Contents

[ ]

Índice

 

#116

Um testemunho unido da verdade de Deus é a maior bênção possível vinda das alturas.

ATOS 1

Vimos no livro de Êxodo que tratava-se do livro da "saída do Egito" - assim começaremos hoje o livro "da saída" para a vida Cristã. Enquanto continuamos a alternar entre o Antigo e o Novo Testamento, esperamos mostrar o progresso para a vida do crente. Trata-se de uma ponte (ou transição) entre o Judaísmo, com todas as suas cerimônias, rituais, sacerdotes, etc., e a completa revelação do Cristianismo nas Epístolas. Aqueles que se apegam muito a Atos e negligenciam as Epístolas de Paulo tornam-se ficam sem um equilíbrio em assuntos como batismo, adoração e ordem eclesiástica. Se você ler os capítulos finais de Lucas e os capítulos iniciais de Atos, verá uma ligação estreita entre eles. Os discípulos dos primeiros capítulos de Atos continuavam sem serem habitados pelo Espírito Santo. Este livro nos leva do Judaísmo para o Cristianismo.

At 1:1-14 Os apóstolos ainda esperavam que o Senhor estivesse para restaurar o reino para Israel. Mas o Senhor lhes havia dito que não cabia a eles conhecer o tempo (vers. 7). Mt 24:36 é claro. Ele subiu ao céu. Isto era necessário (Jo 16:7), caso contrário o Espírito Santo não poderia descer. Assim eles esperaram.

At 1:15-26 Os apóstolos sem dúvida haviam lido Sl 109:8 e os versículos adjacentes. Por isso escolheram dois homens, e é possível que tenham colocado seus nomes em uma caixa, tenham tirado um deles e lido que nome estava escrito, assumindo que era esse o homem que Deus queria. Após o Espírito Santo ter descido no dia de Pentecostes, nunca mais lemos de uma ocasião onde este método tivesse sido novamente utilizado. Lembre-se de que o Espírito Santo é uma Pessoa tão individual quanto o Senhor Jesus.

#117

Quando confio na bondade do Senhor, posso esperar nEle; quando existe algum problema, devo primeiro sentir qual é a minha parte nele; então verei Sua mão claramente.

ATOS 2

At 2:1-13 A palavra "Pentecostes" significa "qüinquagésimo". foi no qüinquagésimo dia após a morte do Senhor, que o Espírito Santo desceu à Terra. Sete semanas (7 Sábados) mais um dia, chegando ao Domingo, o dia do Senhor. Trata-se do dia do Cristianismo - o primeiro dia da semana. Cristo é o fim da lei - Gl 2:16-21. Por intermédio da vinda do Espírito Santo à Terra, (o Qual é uma Pessoa distinta) uma grande mudança acontece. Já não é mais no Tabernáculo ou no Templo que Deus habita. O Espírito Santo vive agora no corpo de cada crente. (1 Co 3:16; 2 Co 6:16; 2 Co 5:17) - tudo mudou.

At 2:3 "Repartidas" significa divididas, implicando as muitas línguas faladas. Falar em línguas significa falar claramente e sobriamente em uma outra língua que aqueles que escutam possam entender. Estes eram pescadores incultos da Galiléia. Eles demonstraram o poder de Deus. Hb 2:3-4 nos diz claramente que estes sinais e maravilhas aconteciam no início da pregação do Evangelho da graça de Deus. "De fogo" nos falaria do castigo que os que rejeitam a Cristo deverão receber (veja Jo 16:7-11).

At 2:5-13 Muitas pessoas de diferentes raças e idiomas (línguas) que estavam em Jerusalém escutaram os apóstolos falarem miraculosamente nestas línguas estrangeiras das "grandezas de Deus". O evangelho podia assim alcançar rapidamente muitas línguas e nações. A Igreja de Deus na Terra foi formada nesse dia. Trata-se da data de nascimento da igreja (1 Co 12:12-13). Todos os crentes em Cristo foram formados em "um corpo". Deus gostaria que demonstrássemos essa unidade hoje.

At 2:14-40 Pedro prega que Jesus de Nazaré era agora Senhor e Cristo - vers. 36. Ele confronta abertamente uma grande multidão, pelo menos 3.000 (vers. 41), e simplesmente expõe os fatos; a morte de Cristo e Sua ascensão à glória, usando constantemente as Escrituras do Antigo Testamento.

At 2:41-47 Que mudança aconteceu na vida dessas 3.000 almas. Note 17 coisas sobre estes crentes. Você pode encontrar todas elas? Estes são os gozos e privilégios que você pode ter hoje.

#118

Para manter o rebanho unido, um bom pasto é mais eficaz do que a melhor cerca.

ATOS 3

Atos 3:1-11 Pedro e João ainda não tinham aprendido que Deus os estava levando para longe do templo. A verdade completa ainda não havia sido revelada. Os judeus estavam acostumados a orar três vezes ao dia, (1) na 3a. hora (9 da manhã) At 2:15, (2) na 6a. hora (meio-dia) At 10:9, (3) aqui na 9a. hora (às 3 da tarde).

At 3:12-26 Pedro faz mais um apelo à nação Judaica. Ele os desafia por terem matado o Príncipe da vida, mas ao mesmo tempo mostra que isso cumpriu as Escrituras.

At 3:19-21 Ainda desta vez, se eles se arrependessem, Cristo voltaria, seus pecados como nação seria perdoado, e o reino seria estabelecido, em conformidade com todos os profetas do Antigo Testamento. Esta oferta foi feita mesmo após a igreja ter sido formada, mostrando quão misericordioso é Deus.

#119

Com freqüência, quando o mal penetra entre o povo de Deus, descobre-se que aqueles que são vencidos por aquele mal são os mais ativos. Quando tenho uma má consciência, ela me força à atividade; para tentar fazer calar minha consciência.

ATOS 4

At 4:1-12 Os líderes religiosos odiavam o nome de Jesus, e faziam tudo o que estava a seu alcance para impedir a pregação da morte e ressurreição de Cristo. Veja o que fizeram a homens inocentes. Em sua atividade religiosa, eles demonstram ser os inimigos de Deus, pois estavam agindo segundo suas próprias vontades (Pense nisto cuidadosamente). Quando Jesus estava aqui na Terra, eles O rejeitaram em Sua humilhação, agora rejeitam a Ele em Sua glória no céu.

At 4:11 Os construtores eram os líderes religiosos. (Que contraste com os construtores do tabernáculo em Êx 37). Israel havia recusado seu Messias, e o reino foi assim adiado. Mas os cidadãos celestiais eram para ser reunidos em um novo, eterno e celestial corpo de pessoas, chamado de igreja. Deus tornou-Se um Pai para cada um que crê. Daqui em diante vamos ler do crescimento da igreja, (assembléia é a palavra mais adequada), e também da violenta oposição que Satanás levantou contra ela. Se os discípulos não tivessem recebido oposição dos líderes dos Judeus, não teriam tido a oportunidade de pregar o evangelho na reunião do conselho deles.

At 4:13-22 Eles não podiam negar os milagres (vers. 16), mas rejeitaram a Palavra de Deus. Eles lhes ordenaram que parassem de pregar no nome de Jesus. Pedro e João dão uma poderosa resposta.

At 4:23-30 Aqui notamos que a assembléia começava a ser vista como um grupo.

At 4:31-37 Que demonstração do poder de Deus. Grande poder e grande graça em um mesmo versículo!

#120

O corpo de Cristo na Terra é composto de indivíduos, NÃO de igrejas. Onde isto for reconhecido, será encontrada unidade.

ATOS 5

At 5:1-11 Este homem e sua esposa tentam enganar os outros ao fingirem que tinham trazido todo o dinheiro. Mas fazendo assim, fazem manifestar o poder e a presença do Espírito Santo na assembléia. Deus não deixa o fingimento passar despercebido. Por sua ação, eles na verdade estavam mentindo ao Espírito Santo.

At 5:12-16 Havia tanto poder na assembléia que aqueles em quem não havia realidade temiam se associar com eles. O Senhor era o Centro deste grupo recém formado de crentes, e muitos outros foram acrescentados a eles.

At 5:17-32 Os legisladores se enchem de inveja e frustração; eles aprisionam os apóstolos. A libertação miraculosa. Eles não param de pregar. Estão cheios com Cristo. Pedro faz uma declaração clara e poderosa.

At 5:33-40 Cresce o homicídio em seus corações! Vale a pena ler Jo 8:44. Deus interfere e livra os apóstolos. Mas não sem antes eles serem açoitados. Repare qual o nome da Pessoa que mais os perturba!

At 5:41-42 Mas aquele Nome tem o efeito oposto nos fiéis apóstolos. Eles se regozijaram... eles sofreram. O tema principal deles? "Jesus Cristo".

#121

Nenhuma posição de privilégio me guardará se as escrituras perderem o poder sobre mim.

ATOS 6

At 6:1-7 Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador, recebe uma nova natureza. Ele ainda tem a velha natureza que nunca melhora, mas que apenas age quando permitimos que ela o faça. Não se esqueça disto. Ter um mau temperamento não é um impedimento para mim, mas deixar que ele atue, isto é. Aqui vemos a velha natureza reclamando que as viúvas judias de língua grega estavam sendo negligenciadas quando alimentos e bens eram distribuídos entre os crentes. Os apóstolos escolheram sete Judeus Gregos (bela preocupação), homens de boa reputação e cheios do Espírito Santo para cuidarem deste trabalho.

At 6:4 Nos fala do que tinha prioridade nos pensamentos dos apóstolos (Não era porque eles não poderiam ser importunados pelas viúvas).

At 6:8-15 Estêvão era um destes. O Senhor é sobre todas as coisas para a Igreja (Ef 1:22) e tem um trabalho adicional para Estêvão. O oitavo versículo é o resultado daquilo que diz a Estêvão no quinto versículo. Logo falaremos mais sobre ele.

#122

Quanto Paulo escrevia cartas (Epístolas) sobre a escolha de anciãos, diáconos, etc., as cartas eram endereçadas apenas a indivíduos (1 Tm caps. 2 e 3 e Tito 1:5), nunca a assembléias.

ATOS 7

Um dos resumos mais marcantes da história de Israel na Bíblia. E que história de pecado foi! José, Moisés e Davi, da primeira vez em que se apresentaram foram rejeitados pelos Judeus, mas na segunda vez foram recebidos. Foi assim quando o Senhor Jesus veio. Estêvão demonstra que não era nada além de um espírito revoltoso, desobediente que tinha sido sempre manifestado. E quando Deus enviou Seu amado Filho, a mesma resistência continuou.

At 7:43-53 Dessa resistência eles passaram à idolatria. Eles eram culpados de quatro ofensas. (1) Os pais (homens do Antigo Testamento) não haviam guardado a lei. (2) Haviam perseguido e matado os profetas. (3) Haviam traído e assassinado o Justo - o Senhor Jesus, e (4) haviam resistido ao Espírito Santo. Assim vemos a culpa e ruína do homem na nação mais favorecida e privilegiada do mundo.

At 7:54-60 Este discurso trouxe à tona toda a fúria contra Estêvão. Eles o arrastam para fora da cidade (veja Lv 24:11-16). Eles o matam. Como ocorreu com o Senhor na cruz, Estêvão roga por seus assassinos. Repare quem era testemunha de tudo isso! Sem dúvida aquilo deixou uma impressão duradoura nele, mas ele odiava o nome de Jesus.

#123

Nunca existe poder coletivo sem fidelidade individual.

ATOS 8

At 8:1-3 Acontece uma boa mudança. A igreja (assembléia), formada principalmente por crentes Judeus, começa agora a se espalhar para os Gentios. Mas a perseguição se espalha também. Nenhuma dificuldade pode permanecer quando Deus está ali, e nós crentes não podemos resistir a nossos inimigos quando Ele não está ali. Até o martírio de Estêvão, Jerusalém havia sido o único centro - (Dt 12:13-14). Agora Israel havia rejeitado o Espírito Santo por meio do assassinato de Estêvão, portanto a mensagem do evangelho do amor e da graça de Deus saiu a todas as nações.

At 8:5-25 Deus usa outro dos homens escolhidos para servir as mesas no capítulo 6.

At 8:9-25 Simão "creu", mas vemos mais tarde que foi apenas em sua cabeça, pois ele demonstra estar numa condição de perdido. Deve ser com o coração - Rm 10:10. Os milagres o haviam afetado. As pessoas dizem com freqüência que se vissem creriam. Foi exatamente o que Simão fez, mas não era real.

At 8:26-40 Outro exemplo da mudança. O homem da Etiópia recebe a Cristo e segue seu caminho regozijando, ainda que sem Filipe. Quando estamos desfrutando de Cristo, não ficamos dependendo de contatos externos.

#124

Estar reunido para o nome do Senhor não se trata da sabedoria de um grupo de indivíduos, mas trata-se do desfrutar daquilo que é prometido em Mt 18:20.

ATOS 9

At 9:1-22 A conversão de Saulo (Paulo). O Senhor Jesus no céu disse a Saulo que as pessoas que ele estava perseguindo eram parte dEle próprio! O Senhor Jesus nunca tinha sido visto por Saulo na Terra. Mas agora Ele é revelado a Saulo da glória do céu. Repare nos versículos 20 e 22 o assunto de sua pregação.

At 9:23-25 Teria a conversão de Paulo um bom efeito sobre os outros Judeus, por ser ele um membro ativo daquela seita? Eles tentam matá-lo! As circunstâncias não convencem pessoas não salvas... somente Cristo, pelo Espírito Santo.

At 9:26-31 Alguns anos haviam se passado quando isto ocorre (Gl 1:15-19). Os crentes andavam no temor do Senhor. Que contraste com uma pessoa não salva (Rm 3:18). Eles não conhecem "o Senhor".

At 9:32-43 Continua a pregação de Pedro. Ele cura Enéias por meio do uso de um nome, não de seu próprio nome. Mesmo que não tenha usado aquele nome ao ressuscitar Tabita (Dorcas) de entre os mortos, repare a quem as pessoas se voltaram (vers. 42).

#125

A presença do Espírito Santo e o Senhorio de Cristo individualmente fazem provisão para todas as ocasiões.

ATOS 10, Vers. 1-18

Pedro, e não Paulo, é usado para abrir a porta do reino aos Gentios. Deste modo a unidade da assembléia e da obra de todos os apóstolos é mantida. Pedro precisa aprender que Deus está derrubando a parede entre o Judeu e o Gentio. Cornélio precisa aprender que necessitava ser salvo.

At 10:1-8 Aqui está um homem muito devotado. Mas, apesar de tão temente a Deus, tão bom, tão generoso, ele precisava ser salvo (11:14). Muitos hoje são pessoas de vida correta, mas não querem a Cristo.

At 10:9-18 Pedro, um Judeu de vida correta, orgulhava-se de guardar a lei, sem entender que Deus estava agora alcançando em bênção também os Gentios. Como Judeu, ele não comeria qualquer animal imundo. Deus havia dado instruções explícitas sobre isto em Lv 11 e Dt 14. E ele pensava que os Gentios eram imundos também. Nós também podemos nos agarrar a tradições que não são conforme as Escrituras.

#126

Quando são homens que formam um grupo de crentes para recordar a morte do Senhor, este grupo ou será controlado por um homem (ou mais), ou por um conjunto de regras pré-estabelecido.

ATOS 10, Vers. 19-48

At 10:19-33 Um tinha sido Judeu, outro Gentio, são agora reunidos pelo Espírito de Deus.

At 10:33 Se cada leitor estivesse desejoso de ouvir e obedecer a Deus, que povo feliz e unido nós crentes seríamos.

At 10:34-43 Pedro faz uma clara afirmação, mostrando a Cornélio como ele poderia ser salvo. E ambos foram recompensados!

At 10:44-48 Deus, que havia dirigido essa obra maravilhosa, envia agora o Espírito Santo sobre todos os que estavam ali. Pela primeira vez o Espírito Santo desce sobre os Gentios. Ef 2:13-16 começava a acontecer.

#127

Enquanto a fidelidade requer às vezes que eu ande em separação daqueles que amo, é necessário que tenhamos corações quebrantados. (Cl 2:2).

ATOS 11

At 11:1-18 Pedro é acusado, em Jerusalém, de haver se associado e comido com Gentios. Eles ainda não haviam aprendido o mesmo que Pedro. Ele narra as ações de Deus em todo o incidente. Eles não podiam resistir ao seu testemunho. Os Gentios crentes foram introduzidos e feitos um com os crentes Judeus! Que fato maravilhoso! A verdade do um só corpo é recebida.

At 11:19-26 O evangelho agora se amplia. Os Gentios recebem o Senhor Jesus como seu Salvador. A luz de Cristo começa agora a iluminar o mundo civilizado. Em muito pouco tempo, Paulo leva o Evangelho através do Império Romano e assembléias são estabelecidas em uma vasta área.

At 11:27-30 Todavia os problemas diários são reais, e o Cristianismo tem um grande cuidado para com as necessidades dos outros crentes.

#128

A unidade do corpo é mantida indestrutível por divino poder... a expressão dessa unidade é a parte que cabe a cada assembléia.

ATOS 12

At 12:1-19 Deus havia permitido uma grande fome por todo o mundo de então (11:28) mas essa catástrofe não impediu que o rei se ocupasse em destruir os pobres servos do Senhor. Estêvão e Tiago são mortos - um pela multidão, o outro pelo Rei Herodes, e agora Pedro é aprisionado, para ser logo entregue à morte. Quanta tristeza! Que prova para a fé deles! Mas tudo isso os levou à oração! Pedro, ao invés de ser usado para levar as novas a toda parte, é enviado à Cesaréia por um determinado período.

At 12:20-23 Mas, por outro lado, Deus envia um anjo a esse rei ímpio com uma missão diferente. Que morte horrível.

At 12:24 Que fruto provém das sementes de morte, dor, provações e orações! Estes versículos estão nos mostrando que é quando os crentes passam por problemas que há bênção. A Palavra de Deus cresceu porque é viva!

#129

A igreja de Deus é, junto com Cristo, o Centro de todos os conselhos de Deus para a Sua glória.

ATOS 13

At 13:1-3 A assembléia em Antioquia envia Barnabé e Saulo (Paulo), sem consultarem Jerusalém. Isto porque é o Espírito Santo, e não os apóstolos, que está no comando. A assembléia de crentes é reunida ao nome do Senhor Jesus, e Ele dirige tudo pelo Espírito Santo. Os discípulos impõem suas mãos sobre esses dois homens, demonstrando que estavam em comunhão naquilo.

At 13:4-12 O Espírito Santo estava com eles, o que fazia levantar a oposição de Satanás. Satanás tentava desviar aquela autoridade da fé. Um homem é cegado por sua impiedade; o outro crê, recebendo luz (espiritual) e fica impressionado com a doutrina (ensino) do Senhor.

At 13:13 João Marcos deixa o grupo missionário e volta para Jerusalém. Uma perda para ele, e a causa de sérios problemas mais tarde.

At 13:14-51 A longa jornada missionária, resultando em Judeus e Gentios sendo salvos.

At 13:16-41 Paulo dá um resumo da história de Israel assim como Estêvão havia feito (no sétimo capítulo). Estêvão vai mais fundo na culpa de Israel que rejeitou um profeta após outro. Aqui Paulo apresenta a salvação individual quem quer que viesse a crer - vers. 38-39.

At 13:42 e 45-51 Uma maravilhosa profecia em Is 49:6, escrita mais de 500 anos antes começa a ser cumprida! Será que nós Gentios agradecemos a Deus por haver dirigido Sua graça para nós?

#130

Se estou reunido pelo poder do Espírito Santo ao nome do Senhor Jesus Cristo, encontro-me fora de todas as organizações religiosas.

ATOS 14

At 14:1 Muitos Judeus e Gentios creram. (1) Muito poder - muitos crentes. (2) Muitos crentes - muita oposição. (3) Muito tempo - muito crescimento. (4) Muito trabalho Satânico - muita divisão (Mt 10:34-39). (5) Muita agitação - muita violência. (6) Eles partiram quando viram a recusa em aceitar a verdade. Mas isso só fez com que a Palavra de Deus fosse pregada em outros lugares. Listra parece ter sido a terra natal de Timóteo (16:1). Derbe era o lar de Gaio (20:4).

At 14:8-18 Paulo tinha o poder do Espírito Santo para discernir o que havia naquela pobre alma mutilada, que ele tinha fé para ser curado. Que resultado maravilhoso para aquele homem.

At 14:11-18 Mas não havia discernimento nos incrédulos. Eles clamavam que os deuses os haviam visitado na forma de homens. A multidão é invadida pela selvagem euforia. Mas sem qualquer afeição por Cristo.

At 14:19 A multidão se une aos Judeus incrédulos que apedrejam Paulo até a morte (conforme supunham).

At 14:20-25 Nenhuma dificuldade pode permanecer quando Deus está presente; e não podemos permanecer diante de nossos inimigos quando Ele não está presente.

At 14:26-28 A jornada que havia começado com oração (13:3), termina com louvor.

#131

Cristo confiou Sua glória na Terra à igreja (assembléia). João 17:22

ATOS 15

Mais problemas sérios... nada de pedras ou perseguição pelos de fora, mas mau ensino pelos líderes que professavam ser crentes. Como é sério e perigoso isto! Hoje o erro é pregado abertamente, e muitos crentes parecem não se preocupar e continuam nessas associações. Esses mestres estavam insistindo que a menos que as pessoas em Antioquia fossem circuncidadas, elas não poderiam ser salvas. O que você faria se estivesse lá? Será que você diria, "Oh, está bem, eles devem saber o que devem estar ensinando, pois afinal não devemos julgar"? É mais ou menos o que você está dizendo se continua em associação com aqueles que permitem coisas que as Escrituras condenam.

At 15:2 Paulo e Barnabé protestam imediatamente, e segue-se uma discussão. Mas o Espírito de Deus nos diz em detalhes o que eles fizeram para evitar isso. Não existe nas Escrituras alguma coisa do tipo de uma associação voluntária. O Espírito de Deus nos reúne, nós não nos reunimos a nós mesmos. Leia Mt 18:20 cuidadosamente, notando particularmente que "estão reunidos". Ele é Quem decide se está ou não no meio. Nós não podemos decidir.

At 15:2-5 Fica decidido que alguns deveriam ser enviados a Jerusalém para indagar ali a respeito desse ensino.

At 15:5 Repare a mudança no que aqueles mestres maus estavam dizendo - eles escondiam o seu ensino por sugestões mais brandas do que aquilo em que haviam insistido em Antioquia.

At 15:6-22 Finalmente, toda a assembléia, na presença do Senhor Jesus toma sua decisão.

At 15:23-25 O resultado foi que todos em Antioquia receberam a decisão com gozo. Sempre há gozo, paz e unidade quando escutamos o Senhor.

At 15:36-41 Apesar de uma triste contenda haver surgido entre Paulo e Barnabé, é digno de nota que mais tarde Paulo fala de Barnabé (1 Co 9:6) e João Marcos em Cl 4:10 e 2 Tm 4:11. Mas a assembléia põe sua recomendação sobre Paulo, e daí em diante não ouvimos mais falar do trabalho de Barnabé.

#132

O tratamento necessário ao mal deve ser aplicado pela consciência em graça.

ATOS 16

At 16:1-3 Paulo encontra Timóteo novamente. Timóteo havia sido levado ao Senhor por Paulo (1 Tm 1:2) provavelmente em sua primeira viagem a Listra no ano anterior. Repare o que foi falado de Timóteo. Ele cresceu logo em sua alma. Timóteo era filho de um casamento misto entre uma mãe Judia e um pai Gentio, e, portanto, segundo a lei Judaica (Esdras 10) era considerado impuro. Assim Timóteo é circuncidado para satisfazer os Judeus.

At 16:4-13 Paulo estava sendo cuidadosamente guiado pelo Espírito de Deus.

At 16:14-15 Que doce simplicidade vemos aqui. O coração dela foi aberto - ela creu.

At 16:16-22 Satanás, não conseguindo vencer pela sutileza, usa agora de violência, e agita as autoridades e a multidão contra Paulo e Silas.

At 16:25-40 Muito espancados, com os pés presos a troncos, repare o que eles fazem na prisão. O poder se revela quando o povo de Deus ora e louva.

At 16:30 A pergunta que homens e mulheres, meninos e meninas continuam a fazer quando sinceros.

At 16:31 A gloriosa resposta retine clara, simples e cristalina.

At 16:32 Eles falam do Senhor, não de si mesmos.

At 16:33-34 O resultado! Primeiro ele treme, depois chora, então escuta, crê, aprende a Palavra do Senhor, leva os prisioneiros para casa, lava suas feridas, é batizado, coloca comida diante de Paulo e Silas, regozija, crendo com toda a sua casa! Que graça de Deus para um pobre pecador!

#133

Se o Espírito de Deus deixou uma assembléia por haver mal nela, como poderá haver poder do Espírito naquela assembléia para expulsar o mal dela?

ATOS 17

At 17:1-9 De Filipo a Anfipolis - 53 quilômetros; depois até Apolônia são mais 48 quilômetros, até Tessalônica - outros 60. 161 quilômetros - sem carros, trens, ônibus ou aviões. Eles pregam a Cristo por todos aqueles quilômetros. Se você tiver tempo, leia as duas cartas aos Tessalonicenses - você irá entender melhor o que Paulo estava pregando naquelas jornadas.

At 17:2 Ele baseava todas as suas conversas nas Escrituras do Antigo Testamento... nenhuma outra existia então.

At 17:10 Repare na preocupação que aqueles irmãos tinham por Paulo.

At 17:11 Não existe ninguém que tenha perscrutado as Escrituras com um coração puro sem ter sido ricamente recompensado.

At 17:16-34 Atenas era famosa em todo o mundo por causa de seus filósofos, escritores, poetas, pintores e arquitetos - mas Paulo, por sua palavra e pena, deixou uma marca mais profunda na humanidade do que qualquer outro homem. O grande servo de Cristo e o grande baluarte do paganismo são colocados face a face. À medida que atravessava a cidade ele via os monumentos e edifícios para orgulho do homem, e para completa desonra de Deus, "tão entregue à idolatria" (vers. 16). Imediatamente há um embate entre a superstição da filosofia com sua beleza terrena e sabedoria mundana... e a fé simples do evangelho.

At 17:18 Estas eram duas das principais escolas antagônicas de pensamento. Para os Epicureus, o prazer era o bem mais elevado... os Estóicos aceitavam tudo como era, alegria ou tristeza. Nenhum deles podia dar paz.

At 17:23-24 Provavelmente esta afirmação "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há" condenava os Estóicos que clamavam que o mundo era Deus.

At 17:25-31 Paulo condenou completamente as imaginações deles ao apontar para um Deus vivo que deverá julgar o mundo em justiça. A prova era a ressurreição do Senhor Jesus.

At 17:32-34 Apenas dois são mencionados que creram, dentre toda aquela coleção da maior sabedoria do mundo. Enquanto Paulo falou de idéias eles escutaram, mas quando ele falou de um Deus vivo, eles não queriam mais ouvir. Agora leia 1 Co 1:21-22.

#134

Quando meu relacionamento com o Senhor não está equilibrado com meu relacionamento com outros em questões espirituais na assembléia, pode haver união, mas não unidade.

ATOS 18

At 18:1-17 Embora nunca tenhamos lido de uma assembléia de crentes sendo formada em Atenas, aprendemos que muitos em Corinto receberam o Senhor Jesus - vers. 10. Assim temos as duas instrutivas cartas (Epístolas) aos Coríntios. Atenas, a cidade do intelecto, Corinto, a cidade da luxúria e imoralidade. Qual se voltaria para o Senhor? Paulo fica em Atenas alguns dias - em Corinto 18 meses.

At 18:18-23 A incansável atividade de Paulo, pregando as riquezas inescrutáveis de Cristo. Ele não deixou de lado nenhum dos crentes, "todos" - vers. 23.

At 18:21 Três importantes palavras, "mas querendo Deus". Será que falamos assim?

At 18:24-28 Embora Apolo fosse um homem muito inteligente e educado, e um crente, ele não conhecia toda a história do evangelho. Ele estava ansioso por receber instruções dos fabricantes de tendas, Áquila e Priscila. 1 Co 1:25-29 nos mostra a razão disso.

#135

Não é a apostasia que caracteriza Laodicéia, nem heresia, nem Babilônia, mas algo muito pior, penso eu; luz professa vinda de fontes humanas, vinda da mente humana.

ATOS 19, Vers. 1-20

At 19:1-7 Paulo encontra mais pessoas como Apolo que não haviam recebido muito ensino Cristão e sabiam apenas que eram discípulos de João Batista (João estava morto há vários anos). Eles são outra vez batizados, e então recebem o Espírito Santo.

At 19:8-10 Uma grande mudança na história da igreja acontece agora. Antes disso, os crentes estavam nas sinagogas, mas de agora em diante Paulo os leva para uma posição fora.

At 19:11-12 Deus confirma isto por meio de milagres especiais feitos por Paulo. Nunca ouvimos falar de Paulo pregando no templo ou sinagogas depois disso.

At 19:13-20 Alguns Judeus tentam expulsar espíritos maus usando o nome de Jesus; mas Satanás conhece a diferença, e eles são vencidos e feridos.

At 19:17-20 O temor de Deus produz grandes resultados. Livros de adivinhação são queimados, mas O LIVRO cresce.

#136

Quando a disciplina é aplicada, se não for no poder do Espírito Santo, nada é conseguido.

ATOS 19, Vers. 21-41

At 19:21-29 As observações de Demétrio são instrutivas para nós, pois vemos exatamente a mesma situação hoje. Seu negócio (fazer imagens de prata da deusa pagã Diana) é uma grande forma de se fazer dinheiro.

At 19:25 Ele reúne os negociantes e apresenta suas razões para se livrarem dos pregadores do evangelho. Repare que suas próprias convicções religiosas não têm influência no caso. Primeiro ele apela para o bolso (Isto tem grande efeito). Depois, ele menciona que Paulo tinha feito uma porção de gente se desviar da adoração pagã.

At 19:27 Em terceiro lugar, o negócio deles estava diminuindo como conseqüência. Em quarto lugar - não a deusa, mas o edifício seria desprezado. Em quinto lugar - a magnificência de Dia seria destruída. (Obviamente eles nunca pensaram na possibilidade da própria Diana se defender).

At 19:28 Estes argumentos venceram, pois eles apelam para o bom senso deles e para a ganância. Que contraste com Cristo e o Cristianismo! Seguimos um homem glorificado, bem capaz de nos guiar e proteger, e nos satisfazer totalmente.

At 19:29-34 Mais confusão, e violência como conseqüência.

At 19:35-41 O escrivão da cidade tenta apaziguar o populacho dizendo-lhes que tudo ficaria bem com Diana. Desde então Diana há muito que se foi e caiu no esquecimento, mas Cristo vive!

#137

"Egito" é o estado da natureza... da qual a assembléia é tirada. "Babilônia" é a corrupção e mundanismo... no qual a assembléia caiu.

ATOS 20

At 20:1-12 Paulo cruza as águas entrando na Macedônia (atualmente Grécia).

At 10:7 Os discípulos reuniam-se a cada primeiro dia da semana para partir o pão... para lembrar o Senhor em Sua morte. Paulo prega até meia-noite, um jovem cai no sono e cai do terceiro andar. Ora, vamos pensar nesta história como representando os ensinos de Paulo à igreja ao longo dos séculos. À medida que os séculos passaram, os Cristãos ficaram cansados das pregações de Paulo, que somos um só corpo, que somos cidadãos celestiais (não terrenais), que o Senhor está vindo para nos tirar deste mundo, e muitas outras coisas. Deste modo a igreja caiu no sono, e caiu de sua posição de separação (3 andares acima do mundo ou do nível da rua) e parecia estar morta. Mas por volta do final do século 19 a verdade dos ensinos de Paulo foi restaurada. (Paulo vai até o jovem e ele volta à vida. Ele não estava morto... apenas parecia morto). Paulo começa a falar outra vez. A verdade dos ensinos de Paulo tornou-se muito preciosa para muitos crentes outra vez. Ele continuou até o raiar do dia. A vinda do Senhor será o raiar do dia para nós. A verdade dos ensinos revelados a Paulo continuará até que o Senhor venha!

At 20:17-38 Paulo chama os irmãos anciãos de Éfeso para se encontrarem com ele e dá a eles um de seus mais sérios avisos. Uma mensagem que todos deveriam ler cuidadosamente. Paulo os avisa do mal - mal religioso - que teria duas origens - de fora e de dentro.

At 20:27 A importância dos ensinos de Paulo. Muitos crentes hoje rejeitam a verdade completa dos ensinos de Paulo.

At 20:29 Ataques de incrédulos... isso vindo do mundo, como o que vemos muito hoje.

At 20:30 Ataques de crentes... aqueles que recusam os ensinos de separação de Paulo. Cremos e oramos que você não seja um destes.

At 20:31 O grau da sinceridade de Paulo.

#138
A Pessoa de Cristo, e tudo o que concerne a Ele é... o fundamento da existência da assembléia... o objeto de sua fé.

ATOS 21

At 21:1-17 Paulo é avisado pelos discípulos do Senhor para não ir a Jerusalém. Precisamos recordar que não foi porque ele quis desobedecer o Senhor, mas por amar seu próprio povo, os Judeus, e desejava que eles fossem salvos. Ele chega a Jerusalém.

At 21:18-40 Ele não fica lá muito tempo antes que os Judeus incitem problemas contra ele. As coisas vão rapidamente de mau a pior, e se ele não tivesse sido resgatado, teria sido morto.

At 21:35-40 Nas escadarias do castelo, Paulo para e pergunta se pode falar para a multidão abaixo dele. E assim ele começa a falar.

#139

Quando estou separado da Presença corporativa do Senhor... o coração se torna frio e não me dou conta da perda.

ATOS 22

Paulo parece ter mostrado um aspecto de uma autoridade tal que a grande multidão ficou em silêncio. Ele falou na língua que eles amavam... o Hebraico.

At 22:1-5 Ele mais uma vez faz uma revisão de sua vida. No capítulo 9 lemos das coisas que realmente aconteceram. Aqui, e no capítulo 26, ele volta a contar, adaptando habilmente os detalhes à audiência diante dele. Ele fala de seu nascimento Judeu, sua educação aos pés de Gamaliel, (um renomado mestre Judeu da lei), seu zelo por Deus (antes de ser salvo, e quando perseguia os crentes). Ele considerava que seus ouvintes possuíam este mesmo zelo. Ele lhes faz recordar que ele próprio havia perseguido "desta maneira" até à morte.

At 22:6-11 Ele volta a citar o milagre que aconteceu, de como ele ouviu a voz de Jesus vinda do céu falando com ele.

At 22:8 O Senhor Jesus, como um Homem glorificado no céu, continua a assumir este mesmo título humilde - veja Jo 19:19.

At 22:12-21 Eles escutaram em silêncio a tudo isso, até a última sentença. E neste ponto deixaram escapar o clamor do versículo 22.

At 22:24-30 Paulo é levado para dentro. Por ter nascido em uma cidade que tinha privilégios similares à própria Roma, ele era considerado um cidadão romano. Portanto eles foram muito cuidadosos no modo como trataram Paulo.

#140

Não é suficiente que os líderes façam o que acharem certo; a consciência de toda a assembléia precisa estar envolvida na operação.

ATOS 23

At 23:1 Muitos anos antes Paulo havia sido membro daquele conselho, e quando os Cristãos eram julgados para a vida ou para a morte, ele havia dado seu voto contra eles (26:10). Agora ele próprio era acusado por esses juízes de justiça própria.

Os Judeus estavam tentando convencer Lísias, o tribuno romano, que ele era um revolucionário e causador de distúrbios contra a paz. Ele confessa com toda a franqueza que havia pecado grandemente em sua vida anterior - veja 26:9.

At 23:11 Com os Fariseus e Saduceus clamando contra sua vida, sem o conforto de ter crentes perto de si, até o valente coração do poderoso apóstolo pode ter vacilado. Quem veio para ficar ao lado dele? O que esse Visitante disse? Está Ele perto de nós? Sim, Ele está! Nossa noite logo vai se transformar em um dia eterno. Ele estava cumprindo o que Deus havia determinado para ele quando tinha sido salvo. Leia 9:15.

At 23:12-35 Mais de 40 pessoas se ajuntaram e concordaram em não comer nem beber até que tivessem morto a Paulo! Leia Is 1:21 para ver que os corações dos homens para com Deus não mudaram.

At 23:14-24 Deus tinha um menino Seu no lugar certo para ouvir esse malévolo plano. Ele era sobrinho de Paulo. Paulo o envia a Lísias, o capitão.

At 23:25:30 Uma habilidosa e enganosa carta, chamando a atenção para suas ações como se tivessem todas sido feitas para proteger um cidadão romano.

At 23:34-35 Felix, o governador, lê a carta e decide ouvir o caso quando os acusadores chegassem.

#141

A assembléia (igreja) nunca está em condições de exercer disciplina até que o pecado de culpa individual se torne um pecado da assembléia.

ATOS 24

At 24:1-8 Provavelmente a barreira lingüística fez com que o sumo sacerdote levasse um orador com ele para Cesaréia a fim de acusar Paulo de falsidade e dolo.

At 24:10-21 Que contraste! Paulo declara toda a sua crença em todas as Escrituras do Antigo Testamento.

At 24:24-26 Esse pobre homem ouviu as gloriosas novas do evangelho acerca do Senhor Jesus Cristo. Mas estava mais interessado em dinheiro, embora sua consciência fosse perturbada. Até onde sabemos, nunca houve outra "oportunidade" para ele.

#142

Guardar a unidade do Espírito é estar reunido ao Seu nome.

ATOS 25, Vers. 1-12

At 25:1-5 O Espírito de Deus conhecia os segredos deles e nos conta quais eram!

At 25:6-8 Mais uma vez os líderes religiosos viajam cerca de 80 quilômetros para tentarem fazer ele ser condenado.

At 25:9-12 Festo está mais ansioso em agradar os Judeus. Paulo, sabendo que Festo não podia entregá-lo àqueles que o odiavam, apela para o imperador Romano César. Eles nada podem provar.

# 143

A igreja (assembléia) de Deus é, depois de Cristo, o Centro de todos os conselhos de Deus para Sua glória.

ATOS 25, Vers. 13-27

At 25:13-27 Uma autoridade mais elevada, o Rei Agripa e sua esposa, vem a Cesaréia. A eles o governador Festo relata o caso de Paulo. O rei decidiu que gostaria de ver Paulo pessoalmente. Leia outra vez 9:15. Este versículo se cumpre! Quando lemos o versículo 11 de nosso capítulo, devemos ter ficado espantados achando que Paulo estava indo longe demais ao apelar para o César em Roma. Mas pare para pensar nestes resultados: - Paulo pregou (1) ao povo em Jerusalém - 22:1-6; (2) aos líderes Judeus - 23:1-6; (3) a Felix e aos soldados Romanos - 24:10-21; (4) a Felix e Drusila em particular - 24:24-25; (5) a muitos outros que tinham livre acesso para visitarem Paulo - 24:23; (6) a Festo - 25:10; (7) a Festo, Agripa e Berenice e aos oficiais e à corte ali - 25:23; (8) aos marinheiros e passageiros na viagem a Roma - capítulo 27; (9) ao chefe e ao povo de Malta (Melita) - 28:7-10; (10) e finalmente, o clímax de tudo, a capital do mundo - 28:16-31.

#144

Seu NOME é tão exclusivo para a reunião como é para a salvação. Atos 4:12; Mateus 18:20.

ATOS 26, Vers. 1-18

At 26:2-23 Quão verdadeira é a resposta de Paulo! Sem lisonjas nem exageros, nenhum medo de homem iria enfeitar suas respostas ao rei Agripa.

At 26:4-5 Ele volta a mencionar sua vida antes; seus inimigos a conheciam bem.

At 26:6-7 Paulo sabia que o Messias (Jesus) era vindo. As 12 tribos continuavam a esperar! E ainda estão!

At 26:9 Um aviso! A menos que sigamos a Palavra de Deus, podemos apenas seguir nossa própria consciência. Podemos ser muito sinceros - mas errados - assim como Paulo estava.

At 26:10 Estêvão não era apenas o único que pagou com sua vida por sua fé em Cristo.

At 26:14-18 As palavras do Senhor Jesus vindas do céu.

#145

Quase toda divisão aconteceu pela falha em se submeter à decisão da assembléia. Ainda que em fraqueza ou entre falhas, deve-se submeter à decisão. Se estiver errada, Ele certamente irá consertá-la no Seu tempo.

ATOS 26, Vers. 19-32

At 26:19 Paulo foi obediente.

At 26:22-23 Isto mostra que o Antigo Testamento não contradiz o Novo. Veja Lc 2:32 e Is 49:6 e 42:6

At 26:24 Os que não foram salvos não compreendem a verdade quando a escutam.

At 26:25-29 Paulo fala ao governador Festo e ao Rei Agripa. O rei era um Judeu e portanto cria no Antigo Testamento.

At 26:29 Que resposta cheia de graça, humildade e pureza a que Paulo dá. Ele não iria querer vê-los em suas correntes, mas desejava que pudessem ter vida eterna.

#146

A unidade de Deus é um centro sem uma circunferência.

ATOS 27, Vers. 1-26

At 27:1 Um centurião era um homem que comandava 100 homens. Este oficial Romano, Júlio, está voltando a Roma, e por isso Paulo e outros prisioneiros são colocados ao seu cuidado. César Augusto era o Ditador Romano. Paulo levou o evangelho até lá.

At 27:2 A jornada por mar em direção a Roma tem início.

At 27:3 Júlio permite que Paulo visite outros Cristãos.

At 27:10-11 O centurião parece estar dando ordens e decidindo questões, passando por cima da autoridade do capitão e dono do navio. Ele não segue o conselho de Paulo (na verdade, o conselho de Deus).

At 27:13-20 O Senhor é Senhor do clima. Uma grande tormenta se forma e toda a esperança de sobreviverem é perdida.

At 27:21-26 Paulo é um homem diferente de Jonas... ele está em comunhão com Deus. Ele lhes assegura a promessa de Deus de que ninguém perderia a vida.

#147

Estamos andando e trabalhando em meio a uma imensa rede de sistemas, na qual o ministério de Paulo é desconhecido.

ATOS 27, Vers. 27-41

At 27:27-32 O temporal continua. Paulo, o prisioneiro se torna em Paulo, o que ajuda a salvá-los. Ele só falou dez palavras, mas elas foram obedecidas.

At 27:33-38 Duzentos e setenta e seis homens cansados e sem qualquer esperança natural. Mas Paulo se levanta para encorajá-los a ficarem firmes. Ele insiste para que comam, tendo dado graças a Deus, e dá a eles um exemplo.

At 27:39-44 Eles viram o navio em direção a uma baía, e o encalham. Imediatamente a popa é esmagada pela tormenta. Os cruéis soldados sugerem que os prisioneiros sejam mortos. Podemos não estar em um naufrágio, mas encontramos hoje muitas tormentas em nossa vida. Possamos aprender de Paulo.

#148

Não podemos colocar um limite naquilo que o Espírito Santo pode fazer por nós quando estamos mal, mas podemos nos colocar em uma condição em que Ele pode colocar esse limite.

ATOS 28

At 28:1-6 Esta ilha é conhecida hoje como Malta. Paulo é picado por uma cobra venenosa, mas o povo da ilha não conhecia o poder de Deus em Paulo. A princípio suspeitando que Paulo era algum homem ímpio, ele passam a achar que ele é um deus.

At 28:7-15 Finalmente, Itália! Uma longa caminhada os espera, mas o Senhor tem Seu próprio povo esperando para saudar Paulo.

At 28:16-24 Paulo testemunhou acerca de Jesus. Alguns creram, outros não.

At 28:25-31 Aqui vemos uma afirmação muito importante. A salvação de Deus sai agora pelo mundo! Leia Rm 11:11. Quão doce são as últimas quatro palavras. Assim será na vida de cada um que anda com Deus - um repouso tranqüilo, não em nós mesmos, ou em nossa obra, mas no Senhor. 

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice