Contents

[ ]

Índice

 

#244

Quando estou humilhado, então o Senhor Se torna mais precioso para mim.

1 CORÍNTIOS 1, Vers. 1-17

Estamos reunindo quatro livros do Novo Testamento - Filipenses, 1 Coríntios, Gálatas e Colossenses - como livros que contém ensinos para nós em nossa jornada pela vida como crentes, em nosso caminho para o céu. O livro de Números tem nos mostrado ilustrações que nos ajudam a entender estes quatro livros do Novo Testamento.

1 Coríntios nos irá mostrar as armadilhas em que podemos cair se não tivermos cuidado. AS divisões entre os Cristãos, imoralidade permitida entre eles, e muito mais. Devemos dizer que a primeira parte, até 10:14, é como uma série de placas com sinais de perigo ao longo da estrada, nos dizendo onde NÃO devemos ir; a última parte, sinais com instruções de onde devemos ir. Os Coríntios eram muito inteligentes e educados, tinham grande habilidade, eram muito bom oradores, etc. Mas estavam apoiados nessas habilidades naturais ao invés de estarem apoiados no Senhor. O resultado é sempre o mesmo; divide os crentes; exatamente o que aconteceu com os crentes hoje. Centenas de grupos ou denominações, todos clamando estar com a razão. Leia o vers. 10. Deus nunca nos pede para fazermos algo sem nos dar o poder para fazê-lo. Fp 4:13, 2 Pd 1:3-4. Isto encoraja você? Será que é Deus Quem causa uma divisão ou são os homens? Será possível encontrar o caminho certo? Será que você está querendo, de coração, ser guiado nesse caminho?

1 Co 1:8-9 Apesar de serem muito descuidados, e de estarem fazendo muitas coisas que não deviam fazer, Paulo lhes recorda que o Senhor Jesus nunca falharia em Seu trabalho para com eles.

1 Co 1:10 Muito importante. Deus quer que todos os crentes estejam perfeitamente unidos em feliz comunhão. Não poderiam existir nem mesmo dois grupos, pois isso destruiria este versículo. Havia só um grupo no princípio.

1 Co 1:11 Aqui estava o princípio da divisão.

1 Co 1:12-13 Existe um centro. Cristo é o centro. No céu estaremos todos reunidos ao redor de um Cristo glorificado. Agora na Terra o Espírito de Deus nos reúne ao redor de um Cristo rejeitado. Leia cuidadosamente Jo 17:20-21. As palavras nunca podem convencer, mas só a sujeição de nossa vontade a Deus. Será que é o que queremos?

#245

Confiar é ter, mas não necessariamente mostrar.

1 CORÍNTIOS 1, Vers. 17:31

1 Co 1:17-18 Palavras inteligentes podem fazer da cruz de Cristo uma grande loucura. E palavras inteligentes podem tornar o seguir a Cristo uma loucura também.

1 Co 1:19-28 As coisas loucas e as coisas fracas. As coisas sábias e as coisas fortes. Qual escolhemos? Repare o que Deus escolheu.

1 Co 1:23 Um Cristo crucificado era uma pedra de tropeço para os Judeus. (Era como uma isca numa armadilha... quando se toca a isca a porta da armadilha fecha.) E a cruz era loucura para os Gentios. Esses crentes Coríntios eram muito influenciados pelo que os Judeus e Gentios pensavam pois eles usavam a cabeça e não o coração. Estavam sob a influência do pensamento Judaico e Gentio.

1 Co 1:24 Que contraste; poder e sabedoria de Deus pertenciam a eles.

1 Co 1:26-29 Não muitos sábios, não muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento são escolhidos para serem salvos, de maneira que ninguém pode se gloriar, exceto em pertencer a Cristo.

1 Co 1:30-31 Que palavras gloriosas para cada crente em Cristo poder se regozijar nelas.

#246

É bom trabalhar para Aquele que fornece o solo, a semente, as chuvas e o sol... e então abre o coração para que receba a semente.

1 CORÍNTIOS 2

1 Co 2:1-8 Nada parecia ser mais fraco, nem mais vergonhoso, do que Cristo crucificado. Os Coríntios não queriam o lado de vergonha do Cristianismo. Só o lado bom, respeitável, inteligente e talentoso. Mas a menos que estejamos vendo isto, vamos continuar a manter os crentes divididos. É o orgulho que nos impede de sujeitarmos nossa vontade ao Senhor. O remédio para cada mal mencionado em Coríntios é a disposição de ter a Cristo como Senhor (Mestre) de nossa vida.

1 Co 2:9 Citação de Is 64:4, (que vai até o máximo que podia ir o Antigo Testamento). Mas...

1 Co 2:10 ...agora temos o Espírito Santo. Ele nos conta os segredos de Deus, se andarmos em obediência à Sua Palavra. Portanto nunca poderíamos entender com nossa inteligência, e é isto que agora vai ser explicado.

1 Co 2:11-16 Quem poderia entender os pensamentos de um homem, exceto o próprio homem? Do mesmo modo só o Espírito de Deus conhece os pensamentos de Deus.

1 Co 2:12 mas os crentes receberam aquele mesmo Espírito. É no poder daquele Espírito que agora podemos entender perfeitamente a Deus! Somos um com Ele. Bem, não confunda o que estamos dizendo. Não estamos dizendo que todo crente automaticamente conhece e entende Deus e Sua Palavra. (A desobediência e descuido impedem isto). Mas esta passagem está dizendo que todos os crentes têm essa habilidade.

#247

A falta de confiança em Deus deixa o mal e outras coisas entrarem.

1 CORÍNTIOS 3

1 Co 3:1-9 "Carnal" significa ser mundano (como as pessoas do mundo que não são salvas). Isto deve ter sido um choque para essas pessoas orgulhosas quando escutaram o que Paulo lhes estava dizendo! Eles tinham um bom conceito de si mesmos, e era este exatamente o motivo de não poderem entender o que Paulo estava dizendo.

1 Co 3:10-23 Muito, muito importante. Há dois edifícios sendo construídos. A igreja de Deus, e a casa de Deus. Cristo edifica apenas o primeiro - Ef 2:22. Contra a Sua obra as portas do inferno não prevalecerão, Mt 16:18. Os homens edificam o segundo. A casa de Deus é algo como o reino dos céus. Todos os que dizem ser Cristãos estão nestes dois últimos. Crentes verdadeiros e meros professos encontram-se tanto na casa de Deus como no reino dos Céus. Somente os verdadeiros crentes encontram-se na igreja de Deus (o reino de Deus). Um pregador que não seja salvo pode estar edificando a casa de Deus. Se ele diz a seus ouvintes para fazerem o melhor que puderem pois agindo assim irão para o céu, ele está usando madeira, feno e palha. Mas dissermos a verdade sobre a Palavra de Deus, estaremos usando ouro, prata e pedras preciosas.

1 Co 3:15 Um crente pode construir mal, ao dizer coisas sobre as Escrituras que não sejam corretas. Ele está usando madeira, feno e palha. Tudo isso será queimado, mas ele não. O fogo é uma figura do juízo perscrutador de Deus.

#248

Se meu pensamento está nas coisas do alto, não estarei inclinado a insistir nas coisas daqui de baixo.

1 CORÍNTIOS 4

1 Co 4:3 A assembléia ou igreja dos Coríntios estava seguindo de uma forma tão má que Paulo diz que pouco lhe importava qual era a opinião deles a seu respeito. E acrescenta que ele não podia confiar nem na opinião que ele fazia de si mesmo.

1 Co 4:4 Significa que ele não sabia de nada em sua vida que estivesse errado. Mas acrescenta que isso não era algo decisivo. Era o Senhor (o Mestre de sua vida) Quem decidia. Mas ele não tinha uma consciência pesada. E nós temos?

1 Co 4:7 Se um crente possui maior habilidade do que outro para fazer algo para o Senhor, isso vem de Deus. Cada crente recebeu uma obra especial para fazer (Mc 13:34).

1 Co 4:14-21 Os Coríntios eram muito críticos acerca de Paulo, e ao mesmo tempo que deixava isso de lado, ele lhes avisa do poder que tem dado por Deus, como apóstolo de Deus.

#249

Sábio é aquele que deixa as coisas que não pode reter para ganhar aquilo que não pode perder.

1 CORÍNTIOS 5, Vers. 1-5

1 Co 5:1-5 Paulo apresenta uma séria acusação contra eles. A de que eles estavam permitindo permanecer na assembléia um homem que estava vivendo com a segunda mulher de seu pai. Eles estavam tão satisfeitos com todas as habilidades que tinham, que não estavam julgando este mal. Eram responsáveis pelo que estava acontecendo, e que não era segredo para ninguém.

1 Co 5:2 Mas primeiro eles tinham que se humilhar. Se não houvesse humilhação eles nunca iriam expulsar aquele homem. Se eles se humilhassem, então agiriam rapidamente.

1 Co 5:5 Isto pode confundir alguns. Parece que isto pudesse significar que essa pessoa iria para o inferno, mas isso nunca poderia acontecer a um crente. Repare sempre nas palavras exatas das Escrituras quando não entender algo. Ali diz, "para destruição da carne", não "da alma ou do espírito". Estes nunca podem ser destruídos. Leia 1 Co 11:29 e 30. Embora Paulo fosse um apóstolo, e portanto tivesse poder para fazer isso, ele não o fez. Mas ele lhes diz para fazê-lo e para expulsarem aquele homem da assembléia. A primeira coisa ("seja entregue a Satanás para destruição da carne" vers. 5) não pode ser feito hoje pois não há mais apóstolos, mas a assembléia pode fazer a segunda coisa conforme os versículos 7 e 13 ensinam claramente.

#250

Não tenha medo das conseqüências... se eu fizer o que for certo, Deus cuidará deles.

1 CORÍNTIOS 5, Vers. 6-13

1 Co 5:6 Se eles permitisse que isso fosse adiante, iria trazer dano a toda a assembléia. O poder para executar a disciplina vem da presença do Senhor. Se fôssemos nós que criássemos as regras, então seria um problema nosso aplicar a disciplina. Mas a Palavra de Deus deve ser nossa autoridade. O pecado moral tem origem na mente natural.

1 Co 5:7 "Alimpar" ("Purgar"), significa limpar completamente, e é usado apenas duas vezes no Novo Testamento. Aqui e em 2 Tm 2:21. Neste exemplo eles deviam tirar do meio deles aquele ímpio. Em 2 Tm 2:21, a pessoa que quisesse agradar ao Senhor deveria se separar de outros que não estivessem vivendo em obediência à Bíblia.

1 Co 5:6-8 Ele explica o motivo de tal tratamento. O Senhor Jesus está no meio deles. Se permitissem um pouco de mal, este se espalharia para todos, e o Senhor Jesus não poderia mais estar com eles. O mal doutrinário é pior do que o mal moral, pois ataca Cristo e Sua obra. Neste capítulo trata-se de mal moral em um homem, e não mal doutrinário (cap. 15:12) e mal eclesiástico, cap. 2, na assembléia. Expulsando o homem não os tornava limpos. 2 Co 7:11 mostra que demorou mais para a assembléia julgar a si própria do que para julgar aquele homem. Pois o estado de espírito deles era tão mal que o homem havia seguido adiante com a assembléia sem que sua consciência fosse tocada.

1 Co 5:10-13 Se uma pessoa que não é salva fosse imoral, seria uma situação diferente de uma pessoa que fosse chamada de "crente". É desse último que eles deveriam se separar (manter-se longe); não era nem para comerem com o tal. Mas pode não ser possível manter-se longe dos incrédulos imorais, pois para isso teríamos que sair do mundo, pois há pessoas imorais demais. Você consegue ver a diferença? Quando estamos reunidos ao redor do Senhor Jesus Cristo para recordá-Lo em Sua morte, para tomar o pão e o vinho, então não deveria ser permitido nenhum mal conhecido em Sua presença. É por causa de Sua Santa Pessoa que deve ser tomado esse cuidado. Quando os Cristãos recebem qualquer pessoa que afirme ser um crente, isto geralmente acontece porque eles não estão conscientes de ter a presença do Senhor em seu meio.

#251

A situação de Estêvão, por um breve momento, é um exemplo vivo do que é o relacionamento do crente hoje, tanto com o Senhor além do véu, como com este mundo no qual vive... Aquele que contempla a glória do Senhor é transformado à mesma imagem.

1 CORÍNTIOS 6

1 Co 6:1-11 Outro mal que estava acontecendo na assembléia em Corinto. Quando eles tinham uma questão com alguém sobre algo que possuíam, levavam a pessoa para o tribunal. Ele lhes diz que a melhor maneira era abrir mão e assumir a perda. Então lhes faz lembrar de que os crentes irão julgar o mundo e os anjos também! Se isto é assim, certamente eles não poderiam criar disputas.

1 Co 6:9-11 Ele lhes recorda de que há um Juiz maior (Deus) que vê tudo.

1 Co 6:12-20 A cidade de Corinto era uma das cidades mais depravadas e imorais, todavia os Gregos eram os mais cultos e inteligentes pensadores, cujos escritos ainda existem pelo mundo. A filosofia grega está mais uma vez se espalhando. Os crentes tinham antes vivido em toda aquela corrupção. Pouco depois de terem sido salvos, o primeiro amor estava se esfriando, e eles estavam começando a voltar aos seus velhos hábitos. Estavam caindo na armadilha de pensarem que contanto que suas intenções fossem puras, podiam fazer o que quisessem com seus corpos. Eles são lembrados de que o Espírito Santo habitava em seus corpos.

#252

Minha necessidade hoje... não é de me justificar, mas de me renunciar... não de me vingar do mal que me é feito, mas de suportá-los.

1 CORÍNTIOS 7

O assunto do matrimônio vem a seguir. Você irá reparar que às vezes Paulo diz que escreve o mandamento de Deus, e outras vezes diz que está dando sua opinião. Mas nunca se esqueça de que o capítulo todo é inspirado. Todavia, Deus faz uma distinção mais elevada. Os mandamentos de Paulo são a revelação de Deus. As opiniões de Paulo são a inspiração de Deus. Nunca se esqueça de que todo o capítulo é inspirado - é tudo a Palavra de Deus. O matrimônio é uma linda figura da relação entre Cristo e a Noiva, e nós somos a noiva. Nós, futura noiva de Cristo, não dizemos a Ele o que fazer. Estamos sujeitos (obedientes) a Ele.

1 Co 7:20-24 Naqueles dias havia muitos escravos. Alguns deles escutaram sobre o Senhor Jesus Cristo, e O aceitaram como Salvador. Agora eles ficam pensando no que devem fazer.

1 Co 7:22 Mas aqueles que eram livres deviam se lembrar de que quando aceitaram a Cristo como seu Salvador, se tornaram servos dEle! É bom lembrarmos isto, nós que vivemos em uma terra de liberdade.

1 Co 7:25-40 Temos então diferentes relações que são mencionadas. Repare como o Senhor ou Sua vinda é mencionado em cada problema. Fica mais fácil de resolvê-lo. O crente está em um mundo em mutação. Tudo passará. Devemos viver com isto em mente.

1 Co 7:40 Quanto menos fossem os embaraços, mais feliz ela viveria.

#253

Se o evangelho de Deus é glorioso... Seu poder infinito... Sua justiça perfeita... o que deve ser Sua ira!

1 CORÍNTIOS 8

Agora vem o assunto dos ídolos. Havia duas coisas a serem aprendidas a este respeito. Primeiro, que o ídolo não era nada. Segundo, que eles deviam se lembrar de que o ídolo pode ser algo para a consciência de outros crentes. Alguns crentes podem ligar os ídolos a demônios, e sentir que não devam comer carne que tivesse sido oferecida a um ídolo em um templo pagão.

1 Co 8:1 Alguém que tivesse conhecimento de que um ídolo nada era, tinha que tomar cuidado. O amor para com Deus e a preocupação para com o próximo são necessários. Devemos nos lembrar de que quanto maior o conhecimento, maior a responsabilidade.

1 Co 8:7 Se Alguém tivesse uma má consciência acerca de alguma coisa, devia parar de fazê-la, ou iria acabar perdendo sua doce confiança para com o Senhor.

1 Co 8:13 Paulo fala isto porque ele tinha muito amor para com seus irmãos, os crentes.

#254

Se o pobre ladrão recebeu o castigo de seus pecados que lhe era aplicado pelo homem, o Senhor ao seu lado estava recebendo o castigo pelos pecados aplicado por Deus.

1 CORÍNTIOS 9

1 Co 9:1-2 Alguns dos Coríntios estavam questionando se ele tinha realmente o poder e autoridade de Deus que afirmava ter. Ele lhes diz que eles próprios, após terem sido salvos por meio de sua pregação, eram uma prova de que ele era um apóstolo especial designado por Deus.

1 Co 9:4-6 Ele tinha o direito de se casar como qualquer outra pessoa. Mas ele tinha de boa vontade desistido desse direito por causa do Senhor. É possível que ele estivesse pensando no cap. 7:33.

1 Co 9:7-23 As passagens do Antigo Testamento ensinavam que quando um boi estivesse trabalhando, não deveria ser amordaçado - Dt 25:4. Em nosso versículo e em 1 Tm 5:18, Deus está ensinando que aqueles que passam todo o seu tempo pregando o evangelho deveriam ser mantidos por aqueles que aceitaram o Senhor Jesus. Paulo, todavia, não iria aceitar qualquer coisa vinda da assembléia de Corinto, pois eles estavam agindo muito mal.

1 Co 9:18 Paulo não iria se valer do direito que tinha de aceitar dinheiro deles, de modo que o evangelho não lhes custaria nada.

1 Co 9:19 Nenhum dos outros apóstolos o havia enviado a pregar. Mas ele assume uma posição mais humilde que todos os outros.

1 Co 9:20-23 Ele não estava tentando transformar as pessoas em Judeus, mas queria que eles se voltassem ao Senhor Jesus. Ele estava disposto a fazer qualquer coisa para ganhá-los para Cristo.

1 Co 9:24-27 Os atletas desistem de todo tipo de coisas enquanto estão treinando. Seu objetivo é ganhar o prêmio. Seus prêmios se desvanecem e desaparecem, mas os prêmios que um crente ganha são incorruptíveis, nunca se desvanecem.

#255

A lei exige força de quem não tem nenhuma, e o amaldiçoa pelo fracasso... o evangelho dá força ao que não tem nenhuma, e o abençoa por usá-la.

1 CORÍNTIOS 10, Vers. 1-14

Há muito que pode ser aprendido da leitura de hoje, mas você precisará se concentrar se quiser entender o ensino que ela contém. O modo como Deus trata com Israel é muito similar ao modo como Ele trata conosco, crentes, nesta nossa época de graça. Eles eram um povo redimido pelo sangue do cordeiro no Egito. Assim devem ser vistos como uma figura (tipo) de nós crentes que fomos redimidos pelo sangue de Cristo. Deus foi muito bondoso para com eles, e é muito bondoso para conosco. Eles, porém, foram muito desobedientes e infiéis, e devemos admitir que somos assim também, muito freqüentemente.

1 Co 10:1-4 Deus faz tudo. Ele livra Israel do Egito, os atravessa pelo Mar Vermelho, os leva através do deserto.

1 Co 10:5-6 Agora vem a responsabilidade deles, com avisos. Repare que os avisos são para nós. Israel se aproveitou da vantagem da bondade de Deus, e como conseqüência muitos pereceram no deserto (Nm 14:19, 30, 35).

1 Co 10:7-10 Quatro versículos começando com a palavra "não". Isto significa que nós estamos sendo avisados, não eles.

1 Co 10:11 É esta a chave para abrir nosso entendimento para todos estes dez versículos. Eles são como os crentes verdadeiros de hoje que não estão vivendo na verdade que conhecem. Eles não estão crescendo espiritualmente, e portanto parecem mortos.

1 Co 10:12-13 Alguns também fingem ser crentes. Muitos outros acham que são cristãos, mas não são. Aqueles que verdadeiramente pertencem ao Senhor serão poupados, mas não terão paz e nem gozo em sua vida enquanto tiverem um peso em suas consciências.

#256

A lei ordena... mas não me fornece nem os pés nem as mãos para agir. O evangelho traz algo melhor... ele me oferece o vôo... e fornece as asas.

1 CORÍNTIOS 10, Vers. 15-33

Neste versículo ocorre uma grande mudança. Em todos estes capítulos, até o versículo 14 do capítulo de hoje, Paulo tem escrito para aqueles que professavam ser crentes. Alguns apenas professavam ser. Em outras palavras, ele estava escrevendo para a casa de Deus em Corinto. Deus permitiu que esses dois grupos, isto é, os verdadeiros crentes e aqueles que apenas afirmam ser, seguissem adiante durante todo o período "dia da graça" (o atual). Quando Paulo estava escrevendo para o primeiro grupo, ele havia iniciado com o assunto das divisões entre eles (capítulo 1:10-17).

Mas quando ele escreve para os verdadeiros crentes (do versículo 16 até o final do livro), Paulo começa com o assunto da unidade entre eles, e como ela é mostrada... pela mesa do Senhor. Todo crente verdadeiro se encontra na unidade do um só corpo (12:13), mas nem todos guardam a unidade do Espírito, pois somos admoestados a sermos diligentes em mantê-la (Ef 4:3). Perguntemos a nós mesmos isto - "Estou eu procurando manter a unidade do Espírito? Será que o fato de não fazê-lo mexe com minha consciência?" Estas são perguntas que devem ser consideradas com seriedade por cada um que lê estas linhas. Chegará o dia quando cada um de nós terá que dar esta resposta ao Senhor pessoalmente.

1 Co 10:16-17 O sangue de Cristo é o fundamento da união de todos os crentes que se encontram na terra. O cálice de vinho é a comunhão dessa unidade. O único pão é o símbolo dessa unidade. Comunhão é ter um gozo comum sobre um objeto comum... Cristo é esse Objeto. Obviamente não podem existir duas unidades pois Cristo não está dividido (1 Co 1:13).

1 Co 10:18-22 A ilustração disto é o altar - adoração do Israel do Antigo Testamento (Lv 7:11-34, mas principalmente versículos 15 e 19). O homem que trazia o sacrifício, comia uma parte dele, mas seus amigos deviam estar limpos, pois estavam participando com ele. Para nós hoje podermos encontrar a Cristo como o único centro de reunião é necessário haver separação do mal moral e doutrinário. Saberemos quando estivermos ali. É o Espírito Santo Quem nos reúne, pois trata-se de Sua unidade (Ef 4:3).

1 Co 10:23-33 Nós crentes não devemos fazer aquilo que nos agrada. Devemos pensar no efeito que isso tem nos outros crentes. Devemos levar em conta a consciência dos outros.

#257

Por que uma alma perdida não crê? Porque não crê que Deus é tão bom quanto Ele é; pois a dádiva de Cristo é grande demais para ela; porque sua confiança está nela ou então porque não confiam em Deus.

1 CORÍNTIOS 11, Vers. 1-16

1 Co 11:1-16 Aqui vemos um problema do dia-a-dia; deve uma mulher cobrir sua cabeça quando ora? Alguns tentam fugir da clareza destes versículos dizendo que o cabelo é a cobertura dela. Se assim fosse, o cabelo também seria uma cobertura para o homem. Mas o versículo 4 deixa claro que fala de uma cobertura, não do cabelo. Se assim fosse, palavra usada seria "tosquiar-se", como acontece no versículo 6. Deixar isto de lado leva a deixar de lado outras coisas também. O homem é a cabeça da mulher, e ela coloca uma cobertura sobre sua cabeça física para mostrar que entende que existe uma autoridade sobre ela.

1 Co 11:10 Quando uma mulher age assim, ela é vista pelos anjos, e trata-se de um bom testemunho. Os anjos não devem ver coisas feitas incorretamente, pois eles também aprendem!

1 Co 11:7 O homem representa Deus, embora ele com certeza tenha falhado em cumprir o seu papel. Às vezes é edificado um monumento para representar um determinado homem. Pode não ser exatamente igual, mas representa o homem. Assim o homem representa Deus. O homem foi originalmente criado sem pecado. O homem conserva a posição de cabeça, mesmo sendo uma criatura caída. Quando a mulher crente enxerga isto, e crê na Palavra de Deus, ela não tem mais dúvidas quanto a manter sua cabeça coberta quando ora. E não ora em voz alta na presença de um homem.

1 Co 11:16 Não deve haver discussão sobre este ponto!

#258

Ao invés de pregar a respeito de Cristo, pregue Cristo.

1 CORÍNTIOS 11, Vers. 17:34

1 Co 11:17-19 Mais uma vez chegamos a questões tristes na assembléia... divisões. Isto vem da desobediência. Podemos ver por que haviam desordens nesta assembléia. "Heresias" e "seitas" são a mesma coisa. Um homem que divide os crentes está fazendo mal.

1 Co 11:19 Muitos dizem, "oh, bem, cada um têm a sua opinião, isto não importa". Mas este versículo demonstra que Deus não Se agrada de divisões, e Ele mostrará quem está certo.

1 Co 11:20-34 O comer a ceia do Senhor. (O capítulo 10 trata da mesa do Senhor). Paulo recebeu estas instruções por meio de revelação. A verdade que diz respeito à assembléia e à unidade do corpo (todos os crentes) foi dada para Paulo divulgar.

1 Co 11:23-26 O privilégio de todo crente no Senhor Jesus Cristo é estar reunido ao Seu nome, e participar do pão e o vinho com todos que confessam o Senhor com um coração puro - 2 Tm 2:22. Que o Senhor possa conceder a cada um de nós uma consciência sensível a este respeito.

1 Co 11:27-34 Mas se somos descuidados na maneira como recordamos o Senhor, ficamos sujeitos a sermos condenados pelo próprio Senhor. Isso não significa que iríamos para o inferno, mas que seríamos culpados de um sério mal. Seria como se estivéssemos insultando o Senhor Jesus. E ele diz que esse tipo de coisa que estava acontecendo, era a razão de muitos crentes estarem doentes. Muitos até morreram!

#259

Ganhadores de almas não são ganhadores de almas por causa do que conhecem, mas por causa dAquele que conhecem, e do quanto O conhecem, e do quanto desejam que outros O conheçam.

1 CORÍNTIOS 12, Vers. 1-13

Quando aceitamos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, o Espírito de Deus vem morar em nosso corpo. Ele mostra o contraste desse poder com o poder de demônios, o que é igualmente real!

1 Co 12:2 Ele lhes lembra de que costumavam estar sob o poder desses demônios.

1 Co 12:3 Ninguém, falando no poder do Espírito de Deus diz "Jesus é anátema (maldito)". E em contraste a isso, ninguém pode dizer "Senhor Jesus" senão no pode do Espírito Santo. Você já reparou que quando as pessoas amaldiçoam, elas nunca falam assim? Elas podem tomar Seu nome em vão, mas não desta maneira.

1 Co 12:4-11 Deus dá a diferentes crentes diferentes poderes. Mas queira notar que uma pessoa não recebe vários dons. Um homem que se coloca entre os crentes em uma posição que tenha que usar mais do que um ou dois dons está claramente em uma posição que não é bíblica.

1 Co 12:13 Todos os crentes estão no um só corpo. Esta unidade não pode ser dividida.

#260

A Palavra... nos instrui, encoraja, avisa e, se necessário, nos humilha.

1 CORÍNTIOS 12, Vers. 14:31

1 Co 12:14 Avisos contra o estabelecimento de um homem sobre outros como um ministério de um só homem. Como adoradores de Deus, todos os crentes são iguais.

1 Co 12:15 Avisos contra ser independente de outros crentes. Deus quer que todos os Seus filhos estejam reunidos ao redor de Cristo, não adotando qualquer outro nome além do dEle.

1 Co 12:14-31 Um corpo humano, quando saudável, funciona em harmonia... todos os membros são necessários. A cabeça controla todo o corpo. Nós crentes somos todos diferentes membros do corpo de Cristo. O Senhor é a Cabeça. Satanás tem conseguido dividir os crentes em muitas denominações, privando assim o Senhor de alguma honra.

#261

As provas positivas da Bíblia estão todas nela própria... o sol não precisa de outra luz para ser visto.

1 CORÍNTIOS 13

Este é o capítulo da "caridade" ou "amor". Ontem tivemos os dons e o poder que Deus nos dá. Amanhã, as habilidades que Deus pode dar. Hoje lemos do "óleo" que faz com que ambas as "máquinas" funcionem. Esse óleo é o amor. Deus é amor. Este capítulo está falando de amor e realidade. Se temos o primeiro, temos o segundo. Não se trata de uma definição do que significa amor, mas de como o amor funciona! Mas lembre-se, este é amor divino, o amor de Deus. O amor humano se desvanece quando não encontra resposta. O amor divina não.

1 Co 13:5 Pensar no mal deprime a alma. Nós facilmente chegamos a pensar que o mal é maior que o bem. O amor continuará no céu, sem que exista o mal para interferir. Todos estes versículos nos dão as características do amor. Dois deles nos dizem o que é o amor. Oito nos dizem o que o amor não faz. Seis nos dizem o que Deus faz.

1 Co 13:13 Fé, esperança e amor são as três coisas que um crentes feliz demonstra ter. Todas elas são para a vida presente, mas a última delas permanecerá por toda a eternidade.

#262

Assim como Jesus veio de Deus e voltou para Deus... assim é o Livro que divinamente O revela.

1 CORÍNTIOS 14, Vers. 1-20

1 Co 14:1-3 Recebemos habilidades por meio do Espírito Santo a fim de ajudar outros a crerem. Profetizar é falar a outros, assim como ocorre com ensinar, encorajar e confortar... tocar, edificar e ligar.

1 Co 14:4-40 Foram dadas instruções sobre o uso do dom de falar em línguas, ou seja, ser capaz de falar do Senhor em outra língua. O apóstolo insiste na necessidade de se fazer entender, seja quando alguém fala, canta ou ora (vers. 15-16).

1 Co 14:18-19 Paulo falava em mais línguas do que todos, e queria que o que estivesse sendo falado fosse entendido.

1 Co 14:20 Na assembléia de Corinto eles estavam desfrutando destes dons para si próprios como evidência do poder do Espírito, sem que outros fossem auxiliados por isso. E isto não é de valor algum. O orgulho elevava aqueles que estavam fazendo demonstrações destes dons. O amor não se preocupa com a pessoa que está falando, mas apenas com o auxílio que está sendo recebido pelo que está sendo falado.

#263

A verdade na Palavra encaminha a alma para Deus, pois nela Ele tem revelado a Si próprio.

1 CORÍNTIOS 14, Vers. 21-40

1 Co 14:22 Este versículo é desprezado por aqueles que dizem que você não é totalmente abençoado enquanto não puder falar em línguas. Atos 8:14-17 diz que aqueles Samaritanos que creram, foram batizados, e depois receberam o Espírito Santo, mas nada é dito acerca deles falando em línguas.

1 Co 14:23-24 Se um visitante que chegasse à assembléia não entendesse o que estava sendo dito, ele iria considerar todos loucos. Mas a profecia poderia atingir sua consciência, e fazê-lo entender que Deus estava ali.

1 Co 14:26-33 A tendência era que todos se sentissem como se devessem falar. Por isso são dadas instruções aqui para a boa conduta e auxílio da assembléia. Somente um homem deveria falar de cada vez, dois ou três no total.

1 Co 14:32 Cada um que falasse estaria no controle de si mesmo, e poderia se controlar. Que repreensão é isso tudo para o movimento moderno de falar em línguas em nosso país. A algazarra é criada por uma multidão, inclusive mulheres, e ninguém entende os ruídos. O poder de Satanás tende a imitar o poder do Espírito.

1 Co 14:33-35 As mulheres deviam permanecer em silêncio na assembléia. Hoje escutamos todos os tipos de argumentos produzidos para justificar a desobediência à clara Palavra de Deus.

1 Co 14:36-40 Este falar em línguas não originou com eles, e não veio somente a eles. Por que então não ouvir ao apóstolo que lhes havia levado as boas novas pelo mandamento do Senhor? Reconhecer que aquilo que Paulo dizia vinha de Deus seria um teste para sua espiritualidade. Lembre-se sempre de que estes capítulos existem para corrigir erros, não para elogiar os crentes.

#264

Se eu deixar que a pura Palavra de Deus habite em meu coração e comande meus pés, descobrirei que ela esclarece a minha mente.

1 CORÍNTIOS 15, Vers. 1-28

1 Co 15:1-11 Imaginações, argumentos, e opiniões falsas a respeito da ressurreição do corpo eram coisas que também haviam se introduzido. Alguns estavam negando a ressurreição dos mortos. Todavia a ressurreição de Cristo era uma parte vital deste evangelho que eles haviam escutado de Paulo e no qual haviam crido.

1 Co 15:12-19 Se não houvesse ressurreição dos mortos, então Cristo não teria ressuscitado, e eles teriam crido em vão, pois permaneceriam em seus pecados.

1 Co 15:20 Glorioso, vitorioso; extraindo o aguilhão da morte do funeral de cada crente.

1 Co 15:21-23 Todos os da família de Adão morrem; todos os da família de Cristo reviverão. (A ressurreição dos perdidos não é mencionada aqui).

1 Co 15:24-28 Cristo irá, a seu tempo, entregar Seu reino (no final do milênio) após todos os Seus inimigos terem sido colocados sob os Seus pés - inclusive a morte - para que Deus, (como Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo em Um só), seja tudo em todos. Os versículos 20 ao 28 formam um parênteses. Isto nos ajuda a entender os próximos dois versículos. Leia o 17, 18, 19, 29 e 30 de uma só vez.

#265

Tentar usar a Palavra de Deus sem o ensino do Espírito irá me levar ao racionalismo... fingir ter o Espírito de Deus sem a Palavra, me levará ao fanatismo.

1 CORÍNTIOS 15, Vers. 29-58

1 Co 15:29-30 Estes versículos não se referem a ser batizado por uma pessoa que já morreu. O que querem dizer é que o batismo significa identificar-me (assim como ocorreu com todos aqueles que já morreram crendo) com a morte de Cristo. Se não houvesse ressurreição, o que adiantaria tornar-se Cristão? Se os mortos não ressuscitam (vers. 16) então aqueles crentes que morreram pereceram. O batismo naqueles dias era algo tão sério que aqueles que eram batizados corriam o risco de serem assassinados a qualquer momento. Como se estivessem se entregando à morte.

1 Co 15:33-34 Satanás estava apresentando essas mentiras para fazer com que as pessoas tratassem levianamente o mal.

1 Co 15:35-36 Paulo descreve estes pensamentos como sendo loucuras.

1 Co 15:37-44 O corpo que foi redimido é o corpo que será ressuscitado, embora transformado em um corpo glorificado adequado ao céu.

1 Co 15:45-49 O primeiro Adão e o último Adão (Cristo) são postos em contraste, e do mesmo modo o terrenal com o que é celestial. Nós os crentes somos agora como nossa Cabeça - somos celestiais.

1 Co 15:50-54 O mistério é explicado. (Leia 1 Ts 4:13-18. A vinda do Senhor para nós crentes). Em um exército, a última trombeta era aquela que os punha em marcha.

1 Co 15:55-58 Se esta verdade se apoderar de nós, nos fará diligentes no serviço para o Senhor.

#266

A verdade doutrinal a respeito da Igreja só é encontrada em... 1 Coríntios, 1 Timóteo, Efésios e Colossenses... os outros nos dizem como viver estes ensinamentos.

1 CORÍNTIOS 16

Paulo volta ao assunto do dinheiro. Ele amava o povo do Senhor, e se as coisas espirituais sobre as quais estava escrevendo tinham encontrado morada neles, então ele poderia escrever sobre o dia a dia da vida cristã.

1 Co 16:3-7 Os crentes em Jerusalém eram pobres. Ele desejava levar dinheiro para ajudá-los. O Cristianismo é viver para o auxílio e o bem de outros... suas necessidades físicas tanto quando as espirituais.

1 Co 16:10-11 Timóteo tendia a ser tímido, e os Coríntios tendiam a ser mundanos e orgulhosos. Eles deviam cuidar dele.

1 Co 16:13-14 Um comovente chamado à fidelidade.

1 Co 16:15-16 Deviam se sujeitar a homens fiéis.

1 Co 16:22 Não podia haver mistura; o Cristianismo deve ser de coração. Ninguém em Corinto é saudado por nome.

1 Co 16:24 O amor de Paulo encerra este maravilhoso livro. Os erros contra os quais ele alertava ainda existem hoje entre os crentes. Você foi beneficiado pela leitura? Deseja agir em obediência à Palavra de Deus?

 

by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br


 
  Prezado leitor,

Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo religioso, igreja, denominação ou organização. Não sou pastor, padre ou qualquer coisa do gênero. Sou uma pessoa comum como você. Por ter sido um pecador perdido e ter sido encontrado e salvo pelo Senhor Jesus, esta foi a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo. Quer saber como fui salvo?
Clique aqui.

Ah, sim, você deve estar querendo saber se pertenço a algum tipo de igreja ou reunião Cristã, não é mesmo? Então
clique aqui para entender como creio que os Cristãos deveriam se reunir. Esta é a maneira como eu e outros estamos reunidos, ao nome de Jesus somente.

Você tem dúvidas ou comentários?
Clique aqui para enviar-me um e-mail. Se quiser saber mais sobre a história deste site, clique aqui. Se quiser aprender mais sobre a Bíblia, visite Chapter-a-Day e leia uma mensagem diária. Para enviar o endereço desta página a um amigo, use o formulário abaixo. Estou contente que esteja aqui.

Mario Persona
contato@mariopersona.com.br

Dúvidas sobre a Bíblia? Leia o blog "O que respondi".

 
  << Volta para o Índice << Volta para o Índice