Contents

[ ]

Índice

 
#467

Nunca será demais termos grande aversão pelo mal em nossa alma, mas deve ser tomado cuidado para que não sejamos severos demais com um transgressor.

2 SAMUEL 1

Quarenta anos antes deste evento, os filhos de Israel haviam desejado ter um rei sobre eles, como todas as nações ao redor. Isso foi muito errado e um pecado. Mas em graça, Deus permitiu que fosse como queriam. Deus estava querendo deixar que tivessem um rei até que chegasse o dia (ainda não chegou) quando um Rei maior que Davi pudesse reinar! Davi é um tipo do Senhor Jesus como Rei. Originalmente, Deus estabeleceu os sacerdotes como o grupo governante sobre Seu povo. Mas, é triste dizer, eles fracassaram. Agora Deus passa a usar um rei.

Evidentemente entendemos que Deus sabia que os reis também iriam falhar. Você pode estar perguntando por que Deus teria escolhido este método de governar Seu povo. Com um rei, tudo agora iria depender da obediência e da vida de um homem! Se ele obedecesse o Senhor, todo o povo seria abençoado. Você sabe de que isto é uma figura? De Cristo, quando Ele vier reinar sobre todo o mundo! Isso acontecerá no milênio.

2 Sm 1:1-16 Um dos inimigos de Saul (os Amalequitas) chega e conta a Davi o que pensava serem boas novas. Era natural, pois os Amalequitas tinham sabido que Saul estava tentando matar Davi. Mas ele descobre os sentimentos mais profundos do coração de Davi. Ele sabia que Saul era o rei ungido de Deus, e não ousaria erguer um dedo contra ele. Portanto ele castiga o homem que o fez.

2 Sm 1:17-27 O mais triste lamento de um homem por outro. Mais uma vez vemos o terno coração de Davi.

#468

O legalismo coloca o mandamento acima dAquele que manda.

2 SAMUEL 2

2 Sm 2:1-3 Davi não se apressa em tomar o reino, mas vai aonde o Senhor ordena que vá. Ele não dá um passo sem perguntar ao Senhor. (Se fôssemos mais assim, seríamos muito mais felizes!)

2 Sm 2:4-32 Você pode querer saber por que há tantos detalhes sobre este povo aparentemente tão sem importância. Será um pouco difícil, mas tente entender que tudo isso é uma figura do tempo quando o Senhor Jesus virá reinar sobre Israel e o mundo, e gradualmente tomar controle.

2 Sm 2:8-32 Aqui vemos a família de Saul interferindo com o progresso de Davi. Abner não tinha a autoridade do Senhor para tentar fazer de Is-Bosete o próximo rei.

2 Sm 2:10-11 Davi é feito rei inicialmente (por 7 1/2 anos) apenas pela tribo de Judá. (Quando o Senhor voltar para reinar, primeiro Ele irá tratar com Judá, que hoje já se encontra na terra de Israel. Então, mais tarde, Ele reunirá as outras dez tribos que estão espalhadas pelo mundo.)

#469

Quando caímos na correnteza, somos carregados para bem mais longe de nosso destino.

2 SAMUEL 3

2 Sm 3:1 Davi só vai se fortalecendo gradualmente.

2 Sm 3:6-21 Abner havia sido o general do exército de Saul. Ele tinha sido tudo para Saul e sua família - vers. 6. O orgulho de Abner estava profundamente ferido por um protesto que lhe havia sido feito por um dos filhos de Saul. Ele passa para o lado de Davi. Nessa luta de um contra o outro, estavam esquecendo quem era o verdadeiro inimigo, os Filisteus.

2 Sm 3:12-21 Davi percebe que Abner é sincero. Foi muito humilhante para Abner ir a Davi dessa maneira. Abner vai a algumas das tribos de Israel para persuadi-los a seguirem Davi. (Será que o Senhor Jesus já conquistou seu coração como Davi conquistou o de Abner?).

2 Sm 3:22-39 Vemos um contraste neste homem. Ele não entendia a mudança no coração de Abner. E Joabe suspeita de Abner, acusando-o de traição contra Davi.

2 Sm 3:27 Ele comete algo terrível.

2 Sm 3:28-39 Davi coloca todas as coisas nos seus devidos lugares. Vemos o terno coração de Davi. (Se estamos perto do Senhor, aprendemos qual a visão correta de todas as coisas. É sempre melhor quando temos os pensamentos de Deus. Então, ainda que tudo possa sair errado para nós, e venhamos a sofrer injustamente, podemos ter a certeza de que o caminho de Deus é perfeito).

#470

A base de todas as religiões humanas é... 1. Descaso para com a santidade de Deus (os primeiros 5 mandamentos) 2. Leviandade para com o pecado (os últimos 5 mandamentos).

2 SAMUEL 4

Outra boa lição. (Um incrédulo entende muito pouco do coração de amor que tem Deus). Estes dois homens achavam que estariam agradando Davi ao matarem Is-Bosete. Não conheciam o coração de Davi. Is-Bosete era filho de Saul. Saul havia tentado matar Davi muitas vezes. Mas Davi havia mostrado antes o que sentia em relação a qualquer pessoa que fizesse fazer mal a Saul - veja o capítulo 1:16. Assim esses dois homens já deviam saber. Mas a incredulidade nunca entende. (Estamos constantemente aplicando os eventos da vida de Davi à vida do crente hoje).

#471

O ministério apresenta Deus à alma, e coloca esta em Sua Presença; escondendo-se para poder fazê-lo. O clericalismo coloca-se entre Deus e a alma.

2 SAMUEL 5

Embora o povo soubesse que Davi iria ser o rei (final do vers. 2) na realidade ainda não o desejava. Eles tinham outras coisas que desejavam mais. Davi jamais havia tomado a iniciativa de tomar o reino por si só. O povo poderia ter agido, mas é Deus quem deve fazer a obra. Ele finalmente removeu Saul, Jônatas, Abner e Is-Bosete. Enquanto estes homens viviam, o povo não se importou em deixar que as coisas seguissem como estavam. (Nós crentes podemos pertencer a Cristo, mas será que estamos agindo para a Sua glória? Será que estamos deixando de lado as coisas que sabemos não estarem de acordo com a Palavra de Deus? Será que nos mantemos associados religiosamente com pessoas que abertamente desobedecem a Palavra de Deus? Deus tem uma Pessoa em torno da qual Ele deseja reunir todos os crentes. Essa Pessoa é Cristo. Se nosso amor por Cristo é fraco e insensível, deixaremos as coisas seguirem como estão.) O povo finalmente se juntou para fazer Davi rei.

2 Sm 5:6-12 Por toda a vida de Josué, e depois, Israel nunca fora capaz de tomar Jerusalém, a grande fortaleza. Agora, finalmente, Davi a toma. Sião é o nome do monte ao sul da cidade de Jerusalém. É uma figura da graça de Deus. Ainda será o centro da graça de Deus sobre a Terra no milênio. Isaías 52:1-8 é uma bela cena dessa ocasião. (Mas a nossa "Sião" é agora. - veja Hebreus 12:22).

2 Sm 5:17-25 As novas de Davi como rei sobre todo Israel, mexe com o inimigo. (Quando exaltamos o Senhor Jesus Cristo, isto sempre levanta a oposição de Satanás).

#472

Não se trata necessariamente de má doutrina, mas da vontade maligna da carne insistindo em um ponto da verdade às custas de toda a verdade. Assim se estabelece um partido em redor de uma doutrina em particular.

2 SAMUEL 6, Vers. 1-7

Davi não tem a arca com ele em sua nova capital. Ele não poderia descansar de verdade sem a presença do Senhor. (Tampouco podemos nós, crentes, termos um verdadeiro descanso do coração, enquanto não estivermos vivendo próximos à presença consciente do Senhor).

2 Sm 6:1-3 Mas nenhuma palavra é dita sobre eles terem perguntado como fazer isso. Eles agiram segundo seus próprios pensamentos!

2 Sm 6:4-7 Tristes resultados. (Com freqüência pedimos o auxílio do Senhor para lidar com problemas, mas quando se trata de como e onde vamos adorar o Senhor, achamos que nós mesmos podemos decidir. Que triste condição existe hoje entre os crentes. Há muitos tentando agir para a glória do Senhor sem fazer a Ele a pergunta que Pedro e João fizeram em Lucas 22:9, "onde queres"? Não há um lugar onde precisamos mais da direção clara do Senhor do que na questão da adoração a Deus). Onde é que foram buscar a idéia de um carro novo? Dos pagãos Filisteus, é o que lemos em 1 Samuel 6:7. (Onde fomos buscar muitos dos costumes religiosos de hoje? De uma mistura de rituais do paganismo e do Antigo Testamento).

2 Sm 6:6 Será que este homem agiu direito segurando a arca? Deus nos dá a resposta. Ele havia dito que ninguém além de um sacerdote poderia tocar a arca. Portanto, a coisa toda estava errada.

#473

De todos os povos do mundo, o povo de Deus foi o que mostrou ser o mais ingrato pelo que receberam.

2 SAMUEL 6, Vers. 8:23

2 Sm 6:8-10 Será que agimos corretamente quando ficamos bravos pelo Senhor tentar nos mostrar que estamos agindo em desobediência por estarmos conectados àquilo que é contrário à Palavra de Deus?

2 Sm 6:11 Mas que diferença este homem. Ele foi abençoado.

2 Sm 6:12-23 Davi agora age em conformidade com a Palavra do Senhor. Abra em 1 Crônicas 15:25-29 para ver quem levou a arca. O resultado é grande regozijo. (Que você possa encontrar esse gozo!)

2 Sm 6:20-23 Alguém desprezou tudo isso em seu coração! Ela não disse uma palavra! Mas Deus sabia, e agiu, e foi ela quem saiu perdendo.

#474

Quando a "indiferença" se casa com a "dúvida", juntas têm um filho chamado "Liberalismo".

2 SAMUEL 7

2 Sm 7:1-3 Magníficas mostras do coração de Davi para com Deus. Davi dava valor ao que Deus havia feito por ele, portanto deseja edificar um lugar adequado para a arca poder habitar. (Era como se estivesse falando de uma Pessoa. E era assim, já que a Arca representa a Pessoa de Cristo).

2 Sm 7:4 Deus falou ao profeta Natã. (Que experiência para Natã escutar a voz de Deus de verdade!)

2 Sm 7:5-17 Natã deu ouvidos a cada palavra! Ele não se esqueceu de nada - vers. 17.

2 Sm 7:5-11 O Senhor relembra todo o caminho em que havia guiado Davi. Ele fala também do futuro, quando as provas de Israel chegarão ao fim (vers. 10). O Senhor Se agradou do desejo do coração de Davi.

2 Sm 7:12-17 Ao invés disso, Deus irá construir uma casa para Davi. Com isto queria dizer que Davi seria o princípio de uma linhagem de reis. Seria a "casa de Davi". Deus é sempre um "Dador".

2 Sm 7:18-29 Quando Davi ouve acerca deste maravilhoso futuro para si, diz, "quem sou eu?" (É assim que nos sentimos quando entendemos algo do que o próprio Senhor Jesus fez por cada um de nós. Podemos aprender muito dessas maravilhosas palavras. Tudo provém de Deus!

#475

Heresia é simplesmente um apego determinado a um assunto ou à opinião de alguém.

2 SAMUEL 8

2 Sm 8:1-8 Davi destrói os Filisteus e os Moabitas. "Jarretou", no versículo 4, significa "tornou inválidos". (Precisamos sempre nos lembrar de que esses inimigos de Israel são figuras dos inimigos espirituais do Cristão, que estão sempre tentando interferir em nosso gozo no Senhor. Se pensarmos em nossos inimigos espirituais como sendo pessoas, acabaremos sendo enganados por Satanás, que nos fará pensar que somos cruéis quando, por exemplo, não quisermos nos comprometer com mau ensino).

2 Sm 8:9-18 Muitas das nações Gentias vão a Jerusalém abençoar o rei e levar-lhe presentes. Poder, glória e bênçãos chegam a Davi em abundância.

2 Sm 8:15-18 É estabelecida a ordem e um bom governo.

#476

A sabedoria transforma conhecimento em compreensão; e Sabedoria é nosso Senhor Jesus Cristo.

2 SAMUEL 9

Vem agora uma doce história. (Que figura da misericórdia e graça de Deus para conosco, pecadores perdidos, introduzidos nas mais elevadas bênçãos!) Mefibosete pertence à família de Saul, o inimigo de Davi. Que benefício poderia trazer Mefibosete a Davi? (Por que Deus nos escolheu? Só por causa daquilo que Ele é. Veja se você consegue enxergar nesta história outras maneiras de mostrar que se trata de uma figura de nós).

2 Sm 9:13 Ao olhar para Mefibosete sentado entre os filhos do rei, ninguém poderia saber que ele era aleijado de ambos os pés. (Deus nos fez sentar ao redor da Sua mesa. Estamos aptos à Sua presença por causa do sangue do Senhor Jesus Cristo que nos limpou de todos os nossos pecados - 1 João 1:7). Mefibosete aceita todos os favores e desfruta deles.

#477

Qualquer coisa que enfraqueça a ligação com Cristo, enfraquece o poder.

2 SAMUEL 10

2 Sm 10:1-3 Agora Davi deseja demonstrar bondade para outro homem. Acontece exatamente o oposto neste caso. O homem recusa a bondade. (É isto que acontece quando uma pessoa escuta o evangelho e decide não aceitá-lo).

2 Sm 10:4 Ele não apenas deixa de aceitar a bondade de Davi e suspeita que Davi esteja agindo mal, mas insulta os mensageiros! (O incrédulo nunca dá valor à graça de Deus).

2 Sm 10:6-19 Vem o castigo. Repare que há muitos que se juntam, mas não podem resistir à força de Davi. (Ninguém será capaz de resistir contra o Senhor quando Ele vier para castigar os incrédulos.)

#478

O conhecimento é poder e deve sempre ser usado em amor, mas o amor deve sempre ser controlado pelo conhecimento. Filipenses 1:9-11

2 SAMUEL 11

Um capítulo sombrio. Pecado e vergonha para Davi. (Lembre-se sempre de que os tipos de Cristo na Bíblia não são seres humanos perfeitos. Deus não escreveu a Bíblia para exaltar o homem, mas para exaltar a Cristo).

2 Sm 11:2-4 Repare que Davi teve várias oportunidades de parar seu caminho de pecado, mas não o fez. Geralmente é assim que acontece com os crentes. A ocasião para rejeitar a tentação de Satanás é bem no início. Ao invés de Davi estar em atividade, ele está ocioso. (O velho ditado é verdade - "Mente desocupada, oficina de Satanás"). Vem o pecado.

2 Sm 11:6-25 Então são feitos os piores esforços para cobrir o pecado. Urias era um servo fiel e verdadeiro para Davi, embora não fosse um Hebreu. Davi leva o corajoso Urias à sepultura! Que vergonha chegar a tanto!

#479

Se começamos a nos afastar do Senhor, isso não acontece de repente, e antes temos que passar por diversos "sinais vermelhos".

2 Sm 12:1-4 Deus viu tudo, e agora age. (O Senhor pode deixar que as coisas sigam adiante, mas chega um dia quando tudo deve ser esclarecido). O profeta Natã conta a Davi uma comovente história, mas com um sério significado.

2 Sm 12:5-6 Davi fica bravo ao escutar a história. (Somos rápidos em enxergar as faltas de outros). Quando Davi viu a Natã que vinha a ele, deveria ser tocado por sua consciência, mas ele estava endurecido pelo pecado.

2 Sm 12:7 Apenas quatro palavras, mas elas bateram com força.

2 Sm 12:7-12 Vêm os resultados. O servo de Deus, altamente privilegiado, precisa receber um grande castigo.

2 Sm 12:12 O que é feito secretamente será visto abertamente. (Não podemos esconder coisa alguma de Deus).

2 Sm 12:13 Ele confessa que o pecado é contra Deus... todo pecado é.

2 Sm 12:15-23 Enquanto a criança vivia, Davi acreditava que o Senhor poderia salvá-la misericordiosamente. Mas quando morreu, ele aceita o fato como vindo do Senhor. (Mateus 18:11 também nos assegura que uma criança que morre vai para o Senhor).

2 Sm 12:24 Quão gracioso é o Senhor. Ele nunca muda. O pecado deve ser totalmente punido. Mas a graça é abundante. A própria mulher vem a ser a mãe de Salomão, o maior rei que Israel já teve! (Deus odeia o pecado, e não o tolerará em Sua presença. Ele enviou o Seu Filho, depois dos dias de Davi, e O castigou pelos pecados de cada crente. Você já se abrigou em Seu precioso sangue? Dois capítulos extremamente sombrios. No de hoje lemos do adultério e homicídio cometidos por Davi. Amanhã leremos da fornicação e homicídio cometidos pelo filho de Davi).

#480

Só o cultivo do bem pode trazer bênção permanente, e não o ataque ao mal.

2 SAMUEL 13

2 Sm 13:1-18 Que horrível comportamento este do filho mais velho de Davi! O amor de Amnon por sua meio-irmã era pura concupiscência que imediatamente se transformou em ódio quando satisfeito.

2 Sm 13:19-29 O pecado tem um preço. Mentiras, enganos e homicídio são os resultados.

2 Sm 13:30-39 Mais confusão. Absalão foge. Mas veja no capítulo 12:10 que Davi foi quem causou toda essa tristeza à sua família por ter desprezado o Senhor.

#481

Incredulidade é estar contente com as trevas.

2 SAMUEL 14

Hoje vemos a misericórdia de Davi ao permitir que Absalão voltasse para casa. O rei possui um coração terno para com seu filho, todavia entende sua responsabilidade para com Deus em punir Absalão por haver derramado o sangue de Amnon.

2 Sm 14:1-3 O sutil (manhoso) Joabe sabia que o coração de Davi estava ansioso por ter seu culpado filho Absalão de volta. Portanto ele usa esta mulher que finge ser uma pessoa muito triste.

2 Sm 14:4-20 Joabe inventou uma história para ela contar ao rei.

2 Sm 14:12-20 O rei dá a ela sua palavra. Agir em graça era o que Davi adorava fazer. (Como com Mefibosete no capítulo 9). O estratagema estava dando certo. Se davi podia poupar o filho de outro, não poderia poupar o seu próprio?

2 Sm 14:13-20 Mas o rei vê o dedo de Joabe nessa visita.

2 Sm 14:21-23 O rei não muda de idéia, mas ordena a Joabe para que traga Absalão de volta. Na verdade, o próprio Joabe nada sabia sobre graça, mas sabia ser algo que havia em Davi.

2 Sm 14:24 A culpa de Absalão continuava no pensamento de Davi, por isso vemos a restrição que é colocada em Absalão.

2 Sm 14:25-27 A aparência de Absalão. Tanto Saul quanto Absalão eram muito atraentes à vista.

2 Sm 14:28-33 Joabe tem outro estratagema para fazer com que o rei receba Absalão. Podemos ver claramente que apesar de Davi ser um bom rei, ele era um pai que deixava a desejar em vários, vários aspectos.

#482

O evangelho tem dois lados... o lado do crer... e o lado do comportamento. Nosso comportamento demonstra o quanto cremos.

2 SAMUEL 15, Vers. 1-18

Depois de toda a graça com que Absalão foi tratado, agora seu coração traidor é revelado. (Depois de toda a bondade e graça de Deus para com o homem haver sido demonstrada na cruz trazendo salvação, mesmo com tudo isso, se levantará nesta terra o homem de pecado, o anticristo. Isso acontecerá após nós os crentes termos partido para a glória - 2 Ts 2:7-12. Absalão é uma clara figura do anticristo.

A última sentença do capítulo de ontem indicava que Absalão estava assumindo um lugar bem humilde diante de seu pai, mas repare na primeira sentença de nosso capítulo hoje, "depois disto" que mostra o verdadeiro coração de Absalão... que se exalta a si mesmo!

2 Sm 15:1-16 Absalão articula seus planos sutis. Há duas coisas que ele busca... Uma é minar o poder do rei, a outra promover a si próprio. Para isso ele usa de bajulação. Absalão nunca amou essas pessoas como Davi amou.

2 Sm 15:7 Isto provavelmente deveria ser "quatro" e não "quarenta".

2 Sm 15:7-9 Repare que Absalão usa o nome do Senhor enquanto mente para seu pai. Seu pai está completamente enganado.

2 Sm 15:10 Ele tem seu plano bem articulado por todo o Israel, para iniciar uma rebelião contra seu pai.

2 Sm 15:11 Ele engana até estes 200 homens.

2 Sm 15:12 Pior - ele oferece sacrifícios ao Senhor enquanto planeja seus enganos!

2 Sm 15:13-18 O rei Davi deve agora reunir ao redor de si os poucos leais dentre o povo, e abandonar sua capital - Jerusalém.

#483

A frieza da alma leva-me a um sistema de homens.

2 SAMUEL 15, Vers. 19-37

Um maravilhoso exemplo de fidelidade a Davi pessoalmente, por um homem de um país inimigo (Filisteu). Leia estes versículos vagarosamente e entenda que o Rei Davi havia conquistado o coração de Itai de tal maneira que nada iria fazê-lo desistir de seguir completamente a Davi, inclusive com seus filhos pequenos. (Uma coisa é seguir o Senhor quando há uma porção de gente conosco, mas outra é fazer isso quando tudo é contrário e apenas alguns poucos estão conosco quando seguimos um Homem rejeitado.)

2 Sm 15:24-29 Um século antes disto, Israel não tinha um homem como Davi como cabeça. Em 1 Samuel 4:3-4 o povo e os sacerdotes entram em pânico quando são atacados, e carregam a arca sagrada para o campo de batalha, e a perdem para o inimigo. Em contraste, aqui Davi se recusa a usar um objeto sagrado e ordena que os sacerdotes levem a arca de volta a Jerusalém.

2 Sm 15:30-37 Repare o que Davi faz (no vers. 31). Ele derrama seu coração diante de Deus. Ele instrui os sacerdotes para que permaneçam com seu filho rebelde.

#484

Característico do homem... criar um deus que se adapte a ele... e depois se tornar como esse deus.

2 SAMUEL 16 e 17

2 Sm 16:1-4 Davi é enganado pelas mentiras de Ziba. Volte ao capítulo 9 para ver quem ele era. Davi acredita na mentira, e dá a Ziba toda a terra que pertencia a Mefibosete. Mas há uma bela seqüência disto que iremos ver em breve.

2 Sm 16:5-14 Um contraste com os presentes dos versículos 1 e 2. Davi experimenta conforto e ódio. Frutos vindos de um - pedras e maldições vindos de outro. Neste caso, ouvimos o humilde rei impedindo que seus homens derramem sangue.

2 Sm 16:15-23 Os dois conselheiros têm idéias opostas para Absalão. A mensagem é passada adiante e finalmente chega até Davi, que rapidamente cruza o rio Jordão.

2 Sm 17:23 O fim de Aitofel.

2 Sm 17:24-26 Absalão persegue Davi.

2 Sm 17:27-29 Davi tem amigos que possuem um coração terno e generoso e lhe enviam estes presentes. Que encorajamento todas essas coisas devem ter sido para Davi e para todos os que estavam com ele!

#485

Abraham Lincoln disse certa vez, "Posso ver como pode ser possível para um homem olhar para a terra e ser um ateu, mas não posso conceber como ele poderia olhar para cima, para os céus, e dizer que Deus não existe."

2 SAMUEL 18

2 Sm 18:1-5 Davi traça seus planos.

2 Sm 18:6-18 Chega o clímax. Absalão que era um homem tão ardiloso, vaidoso e mau, morre pendurado em uma árvore; sua cabeça (sua inteligência) preza nos galhos. Podemos pensar por que Deus nos dá todos estes detalhes... O que significam? No futuro haverá o período chamado de "tribulação". Ele ocorre logo depois de todos os crentes no Senhor Jesus serem levados repentinamente para o céu (pode ser hoje!). Então um homem aparecerá na terra de Israel, que se declarará como sendo o "Messias". (2 Ts 2:7-10). Deus permitirá que ele "roube" os corações de milhões de pessoas, enganando-as para que pensem que ele é o prometido. Então ele mudará de repente e anunciará que está contra Deus. Ele é o "Anticristo" (1 Jo 2:18, 4:3) que o Senhor Jesus lançará vivo no inferno (Ap 19:20. Ali ele é chamado também de "falso profeta"). Agora podemos entender melhor que Absalão é uma figura desse homem.

2 Sm 18:33 Se Davi sentiu tanto assim é difícil saber. O Senhor havia punido Absalão, e provavelmente ele deveria estar mais em sintonia com os pensamentos de Deus. Todavia isso nos mostra a bondade de Davi.

#486

O grande impedimento para a paz consistente é a dúvida em nossa mente, se somos realmente tão maus quanto Deus sabe que somos.

2 SAMUEL 19, Vers. 1-15

2 Sm 19:1-15 Os líderes do rei não gostam de ver a tristeza que Davi sentia por seu filho Absalão. Joabe fala de modo bem ríspido com Davi. É possível que Davi tenha exagerado na tristeza, esquecendo-se de que Deus estava na direção de tudo. Os tipos sempre falham de alguma maneira. Davi falha - mas o Senhor Jesus nunca falha! Tudo será perfeito quando o Senhor Jesus vier em poder.

#487

O mundo é um imenso sistema construído por Satanás em torno do homem caído para mantê-lo insensível para com sua ruína.

2 SAMUEL 19, Vers. 16-40

2 Sm 19:16-23 Você se lembra do que este homem fez a Davi quando Davi estava fugindo? (16:5). Agora Davi aceita este homem com base em suas próprias palavras. (Durante o milênio haverá muitos que fingirão obediência, mas o que está verdadeiramente em seus corações virá para fora, e eles serão castigados) Procure se lembrar deste homem quando chegarmos a Salomão, filho do Rei Davi. Ele tem algo a dizer acerca de Simei.

2 Sm 19:24-30 Maravilhoso contraste. Não havia fingimento aqui. Volte ao capítulo 9, e também a 16:1-4. Mas hoje aprendemos o que verdadeiramente estava no coração de Mefibosete. Todo o tempo que Davi ficou fora, repare no que Mefibosete não fez! Repare também na diferença entre as palavras de Simei (vers. 20) quando falou ao Rei Davi... "Teu servo deveras confessa que pecou", e as palavras do fiel Mefibosete (vers. 30), quando ouviu que Ziba (vers. 26) havia recebido a Davi, disse "Tome ele também tudo." Ele estava satisfeito por ter Davi de volta, portanto não se importava com a propriedade que havia perdido. (Leia Hb 10:34).

2 Sm 19:31-40 Outro adorável caráter. Este homem não tinha interesse na glória ou nos prêmios terrenos. Ele amava Davi e o apoiou no tempo da sua rejeição. (Somos fiéis a Cristo durante o tempo da Sua rejeição?) Davi quer recompensar a Barzilai, mas não pode. O tipo mais uma vez falha. (Mas todos irão receber sua devida recompensa quando o Senhor Jesus voltar - 1 Co 4:5).

2 Sm 19:41-43 O povo tenta exceder um ao outro ao trazer seu rei de volta à sua amada capital. (Que dia glorioso está chegando quando o Senhor Jesus voltar para reinar sobre esta terra em justiça, e estaremos com Ele - Ezequiel 43:2 e Ap 5:10).

#488

Àquilo que Cristo morreu é o que Satanás se opõe... e temporariamente consegue.

2 SAMUEL 20

Surge outro traidor - Seba. Você deve se lembrar de que Joabe foi substituído como general do exército de Davi por Amasa (19:13). Mas aqui vemos Joabe atuando de maneira firme e corajosa em favor do rei, para se livrar do traidor Seba, embora proceda de modo muito enganoso para com Amasa, matando-o. Joabe era sempre um homem muito duro para o gosto de Davi - 2 Samuel 3:27-39, principalmente o último versículo.

#489

O orgulho continua sendo a tática principal de Satanás para com os homens de hoje. O orgulho é o maior de todos os pecados que nos afligem; de todos os nossos inimigos, é que morre mais devagar e da forma mais difícil.

2 SAMUEL 21

2 Sm 21:1-14 Esta parte prova um ponto muito importante... que Deus é santo, e que mesmo aquilo que foi feito há muito tempo e foi esquecido pelo povo, Deus Se lembra e exige que seja pago. "Deus pede conta do que passou." - Eclesiastes 3:15. Para entender este capítulo, devemos ler primeiro Josué 9:3-21. Uma promessa havia sido feita ao povo, e apesar de haver enganado a Josué, o povo não seria destruído. Mas o rei Saul, muitos anos mais tarde, em seu pretenso zelo pelo Senhor, mata alguns deles. Agora, vários anos depois, Deus manda uma fome por 3 anos. Davi pergunta ao Senhor e lhe é dito a causa. Há o perigo de se pensar que o que passou, passou. (Podemos participar de um grupo de cristãos e não perguntar como foi que surgiu. O fato de fecharmos nossos olhos não resolve nada. Devemos julgar tudo e nos separarmos do mal se quisermos ser abençoados pelo Senhor). Davi perguntou ao Senhor. (Lucas 22:9 é uma boa pergunta para fazermos). O equilíbrio deste capítulo nos mostra os sentimentos, a energia e força do povo de Davi quando sua própria força física começa a diminuir.

#490

A infidelidade é baseada na falsa presunção de que a mente humana é competente para julgar as coisas de Deus.

2 SAMUEL 22

O Salmo 18 é muito parecido com este capítulo. Uma combinação da história de Israel com Davi como um tipo do Messias. (Isto pode ser difícil de entender. Se assim for, apenas leia o capítulo). Que o Senhor possa ser avaliado por cada um de nós como Ele foi pelo Rei Davi. Conte quantas vezes Davi mostrou o apreço que tinha pelo Senhor ("Meu", "meu", "meu") vers. 2 e seguintes.

Repare as dores pelas quais a Pessoa passa, e então é trazido para fora delas como o Libertador. Uma história de dores e sofrimentos seguida por gozo e vitória.

#491

Satanás é... "o príncipe das potestades do ar." Ef 2:2; "o deus deste século" 2 Co 4:4; "o príncipe deste mundo" Jo 12:31, 14:30; "bramando como leão" 1 Pd 5:8. Pérgamo... onde está o trono de Satanás. Ap 2:13.

2 SAMUEL 23

Um contraste com o capítulo de ontem. Uma retrospectiva da vida de Davi. Começou com tantas esperanças, todavia nunca completamente realizadas. E ninguém conhecia melhor o Rei Davi do que ele mesmo! Vemos aqui uma combinação de gozo e tristeza. Gozo quando ele lembrou-se do verdadeiro Rei que vem, que Se sentará em seu trono... tristeza quando entendeu quão pobre ele era como figura dAquele que vem! E todavia em tudo isso ele é um homem quebrado e humilhado. (Aprendemos que nossos fracassos não afetam nossa maravilhosa posição em Cristo. Mas o gozo de nossa posição é muito afetado por nossa vida. Devemos tudo a Cristo. À medida que entendemos isto, crescemos em graça).

2 Sm 23:8-39 Uma breve história dos principais pontos na vida dos poderosos homens que estiveram com Davi durante sua vida.

2 Sm 23:14-17 Que amor por Davi deve ter havido no coração daqueles homens para desejarem fazer tão grande coisa. Mas que graça vemos em Davi quando ele derrama a água na terra! Ele olhou para aquilo como se olhasse para o sangue daqueles homens!

2 Sm 23:18:39 Mais homens corajosos. (O crente hoje deve seguir adiante quieta e humildemente para o Senhor. Aceitar a vergonha, solidão, incompreensão, peda, e até perseguição por Ele, nos introduz a uma doce paz e confiança nEle. Então o Espírito nos une a outros - 2 Tm 2:22). Esses homens conheciam Davi. Isso lhes dava (e a nós) força e coragem. Logo devemos reinar com Cristo. Agora é nossa vez de sofrermos com Ele - 2 Tm 2:12.

#492

Quando as inclinações de nosso coração permanecem sem serem julgadas, Satanás tem poder para enganar.

2 SAMUEL 24

O triste fracasso de Davi. Ao invés de ficar satisfeito por saber que o Senhor era sua força, ele quer contar o povo para ver o quão forte era! (Êx 30:12, quando o povo era contado, cada um tinha que pagar pelo resgate de sua alma. Aqui nada foi pago, portanto veio o castigo de Deus).

2 Sm 24:3 Joabe não se importava tanto em agradar ao Senhor, mas ele sabia que o Senhor ficaria irado com seu tio, o Rei Davi.

2 Sm 24:4-9 Todavia o rei segue adiante.

2 Sm 24:10-14 A princípio parecia como se Deus não estivesse ligando, pois Ele permite que se passem nove meses e vinte dias! O Senhor viu tudo e dá a Davi três escolhas. Davi escolhe cair nas mãos de Deus ao invés de cair nas mãos dos homens. Por causa do amor por Davi, Deus não o poupou. Mas no meio da praga, e na própria cidade da qual a ordem foi inicialmente dada, a misericórdia se manifesta. A praga é barrada.

2 Sm 24:17 O homem culpado fala com Deus e é ouvido.

2 Sm 24:18-25 Um Gentio provê o lugar para um altar ser construído, para sacrifício ao Senhor. (Irá custar a você alguma coisa se quiser se separar de outros crentes para adorar a Deus em verdade). O local era o mesmo onde o grande templo de Salomão seria construído. (Isto é uma figura de um dia ainda mais importante que acontecerá neste mundo - uma conexão entre o céu e a terra. Pois perto daqui morreu nosso bendito Senhor Jesus sobre a cruz, derramando Seu precioso sangue, para que nós, crentes, possamos estar aptos para entrar na presença de Deus).

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice