Contents

[ ]

Índice

 
#960

Nada pode drenar mais a vitalidade de um Cristão do que o lixo de alianças não santificadas, deleites sujos, práticas ímpias e coisas do tipo. A verdadeira separação dessas coisas fará de nós "vasos para honra, santificados e idôneo para uso do Senhor".

DANIEL 1

Hoje iniciamos um livro novo e totalmente diferente - Daniel. Passa-se no "tempo dos gentios". Lucas 21:24. Isso abrange muitos anos. Estamos neste período hoje. Começou cerca de 607 A.C. ou há 2.600 anos e continuará até o Senhor voltar. Tudo isso aconteceu após as dez tribos de Israel terem sido levadas cativas pela Assíria (e nunca mais se ouviu falar delas desde então); as tribos que restaram, Judá e Benjamim, foram levadas cativas à Babilônia pelo Rei Nabucodonosor. Judá era a tribo Real; e os reis também foram levados. Nosso capítulo fala de Daniel, um dos que pertenciam à família real. Esses quatro jovens deviam ter cerca de 17 anos de idade.

Dn 1:3-4 O rei decide usar esses Hebreus cativos para treiná-los, junto a um grupo de seu próprio povo, com o que havia de melhor em ensino. O versículo 4 nos dá uma lista de 6 requisitos que deviam ter. Que oportunidade para esses jovens.

Dn 1:5 O rei planeja o que eles deviam comer... o melhor... o cardápio do próprio rei, e, sem dúvida, os melhores vinhos disponíveis.

Dn 1:7 Para ajudar esses Hebreus cativos a esquecer seu passado, todos recebem nomes estrangeiros.

Dn 1:8 Mas Daniel tinha um segredo em seu coração... ele pertencia a DEUS. Ele não comeria a carne que provavelmente teria sido oferecida a ídolos. Ele não iria se contaminar.

Dn 1:10-14 O oficial teme alterar os planos do rei; ele morreria se o fizesse. Daniel fala algo importante; não teria sido justo lançar a responsabilidade sobre o homem que estaria servindo a comida. Daniel sugere que o homem traga também alguns cereais, e veja o que acontece por dez dias. Uma sugestão muito sábia.

Dn 1:15-16 Os quatro jovens tinham suas faces mais coradas e estavam mais gordos do que os outros.

Dn 1:17 O segredo é revelado - Deus honrava aqueles que O honravam!

Dn 1:19 Eles não só estavam melhores fisicamente, mas também em inteligência estavam dez vezes mais inteligentes!

Dn 1:21 Este versículo fala muito sem dizê-lo... Nabucodonosor, o rei, havia passado para a história. Seu sucessor, o Rei Belsazar, foi morto por outro Império, o Medo-Persa. Mas as três primeiras palavras de nosso versículo nos mostram o que o Apóstolo Paulo disse a Timóteo em 2 Tm 3:14. Preste muita atenção nisso.

#961

Somente o verdadeiro Cristianismo tem a solução para o problema do pecado.

Daniel 2:1-30

Dn 2:1-13 O Rei Nabucodonosor aparentemente teve seu sonho algum tempo antes e havia esquecido. Todos os sábios de seu vasto império não podem dizer qual o significado de seu sonho. Mas seus pensamentos estão muito perturbados e ele não consegue dormir. Ele está tão agitado que ordena que todos os sábios (provavelmente todos os do capítulo 1) sejam mortos, inclusive Daniel.

Dn 2:14-16 Daniel vai ao rei e pede por tempo, e promete a interpretação. O que ele faz? Os próximos dois versículos nos dão a resposta.

Dn 2:19-23 O que Daniel faz assim que Deus lhe conta o sonho e o seu significado? Leia os versículos.

Dn 2:26 Daniel se encontra com o rei face a face. O rei lhe pergunta se é capaz de decifrar o mistério.

Dn 2:27-30 Quem recebe o crédito por revelar o mistério?

#962

O verdadeiro Cristianismo é singular por ensinar que a salvação é pela fé e não pelas obras.

Daniel 2:31-49

Dn 2:31-45 Temos aqui a maior previsão de eventos políticos futuros que o mundo jamais conheceu. O sonho era de uma grande estátua de aparência brilhante e bela. Havia quatro materiais diferentes, a cabeça de ouro puro, o tronco e os braços de prata, abdome e coxas de bronze, pernas de ferro, seus pés parte de ferro e parte de barro. Enquanto ele observava, uma rocha atingiu a grande imagem nos pés e os quebrou, então, pouco a pouco, toda a imagem foi reduzida a pedaços. Então a rocha cresceu cada vez mais até encher toda a Terra. Em seguida Daniel contou ao rei o seu significado. Quatro Impérios se levantariam no mundo, um após o outro. O último desapareceria para voltar a se levantar e ser totalmente destruído. Tudo isso é muito importante para nós pois, apesar disso ter sido escrito há cerca de 2.600 anos, nos fala de eventos que estão acontecendo na Europa hoje, com a restauração do Império Romano.

Dn 2:44-45 A rocha é explicada. Trata-se de um tipo do Senhor Jesus que voltará e destruirá completamente o Império Romano restaurado (Ap 19?13-16).

Dn 2:46-49 O Rei Nabucodonosor reveste Daniel de honras (mas logo se esquece dele).

#963

Podemos desejar trazer ao Senhor uma obra perfeita. Gostaríamos de apontar, quando nosso trabalho estivesse terminado, os belos grãos maduros, os feixes reunidos, todavia o Senhor frustra nossos planos, despedaça nossas intenções, nos faz ver a ruína de todas as nossas esperanças, quebra a bela estrutura que pensávamos estar construindo, nos lança em Seus braços e sussurra em nossos ouvidos, "Não é o seu trabalho que eu quero, mas você". (2 Coríntios 8:5)

Daniel 3

Dn 3:1,6 Este poderoso e orgulhoso rei levantou uma imagem e ordenou que todos se prostrassem diante dela. Se alguém se recusasse, seria lançado na fornalha. O que você teria feito?

Dn 3:12 Que bela resposta para a ordem do rei! Eles sabiam que o Senhor poderia livrá-los da fornalha, mas não tinham idéia se Ele iria fazê-lo. Então eles dizem que se Ele não o fizesse, Ele os livraria das mãos do rei de algum outro modo! Que maravilha! Podemos ser ridicularizados, ou não conseguir progredir em nosso trabalho, mas nada vale tanto a pena quanto ser fiel ao Senhor.

Dn 3:23-27 O que Deus faz a eles! Ele não abandonará você mesmo que você também venha a se encontrar em uma posição de real sofrimento por causa dEle.

#964

Se não fosse pelo pecado, a morte não teria começo. Se não fosse pela morte, o pecado não teria fim.

Daniel 4

Este capítulo é muito sério para todos nós, pois demonstra que Deus é poderoso e Se envolve nas questões dos homens e ouve tudo o que falamos. A falsa adoração é seguida de orgulho real.

Dn 4:1-3 Este mesmo rei não aprendeu coisa alguma, apesar de todas as coisas que foram ditas nos três capítulos anteriores. Repare como ele está cheio de si.

Dn 4:3-18 Ele tem outro sonho, obviamente enviado por Deus. Lhe é dito que ele próprio era a grande árvore que seria derrubada. Daniel lhe diz para se desviar de seus ímpios pecados e mudar seu modo de ser, pois talvez o castigo possa ser anulado. Acaso ele dá atenção? Veremos mais tarde.

Dn 4:19-27 Daniel lhe diz o que o sonho significa. Ele teve um bom número de avisos, mas é muito orgulhoso para prestar atenção.

Dn 4:28-37 Deus lhe dá um ano inteiro para se arrepender! (Deus é misericordioso). Mas não acontece. Assim ele perde a razão e se torna como um animal por sete anos. Cada um de nós tem que prestar contas a Deus, e devíamos ser mais sérios acerca da vida. Deus com misericórdia traz o rei de volta e ele dá louvor a Deus. Não ouvimos mais falar dele.

#965

A tempestade que sopra revela a força das raízes. (Colossenses 2:7)

Daniel 5

Passaram-se uns 25 anos... Nabucodonosor se foi... seu neto, Belsazar, é rei.

Dn 5:1-4 Belsazar voltou-se para seus deuses e faz um grande banquete dedicado a eles, usando os vasos sagrados roubados do templo de Deus em Jerusalém por Nabucodonosor.

Dn 5:5-9 Em meio à festa de bebedeiras, algo acontece de repente causando medo em todos, inclusive no rei.

Dn 5:10-12 A rainha entra e diz ao rei que há um homem que é capaz de explicar o significado das palavras escritas sobre a parede.

Dn 5:13-16 Daniel é trazido. (Como se esqueceram rapidamente dele antes!) Grandes recompensas lhe são prometidas.

Dn 5:17-29 Daniel começa a falar. Ele precisa contar a história de Nabucodonosor como se ninguém ali jamais a tivesse escutado! (Exatamente como as pessoas de hoje, que não ouvem). Daniel fala que o fim do primeiro grande império mundial, Babilônia, tinha chegado.

Dn 5:30-31 O juízo vem! O rei é morto, o império destruído.

#966

O testemunho contra o mal deveria estar em nosso falar e modo de agir.

Daniel 6

Um novo Império foi formado, o Medo-Persa, com Dario encabeçando-o, mas tendo a Ciro como rei (1:21).

Dn 6:1-9 Daniel recebe um cargo elevado, que causa inveja entre os líderes nativos. Eles só conseguem encontrar falta nele na "lei de seu Deus" - vers. 5. Assim, eles pedem ao rei que assine uma lei que proíba qualquer um de orar a qualquer exceto a Dario pelo período de 30 dias. Se alguém o fizesse, seria lançado na cova do leão.

Dn 6:10-17 Quando Daniel soube que a lei tinha sido assinada, foi justamente o que fez. Aqueles homens o encontram orando, e acreditando terem vencido, informam a Dario. As leis do Império nunca podiam ser mudadas (vers. 15). Dario fica transtornado pois respeita Daniel, mas nada pode fazer. Daniel é lançado na cova do leão.

Dn 6:16 Dario tinha respeito por Daniel e confiança em Deus. Leia o versículo 4 mais uma vez.

Dn 6:18-20 Os sentimentos do rei, poderia ele dormir? Será que dormiu aquela manhã? Repare as palavras de sua pergunta a Daniel.

Dn 6:21-22 Daniel responde com confiança em Deus e no rei.

Dn 6:23 E suas feridas?

Dn 6:24-25 Uma terrível retribuição (a primeira parte do livro termina aqui).

#967

A comunhão de coração com Cristo mantém firme o senso de nossa posição em Cristo e é o poder salvador colocado em prática em nosso andar.

Daniel 7

A última seção do livro tem início. Agora iremos ler das visões de Daniel e das revelações que recebe de Deus. Os capítulos 7 e 8 na verdade aconteceram antes do capítulo 6. No capítulo 2 lemos dos 4 impérios mundiais, aqui lemos dos mesmos quatro, desta vez como 4 bestas diferentes.

Dn 7:1-8 No capítulo 2 vimos os 4 impérios como o homem os vê, como um imenso monumento ao seu orgulho. Aqui vemos esses impérios como Deus os vê, como bestas... horríveis. O primeiro representa o império Babilônico, como um leão. O segundo império como um urso, o Medo-Persa. O terceiro, como um leopardo, o Grego. O quarto, que não se parecia com nenhum animal vivo, o império Romano. Ele tinha 10 chifres (10 reis - vers. 24).

Dn 7:9-10 Um tipo de descrição do que está escrito em Apocalipse 19:11-17 e se refere a quando o Império Romano for restaurado, acabando finalmente a ser destruído pelo Senhor Jesus em Sua vinda. Você deve estar lembrado de ter lido no capítulo 2:44,45 sobre a rocha. Estamos perto disso agora, pois os 10 reinos da Europa estão se formando diante de nossos olhos em um Império Romano revivido.

Dn 7:11 Refere-se a este Império Romano Revivido (Ap 19:20). Porventura não mexe com você saber que o Senhor está para vir qualquer dia desses?

Dn 7:13-14 A vinda do Senhor. Não se trata do arrebatamento.

Dn 7:17-22 O povo que crê neste "evangelho do reino", que será pregado após termos partido para a glória.

Dn 7:23-28 Há dias horríveis pela frente. Mas quando o Senhor aparecer, todas essas pessoas que não tiverem sido salvas serão lançadas no inferno. Então o Senhor Jesus começará Seu reino neste mundo por 1.000 anos, o Milênio.

#968

Não tema as conseqüências. Se fizermos o que é certo, Deus cuidará delas.

Daniel 8

O segundo e terceiro dos quatro impérios voltam a ser mencionados aqui nos versículos 3 e 4 (o segundo império) e no versículo 5 (o terceiro - o império Grego).

Dn 8:8 refere-se a "Alexandre o grande" ter morrido (com 32 anos de idade), o Grego, tendo seu império sido dividido por 4 de seus generais.

Dn 8:9-12 Um homem chamado Antioco Epifano é o "chifre pequeno". (Ele viveu durante os anos de silêncio entre o Antigo e o Novo Testamento).

Dn 8:17,19 Refere-se ao futuro.

Dn 8:23-25 Refere-se também ao futuro. O Príncipe dos Príncipes é o Senhor Jesus.

#969

Nada causa tanto dano à alma quanto a controvérsia.

Daniel 9

Dn 9:5-10 O povo de Deus havia pecado, e por causa disso as pessoas foram levadas para o cativeiro, e Daniel estava entre eles. Mas daquilo que já lemos, Daniel era um jovem fiel e que orava. Repare sua confissão. Ele não aponta o dedo para outros, mas diz repetidas vezes que NÓS pecamos. Vamos nos lembrar disto.

Dn 9:15-18 As tribos de Judá e Benjamim estavam no cativeiro na Babilônia por terem pecado. Sua cidade, Jerusalém, e o tempo de Deus nela, estavam em ruínas. Foi isso que entristeceu Daniel.

Dn 9:20 O Senhor escuta uma oração assim!

Dn 9:23-27 Estes notáveis versículos falam, em riqueza de detalhes, da vinda do Senhor Jesus, Aquele que foi cortado, e da tristeza e do sofrimento de Seu povo no futuro.

Sn 9:25 "Messias e Príncipe"; mas no próximo versículo o "príncipe" é a Besta.

#970

Tudo o que devemos esperar é sermos mantidos fiéis até o fim. Se estivermos procurando fazer algum barulho neste mundo, ou levantar um testemunho, acabaremos desapontados, mas se estivermos contentes em andar humildemente com nosso Deus, teremos uma razão para nos alegrarmos e nosso trabalho não será em vão. (C.H.M.)

Daniel 10

Dn 10:2 A visão que Daniel teve falava do sofrimento futuro para seu povo, os Judeus, e ele chorou por 3 semanas. É bom para nós sentirmos com tal profundidade a dor que está reservada para qualquer um que rejeite o Senhor Jesus. Por duas vezes Daniel é chamado de "um homem muito amado".

Dn 10:21 Miguel era o anjo do povo de Israel.

#971

Se o nosso andar não condiz com nossas palavras, é melhor falarmos bem pouco.

Daniel 11

Os primeiros 34 versículos deste capítulo já são história. Na época em que foram escritos, tudo isso era futuro!

Dn 11:36-37 Você já ouviu a palavra "Anticristo". Esta é a pessoa descrita nestes versículos. Ele será um Judeu, um rei em Israel. Ele enganará milhões de pessoas (após nós os crentes termos ido para a glória).

Dn 11:40-45 Dois outros homens poderosos aparecerão (após termos partido), mas ambos serão destruídos pelo Senhor quando Ele vier em glória (Ap 19:11-21).

#972

Conseguimos realizar muito mais pelo que somos do que pelo que falamos.

Daniel 12

Dn 12:1 Miguel é aqui chamado de "grande príncipe"; (Veja também em Ap 12:7).

Dn 12:4 A Daniel é dito que sele o livro, pois se passariam muitos anos antes que essas coisas se cumprissem. O tempo está próximo quando estes propósitos de Deus se cumprirão. Será que entendemos que estamos vivendo um pouco antes dessas profecias se cumprirem?
 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice