Contents

[ ]

Índice

 
#533

No deserto nós sempre encontramos a nuvem escura, desapontamentos, morte... mas lembre-se de Calebe! Ele seguiu o Senhor com inteireza de coração durante 40 anos no deserto. Josué 13.

2 REIS 1

2 Rs 1:1-2 Acazias é o novo rei de Israel (10 tribos). A educação na casa de Acabe deve ter sido péssima, pois o filho parece não ter conhecimento de Deus. Quando Satanás domina uma pessoa, sua mente torna-se escrava de toda sorte de impiedade. Aqui vemos a mente do novo rei completamente sob o poder de Satanás. Repare no que ele faz quando sofre este acidente (não existem acidentes para Deus). Embora ele não pedisse a Deus, Deus estava vigiando!

2 Rs 1:3-4 A resposta definitiva chega, não vinda de um falso deus, que não tinha vida, mas do próprio Deus.

2 Rs 1:5-16 Elias (seu nome significa "meu Deus é o Senhor"), recebe a tarefa de entregar a mensagem do Senhor. O rei fica muito irado quando alguém resiste às suas ímpias idéias. Ele vai usar de violência. (Será que ficamos bravos quando alguém nos mostra uma passagem das Escrituras que prova que estamos errados?)

2 Rs 1:17-18 Deus irá ter sempre a última palavra. (Quanto mais cedo aprendermos isto em nossa vida, mais cedo nós crentes seremos felizes). Quantas vezes você leu "assim diz o Senhor" neste capítulo?

#534

A fé de Rute fez com que ela se identificasse com a pobreza de Noeme, e obtivesse para si as riquezas e dignidade de Boás.

2 REIS 2

2 Rs 2:1-11 Não ouvimos falar de Eliseu desde o dia em que Elias o chamou para segui-lo (1 Reis 19:21). Sem dúvida Deus estava treinando Seu servo Eliseu secretamente para o trabalho que devia fazer. Mas aqui o vemos aprendendo a lição abertamente. Embora ele fosse ter o privilégio de testemunhar de algo que nunca tivesse sido visto antes por um ser humano, ele deve ser provado.

2 Rs 2:2-6 Quantas vezes Eliseu diz a Elias, "Não te deixarei"? Os filhos dos profetas tentaram desencorajar Eliseu de seguir Elias. Repare quantas vezes eles tentam.

2 Rs 2:8 Em Josué 3, Deus parou as águas do Jordão para milhões atravessarem. Ele agora irá fazer o mesmo para apenas dois homens!

2 Rs 2:9-11 Aqui Elias é uma bela figura do Homem Cristo Jesus, que sobe ao céu. Eliseu - uma figura nossa, é deixado aqui na terra. Elias pergunta a Eliseu qual seu maior desejo. Ele não pede por qualquer coisa na terra, qualquer coisa material. Sua resposta demonstra onde estava seu coração. Ele quer poder espiritual. Deve vir de Deus. Se Eliseu pretende receber o que pediu, deve ficar de olho no "homem celestial", Elias. (Se desejamos receber poder espiritual, deve ser mantendo nossos olhos em Cristo. Olhar para Cristo no céu é o segredo para se desfrutar de poder aqui. O mártir Estêvão - Atos 7:55, é um exemplo disto). Elias ascende aos céus, não em uma carruagem de fogo, mas em um redemoinho.

2 Rs 2:12-14 Eliseu agora passa a ser um representante de um homem que está no céu. (É isto que cada crente deve ser). O efeito nele era... primeiro, rasgou seus velhos vestidos. Sua velha vida acabava ali. Segundo, ele agora tem os vestidos de um homem que subiu ao céu (Leia 2 Coríntios 5:17 para saber o tipo de vida que devemos viver).

2 Rs 2:15-18 Estes não têm qualquer inteligência espiritual. (Um crente que fica afastado dificilmente sabe qual o caminho certo a seguir).

2 Rs 2:19-22 Jericó, uma cidade sob uma maldição - Josué 6:26, é uma figura deste mundo. (Só Cristo pode fazer doce as águas desta vida. E Ele o faz. Você já experimentou isto em sua vida Cristã?)

2 Rs 2:23-25 As pessoas pensam que Deus não irá punir aqueles que zombam do Seu amor e de Sua graça! Os filhos dos profetas demonstraram incredulidade. Os homens na cidade não se importaram com a subida de Elias ao céu. Mas estes zombam, por isso eis o resultado.

#535

Sua disciplina é o exercício de amor contínuo e infatigável que agora não descansa, para podermos entrar no Seu descanso. (Ele descansará em Seu amor).

2 REIS 3

Ter amizade com alguém que não vive em obediência à Palavra de Deus sempre causa problemas.

2 Rs 3:1-3 Este rei Jorão aparta-se apenas parcialmente de seguir a ídolos. (Que erro este para um crente!) Josafá, rei de Judá, é um homem temente a Deus, e jamais deveria ter se permitido ficar amigo de Jorão. Ele deveria ter se mantido separado.

2 Rs 3:4-9 Um compromisso sempre leva a outro. Agora o ímpio rei Jorão está unido com Josafá, o temente a Deus, e com o rei pagão de Edom. Não é feita nenhuma oração antes de começarem algo juntos!

2 Rs 3:10 O rei temente a Deus não é quem menciona o Senhor em primeiro lugar.

2 Rs 3:11 Antes tarde! Se ele tivesse perguntado antes, sem dúvida não estaria ali! Aqui vem Eliseu. O que pode ele fazer?

2 Rs 3:12 Boa coisa para ser dita a respeito dele!

2 Rs 3:13 Eliseu fala de modo claro e destemido.

2 Rs 3:15 Existe tanta mistura e tanta confusão que Eliseu não pode discernir a vontade do Senhor. Ele conhecia os males que o cercavam, mas não sabia ainda qual o remédio. O menestrel, ao tocar, o ajuda a entender toda aquela triste situação, de modo que pode descobrir quais os pensamentos de Deus.

2 Rs 3:16-27 Eliseu descobre que Deus vai ser misericordioso e gracioso. (Que Deus temos!).

#536

Se Ele destrói nosso repouso aqui, é só para nos introduzir no Seu próprio repouso.

2 REIS 4

A história de uma mulher pobre no versículo 1 e de uma mulher rica no versículo 8. Ambas foram abençoadas pelo Senhor. Então, história de morte... um marido morto (vers. 1), um filho morto (vers. 20) e depois, "morte na panela" (vers. 40). Mas o Senhor trouxe bênção em cada uma das situações. (Veja Lamentações 3:32-33).

2 Rs 4:1-7 Uma mulher que passa por necessidades, e nada que possa fazer irá satisfazer suas necessidades. (Deus quer que levemos todos os problemas a Ele. Mas Ele quer fazer-nos compreender nossa completa incapacidade antes de entrar em cena). Deus usa coisas simples... coisas vazias. A fé da mulher seguiu emprestando, até não ter mais um vaso disponível. Ela separa-se, com seus filhos, dos que são de fora, e começa o enchimento! Deus estava com ela, do lado de dentro da casa. (Nossa parte consiste em prover os vasos vazios. A parte de Deus consiste em enchê-los). O azeite é uma figura do poder do Espírito Santo.

2 Rs 4:8 Se você está ansioso para agradar o Senhor, porém acha que os tempos estão difíceis, esta história não deixará de encorajá-o. A época de Eliseu eram muito semelhantes à nossa.

2 Rs 4:9 Repare na fé pessoal dessa mulher. Ela era capaz de discernir. Mas que bela impressão Eliseu deixou neles!

2 Rs 4:12-17 Uma bela resposta dada pela mulher - vers. 13. (É ali que habitamos? Será que o "nosso povo" é o povo do Senhor?)

2 Rs 4:16 O que Deus promete, Ele pode fazer. É dado um filho.

2 Rs 4:18-37 Mas ela ainda tem uma lição maior para aprender. E esta era que o Deus que dá vida é também o Deus de ressurreição. A criança morre mais o Senhor lhe dá vida novamente! Maravilha das maravilhas. (A morte entrou em nossa vida também, através do pecado. Mas Deus nos fez passar da morte para a vida - João 5:24). Esta mulher está no "capítulo da fé" - Hb 11:35.

2 Rs 4:38-41 Uma agradável história apresentada em apenas quatro versículos. Mesmo em tempo de escassez (fome) Eliseu, "o homem de Deus", provê uma refeição para estes jovens. Todos esperavam dele. A panela é suficientemente grande para alimentar todos eles. Esta pode ser uma bela figura de Cristo (vista em Eliseu) que nos alimenta com saudável ensino (Jesus disse, "Eu sou o pão vivo" João 6:51-57. É bom para nós estarmos olhando para o Senhor Jesus; assim como estes homens estavam olhando para Eliseu).

2 Rs 4:39 Mas alguém achava que podia melhorar a refeição acrescentando algo a ela. (Como os falsos mestres estão fazendo hoje). Mas aquilo mostrou ser veneno.

2 Rs 4:41 A refeição, ou a farinha; em Lev. 2, a oferta de manjares era muito importante. (Para nós é uma figura da pura, imaculada vida do Senhor Jesus. Quando temos problemas, elevemos os olhos para o Senhor Jesus no céu, que disse, "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida." João 14:6. É isso que Ele quer que façamos constantemente.) O remédio para a refeição funcionou, (e hoje iremos descobrir que Ele irá nos falar. Experimente confiar nEle.)

2 Rs 4:42-44 Leia isso cuidadosamente, ou você irá perder o que está sendo falado aqui. Trata-se de um milagre como em Mateus 15:33-39. Portanto, tivemos três coisas acontecendo. Morte - ressurreição e alimento para manter a vida. Portanto temos aqui estas três coisas também - (1) estávamos mortos em ofensas e pecados Ef 2:1. (2) Nascemos de novo em uma nova vida. Ef 2:6 e (3) Temos sido alimentados para nossa nova vida, pela Palavra de Deus, para que possamos crescer por ela. 1 Pedro 2:2.

#537

A mesma fé que vê a glória no final de nosso caminho; vê Deus por nós ao longo de todo o caminho.

2 REIS 5

Uma pequena figura de uma grande verdade na Bíblia, que por haver Israel se afastado de Deus (apesar de todas as Suas misericórdias), Ele voltou-Se para os Gentios. Mas uma pequena serva (uma Israelita) é usada para levar uma mensagem aos Gentios. Repare em quatro mensagens dada a outros nesta grande história.

2 Rs 5:1 (Agora Israel está no cativeiro e aos Gentios foi permitido conquistar a vitória). Nesta bela história, procure ver por si mesmo como uma "pequena serva" é tão fiel e confiante. Nunca um milagre assim jamais havia sido feito - Lucas 4:27. Enquanto a mensagem era transmitida de um para outro, alguns a transmitiram de forma incorreta. Todavia Naamã ouviu a verdadeira história mais tarde. Seu grande orgulho é quebrado, ele se lava, e sua carne se torna como a carne "de um menino". (Quando aceitamos a Cristo como Salvador, somos lavados em Seu precioso sangue, e então "nascemos de novo" - Lucas 18:17).

2 Rs 5:17-19 Os dois sacos de terra falam do Judeu e do Gentio sendo colocados juntos - Ef 2:15 e dos "dois ou três" - Mateus 18:20. (O novo terreno onde adoramos a Deus).

2 Rs 5:20-27 O ganho material (o amor ao dinheiro) já estragou muitos crentes. Quando o pecado entra na vida do crente ele se torna imundo. Você descobriu as 8 mensagens nos versículos 3, 4, 5, 6, 8, 10, 13 e 22?

#538

Se eu perder o gozo da glória, as dificuldades se tornarão insuperáveis, pois meu coração não sabe contra o que deve lutar. Sl 106:24.

2 REIS 6, Vers. 1-14

Eliseu consegue se relacionar com todos os tipos de pessoas - reis, viúvas, leprosos e agora a estes homens que edificam uma casa. O apóstolo Paulo podia pregar para reis - Atos 26:1-2, e recolher gravetos para uma fogueira - Atos 28:3. Ambos eram como nosso bendito Senhor, que projetou e criou o mundo, e ainda assim podia carregar uma criancinha em seus braços.

2 Rs 6:1-7 Esta história pode ser como a de um crente; ele tem a verdade "emprestada", porém a perde. (Geralmente, começamos a seguir por essa estrada quando paramos de ler as Escrituras todos os dias). Ele precisa voltar ao local exato onde o perdeu.

2 Rs 6:6 O "pau" (madeira) pode ser uma figura da cruz do Senhor Jesus. Precisamos entender que a morte de Cristo pagou por nossos pecados.

2 Rs 6:7 Então esticamos nossa mão e somos restaurados e ficamos agradecidos.

2 Rs 6:8-23 Mais uma vez vemos a graça de Deus operando através de Eliseu. Desta vez para avisar o rei de Israel dos planos secretos do inimigo!

2 Rs 6:11-14 O rei da Síria envia todo um exército para capturar um homem. (O ímpio compreende sua fraqueza contra Deus e contra o povo de Deus). Assim precisamos entender que se Deus está conosco, não importa quão forte o inimigo possa parecer.

#539

Existe um fardo de cuidados quando se adquire riquezas... preocupação em mantê-las... tentação de usá-las... culpa em abusar delas... tristeza em perdê-las.

2 REIS 6, Vers. 15-33

2 Rs 6:15-17 Para o olho natural, a posição de Eliseu era sem esperanças. Mas para a fé existe um lado positivo. (Que o versículo 16 seja nosso pensamento permanente. E será, se vivermos com uma consciência simples para com o Senhor).

2 Rs 6:19 Eliseu era o "homem de Deus" nos versículos 6, 9 e 10, mas repare que isto está faltando aqui.

2 Rs 6:20 Eliseu estava acostumado com o poder de Deus, e não iria ser negligente em mostrar a graça de Deus. (Se estamos conscientes da graça, conheceremos o poder).

2 Rs 6:24-33 Agora chegamos à última grande apresentação de Eliseu. Lembre-se de que foi a própria desobediência de Israel a Deus que trouxe essa fome sobre eles. (Leia os avisos em Levítico 26:21-29 e Deuteronômio 28:49-57).

2 Rs 6:30 Repare que o rei vestia duas coisas. Ele estava tentando ser duas coisas ao mesmo tempo. Se ele vestisse apenas o último item mencionado, não teria havido esta fome. Ele tinha o coração dividido em termos de humilhação. Pano de saco é uma figura de arrependimento e humilhação.

2 Rs 6:25-32 Repare o contraste entre o que todo o povo e o rei estavam fazendo, e o que Eliseu está fazendo - Isaías 26:3.

#540

A submissão à vontade divina é o travesseiro mais macio no qual nos reclinamos.

2 REIS 7

2 Rs 7:1 Por meio de uma mensagem recebida do Senhor, Eliseu avisa que vai haver abundância no dia seguinte! (Por meio de uma mensagem do Senhor, os crentes sabem que apesar de passarem por um mundo de violência e fome, possuem um brilhante "amanhã". E pode ser hoje).

2 Rs 7:2 Mas um incrédulo zomba da Palavra do Senhor.

2 Rs 7:3-16 Através de quatro homens que tinham lepra é feita a maravilhosa descoberta de que Deus agiu. Não foi outro o motivo do inimigo fugir - vers. 5. A abundância chega, conforme a Palavra do Senhor.

2 Rs 7:17-20 O rei põe este incrédulo em um lugar de responsabilidade, ao invés de tirá-lo de seu cargo. Mas Deus age quando o rei não o faz, e aqui está o terrível fim.

#541

Oh, ter a Cristo diante dos olhos para poder julgar tudo segundo a Sua luz!

2 REIS 8

2 Rs 8:1 Nem a miséria do povo de Israel, nem a misericórdia que receberam de Deus, fizeram seu coração voltar-se para Deus! Assim Eliseu diz a esta mulher que o Senhor trará a fome! (Com freqüência o Senhor nos fala por meio das circunstâncias que Ele permite em nossa vida, mesmo quando não são as nossas ações que as criam. O crente que compreende que é o Senhor falando, não se abala com elas).

2 Rs 8:4 Você deve se lembrar do homem que mentiu a Eliseu com respeito a Naamã - 6:14, mas agora em sua enfermidade ele envia um presente a Eliseu! (O mundo, quando enfrente a calamidade, às vezes conta com Deus, mas apenas por razões egoístas).

2 Rs 8:10 Eliseu andava próximo ao Senhor, e por este motivo conhecia o Seu pensamento. Embora o rei pudesse haver se recuperado, ele acabaria morrendo por outros meios.

2 Rs 8:11-12 Eliseu é evidentemente afetado pelos pensamentos do que estava para vir sobre seu amado povo, não pelo que iria acontecer ao rei da Síria.

2 Rs 8:13 O homem Hazael não conhece seu próprio coração.

2 Rs 8:14-15 O assassino ocupa o trono!

2 Rs 8:16-29 A triste história de muitas pessoas.

#542

As circunstâncias não deveriam nos perturbar, pois se não conseguissem encontrar em nós algo contrário a Deus, elas seriam passariam sussurrando como o vento. Deus trata com aquilo que há em nós que impede a comunhão e que não permite que busquemos descanso só nEle. Hb 4:13.

2 REIS 9, Ves. 1-24

2 Rs 9:1-4 Pode ser difícil para você relacionar os reis dos dois reinos na terra de Israel. Nenhum dos reis das 10 tribos (chamadas de "reino de Israel") obedeceu ao Senhor. Sua impiedade atraiu sobre eles o mais severo castigo de Deus, como vamos ler a seguir. Portanto, prepare-se, lembrando que o Senhor lhes tinha avisado.

2 Rs 9:1-4 Eliseu, o profeta do Senhor, não se envolve com este novo rei do reino de Israel. Ele envia um dos filhos dos profetas para proclamá-lo rei.

2 Rs 9:4-26 Mas havia duas mensagens enviadas e este outro homem. (1) Para dizer-lhe que seria rei; (2) para dizer-lhe para punir a casa de Acabe por toda a sua impiedade. Ambas as mensagens apelam para a natureza de Jeú. Ele executa a segunda com grande energia. Deus estava castigando por causa do mal, mas Jeú estava fazendo isso para fortalecer sua própria posição como rei.

#543

Certifique-se de que um testemunho nos últimos dias será caracterizado por dificuldades e provas peculiares, pois estará cada vez mais cercado de dias maus.

2 REIS 9, Vers. 25-37

2 Rs 9:25 Se quiser acompanhar algo interessante, volte para a história do rei Acabe e o que o Senhor disse que iria acontecer - 1 Reis 21. Leia para ver por que e como Deus fizera a promessa de que o castigo viria.

Pare apenas por um momento e tente pensar em quão terrível será para nossos amigos e parentes que não são salvos quando morrerem, ao descobrirem de repente que estão perdidos e que ficarão para sempre no inferno, por não terem crido na Palavra de Deus que havia falado com tanta clareza que estariam perdidos se não crescem. Leia 2 Ts 2:12.

Todavia, possamos nós, que somos crentes, recordar o precioso sangue de Cristo que foi derramado para que nunca, jamais, fôssemos castigados por nossos pecados... Ele recebeu o castigo. Possamos compreender o terror que há em um pecado.

Muitos, muitos anos se passaram, mas aqui lemos do campo de Nabote outra vez! Nem Acabe nem Jezabel escaparam.

#544

As circunstâncias presentes que oprime tanto você é a ferramenta mais adequada na mão do Pai para esculpir você para a Sua glória.

2 REIS 10, Vers. 1-17

Jamais poderemos entender os terríveis eventos destes versículos se não nos lembrarmos de duas coisas, (1) que um Deus santo e perfeito os colocou na Bíblia, e (2) que Ele, cedo ou tarde, castiga todo pecado já cometido. (Ou você será lançado no inferno por causa de seus pecados, ou Jesus já foi castigado por cada um de seus pecados).

2 Rs 10:1 Samaria era a capital, Jezreel era um lugar em Israel; Jerusalém era a capital do reino de Judá.

2 Rs 10:2-3 O rei Jeú usa esses estranhos métodos para fazer aquilo que Deus lhe havia dito para fazer.

2 Rs 10:4-5 Os líderes de Israel estão com medo, pois suspeitam que algo está errado.

2 Rs 10:6-7 O severo castigo proveniente de Deus cai sobre estes setenta príncipes, filhos do ímpio rei Acabe.

2 Rs 10:9-11 Não apenas sobre os príncipes, mas sobre todos esses quatro grupos. Era a remoção completa, da terra, de todos aqueles que haviam servido Acabe. (Lembre-se de que isto é uma figura do justo juízo de Deus sobre cada pecador não arrependido dos dias de hoje).

2 Rs 10:12-17 Estes homens, que tinham vindo do Rei de Judá, foram mortos por ordem de Jeú, que chega a se gabar de seu zelo pelo Senhor em tudo o que estava fazendo!

#545

Se examinarmos muitos de nossos problemas, iremos descobrir nosso nome marcado neles, como o nome do fabricante.

2 REIS 10, Vers. 18-36

Deus estava agindo com um propósito diferente do de Jeú. Jeú estava fazendo tudo isso para se fortalecer como rei. Ambos os propósitos estavam sendo cumpridos!

2 Rs 10:29-30 Mas Deus viu exatamente como era o coração de Jeú.

2 Rs 10:31-36 Você poderia achar que Jeú teria aprendido algo acerca de Deus depois de tudo isso, mas não. Ele era exatamente como milhões de pessoas hoje, achando que Deus não repara em tudo, até no coração do homem que está cumprindo os Seus propósitos.

#546

Não há dificuldades que possam permanecer quando Deus está presente, e nós não podemos permanecer quando Ele não está ali.

2 REIS 11

Agora vamos passar para outra linhagem de reis... os reis de Judá. Encontramos assassinato e violência ali também. Mas tente manter os dois reinos separados, Judá e Israel.

2 Rs 11:1-3 Esta ímpia mulher (filha do rei Acabe, chamada filha de Onri, que era pai de Acabe, 8:26), assassina seus netos e toma o trono de Judá para si. Mas um dos meninos é salvo e escondido de Atália por seis anos.

2 Rs 11:4-16 O complô e seu resultado.

2 Rs 11:17-21 É tão belo vermos que em meio a esta história de assassinatos e traição, um homem fiel, Joiada, o sacerdote, está pensando no Senhor, e em como trazer o povo de volta a Ele! Por um tempo ele é bem sucedido.

#547

Aquilo com que deveríamos estar ocupados, não são nossas circunstâncias, mas aquilo que Deus pretende fazer por meio delas.

2 REIS 12

Joás era fiel ao Senhor enquanto este sacerdote vivia. Joás parecia se apoiar mais no sacerdote Joiada do que no Senhor. (Cometemos um grande erro quando olhamos para homens. Seremos sempre desapontados quando o fizermos). Lembre-se, estamos agora lendo sobre o reino de Judá (nenhum dos reis de Israel, após a divisão, voltou-se verdadeiramente para o Senhor... mas alguns dos reis de Judá fizeram isso. Este foi um deles).

2 Rs 12:4-6 É bom ler sobre este fiel sacerdote. Quando ele morreu, foi tão lembrado que foi sepultado entre os reis de Judá em Jerusalém (2 Crônicas 24:16). Agora o templo está reparado. Veja em que péssimas condições estava. (Quando nos voltamos para o Senhor, entendemos o quão longe estivemos. Mas é uma ocasião feliz quando entendemos que voltando para o Senhor irá certamente nos fazer ver as condições de Sua casa. Só então temos energia suficiente para "repará-la").

#548

Não há nada que o corpo sofra, que o espírito não possa tirar proveito.

2 REIS 13

2 rS 13:1-13 Joacás, rei de Israel (não confunda os dois reinos), não recebeu de seu pai apenas o reino, mas também seus pecados. Deus recompensou seu pai por sua obediência, 10:30, mas o castigou por sua idolatria, mas não há sinais de ter se voltado para o Senhor.

2 Rs 13:14-21 A vida fiel de Eliseu foi longa. Ele viveu sob os reis Jorão (filho de Acabe), Jeú, Joacaz de Israel e Joás (rei de Judá). Chegamos agora ao ocaso de seus dias, quando seu sol está pra se por. Muitos de nós crentes já ficamos ao lado da cama de algum fiel cristão idoso. Que tremenda experiência esta pode ser. Aqui estamos ao lado da cama de alguém assim.

2 Rs 13:15-19 Eliseu usa isto para encorajar o rei contra seu antigo inimigo - a Síria.

2 Rs 13:21 Mesmo na hora da morte, Deus mostra Seu poder. Possivelmente um vislumbre do futuro, quando o próprio Israel será miraculosamente trazido de volta à vida (após a igreja ter sido arrebatada à glória). Veja também Daniel 12:2.

#549

Parece que estamos nos aproximando dos últimos momentos de tranqüilidade.

2 REIS 14

2 Rs 14:1-4 Por um momento pode parecer que o rei Amazias iria restaurar a adoração ao Senhor em conformidade com a Sua Palavra. Mas ele foi até um certo ponto. Só havia um lugar para adorar ao Senhor. Eles pensavam que não havia problema ter outros lugares chamados de "lugares altos". Neste caso esses lugares não eram para a adoração de ídolos, mas para o Senhor. Mas não agradaram ao Senhor, pois Ele havia dado instruções precisas como já lemos juntos muitas vezes.

2 Rs 14:8-14 Houve várias tentativas de restaurar a divisão entre Israel e Judá, e certamente era o desejo de Deus que o povo fosse um só. Mas o problema está em se abandonar a adoração ao Senhor. O resultado aqui é que Jerusalém (o centro de Deus) é atacada. O ouro do templo de Deus é roubado, e o muro derrubado.

2 Rs 14:15-25 Não há um retorno a Deus e à Sua Palavra. Sem dúvida havia muita adoração acontecendo, mas não era de Deus. O resultado era só tristeza.

#550

Deus pode permitir e criar acontecimentos para que seja manifestado o pecado... nunca para produzi-lo.

2 REIS 15

2 Rs 15:1 Não confunda este rei Jeroboão, Rei de Israel, com o primeiro rei do reino dividido de Israel.

2 Rs 15:4 e 35 Quase a mesma coisa do capítulo 14:4. O povo adorava onde bem entendia. Ao ler este capítulo, com todas as suas mudanças, confusão e impiedade, você deve entender que isto acontece logo antes de Israel (as 10 tribos) ser varrido para fora da terra. Até hoje essas dez tribos não foram achadas. Mas elas estão em algum lugar, pois deverão ser reunidas de volta à terra de Israel depois que tivermos partido! (Neste capítulo vemos um reflexo de nossos dias; pois muitos crentes hoje estão adorando a Deus da forma que acham ser correto). A Palavra de Deus exerce pouco poder sobre a vida deles. (Cada um de nós deveria perguntar a si mesmo, "Estou disposto a me sujeitar ao que sei que a Palavra de Deus está me dizendo?"

#551

É bom lembrar que a Mão que prepara nossas circunstâncias e que muda os cenários, tem por detrás o coração que leva em consideração o pardal quando cai.

2 REIS 16, Vers. 1-10

A história de Acaz, rei de Judá. Ele teve um bom pai (15:32-38) para lhe indicar o caminho direito do Senhor. Ele é uma figura dos crentes que teimosamente recusam-se a mudar de caminho para ficarem em conformidade com a Palavra de Deus (veja Oséias 4:17). Uma pessoa que persiste em seguir o seu próprio caminho, geralmente acaba sendo levada a um erro maior. Este rei é um exemplo disso.

2 Rs 16:10-18 Acaz, rei de Judá, vai visitar o rei da Assíria. Mas Deus quer que o Seu povo mantenha-se separado daquelas pessoas que adoram ídolos. Repare no que chama a atenção de seus olhos! Ele prefere este altar àquele que Deus havia designado (Êxodo 27:1-2). Acaso ele agradou a Deus? É claro que não. (Muitos crentes hoje acham que é perfeitamente correto aprender um pouco das diferentes religiões. As denominações que emprestam do Judaísmo e de outras religiões estão fazendo isto. Ore para que nossos olhos possam estar abertos para enxergar os erros nos quais Satanás está guiando muitos crentes. Tudo sendo feito para roubar ao Senhor Jesus a glória que Ele merece).

#552

Quando nossa vida for revista, não nos lembraremos tanto das alegrias como das tristezas, pois foram estas que nos aproximaram de um Jesus compassivo.

2 REIS 16, Vers. 11-20

2 Rs 16:11 O sacerdote, em seu lugar, que deveria ter sido um guardião da verdade de Deus, segue debilmente os planos do rei e faz um altar, copiando o projeto que o rei lhe tinha enviado. (Muitos crentes hoje estão fazendo o mesmo. Estão adorando em altares que são cópias das leis Judaicas do Antigo Testamento. Por exemplo, ter um edifício e chamá-lo de casa de Deus é copiar a idéia do templo. Deus diz que agora não vive em templos (construções) feitas por mãos - Atos 17:24 - mas Ele vive em cada crente - 1 Co 6:19. Ou ter um só homem, escolhido pela congregação, para fazer toda a pregação, e que seja o único com permissão para partir o pão e o vinho durante a comunhão (isto é copiar a idéia do sacerdote de Levítico, e extingue o Espírito de Deus - Ef 4:30, 1 Ts 5:19). E Deus diz que agora todos os crentes são sacerdotes - 1 Pedro 2:5 e que todos os crentes são igualmente importantes - 1 Co 12:14. Se nossa própria vontade (o que achamos) nos dirigir, não seremos capazes de enxergar coisa alguma de errado nestas coisas - Jó 34:32.

2 Rs 16:12-13 Ele provavelmente achava que era algo muito atraente. A mente humana precisa de alguma forma de religião, e se for deixada para decidir, sempre vai buscar algo atraente aos olhos, mas que é, na verdade, idolatria. Veja o vers. 2 para saber a opinião de Deus. Todos nós precisamos ser lembrados de que a Palavra de Deus, quando dirigida pelo Espírito Santo, é a única autoridade.

#553

O Senhor Jesus não é segurança contra tormentas, mas Ele é a perfeita segurança "na" tormenta.

2 REIS 17

A paciência de Deus se esgotou. Lemos uma longa e triste história. Deus enviou um aviso após outro, profeta após profeta, mas eles se recusaram a dar ouvidos a qualquer um deles. Agora chega o inimigo. O reino de Israel (as 10 tribos) é varrido para fora da terra, para nunca mais voltar nos 2.600 anos que se passaram desde então.

Estamos vivendo exatamente nas mesmas condições. A Palavra de Deus não tem qualquer efeito na maioria das pessoas, e pouco efeito nos crentes. A indiferença (e não o cuidado) é a doença de nossos dias. Em Apocalipse 3:16, Deus está falando dos últimos dias da história da igreja na Terra - onde estamos hoje. Leia o que Ele diz que vai fazer com os Cristãos professos... do mesmo modo como fez com o reino de Israel no capítulo de hoje. Leia cuidadosamente. É exatamente como hoje. Não pense nisto como se aplicando somente aos não salvos. Os verdadeiros crentes estão sendo envenenados por falso ensino como nunca foram antes.

Nossa voz é fraca, mas nós a levantamos em prol de Deus e Sua verdade. Você continua seguindo no veneno do compromisso e das tradições que os homens estabeleceram, e se recusa a aceitar o aviso de Deus em Sua Palavra? Deus quer que todos os crentes se separem do mal religioso - 2 Co 6:17. Enquanto lê o capítulo, repare quantas vezes é dito que eles não deram ouvidos ou obedeceram... vers. 7 ao 12, 14 ao 17, 22, 40.

2 Rs 17:36 O Deus que com tanta misericórdia redimiu este povo, livrando-o do Egito e guiando-o através de um deserto sem trilhas por quarenta anos, que deu a ele a boa terra... onde os israelitas comeram sem escassez, e onde não havia falta de coisa alguma (Dt 8:7), agora os tirou da terra por O terem desobedecido - veja Oséias 9:17. Portanto, uma triste história. (Mas pensamos em quantos leitores estão querendo dizer ao Senhor - "Sim, quero por a Ti sobre todos os meus pensamentos atuais, e obedecer a Ti somente".)

#554

A vontade de Deus é melhor que todas as oportunidades, se estivermos enxergando claramente essa vontade.

2 REIS 18, Vers. 1-16

2 Rs 18:1-8 Voltamos mais uma vez ao reino de Judá. Em toda a história do rei Ezequias, vemos o que pode ser feito quando o coração está voltado para Deus. Se ao menos o outro reino tivesse feito o mesmo! Repare como o Senhor ficou satisfeito, e o ajudou.

2 Rs 18:9-12 Os Assírios levaram o outro reino cativo. Sua capital era Samaria. O motivo pelo qual o inimigo pôde vencer não foi por terem sido mais fortes, mas por causa do que lemos no versículo 12.

2 Rs 18:13-16 Oito anos mais tarde, o exército Assírio voltou para fazer o mesmo ao reino de Judá. Mas irá conseguir? Irá o rei Ezequias ser também desobediente, ou será que ele irá voltar-se para o Senhor? Ele teve um pai muito tolo e desobediente - 16:10-20, e teria sido fácil para ele seguir as idéias de seu pai. Inicialmente, quando a Assíria invadiu as outras cidades de Judá, Ezequias paga um tributo. Mas aquilo não era confiar no Senhor. Só evitava o problema.

#555

Todas as minhas responsabilidades e deveres fluem da posição em que me encontro.

2 REIS 18, Vers. 17:37

Os três representantes do rei da Assíria encontram-se com os representantes do rei Ezequias. Eles fazem o melhor que podem para desencorajar qualquer confiança no Senhor ou em quem quer que seja. Aparentemente eles sabiam que Ezequias estava confiando no Senhor, por isso zombam deliberadamente do Senhor.

2 Rs 18:32 O inimigo oferece a eles uma imitação de sua maravilhosa terra - Dt 8:7-8. A terra do inimigo com certeza não era tão boa quanto a própria terra de Israel. Os prêmios de Satanás são falsos.

2 Rs 18:37 Se não tivesse a fé que Ezequias tinha no Senhor, aqueles três homens ficam bastante irados, e levam a mensagem para Ezequias.

#556

Um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência.

2 REIS 19

2 Rs 19:1 Embora ele esteja transtornado, ele toma a melhor decisão... vai contar ao Senhor. (Que grande coisa para nós nos lembrarmos!).

2 Rs 19:2-5 Em segundo lugar, ele manda comunicar Isaías, o profeta de Deus. (É bom contar a crentes que vivem perto do Senhor quando estamos atribulados. Com frequência eles têm uma mensagem do Senhor para nós.)

2 Rs 19:6-7 A mensagem de Isaías. Poderia o rei temer após tamanha palavra de certeza?

2 Rs 19:8-13 Mas o inimigo não reduz o passo.

2 Rs 19:14-19 Desta vez Ezequias leva a carta do inimigo diretamente para o Senhor. Podemos ler de sua oração - breve e direta.

2 Rs 19:20-34 Deus passa a limpo toda a situação, contando, talvez, com mais detalhes do que o próprio Ezequias conhecia, da orgulhosa pretensão e planos do inimigo. Então Deus diz o que iria realmente acontecer.

2 Rs 19:35-37 Um anjo destrói 185.000 no arraial do inimigo em uma só noite.

#557

Estamos vivendo em uma época que poderia ser descrita como paganismo civilizado.

2 REIS 20

2 Rs 20:1 O rei é acometido por uma séria doença. Mas pelo poder de Deus é restaurado. Às vezes o Senhor precisa falar conosco por meio de uma doença para nos levar para mais perto dEle (Veja 1 Pedro 1:6,7).

2 Rs 20:2-3 Ele ora, e Deus escuta e o cura.

2 Rs 20:4-7 Deus lhe promete esses anos.

2 Rs 20:8-11 O amor e poder estão combinados em Deus. Acontece também um grande milagre. Ezequias tem muito por quê agradecer. Certamente poderíamos pensar que um homem que experimentou tão grandes coisas do Senhor jamais iria cometer um erro... iria sempre andar com cuidado.

2 Rs 20:12-13 Mas veja o que ele faz! O coração humano não pode permanecer bem sucedido, a menos que se apóie no Senhor. Ezequias não fala uma palavra acerca do Senhor lhe ter dado toda sua saúde.

2 Rs 20:14-21 Se existe algo que pode ser dito dele, é que recebeu isso do Senhor com humildade.

#558

As circunstâncias revelam a causa do fracasso.

2 REIS 21

O filho de Ezequias, Manassés, nasceu durante os 15 anos adicionais que Deus deu ao pai, pois tinha apenas 12 anos quando se tornou rei. Aparentemente, qualquer ensino que possa ter recebido de seu pai não causou grande impressão nele.

2 Rs 21:2-9 Os detalhes de sua maldade nos são claramente apresentados. Repare mais uma vez que seus feitos eram de mal religioso. Ele edificou vários altares.

2 Rs 21:10-16 Com igual detalhe, Deus diz o que fará como resultado de sua impiedade. Embora o Senhor seja tão longânimo e misericordioso, Ele é santo, e o pecado deve ser castigado, apesar do castigo poder ser postergado. Leia Eclesiastes 8:11. Este versículo descreve o mundo hoje.

2 Rs 21:19-26 Seu filho Amom seguiu o pai em seus caminhos ímpios. Que terrível fim ele teve.

#559

Se não puder vencer onde estou, não vencerei em lugar nenhum.

2 REIS 22

Poderíamos esperar que a próxima geração continuasse essa vida de desobediência e degradação. Mas repentinamente vemos uma estrela brilhante em meio às trevas... o rei Josias, filho de Amom.

2 Rs 22:3-7 Estes versículos parecem indicar aquilo que o jovem rei havia ordenado antes que o templo fosse restaurado.

2 Rs 22:8-20 Enquanto limpavam a sujeira que havia no templo, eles encontraram uma cópia da Palavra de Deus - (Apenas os 5 livros de Moisés - Gênesis a Deuteronômio). Aparentemente ela havia estado perdida por muitos anos. Repare o efeito que isso tem no rei. (Isto é o que todos nós precisamos aprender. Se a Palavra de Deus não mudar nossa vida, é porque somos descuidados e indiferentes. Leia Isaías 66:2, para ver uma boa promessa). O rei Josias fez isso. Embora Deus fosse castigar o povo, Ele iria poupar o rei de assistir isso. (Não pode existir crescimento na alma de nenhum de nós a menos que nos separemos do mal que nos cerca. 2 Tm 2:19-26).

#560

Vemos o FIM, mas será que vemos o caminho?

2 REIS 23, Vers. 1-14

2 Rs 23:1-2 Tendo lido a Palavra de Deus, o próximo passo importante foi fazer com que fosse lida para o povo. Não teria sido justo apenas contar ao povo acerca da Palavra. Ele queria que eles próprios escutassem as palavras. Por isso dizemos repetidamente que o objetivo dos esboços de Chapter-A-Day servem para encorajá-lo a ler a Palavra de Deus por si mesmo e ser afetado por ela.

2 Rs 23:3 Ele não lhes pede que façam algo que ele próprio não estava fazendo. O rei foi o primeiro a fazer a promessa. Depois o povo concordou.

2 Rs 23:4 A primeira tarefa foi livrar-se da corrupção. E a ordem de Deus é sempre esta. Os crentes não aprendem a verdade de Deus enquanto não desejarem se separar daquilo que sabem que está errado em suas vidas. Isaías 1:16-17.

2 Rs 23:5 Então o mal religioso devia ser eliminado. (Você compreende o que isto significa em sua vida?)

2 Rs 23:6-14 Acaso ele diz, oh, que mal há nisto? ou todo mundo está fazendo assim, não seria por isso correto? Não. Ele decidiu tudo por aquilo que a Palavra de Deus dizia. (Fazemos o mesmo?)

2 Rs 23:12 Repare na última palavra no versículo 4... Betel (também nos versículos 15 e 17). Agora volte a 1 Reis 12:26-29! Isto aconteceu séculos antes. Veja Eclesiastes 3:15, (a última parte). Deus não muda. Ele havia anunciado, 350 anos antes, que "um filho... Josias" destruiria o altar de Betel. 1 Reis 13:2. Não apenas o nome de Josias está na Bíblia 350 antes de nascer, mas também é dito que ele faria aquilo especificamente àquele altar!

#561

Entendemos a obra feita PARA nós, mas será que entendemos a obra feita EM nós?

2 REIS 23, Vers. 15-37

2 Rs 23:15-20 Enquanto o rei Josias estava ordenando que toda aqueles objetos de idolatria fossem destruídos, ele reparou que havia alguns lugares onde pessoas tinham sido sepultadas (sepulcros). Havia lugares onde estavam os ossos daqueles falsos profetas que tinham vivido muitos e muitos anos antes. Seus olhos foram atraídos por um nome que estava gravado em um sepulcro. Os homens lhe disseram que aquele era a sepultura daquele homem de Deus que havia vivido cerca de 350 anos antes (1 Reis 13:1, 30). Vemos assim os dois resultados... preservação para os dois profetas, e destruição para tudo aquilo que não era de Deus.

2 Rs 23:21-23 Um dos motivos pelos quais esta Páscoa nunca foi semelhante antes ou depois desta, foi porque tudo foi feito em conformidade com a Palavra de Deus! (Que mensagem para cada um de nós hoje).

2 Rs 23:24 Lembre-se de que a idolatria está sempre ligada à adoração. O coração humano nunca está satisfeito, a menos que tenha algo para adorar. (Hoje Satanás está conseguindo enganar milhões com seus cultos que trazem uma aparência religiosa. Até crentes verdadeiros estão sendo desviados da verdade das Escrituras).

2 Rs 23:25 Aquelas terríveis condições não eram um obstáculo para este rei. Leia cuidadosamente o que é dito de sua fidelidade. Repare que era algo feito com seu espírito (coração), alma e corpo (poder).

2 Rs 23:26-27 Apesar da fidelidade do rei, Deus não iria alterar os severos castigos que já havia anunciado (Leia Jeremias 15:4).

2 Rs 23:29-37 O castigo começa. Judá perde seu fiel rei Josias, e ganha dois reis maus, ambos filhos de Josias. O reino de Judá está sob o controle do rei (Faraó significa rei. Como César, Kaiser, Czar).

#562

Minha necessidade hoje... não é de justificação própria, mas de renúncia própria... não de vingar-me dos males mas de suportá-los.

2 REIS 24

Quatro reis de Judá vêm e vão no espaço de 23 anos. Joacaz reina apenas 3 meses (23:31), Joiaquim, 11 anos (23:36), Joaquim 3 meses (24:8), e Zedequias 11 anos (vers. 18). O nome do Senhor é mencionado 10 vezes no capítulo. Repare nas circunstâncias que envolvem cada vez. Deus havia avisado continuamente o reino de Judá do que iria acontecer se fossem desobedientes.

Eles não deram ouvidos... viram o reino de Israel (as outras dez tribos) serem levadas para o cativeiro. Nem deram atenção... e agora Deus age! Tudo se encontra em total confusão. Primeiro eles estavam sob o controle do Egito. Agora vem Nabucodonosor, Rei de Babilônia e eles ficam sujeitos à Babilônia. Tudo estava se desmoronando. Você vê o mesmo acontecendo hoje em nossos países? E pelo mesmo motivo desobediência ao Senhor.

#563

Em quaisquer circunstâncias, em qualquer ocasião, devemos orar. A oração é a atitude de constante dependência de Deus.

2 REIS 25

2 Rs 25:1-21 Aqui está o triste fim da história de desobediência a Deus. Esta linda terra que Deus havia dado a Israel, eles a perderam, e agora Judá está sendo levada cativa à Babilônia. Ali ficarão durante 70 anos; então um pequeno remanescente fiel será levado de volta. Deus sempre tem os Seus poucos.

2 Rs 25:22-26 A maioria das pessoas que permaneceu na terra buscaram ajuda no Egito. (Deus lhes havia dito que se sujeitassem ao rei de Babilônia e Ele os preservaria). Mas eles se recusaram e são destruídos (leia sobre o mesmo incidente em Jeremias 43).

Assim chegamos ao final deste livro de 2 Reis, com muitos incidentes, alguns brilhantes mas a maior parte deles negros; com muitos homens, mulheres, jovens e crianças, alguns fiéis, alguns infiéis a Deus. Como será vista a sua vida e a minha quando for revista diante do Senhor Jesus Cristo? Esta é nossa única oportunidade de vivermos em fidelidade a Ele. Pv. 14:23 diz que "em todo trabalho há proveito". Mas na vida do crente nenhum trabalho pode dar um fruto mais rico e duradouro que a paciente leitura e prática da Palavra de Deus, feita em oração. Muitos descobriram que esta é uma vida de gozo. (Nós crentes não podemos progredir, ao contrário, iremos cada vez mais para baixo, se não estivermos dispostos a nos separar do mal religioso que nos cerca. Será que isto faz soar uma corda em seu coração?)

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice