Contents

[ ]

Índice

 
#432

Minha reputação é o que eu sou na luz (em público). Meu caráter é o que eu sou no escuro (na intimidade).

1 SAMUEL 1, Vers. 1-11

Lembre-se de que o Antigo Testamento nos mostra a história do povo de Deus. Mas do Novo Testamento aprendemos que esses acontecimentos são ilustrações de nossa vida Cristã. De outro modo jamais poderíamos entender por que houve tanta matança e guerras. (Com freqüência não entendemos que Deus está nos ensinando que isso foi necessário, e portanto negligenciamos a responsabilidade de tirarmos de nossa vida as coisas que sabemos que não estão agradando o Senhor.)

1 Sm 1:1-3 Em Josué 18:3 vimos que o Senhor havia escolhido um lugar chamado Silo, quando dos Israelitas finalmente terminaram seus 40 anos vagando no deserto. Eli era o nome do sacerdote do Senhor que estava em Silo. Hoje lemos de um homem chamado Elcana, e de sua esposa Ana.

1 Sm 1:7-11 Suas fiéis visitas à casa do Senhor. No vers. 11, Ana prometeu que se o Senhor lhe desse um filho, ela o daria ao Senhor "todos os dias da sua vida". (Que maravilhoso seria se os pais crentes de hoje realmente desejassem algo assim para seus filhos).

#433

Ninguém está tão propenso a cair, quanto aquele que está continuamente ministrando a verdade de Deus, se não tiver o cuidado de manter uma "boa consciência". 1 Tm 1:19.

1 SAMUEL 1, Vers. 12-28

1 Sm 1:12-19 É possível que estes versículos nos mostrem com mais profundidade por que Deus fez Ana esperar tanto antes de lhe dar o filho... a má condição do sacerdote. Este achou que Ana estivesse bêbeda. Mas ela estava em grande tristeza, e esperava pacientemente no Senhor. Ana e seu marido voltaram para casa. Repare nas últimas cinco maravilhosas palavras!

1 Sm 1:20 A oração de Ana é respondida e ela recebe um filho ao qual chama de Samuel - que significa "requisitado por Deus".

1 Sm 1:24-28 Repare nas três coisas a respeito deste garotinho Samuel, que é levado à casa do Senhor em Silo, e deixado ali. Primeiro, ele tinha sido desmamado. Talvez isto pudesse significar "separação", pois agora ele estaria comendo uma comida nova e diferente na casa do Senhor. Em segundo lugar, foi oferecido um sacrifício! Para poderem ser aceitos na presença de Deus, deve ocorrer uma morte por sacrifício. Terceiro, ele é levado à presença do Senhor em Silo. Repare no último versículo, a palavra "SENHOR" é mencionada três vezes, e termina com a palavra "ali". Para o crente hoje, é importante lembrar que o próprio Senhor é o único centro de reunião, para todos os que colocaram sua confiança nEle. Mt 18:20.

#434

Quando a vontade-própria entra em nossa vida... é seguida pela auto-piedade.

1 SAMUEL 2, Vers. 1-11

1 Sam 2:1-10 Ana se regozija "no Senhor", e menciona Seu Nome nove vezes em sua oração! Mas há outras coisas maravilhosas sobre sua oração. Você terá que lê-la devagar para ver quão vasto significado está escondido ali. Ela apresenta uma figura do que aconteceu após a morte e ressurreição de Cristo (que ocorreu mais de 1100 anos depois da oração de Ana!).

1 Sm 2:8 Primeiro - a graça de Deus transportando o pecador culpado para o trono de glória. Segundo - vers. 9 - a perfeita segurança dos santos de Deus. Terceiro - vers. 10, o tempo da tribulação após a igreja ser chamada para o céu. Quarto - vers. 10, a vinda de Cristo em poder e glória, e o estabelecimento de Seu reino sobre a Terra. O Milênio. Que oração!

#435

Quando começamos a nos desviar do Senhor, isto não acontece de repente, e no processo vemos muitos "sinais vermelhas".

1 SAMUEL 2, Vers. 12-28

1 Sm 2:12 Os dois filhos do sacerdote Eli eram homens ímpios. Repare o que também diz acerca deles.

1 Sm 2:13-14 Parece que os costumes (ou o modo como os sacerdotes faziam as coisas) tomaram o lugar das instruções originalmente dadas por Deus a Moisés. Aqui vemos alguns deles.

1 Sm 2:12-17 Deus repara no pecado daqueles que ocupavam a posição de sacerdotes. Seu egoísmo e impiedade devem ser punidos. Quanto mais uma pessoa conhece, mais responsável ela é, e mais forte o castigo se ela desobedecer.

1 Sm 2:15-16 Isso foi pior. A Páscoa original (Êxodo 12) era a única ocasião quando o cordeiro sacrificado devia ser assado. Todas as outras Páscoas que vieram depois, eram apenas um memorial da primeira, e nelas o cordeiro devia ser fervido ou cozido. Aqui o sacerdote queria assar a sua parte. (Cristo, nossa Páscoa, morreu uma vez. Temos um memorial semanal daquela morte).

1 Sm 2:17 Repare quão séria ofensa era esse ato "diante do Senhor".

1 Sm 2:18-19 Samuel continua a seguir com o Senhor, mesmo havendo tanto mal ao seu redor. De um certo modo, o jovem Samuel toma o lugar de um sacerdote. O sacerdócio era o método estabelecido por Deus pelo qual um homem podia aproximar-se de Deus. Mas como o sacerdócio fracassou, Deus pôde agir em graça, e é isso o que Ele está fazendo aqui. Deus está mostrando que pode se aproximar do homem por Sua graça. Sua mãe, mulher de oração, veio visitá-lo e observava seu crescimento.

1 Sm 2:26 Samuel cresceu, e agradou ao Senhor. (O Senhor pode nos guardar da impiedade que nos cerca).

1 Sm 2:27-36 Deus viu tudo o que estava acontecendo, e logo virá o castigo por isso.

#436

O pecado moral brota do coração natural... o pecado doutrinário brota da mente natural.

1 SAMUEL 3, Vers. 1-10

1 Sm 3:1 A impiedade da casa de Eli estava em agudo contraste com uma pessoa fiel. "E o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli; e a palavra do Senhor era de muita valia (rara) naqueles dias." Apenas um menino cercado por muita maldade. (Quem deseja andar com o Senhor hoje? Há trevas e maldade, mas ainda é possível andar com Deus. O desafio é bastante pessoal, embora você não irá se achar sozinho, pois existem outros para os quais o Senhor também é precioso).

1 Sm 3:2-3 Aqui temos uma história noturna. Eli, o sacerdote, estava quase cego; a lâmpada de Deus no templo estava se apagando, e era um tempo de muitas trevas na história de Israel. É uma figura do tempo em que hoje vivemos. A luz da Palavra de Deus tem sido rejeitada, e aqueles que deviam ser capaz de guiar e instruir o povo de Deus estão quase cegos.

1 Sm 3:4 Mesmo em um tempo de trevas como hoje, ainda resta a voz do Senhor para ser ouvida.

1 Sm 3:5-10 Samuel não reconheceu o chamado do Senhor. Mas finalmente fica claro para ele que o Senhor estava mesmo chamando.

#437

O caminho da fé jamais será considerado sábio aos olhos daqueles que aplicam a sabedoria natural nas coisas de Deus.

1 SAMUEL 3, Vers. 11-21

1 Sm 3:11 Não sabemos que idade Samuel tinha nesta ocasião, mas era um menino. O Senhor diz a Samuel que o que Ele estava para fazer iria retinir os ouvidos de todos! O Senhor esperou bastante, mas Eli não corrigiu seus filhos culpados, e nem eles se desviaram de seus caminhos ímpios. Deus pode esperar pacientemente, mas Ele não deixará passar o pecado.

1 Sm 3:12-14 O Senhor disse que faria isso. Pare um pouco para ler o que aconteceu cerca de 120 anos mais tarde, em 1 Reis 2:27. Acaso Deus fala algo e não executa?

1 Sm 3:15-20 Samuel repete toda a mensagem a Eli, e embora Eli a receba, mesmo assim ele não parece sentir-se na responsabilidade de corrigir seus culpados filhos.

1 Sm 3:21 E foi em Silo, o único lugar que o Senhor havia escolhido para colocar o Seu Nome. (O Senhor irá Se revelar a um crente hoje que esteja desejoso de ouvir e obedecer). Repare cuidadosamente como o Senhor Se revela.

#438

Nunca estamos correndo perigo quando estamos na presença de Deus; mas quando estamos nos lembrando de termos estado lá... Satanás se apresenta.

1 SAMUEL 4

1 Sm 4:1-2 Samuel é agora o profeta. O juízo sobre Israel chega de repente. Israel, o povo de Deus, é colocado diante de um poderoso inimigo, os Filisteus. Na primeira batalha, 4.000 homens de Israel são mortos.

1 Sm 4:3 Eles decidem levar a arca com eles "para que nos livre das mãos de nossos inimigos". Que coisa terrível fazer isso... é como usar o Senhor conforme a conveniência. Eles nunca sentiram que a condição pecaminosa deles tinha sido a o motivo da derrota.

1 Sm 4:5 Quando a arca é trazida a eles, gritam com grande auto-confiança.

1 Sm 4:10 Desta vez são mortos 40.000 Israelitas na batalha! A arca de Deus é levada pelo inimigo, e Hofni e Finéias são mortos - assim como Deus havia dito a Samuel. (A arca era a mais elevada e santa figura da presença do Senhor).

1 Sm 4:12-18 O triste fim do velho Eli, quando acabava de escutar da morte de seus filhos, e que a arca de Deus havia sido tomada. E parece que o roubo da arca trouxe mais dor a ele do que a morte de seus dois filhos. É bom entender isto.

1 Sm 4:19-22 A esposa de Finéias escuta que seu marido e seu irmão foram ambos mortos. Ela está em dores e dando à luz um filho, e está a ponto de morrer. Ela pede que seu filho seja chamado de "Ichabod" (que significa "acabou-se a glória") pois a arca de Deus havia sido tomada. Para ela, aquela era a pior notícia. Quando a arca de Deus é perdida por Israel, tudo esta perdido! A arca nunca mais esteve na Casa do Senhor.

1 Sm 4:21 Repare na ordem de importância em que esta mulher coloca os três horríveis eventos.

#439

Não há nada que possa destruir mais a inteligência espiritual que meramente se deixar levar pela corrente de opiniões e modas.

1 SAMUEL 5

Podemos imaginar os Filisteus se vangloriando enquanto levavam a arca para sua terra e a colocavam no templo de seu ídolo.

1 Sm 5:3 Mas na manhã seguinte seu ídolo havia caído diante da arca de Deus! Eles levantaram o ídolo, Dagom, e o colocaram de volta em seu lugar. Foi Deus Quem fez aquilo.

1 Sm 5:4 Na manhã seguinte o ídolo havia caído e sua cabeça e suas mãos estavam quebradas!

1 Sm 5:6 Deus não permitirá que Sua santa arca permaneça em um templo pagão, e mais ainda, surgem pragas entre os Filisteus e eles ficam com medo de manter a arca por mais tempo.

1 Sm 5:8 Ao invés de se arrependerem e enviarem a arca de volta para Israel, eles apenas a enviam para outra parte de seu próprio país.

1 Sm 5:9-10 Mais uma vez o Senhor traz pragas e sofrimento sobre esses pagãos. Não há dúvida de que eles tinham medo de destruir a arca, pois apesar de serem pagãos e adoradores de ídolos, eles sabiam que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus vivo - o vers. 4:7 confirma isso.

#440

Vivemos no meio de uma imensa rede de sistemas nos quais o ministério de Paulo é totalmente desconhecido. Por isso ele sofreu como um malfeitor em cadeias. Atos 9:16

1 SAMUEL 6

1 Sm 6:1-9 Os falsos sacerdotes entre os Filisteus procuram decidir o que fazer. Com medo de mantê-la por mais tempo, eles nem tem idéia de como mandá-la de volta. Finalmente eles colocam a arca em um carro novo, puxado por duas vacas, e uma caixa de dádivas de ouro junto a ela. Deus guiou essas vacas para que deixassem seus bezerros, algo contra a natureza - e para que caminhassem devagar de volta para a terra de Israel.

1 Sm 6:14-15 Essas vacas puxaram o carro com sua maravilhosa carga, direto para o campo de um homem chamado Josué, um Israelita. Ele, e os que estavam com ele, imediatamente ofereceram um sacrifício ao Senhor.

1 Sm 6:19 Uma triste nota, e um aviso. Você está lembrado de algo sobre esta maravilhosa arca? Era uma grande caixa de madeira, coberta de ouro, e dentro dela havia as duas tábuas da lei nas quais foram escritos os dez mandamentos. Cobrindo a arca, havia o propiciatório, feito de ouro puro, com dois querubins (como anjos) sobre ele. Para poderem olhar dentro da arca, eles precisariam levantar aquela tampa (o propiciatório). Isso, evidentemente, iria expor os dez mandamentos. Veja quantos morreram fazendo isto. (Para nós, seria como nos intrometermos além do que nos foi falado da Pessoa de Cristo - veja Mt 11:27).

#441

Não há espaço para o vigor divino exceto onde existir fraqueza. Se compreendemos perfeitamente nossa fraqueza, encontramos a perfeição do Seu vigor.

1 SAMUEL 7

1 Sm 7:2 Vinte anos se passaram, e o povo de Israel agora lamenta "pelo Senhor". Isso é bom. Não é mais pela arca apenas, mas pelo próprio Senhor. Mas quanto tempo perdido. (Não precisamos permanecer longe do Senhor. Se falhamos, ele espera por nós com amor e perdão para nos dar as boas vindas).

1 Sm 7:3 Mas agora, após 20 anos de silêncio, escutamos a voz de Samuel.

1 Sm 7:5 Agora o centro de toda a administração de Israel.

1 Sm 7:3-9 Os filhos de Israel haviam adotado deuses pagãos. O povo sempre deseja algo para adorar. Primeiro devem arrepender disso e se livrarem de seus falsos deuses. Samuel derrama água no chão para mostrar quão fracos e desamparados eles se encontram. Não há gritos e ninguém se gloria aqui - tudo o que há é confissão e oração. (Se estivermos enfrentando problemas devemos fazer o mesmo). O Senhor sabia tudo sobre aqueles ídolos.

1 Sm 7:10 O resultado de sua confiança completa no Senhor, e de sua confissão de suas próprias fraquezas. O Senhor traz uma poderosa vitória, contra o mesmo inimigo que os havia derrotado 20 anos antes. Se há confissão de pecado e um clamor ao Senhor, Ele irá escutar e responderá! 1 João 1:9.

#442

Um ateu é um pecador vil desejoso de eliminar Deus, para que não haja conseqüências para seu pecado.

1 SAMUEL 8

Aqueles filhos certamente não sabiam que o que fizeram seria escrito para que lêssemos hoje. Eles tentam receber suborno secretamente e esperam que isso nunca seja descoberto. Nós crentes podemos facilmente seguir esse caminho e escolher andar como Cristãos inconseqüentes. Será que somos obedientes à Palavra de Deus? Precisamos nos lembrar de que todos os nossos feitos são conhecidos do Senhor, sejam eles bons ou maus. (2 Co 5:10).

1 Sm 8:5 O povo pede por um rei que reine sobre eles. Em seus corações eles não queriam que Deus fosse seu Rei.

1 Sm 8:6-9 Samuel estava tão atribulado com isso que perguntou ao Senhor o que fazer. O Senhor diz a Samuel, "a Mim Me tem rejeitado". Eles queriam ser "como as nações".

1 Sm 8:10-18 Samuel diz ao povo qual o tipo de homem que iria reinar sobre eles, e os problemas que teriam com isso.

1 Sm 8:19 Apesar disso, eles respondem, "haverá sobre nós um rei" - para podermos ser como todas as nações. Aí está outra vez. Eles não querem ser conhecidos simplesmente como o povo de Deus. O que estava gerando isso? A vontade própria deles. É assim conosco?

#443

Joabe, com todos os seus atos, não é mencionado entre os homens fortes de Davi, mas seu escudeiro é mencionado. 2 Sm 23:37.

1 SAMUEL 9

Saul deve ser rei sobre Israel. Até o final do versículo 14, vemos como Deus dirige Saul para o lugar onde deve encontrar Samuel. Ele estava apenas procurando por mulas. Mas Deus estava dirigindo cada passo seu - e com um propósito.

1 Sm 9:15-16 O Senhor havia dito de antemão a Samuel, que Saul iria encontrar-se com ele.

1 Sm 9:20 Samuel sabia tudo sobre as mulas. O Senhor lhe havia dito.

1 Sm 9:21-27 Que surpreso deve ter ficado Saul com as coisas que aconteceram aqui. Ele saiu de casa com outro propósito e agora acontece Samuel, o profeta, estar esperando por ele e ter dito ao cozinheiro para guardar o melhor da comida para esse convidado especial. (Lembre-se, os olhos de Deus estão sobre você também. O que estamos "procurando" nesta vida é o que nossa vida realmente é. Ele tem uma mensagem para você, pois Ele sabe tudo sobre você e quer abençoá-lo.).

Que homem instável era Saul! Ele ignorava o homem por quem Deus havia feito tantas coisas, e ignorava o Deus que estava por detrás de tudo isso! (Depois de nós crentes termos sido levados para o céu, o Anticristo aparecerá em Israel. Ele se anunciará como sendo o Messias. Hoje estamos vendo outdoors anunciando a breve vinda do Messias. Virá o falso... não Jesus). Em nossos capítulos o rei Saul pode ser uma figura desse homem falso. Saul era da tribo de Benjamim... uma das duas tribos já em Israel. Saul não era o rei que Deus queria, o rei Davi era. Saul foi ungido secretamente... Davi, publicamente.

#444

O poder vem, não do esforço, mas da confiança.

1 SAMUEL 10

1 Sm 10:1 Agora Saul descobre o verdadeiro propósito da mensagem de Samuel. Ele é ungido para ser rei!

1 Sm 10:9-13 Todas as coisas que Samuel disse a Saul, aconteceram uma após outra.

1 Sm 10:17 Qual era a condição de Israel nesse momento? Muito triste. Mas Deus ainda insiste! O Deus de Betel, que havia prometido a Jacó nunca abandoná-lo. Samuel reúne o povo para apresentar seu Rei. Até aqui, eles não sabia quem ele era, pois Saul não lhes havia dito, nem Samuel.

1 Sm 10:18-19 Samuel lhes recorda a culpa que tinham por terem rejeitado o Senhor, que havia feito tanto por eles.

Nos versículos que se seguem, a princípio tudo parece estar bem. Quando as almas se desviam de obedecer ao Senhor, as coisas parecem tranqüilas por um tempo, mas nunca podemos, jamais, nos afastar do Senhor e sermos verdadeiramente felizes (apesar de pensarmos o contrário).

#445

Não devemos ser amigos do mundo, mas devemos ser o melhor amigo que os do mundo podem encontrar.

1 SAMUEL 11

1 Sm 11:1-11 Aqui Israel encontra sua primeira dificuldade sob Saul. Deus ainda ama Seu povo, mesmo que O tenham rejeitado, e aqui Ele dá poder a Saul e ao povo para conquistar uma grande vitória sobre seus inimigos, os Amonitas. Vemos que inicialmente Deus dá a Israel um teste fácil. Os Amonitas fizeram uma exigência absurda (vers. 2). Houve uma vitória completa (vers. 11). Mas as provas mais difíceis estavam por vir.

1 Sm 11:12-15 Você deve se lembrar do lugar "Gilgal", quando Josué estava liderando o exército para conquistar a terra. (Josué, cap. 5). Aquele lugar tornou-se o ponto de partida para suas vitórias. Agora vemos que nesse mesmo lugar eles fazem de Saul o seu primeiro rei. Apesar de sua vontade própria em ter um rei, o Senhor lhes dá a oportunidade de terem um bom começo sob o governo de um rei.

#446

Um crente desobediente é, inconscientemente, um escravo de um rebelde mais poderoso do que ele.

1 SAMUEL 12

Samuel pede ao povo que lhe diga se ele foi desonesto ou desleal. Todos eles admitem que ele havia sido íntegro e honesto.

1 Sm 12:6-12 A história passada. Eles haviam se tornado contra o Senhor, e foram provados por inimigos poderosos. E mesmo assim, quando clamaram ao Senhor, foram libertos! Que misericórdia!

1 Sm 12:13-15 Apesar de terem se rebelado e rejeitado o Senhor como seu rei, mesmo assim o Senhor promete, por meio de Samuel, que Ele abençoaria a eles e a seu rei Saul, se seguissem ao Senhor. Essa era, certamente, uma atitude de graça e perdão, pois demonstra o quanto Deus amava aquelas pessoas, e queria abençoá-las.

1 Sm 12:16-19 O povo admite que pecou ao pedir um rei.

1 Sm 12:22 Um povo infiel, um Senhor fiel e um Samuel fiel.

1 Sm 12:23 Nosso livro começou com a oração contínua de Ana (1:12) e aqui aquele por quem ela havia orado faz contínua oração pelo povo. (Não desista de orar por outros, em particular). Samuel prometeu que jamais deixaria de orar por eles, e então os adverte mais uma vez para que não se desviem da verdade de Deus.

#447

O conhecimento é poder e deve ser sempre usado em amor - mas o amor deve ser sempre controlado pelo conhecimento.

1 SAMUEL 13

1 Sm 13:6-7 Aqui encontramos o povo escolhido de Deus se escondendo e tremendo diante de seus inimigos. (Nós também iremos encontrar o inimigo forte demais para nós quando, por sermos descuidados, ficamos com uma má consciência por causa das coisas que estamos permitindo em nossa vida).

1 Sm 13:8-14 Pode não parecer a nós que Saul tenha cometido um erro muito sério, mas foi desobediência à Palavra do Senhor. Saul estava com medo que o povo fugisse, e por isso, ao invés de esperar como Samuel lhe havia dito para fazer, ele próprio ofereceu esse sacrifício. Era algo que só devia ser feito pelos sacerdotes... não por um rei. (Como é comum nos dias de hoje encontrarmos pessoas que acham que têm o perfeito direito de adorar o Senhor do jeito que bem entenderem). Deus havia revelado Sua vontade a Samuel, mas Saul rejeitou isso, e foi o que tornou a desobediência algo muito sério. Por este motivo ele perdeu o reino!

1 Sm 13:`17-23 Não havia espadas ou lanças em toda a terra, exceto com Saul e Jônatas... certamente uma indicação de que eles estavam em uma condição muito fraca. (Estejamos sempre em guarda contra nosso inimigo, e tenhamos sempre conosco a "Espada do Espírito que é a Palavra de Deus". Ef 6:17).

#448

Onde a carne não estiver crucificada, o mundo e Satanás terá poder em nossa vida.

1 SAMUEL 14, Vers. 1-21

Jônatas, o filho de Saul, amava o Senhor, e tinha um coração corajoso e destemido.

1 Sm 14:1-2 Jônatas e seu escudeiro estão planejando secretamente entrar no acampamento do inimigo para lutar, ao mesmo tempo que Saul está descansando sob uma romeira!

1 Sm 14:3 Um sacerdote, vestido com as roupas adequadas, estava ali, mas não foi usado para fazer seu trabalho.

1 Sm 14:4-6 Foi preciso coragem para enfrentar todo um exército, levando apenas um homem com ele. Mas a confiança de Jônatas estava no Senhor.

1 Sm 14:7-17 Com perfeita confiança em Deus, Jôtatas e seu escudeiro entram no poderoso exército dos Filisteus. Veja o resultado! O Senhor está com eles.

1 Sm 14:17-20 Saul nem mesmo sabia que seu filho estava ali lutando as guerras do Senhor.

1 Sm 14:21 Há algo triste aqui... alguns dos Hebreus (Israelitas) estavam vivendo entre seus inimigos, os Filiesteus. Eles eram amigos do inimigo! Isto nos faz lembrar Tiago 4:4.

#449

Todo incrédulo possui um coração de desapontamento, ou um coração que está sempre buscando algo para ficar desapontado, embora ele não enxergue isto.

1 SAMUEL 14, Vers. 22-52

1 Sm 14:22 Aqueles que não tinham qualquer desejo de lutar as guerras do Senhor, agora escutam dizer que o inimigo fugiu, e de repente ficam animados (como acontece conosco às vezes... quando é difícil tomarmos uma posição pelo Senhor, nós nos escondemos. Mas quando outros crentes insistem, tomam uma posição e vencem, então voltamos a entrar em cena para ver se obtemos algum benefício).

1 Sm 14:24 Que tipo de Rei era Saul. A única contribuição que deu foi criar problemas e atrapalhar o povo de Israel e particularmente o homem que merecia o maior crédito... seu filho Jônatas. Saul só pensava em si no versículo 24. Foi só ele tomar o poder por alguns momentos e todos acharam que Deus os havia abandonado.

1 Sm 14:27 Jônatas não sabia que seu pai havia proibido a todos de comerem naquele dia.

1 Sm 14:29 Isso mostra a distância que separava pai e filho. Jônatas era aquele que Deus estava usando, não Saul. A comida havia fortalecido Jônatas.

1 Sm 14:30-33 O povo, ao ver como Jônatas havia sido auxiliado, sai para a batalha, vence, e come as ovelhas, bois e bezerros desafiando o rei. Mas o povo foi longe demais, pois comeram também o sangue. Aquilo era um pecado contra Deus.

1 Sm 14:34-52 Saul edifica um altar ao Senhor ao mesmo tempo em que coloca seu filho sob a sentença de morte.

1 Sm 14:47 Embora Saul tenha atacado os inimigos, ele não os destruiu como deveria.

#450

Há só um lugar para a carne... um só receptáculo adequado a ela... o túmulo de Cristo.

1 SAMUEL 15

1 Sm 15:1-5 Há muito tempo, o Senhor avisou Israel que eles nunca iriam estar em paz com Amaleque - Êxodo 17:16. Amaleque é uma figura da velha natureza pecaminosa que existe em nós. Devemos considerá-la morta, e desistir de qualquer esperança de deixar aquela velha natureza agir - Romanos 13:14. Saul recebeu a ordem clara de não poupar coisa alguma.

1 Sm 15:9 (1SM 15:9) "E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas..." Isso foi desobediência.

1 Sm 15:13 Saul diz a Samuel, "cumpri a palavra do Senhor". Na certa ele achou que Samuel não iria descobrir sua desobediência, mas a culpa não pode ser escondida de Deus.

1 Sm 15:15 Quando Samuel diz a Saul que ele sabe o que fez, Saul diz uma mentira. (Será que Deus ficaria satisfeito se trouxéssemos a Ele, como sacrifício, algo de nossa velha natureza que já foi condenada? É claro que não.)

1 Sm 15:22-23 Importante versículos. O Senhor quer obediência! "Obedecer é melhor que sacrificar". A verdadeira adoração de Deus não pode ter nada da "velha natureza" nela (até mesmo cantar e cultuar não será adoração).

1 Sm 15:30 O orgulho e a vaidade de Saul. Ele sabe que pecou, mas queria honrar a homens antes de honrar a Deus.

1 Sm 15:32 O próprio Samuel mata o rei Agague. (Graças a Deus haverá um completo fim para Satanás, e é o próprio Senhor que providenciará isto.)

1 Sm 15:35 Saul é rejeitado e Samuel nunca volta a visitá-lo, mas chora por ele. (Em fidelidade ao Senhor podemos precisar deixar de acompanhar aqueles crentes que são desobedientes à Palavra de Deus, mas devemos chorar por eles).

#451

Você não pode enterrar sua consciência, mas pode endurecê-la.

1 SAMUEL 16

Agora tem início a maravilhosa história de Davi, pois Deus ainda amava a Seu povo e estava determinado a abençoá-los, apesar de seu fracasso. Assim, ao invés de continuar a lamentar por Saul, Samuel é instruído a ir ungir um novo rei. E isto é algo maravilhoso, pois o Senhor diz, "Me tenho provido de um rei".

1 Sm 16:6-12 Samuel, seguindo a direção do Senhor, vai a Belém, a mesma cidade onde nosso Senhor Jesus nasceu 1000 anos depois. Os filhos são trazidos diante de Samuel, que falava com o Senhor com uma intimidade tal como se Ele estivesse em pé bem ao seu lado. Samuel fica impressionado com a altura e a aparência do mais velho. Samuel vai de um para outro. São estes todos os seus filhos? pergunta Samuel. "Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas". Veja o que é dito dele.

1 Sm 16:19-23 Davi é repentinamente chamado à presença do rei Saul, para trabalhar como servo dele, principalmente para tentar ajudá-lo quando era atribulado por um espírito mau.

#452

Faça os pés e a verdade permanecerem juntos.

1 SAMUEL 17

1 Sm 17:1-11 A bem conhecida história de Golias.

1 Sm 17:11 O resultado de não se confiar no Senhor (como fazemos às vezes?).

1 Sm 17:12-27 Jessé estava pensando em seus filhos no exército, e envia Davi com uma mensagem e um presente. (Daqui em diante Davi é uma figura de Cristo).

1 Sm 17:26 Enquanto todos os outros tremiam e estavam com medo, Davi sabia que o Deus vivo estava do lado de Israel e por isso não tinha medo.

1 Sm 17:28-29 Seus irmãos o acusam de descuido e orgulho. (O Senhor Jesus "(veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam" - João 1:11).

1 Sm 17:30-39 Saul sugere que Davi vista a armadura do rei. Mas Davi tira tudo, pois não ousaria ir na força e armadura de homens, mas no poder de Deus. Ele diz, "Ele (o Senhor) me livrará". (Você já enfrentou uma tentação em suas próprias forças e descobriu quão fraco você é? Mas se confiamos na força do Senhor, haverá vitória.)

1 Sm 17:40 Davi escolhe cinco seixos (pedregulhos) e deixa-os prontos em sua bolsa. (É bom termos a Palavra de Deus pronta para repelirmos qualquer ataque do inimigo).

1 Sm 17:49 Com uma dessas pedras, a vitória é obtida! Davi é uma bela figura de nosso Senhor Jesus que desceu ao vale da morte para derrotar nosso poderoso inimigo. Na cruz Ele venceu Satanás e a morte, e agora desfrutamos dessa maravilhosa vitória.

#453

A união feita com base na "concessão mútua", no que diz respeito às diferenças de opinião que são encontradas entre cristãos, embora tenha boa aparência, é extremamente perniciosa. Ef 4:3... Ela faz pensar que a verdade esteja à nossa disposição.

1 SAMUEL 18

1 Sm 18:1 A vitória de Davi foi para todo o Israel, mas atraiu o coração de Jônatas (filho de Saul) a Davi.

1 Sm 18:4 Jônatas não apenas disse que amava Davi, mas demonstrou isso. (Estamos dispostos a mostrar nosso amor para com o Senhor Jesus pela nossa obediência à Sua Palavra?)

1 Sm 18:5-9 Davi está atribulado. Saul escuta os cânticos louvando Davi e fica com muita inveja.

1 Sm 18:10-11 A inveja é tanta que Saul tenta matar Davi.

1 Sm 18:12-30 Saul percebe que não pode matar Davi, então procura causar problemas para ele de outras maneiras. Mas, apesar de tudo, Davi comporta-se cada vez com mais sabedoria. É maravilhoso vermos a conduta de Davi quando é odiado por Saul e amado por Jônatas. (Acaso não é verdade que nosso Senhor Jesus é mais amargamente odiado e o mais calorosamente amado que qualquer outra pessoa? E cada um de nós está de um lado ou de outro).

#454

A condição de minha alma pode ser vista pelo efeito produzido em mim pela menção do nome de JESUS.

1 SAMUEL 19

1 Sm 19:1 Jônatas vive no palácio com seu pai o rei, e assiste a um ódio contínuo contra Davi, seu especial e amado amigo. (É provável que experimentemos o mesmo. Amamos o Senhor Jesus, e adoramos ouvir outros falando bem dEle. Mas temos que viver e trabalhar com aqueles que são como Saul - que verdadeiramente odeiam o Senhor e tomam Seu precioso Nome em vão.)

1 Sm 19:4-7 Vemos aqui a fidelidade do amor de Jônatas por Davi. Ele "falou bem de Davi a Saul". Para isso deve ter precisado de muita coragem. (Não é fácil falarmos bem do Senhor Jesus entre aqueles que O odeiam, mas com certeza não devíamos nos calar em ocasiões assim). Saul escuta seu filho e promete que Davi não será morto.

1 Sm 19:8-17 Saul logo deixa aquelas boas promessas.

1 Sm 19:18-24 Davi corre em busca de Samuel. Saul escuta e envia mensageiros para capturarem Davi, e finalmente vai ele próprio em busca dele - mas veja como o Senhor cuida dos Seus. Nem Saul, nem seus homens mais poderosos, podem tocar alguém a quem o Senhor protege.

#455

Se eu digo, "Jesus é tudo para mim", como fica minha agenda?

1 SAMUEL 20

1 Sm 20:1-4 Davi fala a Jônatas do perigo que corre, e Jônatas responde corajosamente. Era uma maravilhosa promessa, mas é triste admitir que o pobre Jônatas falhou em mantê-la, como veremos. (Se realmente amamos alguém, temos prazer em cumprir seu desejo).

1 Sm 20:14-17 Davi promete que não apenas demonstrará bondade para com Jônatas, mas para com sua casa (família) para sempre.

1 Sm 20:18-34 Jôtanas é o próximo na linhagem para o trono, mas precisa escolher entre seu pai e seu melhor amigo. A quem ele permanecerá fiel? (Você já teve que passar por uma prova assim? Sejamos sempre fiéis a nosso Senhor Jesus que morreu para nos salvar e para nos livrar de nosso poderoso inimigo).

1 Sm 20:35-39 Nos versículos 19 a 22 Jônatas falou a Davi de como este iria receber a mensagem para saber se seria seguro ir à casa do rei ou se Davi deveria fugir.

1 Sm 20:41-42 Eles se amavam - e o amor de Davi era maior. Conte o número de vezes que nos é falado do amor que tinham um pelo outro. Não se esqueça, Davi é uma figura de Cristo, Jônatas é uma figura de um crente que ama o Senhor.

#456

O pecado que mais assedia esta geração é a banalização do pecado.

1 SAMUEL 21

1 Sm 21:1-6 Davi, (o rei ungido) é rejeitado do mesmo modo como o Senhor Jesus foi rejeitado por aqueles que deviam tê-Lo recebido e honrado. Assim, quando Davi vai ao sacerdote e pede comida, recebe o pão santificado que estivera na mesa da proposição! O próprio Senhor Jesus fala disso em Mateus 12, vers. 3-4. Ele, assim como Davi, foi um rejeitado, embora fosse Rei ungido. Isto está nos mostrando que "já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21:4), e quando o Senhor foi rejeitado, comer do pão santo já não era uma ofensa aos olhos de Deus.

1 Sm 21:10-15 Agora Davi está com tanto medo que foge para os Filisteus, os inimigos de Israel, em busca de abrigo. Aqui Davi deixa de ser um tipo de Cristo... e age como um homem do mundo.

1 Sm 21:13 Se desviamos nosso olhos do Senhor, e falhamos em confiar plenamente nEle, é surpreendente quão tolos acabamos ficando - Romanos 8:31.

#457

O crente pára de progredir espiritualmente assim que pára de se arrepender.

1 SAMUEL 22

Davi, o rei ungido de Israel, foge e se esconde em uma caverna! No versículo 1 lemos de sua família indo até lá... o que era natural, mas no versículo 2 lemos 3 vezes falar de "qualquer pessoa". Certamente não eram aqueles que poderiam ajudar Davi. Exatamente o oposto. Pense só nos 3 grupos. Quem era a atração? Um homem que o Rei Saul estava caçando como um animal! Esse homem era um pária! Mais uma vez Davi se torna uma figura de nosso bendito Senhor Jesus. Ele havia conquistado o coração do povo. Sim, mas ele era também a escolha de Deus para ser rei. Não apenas um grande rei futuro de Israel ali, mas também um profeta, 22:5, e o futuro sumo sacerdote, 22:20-23.

(Nosso bendito Senhor Jesus é Rei, Profeta e Sacerdote. Possamos, cada um de nós que conhece o Senhor como Salvador, entender que estamos seguindo Alguém que foi rejeitado por este mundo. Ora, onde iríamos preferir estar... no palácio do rei Saul, onde Davi era odiado, ou na caverna onde ele era o chefe? Todos os crentes no Senhor Jesus Cristo hoje estão realmente nesta posição. Seguimos um Homem rejeitado e estamos escondidos com Cristo neste mundo, uma caverna. Vale a pena? Nossa felicidade não depende de circunstâncias favoráveis, mas de quão próximo estamos vivendo de Cristo).

1 Sm 22:6-19 Saul está tão cheio de orgulho, que é capaz de se livrar de qualquer um que tenta ajudar Davi. (E devemos nos lembrar de que se desejarmos ser sinceros e fiéis a nosso Senhor rejeitado, iremos também encontrar aqueles que nos rejeitam e se opõem a nós.)

1 Sm 22:20 Um dos sacerdotes escapa e corre para Davi em busca de segurança. As palavras de Davi devem ter sido suficientes para afastar de Abiatar todo o temor. (Estamos preparados para tomar uma posição ao lado do Senhor no lugar onde Ele foi rejeitado?).

#458

Assim que uma pessoa afasta-se de Deus, ela perde o senso espiritual do que é pecado.

1 SAMUEL 23

1 Sm 23:1-2 Davi fez aquilo que cada um de nós precisa fazer diariamente.

1 Sm 23:3-4 Os amigos de Davi ainda pensam que seria mais seguro não ir contra os Filisteus. Davi é paciente para com eles e vai orar a Deus pela segunda vez, recebendo a mesma resposta, "Vai", mas algo é acrescentado ao que Deus havia falado da primeira vez. (Você está recebendo essa mensagem? Estará se manter-se junto a Ele. Leia João 15:7).

1 Sm 23:9-15 Mais uma vez Davi pede a direção do Senhor, e desta vez, ao invés de sair para lutar, ele é guiado à fuga. Saul procura por ele todos os dias, mas não pode encontrá-lo. (O Senhor Jesus não nos promete popularidade e honra neste mundo: ao invés disso, pode haver perseguição. Mas se for para o nome do Senhor, podemos nos regozijar).

1 Sm 23:16-18 Teria sido melhor se Jônatas tivesse compartilhado das tribulações com seu amigo Davi.

1 Sm 23:19-29 Saul certamente tenta encontrar Davi para capturá-lo, mas Deus cuida de Davi. Nada que venha do Senhor parece tocar Saul. Ele não deixa Davi em paz por ter entendido ser esta a vontade do Senhor, mas porque os Filisteus haviam atacado sua terra! Lembre-se disto quando chegar ao capítulo 28.

#459

O pecado que conservamos sem julgar, enfraquece em nossa alma a autoridade da Palavra de Deus... estamos em vias de desonrar a Deus.

1 SAMUEL 24

1 Sm 24:1-2 Parece difícil de acreditar que Saul pudesse estar tão determinado a se livrar de Davi, que havia sido escolhido por Deus em lugar de Saul (15:1).

1 Sm 24:3-8 Os homens de Davi lhe dizem para aproveitar a oportunidade e matar Saul, mas Davi se recusa. Ele sabe que Saul ainda é rei, mesmo agindo de modo tão mau.

1 Sm 24:9-15 Veja que lugar de humildade Davi assume. Ele chama a si mesmo de cão morto, de pulga. Ele estava certo em honrar o rei Saul, apesar de toda a perseguição que havia sofrido. (Virá o dia quando o Senhor tomará o Seu lugar de direito, mas enquanto isso, Ele nos disse para obedecermos as autoridades que estão sobre nós. Mas, por outro lado, a autoridade de Deus vem primeiro, e jamais devemos desistir de obedecer à Palavra de Deus, simplesmente para obedecermos a mandamentos de homens).

1 Sm 24:16-22 Saul chora quando escuta a voz de Davi, e faz todo tipo de confissões. Veremos se o que dizia era ou não sincero.

#460

Onde quer que haja independência, sempre há pecado.

1 SAMUEL 25

1 Sm 25:1 Poderíamos chamar este capítulo de "A loucura de um homem e a fé de uma mulher".

1 Sm 25:2-9 Nabal era muito rico, mas de temperamento mau e orgulhoso. Sua esposa era bela e sábia.

1 Sm 25:10-13 Davi envia alguns de seus jovens para pedir comida a Nabal, em troca da proteção que haviam dado aos pastores de Nabal. Nabal recusa rudemente, e Davi, irado, prepara a vingança.

1 Sm 25:14-17 Alguns dos jovens de Nabal vêem que problemas estão para acontecer, e vão contar a Abigail o que havia ocorrido.

1 Sm 25:18-31 A sabedoria desta mulher. Ele corre se encontrar com Davi com um grande presente e assume a posição de alguém culpado.

1 Sm 25:31 Ela lhe faz lembrar que se derramar sangue em sua ira, depois irá se arrepender disso. (Toda figura do Senhor Jesus tem alguma falha, pois o Senhor Jesus jamais agiria loucamente - porém Ele descerá do céu para trazer juízo sobre aqueles que O rejeitaram. E quem será introduzido na bênção? Aqueles que reconheceram a culpa e receberam Sua misericórdia).

1 Sm 25:32-35 Davi logo vê a sabedoria das súplicas dessa mulher e agradece a ela por isso, e desiste de seus planos.

1 Sm 25:36-44 Nabal recebe seu castigo. (Que bela figura do amor e graça de nosso Senhor Jesus, que não só nos livrará do castigo, mas nos introduzirá no lugar de maior intimidade de amor e bênção).

#461

Deus odeia o orgulho acima de todas as coisas, pois dá ao homem o lugar que pertence a Ele, o Único que é exaltado sobre todos.

1 SAMUEL 26

1 Sm 26:1-4 Parece difícil de acreditar que Saul nunca desiste de caçar Davi.

1 Sm 26:5-10 Todos os soldados, que o deveriam estar guardando, estão dormindo. Abisai quer pegar aquela lança e matar Saul imediatamente, mas Davi não permitirá que ele faça isso, pois sabe que Saul continua sendo o rei ungido por Deus, e evita feri-lo.

1 Sm 26:11-16 Davi age com paciência, perdoando, e confiando.

1 Sm 26:21-25 O coração de Saul para com Davi não muda, apesar dessas palavras parecerem tão doces. Principalmente o último versículo. Davi parece sentir isso, como o primeiro versículo do capítulo seguinte indica.

#462

O orgulho interrompe a comunhão com Deus e atrai Seu castigo, pois Deus resiste ao soberbo. Tiago 4:6.

1 SAMUEL 27

Neste capítulo, Davi certamente não é uma figura do Senhor Jesus. Mas mostra a fraqueza e os erros de cada um de nós que crê no Senhor. Não nos esqueçamos disto!

1 Sm 27:1-4 Davi foge para a terra dos Filisteus, o próprio inimigo de Israel. Que estranho encontrar o futuro rei de Israel, aquele que havia morto Golias, encontrando abrigo entre os Filisteus. (Nós crentes às vezes nos voltamos para o mundo em busca de auxílio, e era isso o que Davi estava fazendo).

1 Sm 27:5-7 Davi se estabelece na terra do inimigo, em uma cidade chamada Ziclague.

1 Sm 27:8-12 Davi age e fala de modo falso. (Quando damos um passo na direção errada, isso geralmente nos leva a algo pior). Davi diz uma mentira, e tenta encobri-la dizendo que não sobrou ninguém vivo para denunciá-lo! (Quem conta a história verdadeira? O Senhor. Ele escutou aquela mentira! Nunca podemos esconder coisa alguma de Deus).

#463

Qual é o segredo da infelicidade e da inquietude de muitos crentes? Um anseio por descanso aqui.

1 SAMUEL 28

1 Sm 28:1-2 Davi encontra-se agora em uma difícil situação, (uma figura de um crente que compromete a verdade). Ele havia escolhido viver com o inimigo de Israel, e agora encontra-se diante do problema de precisar lutar contra o seu próprio povo. (Se não permanecemos fielmente ao lado de nosso rejeitado Senhor, nos encontraremos tomando posição com aqueles que resistem à verdade).

1 Sm 28:4-5 Mais uma vez o poderoso exército dos Filisteus está reunido contra Israel, e Saul, o rei, está tremendo. Samuel havia morrido, Davi havia fugido, e Saul não sabia a quem ir, pois era um estranho para o Senhor. Este é o contraste com Davi no capítulo 23:1-4. Portanto ele vai em busca de uma "feiticeira". Havia feiticeiras naqueles dias, e estavam sob o poder de demônios. Saul não tem mais aonde ir, portanto vai ao diabo em busca de socorro.

1 Sm 28:7-20 Que experiência terrível! A feiticeira espanta-se ao ver Samuel, e Saul fica aterrorizado com a mensagem que Samuel lhe dá. "Amanhã tu e teus filhos estareis comigo." Mortos! Evidentemente, Samuel era obediente e Saul desobediente, mas ambos estariam na eternidade. Algumas pessoas querem crer que os espíritas têm esse poder que é mostrado aqui. Mas não é verdade. Deus trouxe Samuel, e a feiticeira ficou tão apavorada quanto Saul por aquela aparição. Ela estava acostumada a receber demônios fazendo-se passar por mortos. Eles não a espantavam. Agora Saul só tinha mais um dia de vida. Iria ele voltar-se ao Senhor e confessar sua culpa? É triste dizer, mas não fez assim. Aqui estava um homem a quem foi dito que estaria morto no dia seguinte, e ainda assim seu coração era tão duro, ainda que aterrorizado, que seguiu seu próprio caminho - sem Deus.

#464

Nada é mais terrível que uma consciência endurecida por uma vontade perversa.

1 SAMUEL 29

Que estranha figura vemos nesta breve história. Davi, o destemido Israelita que havia enfrentado Golias e os Filisteus, está agora seguindo para a batalha junto com os Filisteus - contra Israel! Lembre-se sempre de que Deus não escreveu a Bíblia para exaltar qualquer homem ou mulher, mas para mostrar a Sua própria perfeição e glória. Todas as pessoas falham. Mas também nunca se esqueça de que quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, nos tornamos perfeitos assim como Ele é. Hebreus 10:14. Recebemos Vida Eterna. 1 Epístola de João 5:11.

Não confunda nossa posição perfeita e santa diante de Deus em Cristo, com a velha vida. Quando fazemos o que queremos, estamos voltando para aquela velha vida. Só pecamos quando queremos pecar. Leia Romanos 8:2. As duas coisas andam juntas. Na primeira, as Escrituras dizem que Ele aperfeiçoou para sempre os que são santificados (todos os crentes) Hb 10:14, e Paulo disse, "em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum." Romanos 7:18.

1 Sm 29:7-8 Mesmo quando Davi é avisado que está no lugar errado, ele argumenta que quer ficar. Mas o Senhor estava acima de tudo isso, e Ele não iria querer Davi lutando contra Israel.

#465

Não há cegueira maior que aquela que resulta da resistência à luz, e que, quando na presença da luz, não renuncia à sua vontade própria.

1 SAMUEL 30

1 Sm 30:1-21 O que aconteceu durante a ausência de Davi? O Senhor certamente permitiu isso. (Se nos afastamos do Senhor, Ele é fiel em nos trazer de volta, mas podemos sofrer por nossa desobediência).

1 Sm 30:3-6 Davi e seus homens estão terrivelmente desencorajados, pois parece que perderam tudo. E aqueles que foram tão fiéis a Davi até sugerem que ele seja apedrejado até a morte! "Todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus." Apesar de ter se afastado tanto do Senhor, e ter se misturado com os inimigos, mesmo assim, quando em profunda tribulação, ele sabe que pode voltar-se para o Senhor e descobrirá que Ele é fiel.

1 Sm 30:11-15 Uma interessante história de um servo Egípcio que foi abandonado para morrer. (É uma figura de como somos. Nós também éramos servos do pecado e de Satanás, e teríamos morrido em nossos pecados se o Senhor não tivesse nos encontrado). Davi mostra bondade a ele e o fortalece, e então pergunta se poderia levá-lo à companhia de soldados que havia queimado e roubado Ziclague.

1 Sm 30:16-20 Que grande vitória - Davi recupera tudo. Sim, as esposas e famílias de todos aqueles homens foram recuperadas vivas e em boas condições. (Quão gratos deveríamos ser por nosso Senhor Jesus, por meio de sua morte por nós, ter recuperado tudo. Está consumado. Ele venceu por nós - de modo que agora podemos desfrutar de todas as bênçãos que resultam daquela vitória, e podemos olhar adiante para o gozo e felicidade eterna).

1 Sm 30:26-31 Havia muitas coisas resultantes daquela grande vitória que se podia enviar presentes a outros. (Não apenas nós desfrutaremos da alegria do lar de nosso Senhor e do Seu amor para sempre, mas haverá bênçãos para outros - mesmo para os crentes na terra).

#466

Quanto mais verdadeiramente alguém está na luz, mais estará aliando-se a Satanás se rejeitar a luz... o coração acaba se acostumando à indiferença.

1 SAMUEL 31

1 Sm 31:1-6 Eis o triste fim de Saul e de seus filhos.

1 Sm 31:7-10 Os Filisteus pagãos agora se gabam de sua vitória sobre Israel e sobre o rei Saul. Saul havia sido tão poderosa e Davi tão desprezado. Eis o fim daquele soberbo rei.

1 Sm 31:11-13 Ficamos felizes ao lermos a respeito dos homens valentes que honraram Saul, como o rei ungido de Deus, mesmo depois de tamanho fracasso. Veremos mais tarde que Davi notou isso, e mostrou sua gratidão àqueles homens que arriscaram suas vidas para demonstrar respeito ao seu derrotado rei Saul. Olhemos para trás, para este livro que acabamos de ler. Que histórias de fracassos de homens! Quase que todos eles! Parece até que Deus estava desistindo deles... Samuel, o profeta, havia morrido, o rei Saul e seus filhos são mortos pelos Filisteus; até Davi fugiu e foi morar com os Filisteus, os piores inimigos de Israel. Tudo acabou. Não há esperança ou bênção para Israel, exceto na misericórdia de Deus! Mas é exatamente isto que encontramos no segundo livro de Samuel.

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice