diferentes, mas todas elas símbolos dAquele Jesus que atende todas as nossas necessidades.)

Êx 15:1 O cântico de Israel foi baseado no que Jeová fez no Egito; (nosso gozo está baseado no que Cristo fez no Calvário, Rm 5:11).

Êx 15:1-12 A obra do Senhor ao salvar os Israelitas os leva a aprender mais dEle e a louvá-Lo.

Aqui o Senhor os guiou para fora do Egito, no versículo 17 Ele os guiará para "dentro" da terra, e há a necessária direção entre uma coisa e outra (vers. 13) (Será que podemos confiar nEle? Certamente!).

Êx 15:14-18 Outras ouvem e ficam com medo.

Êx 15:17 Este é para se tornar o centro de toda a Terra em um dia vindouro (veja Zc 14:4,16).

Êx 15:22-26 Mais uma vez as coisas parecem ruins - apenas água amarga. O "lenho" nos recorda a cruz de Cristo. Quando introduzimos pensamentos da cruz em nossa "amargura" na vida, o resultado é doçura.

Êx 15:27 Sua graça mais uma vez - abundância de boa água e descanso. (Será que estamos aprendendo mais de como é Seu coração?).

#087

O tempo se abrevia... as trevas se adensam e o mal aumenta... mas os raios da manhã estão iluminando nosso dia. 2 Pd 1:19... o que será ver Sua face!

ÊXODO 16

Êx 16:2-3 Reclamando outra vez! O vers. 8 nos mostra contra Quem as pessoas estavam realmente reclamando. Compare com 1 Tm 6:6,8.

Êx 16:4 Um dos maiores e mais duradouros milagres feitos por Deus para os Israelitas. Mais de 1.000 toneladas de maná devem ter caído do céu a cada dia durante quarenta anos. (Jo 6:26-35, 48-58 é a lição espiritual para nós hoje. O próprio Cristo não é apenas nosso Salvador, mas Ele deve ser nosso "alimento" diário.)

Êx 16:20-27 Quão lerdos somos para confiar no Senhor e nos entregarmos em Suas mãos! E quão paciente Ele é conosco. Ele não muda Sua Palavra quando falhamos, mas nos faz sentir nossa incredulidade.

Êx 16:35 Que fidelidade da parte de Deus! Possamos nós confiar mais nEle.

#088

O ministério flui da graça experimentada no coração.

ÊXODO 17

Êx 17:1-3 No Mar Vermelho eles foram libertos da morte através da água, agora estão sendo provados pela completa falta de água! Foi a água que os livrou do poder do inimigo, aqui eles tinham que conhecer o poder da água (nas mãos de Deus) quando aplicada neles pessoalmente.

Êx 17:6 A misericórdia e cuidado de Deus mais uma vez.

Êx 17:7 Igual a nós! Depois de tudo que o Senhor havia acabado de fazer a eles, aqui eles estavam duvidando das promessas do Senhor.

Êx 17:8-16 Josué rompia o poder do inimigo, mas apenas enquanto as mãos de Moisés estavam levantadas, sobre o monte. Temos inimigos espirituais (veja Ef 6:12). Nosso poder para a vitória sobre estes inimigos só pode vir através de Cristo que está no céu rogando por nós (veja Hb 7:25).

Êx 17:15 "Jeová-nissi" significa "o Senhor meu estandarte".

#089

É preciso graça para ocupar um lugar humilde, e mais graça para fazê-lo no espírito correto.

ÊXODO 18

Êx 18:1-12 Moisés casou-se com uma mulher Gentia, chamada Zípora. Ela é mandada embora, mas agora volta. (Uma figura de nós crentes. Somos a esposa Gentil de Cristo. Durante o tempo em que Israel passa pela tribulação, nós crentes, a igreja, estamos longe, no céu. Mas durante o milênio, a igreja e Israel vão se regozijar juntos por Cristo ser o Centro de tudo. Será um dia de gozo indizível para Ele, e cada porção desse gozo irá gerar uma resposta no coração da "noiva do Cordeiro" (os crentes) Ap 19:6-9.

Êx 18:13-27 Esta parte é uma figura do reino do Senhor durante o milênio. Em Sl 72:2-3 existe uma linda referência sobre esse grande período de tempo. Tudo estará perfeitamente em ordem. Todavia, não devemos menosprezar o fato de que o próprio Moisés cometeu um erro ao dar ouvidos a Jetro. Parecia um bom conselho, mas se Deus tinha dado a tarefa para Moisés executar, então Deus daria a ele as forças para fazê-lo.

#090

Agir em graça é algo natural à minha nova vida... procedo assim?

ÊXODO 19

Êx 19:"1-6 Aqui ocorre uma grande mudança na história deles. Deus chamou Moisés para subir a Ele sobre uma montanha. Ali Ele lembrou Moisés de como Ele havia cuidado deles. Tudo dependia de Deus. Agora Ele irá colocá-los em terreno de prova. Se obedecessem, seriam abençoados.

Êx 19:7-8 "Oh, ótimo", disse o povo. "Nós obedeceremos tudo o que Deus nos disser". Que erro!

Êx 19:9 Assim Deus lhes deu os dez mandamentos!

Êx 19:10-19 Esta foi a maneira de Deus mostrar a Si mesmo ao povo daquela vez. (Hb 12:18-29 nos mostra que não é esta a maneira de Deus hoje! Temos que ir a Jesus e ao Seu precioso sangue, e estamos em terreno de graça).

Êx 19:20-25 O Senhor conhecia o povo muito melhor que Moisés. Devemos ter uma santa reverência a Deus continuamente.

#091

Assim que nos apossamos de uma verdade, ela leva ao entendimento da seguinte, e assim por diante, assim por diante.

ÊXODO 20

Êx 20:1-17 Os "dez mandamentos" apenas condenam todas as pessoas. Eles mostram o quão pecadores somos por natureza. Lembre-se de Hb 7:19. Estas palavras nos ensinam as coisas que Deus exige, e apenas Cristo podia guardá-las. Sendo um Homem perfeito, Ele poderia morrer por nossos pecados. Ele satisfez perfeitamente a Deus com respeito a nossos pecados, de modo que se Cristo fosse aceito de volta ao céu (e Ele foi), assim será aceito também cada crente.

Êx 20:24-26 Não confunda este altar com aquele de que iremos ler mais tarde. Este é feito de terra e foi temporário.

#092

A obediência não exige entendimento... apenas confiança em Deus... só entendemos depois de obedecermos.

ÊXODO 21

Várias instruções para o comportamento deles como povo de Deus.

Êx 21:1-6 Nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu perfeitamente esta tocante história. Ele amou a "igreja" e Se entregou por ela.

Êx 21:7-11 Agora é a serva. Deus nem sempre trata os homens e mulheres exatamente da mesma maneira. Estes versículos mostram algumas diferenças em comparação com os seis primeiros versículos de nosso capítulo.

Êx 21:12-27 Estes ensinamentos são os modos como Deus quer que o homem trate seu próximo ao legislar ou governar. Em vários lugares os governos estão deixando de aplicar a pena capital para os homicidas mas fazendo isso se afastam da Palavra de Deus.

Êx 21:28-36 Alguns dizem que uma pessoa é responsável apenas pelas suas próprias ações. Mas aqui Deus demonstra que os donos de animais são responsáveis pelos animais; tanto por ações passadas como presentes.

#093

Sem separação do mundo... sem desfrutar a Pessoa de Cristo.

ÊXODO 22

Vinte e um "se" no capítulo. Este último versículo resume a intenção de todo ele.

Êx 22:1-15 Era preciso haver honestidade no tratamento de uma pessoa para com outra. Dependendo do valor daquilo que era tirado ou destruído, a pessoa culpada tinha que restituir não apenas o que tomou, mas acrescentar algo. Satanás roubou honra de Deus (Gn 3:1-5). Cristo restaurou isso e mais do que isso por Sua vida e morte (Sl 69:4). Satanás roubou o mundo do homem; Cristo nos deu o céu! O pagamento final de Satanás virá em Ap 20:10>

Êx 22:16-20 A leviandade dos dias de hoje, idéias imorais, são coisas certamente condenadas por Deus.

Êx 22:21-27 Quão cuidadoso cada um deveria ser com respeito àqueles que possuem pouco neste mundo. As três últimas palavras deste grupo de versículos são importantíssimas para os crentes lembrarem!

Êx 22:28-31 Que tipo de pessoas devemos ser? (vers. 31). No versículo 28 "deuses" (versão inglesa) significa "juízes", e "príncipe" significa algum importante líder. Estes talvez nem sempre sejam corretos, mas devemos ter muito cuidado em como falamos a respeito deles, pois Deus ouve.

#094

Agora estamos conhecendo que Ele possui tesouros de graça para nossas necessidades... no mundo vindouro conheceremos Seus tesouros de glória para nosso gozo.

ÊXODO 23

Mais instruções, com muito mais a respeito do falar.

Êx 23:1-9 Com freqüência as pessoas espalham maus rumores ou mexericos sobre outra pessoa. "Não seguirás a multidão" - vers. 2.

Êx 23:4-5 Repare de quem são estes animais!

Êx 23:10-13 Deus diz que todos precisam de um descanso do trabalho a cada semana. No versículo 13, "guardai-vos" significa ficar de prontidão ou ter muito cuidado. Nossa conversa deveria ser a respeito dEle e de Seu amor.

Êx 23:14-19 Responsabilidades para com o Senhor.

Êx 23:20-33 Maravilhosas promessas! "Guarda-te" no versículo 21 significa que deviam temer e reverenciar a Deus. (Será que nós crentes devemos ser menos cuidadosos?).

#095

Verdade é o que Deus pensa de todas as coisas... religiões são o que o homem pensa de Deus e todas as coisas.

ÊXODO 24

Êx 24:1-8 Chegamos ao tempo quando a aliança (acordo) de que lemos no capítulo 19, os "Dez Mandamentos", serão confirmados entre Deus e os Israelitas. Isso foi feito com sangue.

Em Hb 8:9 nos diz o que aconteceu a essa promessa (aliança) e por que existe uma "nova". Enquanto podemos aprender lições da "velha", ela já não é o fundamento para bênção vinda de Deus. Deus não falhou, mas o homem foi provado totalmente incapaz de guardar o seu lado do acordo (aliança). No Cristianismo não existe aliança, pois estávamos mortos em pecados. Agora Deus veio a nós em pura graça (Ef 2:8).

Êx 24:9-11 Que experiência essa para aqueles quatro homens. Foi uma visão da glória de Deus, mais do que ver a Pessoa de Deus. Algo como o que é descrito em Mt 17:2. Versículos como Jo 1:18, 1 Tm 6:16, Jo 4:24 nos mostram que é impossível para um homem realmente ver a Pessoa de Deus. Para que o homem pudesse "ver" a Deus de algum modo, o Filho se tornou um Homem. Mas é somente a fé que realmente enxerga Deus em Jesus! Jo 14:9.

Êx 24:12-18 Todos os líderes de Israel tiveram a honra especial nos versículos 9-11. Agora Moisés é separado para uma honra ainda maior dentre os líderes. O propósito do Senhor é dado no versículo 12. O que Ele deu a Moisés durante os quarenta anos é o que temos nos capítulos 25-31. Durante aqueles dias, os líderes esperaram na montanha e todo o restante do povo esperou ao pé da montanha. Com este capítulo termina a entrega dos dez mandamentos e instruções especiais.

#096

A graça de Deus fez uma obra que leva o pecador (sem pecado) para a Sua presença.

ÊXODO 25, Vers. 1-22

Hoje começamos a ler um dos assuntos mais interessantes e instrutivos do Antigo Testamento... o TABERNÁCULO.

No Jardim do Éden, o pecado entrou através da desobediência, e a morte através do pecado. Por causa da santidade de Deus, o homem e a mulher precisaram ser tirados da presença de Deus. A primeira criação foi assim arruinada e toda a raça humana caiu. Mas trancado no coração de Deus havia um segredo... que Ele enviaria Seu Filho amado a este mundo para se tornar Homem. Por Sua vida, morte sangue e ressurreição seria feita uma NOVA CRIAÇÃO que jamais viria a fracassar. Deus queria dar uma figura disso... e o TABERNÁCULO é essa figura. Pare e leia Hb 8:5 e 9:8,9,11 e 10:1,19,20.

Êx 25:1-7 Foi pedido ao povo que oferecessem os materiais necessários com os quais seria construído o tabernáculo. "De todo o homem cujo coração se mover voluntariamente." Era preciso vir do coração.

Êx 25:8 Este tabernáculo era para ser o lugar onde Deus poderia Se encontrar com Aarão, o Sumo Sacerdote (o qual poderia representar o povo). Aarão também representava Deus perante o povo. Deus não saía, e o povo não poderia entrar (Hb 9:8). Mas agora, cada crente no Senhor Jesus Cristo é um sacerdote diante de Deus (1 Pd 2:5) e pode entrar diretamente na presença de Deus (Hb 10:19-22). Por isso ter um homem como cabeça de uma congregação é, na verdade, deixar de lado a obra de Cristo na cruz. É como voltar às sombras do Antigo Testamento.

Êx 25:9 Nenhum detalhe foi deixado para Moisés resolver... sua responsabilidade era meramente de executar o que o próprio Deus lhe havia mostrado como padrão. Tampouco Deus dá a você e a mim qualquer escolha quanto ao modo como Ele deve ser adorado. Todas as denominações são resultado do homem haver colocado em prática suas próprias idéias de como Deus é para ser adorado (1 Tm 1:3).

Êx 25:10-22 A ARCA. O último versículo nos mostra a total importância dessa caixa de madeira coberta com ouro puro. Trata-se de uma figura de Cristo, através de Quem toda a verdade divina nos é dada (Jo 14:6). Essa arca era feita de três partes. A caixa que a princípio continha apenas as duas pedras sobre as quais Deus havia escrito os dez mandamentos. Mas a cobrir completamente essa caixa havia uma placa de puro ouro, chamada de propiciatório. Sobre ela era aspergido sangue. Que maravilhosa figura esta de Cristo, Aquele que é santo, sem pecado e incontaminado (Hb 7:26), cujo sangue foi derramado; cuja Pessoa é nosso "propiciatório", e o mediador entre Deus e nós (1 Tm 2:5). A terceira parte era o querubim, seres celestiais, com asas estendidas sobre o propiciatório. Eles representam o poder de Deus em punir qualquer desobediência contra os dez mandamentos. Mas repare que eles estão parados; eles apenas olham para o sangue. Para nós o sangue de Cristo foi derramado para a punição dos pecados que cada crente tem cometido. Agora nenhum juízo pode cair sobre nós (Rm 8:1; 5:1).

#097

Deus não espera fruto do homem... Sua graça é o que o produz.

ÊXODO 25, Vers. 23-40

Êx 25:23-30 A MESA. Sobre esta, doze pães recém assados eram colocados a cada Sábado. O pão da semana anterior era então tirado para o pátio do tabernáculo e Aarão e seus filhos os comiam. Cristo é o pão que desceu do céu (Jo 6:32,33,35,41,48,50 e 51).

Êx 25:33-40 O CANDELABRO. Feito de uma única peça de puro ouro, batido até o formato final, é aqui descrito. A única fonte de luz dentro do tabernáculo. Deus é luz - a única fonte de verdade é Deus. O Senhor Jesus Cristo Se tornou um Homem de modo a poder nos dar essa luz (Jo 1:1,3,4,8,9; 8:12 e 12:46).

#098

A graça de Deus nunca justifica um desvio de Sua Palavra.

ÊXODO 26, Vers. 1-14

Este capítulo nos fala de como deviam ser feitas as quatro cobertas de todo o tabernáculo. Cada uma delas ilustra para nós uma visão diferente de Cristo.

Êx 26:1-6 A cobertura interna cobria as 48 tábuas que ficavam em pé. A única maneira dessa magnífica cobertura ser vista era do lado de dentro, e o sacerdote tinha que olhar para cima! Cada uma traz aos nossos pensamentos as glórias de Cristo. Azul, o Homem celestial; púrpura, a realeza de Cristo; e carmesim, Sua glória terrena (ainda por vir). Todos os crentes no Senhor Jesus são sacerdotes (1 Pd 2:5). Esta cobertura é chamada de "tabernáculo" (vers. 1). Os dez painéis foram unidos de modo a formarem um só (Jo 1:14).

Êx 26:7-14 A segunda cobertura é chamada de "tenda" (vers. 14). Esta pode ser para nós uma figura de Cristo como o Profeta de Deus vindo ao mundo (Jo 6:14). Somente a parte que pendia sobre a porta da frente podia ser vista.

Êx 26:14 Em seguida vem uma cobertura interessante - peles de carneiro tingidas de vermelho (A) só aparecendo em meio versículo, (B) sem indicação de tamanho, (C) sem menção a laçadas, e (D) que não era vista. O carneiro era o animal da consagração para o sacerdote (29:15-28). (A) Uma figura indescritível da devoção de Cristo a Deus. (B) Quem jamais poderia medir o que Cristo significou em devoção a Deus! (C) Sua Pessoa jamais poderia ser dividida, Ele é Deus. (D) Somente Deus poderia ver e avaliar a devoção de Seu bem-amado Filho!

Êx 26:14 Esta cobertura de cima protegia toda a construção. Cristo é Aquele que esconde de um Deus santo tudo aquilo que em nós é ofensivo (Rm 5:10).

#099

O crente entende que Deus Se tornou um Homem a fim de poder ser julgado, sofrer e morrer pelo crente.

ÊXODO 26, Vers. 15-37

Êx 26:15-30 QUARENTA E OITO TÁBUAS. Todas do mesmo tamanho, todas de madeira (figura da humanidade) todas cobertas com ouro (justiça divina). Você e eu, como seres humanos no estado em que nascemos, jamais poderíamos permanecer diante de um Deus santo. Mas como cada tábua era coberta de ouro, assim cada crente foi feito justiça de Deus em Cristo (1 Co 1:30). Muitas tábuas - um tabernáculo. Muitos membros - um corpo (1 Co 12:12-14).

Êx 26:31-33 O véu separava as duas salas no tabernáculo - o "santuário", - "o santo dos santos" ou "lugar santíssimo " (vers. 33), a presença de Deus onde estava a arca. Além do véu, Aarão, o sumo sacerdote, só podia entrar uma vez por ano no dia da expiação. Leia Hb 9:7-14, Mt 27:51 e finalmente leia Hb 10:19-22 para saber o que isso significa para nós. Você pode ter certeza de que será ricamente recompensado lendo estas passagens.

Êx 26:36[37 A porta do tabernáculo era uma porta de graça para os sacerdotes. Não havia nenhum querubim (juízo).

#100

O dom do conhecimento é baseado no espírito de obediência.

ÊXODO 27

Êx 27:1-8 Saímos agora para o pátio. O primeiro objeto após entrar pelo portão do pátio era o altar, feito de madeira, mas coberto com cobre (ou bronze, cf. algumas traduções). Ele teria cerca de 2,50 metros x 2,50 metros x 1,50 metros de altura. As pessoas (cerca de 604.000 homens) deviam levar seus animais àquele altar como sacrifício a Deus. Uma figura da cruz de Cristo. Aquelas pessoas levavam um animal, o qual matavam e queimavam no altar. Quando lermos os primeiros capítulos de Levítico aprenderemos acerca dos diferentes sacrifícios que levavam para aquele altar.

O altar era feito de madeira (a humanidade de Cristo) coberto com cobre (Sua resignação no castigo de Deus por nossos pecados).

Êx 27:9-15 O pátio era cercado por uma cerca de linho, de branco puro, com 5 côvados (cerca de 2,50 metros de altura). Tinha 100 côvados (cerca de 50 metros de comprimento e 50 côvados (25 metros) de largura. Uma figura da pureza da vida de Cristo. As pessoas acampavam todas ao redor do tabernáculo e podiam ver a cortina de linho branco. (Quando Jesus esteve aqui, o povo viu um Homem perfeito, sem pecado). O povo não podia ver por cima daquela cortina e ninguém podia se aproximar dela (leia o final de Nm 1:51).

Êx 27:16 Um maravilhoso portão - 20 côvados (10 metros) de largura! Muito espaço para entrar. O portão tinha as mesmas cores da porta, e tinha o mesmo tamanho total, 20 x 5 côvados = 100. A porta era de 10 x 10 - 100 côvados.

#101

A obediência à Palavra é a única proteção contra todo engano do inimigo.

ÊXODO 28, Vers. 1-21

Um capítulo muito importante para todos nós procurarmos entender. Pode ser o início de uma mudança em sua vida cristã. Este capítulo dá grandes detalhes sobre as vestes que Aarão, o Sumo Sacerdote, vestia quando entrava no "santíssimo lugar", isto é, na presença de Deus. Então por que razão Deus usa 43 versículos para nos falar das vestes de Aarão? Porque Ele quer que entendemos o que ela significa hoje. Vamos tratar delas um passo de cada vez. Aarão é uma figura de Cristo como nosso Sumo Sacerdote agora no céu (Hb 9:25). Sua obra na cruz aqui na Terra está terminada. Ele é perfeito e temos uma perfeita posição diante de Deus tanto quanto Ele tem! (Hb 10:14).

TODAVIA, somos fracos e precisamos de outra obra para nós enquanto estamos aqui na Terra. Então vamos abrir em Hb 8:1,6; 9:11,24; 10:21,22 e Rm 5:10. Cada passagem nos fala de uma obra diferente que Ele está fazendo agora por nós no céu.

Nossa debilidade e nossas falhas são as mesmas coisas que nos mostram a Sua graça em viver e rogar por nós. O Sumo Sacerdote (Cristo) vai até Deus por nós, mesmo antes de falharmos! Agora vamos ver nosso capítulo. Estas vestes (há 7 delas mencionadas - vers. 4,36) deviam ser sempre vestidas quando Aarão entrasse na presença de Deus (havia uma exceção). Ele representava o povo quando estava com Deus no "santíssimo lugar". As 7 vestes representavam, cada uma, uma figura do que Cristo é e está fazendo AGORA por nós. Ele não está completo sem nós (Ef 1:23); nós não estamos completos sem Ele (Cl 2:10).

Êx 28:1 Aarão e seus filhos estão intimamente associados... assim como Cristo está com todos os crentes nEle. Aarão devia ser um servo (ministro) diante de Deus.

Êx 28:2 "Glória e ornamento", as mesmas palavras que descrevem Cristo em Hb 2:7 (glória e honra).

Êx 28:4 As vestes - (1) O peitoral. Descrito com mais detalhes nos vers. 15-21. Quando Aarão entrasse no "santíssimo lugar), cada uma das 12 pedras iriam brilhar com uma cor diferente. Ele usava isso sobre seu peito de amor. Você e eu, individualmente, somos amados cada um de uma maneira individual por Cristo na presença de Deus. (2) O Éfode. Parece ser uma veste que era enrolada ao redor do corpo. (3) O Manto, veja vers. 32. Este versículo nos lembra da túnica que o Senhor usou (Jo 19:23) que pode ser Sua divindade indivisível. (4) A Túnica. Cobria tudo como uma túnica. (5) A Mitra, para cobrir a testa, tinha uma placa de ouro puro (vers. 36 a 38). Apesar de sermos com freqüência impuros em nossos pensamentos e obras, Cristo nos apresenta como perfeitos e santos diante de Deus! Será que estas coisas tocam seu coração? (6) Cinto. Como um cinturão. Ele segurava as vestes em seu caimento de modo a sugerir um serviço ativo (Is 11:5).

Conte quantas vezes a palavra "nomes" ou "nome" aparece. Deus olha para cada crente em Cristo com o mesmo prazer e favor que Ele olha para o próprio Cristo.

#102

Minha responsabilidade não aumenta por eu estar à mesa do Senhor... mas existe para mim um poder mantenedor se estou à Sua mesa.

ÊXODO 28, Vers. 22-43

Êx 28:22-28 nos fala de como essas peças eram presas umas às outras! Não aquece nosso coração entender que esta é nossa posição de amor (peitoral) e segurança (ombreira) como o próprio Cristo prende a Si mesmo (cinto) e nos mantém seguros (correntes e anéis) em comunhão com Deus e nosso amável Pai.

Êx 28:30 Nenhuma descrição é dada do Urim e Tumim. Aprendemos de Nm 27:21 que eles eram usados para fazer perguntas a Deus. As palavras implicam "luzes" e "perfeições". No milênio o próprio Cristo tomará esse lugar para Israel.

Êx 28:33-35 Romãs de tecido alternadas com campainhas de ouro. Aarão vestia isso como faixa na borda do manto do éfode.

Êx 28:36-39 Descrito ontem.

Êx 28:40-43 Aarão é uma figura de Cristo, os filhos de Aarão são uma figura de todos os crentes individualmente. Também temos vestes de "glória e ornamento"! Será que vivemos a cada dia como se estivéssemos vestido o "melhor manto"? (Lc 15:22).

#103

A obediência tem sua recompensa.

ÊXODO 29

Êx 29:1-8 Embora a expressão "sacerdotes" incluísse Aarão e seus dois filhos, Nadab e Abiú, vale a pena notar que as vestes de Aarão era mais coloridas que as de seus filhos. Por que? Porque Aarão é um tipo de Cristo, e seus filhos um tipo do crente individual em Cristo.

Êx 29:9-28 Aarão e seus filhos são consagrados a Deus como sacerdotes. Às vezes a descrição se aplica a todos os três, outras vezes apenas a Aarão. Cristo compartilha algumas de Suas glórias conosco (Jo 17:22) e algumas são só dEle (Jo 17:5). A palavra consagrado (vers. 9) significa "encher a mão" (vers. 24). Os sacerdotes tomavam partes do carneiro em suas mãos e as moviam (ou as erguiam em oferta) diante de Deus. Como sacerdotes, você e eu fazemos isto. Nós, como era antes, erguemos Cristo para Deus. É isto que é adoração. O Pai fica sempre satisfeito quando entendemos o que Cristo fez por Ele. Portanto "enchamos nossas mãos" de Cristo!

Êx 29:29-30 Quando Aarão morreu, toda sua porção e vestes passaram para o filho mais velho.

Êx 29:30-37 Sete dias é uma figura de toda a nossa vida cristã. O Senhor Jesus está vivendo no céu como nosso Sumo Sacerdote. Leia Hb 7?25,26. Nós também deveríamos corresponder a todo o Seu amor.

Êx 29:38-46 Estas eram ofertas para serem feitas a Deus a cada dia. Você gostaria de ler um belo versículo que se aplica a você hoje? Hb 13:15. Que isto possa ser verdadeiro a nosso respeito!

#104

A obediência à Sua Palavra responde todas as dúvidas e dificuldades em minha vida.

ÊXODO 30, Vers. 1-10

Quando terminamos o capítulo 27, havia dois itens do tabernáculo que ficaram sem ser mencionados. O altar de ouro do incenso e a pia de bronze (ou cobre). Os itens anteriores tinham ilustrado como Deus pode hoje vir e Se encontrar conosco... os itens que faltam nos dizem de como nós podemos nos aproximar de Deus como crentes. Os capítulos 28 e 29 ligam as duas seções; o sacerdote (Cristo) está entre elas (1 Tm 2:5).

Êx 30:1-10 O altar de ouro do incenso. Bem pequeno... cerca de 50 cm x 50 cm x 1,00 m de altura. Você irá recordar que o altar de cobre era muito maior. Isto porque o altar é uma figura da cruz de Cristo - grande o suficiente para salvar cada pessoa em todo o mundo. Mas o altar de ouro é para crentes que adoram o Senhor. Poucos crentes respondem! Este altar não era para sacrifícios de animais, mas para queima de incenso (como perfume). Leia 1 Pd 2:3-7. Que precioso! Gaste um minuto para ler Ap 8:3-4 para ser ajudado a entender o significado do altar de ouro. Ali ele é usado pelos crentes que sobrevivem durante a tribulação, como que elevando, com suas orações, o incenso. Repare como subiu alto! Cristo é o doce incenso que oferecemos a Deus.

#105

É da maior importância que minha vida interior seja mantida no nível de minha atividade exterior. Se não for assim, Estou perto de cair espiritualmente.

ÊXODO 30, Vers. 11-38

Todo homem no arraial de Israel tinha que levar o dinheiro do "resgate". Não havia diferença entre homens ricos e pobres. Para hoje... existe um preço a ser pago pelo pecado... o sangue de Cristo (1 Pd 1:18-19).

Êx 30:17-21 A pia. Para o sacerdote se lavar cada vez que ia fazer o trabalho no tabernáculo. Repare o aviso, dado duas vezes, sobre a negligência. Evidentemente entendemos que o crente não pode perder sua salvação, mas ele pode perder o privilégio de sua obra sacerdotal se for descuidado nesta vida. Precisamos de mãos limpas (aquilo que fazemos) e pés limpos (aonde vamos). Nossa vida hoje é tão ocupada em "fazer as coisas", que estes versículos provavelmente são um choque para nós, pois estão dizendo o quão importante é a adoração a Deus. Em nossos dias, o serviço (é triste admitir) está substituindo a adoração em importância. Portanto leiamos Hb 8:3 e 4 para sermos ajudados a entender que Deus está nos dizendo algo.

Êx 30:22-38 As especiarias especiais a serem usadas nas ofertas a Deus. Repare com que cuidado elas são descritas quanto à medida - algumas diferentes... algumas iguais em quantidade. Todas eram só para Deus. Ninguém poderia jamais usar qualquer desses perfumes em si mesmo. Repare o que aconteceria se o fizessem. Deus zela para que toda a glória seja dada a Cristo somente. Essas especiarias e doces perfumes são uma figura do que Cristo é para Deus. Por isso nenhum ser humano podia usá-las.

#106

Todo o poder e serviço eficaz vem de minha submissão à Sua Palavra.

ÊXODO 31

Êx 31:1-11 Homens e mulheres especiais para o trabalho especial de edificar o tabernáculo (veja Mc 13:23). Quando o Senhor salva você, você já está preparado para a obra que Ele tem para você fazer, se estiver desejoso de obedecer (veja 2 Tm 2:21). Repare algumas belas observações. O Senhor diz, a respeito desses trabalhadores, "Eis que eu tenho chamado por nome... E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria... entendimento... ciência... lavor" (Leia 1 Jo 2:20; Ef 1:8; 2 Tm 2:21).

Êx 31:12-18 A importância do Sábado (Leia Êx 16:23-26, pela primeira vez mencionado nas Escrituras). Significa "descanso decorrente de uma obra terminada". A Criação nos diz isto (Gn 2:3). Em nosso capítulo, vers. 14... as conseqüências de desobedecer. No Cristianismo não guardamos o Sábado pois chegou a um final (leia Rm 10:4). Jesus esteve morto durante todo o dia de Sábado e foi ressuscitado de entre os mortos na manhã do Domingo (o Dia do Senhor - Jo 20:1). O primeiro dia da semana é o dia do crente (leia Atos 20:7 para ver o que o crente deve fazer neste dia). Existe uma nova criação (2 Co 5:17).

#107

A perfeita obediência traduzia-se, para Jesus, em perfeita comunhão com Seu Pai... a medida de minha obediência é a medida de minha comunhão com meu Pai.

ÊXODO 32

Em meio a todo este maravilhoso assunto da construção do tabernáculo, repentinamente, entra um temível problema. Sempre que Deus está trabalhando, Satanás seguramente levanta oposição.

Êx 32:1-6 Se Aarão tivesse obedecido o que lhe havia sido mandado em Êx 20:2-5, ele não teria sido envolvido nesta questão. De Êx 11:2 aprendemos onde o povo havia conseguido suas jóias. Deus tinha a intenção de que isso fosse utilizado na construção do tabernáculo! E quando o bezerro de ouro é feito, eles fingem adorar o Senhor. E se levantaram para se divertir. Que horrível!

Êx 32:7-10 Nada escapa aos olhos de Deus.

Êx 32:11-14 Moisés graciosamente intercede pelo povo pecador. O Senhor aceita as palavras de Moisés.

Êx 32:15-18 Moisés e Josué descem da montanha com os dez mandamentos escritos em duas pedras.

Êx 32:19-21 Vendo o povo misturando diversão com sua idolatria religiosa, Moisés se ira e despedaça as pedras, salvando assim a vida de todo o povo, pois certamente os santos mandamentos de Deus jamais poderiam ter sido introduzidos no arraial. Pois eles já estavam transgredindo os dois primeiros mandamentos.

Êx 32:22-24 Culpando os outros e não falando a verdade.

Êx 32:26 Lindo contraste. Estes homens estavam desejosos de se separarem do mal. E nós? Lembre-se de que tratava-se de mal religioso.

Êx 32:32 Que amor Moisés tem pelo povo!

Êx 32:34-35 Embora o Senhor fosse gracioso, todavia o castigo deve vir.

#108

O orgulho barra o caminho do discernimento.

ÊXODO 33

Êx 33:1-6 Quando o Senhor enxerga algo em nossa vida, que não esteja Lhe agradando, devemos nos livrar disso se desejamos ser restaurados. Somente então começa o progresso em nossa alma.

Êx 33:7-11 Cada homem precisa agora tomar uma decisão pessoal... ficar no arraial, ou se quiser agradar o Senhor, sair para o tabernáculo ("uma tenda de reunião") armado longe do arraial. Abra agora em Hb 13:13... instruções para crentes hoje. Assim como o arraial de Israel estava contaminado por mal religioso, o Cristianismo hoje acabou contaminado pela corrupção da religião inventada pelo homem. Devemos sair a Cristo, levando Seu vitupério (vergonha). Se você fizer isto irá aprender o que significa vitupério.

Êx 33:12-16 Será isto suficiente para nós também? Ou será que precisamos que algum homem nos dirija?

Êx 33:17-23 "Um lugar junto a Mim... sobre a penha (rocha)." Aquele era o mais doce e mais glorioso lugar que Moisés poderia jamais ocupar! Nós Cristãos gozamos desse lugar de proximidade de Deus, nosso Pai, pois "estamos" sobre Cristo, nossa Rocha, e desfrutamos de toda a Sua proteção e da ocupação com Suas glórias.

#109

Se temo a Deus, estou SEMPRE forte, pois Deus está SEMPRE comigo.

ÊXODO 34

Êx 34:1-10 Que graça da parte do Senhor. Ele diz a Moisés que escreveria os dez mandamentos pela segunda vez. Mas repare que nos versículos 6 e 7 aparecem misericórdia e perdão que não foram mencionados na primeira vez. Que humildade da parte de Moisés! Enquanto lemos a Palavra de Deus e entendemos o quão bom Ele é, e quão falhos nós os crentes somos, será que somos afetados como mostra o versículo 8? Nossos pensamentos devem começar com Ele, Seu amor, Seu poder.

Êx 34:11 O que Deus faria.

Êx 34:12 O que eles deviam fazer... separar-se das práticas e pensamentos religiosos do povo do versículo 11. No versículo 15, as palavras "alguém te chama" (na versão inglesa) significa "quando convidados". Se outros nos convidam para atividades religiosas que sejam contra a verdade da Palavra de Deus, devemos recusar. Se não recusamos como pais, veja o que acontece a nossos filhos no versículo 16.

Êx 34:23-24 Cada homem devia ir ao centro dado por Deus três vezes por ano. Se honrassem assim ao Senhor, Ele promete que não sofreriam qualquer perda enquanto estivessem fora. Se colocamos o Senhor em primeiro lugar, Ele nos guardará.

Êx 34:27 Deus quer que aprendamos "o teor destas palavras". Veja Ne 8:8 e 1 Co 3:6. Possamos ganhar o "sentido" e o "espírito" da Palavra de Deus, bem como suas próprias palavras.

Êx 34:29 Isto não tinha acontecido na vez anterior. A graça de Deus nos torna Cristãos que brilham? Se não, talvez precisemos gastar mais tempo a sós com Ele - vers. 28.

Êx 34:30-35 Você pode querer ler 2 Co 3 inteiro para ver como Deus compara o capítulo 34 de hoje com o que nós Cristãos temos agora. A nação Judaica traz hoje o véu sobre sua face.

#110

Minha fraqueza está em não saber como ser fraco.

ÊXODO 35

Êx 35:1-3 Repare a ênfase no Sábado - o dia do descanso... nem mesmo acender um fogo... uma figura de nosso descanso eterno na obra consumada de Cristo. Não devemos tentar acrescentar coisa alguma à Sua obra completa. O fogo do juízo caiu sobre Ele.

Êx 35:4-19 Primeiro os corações "dispostos" precisavam prover os materiais (vers. 5) - depois os "sábios" de coração deviam construir as peças do tabernáculo (vers. 10). Precisamos estar desejosos, Deus dá a sabedoria.

Êx 35:20-35 Primeiro, o povo trouxe voluntariamente os materiais para construir o tabernáculo.

Êx 35:20-29 Quando já entendemos o perdão de nossos pecados e já vimos um pouco da maravilhosa graça de Deus para conosco, estes versículos mostram o tipo de resposta que vêm do coração.

Êx 35:30-35 "para fazer... para ensinar". Será que estamos desejosos de sermos ensinados por aqueles que aprenderam de Deus? Veja 2 Tm 2:1-2.

#111

Nenhuma nova verdade pode destituir uma velha verdade, principalmente porque não existe qualquer nova verdade.

ÊXODO 36

Êx 36:1-7 Que abundante generosidade. Que sabedoria, que habilidade estavam combinadas para completar esta magnífica obra!

Êx 36:8 Muitos homens e mulheres (vers. 25-26 do capítulo 35). Existe trabalho para todos, cada um em seu próprio lugar.

Êx 36:9-19 Quando o Senhor falou a Moisés sobre o tabernáculo, começando no capítulo 25, a arca da Sua presença foi a primeira coisa mencionada. Mas quando a obra começa, as quatro coberturas do tabernáculo são feitas primeiro.

Êx 36:20-34 O que você pensaria destes trabalhadores se eles tivessem colocados as tábuas em diferentes agrupamentos? No versículo 22 "pregadas uma a outra" para formar um tabernáculo. Todavia há alguns Cristãos que dizem que está bem que existam muitos grupos de Cristãos, separados uns dos outros (veja Jo 17:20-21).

Êx 36:35-38 Compare Hb 10:19-22. O véu (ou cortina) é uma figura da carne de Cristo. Ele morreu, portanto Deus pode sair, e os crentes podem entrar na Sua presença.

#112

Tudo deve ser juízo, ou tudo deve ser graça.

ÊXODO 37

Êx 37:1 "Bezalel" significa "na sombra de Deus". A honra e a glória deviam ser de Deus, não de qualquer homem e isto deveria ser verdadeiro em qualquer obra feita para o Senhor (Ef 2:10).

Êx 37:1-4 A arca era uma simples caixa de madeira, coberta com puro ouro, com 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura, 50 centímetros de altura. Ela continha os dez mandamentos.

Êx 37:6 Sua tampa era uma placa de puro ouro. Ela formava o propiciatório onde Deus podia Se encontrar com Aarão.

Êx 37:7-9 Os querubins (como seres celestiais) são uma figura daqueles que levam o castigo de Deus contra o pecado (Gn 3:24). Todos juntos, as três coisas nos sugerem - a arca = a santidade de Deus. Os querubins = o poder de Deus para castigar o pecado, mas o propiciatório onde o sangue era colocado uma vez por ano = a misericórdia de Deus em prover o sangue de Cristo para ficar entre um Deus santo e um povo pecador.

Êx 37:10-29 Todas as peças seguintes estavam no lugar santo.

#113

A morte é o fim da vida natural para o homem pecador... A ressurreição é o fim da morte que já não tem nada em nós.

ÊXODO 38

Êx 38:1-8 As duas peças que estavam entre o portão do pátio e a tenda do tabernáculo. Tudo era de ouro ou coberto de ouro dentro do tabernáculo, enquanto o bronze (cobre) era usado fora, no pátio. Lembre-se de que o ouro é uma figura da santidade de Deus; o cobre pode ser uma figura de algo usado para suportar (Cristo suportou).

Êx 38:9-20 O único portão estava do lado leste. Não era simplesmente de material branco como o resto das cortinas do pátio, mas era algo bonito de se ver! Em Jo 10:9 aprendemos Quem é o "portão" ou "a porta", e quão desejável Ele é aos olhos daquele que quer aprender a verdade divina. O leste está voltado para o nascer do Sol e Ml 4:2 faz o significado disso ficar claro para nós. O tabernáculo estava voltado para o Leste. Nós crentes também, estamos voltados para o nascer do Sol, os incrédulos estão voltados para o pôr do Sol!

#114

Agora não se trata de misericórdia mas graça... a Reforma conheceu a misericórdia, não a graça.

ÊXODO 39

Êx 39:1-7 Que maravilhosa habilidade eles tinham... fazer fios de ouro. Lembre-se de que isto aconteceu cerca de 3.000 anos atrás. O homem não evoluiu. Ele é uma criatura de Deus, e desde o princípio tinha habilidades físicas e mentais iguais (se não melhores) do que os homens de hoje. Deus deu a habilidade.

Êx 39:8-21 Esses homens podiam trabalhar com essas gemas preciosas com facilidade. Todavia nos dias de hoje os melhores lapidários (pessoas que trabalham com pedras) não sabem quais são estas doze pedras.

Êx 39:22-26 Quando Aarão estava dentro do "santíssimo lugar" a sós com Jeová, seus movimentos deviam produzir sons das campainhas. Cada som estava próximo de um fruto. Em Cristo cada ato Seu era de frutos para Deus por toda a Sua vida. Será que o fruto do Espírito é visto em nós também? (Gl 5:22-23).

Êx 39:27-31 As palavras "linho fino" incluem o significado de "brancura". O ouro puro gravado com "Santidade", colocado sobre o azul que havia sobre a "mitra" ou "turbante" branco sobre a cabeça do sacerdote, certamente era algo belo de se ver! Trata-se de Cristo em Sua deidade, Sua humanidade sem mancha, sua Filiação eterna, o Santo, nosso Sacerdote.

Êx 39:32-43 A obediência à Palavra de Deus sempre traz bênção.

#115

A verdade nunca é realmente nossa a menos que as afeições sejam controladas por ela.

ÊXODO 40

Êx 40:1-33 Cada peça individual é colocada agora no lugar para formar um só tabernáculo. Isto nos faz pensar no "um só corpo" em 1 Co 12:12-31, do qual Cristo é a Cabeça e todos os crentes são os membros de Seu corpo.

Êx 40:34-35 Cristo como Filho é o brilho da glória de Deus - Hb 1:3.

Êx 40:36-38 Quão gracioso de Sua parte não apenas acompanhar Seu povo mas guiá-los "em todas as suas jornadas". Estamos nós, como povo de Deus hoje, juntos dependendo no Senhor como nosso Guia?

Êx 40:34-final Deus aceita e abençoa toda a obra. Está completa.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice