Contents

[ ]

Índice

 
#493

Satanás irá estragar aquilo que não puder impedir.

1 JOÃO 1

Em 1 e 2 Samuel ouvimos acerca de Deus escolhendo um rei para Seu povo Israel, e vimos a mão de Deus trabalhando por detrás dos eventos. O Rei Davi é uma figura do bendito Homem que Deus tinha em mente... nosso Senhor Jesus. Mil anos se passaram entre 2 Samuel e 1 João, e agora estamos lendo acerca do Senhor Jesus, tendo vindo a este mundo. Ele deu a cada crente aquilo que Ele próprio é... "vida eterna". É a vida que estava com o Pai desde a eternidade passada, e que está no Filho de Deus. É nesta vida que os crentes desfrutam de comunhão com Deus Pai e com Deus Filho. Assim podemos aprender que cada crente no Senhor Jesus é um dos filhos na família de Deus. Nascemos nessa família quando cremos no Senhor Jesus. Temos vida eterna... Jesus é vida eterna. Ele não poderia pecar, nem pode um crente nessa nova vida que recebemos dEle. Leia o cap. 3:9. Creia nisto e você irá desfrutar disto... viva isto e você será um Cristão saudável espiritualmente.

1 Jo 1:1-3 João escreveu sua epístola bem depois dos outros escritores. Os modernistas daqueles dias estavam dizendo que o Cristianismo era muito bom como um fundamento, mas que estava ficando velho, e novas idéias eram necessárias. Ouvimos o mesmo hoje. Assim João está mostrando que a PESSOA DE NOSSO SENHOR, a verdadeira manifestação da própria vida divina, lança por terra todos esses pensamentos.

1 Jo 1:4 Poucos de nós crentes conhecem a plenitude de gozo. Todavia é para nós todos. O gozo completo é mencionado pelo menos quatro vezes nas Escrituras. (1) Gozo completo pela obediência - João 15:9-11. (2) Gozo completo pela oração - João 16Ç24. (3) Gozo completo pela comunhão - João 17:13 e (4) nosso versículo. O Espírito Santo é a fonte dos pensamentos do crente em sua vida em Cristo, e Ele não pode dar pensamentos diferentes daqueles do Pai e do Filho. Deus nos tem dado a plena habilidade de desfrutar desta vida, mas precisamos entender que é só quando vivemos esta vida diariamente que somos felizes nEle.

1 Jo 1:6-7 Todo incrédulo anda em trevas, e todo crente anda na luz, pelo menos no que se refere à sua posição. Mas, com toda a certeza, um crente pode voltar suas costas para a luz, se for desobediente à Palavra de Deus. Todavia, a luz continuará brilhando sobre ele. Deus quer que todos os crentes sejam um em comunhão, mas nossa vida de obediência é o que produz esta comunhão.

1 Jo 1:8 um crente está enganado se disser isto.

1 Jo 1:9 O orgulho de nossa vontade é quebrado quando confessamos um pecado a Deus. (Poderíamos pedir perdão sem a consciência ter sido tocada; isto traria descuido e frieza à nossa vida).

1 Jo 1:10 Um incrédulo pode dizer isto, mas um crente não.

#494

O diabo nunca seria capaz de realizar qualquer plano na Cristandade se não pudesse arranjar pessoas para se unirem às más que há nela.

1 JOÃO 2, Vers. 1-14

Temos um Advogado (alguém que intercede por outro, como um advogado faz). O Senhor Jesus cuida de nosso caso diante do Pai. Nossa parte é confessar o pecado a nosso Pai. Por causa do Seu Filho Ele nos perdoa, pois Jesus morreu uma vez por aqueles pecados. Pecados não confessados em nós trazem infelicidade.

1 Jo 2:1 As coisas anteriores foram escritas para que não pecássemos. Mas se pecarmos, Deus tem o remédio... Cristo, o Advogado.

1 Jo 2:3-6 A nova natureza de um crente é uma natureza obediente.

1 Jo 2:7-8 Isto prova que não está se referindo aos dez mandamentos, mas à Palavra de Deus.

1 Jo 2:9-11 Cegueira e escuridão são, ambas elas, características dos que não estão salvos.

1 Jo 2:12 Isto mexe com você? (nestas Epístolas, "filhinhos" são os crentes de qualquer idade que talvez não tenham conhecido o Senhor por muito tempo).

1 Jo 2:12-14 Três etapas do crescimento em um crente - filhinhos - jovens - e pais. Deus não quer que permanecemos como criancinhas.

#495

Quando Satanás consegue levar alguém a pecar (em uma assembléia), pode-se observar que ele também ataca a assembléia tentando dividi-la.

1 JOÃO 2, Vers. 15-29

1 Jo 2:15-17 "O mundo" refere-se ao espírito deste mundo, não o mundo físico. Nesta epístola João está escrevendo a nós, crentes, como pertencendo à família de Deus. Todo crente em Cristo faz parte dela. Estas palavras referem-se ao modo como nos comportamos.

1 Jo 2:18-19 Escutamos cada vez mais acerca de pessoas que afirmam ser "o Cristo"... Fique o mais longe possível delas. Sabemos que estamos nos "últimos tempos".

1 Jo 2:20 Todo crente que dá ouvidos à Palavra de Deus e se sujeita a ela escuta exatamente o mesmo que os outros que também se sujeitam. Isto é o que traz a unidade entre o povo do Senhor.

1 Jo 2:22-23 Duas imagens reconfortantes do Senhor Jesus... como o Cristo e como o Filho de Deus. Quando as pessoas negam isso, elas mentem. É muito importante crer nisto.

1 Jo 2:28 Enquanto você lê esta Epístola, pode ver que quase tudo que é mencionado está baseado no que o Senhor Jesus disse em Sua última noite na Terra; Evangelho de João, capítulos 13, 14, 15 e 16. Leia esta versículo e depois leia João 14:3. Esta promessa lança fora toda ansiedade e perturbação em nossa vida.

#496

Tudo aquilo que Cristo deseja... Satanás sai a destruir.

1 JOÃO 3

1 Jo 3:1-2 Somos AGORA filhos de Deus. A próxima coisa a aprender é que viveremos como o Senhor Jesus quando Ele vier em glória. Toda a beleza, toda a excelência de Seu caráter serão reproduzidos em cada um de nós. Mas leia 2 Co 3:18 e aprenda que quanto mais nos parecermos com Ele ainda agora, mais como Ele nos tornamos!

1 Jo 3:5, 6, 9, 10 A terceira grande coisa a ser aprendida... O crente que verdadeiramente é do Senhor, não segue na prática do pecado, (não segue fazendo coisas que sabe serem contrárias à vontade de Deus). Ele tem duas naturezas, que se odeiam mutuamente. Sua nova natureza não pode pecar. Ele pode dizer, "a nova natureza em mim". (Então não alimentará a velha natureza, pois sabe que Deus a vê como morta - Rom 6:6).

1 Jo 3:14, 15, 17 Passamos da morte para a vida! Muitos crentes verdadeiros não sabem disso. Outra coisa... amamos os outros crentes. Se o amor tomou o lugar do ódio e do egoísmo em meu coração, então sei que passei da morte para a vida. Leia Jo 13:34-35. O teste de amor é este... se tenho condições para ajudar outros, eu ajudo.

1 Jo 3:19-21 O crente tem confiança em Deus. Aquele que não tem uma má consciência na presença de Deus, pode olhar para cima e falar com Deus em oração com alegria, como fala a um Amigo com quem está de bem. Mas se há pecados em nossa consciência, então não podemos pedir com confiança. Devemos confessá-los para sermos perdoados.

1 Jo 3:22 O crente tem poder para receber de Deus, pela oração, o que pedir. Mas precisamos ler o versículo todo! Se é para Deus nos ouvir, devemos antes ouvi-Lo! Repare as duas coisas diferentes. Há muitas coisas, que Deus não tratou explicitamente em Seu livro, que Ele gostaria que fizéssemos. Um pai gosta quando seus filhos fazem coisas que sabem que irão agradá-lo.

1 Jo 3:24 Temos o Espírito Santo em nós. Efésios 1:13; quão ricos somos!

#497

Deus nunca permite que Satanás vá além de atacar nossa carne; Deus permite que Satanás atribule nossa mente, e faça a carne sofrer exteriormente, a fim de que o homem interior possa ser guardado do mal. 2 Pd 4:1. Isto é sempre verdadeiro se a mão do Senhor estiver sobre uma pessoa até que ela reconheça o mal diante de Deus; e então vem o perdão da iniqüidade.

1 JOÃO 4, Vers. 1-10

1 Jo 4:1-6 Hoje em dia estamos ouvindo muito sobre o "mundo espírita". As pessoas correm atrás de palestrantes que dizem ter poderes sobrenaturais. Uma pessoa controlada por espíritos pode estar sendo controlada por Satanás. Nunca se esqueça de que há espírito mentirosos, assim como há pessoas mentirosas. Estes versículos nos dizem para provarmos os espíritos. Os falsos profetas são controlados por falsos espíritos. Eles são reais, e provém do próprio Satanás. Como devemos testá-los? Deste modo... eles confessam que Jesus é Divino? Deus nos disse que os demônios podem controlar pessoas. O crente é guardado desse poder de sermos controlados, mas podemos ser enganados se não aplicarmos este teste. É por isso que somos avisados tantas vezes neste Livro.

1 Jo 4:7-10 Este grave aviso é seguido pela certeza do amor de Deus. Veremos sete grandes verdades sobre o amor.

1 Jo 4:7 A primeira... o amor vem de Deus. Cada partícula de amor verdadeiro que existe no mundo veio de Deus. O amor verdadeiro se agrada em ajudar os outros. As pessoas falam muito de amor hoje em dia, mas a maior parte disso é egocentrismo. Todo aquele que ama é nascido de Deus. Não confunda afeição natural com o amor de Deus.

1 Jo 4:8 O amor é o que Deus é. Veja também 1:5. Luz e amor estão combinados em Deus. Toda a Bíblia repousa sobre estes dois grandes pilares.

1 Jo 4:9-10 Jesus Cristo é a suprema manifestação do amor de Deus. Mas isso é só um lado - o outro é que Ele enviou Seu Filho para ser a propiciação para nossos pecados. "Propiciação" significa isto: Deus foi ultrajado e insultado pelo pecado do homem. Mas o Senhor Jesus veio ao mundo e cumpriu uma tal obra ao Se sacrificar por nossos pecados, que Deus ficou completamente satisfeito e pode agora demonstrar misericórdia para conosco, que pecamos de modo tão horrível.

#498

Imediatamente após os crentes serem levados para a glória, os homens e mulheres se tornarão muito religiosos, mas extremamente ímpios.

1 JOÃO 4, Vers. 11-21

1 Jo 4:11 Isto parece simples, mas será que é assim conosco?

1 Jo 4:12-26 Que pensamento poderoso este, de que estamos em Deus e Ele está em nós.

1 Jo 4:17 Quando estivermos diante do Senhor no Tribunal de Cristo, nos sentiremos perfeitamente à vontade, pois seremos como Ele é! Já somos como Ele agora! Mas vivenciamos isto em nossa vida?

1 Jo 4:18 Aprender mais do Seu amor é ser liberto de todo o medo.

1 Jo 4:19 O amor não começa com nós amando a Deus, mas com Ele nos amando.

#499

Qualquer coisa que enfraqueça a atração a Cristo destrói todo poder. Satanás não pode encontrar uma brecha em um coração que está cheio de Cristo.

1 JOÃO 5

1 Jo 5:1 Todo verdadeiro crente no Senhor Jesus Cristo é um filho de Deus, O qual é onisciente, eterno, santo, poderoso. Com um Pai como este, que grande é nossa responsabilidade!

1 Jo 5:4-5 Todo crente verdadeiro conquistou a vitória sobre o mundo! O mundo é inimigo de Deus. Faz tudo o que pode para nos arrastar para a derrota. A fé diária em Cristo é o que nos capacita a obter esta vitória sobre o mundo.

1 Jo 5:6-10 Todo crente verdadeiro tem o Espírito Santo em si. O Espírito é verdade, e Ele é uma testemunha da verdade para nós. Palavras fortes estas!

1 Jo 5:11-13 Todo crente verdadeiro tem a vida eterna (13o. versículo).

1 Jo 5:14-15 Todo crente verdadeiro tem confiança em Deus, de modo que tudo o que pedimos a Deus, se for de acordo com Sua vontade, Ele ouve. Sabemos se é conforme a Sua vontade quando prestamos atenção à Sua Palavra e a obedecemos.

1 Jo 5:16-17 Todo crente verdadeiro tem poder em oração, para si mesmo, e para outros. A última parte do versículo poderia se referir a um crente que segue em uma vida de desobediência... pode acabar com o Senhor levando essa pessoa. Evidentemente tais pessoas estão salvas - 1 Co 11:30.

1 Jo 5:18 Todo crente verdadeiro desfruta de perfeita segurança.

1 Jo 5:20 Todo crente verdadeiro recebeu conhecimento dado por Deus. Ele conhece a Deus! Grandes cientistas podem ser capazes de levar o homem à lua, mas não podem incutir o conhecimento de Deus em um homem!

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice