Contents

[ ]

Índice

 
#749

Por natureza, nós todos nos apegamos ao que temos. Filipenses 3:8.

2 CRÔNICAS 1

2 Cr 1:1-6 Davi, como você recorda, trouxe a arca a Jerusalém e a colocou em uma tenda ali (vers. 4). Mas Salomão volta ao lugar onde o tabernáculo foi levantado em Gibeom. O altar é uma figura da cruz de Cristo.

2 Cr 1:7-12 Além de receber tudo o que pediu, Salomão recebe também bens, riquezas e honra acima de todos os outros reis.

2 Cr 1:13-17 Prata e ouro se tornam tão comuns quanto pedras!

#750

Não há nada que mostre com tanta clareza o verdadeiro material de que somos feitos, do que a prosperidade.

2 CRÔNICAS 2

2 Cr 2:1-2 Salomão contratou 153.600 homens para o trabalho de construção do templo!

2 Cr 2:3-18 O rei gentio Hirão tem sua parte na preparação da madeira para o Templo. (Durante o milênio, muitos Gentios serão abençoados no reino do Senhor - Apocalipse 21:24). Lembrete! Tudo isso não é uma figura do Cristianismo, mas do milênio, quando Cristo reinará como Rei sobre a Terra. Estaremos com Ele então. Quanto mais fiéis a Ele você e eu tivermos sido em nossa vida aqui, maior a tarefa que iremos receber então. Substituiremos os anjos naquela ocasião. (Hb 2:5). Nossas recompensas pela fidelidade serão nos 1.000 anos (o milênio), não na eternidade... nesta todos seremos iguais.

2 Cr 2:6-9 Embora o edifício fosse maravilhosamente grande (vers. 9) Salomão sentiu-se muito pequeno - "Quem sou eu?" (vers. 6). Seu pai havia falado a mesma coisa. 1 Cr 29:14.

2 Cr 3:10-18 Havia uma real harmonia entre as duas nações, assim como haverá no Milênio (não existe qualquer paz real hoje, em lugar algum).

#751

A associação do crente com o mundo pode resultar em prosperidade material, mas jamais poderá compensar a perda de comunhão com o Senhor.

2 CRÔNICAS 3

2 Cr 3:1-2 Bem no local onde Davi havia construído seu altar, Salomão constrói agora o templo. E repare o nome do monte (veja Gênesis 22:2 onde Abraão foi oferecer seu filho Isaque!).

2 Cr 3:3 A largura e comprimento eram o dobro das dimensões do tabernáculo.

2 Cr 3:3-17 Detalhes daquilo que provavelmente foi o mais maravilhoso, bem feito e caro edifício jamais construído.

2 Cr 3:8 Isto refere-se ao santo dos santos... onde Deus habitava. Era um cubo no seu formato - 20 côvados x 20 x 20, revestido de puro ouro.

2 Cr 3:11-13 Os querubins ou seres celestiais... servos de Deus para executar Suas ordens. Os anjos não são usados por Deus hoje para as coisas espirituais, mas para as coisas naturais e físicas. Eles cuidam de nós e nos protegem do perigo, enquanto o Espírito Santo, que habita em seu corpo, ensina e guia você a cada vez mais verdade, se você permite que Ele o faça. João 14:16, 17, 26.

2 Cr 3:14 O templo, assim como o tabernáculo, tinha um véu (ou cortina) que dividia o santo lugar do santo dos santos (ou "santíssimo").

2 Cr 3:15-17 Importante. As colunas são um símbolo de força. Aqui há duas - cada uma tinha um nome. Jaquim (significando "Ele estabelecerá") e Boaz (significando "Nele há força"). Durante o milênio, o Senhor Jesus será visto por este mundo em autoridade e poder. Quando Ele veio da primeira vez, foi em fraqueza. Os incrédulos (e muitos crentes também) queriam ver um Jesus que fosse poderoso e popular. Mas Ele não será assim até que chegue o milênio. O tabernáculo é uma figura dos crentes viajando em fraqueza através do deserto com Cristo. O templo é uma figura de Cristo reinando em poder durante o milênio.

#752

Teremos toda a eternidade para celebrar as vitórias, mas temos apenas algumas horas antes do pôr do sol para conquistá-las.

2 CRÔNICAS 4

2 Cr 4:1-8 A pia era para os sacerdotes lavarem suas mãos e pés. (Todo crente é um sacerdote - 1 Pedro 2:5. Como sacerdotes precisamos de um lavar constante para nos mantermos limpos pela Palavra de Deus - Ef 5:26). Durante o milênio, isto será uma parte muito importante da operação do glorioso reino de Cristo. O castigo contra qualquer um que pecar será aplicado diariamente - Sofonias 3:5. Por isso vemos que a pia era bem grande no templo.

2 Cr 4:9-18 Estes parecem ser artefatos feitos de bronze. Este metal é uma figura de "prova" e "paciência". O Senhor Jesus sofreu completamente o juízo na cruz. Quem jamais poderia medir o que Ele passou?

2 Cr 4:19-22 O ouro é uma figura da justiça (perfeita bondade) de Cristo. Somente ouro era usado para fazer as peças para o santo dos santos e para o santo lugar. O bronze ficava do lado de fora.

#753

Estamos separados do mundo por afeição, não por medo.

2 CRÔNICAS 5

2 Cr 5:1-10 Recordamos que a arca foi trazida por Davi e colocada em uma tenda em Sião, que fazia parte de Jerusalém. Agora a arca é trazida para o templo acabado e colocada no santo dos santos, sob as asas do querubim. De todas as coisas que havia no templo, a arca é a mais importante, pois representa a presença de Cristo como Deus. Ele esteve escondido atrás do véu (cortina). Em Êxodo 19:16 a 19, lemos das terríveis circunstâncias quando Deus desceu sobre o Monte Sinai. A razão pela qual o mesmo não aconteceu quando Deus desceu sobre a arca em trevas, foi por causa do véu. Se Deus tivesse saído, todos ali teriam morrido, e ninguém podia atravessar o véu e entrar na Sua presença (exceto o Sumo Sacerdote, uma vez por ano). Mas quando Cristo morreu na cruz (1.500 anos depois), o véu foi rasgado em dois, de modo que Deus pudesse sair para nos encontrar, e nós podemos agora entrar com ousadia para encontrá-Lo. Leia com atenção Hb 10:19-22. Este é o seu privilégio. Você está entrando? Tudo de que precisa é uma boa consciência para estar na presença de Deus.

2 Cr 5:9 Os varais tinham permanecido nas laterais da cara para ela ser carregada. Agora, em seu lugar final de descanso, eles não seriam mais utilizados.

2 Cr 5:11-14 O ato final - a dedicação do templo terminado para o Senhor. Repare a completa harmonia - vers. 13. Se eles eram de um só coração, louvariam em uníssono. Assim ocorre conosco.

2 Cr 5:13-14 Deus Se agrada desta obra terminada, e demonstra isto enchendo a casa com uma nuvem, ou seja, a glória de Deus. A mesma nuvem (glória) que havia enchido o tabernáculo no deserto (Êxodo 40:34-35).

#754

Duas coisas que podemos dar a nossos filhos: raízes e asas (2 Reis 19:30).

2 CRÔNICAS 6

2 Cr 6:1-11 Salomão está agora no completo comando da adoração. Em sua pessoa, ele combina o trabalho de sacerdote e rei. Assim também o Senhor Jesus será Rei e Sacerdote no milênio. (Ele é Rei - João 1:49, Profeta - Lucas 24:19, Sacerdote - Hb 3:1).

E quer conhecer um segredo? Vocês que aceitaram a Cristo como seu Salvador, foram feitos, não apenas sacerdotes, mas também reis. É melhor que acreditem, pois podem ler isto em Ap 5:10. Estamos agindo diariamente como sê crêssemos nisto?

2 Cr 6:4 Nossas palavras e obras deveriam ser as mesmas.

2 Cr 6:12-42 Ouça com atenção esta maravilhosa oração do Senhor.

2 Cr 6:22-23 Nas questões entre duas pessoas Salomão pede a Deus que julgue justamente.

2 Cr 6:24-25 Se a nação é derrotada na batalha, é por haverem pecado.

2 Cr 6:26-27 Se a chuva não cair sobre a terra, é por haverem pecado.

2 Cr 6:28-31 A oração torna-se mais individual. Se individual ou coletivamente eles voltassem as costas ao Senhor, confessando e orando a Ele, então Salomão roga ao Senhor para que tratasse individualmente com cada um, conforme cada estado de espírito.

2 Cr 6:32-42 Salomão pede ao Senhor que responda as orações das pessoas...

2 Cr 6:32-33 Alguém de fora, que orasse individualmente, desejoso de aprender acerca do Senhor.

2 Cr 6:34-35 Quando as pessoas estivessem fora, em outra terra, na guerra, e orassem coletivamente voltadas para Jerusalém.

2 Cr 6:36-39 Se as coisas ficassem muito ruins para eles por causa do pecado; mas se porventura voltassem ao Senhor enquanto estivessem naquela terra distante.

2 Cr 6:40-42 Termina sua oração. Compare estes versículos com Números 10:33-36. Ali, Deus estava buscando por um lugar de descanso - aqui, havia um lugar permanente. Ali, os inimigos precisavam ser dispersos - aqui, não há inimigos. Também o Salmo 132:8. Que oração maravilhosa! Mas Salomão não possuía os segredos, nem o poder que eu e você temos, já que Cristo nos deu uma nova vida, como a Sua própria, e Ele vive em nós. João 17:26. Leia agora. O Senhor busca uma coisa... quebrantamento de coração. Quanto precisamos aprender isto!

#755

A arrogância dos homens contra o bem é assustadora. Mas os homens não lutam contra palha - eles lutam contra aquilo que temem.

2 CRÔNICAS 7

A oração sobe, no capítulo 6, e o fogo desce dos céus no capítulo de hoje. Isso provou que Deus havia aceito a oração de Salomão. Que experiência. A glória do Senhor encheu a casa. Pare um minuto para ler algo semelhante que aconteceu quando uma mulher derramou um pouco de perfume sobre os pés do Senhor uma semana antes de Ele ir para a cruz. João 12:3.

2 Cr 7:1 O Senhor, por meio deste evento, dá uma diferente evidência de Sua aceitação do sacrifício, do edifício e da oração.

2 Cr 7:3 Maravilhoso resultado - adoração a Deus.

2 Cr 7:5 Que tremendo sacrifício. Leia Hebreus 10:12 e 14 para o contraste.

2 Cr 7:6-9 O Senhor e Sua bondade eram o centro de seus pensamentos e sacrifícios.

2 Cr 7:10 O povo voltou para casa satisfeito e feliz. E nós?

2 Cr 7:12-22 O Senhor coloca toda a responsabilidade nos ombros de Salomão. Quanto mais conhecemos, mais responsáveis somos em viver aquilo que conhecemos do ensino que há na Bíblia; e quanto mais vivemos aquilo que aprendemos, então Deus irá nos ensinar mais e mais e ainda mais... não há limite! Leia Lucas 8:18 para ver por você mesmo.

#756

A fé é uma planta divina que só cresce no solo de uma vontade própria quebrada.

2 CRÔNICAS 8

Todo este capítulo nos mostra que tudo estava exatamente como o Rei Davi havia ordenado (vers. 14); e conforme Moisés havia ordenado (vers. 13) para que o povo fosse obediente ao que lhes havia sido falado. Vers. 10 e 15; para que terminassem toda obra que tivessem iniciado (vers. 16). Assim, venha no final do vers. 16. Então o Senhor dirigiu a obra além da adoração a Deus nos vers. 17 e 18. Seus navios voltaram, e milhões de dólares de ouro foram dados a Salomão. Todo este capítulo é uma figura do que o povo de Israel irá fazer no milênio, quando Cristo governar sobre todo este mundo, e quando a obediência e felicidade serão universais. Sl 72:8.

#757

Nossas recompensas finais serão determinadas com base na fidelidade pessoal - não no aplauso do público.

2 CRÔNICAS 9

A fama de Salomão alcançou os quatro cantos do mundo. A Rainha de Sabá veio a Jerusalém para perguntar-lhe tudo o que havia em seu coração; e ele respondeu a tudo. (O Senhor Se apraz em nos ter fazendo perguntas, grandes ou pequenas, a Ele. Ele certamente irá responder todas elas).

2 Cr 9:3-4 Quando ela viu sua sabedoria, e sua casa, quase desfaleceu. (Quando nós crentes nos aproximamos do Senhor e aprendemos dEle - Mateus 11:29-30 - já não restará muito o que pensar de nós mesmos).

2 Cr 9:5-6 Nem metade lhe havia sido contado. (Podemos conhecer o Senhor como Salvador sem vê-Lo como nosso Senhor ou Mestre. É só então que há paz e gozo em nosso coração).

2 Cr 9:3-8 Repare que, como mulher, ela guarda o seu próprio lugar, interessando-se pelas coisas concernentes às mulheres. Não nos fala que ela estivesse inspecionando as tropas ou coisas assim.

2 Cr 9:11 Repare nas duas coisas que são feitas desta madeira especial. Terraços (ou degraus, escadas) e harpas. Parte da madeira era para ser pisada, e parte para fazer música. Na vida do crente, há dois lados de nossa vida que devem ser consistentes - nosso andar (nossa vida) e nossa adoração.

2 Cr 9:13-28 Os gentios contribuíram para a riqueza de Salomão. Assim será no milênio. Apocalipse 22:1-5.

2 Cr 9:29-31 Não lemos das falhas pessoais de Salomão (mas encontramos isso em 1 Reis). Assim termina esta bela história de Salomão conforme é visto por Deus em graça.

#758

A adoração e o serviço não competem entre si; sempre se complementam.

2 CRÔNICAS 10

2 Cr 10:1-3 O filho de Salomão, Roboão, logo arranja problemas. Jeroboão, um rebelde, que estava se escondendo no Egito, volta agora e consegue dividir o reino. Mas Deus estava permitindo isto, e havia avisado que isto aconteceria em 1 Reis 11:29-34.

2 Cr 10:4 Jeroboão e todo o povo pedem ao filho de Salomão que torne as coisas mais fáceis para eles.

2 Cr 10:5-15 Roboão pede primeiro o conselho dos anciãos; depois, dos jovens. Repare no versículo 15, que dá ouvido aos últimos.

2 Cr 10:16-19 Deste modo a nação de Israel é dividida. Dez tribos seguem a Jeroboão. Duas tribos - Judá e Benjamim, seguem a Roboão. As primeiras seriam chamadas de reino de Israel, e as últimas de reino de Judá. Deus não gosta de divisões. E se prestar atenção, verá que todos os reis futuros que desejaram obedecer ao Senhor, sempre pensavam em Israel como a união de todos. (Os crentes no Senhor Jesus são todos vistos por Deus como um só corpo. Atos 26:7 mostra que Paulo tinha isto em mente mesmo em uma época quando o povo já estava dividido há 600 anos).

2 Cr 10:19 Mas aqui começa a divisão. Só duas tribos, Judá e Benjamim, continuaram a adorar a Deus em Seu Centro, Jerusalém. Hoje, desde 1947, estas duas tribos estão de volta à sua terra, mas em incredulidade.

#759

Não deveria existir separação entre o aprender e o viver.

2 CRÔNICAS 11

2 Cr 11:1-4 Roboão quer ir batalhar contra aqueles que se separaram. Mas Deus não quer. Se o povo escolheu dividir os crentes hoje em denominações, isto é um pecado muito sério. Mas Deus, embora desejasse fazê-lo - 1 Timóteo 2:4 - não forçará ninguém a estar reunido somente ao nome do Senhor Jesus Cristo. Quanto o Senhor significa para nós?

2 Cr 11:5-17 Durante três anos Roboão obedeceu o Senhor e foi abençoado.

2 Cr 11:18-23 Encontramos muitas sementes de problemas aqui.

#760

Satanás é tão enganador! Ele gosta de emprestar o vocabulário Cristão, mas não usa o dicionário Cristão!

2 CRÔNICAS 12

2 Cr 12:1 Leia isto com atenção. O primeiro rei deste reino de Judá, Roboão, faz 3 coisas neste versículo. E repare quem o seguiu na terceira coisa! Eles desprezaram a Palavra de Deus. Começou o declínio.

2 Cr 12:2-4 Cinco anos se passaram. Deus envia um exército de 1.200 carros, 60.000 homens montados em cavalos e uma imensa multidão de pessoas. Seguiram direto para Jerusalém.

2 Cr 12:5 Mas Deus tinha um homem, o obediente Semaías. Se abrir em 1 Reis 12:19-24, você encontrará o mesmo homem ali. Repare como ele é chamado no versículo 22. Semaías conta ao rei por que o Senhor havia enviado o rei do Egito para atacá-lo. Pense nisto quando o Senhor enviar problemas à sua vida.

2 Cr 12:6 Repare no que fizeram os líderes. Este é também o nosso remédio. Leia 1 Pedro 5:6.

2 Cr 12:7,8 O Senhor não fala ao rei. A quem Ele fala?

2 Cr 12:9-12 Ninguém é morto, mas perdem todos os seus tesouros.

2 Cr 12:13 O fato do nome de sua mãe ser mencionado mostra que ela tinha algo a ver com sua vida e caráter. Significa "prazer". E é o feminino de Naamã, o leproso (2 Reis 5:1).

2 Cr 12:14-16 O Rei Roboão foi fiel no início de seu reino, mas não havia colocado seu coração no Senhor. Duas pessoas interessantes neste capítulo, Semaías e Naamã. Seu nome significa "Ouvido por Deus".

#761

O verdadeiro efeito da graça é nos ensinar que não temos força em nós mesmos.

2 CRÔNICAS 13

2 Cr 13:1-3 O filho Abias se torna rei de Judá. Há guerra entre os reinos de Judá e Israel. Abias, com 400.000 homens, encontra-se com Jeroboão, rei de Israel, que tinha 800.000 homens!

2 Cr 13:4-7 Abias declara que Jeroboão havia se rebelado contra o filho de Salomão, Roboão.

2 Cr 13:8 Abias continua a dizer a Jeroboão que ele está desafiando o reino do Senhor. Ele reconhece que Jeroboão possui um grande exército, mas o faz lembrar que tem também bezerros de ouro como deuses.

2 Cr 13:10-12 Mas Abias tem o Senhor!

2 Cr 13:13-20 Jeroboão usa um estratagema... ele envia parte de por trás da posição de Abias. O exército de Judá olha para trás e vê o que aconteceu. O que fizeram então? Repare no versículo 16 quem livrou Judá.

2 Cr 13:17 Meio milhão de Israel morrem.

2 Cr 13:18 Veja por que Judá venceu.

2 Cr 13:20 Quem fez o quê a Jeroboão?

2 Cr 13:21,22 Confiemos no Senhor em nossa batalha contra nosso inimigo. Ef 6:13.

#762

Quando estamos na presença de Deus não podemos estar ocupados com nosso próprio estado, salvo para ações de graças para sermos admitidos em tal lugar.

2 CRÔNICAS 14

2 Cr 14:1 Ele tem estes anos de quietude após os anos de guerra.

2 Cr 14:2-5 Conte quantas coisas más ele destruiu. Primeiro, precisamos nos livrar das coisas que sabemos não agradar ao Senhor, e então podemos edificar nossa vida cristã.

2 Cr 14:6-8 Repare que os muros, torres, portões e ferrolhos... são todos defensivos, e então um exército de mais de meio milhão de soldados. (Leia 2 Tm 2:3. Alguns cristãos pensam que tudo se resume em pregara o evangelho, mas é preciso também defender e tomar posição pela verdade das Escrituras).

2 Cr 14:9-10 Satanás tem seu exército, e é forte também; um milhão de homens! O dobro.

2 Cr 14:11 Será que Asa disse "não há esperança para nós?" Ele fez o que precisamos fazer todos os dias. Será que importava quantos homens havia contra eles?

2 Cr 14:12-15 Eis Quem lutou (Veja no cap. 20:15).

#763

A diferença entre Pedro no aposento do sumo sacerdote e Pedro no dia de Pentecostes é esta: no aposento do sumo sacerdote, onde você o vê negando o Senhor, Pedro estava cheio de si; no segundo capítulo de Atos, ele estava "cheio do Espírito Santo".

2 CRÔNICAS 15

Um dia de sol resplandecente na história de Judá! Um verdadeiro retorno ao Senhor. Você pode pertencer a Ele, mas será que O está colocando em primeiro lugar em sua vida? Certamente não estamos, se não temos tempo para ler a Sua Palavra todos os dias. Todos precisamos fazer o que estas pessoas fizeram - nos livrar dos ídolos que entram em nossa vida. Este capítulo é tão belo, encorajador e simples, que quase dispensa comentários. Minha sugestão é que você o leia duas vezes, bem devagar. Na segunda vez que ler, verá coisas que não tinha visto na primeira vez.

#764

A natureza humana tem a tendência de querer seguir a homens ao invés do Senhor - a querer "algo novo", ao invés das verdades fundamentais básicas das Escrituras.

2 CRÔNICAS 16

2 Cr 16:1-9 Um triste afastamento do Senhor é o que acontece com Asa, que havia sido tão maravilhosamente abençoado, mas agora se torna frio em sua alma. Um aviso sério e de grande valor... logo quando Asa estava desfrutando de circunstâncias agradáveis, depois de se passarem 21 anos, o rei de Israel o ataca. (Não é verdade que quando estamos desfrutando de circunstâncias felizes como crentes, que acabamos nos esquecendo que foi o Senhor quem as proporcionou?).

2 Cr 16:2-6 Que terrível erro ele comete! Antes Asa havia saído a batalhar em nome do Senhor, agora ele está subornando o rei pagão da Síria para que pare de ajudar o rei de Israel que está querendo causar dano a Asa.

2 Cr 16:7-10 O Senhor envia um homem fiel que fala com bastante clareza e coragem a Asa. (Acaso não costumamos nos apoiar em pessoas ao invés do Senhor quando esfriamos em nossa alma?).

2 Cr 16:9 Tente decorar este versículo!

2 Cr 16:10 Ao invés de receber a mensagem como vinda do Senhor, ele age de forma tola e acaba ficando irado também. (Também fazemos o mesmo quando somos infiéis).

2 Cr 16:11-14 Assim Asa, que tivera um bom começo em sua vida, e a quem o Senhor havia abençoado tão ricamente, no final recebe do Senhor uma doença em seus pés (uma figura para nós de uma vida ou andar infiel. Que isto sirva de verdadeira lição e aviso para nós.)

#765

A Palavra de Deus é a única semente que pode ser plantada em qualquer lugar do mundo, e dará fruto.

2 CRÔNICAS 17

2 Cr 17:1-6 Agora seu filho é rei, Josafá começa bem assumindo claramente uma posição pelo Senhor.

2 Cr 17:7-11 Josafá enviou homens que ensinassem fielmente a Palavra de Deus - vers. 9.

2 Cr 17:12 Não é de se espantar que ele tenha prosperado!

2 Cr 17:16 O Senhor viu esta característica neste homem. Somos como ele?

2 Cr 17:18 Que exército para uma nação tão pequena, 1.600.000 homens!

#766

Não existe nada que possa satisfazer o coração do Cristão além da Palavra de Deus.

2 CRÔNICAS 18

2 Cr 18:1 Como já mencionamos várias vezes, quando as coisas vão bem para o crente, ele está em grande perigo, pois torna-se descuidado. Você está lembrado do ímpio Acabe! Que loucura fazer amizade com ele.

2 Cr 18:2-3 Josafá se esqueceu do que disse seu bisavô Salomão - (Provérbios 1:10).

2 Cr 18:4 Uma sugestão louca para ser feita a um homem que havia matado os profetas do Senhor.

2 Cr 18:5 Estes eram homens que adoravam ídolos!

2 Cr 18:8-27 O horrível tratamento dado a este homem fiel.

2 Cr 18:27 Ele diz ao rei algo assim... "Se viver para ver o que você diz que irá acontecer, então a Palavra de Deus que falei não é verdade"!

2 Cr 18:28-34 De quem foi a palavra que se cumpriu?

#767

A única liberdade que Deus dá a Seus filhos é para fazer o que Ele gosta - o que não é nada menos que a expressão de Seu coração de amor.

2 CRÔNICAS 19

O Senhor teve misericórdia de Josafá e salvou sua vida, mesmo depois de sua loucura em se unir com o ímpio rei Acabe.

2 Cr 19:2 Aqui está a pergunta que cada leitor pode fazer a si mesmo. Somos culpados? É algo fácil de se fazer. Quão mais felizes somos quando fazemos amizade com aqueles que amam o Senhor. Leia Salmo 139:21 para comparar.

2 Cr 19:3 Deus sempre nos dá o máximo de crédito que pode, todavia não deixa nada passar desapercebido. Deus repara que o rei Josafá destruiu alguns dos ídolos.

2 Cr 19:4 Ele foi em pessoa por todo o seu país para tentar levar o povo de volta ao Senhor. É isto que fazemos? Ou perdemos nosso precioso tempo falando de coisas sem importância?

2 Cr 19:5-19 Ele estabelece cuidadosamente homens que cuidassem de todas as questões concernentes a Deus, e ao reino.

2 Cr 19:9 Não seriam os juizes inteligentes que tomariam as melhores decisões, mas aqueles que viviam uma vida fiel ao Senhor e tinham um coração puro.

2 Cr 19:11 Última sentença. Você pode confiar no Senhor para que o instrua se for obediente a Sua Palavra.

#768

A verdade de Deus não é algo apenas para se conhecer, mas para se viver.

2 CRÔNICAS 20, Vers. 1-17

Quando alguém toma uma posição pelo Senhor e decide segui-Lo, o Senhor permite que aquela pessoa seja provada de verdade.

2 Cr 20:1 Estes inimigos em particular não estavam incomodando o reino de Judá até então. Quem é que estava por detrás disso? O Senhor. Ele iria ver quão sincero era toda essa obra (do capítulo de ontem). Hebreus 12:5-11.

2 Cr 20:2 É fornecido ao rei um registro detalhado do poder do inimigo. A quem irá ele se voltar? A quem nos voltamos quando os problemas aparecem de repente?

2 Cr 20:3-12 Alguns podem dizer - Não perca seu precioso tempo assim. Vamos preparar o exército. Repare o quão preocupado ele está em sua oração. Ele lembra-se da oração de Salomão - 1 Reis 8?33-34.

2 Cr 20:12 Leia este versículos várias vezes. Lembre-se de onde ele se encontra nas escrituras. Mencione-o ao Senhor em suas orações!

2 Cr 20:13 As criancinhas estavam ali orando também.

2 Cr 20:15 Aqui está a resposta de Deus para uma oração assim. Possamos nós todos experimentar isto em nossa vida!

2 Cr 20:16-17 Quem poderia ter medo de ir em frente com uma promessa de Deus como esta?

#769

Aquele que faz desviar o seu próximo coloca-se sob um castigo mais severo que o daquele que desviou-se.

2 CRÔNICAS 20, Vers. 18-37

2 Cr 20:18 Eles não deram pulos e gritos de alegria - eles adoraram o Senhor. Conte quantas vezes "o Senhor" é mencionado na leitura de hoje! Ele era a fonte e o objetivo! Será este o resultado em sua vida se você seguir os princípios deste capítulo.

2 Cr 20:20-21 Que estranha visão! Que confiança eles tinham no Senhor! Soldados seguindo os sacerdotes à batalha! Sacerdotes que estavam louvando a formosura da santidade! Era este o segredo de sua força e de sua vitória.

2 Cr 20:25 Eles eram mais que vencedores - Romanos 8:37.

2 Cr 20:26 O vale de Beraca era o vale da bênção. Possamos todos nós chegar até ele da maneira de Deus.

2 Cr 20:27-30 Sejamos assim. Sem nos esquecermos rapidamente do Senhor após Ele ter nos auxiliado tão graciosamente.

2 Cr 20:31 Sua mão recebe uma menção especial. Deus deve ter visto a influência da mãe no filho. Mães! Vocês estão implantando o temor do Senhor no coração de seus filhos? Não existe nada mais importante. Muitos anos depois o fruto foi visto.

2 Cr 20:35-37 Um tolo engano. Ele parte para um negócio em sociedade com um amigo infiel a Deus. E o resultado é o fracasso! Como demoramos para aprender as lições de Deus! Será que aprendemos a história de Josafá?

#770

A tendência é perdermos nossa dependência quando estamos desfrutando os resultados da mesma dependência.

2 CRÔNICAS 21

Você deve se lembrar do ímpio rei Acabe, rei de Israel. O rei Josafá (rei de Judá) havia feito uma aliança com ele, e agora o filho de Josafá, Jeorão, se casa com a filha de Acabe! Nossa vida tem influência em nossos filhos.

2 Cr 21:6 A resposta. E a razão disso é deixada clara.

2 Cr 21:8-10 Nenhuma palavra sobre pedir ajuda ao Senhor, como seu pai havia feito 20:12.

2 Cr 21:11 Os falsos deuses e a imoralidade andam juntas.

2 Cr 2:12-15 Um fiel servo de Deus, Elias, havia escrito uma mensagem de Deus para o rei, falando-lhe de seu terrível futuro. Porventura isso iria fazer parar sua impiedade?

2 Cr 21:16-20 Que contraste vemos aqui também, comparado com a grande coleta que seu pai fez dos tesouros do inimigo. O inimigo despoja Judá de seus tesouros; mas todos, com exceção de uma pessoa da família real, foram levados cativos. O Senhor preservou a linhagem real (Mt 1:8).

2 Cr 21:20 Ele partiu desta vida sem arrepender-se! Por causa dos pecados que ele próprio cometeu e dos pecados que forçou o povo a cometer - vers. 11.

#771

Ao longo dos anos deveríamos aprender a ouvir mais e julgar menos.

2 CRÔNICAS 22

2 Cr 22:1-9 Acazias é o neto do rei Josafá que havia feito uma aliança com o ímpio rei Acabe (de Israel). Repare como esta ligação continuou trazendo problemas aos reis de Judá.

2 Cr 22:2 Diz "filha" de Onri, mas no Hebreu às vezes "filha" é usado quando se trata da neta, como acontece aqui - veja 21:6.

2 Cr 22:10 Quando esta ímpia filha de Acabe vê que seu filho foi assassinado, vai e mata todos os filhos dele para garantir que ela ficaria no completo domínio.

2 Cr 22:11 Todavia, a irmã do rei esconde de Atalia o menino mais novo. Desta forma a linhagem direta de Deus, desde Davi até Cristo, permanece ininterrupta! Deus, como sempre, estava no controle.

#772

Deus nunca nos pedira para fazer algo que o novo homem não gostaria de fazer.

2 CRÔNICAS 23, Vers. 1-15

2 Cr 23:1 Surge um homem fiel e corajoso. E que homem! - Joiada (22:11 diz quem ele é). Sua esposa era tia do menino que agora está escondido no templo. Os descendentes do Rei Davi tinham arruinado quase que completamente o reino por sua impiedade, mas Deus sempre tem um homem preparado. E Joiada, o sacerdote, é esse homem. Você ficará surpreso ao descobrir onde ele acaba sendo sepultado!

2 Cr 23:2-10 Joiada cuidadosamente traça os planos para proclamar o menino rei. Conte quantas vezes o nome de Davi é mencionado no capítulo. Foi por causa do rei Davi que Deus preservou sua linhagem.

2 Cr 23:11 O menino de seis anos de idade é feito rei!

2 Cr 23:12-13 Que surpresa ela deve ter tido. Que surpresa todos os que não forem salvos terão quando o Senhor Jesus aparecer em glória para estabelecer o Seu reino. (Esta história é uma pequena figura do Senhor que agora está escondido no céu - a casa de Deus - até ser proclamado Rei dos reis e Senhor dos senhores).

2 Cr 23:14-15 A ímpia mulher recebe sua recompensa!

#773

Uma coisa é rejeitar a verdade, outra rejeitar o amor.

2 CRÔNICAS 23, Vers. 16-21

2 Cr 23:16-21 Uma bela reviravolta nos eventos. Como é bom vermos alguém levando outros de volta ao Senhor. Gl 6:1 é um exemplo.

2 Cr 23:16 Repare as últimas sete palavras!

2 Cr 23:17 Eles sabiam por onde começar. Não podemos voltar à comunhão com o Senhor até que antes confessemos e abandonemos nossos pecados.

2 Cr 23:19 Que lição esta para nós. A presença de Deus exige que os que nela entram estejam limpos. Satanás tem enganado com muita habilidade as pessoas fazendo-as pensar que qualquer denominação pode ter a Presença do Senhor, e que não devemos julgar os outros. Mas quando o Espírito de Deus reúne um crente ao nome do Senhor Jesus Cristo, fora de todas as denominações, aí aquela pessoa entende como são importantes versículos como este. O Espírito de Deus SÓ pode reunir a Cristo. Ele não pode guiar um crente a algum grupo de crentes que tenham doutrinas que sejam contrárias à Palavra de Deus. O Senhor Jesus não pode aceitar o mal em Sua presença.

2 Cr 23:21 "E a cidade ficou em paz". Que paz e quietude há no coração daquele que obedece a Deus e Sua Palavra. Joiada havia voltado aos dias de Davi em busca de sua direção. E precisamos voltar aos ensinamentos dos apóstolos para nossa direção. Vamos ler estes seis versículos e seguir este modelo.

2 Cr 23:16 Entregaram-se ao Senhor. Vers. 17 Removeram todo o mal de suas vidas. Vers. 18 Foram à Palavra de Deus em busca de direção. Vers. 19 Tiveram muito cuidado quanto a quem entraria na Casa de Deus. Vers. 20 O rei em seu trono é visto por todos. Vers. 21 Todos se regozijam. Seguiu-se a calma, após o juízo que caiu sobre os ímpios. Deveria ser este o padrão de nossa vida! Será que é?

#774

O sono causa falta de discernimento e poder. (Romanos 13:11)

2 CRÔNICAS 24

2 Cr 24:1-14 São feitos grandes reparos na casa de Deus, mas o jovem rei Joás parecia se apoiar na fé de Joiada, o sacerdote, ao invés de sua própria fé.

2 Cr 24:15-16 Depois de uma longa vida (poucos viveram tanto tempo) Joiada, o fiel sacerdote, morre. Agora vemos o quanto de realidade havia nos outros.

2 Cr 24:17 O Rei Joás volta-se para os príncipes, e não para o Senhor, em busca de orientação.

2 Cr 24:18 Começa o rápido declínio!

2 Cr 24:20-21 O fiel Joiada tinha um filho fiel. Deus, que manteve o pai vivo por 130 anos, permite que o filho seja apedrejado até a morte. (Deus nunca comete erros! Leia Ap 2:10). Iria Zacarias receber uma coroa de vida? Sim. Fiel a Deus, pagou o preço.

2 Cr 24:22 Até onde Joás chega afastando-se do Senhor. E ainda desafia a Deus para que faça algo a respeito.

2 Cr 24:23-25 Deus não iria deixar um desafio assim passar. Eis o resultado e o por quê.

2 Cr 24:25-27 Seu terrível fim. Joiada, o sacerdote, foi sepultado entre reis! - vers. 16. Mas o mesmo não ocorreu com este rei! O povo conhecia o real valor das duas vidas. (Quanto mais elevada a posição que assumimos diante de Deus, mais responsáveis somos e mais severo é o castigo se nos afastarmos do Senhor.)

#775

Você pode ser obediente e ainda assim ser tão frio quanto gelo. Mas dependência não é isso.

2 CRÔNICAS 25

2 Cr 25:1-2 Amazias, filho de Joás, é o próximo rei de Judá. (Deus vê o coração).

2 Cr 25:3-5 Ele quer descobrir o quão forte é, e se esquece do Senhor.

2 Cr 25:6-10 (Uma boa lição aqui para nós). Ele loucamente contrata pessoas de fora. Deus enviou um homem que falasse ao rei. O rei argumenta. Que resposta recebe ele! (Se tomamos a iniciativa de fazer algo ou comprar algo que depois entendemos não agradar o Senhor, naturalmente pensamos no quanto vamos perder se nos livrarmos daquilo. Vamos ler a última sentença do versículo 9 vez após outra).

2 Cr 25:10 Aqueles que foram enviados de volta ficam irados. Veja também o versículo 13.

2 Cr 25:14-16 Que tolice fazer isso. Os deuses do povo que acabava de derrotar, são os que traz para casa e adora! Mas Deus envia um mensageiro com um sério aviso.

2 Cr 25:17-28 Tudo por haver se desviado do Senhor. (Que pessoas responsáveis nós crentes somos. Pense só em quantas vezes lemos que Deus enviou profetas para avisar. Será que somos gratos quando crentes fiéis nos avisam?)

#776

As crianças querem aquilo que os pais gostam.

2 CRÔNICAS 26

2 Cr 26:1-15 Uzias também tem uma grande lição para nós. Ele se volta para o Senhor, e estes 15 versículos nos falam de como o Senhor o ajudou. Enquanto olhou para o Senhor, foi ajudado - vers. 5. Poderíamos pensar que um homem que viu a ajuda que recebeu de Deus de forma tão clara jamais iria se desviar.

2 Cr 26:16-23 Mas que criaturas ingratas somos, que quando as coisas correm bem para nós, nos esquecemos do Senhor. O que este rei fez foi muito sério. Ninguém além de um sacerdote podia entrar na presença de Deus no templo. Mas seu coração está tão soberbo de orgulho e confiança própria que acha que pode fazer o que quer.

2 Cr 26:17-18 Diz que eram homens corajosos. Ser fiel a Deus é ser corajoso.

2 Cr 26:19 Quando estamos do lado errado nas questões espirituais, é comum ficarmos irados. Repare que parte de seu corpo foi afetada com lepra!

2 Cr 26:20-21 Seu terrível fim.

2 Cr 26:23 Ele não foi sepultado com os outros reis, mas sozinho em um campo!

#777

Adquirimos entendimento espiritual na presença do Senhor. Maria de Betânia foi vista sentada aos pés de Jesus e entendeu. Sentar aos Seus pés não é perda de tempo.

2 CRÔNICAS 27

Ontem lemos que esse novo rei Jotão havia sido o administrador do reino de seu pai, enquanto este esteve leproso (26:21), portanto viu o que o Senhor lhe fez por causa de sua desobediência ao entrar na casa do Senhor, onde só os sacerdotes tinham acesso permitido.

2 Cr 27:2 Assim este versículo nos diz que ele não cometeu o mesmo erro - ele não entrou no templo. Mas o povo não havia aprendido... continuavam agindo com corrupção. (Se quiser, leia Isaías, capítulos 1 e 2 para ver o estado do povo por volta desta mesma época).

2 Cr 27:6 Você quer ser forte para o Senhor? Então aplique este versículo em sua vida. Por que não o fazemos? Principalmente por não crermos que o Senhor irá fazer a Sua parte.

2 Cr 27:8 Ele morre quando chega aos 41 anos de idade.

#778

A primeira geração de crentes não usou nenhum método de importância vital que não possa ser usado hoje. E nem se beneficiaram de algum poder que não esteja ao nosso alcance.

2 CRÔNICAS 28, Vers. 1-15

Os nomes destes reis nos são confusos, pois são vários. Acaz é o nome do rei (em Hebraico), que aparece também em Mateus 1:9. No versículo 1 lemos o que ele não fez, mas então, no versículo 4, lemos de seis coisas que ele fez. Ele foi um idólatra e homicida!

2 Cr 28:5 Veja a primeira palavra. Ele age primeiro, Deus age depois - embora isto tenha acontecido uns 150 anos mais tarde, parece-se um pouco com a história de Naamã em 2 Reis 5. Conte o número de inimigos que se levantam contra o rei Acaz por causa de sua maldade (2 aqui).

2 Crônicas 28:6-8 Este é o rei de Israel. Veja o que ele fez a 120.000 de sua própria nacionalidade. (Lembre-se de que Judá e Benjamim eram então conhecidos como reino de Judá). A última sentença do versículo 6 é o que Deus, e não Peca, está dizendo. Ele não sabia o que o Senhor estava deixando que fizesse isso por causa do que Judá estava fazendo. Veja agora o número de homens que ele capturou! quase 1/3 de milhão de homens foram perdidos por Judá.

2 Cr 28:9-15 Você deve ler isto bem devagar para ver que Deus estava controlando tudo. Embora o Senhor estivesse castigando Judá por meio de Israel, todavia Ele não gostou de ver Israel achar que eles próprios estavam isentos de pecado. Assim todos os prisioneiros são devolvidos.

2 Cr 28:10 Havia pecado também em Israel, de que Israel estava se esquecendo em sua ânsia de punir Judá. (Acaso não somos prontos para julgar os outros e nos esquecer de nossos próprios pecados?)

#779

A fé vem antes do conhecimento: o conhecimento não provê uma ligação com Deus, se a fé não vier antes.

2 CRÔNICAS 28, Vers. 16-27

2 Cr 28:16-21 Ele se volta a um rei pagão em busca de ajuda. (Como os crentes buscando alguém do mundo para ajudá-los. Ninguém pode competir com o Senhor). O vers. 19 nos diz o porquê de todo o problema. Não há qualquer palavra de arrependimento, tampouco confissão de pecado. Tudo está em trevas.

2 Cr 28:22-27 Agora ele se volta para o mal religioso. Repare nos terríveis insultos contra Deus.

#780

Fé é a dependência em Deus e a independência em tudo o que for humano para sustentá-la.

2 CRÔNICAS 29, Vers. 1-20

A partir de um pai de tanta maldade, a graça de Deus levanta um filho fiel, o Rei Ezequias. Seu nome significa "força de Jeová". Existiram três grandes e fiéis reis na história de Judá - Josafá, Ezequias e Josias (veremos mais tarde).

2 Cr 29:1-9 Este jovem rei deu o primeiro passo correto - confessou que eles haviam pecado. (Quando nossa alma esfria e o Senhor fala conosco, a primeira coisa importante a fazer é confessar com exatidão os pecados que cometemos. Precisamos identificar o pecado e confessá-lo a Deus. Leia Provérbios 28:13. Uma promessa clara do Senhor).

2 Cr 29:10-19 A imundície que havia se juntado no templo foi a primeira a ser removida. De outra forma, como poderiam se dirigir ao Senhor? Até as portas haviam sido quebradas - vers. 3.

Tudo isso pode ser uma figura do que aconteceu com a igreja de Deus desde o dia do Pentecostes. O descuido fez com que as portas se quebrassem, crentes e incrédulos passassem a ter comunhão juntos. Será que estamos dispostos a voltar ao modelo original como era nos dias dos apóstolos? E a remover a corrupção que foi deixada acumular-se ao longo dos séculos?

#781

Agradeço a Ele, antes de mais nada, porque sei que Ele permitiu estas circunstâncias para o meu bem. Ele está construindo meu caráter para que, em meio às crises, minha reação possa refletir meu reconhecimento de Sua presença e controle.

2 CRÔNICAS 29, Vers. 21-36

2 Cr 29:21 Embora a maior parte de Israel estivesse espalhada longe de Deus, um número pequeno se reúne no lugar onde o Senhor escolheu para colocar o Seu nome. Primeiro vem uma oferta pelo pecado. Quão adequado é isso para a restauração deles.

2 Cr 29:24 Não foi apenas para aquele pequeno grupo que ofereceram o sacrifício - mas para "todo o Israel".

2 Cr 29:25 Eles voltaram exatamente à ordem de coisas estabelecidas por Davi. (E é isto o que precisamos aprender hoje. Devemos olhar somente para o Senhor, para descobrir o que temos que fazer, e aonde devemos ir. Continuar com coisas que sabemos ser contrárias à Palavra de Deus é fechar os olhos para a verdade). Ezequias obedece o Senhor e é abençoado. (Faremos nós o mesmo?).

2 Cr 29:29 O resultado. (A verdade nos humilha se a obedecemos). O resultado é adoração a Deus.

2 Cr 29:36 Havia ordem - o resultado era regozijo. (Sempre é).

#782

Os líderes do povo de Deus só podem se levantar de uma forma - através do sofrimento.

2 CRÔNICAS 30

Lembre-se de que o povo de Israel está dividido em dois reinos, o reino de Israel e o reino de Judá. (O povo deste último está de volta à terra de Israel em nossos dias. O reino de Israel (as dez tribos) foi espalhado por volta do ano 600 AC. Ninguém sabe onde eles estão hoje.)

2 Cr 30:1 A observação acima irá ajudar você a entender este versículo. Nunca foi o desejo de Deus que Israel fosse dividido, como também não é o desejo de Deus que os crentes de hoje estejam divididos em denominações. O pecado foi o que os dividiu então, e nos divide hoje. Satanás está por trás de toda divisão.

Ezequias envia mensageiros a todo o Israel e os convida para o único centro que Deus tinha - Jerusalém. Os outros haviam criado seus próprios centros - Betel e Dã (que meramente imitava o centro de Deus). (Do mesmo modo hoje, as denominações são imitações criadas pelo homem da verdade de Cristo como o único Centro de reunião). Não era porque Ezequias estava ali, mas porque Deus estava. Era o centro escolhido por Deus.

2 Cr 30:2-5 É tomada a decisão de celebrar a Páscoa no segundo mês, pois eles ainda não estavam bem prontos para celebrá-la no primeiro mês, o que era correto (Números 9:10-11).

2 Cr 30:6-12 Os convites foram enviados a todos. Veja a recepção que tiveram! (Exatamente como acontece hoje. Quando a verdade de Cristo como o único centro de reunião é apontado nas Escrituras, a maioria dos crentes apresentam desculpas do porquê acharem que não há problemas em se permanecer em uma denominação0. Mas somos gratos pela primeira palavra do versículo 11. Alguns obedeceram. Repare no que fizeram. (Se a verdade é obedecida, ela nos humilha).

2 Cr 30:13 Todos eles se reuniram como uma só congregação.

2 Cr 30:14-22 Repare no cuidado que eles tinham com cada detalhe.

2 Cr 30:23 Eles queriam mais.

2 Cr 30:24-27 Corações voluntários e generosos (vers. 24), corações cheios de gozo (vers. 25), grande alegria (vers. 26), suas orações foram ouvidas no céu (vers. 27).

#783

O que me faz seguir sempre é o conhecimento do amor de Deus que foi arraigado em mim.

2 CRÔNICAS 31

2 Cr 31:1 Aqueles que haviam obedecido e tinham voltado para Jerusalém agora entendem o que eles não haviam entendido antes, ou seja, que entre eles havia uma falsa religião. O vers. 1 nos diz o que foi que fizeram (2 Coríntios 10:4-6).

2 Cr 31:2-4 Agora era estabelecida uma rotina permanente.

2 Cr 31:5-7 Mais do que precisavam. (O mesmo acontece conosco quando nosso coração é atraído a ele!).

2 Cr 31:11-19 É interessante e instrutivo observar que o Senhor dá os nomes dos homens fiéis. Eles compartilhavam seu gozo com Deus.

2 Cr 31:20-21 Deus foi honrado nisso tudo. Era "bom" e "certo" e "verdadeiro" diante do Senhor. O que poderia sobrepujar isso? O resultado foi que prosperaram. (Possamos nós todos entender que também temos um caminho aberto diante de cada um de nós... uma vida de obediência à Palavra de Deus).

#784

Conformar-se com o mundo é fazer o que a vontade quer. Conformar-se com Cristo é fazer o que Cristo quer. Romanos 12:1-2

2 CRÔNICAS 32

2 Cr 32:1-8 Embora houvesse grande regozijo, Deus permite uma prova! Aproxima-se um grande inimigo.

2 Cr 32:9-19 O inimigo tenta destruir a confiança que o povo tem no Senhor. Eles até zombavam do fato (vers. 12) de que Ezequias havia afirmado existir apenas UM altar. (Não é exatamente isso que Satanás sussurra nos ouvidos dos crentes, dizendo que podemos escolher onde devemos adorar o Senhor? Satanás não gosta de ver pessoas reunidas ao redor de Cristo somente. Portanto ele causa as divisões.)

2 Cr 32:20 Dois homens fiéis oram.

2 Cr 32:21 Deus responde.

2 Cr 32:22 A Deus é dada a glória, pois Ele fez tudo sozinho. Repare nas últimas palavras!

2 Cr 32:23 Os corações das pessoas foram tocados.

2 Cr 32:24-25 Deus nos diz o que viu no coração do rei, por isso uma prova pessoal vem sobre ele.

2 Cr 32:26 Algo belo de se ver. (Que possa ser verdade a nosso respeito também).

2 Cr 32:27-33 Deus o provou, (e Ele nos prova também).

1 Cr 32:33 Uma grande honra. Ele é sepultado no mais importante dentre os sepulcros, próximo ao rei Davi. (Que cada um de nós possa guardar no coração as lições que podemos aprender deste rei fiel).

#785

O segredo de uma vida matrimonial feliz: cada um sendo 100% para o outro, e juntos sendo 100% para o Senhor.

2 CRÔNICAS 33

Manassés nasceu durante os últimos 15 anos da vida de seu pai. Foram os anos que Deus acrescentou à vida de Ezequias quando ele orou ao Senhor - 2 Reis 20:1-6. O nome de Manassés significa "procurando esquecer". E vemos o porquê. Manassés se desvia completamente do Senhor, e isso trouxe sobre si um terrível castigo. (Isso nos mostra que o fato de termos pais fiéis não nos preserva, precisamos tomar uma posição por Cristo por nós mesmos).

2 Cr 33:3-9 Deus chama as obras ímpias de... males religiosos. (Trata-se hoje do pior tipo de mal, pois envolve a Cristo. Os crentes hoje não percebem isto, e acabam logo caindo nas armadilhas).

2 Cr 33:10 Deus nos avisa antes de agir com juízo. Mas Manassés não escuta!

2 Cr 33:11 O Senhor fez isto. (Será que vemos a mão do Senhor nas circunstâncias que vêm sobre nós?)

2 Cr 33:12 Ele fez. O mesmo que seu pai havia feito, 32:26.

2 Cr 33:13 O Senhor fez pessoalmente o mesmo. Ele o trouxe de volta! (Enquanto persistimos em ter nossas próprias idéias, não entendemos o Senhor - Provérbios 28:5).

2 Cr 33:14-16 Agora ele age sinceramente. O Senhor vem primeiro. Ele não se importa com o que os outros possam pensar. Ele é grato.

2 Cr 33:17 Grande parte do povo não foi levado de volta ao Senhor, mas teimosamente mantiveram suas velhas idéias, hábitos e ídolos.

2 Cr 33:18-19 Maravilhoso sumário de sua vida.

2 Cr 33:21-25 Breve é o registro da vida deste homem.

#786

Sua segurança está na obra de Cristo que foi feita por você: sua certeza, sobre a Palavra de Deus que lhe foi dada; seu gozo, em não entristecer o Espírito Santo que habita em você.

2 CRÔNICAS 34, Vers. 1-18

2 Cr 34:1-2 Uma nova história. Que coração terno tem Josias. Com que cuidado ele obedece a Palavra de Deus.

2 Cr 34:3 Ele tem só 16 anos de idade. (Talvez alguns que lêem estas palavras tenham a mesma idade. Como é importante voltar-se para o Senhor quando somos jovens. É comum que muitos anos sejam desperdiçados. A vida de Josias pode servir de verdadeiro encorajamento para nós.)

2 Cr 34:4-7 Quando Josias tornou-se rei, o outro reino (de Israel) havia sido levado cativo. Somente o reino de Judá é deixado na terra. O próprio Josias atravessa a terra de Israel para destruir os ídolos. Então volta a Jerusalém - o centro de Deus.

2 Cr 34:8-13 Agora ele está com 26 anos de idade. Faz-se necessário uma reforma completa da casa do Senhor.

2 Cr 34:14-18 Deus tinha um livro escondido no templo. Era a Sua Palavra. Ela é passada de um para outro. Cada um parece compreender que trata-se de algo importante.

#787

A ignorância assume o ofício de juiz, e decide com a auto-confiança que lhe é natural.

2 CRÔNICAS 34, Vers. 19-33

2 Cr 34:19 Um perfeito exemplo de como a Palavra de Deus deveria afetar nossa vida. Ele imediatamente se entristece! Bom! Veja o versículo 27.

2 Cr 34:21 Ele entende a malignidade do pecado aos olhos de Deus. (E nós?)

2 Cr 34:22-26 Quando o povo de Deus tornou-se descuidado, as mulheres tomaram posições de proeminência. (Repare que hoje os crentes estão se tornando mais descuidados com a Palavra de Deus e em vários lugares as mulheres são pregadoras).

2 Cr 34:27 Maravilhoso versículo. Confie que Deus fará o mesmo para você.

2 Cr 34:28 Josias seria poupado de ver o terrível castigo que Deus estava prestes a enviar a Judá.

2 Cr 34:29-33 Você irá encontrar vários pensamentos maravilhosos aqui.

#788

Nenhum exercício espiritual se torna algo automático.

2 CRÔNICAS 35

2 Cr 35:1-19 Antes que leia estes versículos, gostaríamos de assinalar que o que é proeminente na história de Josias é que muitas coisas foram restauradas segundo a Palavra de Deus que fora dada ao rei Davi. (Isto é de grande importância para nós também. Será que a Palavra de Deus está em primeiro lugar em sua vida? Se estiver, então considere-se uma pessoa feliz).

2 Cr 35:3 Até a arca parece ter sido tirada do templo.

2 Cr 35:20-27 Josias não consulta o Senhor sobre esta atitude; ele perde sua vida aí. O rei do Egito não o estava atacando. (Muitos crentes hoje se envolvem com coisas mundanas que não são o seu lugar, e acabam saindo perdedores também).

#789

Deus manifestou-Se a este mundo. Mas o homem, por amar mais as trevas do que a luz, segue o seu caminho para o inferno.

2 CRÔNICAS 36

Por ocasião da morte de Josias, Deus não retarda mais o castigo do ímpio Judá, e aqui vemos o dilúvio de juízo tomando tudo.

2 Cr 36:3 Primeiro o rei do Egito vem contra eles.

2 Cr 36:6 Então vem o rei de Babilônia. No vers. 10 o Templo é invadido e os utensílios santos são levados. Nos versículos 11-13 as coisas vão de mal a pior.

2 Cr 36:14 Repare no "todos" (sacerdotes e povo). O que poderia ser pior?

2 Cr 36:16 Isto é exatamente o que está acontecendo hoje. E o juízo de Deus está prestes a cair uma vez mais.

2 Cr 36:19 Que destruição! O povo e os líderes não tinham qualquer cuidado para com Deus e Sua Palavra. Portanto isto é o que acontece.

2 Cr 36:22-23 Mas que Deus é este que nos conta tudo! Ele irá trazer de volta a Jerusalém um pequeno remanescente que reconstruirá a casa do Senhor! Este é o Deus de graça. (Possamos nós conhecê-Lo e segui-Lo nestes dias de trevas. Nossa manhã logo chegará! O Senhor Jesus está chegando!)

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice  
 
Worried about your career? Read MOVING ON. Send this page's address to a friend. / Envie o endereço desta página a um amigo.

From / De: Your name / Seu Nome

Your email / Seu email


To/Para: Your friend's name / Nome de seu amigo

Your friend's email / e-mail de seu amigo

Comments / Comentário:

* Fill in all fields / Preencha todos os campos

  Preocupado com a carreira? Leia DIA DE MUDANÇA.