Contents

[ ]

Índice

 

#318

Pode estar certo que se estivermos perto o suficiente de Deus, não sairemos perdendo por conhecermos a Sua vontade.

1 TESSALONICENSES 1

Você pode conhecer o cenário deste livro lendo Atos 17:1-9. Na primeira carta (Epístola) recebemos um impacto constante do frescor da esperança que esses novos crentes tinham em Cristo. E ao mesmo tempo, eles estavam sendo terrivelmente perseguidos. Será estranho que estas duas coisas, uma alegre esperança e perseguições pudessem ser experimentadas ao mesmo tempo? O próprio Paulo costumava ter ambas, e raramente passava sem elas. Assim ele compartilhava do gozo deles.

1 Ts 1:2-4 Fé, amor e esperança. Temos uma vida gloriosa, somos felizes se vivemos nestas coisas.

1 Ts 1:5-10 Mas a vida do Cristão não é apenas contemplação... é viver expressando isso! O modo fiel como esses crentes estavam vivendo era conhecido em muitos lugares.

1 Ts 1:9-10 Havia ocorrido uma mudança positiva em suas vidas. Há três coisas aqui: (1) eles haviam se desviado dos ídolos para Deus. (2) Eles estavam aguardando pelo Filho de Deus vindo do céu. (3) Ele lhes havia salvado da ira e do juízo de Deus que está para vir sobre este mundo. Será que tudo isso não faz nossas dificuldades e tristezas parecerem bem pequenas?

#319

Para aqueles que se importam o suficiente para perguntar duas vezes, "onde", será mostrado "onde". E Ele lhes dirá, "ali". Lucas 22:9,11,12. "E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito." 

1 TESSALONICENSES 2

1 Ts 2:1-11 A vida que Paulo vivia era exatamente a mesma que eles eram convidados a levar; uma vida de gozosa esperança e trabalho duro. Ele não estava lhes falando de doutrina, mas assinalando quais os resultados de se ter recebido a doutrina de Cristo. A doutrina que aprendemos nestes dois livros refere-se aos detalhes das duas vindas futuras do Senhor Jesus.

1 Ts 2:12 A vida Cristã feliz é uma vida de constante vigilância, embora Deus possa às vezes nos envolver em circunstâncias agradáveis. Mas essas pessoas estavam na maior parte do tempo sofrendo perseguições por causa de sua fé. Às vezes somos criticados por outros crentes quando permanecermos firmes, como fizeram os Tessalonicenses.

1 Ts 2:13 Eles não tinham recebido a mensagem como vinda de Paulo, mas como a Palavra de Deus. E repare que diz que ela funciona quando cremos nela! Quanto realmente cremos nela? E nossa vida está mostrando o quanto cremos. A Palavra de Deus é a fonte de toda a nossa confiança.

1 Ts 2:14-20 As perseguições, que eram causadas por Satanás impedindo Paulo, significam que ele não podia vê-los face a face. Mas ele aceitava aquilo como sendo permitido por Deus.

1 Ts 2:19-20 Mas esse mesmo impedimento o fez pensar de quando todos estariam juntos com Cristo no céu. Repare como os crentes, bem como Cristo, enchiam seu coração de gozo. Com freqüência pensamos só em estarmos com Cristo, mas vamos trazer alegria uns para com os outros também.

#320

Vale a pena perder um mundo para ter uma eternidade em intimidade com Cristo.

1 TESSALONICENSES 3

1 Ts 3:1-10 Paulo só tinha sido capaz de permanecer por um breve período em Tessalônica porque os Judeus estavam promovendo grandes perseguições - Atos 17. Ele precisou se mudar para Beréia. Mas mesmo ali os Judeus daquela cidade foram trazer problemas a Paulo. Depois disso Paulo escuta de uma grande tempestade de perseguições que se havia iniciado contra os Tessalonicenses. Paulo está muito preocupado que estes crentes não viessem a ser capazes de suportar a perseguição, e enviou Timóteo para descobrir como eles estavam passando. Quando Timóteo voltou, e contou a Paulo as boas novas de que a fé e o amor deles (vers. 6) haviam permanecido firmes, ele foi confortado.

1 Ts 3:8 Ele estava tão perto em espírito daqueles crentes que podia dizer "Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor."

1 Ts 3:11 O gozo inundava a alma de Paulo quando pensava em poder vê-los.

1 Ts 3:12 Eles com certeza havia demonstrado amor uns para com os outros... ele desejava mais... porque ele próprio tinha um amor assim ardente por eles. O amor divino é eterno... é infinito... é o maior poder já conhecido. O amor no versículo 12 produz a santidade no versículo 13, mas a santidade não produz necessariamente o amor.

#321

Se você procura saber como descobrir a vontade de Deus sem obedecer, você está procurando o mal.

1 TESSALONICENSES 4

1 Ts 4:1 Devemos viver de tal maneira que seja agradável a Deus. Lembre-se, Ele nos deu o poder para fazermos isto.

1 Ts 4:2-8 Aqui temos um aviso contra a imoralidade, evidentemente apresentado de forma gentil. Os Tessalonicenses tinham vivido uma vida imoral e pagã antes de serem salvos. Era difícil para eles mudarem de repente. Mas o poder da nova vida é mais forte que o poder da velha vida. Quando se vive em obediência à vontade de Deus (vers. 3), este poder é capaz de vencer o poder da velha vida. O Senhor iria punir qualquer um que desrespeitasse a pureza do matrimônio. Um homem que tomasse a mulher de outro não apenas desrespeitava o marido, mas também desrespeitava o corpo como uma habitação do Espírito de Deus. - 1 Co 6:18-20.

1 Ts 4:8-12 Ele não precisava lembrá-los de amarem uns aos outros, mas diz que eles deviam amar uns aos outros ainda mais.

1 Ts 4:11 Uma das poucas vezes em que a palavra "estudo" é usada nas Escrituras. Repare no que devemos ser por meio do estudo! O coração que descansa em Cristo e em Sua presente posição na glória, está quieto, em paz, e está satisfeito com as circunstâncias da sua vida.

1 Ts 4:12 Maravilhosa promessa para a pessoa que vive Cristo diante de seus vizinhos e parentes incrédulos, sem depender deles para suas necessidades.

1 Ts 4:13-18 Seis versículos importantes. A menos que você os entenda, não terá a esperança que cada crente necessita diariamente. Nenhum evento deve acontecer no mundo antes que isto aconteça. O Senhor Jesus pode vir a qualquer momento, e levar todos os crentes para o céu. Todo verdadeiro crente escutará Sua voz (não apenas aqueles que estão vigiando, como tem sido ensinado por alguns Cristãos hoje em dia). Todos os outros serão deixados para serem julgados. Não há uma segunda chance para aqueles que já ouviram o evangelho.

#322

A submissão à Palavra de Deus assegura a manutenção da verdade para nós, e assegura que aprendamos mais.

1 TESSALONICENSES 5, Vers. 1-11

1 Ts 5:1-11 Estes versículos não estão se referindo à vinda do Senhor da qual lemos ontem. Eles se referem à vinda do Senhor conosco. Não são muitos os crentes que sabem a diferença. O "dia do Senhor" foi profetizado desde o tempo de Enoque (veja Judas 14). Todo o Antigo Testamento menciona apenas a vinda do Senhor que iremos comentar hoje e nunca menciona a vinda do Senhor para nos buscar. Sem dúvida é por isso que Paulo diz que ele não precisava explicar o que estaremos vendo hoje.

Trata-se do dia da maior exaltação do Senhor. A morte de Cristo foi o dia de sua maior humilhação. Irá afetar toda criatura no céu e na terra, e ocasionará uma tremenda mudança na terra... o milênio começará... o reino de Cristo como Rei sobre todo este mundo... o Dia do Senhor. Esta vinda do Senhor é mencionada como "a manifestação", pois todo o mundo irá vê-Lo (como o Sol de Justiça - Ml 4:2... o sol faz as pessoas despertarem). Mas quando Ele vem para nós, é como a estrela da manhã subindo - Ap 22:16 (o mundo dorme quando esta estrela sobe).

1 Ts 5:2 O dia da vinda do Senhor é como um ladrão à noite. O dia é como um ladrão, não que o Senhor seja como um ladrão. Ele tirará os que não foram salvos (não os salvos). "Então, estando dois no campo, será levado (incrédulo) um, e deixado o outro (crente)" Mt 24:39-40. Isto está se referindo à "manifestação".

1 Ts 5:8 Estas coisas são importantes para cada crente conhecer.

#323

A alma simples que tem seu coração sincero, não irá errar.

1 TESSALONICENSES 5, Vers. 12-28

1 Ts 5:12-28 Instruções para a conduta diária, mas nem por isto sem importância. Aqueles que estavam mais expostos às perseguições e perigos eram os mais protegidos pelo Senhor.

1 Ts 5:12-13 Eles deveriam amar e prestar atenção naqueles que haviam levado a nova verdade do Cristianismo. Os Cristãos em geral hoje não querem esta verdade.

1 Ts 5:14-15 Instruções mais breves, mas nem por isso menos importantes.

1 Ts 5:16 Regozijar nunca precisa terminar para o crente, pois ele não obtém seu gozo de suas circunstâncias.

1 Ts 5:16-21 Estas tem a ver conosco pessoalmente.

1 Ts 5:21-22 Observe com atenção que Deus diz no primeiro versículo "retende" (segure com firmeza) aquilo que é correto, e no segundo versículo Ele diz "abstende-vos" (fique longe) de toda a iniqüidade.

1 Ts 5:23 Aqui está o que o Deus de paz, Ele próprio, virá a fazer por você, em seu espírito, alma e corpo!

1 Ts 5:24 Mais! O que Deus promete a você, Ele fará!

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice