Contents

[ ]

Índice

 
#671

Uma falta de apreço pela maravilha de uma salvação completa em Cristo abre a porta para todo tipo de desequilíbrio, e produz frustração e fracasso contínuos.

ECLESIASTES 1

Este Livro é totalmente diferente. Trata-se da experiência de um homem que é muito sábio e então decide experimentar de tudo o que há na Terra. (As palavras que ele usa são "debaixo do sol" e ele as usa cerca de 28 vezes neste Livro). Ele quer descobrir se alguma coisa irá fazê-lo feliz. O escritor é o Rei Salomão e não existe nada que lhe falte para poder encontrar a resposta. Portanto ele tenta. Às vezes ele chega perto da verdade, mas outras vezes está muito longe dela. (3:18-22, 7:16, 17). Mas o ensinamento divino está nos últimos dois versículos do livro. Eles dão a resposta às indagações de 1:13 e 2:3. Prazer, ser "bom", aprendizado, riquezas, etc, etc, não podem trazer a felicidade. Por que? Porque o mal é tudo o que há neste mundo. Lembre-se de que Salomão não conhecia nada sobre o Senhor Jesus. Ele estava buscando por satisfação aqui neste mundo, mas nós temos encontrado gozo e paz em um Homem celestial. É importante entender também que o quanto mais uma pessoa tenta encontrar a felicidade aqui, mais infeliz ela se torna.

Ec 1:1 Neste livro a palavra "Deus" é usada porque trata-se da experiência do homem na Terra diante de Deus, sem conhecê-Lo como Senhor.

Ec 1:4-11 Trabalho, trabalho, trabalho, que nunca termina... que nunca satisfaz... e assim segue toda a criação nesta Terra. Gênesis 3:17-19 nos diz o por quê disto ser assim.

Ec 1:12-18 Algo para pensar, para qualquer um que esteja buscando "abundantemente a sabedoria e o conhecimento" sobre tudo o que há no mundo. O homem que tinha mais conhecimento que qualquer outro homem sobre a Terra (exceto Cristo, evidentemente) nos diz no versículo 14 o que descobriu.

#672

É preciso lembrar de um princípio fundamental na vida espiritual - que Deus só revela verdades espirituais para atender necessidades espirituais.

ECLESIASTES 2

Ec 2:1-3 Se o muito conhecimento não poderá satisfazer o coração, será que a diversão, o prazer e o entretenimento trarão contentamento? Não.

Ec 2:4-11 Bem, então, que tal um bom e duro trabalho para tornar o mundo um lugar melhor, mais limpo e belo para se viver? Que tal acumular "bens"? O versículo 11 repete o mesmo triste final.

Ec 2:12-19 Se tudo o que ele havia descoberto sobre a vida era verdade, que diferença faria para um homem ser ele sábio ou tolo? O "evento" comum a todos é a morte que encerra tudo aqui na Terra, portanto por que trabalhar tanto só para deixar tudo para os outros? (Sem as boas novas da salvação de Deus, que vida vazia!)

Ec 2:20-21 Salomão deixou tudo para seu filho Roboão que não herdou a sabedoria de seu pai. (Será que estamos aprendendo com Salomão?)

Ec 2:22-26 Como dizem alguns, "vamos comer, beber, e nos divertir, porque amanhã morreremos!" Que terrível modo de vida.

#673

Seja o que for que enfraqueça sua razão, debilite a brandura de sua consciência, obscureça seu senso de Deus, ou o prive do sabor pelas coisas espirituais - isto é pecado para você.

ECLESIASTES 3

Ec 3:1-8 Lembre-se de que isto não é Cristianismo, mas sim o que Salomão vê na vida diária.

Ec 3:9-15 Tudo segue adiante, sem que o homem possa mudar coisa alguma nem tampouco predizer o futuro. Tudo está nas mãos de Deus, mas até o conhecimento disto não traz contentamento.

Ec 3:16-22 Sem a revelação da verdade de Deus, estes versículos são a única conclusão a que um homem pode chegar - sem qualquer diferença real entre o homem e o animal. É daí que o ensino da evolução vem, pois a evolução nega a verdade da Palavra de Deus de que Ele criou o mundo.

#674

O entusiasmo é mais fácil que a obediência.

ECLESIASTES 4

Ec 4:1-16 Se os últimos poucos versículos do capítulo 3 forem verdade, é melhor estar morto do que vivo, e é melhor ainda nunca ter nascido! Mas quando se está vivo, é melhor ter um pouco dos bens deste mundo e tranquilidade, do que ter muito e aflição.

Ec 4:7-12 É melhor ter companhia do que viver só.

Ec 4:13-16 Salomão fracassou no final de sua vida como rei, e aqui ele preocupa-se em saber se o seu filho irá dar ouvidos aos avisos. (Por favor, não se esqueça de que estes capítulos são as descobertas e raciocínios do homem, não os pensamentos de Deus).

#675

É isto apropriado para um seguidor de Cristo? Está isto de acordo com a glória e o caráter de Seu reino? Irá isto agradar o desagradar a meu Senhor e Salvador? Estas são perguntas de amor!

ECLESIASTES 5

Ec 5:1-8 Que aviso para cuidarmos de nosso falar e de nossas ações! Deus está ouvindo e observando! (Mt 14:7-10 é um exemplo da primeira parte do versículo 6).

Ec 5:9-17 O apóstolo Paulo faz uso deste ensinamento em 1 Tm 6:7-10. Mas Paulo tinha a verdade de Deus para mostrar o lado alegre do assunto, enquanto Salomão dá apenas o lado triste, do ponto de vista do homem.

Ec 5:18-20 Não é pecado ser rico em bens neste mundo, mas estes bens não irão realmente satisfazer o coração. É o desejo de ser rico (veja 1 Tm 6:9-10) que traz tristeza e frustração à vida.

#676

Que sua aparência e ações sejam uma grande propaganda de que o Espírito de Deus mora dentro de você.

ECLESIASTES 6

Ec 6:1-5 Que tolice é tentar conseguir muito dinheiro, bens e fama neste mundo, só para descobrir que isso não traz felicidade.

Ec 6:6 Ainda que uma pessoa vivesse 2000 anos, ela nunca veria nada que valesse a pena.

Ec 6:7-12 Muitas perguntas mas nenhuma resposta! Só a verdade de Deus dá as respostas certas. (Estamos buscando Suas respostas em Sua Palavra todos os dias? Nós as encontramos no Novo Testamento).

Podemos resumir os seis primeiros capítulos como uma mostra da vaidade ou vazio de todas as coisas no mundo; os últimos seis capítulos como uma mostra de que a verdadeira sabedoria é o único caminho que vale a pena trilhar neste mundo. (Mas aqui não nos diz como encontrá-lo).

#677

Lembre-se: o fato de você ter muita informação não significa que você tenha sabedoria.

ECLESIASTES 7

Ec 7:1-6 Coisas diferentes são aqui comparadas. Repare as coisas melhores. Aqueles que não se preocupam com as coisas sérias são chamados de tolos.

Ec 7:7-14 Um espírito paciente e cuidadoso é o que deve ser visto em nossa vida.

Ec 7:16-18 O homem diz que a moderação em todas as coisas é a melhor política. (Esta não é a sabedoria de Deus, como temos visto neste livro de Eclesiastes).

Ec 7:19-28 Conclusões corretas, mas nada que dê qualquer esperança. (O "homem" do versículo 28 poderia nos falar de Cristo, mas até Sua vida justa não poderia salvar o homem, mas só serve para condená-lo ainda mais. É só através da morte de Cristo que alguém pode obter o que precisa, mas essa boa nova está na revelação do evangelho de Deus, não naquilo que o homem possa observar na Terra). (Neste nosso "dia da graça", um crente pode ter muito mais dificuldades que um incrédulo, assim como aconteceu com o Senhor Jesus).

#678

Não há atalhos nos caminhos de Deus.

Ec 8:1-7 Aqueles que estão em posição de autoridade devem ser respeitados e obedecidos, do contrário não haveria governo, o qual é ordenado por Deus (Romanos 13:1-3).

Ec 8:8 Ninguém pode fazer com que seu espírito permaneça em si, ou que saia de si, usando apenas do falar. Isto é um claro testemunho da divindade de Cristo, pois Ele ordenou a Seu espírito que saísse de Seu corpo (Mt 27:50).

Ec 8:9-14 Pessoas inocentes são castigadas às vezes e os culpados escapam com suas más obras. Existe justiça? Sim, existe, mas o homem pecador não consegue colocá-la em prática. Somente Cristo pode, e Ele o fará, durante o tempo futuro do milênio.

Ec 8:15-17 "Por que preocupar-se com o dia de amanhã e seus problemas? O homem não pode prever mesmo o futuro - só Deus o conhece. Divirta-se enquanto pode." - Não é isto o que muitos neste mundo estão dizendo?

Ec 8:17 Leia 1 Coríntios 1:21 e veja o que Deus nos deu em Cristo.

#679

É sempre mais humilde sermos guiados pela Sua Palavra do que por nossos pensamentos e sentimentos.

ECLESIASTES 9

Ec 9:1-12 A morte chega para toda a humanidade. Se a verdade de Deus não for conhecida, o final do versículo 11 é tudo o que o homem consegue enxergar - que tudo é questão de oportunidade e sorte. Mas Deus está no controle e existe um juízo futuro mesmo para aqueles que não sabem disso (vers. 12 - lembremo-nos de Hebreus 9:27).

Ec 9:13-18 "Uma pequena cidade" - (este mundo); "um grande rei" - (Satanás); "um sábio pobre" - (Cristo em Sua obra na cruz). O final do versículo 16 é a verdade acerca da humanidade de um modo geral.

Ec 9:17 é verdadeiro acerca dos crentes que dão ouvidos a Cristo, não a Satanás.

#680

A cruz de Cristo prova todos os corações.

ECLESIASTES 10

Ec 10:1-15 A sobriedade e quietude de espírito, o desejo de ocupar uma posição sem importância, o saber como falar de modo simples e gracioso - estes são ensinamentos que dão a uma pessoa uma vida pacífica neste mundo, mas que não irão salvar sua alma.

Ec 10:16-20 Mais observações a respeito da vida - os jovens não são bons líderes, o dinheiro tem um grande poder sobre as pessoas, cuidado com o que fala em particular.

#681

Seu senso de pecado será sempre proporcional à sua proximidade de Cristo.

ECLESIASTES 11

Ec 11:1-6 Pensamentos mais avançados - compartilhe o que você tem; as coisas tomam seu curso natural conforme Deus determina; o homem não pode controlar as consequências de seus atos. Estas observações levaram Salomão aos versos seguintes.

Ec 11:7-10 Uma conclusão séria no final do versículo 9. A palavra "jovem" no versículo 10 significa "na flor da juventude". Que palavra deveria ser esta para cada um de nós! Aquela que é considerada a melhor época da vida não passa de vaidade, vazia e sem sentido. (Você desfruta o fato de ter Cristo como seu Salvador? Ele dá sentido à sua vida).

#682

Nós só mostramos o que realmente somos quando estamos longe de casa.

ECLESIASTES 12

Ec 12:1-7 Não há época melhor para se pensar em Deus e na eternidade do que quando se é jovem. À medida que envelhecemos, a vida se torna mais difícil com mais responsabilidades. Veja se você pode identificar os diferentes membros do corpo aqui - versículo 3, braços, pernas, dentes. O corpo volta ao pó (Gênesis 3:19) após a morte. O final do versículo 7 não nos diz o que Deus faz com o espírito do homem. É preciso que procuremos em outra parte da Palavra de Deus para descobrir.

Ec 12:8 Nenhuma mudança na conclusão de Salomão. Será que aprendemos isso também?

Ec 12:9-12 Encontramos estes provérbios que Deus guardou para nós no livro de Provérbios, que apresenta a sabedoria celestial para a vida na Terra, mas não a salvação.

Ec 12:13-14 A conclusão de Salomão para tudo o que ele viu na Terra nos é mostrada neste livro de Eclesiastes. Há muita sabedoria e auxílio; (mas quando nascemos de novo recebemos uma vida celestial, e aprendemos acerca dela nas epístolas de Paulo).

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice