Contents

[ ]

Índice

 
#505

Há 100 anos, os homens não eram capazes de fazer às claras o que faziam às escondidas. Mas hoje, estão fazendo tudo às claras.

1 REIS 1, vers. 1-27

Hoje voltamos ao Antigo Testamento para olhar mais algumas figuras! 1 e 2 Reis são uma continuação de 1 e 2 Samuel. O Rei Davi é uma figura de Cristo conquistando uma vitória maravilhosa contra Satanás e o poder do mal; Salomão é uma figura de Cristo em paz, prosperidade e sabedoria, reinando sobre a Terra no milênio.

1 Rs 1:1-4 Diferentes esforços foram feitos para manter o Rei Davi vivo; todos métodos humanos.

1 Rs 1:5-10 Mesmo depois de Davi haver morrido, outro de seus filhos, Adonias, rebela-se e proclama a si mesmo o novo rei. Você deve se lembrar de que Deus disse que a espada nunca se apartaria da família de Davi (porque ele havia pecado - 2 Sm 12:10), portanto aqui ela cai outra vez. Davi foi um bom rei, mas um pai sofrível. Ele nunca corrigiu seu filho. Adonias não queria ter consigo aqueles que tivessem se devotado ao rei escolhido por Deus, Davi.

1 Rs 1:11-27 Bate-Seba e Natã parecem preocupados com sua própria segurança e com a dúvida se Salomão seria rei ou não.

#506

Satanás tem poder contra os argumentos, contra o conhecimento, mas não contra obediência... se estivermos agindo conforme a Palavra, sem nenhuma vontade própria.

1 REIS 1, Vers. 28-53

1 Rs 1:28-40 Rei, sacerdote e profeta (vers. 28 e 32) estão juntos. (No milênio este será o lugar de Cristo; Ele é as três coisas - veja Apocalipse 19:16; Hebreus 7:21-28). Salomão é proclamando rei de Israel. Por volta do ano 1015 A.C. E reinou por 40 anos. Deus o escolheu para ser um rei sábio, para tomar as decisões certas e governar sobre Israel na época de sua mais elevada glória, prosperidade, unidade e paz.

1 Rs 1:41-53 As notícias da escolha de Deus traz medo àqueles que desejavam que Adonias fosse rei. (Ele era o irmão mais velho de Salomão). Ele é outra figura da época que ainda está para vir na tribulação, quando a cabeça do Império Romano revivido (que está se formando na Europa agora com 12 nações formando uma união econômica) é chamada de "Besta" (Apocalipse 13:1). Então existirá um outro homem, o "homem de pecado", o "anticristo", que tentará dominar o mundo. O Senhor Jesus aparecerá repentinamente no céu, (e nós, os crentes, com Ele), e vencerá esses dois homens (Ap 19:19 a 21) e os lançará vivos no inferno. Então o Senhor Jesus será o Governante do mundo por 1000 anos. Assim, em nosso capítulo, vemos uma figura de tudo isso. Você não sente seu coração tremer quando percebe que o Senhor Jesus ainda terá Seu lugar de direito neste mundo?

#507

Hoje, Satanás pode, e irá, se apresentar, no momento em que eu falhar em me apoiar somente em Deus... (Algo fácil de ser visto!)

1 REIS 2

1 Rs 2:1-4 Que palavras maravilhosas para todos nós aplicarmos em nossa vida. O que Deus promete fazer aqui para Salomão, Ele fará também para você, mas isto exige obediência a Deus. Vamos experimentar!

1 Rs 2:5-9 Davi mostra misericórdia para com Joabe e Simei, mas estes dois homens não se arrependeram, portanto seu castigo deve ser ministrado pelo sábio Salomão. E como Davi se recordava de seus maus feitos, ele também se lembrava da bondade de Barzilai (2 Samuel 19:31-38).

1 Rs 2:13-25 Sem arrependimento - sem bênção! Adonias sabia quem era a escolha de Deus - vers. 15, mas ao invés de ir pessoalmente até Salomão e se humilhar em confissão, ele envia a mãe do rei para tentar obter um favor para si.

1 Rs 2:26-27 A fidelidade de Abiatar a Davi não é esquecida. Mas Abiatar não havia continuado com a escolha de Deus, mas havia se colocado do lado de Adonias (cap. 1, vers. 7), e agora ele perde seu lugar de favorecimento como sacerdote).

1 Rs 2:28-35 Joabe havia sido o general do exército de Davi, mas não havia se comportado de acordo com os desejos do rei.

1 Rs 2:36-46 Uma forma simples de se evitar a morte, mas após três anos Simei já não se recorda das palavras do rei. Isto lhe custa a vida. (Estes dois capítulos são fortes lembretes de que nossa vida será revista diante de Deus).

#508

Minha condição é o que me leva a cair na cilada que o inimigo prepara para mim.

1 REIS 3

1 Rs 3:1 "Se aparentou" significa que "uniu-se", por causa do matrimônio, ao rei do Egito. Este foi primeiro passo de Salomão no caminho errado. "A trouxe à cidade de Davi" - ela não pertence ao palácio real. "Até que acabasse de edificar a sua casa". Salomão deu mais importância a terminar sua própria casa do que a casa do Senhor. "A muralha de Jerusalém" devia ter ocupado um lugar de maior importância em seus pensamentos, e isso teria guardado Salomão de cometer seu primeiro erro.

1 Rs 3:3 Mas existe esperança para coisas melhores, pois seu coração era correto. (Quanto mais próximos ficamos do Senhor, mais iremos ver coisas em nossa vida da maneira como Ele as vê, sejam boas ou ruins).

1 Rs 3:4-9 Em alguns aspectos Salomão fez o que era correto; eis um exemplo. O Senhor ficou satisfeito.

1 Rs 3:10-15 Salomão recebeu poder vindo de Deus, tinha entendimento, e recebeu muito mais do que poderia imaginar. Ele responde com louvor e ações de graças a Deus, com o povo de Deus, no lugar indicado por Deus.

1 Rs 3:16-28 A sabedoria de Deus opera em um mundo de pecado e egoísmo! (Se andamos com Deus a cada dia, Ele nos levará a fazer as escolhas certas para a Sua honra, e outros verão os resultados).

#509

Quanto mais na frente de batalha alguém se encontra, mais ele estará exposto aos dardos inflamados. Quanto mais você levar o testemunho dos pensamentos de Deus, da vontade de Deus, e do lugar que os santos têm na mente de Deus, mais você estará sujeito aos ataques de Satanás.

1 REIS 4

1 Rs 4:1-28 Tudo estava em perfeita ordem sob o rei de Deus e todo o povo estava contente. Estes capítulos nos apresentam uma pequena figura do Reino de Cristo no milênio. Naquela época futura, Israel (todas as doze tribos) estará alegremente reunido ao credor de Cristo, seu Rei, e nada faltará - vers. 17!

1 Rs 4:20 Não podemos passar por este versículo sem um comentário. Parece-se demais com uma festa desenfreada ou com satisfação própria (como vemos descrito dos loucos de Lucas 12:19). Todavia, é realmente uma figura do milênio futuro, quando todos desfrutarão de paz pessoal. Mas para hoje, o crente está em um mundo onde não há paz. Ao invés de agirmos assim, devemos ser testemunhas de um Cristo rejeitado. Por isso temos o maravilhoso versículo de Romanos 14:17; pense nisto.

1 Rs 4:29-34 Do maior para o menor, Salomão estava sobre todas as coisas e podia falar com inteligência de qualquer assunto. O vers. 34 nos faz lembrar de Zacarias 14:16, pois Cristo é "o Rei".

#510

Satanás não tem qualquer poder enquanto a alma estiver andando em obediência à Palavra de Deus.

1 REIS 5

1 Rs 5:1-11 Não apenas todo o Israel está se regozijando sob seu rei, mas aqui está um rei Gentio fazendo alegremente o que Salomão pede! No reino de Cristo, toda a Terra irá obedecê-Lo. Lucas 2:14 se cumprirá.

1 Rs 5:12-18 Muitas mãos ocupadas com uma construção. Provavelmente o mais magnífico e caro edifício já construído nesta Terra. O próprio Deus fala sobre isto. Leia o que Ele falou no capítulo 9:3. Estas palavras nos fazem entender que o templo é uma figura do grande e glorioso reino de Cristo durante os 1000 anos conhecidos como milênio. Embora este edifício tenha sido depois destruído, depois reconstruído e outra vez destruído, ele será novamente construído. Mas as Escrituras sempre referem-se a ele como uma casa. Leia Ageu 2:9. Quando o Senhor Jesus estava na Terra, Ele o chamava de "casa de Meu Pai" - João 2:16.

1 Rs 5:17 Interessante versículo. As pedras têm três descrições. Com estas palavras na mente, abra em Ef 2:19-22 para ver que você (cada crente) é uma pedra no templo que Deus está agora construindo. Isto não enche seu coração de gozo?

#511

Não é a força do inimigo que devo temer, mas minha própria iniqüidade que me enfraquece.

1 REIS 6

1 Rs 6:1-10 Este edifício era maior que doze vezes o tamanho do tabernáculo. O tabernáculo havia sido feito de tábuas que podiam ser desmontadas e transportadas (necessário para viajar pelo deserto), mas este templo foi construído de pedras, como um edifício permanente na terra prometida. Este templo foi edificado sem que se ouvisse o som de uma ferramenta humana sequer - vers. 7.

1 Rs 6:11-13 Uma bênção maior para Israel dependia da fidelidade de Salomão.

1 Rs 6:14-22 A árvore de cedro representa a glória do homem na sua melhor forma. Ela fica completamente escondida neste templo por ser completamente coberta com ouro, (justiça divina). O "oráculo" era a sala para a arca - vers. 19, e ali estava também o altar - vers. 22, como no tabernáculo, embora tudo fosse de tamanho maior, exceto a arca.

1 Rs 6:23-28 Os querubins para a arca estão conectados com esta sala também. No milênio haverá o governo do Senhor para controlar tudo perfeitamente e para julgar os pecados todos os dias. Querubins (seres celestiais) executam o castigo de Deus para os pecados.

1 Rs 6:29-36 O tabernáculo tinha um véu de linho em fronte da sala na qual a arca permanecia, mas neste templo há portas dobráveis de madeira cobertas com ouro. No Cristianismo nós os crentes não temos "portas" que nos impeçam de entrar na presença de Deus - Hebreus 10:19-22; mas Israel não poderia e nem terá o privilégio de uma posição de tamanha liberdade.

1 Rs 6:37-38 O templo é completado.

#512

As artimanhas de Satanás... o remédio absoluto de Deus... e nossa responsabilidade de estarmos cientes de ambas as coisas.

1 REIS 7, Vers. 1-22

1 Rs 7:1-12 A casa do rei era mais de 4 vezes maior que o templo e exigiu de Salomão quase o dobro do tempo para construí-la. (Será que aprendemos algo disto? Mas quando tudo isso se cumprir na Terra, nós os crentes estaremos com Cristo, desfrutando não apenas das bênçãos celestiais, mas de Seu governo sobre a Terra, como a "noiva, a esposa do Cordeiro" - Ap 21:9-27).

1 Rs 7:7 Aqui Salomão tomou decisões também em todas as questões concernentes ao reino. Tudo isso é uma figura do reino de Cristo durante o milênio, quando o Senhor irá governar o mundo por meio de Israel.

1 Rs 7:15-22 Duas colunas - "Jaquim" (significando "Aquele que estabelecerá") e "Boaz" (significando "nEle há força"), ambas lindamente decoradas. Cristo cumprirá ambas as coisas em Sua bendita Pessoa no milênio. (Somente Ele pode ser o mesmo para nós Cristãos hoje).

#513

Satanás sempre procura usar coisas boas para substituir a Cristo.

1 REIS 7, Vers. 23-51

1 Rs 7:23-46 Uma imensa bacia com cerca de 4,5 metros de diâmetro (com capacidade para quase 49 mil litros de água) apoiada sobre doze bois de bronze.

1 Rs 7:47 "Excessivo número" significa que o peso era tão grande que Salomão não podia pesá-lo! O bronze nas Escrituras é uma figura de tolerância, ou paciência na prova. (Este versículo nos ajuda a entender um pouco, mas nunca completamente, o que Cristo suportou na cruz. Algo que só Deus conheceu. Veja Hebreus 12:1-4).

1 Rs 7:48-51 O que Davi havia preparado, Salomão traz para dentro, e tudo fica completo. Cristo fará a obra de arrependimento no coração de Israel (Zc 12:10) e irá também estabelecê-los em Sua terra da promessa em paz (Salmo 29:10-11; Isaías 32:15-18).

#514

Não é por conhecer Satanás que ficamos capacitados a discernir seus "ardis", mas por nos mantermos na presença de Deus. Sempre foi assim com Cristo.

1 REIS 8, Vers. 1-32

1 Rs 8:2 Esta era a Festa dos Tabernáculos (veja os comentários de Levítico 23).

1 Rs 8:3-4 Tudo estava em divina ordem aqui, em conformidade com Números 4.

1 Rs 8:5 Eles ofereciam espontaneamente mais do que podiam contar.

1 Rs 8:6 A única peça de mobília do tabernáculo que entrou no templo.

1 Rs 8:8 Os sacerdotes podiam entrar no "lugar santo", mas não no "oráculo" (o "santíssimo lugar" ou "santo dos santos"), onde estava a arca. Eles podiam ver somente as pontas dos varais, mas aquilo era suficiente para se lembrarem de que Deus estava com eles. O restante do povo de Israel que ficava "fora" (fora do edifício) não via nada disso. (Hoje nós que somos Cristãos somos sacerdotes e é nosso feliz privilégio poder entrar além do véu na própria presença de Deus - Hebreus 10:19-22).

1 Rs 8:10-11 Deus provou que estava satisfeito, ao fazer com que a nuvem (a glória do Senhor) enchesse o templo. (Assim foi com o início da igreja - Atos 4:31-33).

1 Rs 8:12-21 A voz de louvor e ações de graças a Deus vinha de um coração grato!

1 Rs 8:22-30 A voz de oração e súplica a Deus vinha de um coração dependente! Repare a importância do "lugar" onde o Senhor disse que Seu nome estaria. Havia só um lugar assim em todo o Israel e para todo o Israel. (Compare com Mateus 18:20 e veja o que "o lugar" é para nós crentes hoje.)

1 Rs 8:31-32 Os pecados individuais deviam ser resolvidos "na casa" (o Templo), se não fossem resolvidos em particular entre as pessoas - compare com Mateus 18:15-17.

#515

Satanás mais do futuro do que nós, ou menos ainda, conforme nos é revelado na Palavra de Deus.

1 REIS 8, Vers. 33-66

1 Rs 8:33-40 Os pecados dos quais as pessoas, como um todo, eram culpadas, eram também para ser perdoados se houvesse confissão "voltados para esta casa". (Em 2 Coríntios 7:8-12, a assembléia em Corinto havia aprendido a perdoar apenas quando houvesse confissão do mal praticado.)

1 Rs 8:46-53 Isto aconteceu mais tarde a Israel. Daniel, cap. 9:4, nos mostra um homem que se lembrou destes versículos cerca de 400 anos depois da oração de Salomão.

1 Rs 8:55-61 Quão dependente era Salomão! (É a única atitude segura para nós também).

1 Rs 8:62-66 Se você e eu estivermos vivendo com uma boa consciência para com Deus, seremos tão felizes quanto essas pessoas! O Senhor quer que sejamos felizes todos os dias e nos disse o quanto podemos ser felizes... pela obediência à Sua Palavra.

#516

Que mistério de iniqüidade este, que a igreja acabasse sendo o berço no qual Satanás tem dado à luz a plenitude da iniqüidade humana!

1 REIS 9

1 Rs 9:1-9 Este é o motivo de Israel ter passado por tão terrível tribulação pelos últimos 2500 anos! (Oséias 3:4).

1 Rs 9:10-14 No capítulo 5, Salomão deu a Hirão tudo o que combinaram. Estas 20 cidades eram um presente adicional, mas Hirão chamou o presente de "Cabul" que significa "sem valor". Hirão aparentemente não gostou de receber parte da terra prometida de Israel, valorizando mais sua própria cidade de Tiro.

1 Rs 9:15-23 Havia uma diferença entre os Israelitas e aqueles que estavam nas nações que antes controlavam a terra. Em Mateus 17:24-27, o Senhor Jesus indica esta diferença a Pedro. Mas Ele faz com que Pedro pague o imposto, pois naquela época os Gentios estavam no controle.

1 Rs 9:25 No milênio, os sacrifícios serão outra vez oferecidos sob a direção de Cristo, o Rei de Israel. (A igreja nunca participará deles, pois nós, como igreja, estaremos no céu nessa ocasião).

1 Rs 9:26-28 A fama de Salomão começa a se espalhar mais por meio de seus servos.

#517

Se estou andando como alguém nascido de Deus... e como alguém que vestiu toda a armadura de Deus... a carne sendo mantida no lugar de morte... então Satanás não pode me afetar. 1 João 5:18

1 REIS 10

1 Rs 10:1-3 Sua fama alcança os ouvidos de uma rainha a mais de 2200 quilômetros no sul da Arábia. Sua fama está conectada ao Nome do Senhor. Mesmo sendo uma rainha, ela deve assumir o lugar de aprendiz diante do rei Salomão. (Que figura essa de Cristo, que será Rei de reis e Senhor de senhores!).

1 Rs 10:4-9 Ela não só prestou atenção às palavras e obras de Salomão, mas observou cuidadosamente cada movimento de seus servos e a maneira como estavam vestidos!

1 Rs 10:10-13 Ela deu algo a ele. (Os crentes têm o privilégio de dar algo ao Senhor, além de nos darmos a nós próprios e de nossas possessões.) Mas então ele dá algo a ela. (O Senhor será o "Dador" e nós os recebedores).

1 Rs 10:14-22 A riqueza de Salomão era tão grande que a prata nem era contada - vers. 21!

1 Rs 10:23-29 É isto que se dirá de Cristo em Seu reino na terra durante o milênio.

#518

Tanto a Cristandade como Israel têm recusado o verdadeiro Cristo... ambos devem receber o falso... o Anticristo.

1 REIS 11

1 Rs 11:1-8 Mas... que triste palavra! Seria possível aquele homem se apartar de seguir ao Senhor que o havia abençoado tanto? Sim. (E o mesmo pode acontecer conosco se não vigiarmos.) "Mulheres estrangeiras" significa que não eram Israelitas. (Se andamos em companhia de incrédulos, isto é o que nos farão - vers. 4).

1 Rs 11:9-13 Salomão não parou de ser um crente, mas ele agora é um crente desobediente, e por isso o Senhor tira a honra que Salomão tinha como líder dado por Deus para Seu povo. Isto é o que se chama de "governo" de Deus. Veja também Gl 6:7).

1 Rs 11:14-25 Agora aparecem dois causadores de problemas. (Os fracassos do crente são o que dão forças e oportunidades a nossos inimigos.) Hadad estava aparentado com Israel. Rezom era um Gentio.

1 Rs 11:26-40 Leremos bastante sobre esse jovem. Ele tinha algumas coisas boas - vers. 28, e algumas coisas más - vers. 26.

1 Rs 11:41-43 Só 3 reis, Saul, Davi e Salomão, reinaram sobre o reino unido de Israel durante sua idade adulta. Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel por quarenta anos. O próximo Rei, que deverá reinar sobre um Israel unido é o próprio Senhor Jesus! (Leia Salmos 48:2). E será Rei por 1000 anos!

#519

É bom lembrar que a disseminação do que é mau é algo natural; enquanto a disseminação da verdade requer o poder de Deus.

1 REIS 12, Vers. 1-20

1 Rs 12:1-5 Roboão, filho de Salomão, teve um bom início com "todo o Israel".

1 Rs 12:6-11 Mas ele logo começa a escorregar, por não dar ouvidos àqueles que eram mais velhos e sábios que ele. "Escorpiões" - vers. 11, (Um tipo de chicote com nós nas pontas).

1 Rs 12:12-15 Roboão fazia uso de um falar duro, cruel, e vermos os resultados. Mas o Senhor estava usando isso tudo para cumprir o que Ele havia planejado e sobre o que havia escrito no capítulo 11:26 a 32, e por causa do vers. 33.

1 Rs 12:20 A promessa do capítulo 11, vers. 37, dizia respeito a Roboão particularmente. As dez tribos não escutaram isso, mas aqui elas cumprem isso, se rebelando contra o rei de Deus.

#520

Discernir falsa doutrina é algo muito difícil; exige discernir o conteúdo dos ardis com que se tenta justificá-lo... para esconder isso sob a aparência de verdade.

1 REIS 12, Vers. 21-33

1 Rs 12:21-24 Estas duas tribos tinham que se sujeitar ao Senhor na dolorosa divisão que aconteceu, pois todo o povo era culpado.

1 Rs 12:24 Há uma declaração extraordinária no meio deste versículo... "Eu é que fiz esta obra" (Será que já aconteceu alguma coisa em sua vida Cristã, que tenha sido uma verdadeira tristeza para você? Lembre-se de que você não está onde está por acidente. Ele permitiu isso para que você pudesse aprender que o melhor amigo é Jesus. Quando estamos envoltos em dificuldades ou tribulações, quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais compreenderemos que o Senhor está falando para nós, "Eu é que fiz esta obra").

1 Rs 12:25-33 Ele sabia muito bem onde ainda estava o centro de Deus (11:27 e 38), mas sua auto-importância estava se introduzindo no caminho de obediência ao Senhor. Os resultados? Ele criou falsos centros de adoração e nesses lugares começou a aplicar seus próprios métodos. O que diz as Escrituras sobre as divisões humanas - vers. 30? Cristo, e o Seu Nome somente, é o Centro de Deus. A Palavra de Deus é a única fonte de verdadeiro ensino quanto à adoração e ordem Cristã na assembléia.

#521

É só quando podemos dizer que cada um dos outros filhos de Deus pertence à mesma igreja a que pertencemos, é que estamos no terreno (fundamento) da igreja de Deus.

1 REIS 13, vers. 1-10

1 Rs 13:1-3 O Senhor envia o Seu mensageiro com um sério aviso àqueles que estavam se reunindo em um falso centro em Betel. (Após ler estes 3 versículos, vá até 2 Reis 23:16-18, para ver que o que é dito aqui aconteceu lá cerca de 350 anos mais tarde!)

1 Rs 13:4 O rei estava fora do seu lugar ao estar junto ao altar. (Aqueles que estão no lugar errado de adoração hoje também perdem seu discernimento daquilo que Deus requer). O rei está irado, e imediatamente Deus faz com que seu braço secasse.

1 Rs 13:6 Bondade divina para com alguém que não merecia esta misericórdia.

1 Rs 13:7-10 Um verdadeiro teste para o homem de Deus depois de haver feito este milagre no rei rebelde e desobediente.

#522

O clericalismo é o Judaísmo adaptado por dispositivos humanos, a uma fé à qual difere em essência, e para a qual se opõe radicalmente.

1 REIS 13, Vers. 11-34

1 Rs 13:11-19 O homem de Deus não pode repousar em sua fidelidade passada. Ele tinha a Palavra de Deus e o próprio Deus não poderia ter dado ao anjo ordens opostas. O homem de Deus desobedece ao desobedecer um profeta enganador (um mestre religioso).

1 Rs 13:20-22 (Se conhecemos a vontade de Deus mas não a colocamos em prática (não obedecemos) nossa alma sai perdendo.

1 Rs 13:23-32 O profeta chorou sua morte. Mas não fez nada para sair daquele falso centro que era Betel. (Você diz, sim, sei que denominações e divisões entre o povo de Deus são erradas e que todos os Cristãos deveriam estar reunidos somente ao nome do Senhor Jesus? Se responder que sim... você está tomando alguma providência?). É esta a maneira prática de se dar glória ao Senhor.

1 Rs 13:33-34 Apesar de tudo, Jeroboão continua com suas próprias idéias.

#523

Deus santifica os desapontamentos de nossa vida se tivermos um espírito sem rancor a respeito deles.

1 REIS 14

1 Rs 14:1-5 Ele segue com seus planos, mas o Senhor não Se deixa escarnecer, e nem o servo do Senhor que tiver permanecido no lugar certo.

1 Rs 14:6-16 Deus diz a Aías quem é verdadeiramente aquela mulher! Deus disse a ele também muitas outras coisas. Uma terrível mensagem, mas a quem Jeroboão poderia culpar? Que misericórdia é o versículo 13. A criança não tinha idade suficiente para ser pessoalmente culpada pelos maus procedimentos de seu pai, portanto o Senhor leva a criança para Si, para fora daquela casa pecaminosa (veja Mateus 18:10-11, 14).

1 Rs 14:17-20 Duas mortes.

1 Rs 14:21 O Senhor nos diz mais uma vez onde era o Seu centro.

1 Rs 14:22-24 Mas é importante notar que aqueles que estavam no lugar onde o Senhor havia colocado o Seu Nome, também eram infiéis.

1 Rs 14:25-31 O Senhor permitiu que o rei do Egito atacasse Jerusalém e até invadisse a casa do Senhor e levasse os seus tesouros. Repare que o rei faz mais escudos, mas para a defesa de que casa? (Quando não damos valor a Cristo como nosso Centro de reunião, o Senhor às vezes permite que o inimigo nos roube nossos tesouros).

#524

Em geral, quando pensamos que estamos julgando as circunstâncias, é Deus que está nos julgando... julgando nossa condição.

1 REIS 15

1 Rs 15:1-8 O filho de Jeroboão torna-se agora rei de Judá. Ele segue os passos de seu pai e não tem um coração que agrade ou obedeça ao Senhor. Repare o tempo de duração de seu reinado.

1 Rs 15:9-15 Um rei fiel, principalmente em sua própria casa com seus pais infiéis. Um verdadeiro encorajamento para qualquer um cujos pais não sejam salvos.

1 Rs 15:16-24 Mas ele não continuou em fidelidade quando os de fora o ameaçaram. (Tenha cuidado quanto até onde você vai em seu relacionamento com vizinhos, colegas de escola ou de trabalho que não são salvos).

1 Rs 15:25-34 Aqueles que seguiram Jeroboão. Deus nunca Se esqueceu do que Jeroboão fez ao levar Israel a se desviar do centro de Deus - vers. 26-34. E nenhum dos reis daquelas 10 tribos jamais fez "o que era bom aos olhos do Senhor", pois estavam sempre em oposição àquele centro e encorajavam a divisão do povo de Deus.

#525

Podemos saber o que fazer nas circunstâncias, mas não deveríamos ser guiados por elas.

1 REIS 16

1 Rs 16:1-7 Baasa colhe seu próprio castigo por causa de seu mau exemplo diante das 10 tribos.

1 Rs 16:8-14 A tristeza causada pela bebida forte (é um pecado contra Deus embebedar-se - Gl 5:21).

1 Rs 16:15-20 Ele foi rei por apenas 7 dias, e depois perdeu sua vida, pois planejou a morte de outro - compare com 1 João 3:14.

1 Rs 16:21-28 Que reputação tinha essa pessoa - vers. 25. Ele agiu melhor do que todos os que o antecederam - foi um sucesso - mas era tudo mau aos olhos de Deus!

1 Rs 16:29-34 Mas Acabe foi ainda mais longe, casando-se deliberadamente com uma mulher má dos Gentios, adorando os deus pagãos, e levantando um ídolo pagão ("bosque" - vers. 33 no Inglês).

#526

Todo crente precisa aprender o que ele é ao passar pelas circunstâncias em que ele é colocado.

1 REIS 17

1 Rs 17:1 "Elias" significa "Aquele cujo Deus é Jeová". As dez tribos haviam sido levadas, por seus reis, cada vez mais longe do Senhor, até que Acabe acabou por levá-los à completa idolatria. Assim Elias é uma reprimenda contra Acabe e as 10 tribos, e é de repente que ele se manifesta.

1 Rs 17:2-6 Ele não era popular e precisava se esconder, mas o Senhor cuidou dele.

1 Rs 17:7-16 Era humilhante para ele ser alimentado por uma viúva, escondido em algum canto da terra de Israel. Mas ele é obediente, e há bênção para esse lar de uma Gentia como resultado disso.

1 Rs 17:17-24 Deus, em Quem está o poder de ressurreição, mostra este poder em um Judeu para um Gentio. (Da mesma forma como Deus hoje faz, dando vida eterna a nós Gentios, que estávamos mortos em delitos e pecados).

#527

Possamos nós conhecer o gozo de ter Jesus enxugando as lágrimas de nossos olhos, e saber que é algo mais abençoado ter a Ele enxugando nossas lágrimas do que não ter lágrimas para serem enxugadas.

1 REIS 18

1 Rs 18:1-6 "Obadias" significa "Servo de Jeová". Ele arriscou seu cargo para salvar alguns dos servos do Senhor da esposa de seu patrão. Estes 100 profetas são uma figura do remanescente de Israel (após nós os crentes estarmos no céu) que será preservado das terríveis perseguições do Anticristo.

1 Rs 18:7-8 Obadias pode ter temido ao Senhor, mas ele estava servindo um rei ímpio e idólatra. Portanto ele não tinha coragem de dizer a verdade a Acabe. Obadias conhecia as coisas boas deste mundo, Elias conhecia as coisas boas do céu.

1 Rs 18:17-20 Quão endurecido estava Acabe! Quão corajoso era Elias! (o vers. 15 diz a razão).

1 Rs 18:21-24 Elias faz uma boa pergunta - vers. 21. O povo desobediente, seguindo um líder pecador, fica em silêncio para depois responder sem sinceridade.

1 Rs 18:25-29 Os falsos mestres não têm poder, e passam por tolos na presença do servo de Deus.

1 Rs 18:30-39 Os falsos profetas haviam feito seu próprio altar - vers. 26, mas Elias restaura e usa o altar do Senhor. Este altar e o sacrifício representam Cristo em Sua morte na cruz, sofrendo sob o fogo do juízo de Deus contra o pecado, e só trazendo glória ao Nome de Jeová em nome de todas as 12 tribos de Israel (toda a nação - 12 pedras).

1 Rs 18:40 Todos os falsos mestres morrem.

1 Rs 18:41-46 Chuvas de bênção vêm por meio do servo de Deus - assim será também no milênio; primeiro o castigo, depois a bênção (veja o Salmo 72, principalmente vers. 6).

#528

Não existe amargura, nem mesmo na mais profunda tristeza, a menos que a vontade própria esteja trabalhando. É o trabalho da vontade própria que gera amargura.

1 REIS 19

1 Rs 19:1-9 Toda figura de Cristo nas Escrituras é imperfeita. O pobre Elias foge para salvar sua vida, ameaçada por esta ímpia mulher, ao invés de repousar no poder do Senhor. Mas o Senhor graciosamente cuida de seu Servo que falha, fortalecendo-o naquilo que ele próprio não podia fazer.

1 Rs 19:10-12 Agora é a vez do Senhor fazer uma pergunta. A resposta de Elias demonstrava que ele havia se tornado orgulhoso de sua fidelidade. A resposta do Senhor - uma voz mansa (sussurro) e delicada (agradável).

1 Rs 19:13-14 Ele não está humilhado, mas continua com seu orgulho.

1 Rs 19:15-18 Assim ele perde seu lugar como profeta do Senhor. (Palavras sérias para qualquer um que queira ser servo do Senhor hoje).

1 Rs 19:19-21 (É preciso singeleza de coração para ser um seguidor de Cristo). Eliseu estava aprendendo fidelidade em seu trabalho em casa, mas ele quase deixou que seus pais se intrometessem quando decide seguir o servo de Deus. (Cristo deve ter o primeiro lugar em nosso coração).

#529

Deus nunca deixa a consciência de Seus filhos nas mãos do inimigo.

1 REIS 20

1 Rs 20:1-6 Acabe não tinha poder contra seus inimigos por haver se desviado do Senhor (primeiro passo para baixo) e se entregou aos Gentios (segundo passo). Isso levou ao encorajamento do ímpio que tenta ir mais longe tomando tudo o que tenha valor (terceiro passo).

1 Rs 20:7-21 Acabe tenta blefar para sair da dificuldade - Vers. 11, mas só faz as coisas ficarem piores. Um servo do Senhor, não identificado, entrega a mensagem de misericórdia vinda do Senhor. Iria isso fazer com que Acabe se humilhasse?

1 Rs 20:26-34 O poder de Israel estava no Senhor - vers. 28, não em suas próprias habilidades. Acaso a vitória gera obediência? Fazer um concerto (acordo) com o rei Gentio seria honrar o Senhor?

1 Rs 20:35-43 Acabe é exposto por um homem que entende os pensamentos de Deus. Deus insiste na separação de Seu povo dos ímpios. Aqueles que tratam isso com leviandade irão atrair sobre si mesmos a pesada mão do Senhor. Acabe nem agora iria admitir que estava errado, mas acaba voltando para casa desgostoso (chateado) e indignado (atormentado).

#530

A redenção do Egito nos traz para o deserto. Se não tivermos Deus ali... nada teremos.

1 REIS 21

1 Rs 21:1-3 Outro homem fiel em Israel. Nabote não iria abrir mão de sua herança recebida do Senhor. Como poderia o dinheiro ou algum pedaço de terra substituir o que Deus havia escolhido para ele?

1 Rs 21:4 As mesmas palavras falou Acabe aqui, como no final do versículo 20. O pior está para vir.

1 Rs 21:5-16 Um ato terrível da ímpia esposa de Acabe. Os líderes daquela cidade estavam sob o poder desta mulher. Mas Deus registrou tudo.

1 Rs 21:17-26 E Deus castigará os que fazem o mal, em conformidade com o que Ele tem visto.

1 Rs 21:27-29 Acabe finalmente se humilha, e o Senhor mostra que viu isto também. O castigo deve vir, mas em misericórdia o Senhor diz que irá conceder um pouco de alívio enquanto ele ainda viver.

#531

Não há nada em todo o mundo, ou que seja do mundo, que possa servir de refrigério para o novo homem, como não há nada no céu que possa satisfazer o velho homem.

1 REIS 22, Vers. 1-28

1 Rs 22:1-4 Se as palavras de Acabe, rei das 10 tribos, eram más no capítulo 20:4 (com um Gentio), estas palavras (no vers. 4) do rei de Judá a Acabe eram piores!

1 Rs 22:5-8 Josafá, em uma associação errada, tem sua consciência atribulada. Acabe fica satisfeito com o conselho daqueles que lhe diziam o que ele queria ouvir. Mas há outro homem fiel cujo conselho não é desejado.

1 Rs 22:9-12 Poderiam 400 homens estarem errados? Será verdade que "a união faz a força"? Este é o raciocínio da mente humana, mas não são os pensamentos de Deus.

1 Rs 22:13-18 Acaso a verdade de Deus é "mal"? - vers. 18. Só é para a pessoa que não deseja seguir a Deus.

1 Rs 22:19-28 O servo de Deus sabe que tipo de espírito está por detrás dos 400, e fala claramente a todos eles. Ele é como o Senhor Jesus, que sofreu tanto nas mãos de Seu próprio povo, sem ser livrado por Deus (veja Lamentações 3:30 e Mateus 26:67-68).

#532

As marcas do Egito aparecem na família de Abraão, quando já não podiam ser vistas nele. Que tipo de marcas estamos deixando em nossos filhos?

1 REIS 22, Vers. 29-53

1 Rs 22:29-33 Josafá quase perde sua vida por causa de sua associação errada.

1 Rs 22:34-40 Parecia um tiro "acidental", mas Deus providencia para que Sua Palavra se cumpra em todos os detalhes.

1 Rs 22:41-50 Havia algumas coisas que Josafá falhou em fazer (Deus não perde nada que acontece em nossa vida), mas pelo menos ele parece haver aprendido sua lição com Acabe - vers. 49. E fez algumas coisas boas que são também registradas - vers. 46. Deus está tudo sobre o Seu povo - Salmos 87:6 - (o que Ele está escrevendo de nós?)

1 Rs 22:51-53 Outro rei das 10 tribos - outra triste história de "tal pai, tal filho".

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice