Contents

[ ]

Índice

 
#983

A humildade diante dos homens é, com freqüência, a melhor prova de restauração diante de Deus.

ESDRAS 1

Cinco livros, embora nem todos estejam juntos na ordem dos Livros da Bíblia, nos falam de uma única época. Todos eles apontam para a época logo antes do Senhor Jesus vir ao mundo. Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Estes cinco livros falam da época da volta de um pequeno grupo que tinha seu coração para o Senhor, e desejavam deixar a vida próspera de Babilônia. O reino de Judá (apenas 2 tribos) tinha sido levado para o cativeiro na Babilônia logo antes do ano 500 AC, ficando lá 70 anos.

Capítulos 1-6 Estes capítulos falam da história do que aconteceu cerca de 70 anos antes. (Esdras não tinha nascido naquela época).

Voltemos aos motivos que levaram Israel ser levado para o cativeiro. Foi por terem abandonado o Senhor. Assim o Senhor convocou a cabeça dos primeiros e maiores impérios do mundo... Babilônia, para que levasse Judá para fora de sua terra. Aqui eles já tinham passado 70 anos em Babilônia.

Ed 1:1-4 Ciro era cabeça do segundo império mundial, a Pérsia (hoje Irã). Ele oferece a possibilidade dos cativos de Israel voltarem a Jerusalém. Ele pagaria suas despesas. (Que Deus de misericórdia, amor e poder nós temos!)

Ed 1:5-11 O Rei Ciro fez algo maravilhoso. Disse aos cativos que levassem de volta a Jerusalém todos os vasos da casa do Senhor que o outro rei de Babilônia havia roubado 70 anos antes.

#984

O segredo do progresso verdadeiro é uma ligação pessoal a Ele.

Esdras 2, Vers. 1-57

Ed 2:1-2 Os nomes verdadeiros de alguns daqueles que queriam voltar para o centro de Deus... Jerusalém. Embora tudo estivesse em ruínas ali, eles ainda assim desejavam ir. Muitos nunca haviam estado lá!

Ed 2:2 Zorobabel era o líder. Abra em Mateus 1:1-16 (a linhagem real que vai de Abraão, passando pelo Rei Davi, até Cristo - vers. 16 - Repare o versículo 12). Será que Deus controla as coisas? Esse mesmo homem, Zorobabel, é daquela linhagem real - na verdade da linhagem do Rei de Israel. Assim como Jesus era - (Mateus 2:1-2 e 27:37).

Ed 2:2-58 Embora possamos achar difícil até pronunciar estes nomes, o Senhor quer tão bem essas pessoas que nos diz quem elas eram! Repare que eles são separados por famílias (gaste um minuto para ler Êxodo 1:1). Quão felizes somos quando nossos filhos seguem o Senhor. Podemos contar com isso quando nós mesmos O seguimos.

#985

Sempre que existir uma real necessidade no deserto, é pecado duvidar que Deus queira nos ajudar. Tentar o Senhor é duvidar do suprimento de bondade que Ele possui, dando tudo o que precisamos.

Esdras 2, Vers. 58-70

Ed 2:61-63 Uma triste e importante lição. Alguns foram "excluídos do sacerdócio" porque não podia provar a que famílias pertenciam. Isso não fazia diferença enquanto estavam no cativeiro, mas ao retornarem para ocupar novamente o lugar onde o Senhor havia colocado o Seu nome, havia muito cuidado quanto a quem deveria atuar como sacerdote e quem não deveria. Quando se trata de uma questão de adoração a Deus, vemos como é extremamente necessário que isto seja feito de acordo com a ordem de Deus, e não conforme aquilo que os homens pensam. (É por isso que existem tantas denominações hoje). João 4:23

Ed 2:68 Quando eles chegam à casa do Senhor que está em Jerusalém, vêem que ela foi destruída. Eles haviam voltado para reconstrui-la - todavia agem em uma maravilhosa fé, como se a casa estivesse inteira.

Ed 2:70 Lemos de sete grupos. Aqueles que retornaram eram vistos como ocupando o lugar da nação de "todo o Israel", embora fossem menos de 50.000 (leia Romanos 11:26).

#986

Onde há o temor do Senhor, aí haverá o entendimento da Sua Palavra e vontade. Mas a Palavra de Deus não será simples se não houver sujeição a ela.

Esdras 3

Ed 3:1 O próprio Senhor havia escolhido Jerusalém - Deuteronômio 12:5. E em resposta ao Seu chamado, eles estavam todos reunidos ali. Repare... "como um só homem". Todos eles tinham um único objetivo... estar onde o Senhor queria que estivessem. Isso sempre produz unidade.

Ed 3:2-3 Eles estavam cercados de inimigos, e os temiam. A primeira coisa que fizeram foi levantar o altar e oferecer ofertas queimadas. Eles deram imediatamente ao Senhor o Seu devido lugar, e confiaram nEle para cuidar deles.

Ed 3:4 Sacrificando e guardando a festa dos Tabernáculos com alegria! Louvor a Deus no versículo 3, alegria em seus corações - vers. 4.

Ed 3:8-13 Uma importante lição. Quando os fundamentos dessa nova casa do Senhor foram lançados, houve grande alegria e gratidão. Mas havia alguns velhos Judeus que se lembravam da glória do templo de Salomão; esses choraram quando viram esse novo alicerce, tão pobre e pequeno, nada parecido aos "velhos tempos". Abra em Ageu capítulo 2, e veja que Deus ouviu seu choro e enviou uma maravilhosa mensagem. Leia os versículos 3-5.

#987

A comunhão com os santos é preciosa, mas devo ter intimidade de comunhão com Deus acima de tudo, e comunhão com os santos fluirá da comunhão com Deus.

Esdras 4

Ed 4:2 Estes inimigos se aproximam dos fiéis Judeus com engano.

Ed 4:3 Uma boa resposta.

Ed 4:4-6 Mas o inimigo tenta outro método.

Ed 4:7-16 Uma carta escrita ao rei Artaxerxes (onde os Judeus tinham permanecido durante 70 anos), levando reclamações contra estes Judeus.

Ed 4:17-24 Uma resposta retorna vinda do rei e é ordenado que o trabalho seja interrompido. Que estranho isso, pois era realmente uma obra do Senhor, e todavia o inimigo consegue pará-la. Mas, se abrirmos o livro de Ageu, descobriremos que havia uma razão espiritual para isso. O Capítulo 1, vers. 2, 4 e 9 conta uma triste história. Assim que colocaram os fundamentos da casa, eles começaram a negligenciar seu trabalho, e passaram a construir suas próprias casas. (Se formos infiéis, o Senhor pode permitir que o inimigo nos ataque).

#988

A comunhão com Deus sempre dá confiança em Seu poder.

Esdras 5

Deus envia uma mensagem àqueles Judeus por meio dos dois profetas. (Iremos ler seus livros em breve).

Ed 5:2 Depois de ouvirem a mensagem de Deus, eles voltam a construir a cada do Senhor com grande energia.

Ed 5:3,7 O inimigo continua ativo.

Ed 5:5 Eles haviam escutado a Palavra de Deus (no vers. 1) e agora Deus vigiava por Eles! De que mais precisavam? Nem nós!

Ed 5:6-17 Outra carta é enviada ao rei. Desta vez é para o rei Dario, pois ele havia sucedido Artaxerxes. Esta carta dá um relato completo do que está acontecendo em Jerusalém. Eles apresentaram uma descrição verdadeira, e cheia de fé, do que estavam fazendo, e do por quê estavam fazendo.

Ed 5:11 O que os Judeus disseram aos que queriam que o trabalho fosse interrompido...

Ed 5:12 Não foi pelo poder do inimigo que o templo de Salomão havia sido destruído, mas pelo próprio pecado deles.

Ed 5:17 É feita uma busca em Babilônia para verificar se os Judeus realmente tinham autoridade do rei Ciro para continuar com o trabalho da casa do Senhor.

#989

A conversão de pecadores -- a edificação dos crentes -- são coisas muito preciosas. Mas não são estes os objetivos da alma. O objetivo deve ser agradar a Deus.

Esdras 6

Ed 6:1-12 A maravilhosa resposta do rei da Medo-Pérsia. Eles não só estavam livres para continuar a trabalhar, mas o Senhor toca o coração de Dario! Ele responde aos inimigos da obra do Senhor desta maneira.

Ed 6:7 "Deixem a obra do Senhor em paz!"

Ed 6:8 A despesa (dinheiro) dada a esses homens.

Ed 6:9 Esses judeus agora tinham mais liberdade para ajudar do que antes! (Quando somos descuidados em nossa vida e frios em nosso coração, Satanás nos engana, e perdemos nosso poder e discernimento).

Ed 6:15 E a casa foi terminada...

Ed 6:16 Compare o sacrifício da dedicação dessa casa, com a dedicação do templo de Salomão em 1 Reis 8, vers. 10-11, quando a glória do Senhor encheu o templo de Salomão. Mas já não havia tais sinais aqui nos dias de Esdras.

Ed 6:21-22 Conte sete coisas que algumas pessoas fizeram ou que aconteceram a elas.

Ed 6:22 Com a ajuda de Deus a casa do Senhor foi reconstruída. A Páscoa e a festa dos pães ázimos foram celebradas com ALEGRIA, porque "o Senhor os tinha alegrado". Estes capítulos completam a história do primeiro retorno dos Judeus cativos da Babilônia para Jerusalém.

#990

Só existem dois tipos de testemunho -- os lábios e a vida. E os lábios deveriam ser tão somente a expressão daquilo que foi primeiro produzido na vida.

Esdras 7, Vers. 1-10

Cerca de oitenta anos se passaram entre os capítulos 6 e 7. Aqui no final do livro, Esdras aparece pela primeira vez e fala pessoalmente de guiar o segundo grupo para fora de Babilônia.

Ed 7:1-5 Esdras era descendente de Aarão, portanto era um sacerdote de nascença.

Ed 7:6 Esdras também lê cuidadosamente a lei de Moisés. Era esta a única maneira de ser de ajuda para os demais.

Ed 7:10 Repare três coisas neste versículo. Isso também é bom para nós.

#991

Não há crescimento sem desafio, e não pode haver desafio sem mudança.

Esdras 7, Vers 11-28

Ed 7:11-26 Esta carta o rei deu a Esdras quando ele saiu de Babilônia para Jerusalém. Repare no versículo 13... "que quiser ir contigo a Jerusalém, vá." Cada um estava livre para ir ou ficar. Ficar provavelmente significasse prosperidade, enquanto ir significaria dificuldade, mas era agradável ao Senhor.

Ed 7:25 Repare no que o rei disse que Esdras tinha em mãos.

Ed 7:27-28 Ele não assumiu para si o crédito, nem à sua influência para com o rei, mas agradeceu e louvou o Senhor por essa maravilhosa porta aberta. Repare quantas vezes a mão do Senhor está sobre Esdras.

#992

As provas pelas quais você está passando estão lhe ensinando como ajudar alguém. 2 Coríntios 1:4

Esdras 8

Ed 8:1-14 Esses homens não sabiam que seus nomes seriam incluídos na Sagrada Palavra de Deus, só por terem desejado ir a Jerusalém! Deus viu sua devoção, e hoje Ele continua a reparar no amor daqueles que desejam estar onde Sua Palavra os guiará. Que jornada cheia de significado, da Babilônia a Jerusalém. A Babilônia é uma figura, para nós, da corrupção da idolatria e do mundanismo, e Jerusalém é uma figura do privilégio de estar onde Ele colocou o Seu nome.

Ed 8:15-22 Nenhum dos filhos de Levi foram encontrados entre aqueles homens de boa vontade. Aparentemente eles se sentiam em casa estando em Babilônia e decidiram ficar ali.

Ed 8:18-20 Havia alguns que finalmente foram tocados para ir, e "foram todos mencionados por seus nomes".

Ed 8:21 Uma jornada longa e perigosa estava diante deles, por isso Esdras proclama um jejum. Ele queria um caminho seguro do Senhor, "para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens." Ele levava aquilo a sério! Se nós, que somos pais, desejamos que nossos filhos andem no caminho correto, devemos nós andar nele.

Ed 8:24-34 Esses homens têm uma enorme responsabilidade. No início da jornada eles recebem alguns tesouros. Lhes é ordenado, "vigiai, pois, e guardai-os..." Vers. 29. Muitos tesouros maravilhosos de verdade nos foram dados na Palavra de Deus. Que tesouro é saber que somos pedras vivas na igreja de Deus - que somos membros do corpo de Cristo - que fazemos parte da noiva de Cristo - que nosso Senhor virá logo para nos levar ao Lar. Escute Ele dizer, "vigiai, pois, e guardai-os!"

Ed 8:34 Quando eles chegaram ao final da jornada, tinham um relato escrito do que lhes foi dado quando começaram. A verdade de Deus nos foi dada para ser guardada e obedecida. Teremos que dar conta a Deus de como nós obedecemos esta ordem.

#993

Todo ato de desobediência de um Cristão demonstra uma falta de apreço pelo que Deus é, e pelo que Cristo fez.

Esdras 9

Ed 9:1 Esdras fica surpreso e muito transtornado ao descobrir que muitos, até mesmo os sacerdotes e príncipes, haviam se casado com esposas estrangeiras.

Ed 9:2 Um aviso. A "linhagem santa" refere-se aos Israelitas. Eles estavam se misturando e se casando com Gentios. Isso era proibido por Deus. E para aqueles dentre nós que realmente pertencem ao Senhor Jesus hoje, trata-se de algo sério e errado tomar um mesmo jugo ou ter amizade com aqueles que não conhecem o Senhor Jesus como Salvador. (2 Co 6:14, Tg 4:4).

Ed 9:3 A grande dor de Esdras aconteceu quando ele recebeu notícias da desobediência do povo de Deus.

Ed 9:4 A dor e humilhação pessoal de Esdras, tocou o coração daqueles que tiveram temor das palavras do Deus de Israel. Nós também devemos temer diante de Palavra de Deus. Na verdade havia aqui dois grupos, os culpados e os inocentes. Repare qual foi o grupo que temeu a Palavra de Deus. Será que esse temor dará algum resultado? Espere para ver.

Ed 9:6-8 Primeiro - Esdras coloca-se entre os culpados, ao dizer, "estou envergonhado... nossas iniqüidades... nossa culpa". Em seguida, ele justificou a Deus por tudo o que havia acontecido a eles no passado, "por causa das nossas iniqüidades somos entregues na mão dos reis das terras..." e, então, ele fala da graça que o Senhor lhes havia demonstrado. (Confessemos hoje o quanto temos falhado, e nunca culpemos Deus por nossas dificuldades. Ele é gracioso e fiel).

#994

Nosso Senhor não exige um bom desempenho, apenas uma vida de bons frutos.

Esdras 10

Ed 10:1 Que resultado magnífico da confissão e pranto de um homem. As notícias se espalham e logo há uma grande congregação reunida e chorando diante da casa de Deus (Ec 7:2).

Ed 10:2-5 Um homem sugere um remédio muito forte e difícil. Uma completa confissão de sua culpa, e o desejo de se separarem daquilo que estava desagradando ao Senhor.

Ed 10:3 As esposas e filhos eram para ser mandados embora. Isso estava de acordo com a lei que os considerava impuros. Em 1 Co 7, vers. 14 você vê o contraste entre a lei e a graça de. Em 1 Co 7, nem a esposa, nem os filhos precisam ser mandados embora se o marido se tornar crente. Continua sendo errado e uma desobediência se casar com um incrédulo. Um crente pode rogar a Deus que o(a) companheiro(a) e os filhos sejam salvos.

Ed 10:9-10 Esdras primeiro explica qual foi o pecado deles, e então insiste para que confessem e, finalmente, lhes comunica a responsabilidade que têm de se separarem. Confessar é uma coisa, mas deve haver um afastamento do próprio pecado. Não teriam "mulheres estranhas" se tivessem mantido uma separação adequada do povo da terra.

Ed 10:18 A lista real dos que eram culpados, e começa com os sacerdotes! Eles eram muito mais responsáveis por causa de sua posição e influência.
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice