Contents

[ ]

Índice

 
#419

Quando acabamos de cair em uma correnteza, ela nos levará bem além de nossas intenções.

2 TIMÓTEO 1

Em Juízes vimos indivíduos que eram fiéis a Deus em uma época quando quase todos estavam desobedecendo a Deus. Em 2 Timóteo veremos o mesmo. Deus havia permitido que o mal entrasse entre os crentes nos dias de Timóteo, para que a Bíblia pudesse dizer para todas as gerações de crentes que viessem depois como deveriam agir quando as coisas ficassem difíceis e tenebrosas. Lembre-se disto quando ler 2a. Timóteo. É a última carta escrita por Paulo. Ele estava para perder sua vida na corte do Imperador Romano Nero. É um livro de encorajamento para todos aqueles que desejam seguir adiante para o Senhor, apesar das crescentes trevas e dificuldades causadas por muitos crentes que se afastam da verdade. Na ocasião em que o apóstolo escrevia esta segunda carta a Timóteo, ele já tinha visto a infidelidade entre o povo de Deus, e o fracasso e fraqueza na assembléia. Possamos ser sensíveis a esta mensagem, e aprender dela. Este livro é intensamente individual. Receba-o pessoalmente. Estamos vivendo nos dias que antecedem a vinda do Senhor para nós... a fidelidade individual é essencial.

2 Tm 1:5 Ele alegremente se recorda da fé que havia visto em Timóteo. Ele também havia visto essa fé na mão e na avó de Timóteo. Que encorajamento para as mães e avós de hoje! Viva aquilo que aprendeu acerca de Cristo. Se você ensina a verdade a seus filhos, então há algo ainda mais importante... deixe que eles vejam isso em sua vida!

2 Tm 1:6 Paulo encoraja Timóteo a fazer uso das habilidades que ele havia recebido de Deus. Paulo havia demonstrado sua comunhão com Timóteo ao usar aquele dom, impondo suas mãos sobre ele. (Demonstrando sua unidade com ele).

2 Tm 1:8 Embora tudo esteja envolto em fraqueza, ainda assim não há razão para se envergonhar do testemunho do Senhor. Você está preparado para defender a verdade? Muitos crentes têm medo por causa do que os parentes irão dizer deles. Mas acaso isso é colocar o Senhor em primeiro lugar? Nossa oportunidade de sermos fiéis à Sua Palavra logo terá passado.

2 Tm 1:10 "Trouxe à luz... pelo evangelho". Significa que a vinda do Salvador a este mundo foi a completa revelação do amor e da graça de Deus para com um mundo perdido. O evangelho nos fala da maravilhosa história desta verdade.

2 Tm 1:12 Repare a alegre confiança de Paulo, apesar de enxergar o testemunho se desfazendo, mas ele não se envergonhava - ele entregava tudo ao Senhor. Nunca nos envergonharemos de termos permanecido firmes na verdade que aprendemos.

2 Tm 1:13 "Conserva". Hoje é um dia de desistência, sabemos disso. Mais devemos então conservar a verdade que Deus deu em Sua Palavra.

#420

Quando os homens se propõem a imitar a administração do "um só corpo", ou acaba em uma ditadura, ou em um grupo que concordam com regras predeterminadas.

2 TIMÓTEO 2, Vers. 1-8

Lembremo-nos, enquanto lermos os versículos 1 ao 19, de que eles podem ser vistos como uma parte em que podemos aprender que eu e você podemos fazer duas coisas, se nossa condição espiritual diante de Deus for boa; primeiro, seremos capazes de saber o que Deus quer que façamos, e, segundo, teremos forças para fazer isso dia após dia. Maravilhoso? Maravilhoso! Mãos à obra.

2 Tm 2:1 Mais uma vez, ele é ensinado a se fortalecer; desta vez na graça que está em Cristo Jesus. Pois embora as pessoas possam falhar e a verdade possa ser abandonada, mesmo assim Cristo Jesus permanece sempre o mesmo.

2 Tm 2:2 Timóteo devia transmitir a verdade a homens fiéis que também pudessem transmiti-las a outros. Não fala que deviam ser homens letrados, inteligentes, mas "homens fiéis" - homens que defenderiam a verdade que tinham aprendido. A verdade não muda e nem sai da moda...

2 Tm 2:3-4 Timóteo é comparado a um soldado que deve aprender a suportar as dificuldades, a estar separado daquilo que pudesse embaraçá-lo, e a agradar Aquele que o escolhera. Somos facilmente embaraçados com coisas que atrapalham o tempo que gastamos para o Senhor Jesus. Com muita freqüência, culpamos nossos afazeres, mas, sejamos honestos, será que damos a Cristo nosso tempo quando terminamos nossos afazeres? Lembre-se de 1 Samuel 2:30. É também um bom versículo para ser memorizado.

2 Tm 2:5 Nas provas de atletismo, há regras que devem ser seguidas. Desprezar ou desobedecer essas regras não permitirá que se ganhe a medalha de ouro. E do mesmo modo para com o serviço do Senhor, a Palavra de Deus nos instrui naquilo que o Senhor exige, e é melhor não ignorarmos isso.

2 Tm 2:6 O agricultor deve trabalhar em seus campos antes de receber qualquer fruto por seu trabalho. O tempo de trabalho de Timóteo era aquele, e os frutos chegariam mais tarde... assim como é conosco!

2 Tm 2:8 Um exemplo do que Paulo estava falando - pois o fruto do Senhor era em ressurreição. A vida e a pregação do Senhor podia parecer improdutiva até chegar aquele momento. Trabalhemos e esperemos também!

#421

Um fracasso notório sempre é precedido de um declínio gradual da vida e energia espiritual.

2 TIMÓTEO 2, Vers. 9-26

2 Tm 2:15 Aqui temos outra comparação. Timóteo é como um trabalhador. Se ele manejar bem a verdade, não terá de que se envergonhar em seu trabalho. Manejemos ou interpretemos bem as Escrituras da maneira adequada. Podemos fazê-lo se tivermos uma boa consciência.

2 Tm 2:19 Repare duas coisas (1) O lado de Deus, o Senhor sabe quem são os crentes. (2) Nosso lado - nossa responsabilidade é de nos separarmos do mal (mal ensino - vers. 18, imoralidade - vers. 22).

2 Tm 2:20 Alguns de nós vivem em países chamados Cristãos, mas são "Cristãos" apenas de nome. A "grande casa" descreve a mistura e inclui aqueles que dizem ser "cristãos" mas não são crentes verdadeiro no Senhor Jesus Cristo. "Professam" mas não "possuem".

2 Tm 2:21 Que maravilhosa promessa é feita aqui para o indivíduo que se separa dos ensinos que as Escrituras condenam. Essa pessoa se encontrará entendendo mais verdade e com maior rapidez por meio do Espírito Santo de Deus. 1 Ts 2:13.

2 Tm 2:22 Quatro coisas. Justiça; aprendemos do Evangelho de Mateus; Fé, de Marcos; caridade (amor) de João e Paz do Evangelho de Lucas.

2 Tm 2:23-26 Avisos, sinais vermelhos que não devemos ultrapassar.

#422

O pecado separa... fisicamente, espiritualmente e eternamente.

2 TIMÓTEO 3

Este capítulo não nos fala de disciplina coletiva, mas da responsabilidade individual de cada um.

2 Tm 3:1-5 O capítulo 2:19 nos disse que devemos nos separar de crentes que não obedecem a Palavra. Estes versículos nos falam que devemos nos separar de incrédulos que podem até mesmo ter uma "forma de piedade". (Veja 2:21 e 3?5, última parte).

2 Tm 3:2-4 Que descrição precisa de nossos dias. Vemos isso ao nosso redor. E não vai melhorar.

2 Tm 3:10 Mas, aqui estava uma vida totalmente oposta àquilo que havia sido descrito. A própria vida e testemunho de Paulo eram um exemplo piedoso para Timóteo. Pergunte a si mesmo, "Estou sendo de ajuda e encorajamento para outros?" Estamos vivendo nestes "últimos dias"!

2 Tm 3:13 As condições ao nosso redor hoje irão piorar e não podemos impedir que isso aconteça.

2 Tm 3:14 Mais uma vez a palavra "MAS" ou "PORÉM" - permanece! Pode ser que o leitor destas palavras tenha conhecido a verdade e agora esteja vendo ela ser abandonada, e substituída por pensamentos humanos. Não ceda. Permanece! Timóteo havia aprendido a verdade dos lábios e da vida do apóstolo Paulo, e também por ter tido uma mãe e avó piedosas.

2 Tm 3:15 Que isto sirva de encorajamento aos pais que oram. Seus filhos escutam a leitura diária das Escrituras em casa? Ensine-os mostrando a eles a maneira correta.

2 Tm 3:16-17 Toda a Palavra de Deus é dada por inspiração de Deus, e toda ela é proveitosa. Não estamos totalmente equipados se não lermos a Palavra constantemente.

#423

Quanto maior a energia do Espírito, mais o indivíduo em quem ela é manifestada estará exposto ao conflito.

2 TIMÓTEO 4

Este capítulo dá instruções especiais de como servir ao Senhor quando muitos crentes ao redor já nem querem ouvir a sã doutrina. Repare dois diferentes períodos mostrados no versículo 1. O Senhor julgará os incrédulos que estiverem vivos quando Ele vier, e 1.000 anos mais tarde Ele irá julgar os incrédulos, os mortos e os vivos no final do milênio.

2 Tm 4:1-2 Por causa dos dias de trevas que estavam por vir, era da máxima urgência que Timóteo pregasse a Palavra fielmente e em todas as ocasiões. Os dias de nosso testemunho estão quase no fim. Tomemos também esta exortação de coração. Repare que o aviso para nós nestes últimos dias é contra o mal religioso e eclesiástico. "Porque... não suportarão a sã doutrina", alguns ficam até irados quando se insiste neste ponto. É exatamente o que o versículo 3 previa. "Comichão nos ouvidos" refere-se aos ouvintes. eles querem mestres que digam coisas interessantes, mesmo que sejam falsas... - vers. 3-4.

2 Tm 4:5-8 Paulo sabia que logo iria partir, e encoraja Timóteo a seguir fiel.

2 Tm 4:8 Refere-se ao tempo quando o Senhor descerá do céu conosco para julgar, e para estabelecer o Seu reino (não quando Ele vier para nós). Se amamos alguém, nos alegramos de ver essa pessoa ser honrada. Se eu e você realmente amamos o dia vindouro quando Cristo será Rei e governará sobre este mundo, o resultado será que eu e você iremos viver para Ele hoje, e cada dia de nossa vida. Trata-se do dia quando Ele Se manifestará ao mundo (veja Ap 19:11-16).

2 Tm 4:10 Diz que Demas amou o presente século ou mundo (não o mundo mau). É tão fácil fazer isto um pouco de vez em quando. É melhor não sermos acusados disso.

2 Tm 4:11-final Saudações de Paulo para aqueles que ele amava muito, alguns dos quais haviam servido o Senhor com ele por muitos anos. Assim Paulo descansa sua pena.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice